Sunteți pe pagina 1din 3

A viso Esprita da cremao

Page 1 of 3

A viso Esprita da cremao


Maria Aparecida Romano O esprito desencarnado sofre quando seu corpo queimado? Quais so os motivos que esto levando um nmero cada vez maior de pessoas a optar pela cremao? O que o Espiritismo aconselha? Quando se estuda o comportamento da Humanidade ao longo dos milnios, observa-se a ntida preocupao do homem com seu futuro aps a morte. Um indivduo declarado oficialmente morto no momento que cessam suas funes vitais. Como cada grupo recebe a herana social e religiosa das tradies cultivadas pelas geraes anteriores, cabe aos membros do grupo que o indivduo pertence cumprir os ritos tradicionais at a instalao definitiva do corpo em sua morada.

INUMAO E CREMAO
A Inumao o ritual mais praticado. Consiste no sepultamento do cadver em campas, geralmente no cemitrio da comunidade. Cremao, ato de queimar o cadver reduzindoo cinzas colocadas em urnas e em seguidas sepultadas ou esparzidas em local previamente determinada. Embora conhecida e praticada desde a mais remota antiguidade pelos povos primitivos da Terra no muito utilizada. O fogo passou a ser utilizado pelo homem na Idade da Pedra Lascada e, pela sua pureza e atividade, era considerado pelos Antigos como o mais nobre dos elementos, aquele que mais se aproximava da Divindade. Com a ecloso da religiosidade, o ser humano foi descobrindo que havia algo entre o Cu e a Terra e o fogo passou a ser utilizado em rituais religiosos. Predominava a crena que ao queimar o cadver, com ele seriam queimados todos os seus defeitos e ao mesmo tempo a alma se libertaria definitivamente do corpo, chegando ao cu purificada e no retornaria Terra em forma de "aparies" assustando os vivos. A cremao teve como base a fora purificadora do fogo. Nos ltimos tempos, em todo o continente europeu tem sido encontradas vasilhas do Perodo Neoltico (Idade da Pedra Polida) cheias de cinzas do indivduos. Esses indcios revelam que a cremao j era praticada nos primrdios da Civilizao Terrena. Com o decorrer dos sculos a cremao foi se tornando prtica consagrada no oriente (ndia, Japo, etc), regies da Grcia e Antiga Rosa onde viviam civilizaes adiantadas que utilizavam o processo graas ao "status". Entre os povos ibricos tornou-se um rito generalizado, precedido de msicas, bailes e at banquetes. Com estas cerimnias esperava-se obter atitudes benvolas dos deuses, visando conduzir as almas ao Reino dos Mortos e l chegando seria recebida e cuidada com carinho.

A INFLUNCIA DO CRISTIANISMO
A evoluo natural da Humanidade e o ciclo iniciado com Jesus h 2000 anos modelando uma nova mentalidade, influenciavam sensivelmente nos costumes culturais e religiosos dos povos. Com a expanso do cristianismo, na tentativa de se solidificar a f, foram se

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/desencarne/a-visao-cremacao.html

11/5/aaaa

A viso Esprita da cremao

Page 2 of 3

estabelecendo dogmas, entre eles, o da Ressurreio. Jesus, como descendente de uma das doze tribos de Jud, foi sepultado conforme as tradies da Lei Mosaica. A Igreja proclamou como Dogma de f que o Messias ressuscitou de corpo e alma. Com exceo dos pases orientais onde a prtica normal, o rito da cremao ficou esquecido at o ano de 1876, quando em Washington, nos Estados Unidos, na tentativa de revificar o processo, foi estabelecido o primeiro forno crematrio dos dias atuais, provocando polmicas e controvrsias, sobretudo da Igreja que se posicionou contra a destruio voluntria do cadver. S a partir de 1963, mediante a propagao do processo em diversos pases do planeta, o Vaticano atravs do Papa Paulo VI apresentou uma abertura, mas no se posicionando claramente quando se expressou que no proibia a cremao, mas recomendava aos cristos o piedoso e tradicional costume do sepultamento. A Igreja teve suas razes para defender a Inumao. Aprovar plenamente a cremao seria negar o dogma por ela estabelecido. Nessa seqncia histrica observa-se que na cultura religiosa de todos os povos sempre pairou uma nebulosa noo de espiritualidade e nela a preocupao do homem com seu destino aps a morte. At que nos meados do sculo XIX, o francs Allan Kardec, codificador da doutrina esprita, lanou uma nova luz nos horizontes mentais do homem quando entreviu um mundo de inteligncias incorpreas. Os espritos so os seres inteligentes da Criao que habitam esse mundo. Simples e ignorantes no seu ponto de partida, caminham para o progresso indefinido reencarnando sucessivamente. Na encarnao, a ligao entre o perisprito e o corpo feita atravs de um cordo fludico. Sendo a existncia terrena uma fase temporria, aps o cumprimento da misso moral, com a morte do corpo fsico o esprito retorna ao seu lado de origem conservando a individualidade.

O DESLIGAMENTO NO SBITO
Os laos que unem o esprito ao corpo se desfazem lentamente. De uma forma geral todos sentem essa transio que se converte num perodo de perturbaes variando de acordo com o estgio evolutivo de cada um. Para alguns se apresenta como um blsamo de libertao, enquanto que para outros so momentos de terrveis convulses. O desligamento s ocorre quando o lao fludico se rompe definitivamente. Diante da Nova Revelao apresentada pela doutrina dos espritos e levando-se em considerao a perturbao que envolve o perodo de transio, questionou-se: cremando o corpo como fica a situao do esprito? Consultado, o mundo espiritual assim se expressou: " um processo legtimo. Como esprito e corpo fsico estiveram ligados muito tempo, permanecem elos de sensibilidade que precisam ser respeitados". Essas palavras revelam que embora o corpo morto no transmita nenhuma sensao fsica ao esprito, porm, a impresso do acontecido percebida por este, havendo possibilidades de surgir traumas psquicos. Recomenda-se aos adeptos da doutrina esprita que desejam optar pelo processo crematrio prolongar a operao por um prazo de 72 horas aps o desenlace. Embora a Inumao continue sendo o processo mais utilizado, a milenar cremao, por muito tempo esquecida, voltou a ser praticada nos tempos modernos. Este procedimento vem se difundindo amplamente at em funo da falta de espao nas grandes cidades. Com o crescimento da populao as reas que outrora seriam destinadas a cemitrios tornaram escassas.

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/desencarne/a-visao-cremacao.html

11/5/aaaa

A viso Esprita da cremao

Page 3 of 3

CREMAO: UMA QUESTO DE ECONOMIA


Adeptos de todas as seitas esto optando pela operao crematria. Seus partidrios fundam-se em diversas consideraes. Para alguns est ligada a fatores sanitrios, sendo que alguns cemitrios podem estar causando srios danos ao meio ambiente e qualidade de vida da populao, enquanto que para muitos usurios do crematrio o processo diminui os encargos bsicos econmicos, entre eles, a manuteno da tumba. Atualmente, o Brasil conta com quatro reas crematrias e est em fase de expanso. A rea da Vila Alpina, na cidade de So Paulo, foi fundada em 1974. a primeira rea crematria do pas e conta com quatro fornos importados da Inglaterra. Pertence Prefeitura Municipal e leva o nome do seu idealizador, dr. Jayme Augusto Lopes. As outras trs reas so particulares e esto localizadas na cidade de Santos, no Estado do Rio de Janeiro e no Estado do Rio Grande do Sul. Segundo a Lei, a cremao s ser efetuada aps o decurso de 24 horas, contadas a partir do falecimento e, desde que sejam atendidas as exigncias prescritas. A prova relativa manifestao do falecido em ser cremado deve estar consistente de Declarao de documento pblico ou particular. As cinzas resultantes da cremao do corpo sero recolhidas em urna individual e a famlia dar o destino que o falecido determinou. Muitos pases j contam com Jardins Memoriais e edifcios chamados "Columbrios", com gavetas para serem depositadas as urnas com as cinzas dos falecidos podendo ser visitadas por parentes. Kardec, o codificador disse: "O homem no tem medo da morte mas da transio". medida que houver amadurecimento e compreenso para a extenso da vida, o ser humano saber valorizar cada momento da vida terrena e devotar ao corpo o devido valor que ele merece. Atravs do corpo, o esprito se ilumina. Resgata-se o passado, vive-se o presente e prepara-se o futuro. No desencarne restituda a liberdade relativa ao esprito enquanto o corpo permanece na Terra com outros bens materiais. O esprito preexiste e sobrevive ao corpo. Tanto inumao como cremao so formas de acomodar o cadver. Expressam o livre arbtrio de cada um. Os dois processos destroem o corpo. Para se optar pela cremao necessrio haver um certo desapego aos laos materiais e mesmo com a inumao, caso o esprito no estiver devidamente preparado, poder sofrer os horrores da decomposio. Quanto mais o esprito estiver preparado moralmente, menos dolorosa ser a separao. (Revista Crist de Espiritismo - N 06 - Ano 01)

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/desencarne/a-visao-cremacao.html

11/5/aaaa

S-ar putea să vă placă și