Sunteți pe pagina 1din 20

O rap e o funk na socializao da juventude

Juarez Dayrell
Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O texto se prope a discutir a importncia dos grupos musicais juvenis nos processos de socializao vivenciados por jovens pobres na periferia de Belo Horizonte, problematizando o peso e o significado de ser membro de um grupo musical no conjunto da vida de cada um. Tem como foco os integrantes de trs grupos de rap e trs duplas de funk, procurando analisar as suas experincias culturais e o sentido que tais prticas adquirem no conjunto dos processos sociais que os constituem como sujeitos. Significa compreender como eles elaboram as suas vivncias em torno do estilo, e os significados que atribuem a elas, no contexto social onde se inserem como jovens pobres. A discusso aponta que os jovens rappers e funkeiros encontram poucos espaos nas instituies do mundo adulto para construir referncias e valores por meio dos quais possam se construir como sujeitos. Os estilos rap e funk assumem uma centralidade na vida desses jovens por intermdio das formas de sociabilidade que constroem, da msica que criam, e dos eventos culturais que promovem. Esses estilos possibilitaram e vem possibilitando a esses jovens prticas, relaes e smbolos por meio dos quais criam espaos prprios, significando uma referncia na elaborao e vivncia da sua condio juvenil, alm de proporcionar a construo de uma auto-estima e identidades positivas.

Palavras-chave

Juventude Socializao Cultura juvenil Sociabilidade.

Correspondncia: Juarez Dayrell Rua Dores do Indai, 104/301 31010-360 Belo Horizonte - MG E-mail: juarez@fae.ufmg.br

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.28, n.1, p. 117-136, jan./jun. 2002

117

The rap and the funk in the socialization of youngsters


Juarez Dayrell
Universidade Federal de Minas Gerais

Abstract

The text proposes to discuss the importance of youngster music bands in the socialization processes experienced by poor youngsters from the outskirts of Belo Horizonte, problematizing the weight and meaning of belonging to a music band in the life of each one of them. The article focuses on the members of three rap bands and three funk duos, attempting to analyze their cultural experiences and the meaning that those practices acquire within the social processes that constitute them as subjects. That entails understanding how they elaborate on their experiences related with their music style and the meanings their attribute to it in their social context of poor youngsters. The discussion points out that young rappers and funkers find few spaces in the institutions of the adult world where they can build up references and values through which they could constitute themselves as subjects. The rap and funk styles take on a central place in the lives of these youngsters by means of the forms of sociability that those styles build, the music they create, and the cultural events they promote. Those styles have made possible to those youngsters practices, relations, and symbols through which they create their own spaces, representing a reference in the elaboration and experience of their situation as youngsters, apart from allowing the construction of positive identities and self-esteem.

Keywords

Youth Socialization Youth culture Sociability.

Correspondence: Juarez Dayrell Rua Dores do Indai, 104/301 31010-360 Belo Horizonte - MG E-mail: juarez@fae.ufmg.br

118

E d u c a o e P e s q u i s a , S o P a u l o , v . 2 8 , n . 1 , p . 117-136, j a n . /

Nos ltimos anos, e de forma cada vez mais intensa, podemos observar que os jovens vm lanando mo da dimenso simblica como a principal e mais visvel forma de comunicao, expressa nos comportamentos e atitudes pelos quais se posicionam diante de si mesmos e da sociedade. possvel constatar esse fenmeno nas ruas, nas escolas ou nos espaos de agregao juvenil, onde os jovens se renem em torno de diferentes expresses culturais, como a msica, a dana, o teatro, entre outras, e tornam visveis, atravs do corpo, das roupas e de comportamentos prprios, as diferentes formas de se expressar e de se colocar diante do mundo. O mundo da cultura aparece como um espao privilegiado de prticas, representaes, smbolos e rituais no qual os jovens buscam demarcar uma identidade juvenil. Longe dos olhares dos pais, professores ou patres, assumem um papel de protagonistas, atuando de alguma forma sobre o seu meio, construindo um determinado olhar sobre si mesmos e sobre o mundo que os cerca. Nesse contexto, a msica a atividade que mais os envolve e os mobiliza. Muitos deles deixam de ser simples fruidores e passam tambm a ser produtores, formando grupos musicais das mais diversas tendncias, compondo, apresentando-se em festas e eventos, criando novas formas de mobilizar os recursos culturais da sociedade atual alm da lgica estreita do mercado. Esse processo no est presente apenas entre os jovens de classe mdia. Nas periferias constatamos uma efervescncia cultural protagonizada por parcelas dos setores juvenis. Ao contrrio da imagem socialmente criada a respeito dos jovens pobres, quase sempre associada violncia e marginalidade, eles tambm se posicionam como produtores culturais.1 Entre eles, a msica o produto cultural mais consumido e em torno dela criam seus grupos musicais de estilos diversos, dentre eles o rap e o funk. Nesses grupos estabelecem trocas, experimentam, divertem-se, produzem, sonham, enfim, vivem determinado modo de ser jovem.

Autores como Mannheim (1982) ou Melucci (1994) recomendam que devemos estar atentos s expresses juvenis, pois estas podem ser a ponta de um iceberg, que torna visveis as tenses e contradies da sociedade em que vivem. Se seguimos essa orientao, cabe-nos perguntar: O que pode estar significando esse fenmeno? Ser que apenas uma moda passageira, como tantas outras patrocinadas pela indstria cultural? Ou pode estar nos dizendo sobre novos modos de ser jovem neste inicio de sculo ou mesmo apontando para novas formas de socializao vivenciadas por eles? A nossa hiptese de que a centralidade do consumo e a da produo cultural para os jovens so sinais de novos espaos, de novos tempos e de novas formas de sua produo/formao como atores sociais. Ou seja, apontam para novas formas de socializao, nas quais os grupos culturais e a sociabilidade que produzem vm ocupando um lugar central. o que nos propomos discutir neste texto. Interessa-nos apreender os significados que os jovens atribuem experincia de participao nos grupos musicais, buscando compreender os sentidos que adquirem no processo de construo social de cada um deles. Para tanto, tomaremos como objeto de anlise jovens da periferia de Belo Horizonte que participam de grupos musicais ligados aos estilos rap e funk.2 Iniciaremos com uma discusso sobre a noo de socializao,
1.Nos limites deste texto n o cabe desenvolver uma discuss o sobre viol ncia e juventude, que se torna cada vez mais s ria, com ndices alarmantes de homic dios envolvendo jovens. Como denunciou o juiz Geraldo Claret, do Juizado da Inf ncia e da Juventude de Belo Horizonte, morrem assassinados na cidade, por ano, uma m dia de 400 jovens de 12 a 20 anos. (E stado de Minas, 13/10/2001). Mas importante ressaltar a necessidade de uma maior problematiza o deste tema, superando as an lises reducionistas que fazem uma vincula o linear da viol ncia pobreza ou, pior, levam a generaliza es preconceituosas que fazem de todo jovem pobre um marginal em potencial, aumentando o fosso social j existente na nossa cidade partida . 2 .Os dados emp ricos utilizados s o resultado da pesquisa que resultou na tese de doutorado intitulada:A m sica entra em cena: or a p e o funkna socializa o da juventude em Belo Horizonte,apresentada na Faculdade de Educa o da USP em julho de 2001. Nela, partimos de um universo de 146 grupos musicais juvenis, de onde foram escolhidos seis grupos der a p e f u n k, a partir dos quais discutimos os processos de socializa o.

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.28, n.1, p. 117-136, jan./jun. 2002

119

seguida por uma contextualizao social dos jovens pesquisados. Com esse pano de fundo, desenvolveremos uma anlise dos estilos rap e funk e os significados que adquirem para os jovens.
Juventude e socializao

Na sociologia clssica, desde Durkheim, desenvolveram-se reflexes sobre a socializao a partir de diversas perspectivas, de acordo com o prprio contexto histrico, com concepes distintas de sociedade, dos atores sociais e das interaes, exprimindo modelos determinados de sociedade e de cultura. Vrios autores questionam se tais paradigmas, produzidos no contexto de certa concepo clssica de sociedade, so capazes de explicar os processos sociais que ocorrem na sociedade contempornea, no bojo das profundas transformaes que vm ocorrendo nas ltimas dcadas. Van Haetcht (1992), por exemplo, evidencia que, nesses paradigmas anteriores, a teoria da socializao dicotomiza a lgica estrutural e a lgica da atuao, compreendendo a socializao reduzida a um treino, que gera a interiorizao de um programa a ser executado no futuro. Prope entend-la como um processo adaptativo, articulando ator e estruturas, em que os efeitos da socializao seriam apenas os parmetros da ao, no sendo, assim, irreversveis. Nessa mesma direo, Dubet (1994) aponta uma srie de limites na sociologia clssica para a compreenso dos processos socializadores contemporneos. Para ele, tais teorias buscam entender e explicar a socializao na perspectiva da reproduo social, perguntando como as instituies garantem a continuidade social. Nelas o ator o sistema, ou seja, a conduta, a subjetividade, os sentimentos so interiorizaes de uma posio objetiva do sistema. Dessa forma, explicar os indivduos explicar a determinao de seu lugar social sobre sua personalidade, uma vez que haveria um processo de interiorizao do

social. O objeto de anlise se constitui em torno da religio, da famlia e/ou da escola, instituies que permitem fabricar os atores pelo sistema. O autor prope uma outra forma de conceber os processos de socializao no contexto de uma sociedade em mutao, numa superao dos limites das teorias clssicas. Para Dubet, os atores e as instituies no so mais redutveis a uma lgica nica, a um papel e a uma programao cultural de condutas, como era pensada a socializao na sociedade industrial. Passa a ocorrer uma heterogeneidade de princpios culturais e sociais que organizam as condutas, com os atores podendo adotar simultaneamente vrios pontos de vista. H mutaes globais dos quadros de referncia, e nenhuma delas assume uma centralidade. No h mais uma unidade do sistema e do ator. O ator no totalmente socializado a partir das orientaes das instituies nem a sua identidade construda apenas nos marcos das categorias do sistema. Para o autor existem trs sistemas que formam o conjunto social, cada qual regido por uma lgica diferente: uma comunidade estruturada por uma lgica de integrao; um ou mais mercados competitivos, dependendo de uma lgica da estratgia e um sistema cultural correspondente a uma lgica da subjetivao. Os indivduos constroem-se socialmente atravs das experincias sociais, entendidas como a capacidade de o indivduo articular esses tipos de ao, numa dinmica que leva constituio da subjetividade do ator e sua reflexividade. a experincia social que articula o trabalho do indivduo, que constri uma identidade, uma coerncia e um sentido s suas aes sempre dialogando com as lgicas de ao que j se encontram determinadas. Nessa medida a socializao e a formao dos sujeitos so entendidas como o processo mediante o qual os atores constroem sua experincia, evidenciando uma equao na qual os indivduos se constroem e ao mesmo tempo

120

Juarez DAYRELL. Or a p e o funkna socializa o da juventude

so construdos socialmente (Dubet, 1997). Nessa mesma direo, Charlot (2000) avana ao enfatizar um lugar questo da ao do indivduo sobre o mundo e no mundo. nesse autor que nos inspiramos para definir determinada compreenso dos processos de socializao. Acreditamos que a socializao dos jovens pode ser compreendida como os processos por meio dos quais os sujeitos se apropriam do social, de seus valores, de suas normas e de seus papis, a partir de determinada posio e da representao das prprias necessidades e interesses, mediando continuamente entre as diversas fontes, agncias e mensagens que lhes so disponibilizadas. Em outras palavras, cada um dos jovens rappers ou funkeiros encontra-se em determinado grupo social, mas no se reduz a esse vnculo e ao que pode ser pensado a partir da posio desse grupo em um espao social. Encontra-se em uma sociedade cujas agncias clssicas de socializao, como veremos no caso da escola e do trabalho, se mostram frgeis, no sendo uma referncia de valores e normas. Destas, a nica instituio que continua tendo forte referncia formativa a famlia. Mas nenhuma delas, no contexto de uma sociedade em mutao, oferece certezas e seguranas como no passado. Como lembra Melucci (1996), as seguranas de que necessitamos devem ser construdas por ns mesmos. Por outro lado, esse jovem vai abrindo outros espaos, nos quais o grupo de pares, o estilo ao qual adere e o consumo dos meios de comunicao de massa vo cada vez mais se constituindo como parmetros de avaliao e organizao das relaes interativas com a realidade externa. Esse jovem tem acesso a mltiplas referncias culturais, constituindo um conjunto heterogneo de redes de significado que so articuladas e adquirem sentido na sua ao coti-diana. Assim, ele interpreta a sua posio social, d um sentido ao conjunto das experincias que vivencia, faz escolhas, age na sua realidade: a forma como ele se constri e

construdo socialmente, como se representa como sujeito, fruto desses mltiplos processos.
O contexto: jovens pobres ou excludos?

Para melhor compreenso dos significados que os jovens pesquisados atribuem vivncia dos estilos rap ou funk, necessrio contextualizar a realidade deles, apreendendo a forma como elaboram o conjunto das experincias que vivenciam no cotidiano. Por mais bvio que possa parecer, importante ressaltar que nenhum deles um rapper ou funkeiro vinte e quatro horas ao dia. No cotidiano, a maioria deles trabalha, alguns estudam, possuem famlia, vivenciam conflitos, divertem-se, amam, sofrem, possuem desejos e propostas de melhoria de vida. Privilegiaremos, assim, as instncias do trabalho, da escola e da famlia para traar o contexto em que se inserem.3 Os jovens rappers e funkeiros pesquisados esto situados no limiar da precariedade. Praticamente, todos eles comearam a trabalhar muito cedo, em ocupaes tpicas de adolescentes pobres, tais como lavar carros e ser office-boy. Alm de ser uma forma de contribuir em casa, o trabalho era a condio para a vivncia da condio juvenil:
A poca do lava-jato foi a poca que eu mais tinha condio. Eu ganhava superpouco, eu fazia a feira de casa, eu comprava o frango, entendeu, eu tinha a minha roupa, eu bebia, eu namorava... L a gente ralava sbado, entendeu, sbado tinha vez que eu saa oito horas de l, meu. Chegava em casa, deitava no tapete do meu quarto, todo sujo de graxa. Dormia at umas nove horas, a

3 .Reafirmo que estou me baseando na realidade dos dezoito integrantes dos tr s grupos der a p e t r s d e f u n kpesquisados. Esses jovens se situam, na sua maioria, na faixa et ria entre 17 e 24 anos, sendo que apenas quatro deles est o acima dessa idade. Catorze deles s o solteiros, morando com os pais, e apenas quatro s o casados.

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.28, n.1, p. 117-136, jan./jun. 2002

121

tomava um banho, jantava. Tinha uma garrafa de vinho na geladeira, eu abria, tomava o vinho, ia pra rua. Chegava e encontrava no Vilarinho com a turma, a a gente danava e zoava pra caralho... (Nilson, 26 anos, rapper)

Como evidenciam inmeras pesquisas, o trabalho juvenil no pode ser compreendido apenas pelo contexto de pobreza em que vivem os jovens. Aparece tambm como condio para maior autonomia e liberdade em relao famlia, pela possibilidade do consumo de bens e pela garantia de um mnimo de lazer, enfim, o trabalho que possibilita a vivncia da prpria condio juvenil. Mas o que podia ser visto como uma etapa inicial, tornou-se uma constante em suas trajetrias no mercado de trabalho. Nenhum deles conseguiu se qualificar em alguma profisso e todos sobrevivem ainda de bicos e empregos precrios. Expressam o contexto de uma crise pela qual passa a sociedade brasileira, o que afeta as instituies clssicas responsveis pela socializao. Essa crise se manifesta na desestruturao do mercado de trabalho e no aumento do desemprego juvenil, atingindo mais diretamente os jovens pobres (Pochmann,1998). Dessa forma, o mundo do trabalho no lhes aparece como um espao de escolhas, ao contrrio, nenhum deles gosta do que faz, no vendo nessas atividades nenhuma centralidade alm da renda. Para muitos deles, o envolvimento com a msica implicou uma tenso entre o tempo do trabalho e o tempo da msica:
Chegava dentro de uma firma e minha cabea num era pra aquilo l, trabalhei em muitos lugares, cara, mas minha cabea num aceitava... era aquele trauma, ficava nervoso porque eu pensava:P, eu tenho de fazer msica, o meu negcio aquilo l, s com isso que eu me entretenho, nisso que eu tenho uma vontade, cara! (Pedro, 24 anos, rapper)

Eles fazem uma dissociao entre o emprego atual e a carreira musical: um aquele ao qual se vem coagidos a exercer, cuja valncia instrumental; a outra, a carreira musical, aponta para a possibilidade de um trabalho que visto como fonte de satisfao pessoal e como atividade criativa. Como diz um deles, gostar de trabalhar eu at gosto; a questo no de no gostar de trabalhar, de fazer o que no gosto... Podemos entender a postura desses jovens como uma recusa das condies que a sociedade lhes oferece para sua insero social. Por intermdio da msica, experimentam a possibilidade de uma atividade com sentido e no querem aceitar a sujeio s alternativas que lhes so postas. Dessa forma, o trabalho no constitui fonte de expressividade. Reduz-se a uma obrigao necessria para uma sobrevivncia mnima, perdendo os elementos de uma formao humana que derivavam de uma cultura que se organizava em torno do trabalho. Esses jovens so exatamente os menos contemplados pela escola. A maioria deles foi excluda da escola nos mais variados estgios e, grande parte, antes de completar o ensino fundamental, com uma trajetria marcada por repetncias, evases espordicas e retornos, at a excluso definitiva. Apenas quatro jovens continuam a estudar, alguns no ensino fundamental e outros no ensino mdio, sendo possvel perceber que os significados que atribuem a essa experincia bem diversa. Para aqueles que ainda estudam, a escola aparece como uma instituio distante e pouco significativa:
Antes eu no gostava de da escola de jeito nenhum... Agora, tipo assim, eu tive que gostar porque uma coisa que eu dependo dela, tipo assim, eu aprendi a gostar porque eu sei que preciso... mas se desse pra viver sem escola eu preferia viver sem escola... (Flavinho, 17 anos, funkeiro)

122

Juarez DAYRELL. Or a p e o funkna socializa o da juventude

A escola se realiza como uma provao, uma chatice necessria para um credencia-mento que tem um peso relativo no mercado de trabalho. J para outros, a experincia escolar carrega um sentido negativo, contribuindo para reproduzi-los na condio de subalternos:
Eu larguei a escola depois que tomei a segunda bomba na 5 srie, isso eu tava com 14 anos, j tinha tomado pau na 2, e na 5 srie eu tomei dois. Minha lembrana da escola pssima, eu nem gosto muito de tocar nesse assunto no. Por que assim, quando eu era novo eu era muito complicado, oc entendeu? Eu contestava muito, eu tenho um senso crtico muito grande comigo mesmo. Ento a escola nunca aguou esse lado meu, entendeu? A professora falava l, eu no gostava desses papos l... eu sempre contestando o que ela falava. Sempre batendo de contra, pelo menos o que eu achava. Ignorando, tambm, o lado da ignorncia minha. Eu queria mais era brincar, e sempre caa na turma dos mais bagunceiros. Ah, sei l, escola pra mim era um saco. Resumindo, era um saco mesmo, era muita pouca coisa de escola que eu gostava mesmo... (Joo, 21 anos, rapper)

A construo de auto-imagens, como a de mau aluno, ou as reprovaes so alguns dos mecanismos internos organizao escolar que terminam por lev-los excluso. A forma como muitos deles elaboram a sada da escola marcada pela culpa e pelo arrependimento: consideram-se os nicos responsveis pela falta de qualificao na qual se encontram atualmente. No levam em conta os mecanismos sociais perversos que interferiram nas suas escolhas, com um sentimento de culpa que tende a minar a auto-estima. Dessa forma, as experincias escolares desses jovens, mesmo apresentando situ-

aes especficas, deixam claro que a instituio escolar pouco eficaz no seu aparelhamento para enfrentar as condies adversas de vida com as quais vieram se defrontando, no constituindo referncia de valores no seu processo de construo como sujeitos. A situao desses jovens se v agravada pelo encolhimento do Estado na esfera pblica, que no oferece solues por meios de polticas que contemplem a juventude, gerando privatizao e despolitizao das condies de vida. Alm da falta de polticas nas reas bsicas de emprego ou sade, se defrontam com a falta de acesso aos bens culturais. Todos afirmam no freqentar cinema com a regularidade com que gostariam de faz-lo; grande parte nunca freqentou um teatro; todos gostariam de fazer algum curso ligado msica, entre outros exemplos, e no o fazem por falta de recursos financeiros. Para aqueles que se encontram desempregados, o cotidiano se mostra vazio. Andando pelos bairros de periferia nos dias de semana, possvel ver dezenas de jovens pelas ruas e caladas, conversando em grupos ou simplesmente sentados, passando o dia sem ter o que fazer, sem acesso a equipamentos sociais, como centros culturais ou mesmo praas pblicas, sem espaos e tempo que os estimulem, que ampliem as suas potencialidades. No tm outra alternativa a no ser levar uma vida empobrecida no s de recursos materiais, mas, principalmente, de recursos simblicos que os capacitem a enfrentar as transformaes pelas quais a sociedade vem passando. Talvez esteja a uma das principais razes que levam os jovens pobres a se envolverem com as drogas e a marginalidade. Para os jovens ligados aos grupos musicais, existe pelo menos o sonho de se tornarem cantores, gravar, fazer sucesso. Um sonho que, independentemente das possibilidades da sua realizao, d um sentido ao cotidiano deles.

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.28, n.1, p. 117-136, jan./jun. 2002

123

Nesse contexto, as famlias se vem cada vez mais responsabilizadas por garantir a reproduo dos seus membros, no contando com quem possa ajud-las a se ajudar. Como lembra Telles (1992, p. 89),
a centralidade da famlia pode ser vista como registro de uma sociedade na qual a chamada questo social foi equacionada nas formas de uma pobreza colonizada, despolitizada e privatizada nas suas formas de manifestao.

N o sem razo que para a grande maioria desses jovens a famlia ocupa um lugar central: as relaes que estabelecem, a qualidade das trocas, os conflitos e os arranjos existentes para garantir a sobrevivncia so dimenses que marcam a vida de cada um, constituindo-se um filtro por meio do qual traduzem o mundo social, significando um espao de experincias estruturantes. Nesse sentido, a famlia ainda uma das poucas instituies do mundo adulto com a qual esses jovens podem contar. Uma primeira tendncia seria caracterizar esses jovens como excludos. Mas tanto Castel (1995) quanto Martins (1997) nos advertem sobre a impreciso desse conceito, criticando certo fetichismo da idia da excluso que tende a suprimir as mediaes existentes entre a economia e outros nveis e dimenses da realidade social. Para Martins (1997, p. 20), o modelo socioeconmico brasileiro implementa
uma proposital incluso precria e instvel, marginal. So polticas de incluso de pessoas nos processos econmicos, na produo e circulao de bens e servios, estritamente em termos daquilo que racionalmente conveniente e necessrio mais eficiente reproduo do capital.

to de uma nova desigualdade social: aquela que implica o esgotamento das possibilidades de mobilidade social para a maioria da populao. Nela, a pobreza mudou de forma, de mbito e de conseqncias. Se para as geraes anteriores estava posta, mesmo que remotamente, a perspectiva de mobilidade por meio da escola e/ou do trabalho, para os jovens de hoje essa alternativa no mais se apresenta. Nesse sentido se instaura o quadro da crise4 : os velhos modelos nos quais as instituies tinham um lugar socialmente definido j no correspondem realidade. O trabalho no oferece mais um tipo de regulao da sociedade, a escola no cumpre a funo de moralizao e mobilidade social, e novos modelos ainda no esto delineados. O que antes se caracterizava como possibilidade de passagem do momento da excluso para o momento da incluso, hoje, para parcelas de jovens pobres, est se transformando em meio de vida. Vivemos no Brasil uma situao paradoxal. Nas ltimas dcadas vem ocorrendo uma modernizao cultural, consolidando uma sociedade de consumo, ampliando o mercado de bens materiais e simblicos, mas que no acompanhada de uma modernizao social. Assim, os jovens pobres inserem-se, mesmo que de forma restrita e desigual, em circuitos de informaes, por meio dos diferentes veculos da mdia, e sofrem o apelo da cultura de consumo, estimulando sonhos e fantasias, alm dos mais variados modelos e valores de humanidade. A esfera do consumo cultural torna-se um momento importante para as trocas sociais, propiciando o acesso aos estilos, por exemplo. No caso dos jovens pesquisados, foi como consumidores culturais de msicas, CDs, shows d e rap e funk que eles puderam se transformar em produtores e, nessa experincia, ressignificar a sua trajetria, criando formas prprias de ser jovem.
4 . A no o de crise utilizada n o no sentido de ruptura, de caos, mas de muta es e recomposi es profundas nas rela es sociais, nas quais se esgotam modelos anteriores e ainda n o est o delineadas as novas rela es, como sugere Melucci (1994).

Assim, mais esclarecedor caracterizlos como jovens pobres, vivenciando formas frgeis e insuficientes de incluso num contex-

124

Juarez DAYRELL. Or a p e o funkna socializa o da juventude

Mas se h uma ampliao de possibilidades, h uma restrio ao seu acesso, sendo uma das faces perversas da nova desigualdade. Os jovens pobres se vem, assim, privados da escola, do emprego, acompanhados da limitao de meios para a participao efetiva no mercado de consumo, da limitao das formas de lazer, da limitao dos direitos de vivenciar a prpria juventude e, o que mais srio, vem-se privados da esperana. nesse contexto que temos de entender os significados que adquirem para esses jovens a experincia nos grupos musicais, sejam de rap ou funk.
Juventude e msica: o rap e o funk

Em outro artigo,5 procurei discutir a importncia da msica para os jovens, ressaltando que a relao entre a msica e a juventude uma construo histrica, iniciada principalmente a partir dos anos 1950 com o j a z z. Mas foi a partir da dcada de 1970 que essa relao adquiriu maior visibilidade, tanto pela expanso quanto pela diversificao de estilos, alm de os jovens se posicionarem mais diretamente como produtores musicais, e no apenas como fruidores. Essa mudana foi resultado de uma srie de fatores, dentre eles da popularizao da aparelhagem eletrnica e mesmo do estmulo do movimento punk, com o seu lema do it yourself faa sua msica, o seu estilo, no se acomode na postura do espectador vazio apontando uma forma possvel de produzir arte no contexto da cultura de massas. tambm dessa mesma poca uma grande diversificao social da juventude urbana, com a crescente insero dos jovens pobres no mercado de trabalho, gerando a ampliao do consumo juvenil, principalmente na moda e no lazer, e criando espaos prprios de diverso nas periferias dos grandes centros, como . Desde ento, a visibilidade soos bailes e sons cial dos jovens vem se dando principalmente

por intermdio dos grupos culturais existentes, sucedendo-se uma lista considervel de movimentos e tendncias, umas mais passageiras, outras ainda persistentes, envolvendo jovens de diferentes camadas sociais, com diferentes projetos, nveis diferenciados de envolvimento, mas tendo em comum uma proposta de 6 estilizao e a eleio de determinado ritmo musical. So os punks nas suas diversas variaes, como o trash, o hardcore, o anarco-punk. So os darks, o heavy metal, o reggae. nessa esteira que podemos situar o hip hop e o funk. Esses dois estilos possuem uma mesma origem a msica negra americana , que incorporou a sonoridade africana, baseada no ritmo e na tradio orais. Eles so herdeiros diretos do soul que, depois de ser a trilha sonora dos movimentos civis americanos da dcada de 1960 e um smbolo da conscincia negra, perdeu essas caractersticas revolucionrias com a sua massificao. O funk radicalizou o s o u l, empregando ritmos mais marcados e arranjos mais agressivos, mas o funk tambm sofreu um processo de comercializao, com a remoo de sua base cultural, tornando-se uma msica mais digervel do grande pblico. O rap surgiu, nesse perodo, como mais uma reao da tradio black. Ele surge junto a outras linguagens artsticas, como a das artes plsticas, a do grafite, da dana o break e da discotecagem o DJ. Juntas tornaramse os pilares da cultura hip hop, fazendo da rua o espao privilegiado da expresso cultural dos jovens pobres. O rap, palavra formada pelas iniciais da expresso rhythm and poetry (ritmo e poesia), tem como fonte de produo a apropriao musical, sendo a msica com5 .Ver Dayrell (1999). 6 .Estou entendendo estilo como uma manifesta o simb lica das culturas juvenis, expressa em um conjunto mais ou menos coerente de elementos materiais e imateriais, que os jovens consideram representativos da sua identidade individual e coletiva. Na constru o de um estilo, os jovens escolhem determinado g nero musical que consomem, criam um tipo de visual e espa os pr prios de divers o e atua o. Assim o estilo pressup e o cruzamento dos campos do lazer, do consumo, da m dia e da cria o cultural (Dayrell,1999; 2001).

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.28, n.1, p. 117-136, jan./jun. 2002

125

posta pela seleo e combinao de partes de faixas j gravadas, a fim de produzir uma nova 7 msica. Mixando os mais variados estilos da black music, o rap cria um som prprio, pesado e arrastado, reduzido ao mnimo, no qual so utilizados apenas bateria, scratch8 e v o z . Mais tarde, essa tcnica seria enriquecida com o surgimento do sampler. Desde ento, o r a p aparece como um gnero musical que articula a tradio ancestral africana com a moderna tecnologia, produzindo um discurso de denncia da injustia e da opresso a partir do seu enraizamento nos guetos negros urbanos.9 No Brasil, a difuso do funk e do hip hop remonta aos anos 1970, quando da proliferao dos chamados bailes black nas periferias dos grandes centros urbanos. Embalados pela black music americana, principalment e o soul e o funk, milhares de jovens encontraram nos bailes de finais de semana uma alternativa de lazer at ento inexistente. Desenvolveram-se nos mesmos espaos, por jovens de uma mesma origem social: pobres e negros, na sua maioria. Tanto a msica r a p e funk quanto o seu processo de produo continuam apresentando algumas semelhanas, fiis sua origem, tendo como base as batidas, a utilizao de aparelhagem eletrnica e a prtica da apropriao musical. Os dois estilos so mais democrticos, no tendo como pr-requisito a utilizao de instrumentos musicais, o domnio de habilidades tcnicas musicais nem mesmo maiores custos com a montagem e a organizao dos locais para exibio pblica. Para os jovens da periferia que, geralmente, no tm acesso a uma formao musical, o rap e o funk so dos poucos estilos que lhes permitem realizar-se como produtores musicais e artistas. No sem razo que grupos de rap e duplas de MCs10 tendem a cantar apenas suas prprias msicas, sendo raro que cantem msicas de outros grupos. Mas, no processo da sua elaborao e reelaborao nos grandes centros urbanos bras i l e i r o s , o rap e o funk foram assumindo caractersticas prprias. As letras expressam outros

sentidos, as formas de sociabilidade possuem especificidades, assim como os rituais que constituem cada um desses estilos, ganhando significados prprios para os jovens que deles participam. o que veremos a seguir na descrio dos grupos de rap e duplas de funk em Belo Horizonte. O scratch consiste na obteno de sons, girando manualmente o disco sob a agulha em sentido contrrio, produzindo efeitos sonoros prprios.
Os jovens e o rap

O r a p comeou a d i fundir-se em Belo Horizonte a partir do final dos anos 1980. Desde ento, veio se construindo uma cena rap que, mesmo ocupando um espao marginal no circuito cultural, se mantm viva e atuante, apesar das oscilaes entre momentos de latncia e de maior visibilidade. Ao mesmo tempo, existe uma parte ainda mais submersa, formada por um sem-nmero de jovens que se renem e formam seus grupos nos bairros por simples diverso, na maioria das vezes com uma curta trajetria, sem se tornarem conhecidos no prprio meio hip hop. Durante todo esse tempo existiu e existe ainda uma rotatividade de grupos muito grande, vrios se desfazendo ou mesmo trocando de integrantes, e muito poucos permanecendo do incio do movimento na cidade. Os trs grupos pesquisados expressam essa realidade: O grupo Processo Hip Hop F o r mou-se no incio de 1998 e teve uma vida relativamente curta, extinguindo-se no final de 1999. Era formado por trs jovens, com idade variando de 17 a 22 anos, sendo dois negros
7.A mixagem a mistura de m sicas feita pelo DJ, que utiliza o aparelhomixer . 8 . O s c r a t c hconsiste na obten o de sons girando manualmente o disco sob a agulha em sentido contr rio, produzindo efeitos sonoros pr prios. 9 .Para maiores detalhes da hist ria dohip hop;ver, dentre outros, Dayrell (2001), Sposito (1993), Silva (1998) e Tella (2000). Para uma h i s t r i a d o f u n k, ver Vianna (1987) e Herschmann (1997, 2000). 10. O MC o mestre de cerim nia, como se autodenominam os cantores def u n k, quase sempre formados por duplas.

126

Juarez DAYRELL. Or a p e o funkna socializa o da juventude

e um branco, todos moradores do Aglomerado da Serra, regio centro-sul da cidade. um exemplo de grupos que se formam e se desfazem sem ganhar maior projeo na cena r a p, no tendo CD nem fita demo gravados. O grupo Mscara Negra um grupo formado, desde 1996, por trs integrantes, todos negros, sendo dois com 20 anos e um com 27 anos. Tem projeo na cena r a p, t e n do sido escolhido o melhor grupo de r a p em 1997. O grupo no tem nenhum CD gravado, apenas fita demo. O grupo Raiz Negra Formou-se no incio dos anos 1990, sendo o mais antigo dos grupos pesquisados e um dos poucos desse perodo que ainda permanecem ativos. formado por quatro integrantes, trs deles negros, com idade variando de 24 a 28 anos. Dentre os grupos pesquisados, o que apresenta o perfil mais profissional, possuindo um CD grav ado. A experincia desses jovens nos grupos musicais revela mltiplos significados, interferindo diretamente na forma como se constroem e so construdos como sujeitos sociais e como elaboram determinada identidade individual e coletiva. Um primeiro aspecto a ser salientado a dimenso da escolha. Recuperando a trajetria dos grupos, constatamos inicialmente que todos os jovens aderem ao estilo como consumidores do gnero musical. A passagem para a condio de produtores significou para todos um processo de envolvimento gradativo. possvel perceber alguns fatores comuns que explicam a escolha que realizam: o lugar social que ocupam e o capital cultural a que tm acesso, os poucos pr-requisitos do rap para a produo cultural, a identidade com o ritmo e a temtica abordada pelo estilo, dentre outros. Significa dizer que a escolha e a adeso ao estilo so frutos de uma complexa trama na qual esto presentes os determinantes sociais, mas tambm a expresso da subjetividade. Mas o exerccio da escolha no se d apenas no momento da adeso ao estilo. Os

jovens revelam que em vrios momentos ocorreram dvidas e crises, quando se perguntavam a si mesmos se o caminho era realmente o da msica. Alguns se afastaram para depois retornar; outros, como o Processo Hip Hop, s e dissolveram. Mostram, assim, que a trajetria no estilo no est separada da vida, com as suas dvidas e perplexidades, quando deparamos sempre com a necessidade de escolher. Outro aspecto que ganha importncia na vida de cada um a experincia, comum a todos, como produtores culturais. Como j observamos, todos s cantam suas prprias msicas, sendo muito raro cantarem msicas de outros grupos, o que envolve um exerccio da criatividade. Geralmente o processo de produo das msicas individual e coletivo, sendo um momento rico de trocas entre os integrantes do grupo quando todos discutem, opinam e interferem na criao. Todos so autodidatas, mas expressam o desejo de estudar msica e algum instrumento, condio essencial para a profissionalizao. Em cada grupo sempre existe um que tende a compor as rimas, atravs das quais desenvolvem uma interpretao potica de si mesmos e da condio social em que vivem. Para muitos deles, compor a letra um momento de extravasar, de traduzir em forma de poesia os sentimentos que vivenciam:
Escrever as letras tipo assim, uma muleta, quando eu t sentindo muita melancolia, quando eu t sentindo muitas vezes s, eu sento e escrevo... Eu sempre escrevo quando eu t muito melanclico... (Nilson, 25 anos)

Nessa produo potica, a estrutura das letras, a fidelidade ao territrio e a explicitao de uma temtica social so elementos identificadores do r a p em qualquer lugar, seja no Brasil ou nos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, o contedo potico tende a refletir o lugar social concreto onde cada jovem se situa e a forma como elabora suas vivncias, numa postura de denncia das

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.28, n.1, p. 117-136, jan./jun. 2002

127

condies em que vive: a violncia, as drogas, o crime, a falta de perspectivas, quando sobreviver o fio da navalha. Mas tambm cantam a amizade, o espao onde moram, o desejo de um mundo perfeito, a paz. Como diz um deles, eu sou um mero observador do comportamento do ser humano... num tenho estudo, num sou nada, mas eu fico observando o comportamento das pessoas. Nesse sent i d o , o r a p pode ser visto como uma crnica da realidade da periferia. Eles atribuem a si mesmos o papel de porta-vozes da periferia, um dos elementos da identidade do estilo. Alguns deles se atribuem a misso de problematizar a realidade em que vivem atravs das msicas que cantam, com a pretenso de conscientizar os caras dos problemas e riscos que o meio social lhes impe:
O que a gente passa com a msica um pouquinho de conscincia, de amor prprio, de auto-estima... a gente quer levar o nosso povo pra frente, a minha vontade essa, de revolucionar, abrir a cabea de um e de outro para eles terem conscincia e saber o que est fazendo, aprender o direito deles, nem que for um pouquinho, entendeu? (Pedro, 26 anos, rapper)

Um momento muito significativo para todos os grupos so as apresentaes que realizam. Para muitos, no palco que se sentem verdadeiramente rappers. A freqncia e o carter dos shows so diferentes entre os grupos: enquanto o Processo Hip Hop tem um nmero limitado de apresentaes e sempre em eventos no prprio bairro, o Raiz Negra e o Mscara Negra se apresentam com mais regularidade tanto em eventos quanto em festas promovidas em danceterias no centro da cidade. Todos os jovens reforam a importncia dos shows na vida de cada um. Alguns ressaltam a emoo e o prazer a maior adrenalina de estarem no palco mostrando o resultado da sua produo. Outros ressaltam a auto-afirmao do que os shows representam, sendo uma forma de resgatar a prpria dignidade:
Trabalhava de faxina e o maior orgulho meu era estar l fazendo faxina e quando eu chegava no palco eu era um rapper, entendeu? Eu tenho pouco estudo, nunca tive um emprego bom, mas eu tenho uma cabea pra revolucionar, eu tenho dignidade porque eu chego em casa e sou um rapper, tenho uma misso... (Pedro, Mscara Negra)

Para muitos desses jovens, o rap t o r na-se uma forma de interveno social, mas em outros moldes. Por meio da linguagem potica, do corpo, do lazer propem uma pedagogia prpria, que tem como um dos instrumentos a polmica. Talvez esteja a uma das dificuldades de estabelecerem um dilogo com as organizaes polticas do mundo adulto, como sindicatos, partidos e at mesmo o movimento negro, diante dos quais se mostram desconfiados, mantendo distanciamento. Ao mesmo tempo, os grupos Mscara Negra e Raiz Negra desenvolvem esporadicamente algumas atividades sociais, como oficinas de hip hop em escolas pblicas e festas beneficentes.

Outros ainda enfatizam a importncia de serem reconhecidos no prprio meio em que vivem. Podemos dizer que, para esses jovens, aderir ao estilo possibilitou-lhes a abertura de novos espaos, onde eles passaram a se colocar na cena pblica em outros termos, como artistas, como criadores, como sujeitos de um projeto. Nesse sentido, o rap um meio de que se servem para articular uma auto-imagem positiva, uma forma de se afirmarem como algum numa sociedade que massifica e os transforma em annimos. Ao mesmo tempo, atravs das letras das msicas, do corpo e do visual que valorizam a esttica negra, na afirmao positiva do espao da per i f e r i a , o rap possibilita a muitos desses jovens reelaborar a experincia social imediata em termos culturais, traduzida em forma de autoconscincia

128

Juarez DAYRELL. Or a p e o funkna socializa o da juventude

diante do processo de segregao espacial e dos preconceitos sociais e raciais que se acirram em Belo Horizonte, possibilitando a construo de uma identidade positiva como pobres e negros. Por outro lado, podemos constatar que o estilo proporciona algumas circunstncias centrais na construo de uma identidade juvenil: a msica e um quadro de referncias comuns por meios dos quais fazem uma leitura da realidade; as prticas coletivas, tanto na produo musical quanto na fruio do lazer; alm de um conjunto de cones que os distinguem do mundo adulto. Para grande parte deles, a adeso ao estilo se deu na adolescncia, coincidindo com um momento no qual procuravam romper com tudo aquilo que os prendia ao mundo infantil, buscando outros referenciais para a construo da identidade fora da famlia, onde o grupo de amigos passa a cumprir um papel fundamental. Desde ento, o r a p funcionou como uma referncia para a escolha dos amigos, bem como das formas de ocupao do tempo livre. Inicialmente centrada no bairro, o envolvimento com o estilo e a participao nos eventos proporcionaram a quase todos uma ampliao da rede de relaes, estimulando-os a se apropriarem da cidade. As redes de relaes construdas em torno do rap apresentam densidades distintas, o que leva os jovens a distinguir entre colegagem e amizade. Aquela mais fluida, e esta uma relao que traz uma conotao familiar, de irmo, quase sempre presente nas relaes que se constroem no grupo musical. Em cada um deles a rotina de encontros entre os seus integrantes varivel, dependendo do ritmo dos ensaios e da disponibilidade para o lazer de cada um. Uma caracterstica desses grupos a sua rotatividade. Todos narram uma trajetria na qual h um contnuo nascer e renascer de grupos, fazendo com que o percurso de crescimento e as experincias de agregao sejam muito dinmicos e singulares. Essa descon-

tinuidade dos grupos e das relaes pode ser vista como uma caracterstica da prpria da condio juvenil, e no tanto do estilo em si. Mas o grupo sempre uma referncia muito forte, aparecendo como um espao privilegiado de investimento emocional e de construo de relaes de confiana, numa complexa trama de conflitos e acordos, em um equilbrio instvel. Mas em todos eles parece que a individualidade dos seus membros assegurada, fazendo com que as relaes sejam uma contnua negociao com as diferenas e os desejos individuais. Essa caracterstica, perceptvel em todos os grupos, parece mostrar a necessidade que os jovens tm de garantir espaos, tempos e projetos individuais no coletivo. Podemos dizer, com Torti (1994, p. 62), que sinalizam para novas formas da sociabilidade na sociedade contempornea, que induzem dinmicas recprocas de distanciamento e aproximao. Ns nos aproximamos para depois nos distanciarmos num jogo entre necessidades de agregao e exigncias de espaos de individuao.... Mas as relaes no se reduzem ao grupo, estendendo-se a uma rede de colegagem. Encontram-se nos momentos de lazer, nas festas e nos eventos. Mesmo no estabelecendo relaes mais prximas, existe uma solidariedade prpria para com quem se sente parte de um mesmo movimento. Os programas de lazer so um pouco desiguais no ritmo e na qualidade, dependendo do momento de vida de cada um. Para aqueles mais novos, existe uma procura constante de programas, mobilizados pela diverso e pelo desejo de estarem juntos com a turma de amigos. A centralidade do lazer e dos amigos tende a se transformar com o avano da idade, dos compromissos afetivos com as esposas ou namoradas e das responsabilidades que cada um vai assumindo, diminuindo a sua intensidade. No geral, os programas mais comuns so a freqncia casa de amigos, os bares e as festas d e rap, que lhes abrem as possibilidades de um lazer alm da sua regio, gerando um desloca-

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.28, n.1, p. 117-136, jan./jun. 2002

129

mento que desafia a lgica perversa da metrpole, que tende a segreg-los nos bairros distantes da periferia, tornando-se uma forma possvel de ocupao da cidade. Os jovens e o funk O funk em Belo Horizonte herdeiro direto dos bailes black que se difundiram na periferia da cidade desde os anos 1970. At o incio da dcada de 1990, os jovens freqentadores dos bailes no se identificavam ainda como funkeiros, agregando-se em torno da msica e no prazer da dana. Nos bailes no havia, como no h, uma fidelidade a um estilo musical, convivendo os mais diferentes sons eletrnicos, alm do rock e at do pagode. Foi nos meados dessa dcada que comeam a aparecer os mestres de cerimnias (MCs) locais, duplas ou grupos que cantavam suas msicas, influenciados pelo processo de nacionalizao do funk iniciado no Rio de Janeiro. Foi quando comeou a se delinear, de f a t o , o funk como estilo, com os jovens se identificando como funkeiros. A cena funk n a cidade est presente no circuito cultural formal, em grandes danceterias e programas em rdios comerciais, mas tambm no circuito alternativo, nos bailes promovidos nos bairros, em quadras cobertas ou em escolas. Isso se deve caracterstica do estilo ser baseada nos bailes, um tipo de lazer que tradicionalmente atrai uma massa de jovens, quer se identifiquem como funkeiros, quer no. O funk, na forma como veio sendo construdo em Belo Horizonte, uma reelaborao do estilo difundido no Rio de Janeiro. No significa, porm, que haja uma imposio linear da mdia na produo do estilo local. O que podemos constatar um processo por meio do qual os jovens se apropriam do estilo difundido pelos meios de comunicao e o reelaboram a partir das condies concretas em que vivem, dos recursos de que dispem, excluindo elementos ou ressignificando prticas. Essa constatao pe em discusso os

processos de difuso cultural no contexto de uma sociedade cada vez mais globalizada. O e s t i l o funk, mas tambm o estilo rap, como expresses de uma cultura juvenil, no podem ser vistos como resultado de uma progressiva homoge-neizao e massificao cultural, que homologaria a um nico registro uma produo cultural juvenil, independentemente das condies estruturais concretas nas quais esses jovens estariam inseridos. Ao contrrio, a realidade dos grupos de rap e funk e a histria de cada um deles na cidade apontam para a existncia de uma identidade prpria a esses rappers e funkeiros. Uma identidade que fruto de uma reinterpretao dos sons e cones associados a esses estilos, numa construo em que os sentidos que lhe so atribudos expressam no s as condies estruturais nas quais se situam, mas tambm o prprio contexto cultural do meio social no qual vieram se construindo como sujeitos. Nesse sentido, concordamos com Sansone (1997, p. 171), quando questiona as teses de homogeneizao de uma cultura juvenil, mostrando que, ao lado de uma inquestionvel globalizao do universo da cultura juvenil, mantm-se uma srie de aspectos locais, determinados por uma histria local e contextos especficos, fazendo com que o local reinterprete o global de formas diferenciadas. O funk ser refletido a partir da realidade de trs grupos pesquisados: A dupla Flavinho e Maninho Ambos tm 17 anos, so brancos e moram com os pais. Comearam a cantar juntos no incio de 1998 e atualmente fazem parte da equipe de DJ Vitor, a qual acompanham nas festas promovidas quase sempre na regio norte da cidade. J participaram de uma coletnea, com uma msica gravada, alm de vrios CDs demo. A dupla Marcos e Fred Cantavam juntos desde 1995, separando-se no final de 1998. Marcos branco e tem 18 anos; Fred negro e tem 19 anos. Eles so um bom exemplo de centenas de duplas que se formam,

130

Juarez DAYRELL. Or a p e o funkna socializa o da juventude

ganham alguma projeo, mas depois se desfazem, desiludidas com as perspectivas profissionais abertas pelo mercado musical. Por dois anos fizeram parte da equipe Funk Music, do DJ Vitor, fazendo shows em Belo Horizonte, no interior de Minas Gerais e no Esprito Santo. Chegaram a ter suas msicas gravadas em dois CDs coletnea, que tiveram certa repercusso no meio funk em BH. Os Cazuza O grupo formou-se em 1996, contando com quatro integrantes, todos negros, com idade variando entre 19 e 21 anos, sendo dois deles casados. Gravaram uma msica em um CD coletnea, e na poca se dividiam entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro, tentando a gravao de um CD e a contratao por alguma equipe carioca. Para esses jovens, aderir ao funk significa uma escolha, condicionada pela prpria condio juvenil e o campo de possibilidades com o quais se deparam. Os fatores so semelhantes aos do rap: a atrao pelo ritmo e pela dana, a inexistncia de maiores pr-requisitos para a produo musical e a influncia da mdia. Mas o que parece ter influenciado de fato na deciso dos jovens em se tornarem MCs foi a identificao com o clima de alegria caracterstico dos bailes, alm de se destacarem diante dos seus pares e, principalmente, das meninas. Assim, a escolha pelo funk expressa determinada forma de vivenciar a condio juvenil, com nfase na diverso e na alegria que os bailes representam. Da mesma forma como no r a p, os MCs se colocam como produtores culturais, mas pouco interferem na produo das bases musicais, uma tarefa dos DJs e de seus pequenos estdios espalhados pela periferia. A msica funk, diferentemente da msica r a p, no tem muito sentido em si mesma, cumprindo o seu papel efetivo como meio de animao dos bailes. Assim, a produo musical caracterizada pela transitoriedade, por ser descartvel, executada por um perodo relativamente curto, sendo logo substituda por outra. Os temas abordados so diretamente ligados ao universo das vivncias

juvenis, sendo comum abordarem as relaes afetivas, a descrio de bailes e sua animao ou temas jocosos de situaes ocorridas na cidade, alm da exaltao das diferentes galeras. Outras caractersticas presentes em vrias letras so a exaltao da paz e a crtica s brigas, numa resposta possvel s situaes de violncia que ocorriam em alguns bailes.11 Os temas expressam aspectos da vivncia juvenil, no deixando de ser uma forma de refletirem sobre si mesmos e resgatarem o prazer e o humor que so to negados em um cotidiano permeado pela lgica instrumental dominante, o que coerente com o sentido que atribuem a si mesmos como MCs serem os mensageiros da alegria, promovendo a agitao da galera.
O MC tem a obrigao de levantar a galera, incentivar mesmo, procurar passar uma paz, um agito, um nimo pro pessoal pular mesmo, balanar, soltar os cachorros. Eu acho que o MC se expressa num modo de progredir a festa, fazer a festa encaminhar... (Flavinho,17 anos)

Se o rappers se vem como porta-vozes da periferia, assumindo a dimenso da denncia, os MCs se percebem como aqueles que contri-buem para criar a alegria da festa. Assumem, assim, dimenses particulares de uma mesma realidade, pontuando questes cruciais vividas pelos jovens. Para esses jovens, ser um MC uma experincia muito marcante. Assim como os rappers, para os jovens funkeiros o estar no palco fonte de emoo e prazer:

11. A pesquisa foi conclu da antes da mete rica ascens o dof u n k em 2000, n o sendo pois objeto de an lise desse trabalho. Mas necess rio pontuar a estigmatiza o promovida pela m dia, numa nega o do estilo. As criticas sobre a qualidade das letras, o machismo, a erotiza o p blica exagerada, etc., se s o at certo ponto pertinentes, n o levam em conta que os jovens exp em na cena p blica as contradi es do tecido social. Eles expressam, nas m sicas e na dan a, o caldo de cultura em que est o inseridos, fruto das condi es em que vivem e do acesso que possuem aos bens simb licos. Mais do que negar, preciso aprofundar-se nos seus m ltiplos significados.

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.28, n.1, p. 117-136, jan./jun. 2002

131

N, cara, bom demais, n, ver aquele povo l, a gente entrar e a massa ir ao delrio! Depois gritando: Marcos e Fred! Marcos e Fred! isso e aquilo, gostoso demais... quando a gente sobe a gente treme, vem uma adrenalina! D uma vontade de esguelar, sair gritando, pular l em baixo, curtir com o pessoal mesmo... (Fred, 18 anos)

Participar de shows e ter suas msicas difundidas nas rdios o desejo mais imediato desses jovens. Essas so formas de participao que os destacam da multido annima, permitindo-lhes que se sintam algum, com reflexos na auto-imagem. Ao mesmo tempo, proporciona-lhes descobrir e desenvolver as prprias potencialidades, como compor e cantar, tornando-os sujeitos criativos. Como jovens, o grupo de amigos, ou a galera, constitui uma referncia importante. E para esses MCs o grupo de amigos mais prximo se articula em torno do funk. Os companheiros de dupla tendem a se tornar os amigos mais prximos, sendo com eles que se encontram com mais freqncia, conversam sobre os problemas ou casos afetivos, numa relao mais ntima. Mas, assim como no r a p, existe uma mobilidade muito grande de grupos e duplas, expresso de um momento de experimentaes, tpico da condio juvenil. Tambm o funk possibilitou a esses jovens a ampliao da rede de relaes. Por meio dos bailes e shows, estabeleceram uma rede de relaes amplas os conhecidos que no possui uma estrutura de coeso to forte entre aqueles que dela participam: reconhecem-se no funk, compartilham situaes ldicas, encontram-se nos bailes, sentindo-se parte de uma rede simblica (Arce, 1999). Para esses jovens, o estilo se constri em torno dos bailes. Este o elemento central a partir do qual se articula a identidade do funk. neles que podem expressar os outros elementos: o encontro com os amigos, o gosto pela msica funk, um determinado jeito de

danar e, principalmente, a oportunidade de se mostrarem como MCs. Podemos dizer que o baile funk representa, antes de tudo, a celebrao da amizade, o espao por excelncia para viverem dimenses constitutivas da condio juvenil: a exploso emocional da alegria, a identificao coletiva, o sentir-se em grupo. Vianna (1987, p. 58) refora essa dimenso ao afirmar que as pessoas freqentam o baile no por um tipo de msica, mas principalmente pelo ambiente, isto , as outras pessoas, os amigos que se encontram e se divertem juntos, a alegria de viver em bando. Dessa forma, o b a i l e funk constitui um espao de sociabilidade, uma massa composta por grupos de amigos e galeras. Pode ser visto como uma opo de agrupamento metropolitano, numa reao possvel massificao da sociedade contempornea. Mas, afinal de contas, o que ser funkeiro? A prpria definio fluida, como diz o Marcos:
O funk um modo de pensar, doc estar de bem com a vida... mas no uma idolatria, um tipo de religio como o r a p, mais um modo doc estar solto com a vida, no num modo de no ter responsabilidade, mas doc ser alegre...

Esse depoimento parece esclarecer os contornos da identidade desses jovens com o funk. S e r funkeiro no implica um conjunto de valores e comportamentos comuns, como uma religio, mas constitui uma forma determinada de vivenciar as demandas dessa fase da vida. A identidade do funk a oferecida pelo estilo de possibilidades de viver e expressar as pulses, os desejos e as necessidades que caracterizam a condio juvenil. Tanto que no existe nenhuma exigncia de coerncia entre o comportamento pessoal e o comportamento como um MC, o que vimos existir entre os jovens que aderem ao r a p. Outro elemento a questo da cor e da origem social, quando parecem no estabelecer relaes entre o funk

132

Juarez DAYRELL. Or a p e o funkna socializa o da juventude

e a identidade tnica ou como pobres. Enfim, podemos dizer que, diferentemente do r a p, o funk no se coloca como espao de construo de uma identidade como negros e pobres. Essas consideraes indicam que a identidade que esses jovens constroem como funkeiros fluida e efmera, uma imbricao com elementos simblicos apropriados da cultura popular, da indstria cultural em geral, como manifestao cultural hbrida. Essa identidade apresenta-se como uma fronteira provisria e mvel, operando a partir de mltiplos registros na construo mais ampla de uma identidade desses sujeitos como jovens. Podemos dizer que o funk parte de determinado estilo de vida juvenil, um marco identitrio que contribui para que esses jovens possam vivenciar e se afirmar como sujeitos numa determinada fase da vida.
Os significados dos grupos musicais na socializao dos jovens

As experincias desses jovens rappers e funkeiros nos levam a constatar que eles vieram se construindo e sendo construdos como sujeitos sociais numa complexidade de espaos e tempos, estabelecendo mltiplas relaes a partir do seu meio social, mas com uma referncia central nos grupos musicais e na sociabilidade que produzem. Nesse processo, evidente como eles encontram poucos espaos nas instituies do mundo adulto para construir referncias e valores por meio dos quais possam se construir com identidades positivas, colocar-se na cena pblica como sujeitos, como cidados que so. A sociedade no lhes oferece muitas perspectivas. O mundo do trabalho lhes fecha as portas, a escola se mostra distante, no conseguindo entender nem responder s demandas que lhes so colocadas. Apesar de motivados e envolvidos com a msica, no encontram estmulos e espaos para aprimorar o potencial criativo que demonstram, no existindo em Belo Horizonte uma poltica cultural que os contemple.

Nesse contexto o rap e o funk cumpriram e vm cumprindo um papel significati v o na vida desses jovens. Um primeiro aspecto diz respeito ao exerccio da criatividade. Os estilos rap e funk possibilitam que esses jovens se introduzam na cena pblica para alm da figura do espectador passivo, colocando-se como criadores ativos, contra todos os limites de um contexto social que lhes nega a condio de criadores. Dessa forma, a experincia nos grupos musicais assume um valor em si, como exerccio das potencialidades humanas. A msica que criam, os shows que fazem, os eventos culturais dos quais participam aparecem como forma de afirmao pessoal, alm do reconhecimento no meio em que vivem, contribuindo para o reforo da auto-estima. Ao mesmo tempo, atravs da produo cultural que realizam, principalmente o rap e seu carter de denncia, colocam em pauta no debate pblico o lugar social do pobre e da pobreza. Mas cada um dos estilos possui a sua especificidade. A melhor forma de caracterizlas pelo duplo sentido que a palavra diverso oferece. Em um deles temos a diverso como ato ou efeito de distrair ou distra i r - s e : falta de ateno, abstrao, irreflexo, esquecimento, divertimento (do latim, distractione) . o sentido do funk, no qual predominam as emoes, mediadas pela msica. Podemos ver nele a expresso do direito legtimo dos jovens alegria, fruio, ao prazer. Por outro lado, a diverso surge como um ato ou efeito de divergir: mudana de direo, desvio (do latim, diversione). o sentido do rap. Mais do que o funk, o e s t i l o rap estimula o jovem a refletir sobre si mesmo, sobre seu lugar social, contribuindo para a ressignificao das identidades do jovem como pobre e negro. Ao mesmo tempo, ele cria uma forma prpria de o jovem intervir na sociedade, por meio das suas prticas culturais. Mas no significa necessariamente que se coloque como uma forma de resistncia ou mesmo como uma expresso poltica de oposio de classe. Prefiro ressaltar o seu sentido formativo, detectado numa pedagogia que parece gestar

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.28, n.1, p. 117-136, jan./jun. 2002

133

entre eles. Uma pedagogia da palavra, emitida pelas letras, por meio da qual no pretendem impor uma compreenso da realidade, mas fazer o cara pensar, como nos disseram vrios deles. Uma pedagogia na qual h o respeito pela diversidade, quando propem que o outro, na sua condio de indivduo, pense por si mesmo e tire suas prprias concluses. Essa postura coerente com as relaes que estabelecem nos grupos, em que o coletivo no subsume o individual, o ns no abdica da condio do eu. Apesar dessas especificidades, podemos constatar significados comuns aos dois estilos. Um deles diz respeito dimenso da escolha. O r a p e o funk se colocam como um dos poucos meios pelos quais os jovens puderam exercer o direito s escolhas, elaborando modos de vida distintos e ampliando o leque das experincias vividas. Essa dimenso se torna mais importante quando levamos em conta que o exerccio da escolha, junto com a responsabilidade das decises tomadas, uma das condies para a construo da autonomia. Se a escolha e a autonomia so frutos de aprendizagens, podemos nos indagar: Quais os espaos que esses jovens encontram no mundo adulto onde possam exercitar a prtica de escolhas responsveis, onde possam ir construindo-se como sujeitos autnomos? Outra dimenso a possibilidade que esses estilos proporcionam de vivncia da condio juvenil. Para a maioria dos jovens pesquisados, os estilos funcionaram como um rito de passagem para a juventude, fornecendo-lhes elementos simblicos, expressos na roupa, no visual ou na dana, para que pudessem construir uma identidade juvenil. Desde ento, passaram a ser uma referncia para a escolha dos amigos, bem como para as formas de ocupao do tempo livre, duas dimenses o grupo de pares e o lazer constitutivas da

condio juvenil. A convivncia continuada no grupo ou na dupla possibilitou a criao de relaes de confiana e a aprendizagem de relaes coletivas, servindo tambm de espelho para a construo de identidades individuais. Todos enfatizam que a adeso aos estilos gerou uma ampliao dos circuitos e redes de trocas, evidenciando o r a p e o funk como produtores de sociabilidades. A dinmica das relaes existentes, o exerccio da razo comunicativa, a existncia da confiana, a gratuidade das relaes, sem outro sentido que no a prpria relao, so aspectos que apontam para a centralidade da sociabilidade no processo de construo social desses jovens. Nesse sentido, os estilos podem ser vistos como respostas possveis despersonalizao e fragmentao do sistema social, possibilitando-lhes relaes solidrias e a riqueza da descoberta e do encontro com os outros. Podemos concluir constatando que o rap e o funk, mesmo com abrangncias diferenciadas, significaram uma referncia na elaborao e vivncia da condio juvenil, contribuindo de alguma forma para dar um sentido vida de cada um, num contexto onde se vem relegados a uma vida sem sentido. Ao mesmo tempo, o estilo de vida rap e funk possibilitou a muitos desses jovens uma ampliao significativa do campo de possibilidades, abrindo espaos para sonharem com outras alternativas de vida que no aquelas, restritas, oferecidas pela sociedade. Querem ser reconhecidos, querem uma visibilidade, querem ser algum num contexto que os torna invisveis, ningum na multido. Querem ter um lugar na cidade, usufruir dela, transformando o espao urbano em um valor de uso. Enfim, querem ser jovens e cidados, com direito a viver plenamente a sua juventude. Este parece ser um aspecto central: pelos estilos rap e funk, os jovens esto reivindicando o direito juventude.

134

Juarez DAYRELL. Or a p e o funkna socializa o da juventude

Referncias bibliogrficas ; cultura popular juvenil e grafite. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1999. ARCE, Jos Manuel Valenzuela.Vida de barro duro . 1995. (Mimeografado). CASTEL, Robert.As armadilhas da excluso CHARLOT, Bernard.Da rela o com o saber; elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artemed, 2000. DAYRELL, JuarezM ltiplos olhares sobre educa o e cultura . Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1996. _____. Juventude, grupos de estilo e identidade.Educao em Revista,Belo Horizonte, n. 30, p. 25-39, dez. 1999. _____. A m sica entra em cena: o rap e o funk na socializa o da juventude em Belo Horizonte. S o Paulo; 2001. Tese (Doutorado em Educao) Faculdade de Educao da Universidade de So Paulo. DUBET, Franois.Sociologie de lexprience . Paris: Editions du Seuil, 1994. _____; MARTUCELLI, Danilo.En la escuela:sociologia de la experi ncia escolar. Buenos Aires: Losada, 1997. _____. A socializa o e a forma o escolar.Lua Nova , S o Paulo, n. 40/41, p. 241-266, 1997. DURKHEIM, mile.Educa o e sociologia . So Paulo: Melhoramentos, 1952. HERSCHMANN, Micael.O funk e o hip hop invadem a cena. Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 2000. _____. (Org.)Abalando os anos 90: funk e hip hop, globaliza o, viol ncia e estilo cultural . Rio de Janeiro: Rocco, 1997 MANNHEIM, K. O problema sociolgico das geraes. In: FORACHI, M.Mannheim.S o Paulo: tica, 1982. MARTINS, Jos de Souza.Exclus o social e a nova desigualdade. S o Paulo: Paulus,1997. MELUCCI, A.Passagio depoca ; il futuro adesso. Milano: Feltrinelli, 1994. _____.Il gioco dell io ; il cambiamento di s in una societ global. Milano: Feltrinelli,1996. POCHMANN, Marcio.Emprego e desemprego no Brasil: as transforma es nos anos 90. Campinas: Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT)/Unicamp, 1998. (Mimeografado). SANSONE, Livio. Funk baiano: uma verso local de um fenmeno global? In: HERSCHMANN, Micael (Org).Abalando os anos 90; funk e hip hop: globalizao, violncia e estilo cultural. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. SILVA, Jos Carlos Gomes.Rap na cidade de S o Paulo: m sica, etnicidade e experi ncia urbana. Campinas; 1998. Tese (Doutorado) Departamento de Cincias Sociais, Instituto de Filosofia e Cincias Humanas da Universidade de Campinas. SPOSITO, Marlia P. A sociabilidade juvenil e a rua; novos conflitos e ao coletiva na cidade.Tempo Social,S o Paulo, v.5, n. 1/ 2, p. 161-178, 1993. _____.Algumas hip teses sobre as rela es entre movimentos sociais, juventude e educa o.Texto apresentado na ANPED, 1999 (Mimeografado). TELLA, Marco Aurlio Paz.Atitude, arte, cultura e autoconhecimento ; o rap como voz da periferia. So Paulo; 2000. Dissertao (Mestrado) Departamento de Cincias Sociais da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. TELLES, Vera da Silva. A experincia da insegurana: trabalho e famlia nas classes trabalhadoras urbanas em So Paulo.Tempo Social,So Paulo, v.4. n. 1/2, p. 53-93, 1992. TORTI, Maria Teresa.L officina dei sogni;arte e vita nell underground . Genova: Costa e Nolan, 1994.

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.28, n.1, p. 117-136, jan./jun. 2002

135

VAN HAETCHT, Anne.A escola prova da sociologia. Lisboa: Instituto Piaget, 1992 VIANNA, Hermano.O mundo funk carioca . Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987. ; territ rios de conflitos e encontros culturais. Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 1997. _____. (Org.)Galeras cariocas

Recebido em 25.02.2002 Aprovado em 03.05.2002

Juarez Tarcisio Dayrell formado em Cincias Sociais pela UFMG. Tem vrios artigos publicados alm do livroM ltiplos olhares sobre educa o e cultura, pela Editora da UFMG. Atualmente professor-adjunto na Faculdade de Educao da UFMG.

136

Juarez DAYRELL. Or a p e o funkna socializa o da juventude

S-ar putea să vă placă și