Sunteți pe pagina 1din 5

Relatrio de Viagem Tcnica Complexo Elico Cerro Chato e Parque Estadual do Espinilho

1) Introduo

A viagem tcnica ao Complexo Elico Cerro Chato, no municpio de Santana do Livramento, Rio Grande do Sul, teve como principal objetivo a obteno de conhecimentos tcnicos e na prtica sobre o funcionamento de uma usina elica, quais os impactos gerados, tanto ambientais como sociais e econmicos, e quais os processos legais que devem ser efetuados antes e depois da implantao de um parque elico. J a visita ao Parque Estadual do Espinilho, em Barra do Quara, Rio Grande do Sul, visou o aprimoramento dos conhecimentos obtidos teoricamente em sala de aula sobre Unidades de Conservao, seu sistema de gesto, quais os requisitos bsicos para a criao de uma UC, e quais as dificuldades encontradas.

2) Percepes sobre as atividades desenvolvidas

Parques Elicos

O parque elico Cerro Chato foi a primeira obra a entrar em operao entre as que foram contempladas pelo primeiro leilo de fontes elicas realizado pela ANEEL como parte do Programa de Acelerao do Crescimento (PAC2). Foi gerado de uma parceria entre a Eletrosul e a Wobben, empresa alem instalada no Brasil que produz aerogeradores. O parque dividido em trs usinas: Cerro Chato I, II e III. Cada uma contm 15 aerogeradores (Figura 1) que produzem 2MW de energia cada, totalizando 30MW por usina. A energia produzida levada subestao coletora atravs de uma rede subterrnea (Figura 2), e ento passa para as linhas de transmisso at a subestao Livramento II onde distribuda no sistema interligado nacional. Os aerogeradores possuem 107m de altura e esto espalhados por uma rea de 8 mil hectares, sendo que suas localizaes foram escolhidas levando-se em conta a altitude e a dinmica dos ventos (conhecida atravs de dados coletados em torres anemomtricas durante dois anos). Essa rea utilizada, principalmente, para a criao de gado, sendo que os 23 proprietrios foram indenizados e passaram a ganhar 1% do total da energia produzida em suas terras. Apesar do ressarcimento e da participao nos lucros, alguns proprietrios

recusaram a construo de aerogeradores em suas propriedades alegando perda de privacidade, etc.

Figura 1. Aerogeradores do Complexo Cerro Chato.

Quanto aos aspectos ambientais, necessrio, antes da implantao de parques elicos, a confeco do Relatrio Ambiental Simplificado (RAS), que substitui o EIA/RIMA em empreendimentos de menor potencial poluidor. No caso do parque elico Cerro Chato, o RAS foi encaminhado FEPAM para obteno da licena prvia (LP) aprovando a localizao e a concepo do projeto. Com a LP, foi obtida a licena de implantao (LI), que autorizou a instalao do empreendimento j que as medidas de controle ambiental e demais condicionantes previstas na LP foram cumpridas. Aps construdo o parque elico, obteve-se a licena de operao (LO) para que ele pudesse funcionar e gerar energia. Quanto aos impactos causados pela implantao do parque pode-se citar como positivos o uso e ocupao do solo j que este imprprio para o cultivo, a gerao de empregos, realizao de estudos cientficos relacionados composio da rea, solo, hidrologia e fauna, alm do aumento da segurana das propriedades proporcionada pela vigilncia feita no parque e melhoria nas condies das estradas. Como aspectos negativos, tem-se a mortandade da fauna, principalmente aves e morcegos que colidem com os aerogeradores, alm das mortes por atropelamento causadas pela ampliao e melhoria das

estradas. Uma das medidas tomadas para reduzir os impactos foi a implantao da rede subterrnea de transmisso, pois no h risco de coliso de aves ou morcegos e diminui a poluio visual. Apesar disso, os novos parques que esto sendo construdos no entorno do Cerro Chato tero linhas de transmisso reas, alm de ps maiores e altura menor, o que provavelmente aumentar o risco de colises. Considerando ambos os impactos, negativos e positivos, entende-se que possvel gerar energia sem provocar danos absurdos ao meio ambiente. Dessa forma, investir em energia elica e em tecnologias que maximizem sua eficincia uma maneira de minimizar os riscos que a produo de energia gera ao ambiente.

Figura 2. Rede subterrnea de transmisso.

Parque Estadual do Espinilho

O Parque Estadual do Espinilho foi criado em 1975 pelo decreto estadual n 23.798, juntamente com outros 4 parques estaduais e 3 reservas biolgicas. A princpio o parque possua uma rea de aproximadamente trezentos hectares, porm em 2002 sua rea foi ampliada pelo decreto estadual n 41.440 para 1,6 mil hectares. O parque foi com o objetivo de preservar a formao vegetal especfica daquela regio, composta por Espinilhos, Inhanduvais e Quebrachos-Blancos (Figura 3).

Rede subterrnea

Figura 3. A) Inhanduv; B) Espinilho; C) Quebracho-blanco.

Atualmente a gesto do parque cabe ao Estado do Rio Grande do Sul e uma das grandes preocupaes a aquisio das reas que compem o parque que ainda so de posse privada dos moradores da regio, at o momento 57% das propriedades j foram compradas. O grande motivo da resistncia dos proprietrios a utilizao do solo para cultivos, porm este fato vem sendo resolvido com o passar do tempo e a meta agora incentivar os proprietrios de terras com reas de vegetao conservada a criar Reservas Particulares do Patrimnio Natural (RPPN) com a finalidade de preservar a zona de amortecimento e formar corredores ecolgicos ligando o parque a outras reservas naturais. Um fato negativo e que no est de acordo com objetivo do parque a caa e a pesca ilegal dentro da rea do parque, que em muitas vezes tem como finalidade a comercializao. Outro desafio encontrado na gesto o controle da aplicao de agrotxico em larga escala nos arredores do parque, atualmente as aplicaes de avio devem ser aplicadas 200 metros longe dos limites do parque. A UC apresenta grande biodiversidade de espcies, destas algumas endmicas e outras ameaadas de extino. Como componentes da fauna do parque pode-se citar o formigueiro gigante, veado campeiro, lebres, cardeal amarelo, dentre outras espcies de anfbios, rpteis, aves, e mamferos (Figura 4).

A)

B)

C)
Figura 4. A) Espcie de ave no identificada; B) Espcie de serpente no identificada; C) Formigueiro Gigante.

3) Concluso

A visita tcnica proporcionou a ampliao dos conhecimentos tericos, bem como relacion-los com a sua aplicao. Com relao ao parque elico, pode-se perceber que este trouxe aspectos positivos para a regio como, por exemplo, economia dos proprietrios e estudos relacionados ao local de implantao envolvendo diversas reas de conhecimento. Quanto aos impactos ambientais, a partir do monitoramento realizado pelo parque pode-se concluir que o maior impacto a mortandade da fauna causada por atropelamento nas estradas, no entanto, este pode ser diminudo a partir de estudos que busquem medidas mitigadoras. De forma geral, concluiu-se que a energia elica pode ser sim classificada como uma fonte limpa quando comparada s demais formas de gerao de energia, pois os impactos causados, alm de serem pequenos, podem ser minimizados. A visita ao Parque Estadual do Espinilho possibilitou a percepo da importncia da criao de UCs, a fim de conservar reas de formao vegetal e proteger ecossistemas, no entanto, pode-se notar que so encontradas algumas dificuldades com relao ao manejo e aplicao das leis ambientais dentro e no entorno do parque, alm do impacto causado pela rodovia que o fragmenta e, como no parque elico, causa atropelamentos de fauna. Alm disso, percebeu-se que a paisagem do parque est em processo de regenerao e, portanto, apesar dos inmeros problemas a serem resolvidos, a UC est cumprindo com seu objetivo principal de preservar a paisagem endmica da regio.

S-ar putea să vă placă și