Sunteți pe pagina 1din 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE CINCIAS JURDICAS PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM DIREITO

EDITAL N 003/2013 O Programa de Ps-Graduao em Direito da Universidade Federal do Par (rea de Concentrao: Direitos Humanos) abre 18 (dezoito) vagas no Curso de Mestrado e 03 (trs) vagas no Curso de Doutorado, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2014, na forma deste edital. As linhas de pesquisa do Programa so: Constitucionalismo, Democracia e Direitos Humanos; Direitos Humanos e Incluso Social; Direitos Humanos e Meio Ambiente; e Interveno Penal, Segurana Pblica e Direitos Humanos. 1. SELEO PARA O DOUTORADO 1.1. Banca Examinadora: Marcus Alan de Melo Gomes, Prof. Dr. Presidente Girolamo Domenico Treccani, Prof. Dr; Antonio Gomes Moreira Maus, Prof. Dr. Pastora do Socorro Teixeira Leal, Profa. Dra. Jos Cludio Monteiro de Brito Filho, Prof. Dr. 1.1.1. A juzo do Presidente da Banca Examinadora, e para os fins dos itens 1.4.1 e 1.4.3, poder ser convidado professor externo ao Programa, desde que possuidor do ttulo de Doutor. 1.2. Vagas: 1.2.1. So ofertadas 03 (trs) vagas para o Curso de Doutorado, vinculadas ao professor orientador, e de acordo com a rea de atuao deste, a saber: Linha de Pesquisa: Constitucionalismo, Democracia e Direitos Humanos 02 vagas: Antonio Gomes Moreira Maus A Interpretao dos Tratados Internacionais de Direitos Humanos pela Jurisdio Constitucional 01 (uma) vaga Pastora do Socorro Teixeira Leal Direitos Humanos e Relaes Privadas 01 (uma) vaga Linha de Pesquisa: Direitos Humanos e Incluso Social 01 vaga: Jos Cludio Monteiro de Brito Filho Justia Distributiva e Incluso Social - 01 (uma) vaga 1.2.2. Em caso de necessidade, os critrios de desempate sero adotados na seguinte ordem: 1 nota do projeto; 2 nota da entrevista.

1.3. Documentos necessrios inscrio: a) Diploma de Mestre em Direito conferido por Instituio de Ensino Superior que tenha Programa de Ps-Graduao reconhecido pela CAPES, ou Diploma de Mestre em outra rea do conhecimento, tambm conferido por Instituio de Ensino Superior que tenha Programa de Ps-Graduao reconhecido pela CAPES, desde que, nesse caso, o candidato comprove ser Bacharel em Direito em Instituio de Ensino reconhecida pelo MEC. b) Formulrio de inscrio, disponibilizado nos sites www.ufpa.br/ppgd e www.icj.ufpa.br, ou fornecido pela Secretaria do Programa de Ps-Graduao em Direito da UFPA, acompanhado de 1 (uma) foto 3 x 4, que indicar o orientador pretendido pelo candidato. c) Curriculum Lattes, cabendo ao candidato apresentar a correspondente comprovao documental, na secretaria do programa, nos dias 13 e 14 de novembro de 2013, inclusive com um exemplar da dissertao de Mestrado. d) Projeto de tese composto pelos seguintes itens: ttulo, problema de pesquisa, justificativa, objetivos, metodologia e bibliografia, com o mnimo de 15 e o mximo de 30 pginas, alm de uma verso do pr-projeto em CD, em arquivo no formato word. O texto do pr-projeto deve ser digitado em letra Times New Roman 12, em espao 1,5 e papel A4. e) Cpia do RG e do CPF Pargrafo nico: Ser aceita, condicionalmente, em substituio letra a, certido que declare que o candidato aluno regularmente matriculado em programa de mestrado que obedea s condies previstas, com depsito da dissertao j efetuado, e defesa prevista para ocorrer antes do incio do 1 perodo letivo de 2014. Nesse caso, o candidato dever apresentar, na inscrio, cpia da dissertao depositada, sob pena de indeferimento da inscrio, e comprovar, at o incio do 1 perodo letivo de 2014, a concluso do curso de mestrado, sob pena de ser considerado no aprovado. 1.3.1. Somente sero deferidas as inscries dos candidatos que apresentarem toda a documentao exigida no item anterior. 1.4. Etapas da Seleo: 1.4.1. Anlise do projeto de tese, que ter carter eliminatrio e classificatrio, realizada por dois professores indicados pelo Presidente da Banca, que avaliaro o candidato de acordo com os critrios estabelecidos no Anexo II. 1.4.2. Em caso de diferena superior a 3 (trs) pontos entre as notas, ser elaborado um terceiro parecer, por membro da linha de pesquisa, indicado pelo Presidente da Banca Examinadora. 1.4.3. Ser considerado aprovado na anlise do projeto de tese o candidato que obtiver nota mnima 7 (sete), no intervalo de 0 (zero) a 10 (dez). 1.4.4. Entrevista, realizada por pelo menos 3 (trs) membros da Banca Examinadora, exclusivamente com os candidatos que forem aprovados na

primeira etapa da seleo, e que avaliar o candidato de acordo com os critrios estabelecidos no Anexo III. 1.4.5. Ser considerado aprovado na entrevista o candidato que obtiver nota mnima 7 (sete), no intervalo de 0 (zero) a 10 (dez). 1.4.6. Exame de Proficincia em dois idiomas estrangeiros (ingls, francs, italiano e/ou alemo), de carter exclusivamente eliminatrio, com duas horas de durao, facultado o uso de dicionrio. O candidato que j obteve proficincia em um idioma estrangeiro, devidamente aferida no Curso de Mestrado em Direito da UFPA anteriormente realizado e concludo h no mximo 2 anos, poder fazer o exame em apenas uma lngua. Nesse caso, a comprovao dever ocorrer no momento da inscrio do candidato. A aprovao no exame de proficincia se dar segundo os critrios de avaliao aplicados pela unidade acadmica responsvel pelo exame. 1.4.7. A classificao geral para o candidato que realizar as duas fases ser obtida pela mdia aritmtica das notas atribudas ao projeto de tese e entrevista, sendo aprovados os candidatos que obtiverem nota final igual ou superior a 7 (sete), no intervalo de 0 (zero) a 10 (dez), classificados em ordem decrescente da nota final, por professor orientador. 1.4.8. O no comparecimento em quaisquer das etapas da seleo importar eliminao do candidato. Em caso de reprovao no exame de proficincia, e a critrio da Banca Examinadora, o mesmo poder ser refeito at a seguinte seleo anual, em data previamente designada. 2. SELEO PARA O MESTRADO 2.1. Banca Examinadora: Ana Cludia Bastos de Pinho, Profa. Dra Antonio Gomes Moreira Maus, Prof.Dr. Antonio Jos de Mattos Neto, Prof. Dr. Calilo Jorge Kzan Neto, Prof. Dr. Celso Antonio Coelho Vaz, Prof. Dr. Cristina Figueiredo Terezo, Profa. Dra. Daniella Maria dos Santos Dias, Profa. Dra. Eliane Cristina Pinto Moreira, Profa. Dra. Fernando Facury Scaff, Prof. Dr. Girolamo Domenico Treccani, Prof. Dr. Gisele Santos Fernandes Ges, Profa. Dra. Jane Felipe Beltro, Profa. Dra. Jean Franois Yves Deluchey, Prof. Dr. Jos Claudio Monteiro de Brito Filho, Prof. Dr. Jos Heder Benatti, Prof. Dr. Marcus Alan de Melo Gomes, Prof. Dr. - Presidente Maria Cristina Csar de Oliveira, Profa. Dra. Mnica Prates Conrado, Profa. Dra. Pastora do Socorro Teixeira Leal, Profa. Dra. Paulo Srgio Weyl A. Costa, Prof. Dr. Raimundo Wilson Gama Raiol, Prof. Dr.

Rosalina Moitta Pinto da Costa Profa. Dra. Rosita de Nazar Sidrim Nassar, Profa. Dra. Violeta Refkalefsky Loureiro, Profa. Dra. 2.2. Vagas: 2.2.1. So ofertadas 18 (dezoito) vagas para o Curso de Mestrado, vinculadas respectiva linha de pesquisa. As vagas de cada linha de pesquisa sero distribudas entre os professores a elas vinculados, conforme segue: Linha de Pesquisa: Constitucionalismo, Democracia e Direitos Humanos 08 (oito) vagas Calilo Jorge Kzan Neto Direitos Humanos e Direito Tributrio Cristina Figueiredo Terezo Sistemas Internacionais de Proteo dos Direitos Humanos Fernando Facury Scaff Direitos Humanos e Tributao Gisele Santos Fernandes Ges Processo Coletivo e Direitos Fundamentais Pastora do Socorro Teixeira Leal Direitos Humanos e Relaes Privadas Paulo Srgio Weyl Albuquerque Costa Filosofia do Direito Rosalina Moitta Pinto da Costa Processo Civil e Direitos Fundamentais Violeta Refkalefsky Loureiro Direitos Humanos e Polticas Pblicas Linha de Pesquisa: Direitos Humanos e Incluso Social 02 (duas) vagas Jane Felipe Beltro Identidade, Etnicidade e Gnero Jos Claudio Monteiro de Brito Filho Justia Distributiva e Incluso Social Linha de Pesquisa: Direitos Humanos e Meio Ambiente 05 (cinco) vagas Antonio Jos de Mattos Neto Direito Humanos e Direito Agroambiental Daniella Maria dos Santos Dias Direito Urbanstico Eliane Cristina Pinto Moreira Direito Ambiental e Sustentabilidade Girolamo Domenico Treccani Direito Socioambiental e a Amaznia Jos Heder Benatti Direitos Humanos e Proteo Ambiental Linha de Pesquisa: Interveno Penal, Segurana Pblica e Direitos Humanos 03 (trs) vagas Ana Cludia Bastos de Pinho Deciso Penal, Garantismo e Controle Punitivo Jean Franois Yves Deluchey Polticas Pblicas e Segurana Pblica Marcus Alan de Melo Gomes Poltica Criminal e Direitos Humanos 2.2.2. So reservadas 04 (quatro) vagas para candidatos dos seguintes grupos, dentro das 18 (dezoito) vagas oferecidas para o Curso de Mestrado: I 2 (duas) vagas para pessoas pretas; II 2 (duas) vagas para pessoas com deficincia.

2.2.2.1. Os candidatos indicados no inciso II do item anterior tero uma hora a mais para a realizao da prova escrita, a critrio da Banca Examinadora, que levar em conta as limitaes relacionadas deficincia. 2.2.2.2. As pessoas indicadas no inciso I devero declarar sua condio; as pessoas indicadas no inciso II devero declarar sua condio, apontando a deficincia que possuem, de acordo com as disposies legais em vigor. 2.2.2.3. Os candidatos dos grupos indicados no item 2.2.2 concorrero a todas as vagas oferecidas, somente utilizando-se das vagas reservadas quando, tendo sido aprovados em todas as etapas da seleo, for insuficiente a classificao obtida no quadro geral de candidatos para habilit-los ao ingresso no Curso de Mestrado. 2.2.2.4. No havendo candidatos aprovados em nmero suficiente para preenchimento das vagas oferecidas neste item, as mesmas sero ocupadas de acordo com a classificao geral. 2.2.3. Em caso de necessidade, os critrios de desempate sero adotados na seguinte ordem: 1 nota do pr-projeto; 2 nota da prova escrita; 3 nota da entrevista. 2.3. Documentos necessrios inscrio: a) Diploma ou certificado de concluso de curso de Bacharel em Direito ou rea afim, sendo admitido, de forma condicional, atestado de provvel concluinte at maro de 2014, independentemente do semestre letivo em que estiver matriculado o candidato por ocasio de sua inscrio. Neste ltimo caso, o candidato dever comprovar, at o incio do 1 perodo letivo de 2014, a concluso do curso de Bacharel em Direito ou rea afim, sob pena de ser considerado no aprovado. b) Formulrio de inscrio, disponibilizado nos sites www.ufpa.br/ppgd e www.icj.ufpa.br, ou fornecido pela Secretaria do Programa de Ps-Graduao em Direito da UFPA, acompanhado de 1 (uma) foto 3 x 4, que indicar o orientador pretendido pelo candidato, sem carter vinculante. c) Curriculum Lattes, cabendo ao candidato apresentar a correspondente comprovao documental, na secretaria do programa, nos dias 13 e 14 de novembro de 2013. d) Pr-Projeto de dissertao composto pelos seguintes itens: ttulo, problema de pesquisa, justificativa, objetivos, metodologia e bibliografia, com o mnimo de 15 e o mximo de 20 pginas, alm de uma verso do pr-projeto em CD, em arquivo no formato word. O texto do pr-projeto deve ser digitado em letra Times New Roman 12, em espao 1,5 e papel A4. e) Cpia do RG e do CPF. 2.3.1. Somente sero deferidas as inscries dos candidatos que apresentarem toda a documentao exigida no item anterior.

2.4. ETAPAS DA SELEO 2.4.1. Prova escrita, de carter eliminatrio e classificatrio, que no conter a identificao do candidato, com peso 2 (dois) e durao de 4 (quatro) horas, versando sobre teoria do direito e direitos humanos, com base na bibliografia indicada no Anexo I deste Edital. Pargrafo nico: A prova escrita ser corrigida por comisso constituda na forma do item 3.1. 2.4.1.1. O(s) tema(s) da prova sero apresentados no momento em que ela for iniciada. 2.4.1.2. Durante a realizao da prova escrita no ser permitida consulta a texto de qualquer natureza. 2.4.1.3. Sero considerados aprovados na prova escrita os candidatos que obtiverem nota mnima 7 (sete), no intervalo de 0 (zero) a 10 (dez). 2.4.1.4. A classificao para realizar a fase seguinte leva em considerao a vinculao das vagas s linhas de pesquisa. 2.4.2. Anlise de pr-projeto, de carter eliminatrio e classificatrio, com peso 2 (dois), realizada, de acordo com os critrios estabelecidos no Anexo II, pelo professor orientador indicado na ficha de inscrio e um segundo membro da linha de pesquisa, indicado pelo Presidente da Banca Examinadora. 2.4.2.1. Em caso de diferena superior a 3 (trs) pontos entre as notas, ser elaborado um terceiro parecer, por membro da linha de pesquisa, indicado pelo Presidente da Banca Examinadora. 2.4.2.2. Ser considerado aprovado na anlise do pr-projeto o candidato que obtiver nota mnima 7 (sete), no intervalo de 0 (zero) a 10 (dez). 2.4.2.3 Caber ao candidato efetuar ajustes no pr-projeto de pesquisa aps sua aprovao, para adequ-lo rea de atuao do orientador definido pela banca examinadora, e sob a superviso do mesmo, caso no seja este o que foi indicado no requerimento de inscrio. 2.4.3. Entrevista, de carter eliminatrio e classificatrio, com peso 1 (um), realizada por ao menos 3 (trs) membros da Banca Examinadora, que ir avaliar o candidato de acordo com os critrios estabelecidos no Anexo III. 2.4.4. Ser considerado aprovado na entrevista o candidato que obtiver nota mnima 7 (sete), no intervalo de 0 (zero) a 10 (dez). 2.4.5. Exame de Proficincia em Idioma Estrangeiro (ingls, francs, italiano ou alemo), de carter exclusivamente eliminatrio, com duas horas de durao, facultado o uso de dicionrio. A aprovao no exame de proficincia se dar

segundo os critrios de avaliao aplicados pela unidade acadmica responsvel pelo exame. 2.4.6. A nota final ser obtida pela mdia ponderada das notas da prova escrita, da anlise do pr-projeto e da entrevista, sendo os aprovados classificados em ordem decrescente da nota final, por linha de pesquisa. 2.4.7. O no comparecimento em quaisquer das etapas da seleo importar eliminao do candidato. Em caso de reprovao no exame de proficincia, e a critrio da Banca Examinadora, o mesmo poder ser refeito at a seguinte seleo anual, em data previamente designada. 3. DISPOSIES GERAIS 3.1. A Comisso de Correo da prova escrita na seleo para o mestrado ser composta por quatro professores nomeados pelo Presidente da Banca. 3.2. Das decises da Comisso de Correo da prova escrita caber recurso, no prazo de 24 horas a contar da divulgao do resultado da prova escrita, para Comisso especfica, composta pelo Presidente da Banca e por quatro professores por este indicados. 3.3. Das decises da Banca Examinadora nas demais etapas caber recurso, no prazo de 24 horas, a contar da divulgao dos resultados. 3.4. Os candidatos devero comparecer a todas as etapas da seleo munidos de documento de identificao com foto. 3.5. As provas sero realizadas no Instituto de Cincias Jurdicas, do Campus Universitrio do Guam, em Belm/PA. 3.6. vedada a troca de orientador, salvo nos casos de sua manifestao expressa e fundamentada ao Colegiado do Programa, ou de sua impossibilidade de prosseguir com as atividades de orientao. 3.7. Encerrada a seleo, os candidatos no aprovados para vagas nos Cursos de Doutorado e de Mestrado tero o prazo de 90 (noventa) dias para receber de volta toda a documentao juntada, na Secretaria do Programa, sob pena de eliminao dos documentos. 4. CALENDRIO Perodo de inscrio: 12/08/2013 a 26/09/2013 Divulgao do deferimento das inscries: 30/09/2013 Prova escrita: 04/10/2013, incio s 8h30min. Resultado da prova escrita: 21/10/2013 Resultado da anlise do pr-projeto: 05/11/2013 Entrevistas: 19, 20 e 21/11/2013, em dia e horrio a definir Divulgao dos aprovados: 27/11/2013

Exame de Lnguas: de acordo com a disponibilidade do Instituto de Letras, aps a divulgao dos classificados. 5. CORPO DOCENTE Ana Cludia Bastos de Pinho, Dra. Antonio Gomes Moreira Maus, Dr. Antonio Jos de Mattos Neto, Dr. Calilo Jorge Kzan Neto, Dr. Celso Antonio Coelho Vaz, Dr. Cristina Figueiredo Terezo, Dra. Daniella Maria dos Santos Dias, Dra. Eliane Cristina Pinto Moreira, Dra. Fernando Facury Scaff, Dr. Girolamo Domenico Treccani, Dr. Gisele Santos Fernandes Ges, Dra. Jane Felipe Beltro, Dra. Jean-Franois Yves Deluchey, Dr. Jos Claudio Monteiro de Brito Filho, Dr. Jos Heder Benatti, Dr. Marcus Alan de Melo Gomes, Dr. Maria Cristina Csar de Oliveira, Dra. Mnica Prates Conrado, Dra. Pastora do Socorro Teixeira Leal, Dra. Paulo Srgio Weyl Albuquerque Costa, Dr. Raimundo Wilson Gama Raiol, Dr. Rosalina Moitta Pinto da Costa, Dra. Rosita de Nazar Sidrim Nassar, Dra. Violeta Refkalefsky Loureiro, Dra. 6. INSCRIES 6.1. Local: Secretaria do Programa de Ps-Graduao em Direito Instituto de Cincias Jurdicas Universidade Federal do Par Cidade Universitria Prof. Jos da Silveira Netto CEP 66.075-110 Belm/PA Fone/Fax: (91) 32017723. 6.2. Horrio: 09:00 s 12:00, e 14:00 s 16:00 horas. 6.3. Sero aceitas inscries pelo correio somente na modalidade SEDEX e com data de postagem at o ltimo dia do prazo.

Belm (PA), 12 de agosto de 2013.

Prof. Dr. Marcus Alan de Melo Gomes Coordenador do Programa de Ps-Graduao em Direito Instituto de Cincias Jurdicas Universidade Federal do Par

ANEXO I Bibliografia da Prova Escrita CARVALHO, Salo de. Antimanual de Criminologia. 5a edio. 2a tiragem. So Paulo: Saraiva, 2013. Pginas 202-268. DWORKIN, Ronald. Justia para ourios. Portugal - Coimbra: Almedina, 2012. P. 359-371. FERRAJOLI, Luigi. Democracia y Garantismo. Edicin de Miguel Carbonell. Madrid: Editorial Trotta, 2008. Pginas 192-207. KAUFMANN, Arthur. Filosofia do Direito. Gulbenkian, 2004, p. 437-509. Lisboa: Fundao Calouste

LEITE, Jos Rubens Morato e AYALA, Patryck de Arajo. Dano Ambiental: do individual ao coletivo, extrapatrimonial. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2010, p. 23 a 70. LOUREIRO, Violeta Refkalefsky. A Amaznia no Sculo XXI: Novos Dilemas e suas implicaes no Cenrio Internacional. In Territrios de Desenvolvimento e Aes Pblicas. Org. Gilberto de Miranda Rocha, Sonia Barbosa Magalhes, Pierra Tyesserenc. Belm: EDUFPA, 2009, p. 95 a 126. MORIN, Edgar. Educao e complexidade: os setes saberes e outros ensaios. So Paulo: Cortez, 2002, p. 27-74. RAWLS, John. Uma teoria da justia. 3 ed. So Paulo: Martins fontes, 2008. p. 65-141. ROSA, Alexandre Morais da e SILVEIRA FILHO, Sylvio Loureno da. Para um processo penal democrtico. Crtica metstase do sistema de controle social. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008. Captulos 2 e 3. Pginas 21-40 e 41-62. SANTILLI, Juliana. Socioambientalismo e novos direitos. So Paulo: Petrpolis, 2005, p. 25 a 52. SARMENTO,Daniel. Livres e iguais estudos de direito constitucional. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006, p. 33-93. SEN, Amartya. Desigualdade reexaminada. 2 ed. Rio de Janeiro: Record, 2008. P. 127-146.

ANEXO II 1. ROTEIRO PARA ELABORAO DO PR-PROJETO 1.1. Com no mnimo 15 (quinze) e no mximo 20 (vinte) pginas na seleo do mestrado, e mnimo de 15 (quinze) e mximo de 30 (trinta) na seleo do doutorado, o pr-projeto dever atender aos seguintes itens: a. Ttulo (o ttulo deve permitir identificar o tema da pesquisa). b. Problema de Pesquisa (situar o problema de maneira circunstanciada e formular sua indagao de pesquisa). c. Justificativa (dizer da relevncia da pesquisa que se prope desenvolver, utilizando bibliografia bsica pertinente). d. Objetivos (definir qual o objetivo geral da pesquisa e depois os objetivos especficos para atingir o objetivo geral). e. Metodologia (indicar, de modo justificado, quais os meios que ir utilizar para levantar e analisar as informaes necessrias ao projeto fontes, instrumentos e procedimentos). f. Bibliografia (indicar a bibliografia, adotando as normas da ABNT). 1.2. O texto deve ser digitado em letra Times New Roman 12, em espao 1,5 e em papel A4. 2. CRITRIOS DE AVALIAO.
CRITRIOS DE AVALIAO PROBLEMA DE PESQUISA 1. Situa o problema de maneira circunstanciada e crtica? 2. Formula sua indagao de pesquisa? JUSTIFICATIVA 3. Deixa clara a relevncia da pesquisa que se prope desenvolver e sua adequao linha de pesquisa? 4. Utiliza adequadamente e de modo claro os termos e conceitos relativos s referncias bibliogrficas sugeridas? OBJETIVOS 5. Houve exposio clara dos objetivos gerais e especficos? 6. Os objetivos indicam o que pretende alcanar? METODOLOGIA 7. Houve exposio clara das etapas da pesquisa? 8. Indica, justificando, quais os meios que ir utilizar para levantar e analisar as informaes necessrias ao projeto fontes, instrumentos, procedimentos? BIBLIOGRAFIA E CITAES 9. O referencial bibliogrfico est citado e de acordo com as normas da ABNT? 10. Citaes e referncias, no corpo do texto, esto adequadas ao contedo do projeto? TOTAL Belm, ____ de _____________ 2013. _____________________________ Professor(a) Avaliador(a) 0 (zero) a 1,0 (um)

ANEXO III CRITRIOS DE AVALIAO 0 (zero) a 1,0 (um)


1. Revela domnio sobre o objeto de estudo? 2. H vnculos com o campo temtico escolhido? 3. Demonstra segurana em relao ao projeto? 4. Revela indicaes de que ter condies de realizar as atividades relativas ao curso? 5. Revela coerncia entre os objetos do projeto e as condies para realiz-los? 6. Demonstra fluncia verbal? 7. Demonstra consistncia de raciocnio em relao ao projeto? 8. Seus objetivos so coerentes com o curso pretendido? 9. Consegue articular seu projeto com a Linha de Pesquisa? 10. Demonstra disponibilidade de tempo para dedicar-se ao curso?

TOTAL Belm, ____ de _____________ 2013. _____________________________ Professor(a) Avaliador(a)

ANEXO IV FICHA DE INSCRIO I NIVEL: LINHA DE PESQUISA: ORIENTADOR PRETENDIDO: II DADOS PESSOAIS: Nome: Sexo: ( )M ( )F Data de Nascimento: / / Local de Nascimento (Cidade /Estado/Pas): CPF: Identidade n: __________________________ rgo Expedidor: _______________________ Data de Emisso: / / Estado Civil: Nome do Cnjuge: Filiao: Pai: __________________________________________________________________ Me: ________________________________________________________________ Endereo Residencial: Bairro: _______________________ Cidade/UF: ______________________ CEP: ____________ - ______ Complemento: Fone: ( ___ ) ___________ Celular: ( ___ ) ____________ E-Mail: Cor: ( ) Branca ( ) Preta ( ) Amarela ( ) Parda ( ) Indgena (indicar etnia): __________________________________________ Pessoa com deficincia (CID): Est concorrendo a reserva de vagas prevista no item 2.2.2. do Edital: ( ) Sim ( ) No Caso positivo indique qual: III DADOS ACADMICOS Ano/Semestre letivo em que concluiu a graduao: Curso: Instituio: Pretende se candidatar obteno de bolsa de estudo? (O candidato deste j toma conhecimento de que a bolsa de estudo requer dedicao exclusiva s atividades acadmicas):. ( ) Sim ( ) No Leciona ou lecionou em Instituies de Ensino Superior? a) qual(is) instituio(es): ____________________________________________________________________ b) qual(is) instituio(es): ____________________________________________________________________ c) qual(is) perodo(s) ____________________________________________________________________

d) qual(is) disciplina(s): ____________________________________________________________________ Idioma estrangeiro para exame de proficincia: IV DADOS PROFISSIONAIS: Atividade principal (no acadmica): Regime de Trabalho/Horrio: Endereo onde desenvolve sua atividade principal: Possui outras atividades profissionais? Quais? ____________________________________________________________________ Semanalmente, quantas horas dispor para dedicar-se ao Curso? Pretende desligar-se de sua atual ocupao para dedicar-se ao Curso?

Belm-PA, _____ de ________________ de 2013.

_______________________________________________ Assinatura do Candidato

Documentos Apresentados: ( ) Ficha de Inscrio ( ) Currculo Lattes ( ) Cpia do Diploma / Declarao de Concluso de Curso ( ) Pr-Projeto de Dissertao ( ) CD com cpia do Pr - Projeto ( ) Cpia do RG e CPF ( ) 1 foto3x4

Em, ___/ ____/ ____

________________________________________ Assinatura e Carimbo da Secretaria

Comprovante de Inscrio Processo Seletivo Mestrado e Doutorado 2013/2014 PPGD/ICJ/UFPA Nome: _________________________________________________________ Linha de Pesquisa: _______________________________________________ Responsvel: _________________________ Nmero de Inscrio: ________

S-ar putea să vă placă și