Sunteți pe pagina 1din 65

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA Amigos, brasileiros, concurseiros, saudaes!

Meu nome Igor Moreira, serei seu orientador na matria tica no Servio Pblico para a prova da Agncia Nacional de Transportes Terrestres. Pois bem, primeiramente, aqui vo meus parabns para voc, candidato. Sim, voc est dentro do seleto grupo de pessoas que est se preparando com seriedade. Seu comprometimento ser, em breve, recompensado. A vitria s uma questo de tempo. Tempo e constncia na preparao, claro. A aprovao num concurso sempre, sempre fruto da combinao de esforo, organizao, pacincia e persistncia. Pode parecer muito, mas vale a pena. Espero que estejam animados. Trabalhar na ANTT com certeza ser uma experincia incrvel. Esse um rgo pblico para se orgulhar de fazer parte. Poucos brasileiros podero fazer pelo seu pas como vocs faro. uma honra contribuir para o sucesso de vocs. Pra quem ainda no me conhece, deixe-me apresenta melhor. Sou natural do Rio de Janeiro, resido em Nova Iguau, onde ministro aulas em cursos preparatrios presencialmente desde 2010. Apesar do pouco tempo, tenho certeza que minha experincia no irrisria. Logo no comeo de minha vida docente, ministrei para uma turma com quase 100 pessoas inscritas que mantinha a fiel e um pouco assustadora mdia de 80 a 90 pessoas toda noite. Estou cursando Direito na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Sim, ainda no conclu o curso e j atuo como docente. Isso se deve ao fato de que a minha vivncia com o Direito bem anterior faculdade, sendo inclusive por causa dos concursos que escolhi me graduar em tal curso. Comecei a fazer concursos em 2008, para o Tribunal de Justia, poca em que tive meu primeiro contato com o Direito e com as leis. Desde ento no parei mais. Fiz vrios concursos e depois de muitas reprovaes, fui obtendo minhas aprovaes e classificaes at ser aprovado nos concursos da Infraero, TRF-2Regio, TJ-RJ, MPE-RJ, Casa da Moeda, do PROCON-RJ, TRT-PR e TRE-RJ dos quais estou no aguardo de convocao. Atualmente atuo na Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro em Nova Iguau.

Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
1

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA Mas deixemos de entretantos e vamos direto aos finalmentes, como diria Odorico Paraguau. Falemos agora do nosso curso. O assunto a ser tratado um tanto quanto pequeno e de fcil assimilao pelos alunos, graas a Deus, n, gente! rs. Desse modo, teremos um total de 5 encontros, dispostos da seguinte forma:

Aula 1: Cdigo de tica Profissional do Servio Pblico (Decreto n 1.171/1994) PARTE 1. Aula 2: Cdigo de tica Profissional do Servio Pblico (Decreto n 1.171/1994) PARTE 2. Aula 3: Lei n 8.429/1992: disposies gerais; atos de improbidade administrativa. Aula 4: Lei 8.112 - regime disciplinar. Aula 5: Cdigo de tica da ANTT Aula 6: Simulado comentado. Assim, no nosso 4 encontro proporei um simulado a vocs com questes relativas a todo o contedo ministrado. Vocs ento respondero o simulado e aps terminarem suas resolues tero ele todo comentando questo a questo. tica no Servio Pblico um assunto relativamente pequeno. E por isso normal aquela sensao de que os assuntos esto se repetindo. normal. A matria, vocs vero, se relaciona por completo, todas as aulas se comunicam entre si. Por isso desejo, de corao, que esse assunto seja bem, mas muito bem entendido por voc, candidato. Com o mtodo do cespe, de valorar cada erro na prova com -1, no podemos dar bobeira! E eu sinceramente no gostaria de saber que voc perdeu pontos ou deixou de ganh-los por no saber ou no ter segurana nessa matria. Muitos, por no dar a devida ateno s matrias pequenas, perdem pontos preciosos que fazem a diferena na classificao final. Eu no quero que isso acontea com voc. Na aula de hoje teremos um nmero menor de pginas, isso porque nossa primeira aula ser bem introdutria. Vocs vero que falaremos hoje muito de atendimento ao pblico, e o mais atentos ao edital podem estranhar, j que Qualidade no atendimento ao
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
2

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA pblico est como matria para os assistentes e tcnicos. Entretanto, achei por bem falar em nosso curso de tal assunto, pois no contedo programtico de vocs est cobrando, explicitamente, o Dec. 1.171/94, o Cdigo de tica dos Servidores, onde encontramos diversas regras de atendimento ao pblico. Assim, melhor prevenir (estudar agora) do que remediar (cair esse assunto na prova de vocs e, depois correr atrs com recursos). Tudo certo? Vamos ento comear nossa matria.

tica no servio Pblico

Introduo Se vocs j me conhecem aqui no Ponto, sabem que sou professor de Direito Civil e Legislao Especfica. Ento vocs devem estar pensando: ento o que voc est fazendo aqui na turma de tica no Servio Pblico? Simples. A tica no Servio Pblico est tipificada. Est na lei. E no poderia ser de outro modo. Voc est estudando Direito Administrativo e talvez j tenha estudado os princpios que regem a Administrao Pblica. Dentre estes princpios est o da legalidade. Por este princpio temos que a Administrao Pblica, ou melhor, o administrador pblico s pode agir dentro dos mandos da lei. O particular est livre para agir naquilo que a lei no o obrigar; a lacuna, a omisso legal significa liberdade de ao para o particular. Muito diferente do administrador pblico: para este a omisso legal significa paralisao, impedimento. O administrador no pode agir se a lei no amparar aquela ao. Assim, o administrador no poderia impor regras de tica se estas no constassem na lei. E as normas que regem a tica no servio pblico, as quais sero objeto de nosso estudo, esto um tanto quanto esparsas. Estudaremos as regras de ticas que os servidores pblicos devem seguir, tomando como base os seguintes diplomas legais: o Decreto 1.171/94, a lei 8.112/90, e a lei 8.429/92.

Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
3

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA Hoje trataremos dos temas mais introdutrios em relao ao tema da tica em geral, como consta no edital, passando pela diferenciao entre tica e moral falando tambm da sua relao com o exerccio da cidadania.

tica e Moral Segundo o Michaelis Moderno Dicionrio da Lngua Portuguesa, tica a parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princpios ideais da conduta humana, definindo-a tambm como Conjunto de princpios morais que se devem observar no exerccio de uma profisso; deontologia. A tica profissional , pode-se dizer, a moral aplicada ao ambiente de trabalho. regido pela tica profissional que o funcionrio no agride o outro, no rouba nem se apropria dos aparelhos e utenslios do escritrio, etc. Enfim, so as regras bsicas para o bom convvio entre as pessoas dentro de uma empresa, e entre os empregados e a prpria empresa. Essas regras podem vir, dependendo da empresa, expressas em cdigos de conduta, constantes no prprio contato de trabalho, assinado pelo empregado, ou em outras situaes. Apesar disso, as regras de tica profissional no tem carter sancionatrio, vinculativo. Como se baseiam na moral, so dotadas de uma inafastvel subjetividade, sendo que em cada situao, em cada empresa, em cada grupo, as regras podem variar, no se configurando uma regra geral imposta a todos. Muito bem, que tal uns exerccios para vermos como esse assunto cobrado em provas? 1 (PMDF 2009) A tica tem a sua base conceitual na palavra moral. Apesar de tica e moral significarem hbitos e costumes, no sentido de normas comportamentais que se tornaram habituais, a tica engloba uma reflexo crtica acerca dos alicerces de um sistema de costumes de uma pessoa, grupo ou sociedade. Gabarito: Correto O prprio Cdigo de tica afirma diversas vezes, a moralidade como sendo elemento que deve se integrar a conduta do servidor, a fim de que este exera suas funes com tica.

Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
4

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA A tica , pode-se dizer, a moral aplicada ao ambiente de um determinado grupo (ou a uma determinada pessoa). Dentro do contexto da tica profissional, est agindo de forma tica o funcionrio no agride o outro, no rouba nem se apropria dos aparelhos e utenslios do escritrio, etc. Enfim, a regras que regem a tica so as regras bsicas determinadas para o bom convvio entre as pessoas dentro de um grupo, seja este grupo uma empresa, um grupo religioso, etc.

tica no Servio Pblico Quando tratamos do servio pblico, as regras ticas no so dotadas de subjetividade. Elas provm da lei. Isso faz toda a diferena, pois, os servidores pblicos esto, como dito acima, obrigados ao cumprimento da lei, em todas as suas aes. E o descumprimento da uma norma de tica configura uma infringncia lei, e no uma mera conduta em desacordo com a moral estabelecida. Outra caracterstica da tica no servio pblico que ela no varia de acordo com o rgo, pessoa jurdica ou grupo. Ela ditada pelos estatutos que regem a atuao do servidor. So as mesmas para toda a Administrao Pblica, aplicvel a todos os mbitos da Administrao Pblica, apesar do Cdigo de tica do Servidor restringir a aplicao do Cdigo aos servidores do poder executivo federal. Assim, a diferena bsica entre a tica no servio pblico e nas relaes de trabalho no setor privado que os servidores pblicos, caso se encontrem no descumprimento das regras ticas, a que esto submetidos por fora de lei, estaro incorrendo em improbidade administrativa, estando sujeitos s sanes da lei. Mais especificamente, a lei que determina as sanes aplicveis aos servidores nos casos de improbidade administrativa, a lei 8429/92. Por fim, o Cdigo de tica objetivo ao dizer que o servio pblico regido por princpios ticos que se materializam na adequada prestao dos servios pblicos. Esses dois conceitos andam juntos, agarrados! rs
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
5

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA A finalidade primeira do Estado, como Administrao Pblica o atendimento dos fins pblicos, que so os interesses pblicos. Da mesma forma, a tica no servio pblico no foi implantada para que a Administrao Pblica se orgulhasse de seus servidores, para ostentar, desmotivadamente, uma honestidade sem sentido. A tica profissional no servio pblico tem uma finalidade: atender melhor ao pblico. Melhor ao ponto da perfeio. No decorrer desta e de nossas outras aulas vocs vero que as disposies do Cdigo de tica chegam a ser (em minha opinio) romnticas. No que elas sejam impossveis de se alcanar, mas que pela sua redao, o legislador deixou transparecer que ele no quis nada menos do que a perfeio. Isso no ruim. Se temos a perfeio como alvo, se chegarmos perto j ser excelente, e o servio pblico brasileiro no ser mais lembrado como improdutivo e protelatrio, um lugar onde nada acontece, para ser referncia de efetividade e segurana. Ser servidor pblico uma imensa responsabilidade. Infelizmente poucos so os que entendem isso e encaram o servio pblico como sendo, efetivamente uma responsabilidade. A maioria v no cargo pblico uma oportunidade de se darem bem, ganhando um dinheiro certo, trabalhando pouco. Muito longe desse prisma, no mnimo preguioso, o Decreto 1.171 de 94 diz, no primeiro item de seu Cdigo de tica que A dignidade, o decoro, o zelo, a eficcia e a conscincia dos princpios morais so primados maiores que devem nortear o servidor pblico, seja no exerccio do cargo ou funo, ou fora dele, j que refletir o exerccio da vocao do prprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes sero direcionados para a preservao da honra e da tradio dos servios pblicos. Veja que a responsabilidade do servidor, face Administrao Pblica enorme. Abrange mais de que uma simples poltica de boas maneiras dentro do trabalho. O que se exige que o servidor seja um embaixador do servio pblico na sociedade, estando ele obrigado a guardar os princpios morais dentro e fora do servio. Sendo, inclusive estabelecido no Cdigo de tica como dever do servidor pblico divulgar e informar a todos os integrantes da sua classe sobre a existncia deste Cdigo de tica, estimulando o seu
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
6

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA integral cumprimento. O servidor reflete o exerccio da vocao do prprio poder estatal.

tica e vida privada princpios e valores Ao contrrio do que prega o senso comum, a vida particular se integra vida profissional do servidor. Essa histria de ser uma pessoa no trabalho e outra pessoa em casa no cabe no servio pblico. Isso o que lemos no item VI do Cdigo de tica dos Servidores Pblicos: VI - A funo pblica deve ser tida como exerccio profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor pblico. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada podero acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. Grifos meus. Diante disso, voc deve estar pensando que o direito a intimidade e a privacidade dos servidores esto sendo desrespeitados, mas no bem assim. Os servidores tambm so cidados, e, como todos, tm assegurados os direitos intimidade e privacidade. No entanto, voc percebeu que esse direito no to amplo quanto o do particular. assim mesmo, isso ser servidor pblico. O administrador pblico, ao assumir suas funes deve ter em mente que est se comprometendo a cumprir os interesses pblicos, interesses estes que so alheios a sua prpria vontade e aos quais est vinculado legalmente. O servidor pblico, como o prprio nome sugere, um servo de todos. O servidor deve saber, de ante-mo, que a escolha pela carreira pblica a escolha pela transparncia de vida. Transparncia esta que serve como fator de moralidade de seu exerccio profissional. Um desdobramento desse princpio a vedao a que se submete o servidor, expressa no item VX, n, do Dec 1171 que diz que ao servidor vedado: n) apresentar-se habitualmente; embriagado no servio ou fora dele

Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
7

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA Aparecer embriagado no servio uma vedao no s no servio pblico, mas em qualquer servio. Isso bem difundido na moral comum s relaes de trabalho. Apresentar-se embriagado fora do servio habitualmente no da conta de ningum certo? Se voc servidor pblico, no! Claro, pessoal, que voc no est proibido de tomar suas biritinhas de vez em quando, rs aposto que tinha gente j querendo desistir s por causa dessa alnea n no ? rs O que a lei probe a embriaguez habitual. Podemos interpretar essa alnea, ainda, da seguinte forma. proibido apresentar-se embriagado no servio, ponto. No coerente imaginar que, depois de falarmos tanto sobre esse ideal de servidor pblico, fosse permitido que este chegasse ao servio bbado! Pelo amor de Deus! Mas, fora do servio, se o servidor se embriagasse estaria ele ferindo a tica e a moral administrativa, denegrindo a imagem e a honra do servio pblico, o qual representa? No. A no ser que essa embriaguez seja habitual. O cdigo de tica do servidor pblico no um cdigo militar! O interesse maior que o servio pblico seja prestado com a mxima eficincia. Por esse motivo que se probe a embriaguez habitual. Se o servidor um brio habitual, ele no vai estar na plenitude de sua sade fsica e mental, prejudicando assim o servio pblico que presta. Prejudicando, desse modo, o servio pblico. Ainda nesse sentido, as alneas o e p tambm trazem normas ticas aplicadas vida particular, ou no profissional do servidor. Vejamos, ento: o) dar o seu concurso a qualquer instituio que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana; p) exercer atividade profissional atica ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso. Uma instituio que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana, algo bem subjetivo. Mas no se preocupe que se cair na sua prova a cespe vai dizer que a instituio que o sujeito participa atenta conta a moral ou contra a honestidade ou a dignidade. Mas, um exemplo disso foram aquelas pessoas que criaram um site onde marcavam hora e local para espancar e matar travestis,
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
8

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA manifestavam seu dio contra mulheres, negros, homossexuais, etc. Sem dvida esse grupo atenta violentamente contra a moral, a honestidade e a dignidade da pessoa humana. Tambm proibido ao servidor exercer atividade profissional atica e ter seu nome vinculado a empreendimentos de cunho duvidoso. Pensando em exemplos extremos, um servidor no pode ter seu nome ligado a, por exemplo, um comrcio de aparelhos eletrnicos em feiras de ambulantes. Sabemos que a procedncia dos produtos nessas feiras duvidosa. Do mesmo modo, um servidor no pode exercer o comrcio (usando o mesmo exemplo) de aparelhos eletrnicos que, apesar de terem procedncia confivel, vendendo-os a um preo abaixo do de mercado, de modo a prejudicar a concorrncia entre os comerciantes. Que tal uma questo-exemplo? 2 (DPGU Analista 2010 - CESPE) O Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal estabelece, no inciso VI, captulo I, que a funo pblica deve ser tida como exerccio profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor pblico. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia na vida privada do servidor podero acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. Com base nessas informaes, assinale a opo correta. A) O inciso em questo atende a exigncia formal inscrita na Lei n. 8.112/1990, que dispe acerca do regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais. B) O contedo do inciso est eivado da cultura poltica tradicional brasileira, ao confundir a esfera pblica com a privada. C) O contedo do inciso em apreo est em acordo com o inciso I, que estabelece a dignidade e o decoro como norteadores da conduta do servidor, no exerccio do cargo ou fora dele. D) O contedo do inciso expressa a pretenso totalitria do Estado de controlar a vida privada do indivduo. E) O contedo do inciso contradiz os dispositivos constitucionais que estabelecem a liberdade individual e a liberdade profissional. Gabarito: C
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
9

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA Vamos comentar as alternativas erradas: Letra A: A lei 8112 no regula o comportamento do servidor no seu dia-a-dia. O estatuto federal trata do regime jurdico dos servidores, abrangendo desde a entrada do servidor no servio pblico at os casos de exonerao e demisso e as outras formas vacncia do cargo pblico, normatizando toda a vida profissional do servidor. A vida privada foi tratada pelo Decreto 1171. Letras B, D e E:No se trata de uma confuso entre a esfera pblica e a privada. A exigncia no mais do que um cuidado do legislador pela imagem do servio pblico, e como j disse acima, no se trata de uma invaso da privacidade e da vida ntima do servidor. Alm do que o servidor deveria saber, de ante-mo, que a entrada no servio pblico a escolha por uma vida aberta a constante fiscalizao de sua conduta. uma responsabilidade muito grande. O servidor e o atendimento ao pblico Muito corriqueiro no dia a dia do servidor, o atendimento ao pblico parte essencial da rotina de trabalho do agente pblico. Como dito anteriormente, o servidor reflete o exerccio da vocao do prprio poder estatal. No h como escapar: a imagem que a populao tem do servio pblico a imagem que ela tem dos servidores. A boa educao, a ateno, a gentileza, enfim, o bom trato com a populao j bem consagrado na iniciativa privada. Esta, sob a gide o cliente tem sempre razo procura sempre tratar o seu cliente da melhor forma possvel, fazendo com que ele saia da empresa com a melhor imagem possvel desta. O objetivo claro: fidelizar o cliente. Pense nas suas prprias experincias: quantas vezes voc chegou num restaurante, ou num escritrio e foi mal atendido, ignorado, ou at mesmo tratado com aquela genuna falta de educao? Aps ser atendido, voc se sentiu motivado a voltar naquela empresa ou preferiu procurar uma outra que oferea um servio melhor? por causa desse senso de competitividade (se eu no fizer meu trabalho direito meu cliente vai procurar outra empresa) que as
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
10

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA empresas privadas buscam sempre (pelo menos em tese) aperfeioar seus servios de atendimento. Aqui, atendimento mal feito significa menos clientes, o que significa prejuzo para a empresa. E como o objetivo principal de uma empresa normalmente o lucro, atender mal ir contra os objetivos da empresa. A Administrao Pblica no tem por fim a obteno de lucro. A primeira e ltima finalidade da Administrao Pblica, para a qual todos os seus atos se voltam, a satisfao dos interesses pblicos. Entendendo que o bem-estar da populao um interesse pblico, o bom atendimento nas reparties pblicas parte essencial da tica no servio pblico. Assim, o servidor pblico no trata bem a populao para trazer lucro, pois a Administrao no visa o lucro. Ento, qual a motivao de um servidor para tratar o pblico com cordialidade, cortesia, boa vontade e cuidado? Primeiro porque a lei impe, no item IX do Dec 1171/92. Depois, segundo o prprio item citado, o destrato ao pblico configura ocorrncia dano moral. Vejamos o referido dispositivo: IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao servio pblico caracterizam o esforo pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimnio pblico, deteriorando-o, por descuido ou m vontade, no constitui apenas uma ofensa ao equipamento e s instalaes ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligncia, seu tempo, suas esperanas e seus esforos para constru-los. Observe que o dispositivo trata tambm do dano causado ao patrimnio pblico. Os bens do Estado so bens de todos. Claro que o dano no se configura quando ocorre um acidente, mas quando houver culpa. Ter culpa no cometer um ato intencionalmente. A inteno caracteriza um ato doloso. A culpa verificada quando a pessoa age por imprudncia, negligencia ou impercia, o que na lei se disps como descuido ou m vontade. A populao nosso chefe, somos (os servidores pblicos) custeados pelos tributos pagos por todos. Temos, ento, de fazer jus a remunerao que recebemos, agindo com base na moralidade
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
11

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA administrativa em todas as atribuies as quais nos so confiadas, retribuindo a populao com um servio prestado com eficcia, e, acima de tudo, tica. Isso o que o item IV do Cdigo de tica nos diz expressamente, vejamos: IV- A remunerao do servidor pblico custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, at por ele prprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissocivel de sua aplicao e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqncia, em fator de legalidade. Veja a importncia que o cdigo d ao elemento moral-tico da conduta do servidor! fator de legalidade! Como disse, a tica no servio pblico no so orientaes de carter meramente informativo, no vinculativas, as quais o servidor seguir quando achar conveniente, ou por peso de conscincia. Uma conduta antitica ou amoral ilegal. Vejamos agora o que o Cdigo de tica dispe sobre o atendimento ao pblico, tratando dos deveres do servidor pblico, em seu item XIV: XIV - So deveres fundamentais do servidor pblico: () e) tratar cuidadosamente os usurios dos servios aperfeioando o processo de comunicao e contato com o pblico; () g) ser corts, ter urbanidade, disponibilidade e ateno, respeitando a capacidade e as limitaes individuais de todos os usurios do servio pblico, sem qualquer espcie de preconceito ou distino de raa, sexo, nacionalidade, cor, idade, religio, cunho poltico e posio social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral; Vamos resolver uma questo sobre o assunto? sempre bom vermos como a banca costuma tratar dos assuntos que estudamos. E a questo abaixo gerou certa polmica, por isso preste muita ateno. (TJDF 2008 CESPE) Uma servidora, cedida via convnio para outro rgo, solicitou, na unidade de gesto de pessoal, uma cpia do
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
12

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA seu ltimo contracheque para resoluo de problemas pessoais. Ao ser atendida, foi informada que as cpias dos contracheques se encontravam disponveis na Internet e que o rgo de pessoal no possua mais a obrigao de fornec-las ao servidor. Ela foi informada, ainda, que o acesso aos contracheques pela Internet seria realizado a partir de uma senha e pelo cadastro de um e-mail correspondente. O e-mail cadastrado para a servidora estava errado e, por isso, seria necessrio alter-lo para a realizao do procedimento de cadastro de senha e obteno do acesso. A servidora passou a reclamar muito das dificuldades implementadas pelo rgo pblico para que ela obtivesse o contracheque e da qualidade do atendimento recebido. Aps ouvir atentamente a servidora, solicitar que ela se acalmasse e adverti-la da possibilidade de desacato, o atendente se disps a imprimir o documento para ela. A partir da situao hipottica apresentada acima, julgue os itens a seguir. 3 - O comportamento do atendente demonstrou falta de presteza e de cortesia para com a servidora cedida. Gabarito: Errado Talvez voc tenha pensado em marcar esse enunciado como certo por ter se deixado envolver com a histria. Infelizmente, todos ns temos pelo menos uma histria triste (s vezes at traumtica) com uma repartio pblica. Atendimento ruim, desleixado, desrespeitoso, enfim, no sentido diametralmente oposto ao que estamos estudando. Assim, talvez por identificao, voc deve ter tomado as dores da servidora, que encontrou dificuldades para ter seu documento impresso, voc foi levado a pensar que a servidora foi mal atendida pelo atendente. Ainda mais quando ele a advertiu da possibilidade de desacato, rs. Entretanto, vamos observar a situao friamente. O atendente a todo tempo dava servidora as informaes necessrias ao atendimento de sua demanda: Ao ser atendida, foi informada que as cpias dos contracheques se encontravam disponveis na Internet. O atendente no negou os documentos servidora por vontade sua, lemos no texto que o rgo de pessoal no possua mais a obrigao de fornec-las ao servidor. Assim, o que o atendente poderia fazer ele fez, que foi indic-la a visitar o site.
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
13

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA Entretanto, a servidora comeou a se irritar quando no conseguiu acessar o documento pelo site. Mas o acesso foi impedido no por um erro da repartio, mas por um equvoco da prpria servidora: O email cadastrado para a servidora estava errado e, por isso, seria necessrio alter-lo para a realizao do procedimento de cadastro de senha e obteno do acesso. Quando a servidora passou a reclamar muito das dificuldades implementadas pelo rgo pblico (j vimos que as dificuldades no foram implementadas pelo rgo, elas decorreram de circunstancias externas) o atendente passou a ouvir atentamente a servidora, e pediu que ela se acalmasse, e finalmente, advertiu a mesma da possibilidade de desacato. No houve ameaa por parte do atendente. Muito menos m vontade, tanto que logo em seguida o atendente se disps a imprimir o documento para ela.

O servidor e o dever de obedincia O servidor deve obedincia aos seus superiores hierrquicos? Sim, claro que sim. Alm de uma constatao bvia, est expressamente previsto no Cdigo de tica dos Servidores Pblicos: XI O servidor deve prestar toda a sua ateno s ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acmulo de desvios tornam-se, s vezes, difceis de corrigir e caracterizam at mesmo imprudncia no desempenho da funo pblica. O estatuto dos servidores pblicos federais (lei 8.112/90), tambm nos traz esse dever de obedincia do servidor pblico em seu artigo 116, inciso IV: Art. 116. So deveres do servidor: () IV - cumprir as ordens superiores () Mas esse dever no absoluto. Mais do que a seu superior, o servidor pblico deve obedincia e total subordinao lei. Completando o inciso IV, nos diz o estatuto que o servidor dever cumprir com as ordens de seus superiores, exceto quando manifestamente ilegais.
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
14

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA Observe, inclusive que o item X do Cdigo de tica no diz que o servidor deve obedincia a todas as ordens do seu superior, sendo que o Cdigo nos diz: O servidor deve prestar toda a sua ateno s ordens legais de seus superiores. Como ningum pode ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, seno em virtude de lei, e que, especialmente para o administrador, a lei condio de ao, se uma ordem for explicitamente ilegal, o servidor no poder cumpri-la, no uma questo de escolha, se a ordem for ilegal ele no deve cumpri-la. No adianta alegar, posteriormente, que estava s cumprindo ordens. A ordem maior, que a da lei, foi desatendida. O cdigo de tica tambm se manifestou sobre esse assunto, nos seguintes termos: XIV - So deveres fundamentais do servidor pblico: () h) ter respeito hierarquia, porm sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal; i) resistir a todas as presses de superiores hierrquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrncia de aes imorais, ilegais ou aticas e denunci-las; Assim, sempre que o servidor verificar uma conduta de seu superior, contrria a lei, a tica ou a moralidade administrativa ele deve exercer a representao contra esse superior. E mais, a conduta moral e proba do servidor no se restringe, ou se resume a uma postura passiva em relao s ilegalidades e imoralidades que ocorram ao seu redor. No basta que o servidor resista s presses dos que queiram atuar de maneira ilegal e antitica, dever do servidor denunciar essas condutas. Vamos a mais uma questo-exemplo? 4 (UERN-2010-CESPE) Mateus, ocupante de cargo de chefia, exigiu que seus subordinados se filiassem respectiva associao profissional, para que seus interesses profissionais pudessem ser devidamente defendidos. Nessa situao, a conduta de Mateus, embora antitica, no ilegal, j que o cargo de chefia lhe autoriza
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
15

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA exigir de seus subordinados a filiao, para melhor defesa de seus interesses. Gabarito: Errado Aqui necessria a combinao de seus conhecimentos em Direito Constitucional com o que ns j sabemos sobre a tica no servio pblico. correto dizer que Mateus no cometeu uma ilegalidade ao exigir que seus subordinados se filiassem a uma certa associao profissional? O artigo 5, inciso V claro ao estabelecer que ningum ser obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato. Por a voc j mataria a questo. Entretanto, vamos analisar a questo sob o prisma da tica no servio pblico. At porque, sendo bem chatinho, como a atitude de Mateus feriu a Constituio da Repblica, a banca poderia dizer que a conduta no foi ilegal, mas sim, inconstitucional. Ento, quer dizer que no pode se dizer que a conduta de Mateus foi ilegal? Calma, candidato! Vou responder sua pergunta com uma outra pergunta: ser que uma conduta que atente contra a moralidade, contra a tica no configura, por si s, uma conduta ilegal? O item IV do Dec. 1171 nos responde. A moralidade administrativa fator de legalidade na aplicao do Direito na prtica. Ou seja, se a moralidade fator de legalidade, qualquer atentado moralidade, tica administrativa, um atentado lei. E mais, fica evidente que Mateus agiu em claro e evidente abuso de poder. Usar de seu poder hierrquico para coagir seus subordinados a se vincular a uma associao profissional abusar das prerrogativas decorrentes de seu cargo, e o Cdigo incisivo ao proibir seus servidores de abusarem das prerrogativas de seus cargos, se no vejamos: XIV - So deveres fundamentais do servidor pblico: () t) exercer com estrita moderao as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribudas, abstendo-se de faz-lo contrariamente aos legtimos interesses dos usurios do servio pblico e dos jurisdicionados administrativos;
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
16

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA A moderao a palavra chave. O servidor que possui prerrogativas funcionais no poder exerc-las abusivamente. Mas tambm no poder abrir mo de suas competncias, dos poderes decorrentes de suas prerrogativas.

Da integridade Novamente recorrendo ao Cdigo de tica dos servidores pblicos, o decreto 1.171/94, o inciso XIV, que elenca os deveres do servidor pblico, traz em sua alnea c a seguinte atitude a ser mantida pelo servidor: c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu carter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opes, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum Ser probo ser honesto. No exagero exigir que o servidor demonstre toda a integridade do seu carter, como vocs podem estar pensando. Pensem na carreira de vocs, futuros servidores da ANTT. Que estrago no faz um servidor desonesto? A probidade no s uma exigncia para que a Administrao fique bonita na foto, todos os servidores fazem parte de um sistema que lida, em ltima anlise com o funcionamento do prprio Estado brasileiro. No qualquer coisa, no! Pode-se perceber a importncia que o legislador d a probidade analisando uma outra lei, a lei 8429/92, a lei de improbidade administrativa. Resumidamente, so atos de improbidade administrativa aqueles que venham a importar: 1. Enriquecimento ilcito (entendido pela lei como a aferio de qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razo do exerccio de cargo, mandato, funo, emprego ou atividade na Administrao Direta ou Indireta) 2. Prejuzo ao Errio (entendido pela lei como qualquer ao ou omisso, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriao, malbaratamento ou dilapidao dos bens ou haveres das entidades da Administrao Pblica) 3. Atentado contra os princpios da Administrao Pblica (entendido pela lei como qualquer ao ou omisso
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
17

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade s instituies) Outro ponto importante a exigncia de lealdade do servidor. O servidor pblico deve ser leal s instituies a que servir o que ordena o Estatuto dos Servidores, logo aps de demandar o zelo na prestao do servio (artigo 116, II, lei 8112/90). Lembra daquela vedao a qual se submete o servidor pblico? O servidor no pode dar o seu concurso a qualquer instituio que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana, lembra? Na semana passada na aula de exerccios, falamos dessa questo dando como exemplo um servidor que participava de um grupo anti-semita, vale a pena transcrever o trecho da aula de exerccios para voc que no a adquiriu: () 5 - (MPOG-2010) Em decorrncia do que dispe o Decreto n. 1.171/94 (Cdigo de tica), aos servidores pblicos civis do Poder Executivo Federal, vedado: a) embriagar-se. b) fazer uso de informaes privilegiadas obtidas no mbito interno do servio, em benefcio de suas funes. c) participar de grupos anti-semitas. d) posicionar-se contrariamente ao sistema de cotas. e) exercer outra atividade profissional. Gabarito: C Passo agora a transcrever o comentrio ao gabarito: () Letra c: Correto. Qual o fundamento dessa proibio? No h nenhum fundamento legal explcito que possamos invocar para justificar essa alternativa. Nenhuma lei diz explicitamente: o servidor no pode participar de grupos anti-semitas. Entretanto, dentre as proibies constantes no inciso XV do Decreto 1171, a alnea o determina que o servidor no pode: dar o seu concurso a qualquer instituio que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana.
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
18

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA Um grupo anti-semita um grupo cujo objetivo a propagao do dio aos judeus. Um grupo anti-semita tem sua inspirao nos movimentos nazistas, como o de Adolf Hitler, e acredita que, para o bem da humanidade, os judeus devem ser mortos, aniquilados, extintos. No este um exemplo claro de uma instituio que atenta contra a dignidade da pessoa humana? Por esse motivo, a alternativa c est correta, pois se enquadra na proibio. () Entretanto, veja bem: a proibio no se limita a grupos que atentem contra os direitos humanos, como tratou a questo. Tambm fala o Cdigo de grupos que atentem contra a moral e a honestidade. No fcil dar um exemplo de um grupo que atente contra a moral e a honestidade. Confesso que no conheo um grupo do tipo: associao dos servidores federais desonestos. rs Para efeitos didticos, vamos tirar a palavra grupo e vamos falar da atitude em si. O servidor deve ser leal as instituies a que serve, no concorrendo para sua depreciao, nem fsica nem moral. Parece estranho, mas uma instituio, enquanto pessoa jurdica, e at mesmo um rgo, sem personalidade, pode ser atingida em sua moral. Por exemplo: Marinara servidora pblica e atriz de comerciais de lanchonetes (qualquer semelhana mera coincidncia, rs). Em uma recente entrevista a revista Modelos de Propaganda de Lanchonetes S/A, Marinara fez a seguinte declarao: prefiro um milho de vezes fazer minhas propagandas e desfilar nas passarelas nos meus finais de semana a trabalhar de segunda a sexta naquela repartio pblica fedorenta e largada, aquele lugar horroroso! Faamos agora uma hipottica questo de prova: Tendo em vista as atitudes que um servidor deve ter dentro e fora do servio e as declaraes da servidora e modelo, analise a afirmativa abaixo: A servidora agiu de modo antitico e desleal a instituio a que serve. Sua atitude fere a moralidade administrativa, pois configura
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
19

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA uma traio Administrao e revela um descaso com a funo que exerce. Correto. A lealdade um dos deveres mais transcendentes dos elencados no Cdigo de tica. Transcendente no por guardar uma caracterstica divina ou qualquer coisa, mas sim por ultrapassar a esfera do servio e incidir sobre a conduta do servidor fora do mbito da Administrao Pblica.

Da cortesia Novamente recorrendo primeira aula, lembram da urbanidade? Alm de um comportamento a ser observado, urbanidade uma atitude que o servidor deve preservar. Ser urbano ser educado, corts, atencioso, etc. Isso se reflete no atendimento ao pblico, que ser tema de nossa prxima aula, por isso no trataremos agora desse desdobramento da urbanidade. Vejamos, ento, mais um pouco sobre esse conceito sob o prisma da cortesia. O inciso XIV, alnea g nos diz expressamente que dever do servidor pblico ser corts, ter urbanidade, disponibilidade e ateno, respeitando a capacidade e as limitaes individuais de todos os usurios do servio pblico, sem qualquer espcie de preconceito ou distino de raa, sexo, nacionalidade, cor, idade, religio, cunho poltico e posio social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral. Corts a pessoa que recepciona bem algum de fora. O servidor deve tratar os usurios do servio pblico com a maior cortesia, entendendo que ali est seu chefe, aquele que, com seus impostos custeia sua remunerao e cujos interesses so o objeto de toda sua atuao. Para entendermos melhor a aplicao dessa atitude na prtica, vamos para mais uma questo exemplo: (TJDF 2008) Uma servidora, cedida via convnio para outro rgo, solicitou, na unidade de gesto de pessoal, uma cpia do seu ltimo contracheque para resoluo de problemas pessoais. Ao ser atendida, foi informada que as cpias dos contracheques se encontravam disponveis na Internet e que o rgo de pessoal no possua mais a obrigao de fornec-las ao servidor. Ela foi
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
20

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA informada, ainda, que o acesso aos contracheques pela Internet seria realizado a partir de uma senha e pelo cadastro de um e-mail correspondente. O e-mail cadastrado para a servidora estava errado e, por isso, seria necessrio alter-lo para a realizao do procedimento de cadastro de senha e obteno do acesso. A servidora passou a reclamar muito das dificuldades implementadas pelo rgo pblico para que ela obtivesse o contracheque e da qualidade do atendimento recebido. Aps ouvir atentamente a servidora, solicitar que ela se acalmasse e adverti-la da possibilidade de desacato, o atendente se disps a imprimir o documento para ela. A partir da situao hipottica apresentada acima, julgue os itens a seguir. 6 - (TJDF 2008-CESPE) O caso apresentado ilustra como o atendente pode se ver na situao de ter de ouvir reclamaes contundentes e precisar manter atitude corts. Entretanto, existem limites que, se ultrapassados pelo usurio, configuram desacato autoridade do servidor pblico no exerccio de sua funo. Gabarito: Correto Ser corts , tambm, ter humildade. Pode acontecer de o servio prestado pelo agente no seja o ideal, seja por negligncia deste ou at mesmo por um deslize, uma falta de ateno. O usurio tem todo o direito de reclamar dos servios que est utilizando. Pode-se dizer que as reclamaes so o diagnstico do servio e do servidor. Mais do que exercendo um direito, o usurio que reclama de um servio mal prestado est ajudando a Administrao a prestar um servio melhor. No caso apresentado o atendente ouviu todas as reclamaes da servidora, agindo perfeitamente em harmonia com os princpios ticos aos quais se submete. Entretanto, falando bem no popular ouvido de servidor no pinico! Os usurios tem direito de reclamar, mas como todo direito, este acaba onde comea o direito que o servidor tem de ser respeitado, ainda mais tendo em vista a importncia do servio prestado por ele. Por isso, o desacato no pode ser tolerado dentro do servio pblico. Mas mesmo assim, perceba que o atendente no deixou de ser corts, mesmo na iminncia de ser desacatado, ele no

Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
21

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA respondeu servidora com hostilidade, nem tampouco a ameaou, simplesmente a advertiu da possibilidade de desacato. Um servidor que prima pela cortesia ir sempre tratar, tanto o pblico em geral quando seus colegas e superiores com devido respeito, o mesmo que ele mesmo gostaria de receber.

Da integridade negativa Integridade negativa o dever que tem o servidor pblico de se guardar de dar sua participao em condutas e situaes desonestas, antiticas e amorais. O inciso XIV alnea i do cdigo de tica nos diz que dever do servidor pblico: i) resistir a todas as presses de superiores hierrquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrncia de aes imorais, ilegais ou aticas e denunci-las Diferente das demais normas do cdigo que informam atitudes a serem tomadas, comissivamente, pelos servidores, esse dispositivo impe que o servidor no faa alguma coisa. Fazendo uma releitura da norma, o servidor no poder ser conivente com seus superiores hierrquicos quando estes o estiverem pressionando a agir de forma imoral, ilegal e antitica. a consagrao da desobedincia tica. A regra que o servidor deve obedecer a todas as ordens emanadas das autoridades superiores, correto? Correto. Mas a exceo a essa regra clara. O servidor tem mais do que opo de no obedecer a essas ordens, ele tem o dever de no contribuir para que uma ilegalidade acontea. Mais ainda, tem o dever tambm de denunciar a atitude imoral do superior. No pode o servidor tomar conhecimento de uma ilegalidade ou imoralidade e lavar as mos. T na hora sabe de qu? Isso mesmo, t na hora da questo exemplo. 7 - (MI2009-CESPE) O servidor pblico no pode permitir que perseguies, simpatias, antipatias, caprichos, paixes ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o pblico, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
22

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA superiores ou inferiores, o que no significa que ele possa ser conivente com erro ou infrao s normas vigentes. Gabarito: Correto Perseguies, simpatias, antipatias, caprichos, paixes ou interesses de ordem pessoal que interfiram no trato com o pblico, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas so todas atitudes antiticas, imorais. Mesmo as simpatias? Sim. No s porque uma atitude no explicitamente maldosa que ela no v prejudicar o servio pblico. Se um servidor favorece um inferior ou um superior indevidamente, essa atitude automaticamente importar em prejuzo a outra pessoa. Alm das explicaes anteriores sobre a obrigao que tem o servidor de no ser conivente com os erros cometidos por seus colegas, cumpre ressaltar que a questo tambm tratou de uma vedao imposta ao servidor pblico, qual seja a vedao constante no inciso XV alnea f: f) permitir que perseguies, simpatias, antipatias, caprichos, paixes ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o pblico, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores Lembre-se: o administrador pblico, o servidor pblico no est em exerccio para satisfazer interesses prprios ou de terceiros, ele trabalha para o bem comum, para a satisfao dos interesses pblicos, que so indisponveis e superiores a quaisquer interesses particulares.

Por hoje s, pessoal. Chegamos ao final de nossa aula demonstrativa. Semana que vem estaremos aqui aprendendo mais sobre a tica no Servio Pblico. Espero que a aula de hoje tenha sido clara e que no tenham ficado muitas dvidas. Entretanto gostaria de incentivar a todos que tenham ficado com qualquer dvida a no hesitar em perguntar. Acessem o frum, me enviem emails (igormoreira@pontodosconcursos.com.br), mas no deixem nenhuma
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
23

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA dvida no ar. Estou disposio de vocs para esclarecer qualquer ponto que no tenha sido plenamente entendido por vocs. Um beijo do semi-gordo. At semana que vem! Antes de fechar a apostila, aqui vo mais alguns exerccios comentados para ajudar na fixao do tema.

MAIS EXERCCIOS COMENTADOS

8 - (Prova: CESPE - 2013 - IBAMA - Analista Ambiental Conhecimentos Bsicos) Acerca da tica no servio pblico, julgue os itens que se seguem. Caso uma servidora pblica comente com sua chefia imediata e com alguns colegas de trabalho que um servidor estaria assediando sexualmente uma colega de departamento, a conduta dessa servidora ser antitica, pois prejudicar a reputao de um colega de trabalho. COMENTRIOS: Como as bancas geralmente no usam termos populares, vamos traduzir: o que est acontecendo fofoca! Eu sei que isso quase no acontece (rs), mas a lei tratou, mesmo que no explicitamente desse assunto no decreto 1.171/94, mais especificamente no seu inciso XV, b. O inciso XV trata das proibies a que se submetem os servidores pblicos civis do poder executivo federal. Se vocs j estudaram a lei 8.112, que trata do regime jurdico dos servidores pblicos federais, vocs tero certa facilidade com esse Cdigo de tica. A parte do Estatuto Federal que institui o regime disciplinar dos servidores bem parecido.

Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
24

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA Enfim, dentre as condutas a que os servidores esto proibidos, ou seja, aquelas as quais estes devem abstinncia, temos a de no prejudicar deliberadamente a reputao de outros servidores ou de cidados que deles dependam, constante no dispositivo supracitado. A voc vai me perguntar, mas professor, e se o cara realmente um tarado e est bulinando a moa? Bom, se o caso, ele ser julgado num processo administrativo e/ou judicial e seu fim ser l definido. No cabe ficar fomentando a m fama de uma pessoa. At porque, em nosso Estado Democrtico de Direito toda pessoa tem presuno de inocncia. O suposto autor do assdio inocente at que se prove o contrrio. A servidora que comentava sobre o assdio est fazendo a caveira de seu colega, como se diz aqui no Rio. Isso acabar com sua reputao. Assim, a conduta antitica. GABARITO: C

9 - (Prova: CESPE - 2013 - IBAMA - Analista Ambiental Conhecimentos Bsicos) Considere que uma servidora pblica, impedida de se ausentar de uma reunio de trabalho, tenha solicitado ao motorista sua disposio, designado pelo rgo onde ela trabalha, para buscar sua filha no colgio. Nessa situao hipottica, a conduta da referida servidora foi antitica, pois ela desviou o motorista de suas atividades para atender a interesse particular. COMENTRIOS: Nossa, mas o Cespe muito criativo, vive inventando situaes que praticamente no se verificam na realidade!!! (rsrs...) Bom, espero que pelo menos vocs no faam nada contra a tica. Ns precisamos ser o servio pblico eficiente e honesto que queremos. Enfim, vamos questo.
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
25

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA O motorista da servidora? No. A prpria questo nos informou que o mesmo era designado pelo rgo onde a servidora trabalhava e que este estava simplesmente a disposio da mesma. Ah, professor, no a mesma coisa estar disposio e o motorista ser da servidora? De modo algum! O fato do motorista estar disposio da servidora no o faz empregado dela. Esse motorista servidor como ela (ou pode ser um terceirizado, o importante que ele no empregado da servidora). Logo, essa mulher est desviando servidor pblico para atendimento de interesse particular, conduta proibida, tipificada no inciso das proibies (XV) na alnea j. GABARITO: C

10 - (Prova: CESPE - 2013 - IBAMA - Analista Ambiental Conhecimentos Bsicos) No mbito da administrao pblica federal, o servidor interessado deve solicitar a abertura de processo administrativo sua chefia imediata, a quem cabe decidir sobre a formalizao do pedido e o incio do processo. COMENTRIOS: O erro da questo foi dizer que a chefia imediata do servidor competente para decidir sobre o incio do processo. A referida autoridade ter competncia para julgar o pedido formulado pelo autor. O enunciado dessa questo fere o princpio da ampla defesa que aplicado aos processos administrativos, por disposio expressa em nossa constituio. Acrescentanto, o processo administrativo pode se dar a pedido do servidor interessado ou de ofcio, quando uma autoridade tomar conhecimento de alguma irregularidade. No possvel fazer justia com as prprias mos. Por isso, o princpio geral do processo (em mbito judicial) que nos informa que
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
26

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA a jurisdio substitutiva, de modo que a vontade das partes substituda pela do Estado Juiz. O mesmo princpio pode ser aplicado ao processo administrativo. Assim, caso o servidor tenha interesse em alguma causa ou tome conhecimento de alguma irregularidade, este deve informar a sua chefia imediata sobre o ocorrido. No cabe quele decidir por contra prpria as questes que surgirem. GABARITO: E

11 - (Prova: CESPE - 2013 - IBAMA - Analista Ambiental Conhecimentos Bsicos) Quando um servidor define fins, prioriza valores e delimita regras de conduta conforme sua concepo particular de bem, ele age em consonncia com princpios da tica pblica. COMENTRIOS: Tranquilo, hein! Vejamos, a questo fala em uma pessoa que age de acordo com sua concepo particular de bem e diz que a mesma est em consonncia com a tica pblica. Isso est certo? Os bons alunos de Direito Administrativo respondero que no! Podemos resolver essa questo conhecendo o conceito de moralidade administrativa, que vocs com certeza aprenderam naquela aula de Administrativo que falava de princpios, lembra? A moralidade que um dos princpios da Administrao Pblica expressos na Constituio da Repblica. Essa moralidade no se confunde com a moralidade comum. tica e Moral Segundo o Michaelis Moderno Dicionrio da Lngua Portuguesa, tica a parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princpios ideais da conduta humana, definindo-a tambm como Conjunto de princpios morais que se devem observar no exerccio de uma profisso; deontologia.
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
27

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA A tica profissional , pode-se dizer, a moral aplicada ao ambiente de trabalho. regido pela tica profissional que o funcionrio no agride o outro, no rouba nem se apropria dos aparelhos e utenslios do escritrio, etc. Enfim, so as regras bsicas para o bom convvio entre as pessoas dentro de uma empresa, e entre os empregados e a prpria empresa. Essas regras podem vir, dependendo da empresa, expressas em cdigos de conduta, constantes no prprio contato de trabalho, assinado pelo empregado, ou em outras situaes. Apesar disso, as regras de tica profissional no tem carter sancionatrio, vinculativo. Como se baseiam na moral, so dotadas de uma inafastvel subjetividade, sendo que em cada situao, em cada empresa, em cada grupo, as regras podem variar, no se configurando uma regra geral imposta a todos. GABARITO: E

12 - (Prova: CESPE - 2013 - TJ-DF - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) A respeito de tica no servio pblico, julgue os prximos itens. A qualidade dos servios pblicos pode ser verificada quando os servidores pblicos exibem condutas embasadas na atualidade, na generalidade e na cortesia, por exemplo. COMENTRIOS: O conceito de qualidade no servio pblico fruto da aplicao de outro princpio constitucional, o da eficincia. O servio pblico deve mostrar sua eficincia pela qualidade, que demonstrada, dentre outras coisas, pelo comportamento dos servidores. Estes devem atuar de forma generalista, ou impessoal, no podendo permitir que interesses de ordem pessoal interfiram na qualidade do servio; tambm deve o servidor ser corts e manter-se atualizado tanto com as leis que regem sua atuao quanto com as ordens de seus superiores. Corts a pessoa que recepciona bem algum de fora. O servidor deve tratar os usurios do servio pblico com a maior cortesia,
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
28

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA entendendo que ali est seu chefe, aquele que, com seus impostos custeia sua remunerao e cujos interesses so o objeto de toda sua atuao. Como desdobramento do princpio da efetividade e do princpio bsico do Direito que diz que ningum se escusa de cumprir a lei alegando que no a conhece, se inclui dente os deveres do servidor pblico o seguinte: XIV - So deveres fundamentais do servidor pblico: () q) manter-se atualizado com as instrues, as normas de servio e a legislao pertinentes ao rgo onde exerce suas funes; Visa o Cdigo, ao estabelecer tal regra um incentivo a atualizao constante do servidor, na tentativa de se evitar um arcasmo dos servidores que devem representar o Estado. Alm do que, o desconhecimento de uma nova norma de servio, ou de uma nova legislao pode acarretar um irreparvel dano ao direito de outrem. GABARITO: C

13 - (Prova: CESPE - 2013 - TJ-DF - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) No contexto da administrao pblica, a legitimidade dos atos do servidor pblico, de acordo com a CF, relaciona-se, entre outros fatores, ao dever de probidade. COMENTRIOS: Num primeiro momento, a legitimidade dos atos do servidor pblico tem relao com o atributo do ato administrativo denominado presuno de legalidade/legitimidade. Essa a fonte primeira e essencial da legitimidade de um ato de um servidor pblico. Podemos, no entanto, elencar tambm como fonte dessa legitimidade o dever de probidade do servidor. mas a presuno de que estamos

Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
29

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA falando no de legalidade, ento por que estamos falamos de moralidade? Simples, candidato(a), a probidade, de acordo com o Decreto 1.171 de 1994, ligada indissociavelmente finalidade e aplicao do prprio Direito. Consequentemente, a moralidade administrativa (ou a probidade) um fator de legalidade. Confira o inciso IV do Cdigo de tica:
A remunerao do servidor pblico custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, at por ele prprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissocivel de sua aplicao e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqncia, em fator de legalidade .

GABARITO: C

14 - (Prova: CESPE - 2013 - TJ-DF - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) O servidor que se apresenta frequentemente embriagado no servio comete ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica. COMENTRIOS: Veremos os atos de improbidade administrativa na aula de nmero 3. Mas j para adiantar, chegar embriagado no um deles! Claro, um ato antitico, mas cuidado, a questo no perguntou se um ato honesto, tico, moral, mas sim se de improbidade administrativa. No . Os atos de improbidade so os que resultam em leso ao errio, enriquecimento ilcito ou que fere um dos princpios da administrao pblica. Chegar embriagado ao servio uma conduta tipificada tanto no Cdigo de tica quanto na lei 8.112/90. Nesta, inclusive, tal conduta punvel com demisso. Quanto questo da embriaguez, a regra de ouro :

Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
30

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA Pode ficar bbado? Depende. No servio, nunca (uma vez = demisso). Fora de servio, s vezes (embriaguez habitual = falta tica). Vejam o que nos diz o Cdigo de tica no seu inciso XV, n: XV - E vedado ao servidor pblico: [...] n) apresentar-se habitualmente; grifos meus GABARITO: E embriagado no servio ou fora dele

15 - (Prova: CESPE - 2013 - TJ-DF - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Os atos tpicos de improbidade administrativa restringem-se ao descumprimento do princpio do sigilo e da confidencialidade de informaes. COMENTRIOS: Novamente, veremos esse assunto de forma mais abrangente na terceira aula. Por hora importa sabermos que os atos de improbidade tpicos so vrios e vrios, mas que podem ser divididos em grupos: atos que geram enriquecimento ilcito, que geram leso ao errio e que ferem os princpios da Administrao Pblica. A revelao de informao a que o servidor tenha acesso por causa de seu cargo atitude antitica prevista tanto no decreto 1.171/94 quanto na lei 8.112/90, bem como na lei 8.429. O erro da questo foi restringir os atos de improbidade esses atos de descumprimento de sigilo. GABARITO: E

Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
31

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA 16 - (Prova: CESPE - 2013 - CNJ - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Acerca de tica no servio pblico, julgue os itens a seguir. Um servidor pblico que tenha seu nome vinculado a qualquer atividade empresarial suspeita pode incorrer em falta tica. COMENTRIOS: Apesar de subjetividade do texto do Cdigo de tica, a questo est correta. Para explicar essa questo, vejamos uma outra questo da banca ESAF, no concurso do MPOG. (ESAF-MPOG-2010) Em decorrncia do que dispe o Decreto n. 1.171/94 (Cdigo de tica), aos servidores pblicos civis do Poder Executivo Federal, vedado: a) embriagar-se. b) fazer uso de informaes privilegiadas obtidas no mbito interno do servio, em benefcio de suas funes. c) participar de grupos anti-semitas. d) posicionar-se contrariamente ao sistema de cotas. e) exercer outra atividade profissional. Gabarito: C Passo agora a transcrever o comentrio ao gabarito: () Letra c: Correto. Qual o fundamento dessa proibio? No h nenhum fundamento legal explcito que possamos invocar para justificar essa alternativa. Nenhuma lei diz explicitamente: o servidor no pode participar de grupos anti-semitas. Entretanto, dentre as proibies constantes no inciso XV do Decreto 1171, a alnea o determina que o servidor no pode: dar o seu concurso a qualquer instituio que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana. Um grupo anti-semita um grupo cujo objetivo a propagao do dio aos judeus. Um grupo anti-semita tem sua inspirao nos
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
32

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA movimentos nazistas, como o de Adolf Hitler, e acredita que, para o bem da humanidade, os judeus devem ser mortos, aniquilados, extintos. No este um exemplo claro de uma instituio que atenta contra a dignidade da pessoa humana? Por esse motivo, a alternativa c est correta, pois se enquadra na proibio. () Entretanto, veja bem: a proibio no se limita a grupos que atentem contra os direitos humanos, como tratou a questo. Tambm fala o Cdigo de grupos que atentem contra a moral e a honestidade. No fcil dar um exemplo de um grupo que atente contra a moral e a honestidade. Confesso que no conheo um grupo do tipo: associao dos servidores federais desonestos. rs Alm disso, o Decreto, em seu inciso XV, p, diz expressamente que ao servidor proibido exercer atividade profissional atica ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso. GABARITO: C

17 - (Prova: CESPE - 2013 - CNJ - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) O relativismo cultural estabelece que todos os seres humanos so, em si, padres pelos quais suas aes devem ser julgadas em termos ticos e morais. COMENTRIOS: Negativo. Como j vimos, a tica que deve ser observada nas relaes do servio pblico (tanto entre os servidores e os usurios e entre os servidores entre si) no a moral comum, que se estabelece individualmente, no a moral pessoal de cada indivduo. Ora, se fosse assim simplesmente no haveria aplicao da tica no ambiente do servio pblico. Cada pessoa tem sua viso pessoal sobre o que correto ou incorreto. Exatamente por isso o Cdigo de tica nos diz que a aplicao tica deve superar a distino entre bem e mal, atingindo ponderao sobre a finalidade da conduta, que deve sempre ser o bem comum. Assim a moralidade se torna fator de legalidade.
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
33

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA GABARITO: E

18 - (Prova: CESPE - 2013 - CNJ - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Estimular a observncia do Cdigo de tica do Servio Pblico um dever de todo e qualquer servidor pblico. COMENTRIOS: Questo tranquila, traz o texto do inciso XIV, v, do decreto 1.171/94. Veja que a responsabilidade do servidor, face Administrao Pblica enorme. Abrange mais de que uma simples poltica de boas maneiras dentro do trabalho. O que se exige que o servidor seja um embaixador do servio pblico na sociedade, estando ele obrigado a guardar os princpios morais dentro e fora do servio. Sendo, inclusive estabelecido no Cdigo de tica como dever do servidor pblico divulgar e informar a todos os integrantes da sua classe sobre a existncia deste Cdigo de tica, estimulando o seu integral cumprimento. O servidor reflete o exerccio da vocao do prprio poder estatal. GABARITO: C

19 - (Prova: CESPE - 2013 - CNJ - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Acerca de tica no servio pblico, julgue os itens a seguir. O primeiro nvel das questes ticas constitudo pelo indivduo. Esse nvel enfatiza como as pessoas devem ser tratadas nas organizaes. COMENTRIOS: O nvel individual, em primeiro lugar no o primeiro, mas sim o ltimo. Vamos conhecer o nveis, trazidos, dentre outros por Maximiano (2006).

Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
34

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA 1 Nvel Social: atualmente e cada vez mais, as organizaes e os seus gestores so constantemente expostos e julgados pela comunicao social e pela opinio pblica em geral, pressionando-os para tomarem decises, baseando-se unicamente no comportamento tico. 2 Nvel Legal: por princpio, as leis vigentes em cada pas representam valores sociais. Contudo, por motivos diversos, entre os quais a impossibilidade do legislador em traduzir fielmente para a legislao todos os valores morais da sociedade, o respeito das aes e das decises pela legalidade no as torna necessariamente ticas. 3 Nvel Organizacional: atravs dos cdigos de conduta, definidos ao nvel organizacional ou ao nvel associativo, a organizao tambm pode determinar se as aes e decises dos seus membros so ou no ticas. Alm dos cdigos de conduta, a conduta tica ainda determinada ou influenciada pela prpria natureza da cultura organizacional, da liderana e do sistema de prmios. 4 Nvel Individual: por fim o ltimo nvel da tica que tm a haver com a prpria natureza e integridade moral do indivduo levando a que alguns indivduos, no estejam na disposio de aceitar decises e comportamentos ticos dentro da organizao. Esse nvel enfatiza como as pessoas devem ser tratadas nas organizaes. GABARITO: E

20 - (Prova: CESPE - 2012 - PRF - Nvel Superior) Acerca de tica e conduta pblica, julgue os itens a seguir. A moralidade da administrao pblica norteia-se pela distino entre o bem e o mal e pela noo de que sua finalidade o bem comum. COMENTRIOS: Muito bem, a questo est completa. Muita gente pode achar que est errada pela questo ter dito norteia-se pela distino entre o bem e o mal. Realmente a tica no se baseia somente na distino entre o bem e o mal.
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
35

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA O que vocs no podem esquecer que essa distino faz parte da tica pblica. Claro, no suficiente. Como a questo oportunamente trouxe, esta deve estar conjugada com a noo de sua finalidade, que o bem comum. GABARITO: C

21 - (Prova: CESPE - 2012 - ANATEL - Analista Administrativo) Julgue os prximos itens, relativos tica no servio pblico. As faltas de servidor pblico ao trabalho, independentemente dos motivos, so fatores de desmoralizao do servio pblico e da administrao pblica. COMENTRIOS: O erro da questo foi ela ter dito que as faltas que desmoralizam o servio pblico, independem dos motivos. O que o decreto 1.171 diz que as faltas injustificadas so fatores de desmoralizao do servio pblico. Vejam o texto do decreto: XII - Toda ausncia injustificada do servidor de seu local de trabalho fator de desmoralizao do servio pblico, o que quase sempre conduz desordem nas relaes humanas. GABARITO: E

22 - (Prova: CESPE - 2012 - TRE-RJ - Tcnico Judicirio Programao de Sistemas) Com relao tica no servio pblico, julgue os itens a seguir. vedado ao servidor pblico abster-se de exercer sua funo, mesmo que a finalidade da atividade seja estranha ao interesse pblico. COMENTRIOS: O servidor no pode abster-se de exercer as atribuies de seu cargo nas atividades inerentes ao interesse pblico. Atuar, valendo-se
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
36

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA do cargo pblico , na verdade uma conduta antitica e ilcita, configurando abuso de poder na modalidade desvio de poder. O inciso XIV, u, nos informa que dever do servidor abster-se, de forma absoluta, de exercer sua funo, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse pblico, mesmo que observando as formalidades legais e no cometendo qualquer violao expressa lei. Ou seja, trata-se de um verdadeiro dever negativo do servidor. GABARITO: E

23 - (Prova: CESPE - 2012 - TRE-RJ - Tcnico Judicirio Programao de Sistemas) O servidor pblico deve usar de artifcios para procrastinar o exerccio regular de direito de qualquer pessoa. COMENTRIOS: Ah, essa no precisa nem conhecer o Cdigo de tica para responder, o bom senso j nos basta. Apesar de (infelizmente) ocorrer na prtica, a procrastinao no um dever, mas sim uma proibio, elencada no inciso XV, d. essa procrastinao, acrescente-se, causa dano moral ao usurio. GABARITO: E

24 - (Prova: CESPE - 2012 - TRE-RJ - Tcnico Judicirio Operao de Computador) Considerando o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, julgue os itens que se seguem. O servidor pblico pode subverter e(ou) desconsiderar a hierarquia entre cargos em situaes em que sejam

Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
37

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA comprometidos o seu bem-estar e o efetivo exerccio de suas atividades. COMENTRIOS: Para responder a esta e a diversas outras perguntas preciso responder a outra pergunta: qual interesse deve prevalecer? O interesse privado fcil responder: no. Os interesses privados sucumbem ao interesse pblico, pois estamos diante de um regime jurdico de Direito Pblico. O interesse da Administrao? (...) NO! Por favor, pessoal, entendam isso: o interesse pblico no se confunde com o interesse da Administrao. J vi o Cespe cobrando esse tipo de distino, ento cuidado. O interesse pblico genrico, impessoal, superior aos interesses privados e ao prprio interesse da Administrao. Este (o interesse pblico) o que deve ser protegido em qualquer hiptese. Baseado no interesse pblico, o servidor poder, sim, subverter ou desconsiderar a hierarquia, mas no com base em interesses particulares. GABARITO: E

25 - (Prova: CESPE - 2012 - TRE-RJ - Tcnico Judicirio Operao de Computador) Uma das penas que podem ser aplicadas ao servidor pblico pela comisso de tica a pena de censura. COMENTRIOS: Apesar do gabarito oficial do Cespe ter dado essa questo como correta. Se formos literais, devemos considera-la incorreta. O motivo bem simples. O Cdigo de tica, em seu inciso XXII diz que a censura a nica pena aplicvel pela Comisso de tica. Vejamos o referido dispositivo:
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
38

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA
XXII - A pena aplicvel ao servidor pblico pela Comisso de tica a de censura e sua fundamentao constar do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com cincia do faltoso.

GABARITO: C

26 - (Prova: CESPE - 2012 - TRE-RJ - Cargos de Nvel Superior - Conhecimentos Bsicos) Com base no Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, julgue os itens a seguir. No mbito da administrao pblica, a moralidade no comportamento do servidor limita-se ao discernimento do certo e do errado, do bem e do mal. COMENTRIOS: J vimos esse ponto. J sabemos essa regra de cor! No basta distinguir entre o bem e o mal, entre o certo e o errado, entre o justo e o injusto. A essa distino deve ser acrescida a ideia da finalidade, que sempre o bem comum. Vejamos o inciso III:
A moralidade da Administrao Pblica no se limita distino entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idia de que o fim sempre o bem comum. O equilbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor pblico, que poder consolidar a moralidade do ato administrativo.

GABARITO: E

27 - (Prova: CESPE - 2012 - TRE-RJ - Cargos de Nvel Superior - Conhecimentos Bsicos) Os deveres atribudos aos servidores pblicos incluem o de participar de estudos relativos melhoria do exerccio de suas atividades profissionais. COMENTRIOS:
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
39

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA Esse um dever que se relaciona de forma bem explcita com o princpio da eficincia. Este princpio, constitucionalmente estabelecido no caput do artigo 37, demanda por uma administrao pblica mais racional e eficiente. No basta fazer o servio, este deve ser realizado com diligncia, atualidade, prontido e rapidez. O Decreto 1.171/94 se esfora notadamente na persecuo desses valores e na sua aplicao ao servio pblico brasileiro. O dever de aprimoramento, expresso no enunciado da questo, est expresso no inciso XIV, o. Vejamos o dispositivo: participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exerccio de suas funes, tendo por escopo a realizao do bem comum GABARITO: C

28 - (Prova: CESPE - 2012 - TRE-RJ - Cargos de Nvel Superior - Conhecimentos Bsicos) vedado ao servidor pblico facilitar a fiscalizao de todos os seus atos. COMENTRIOS: A facilitao da fiscalizao , na verdade um dever! No se trata de uma confuso entre a esfera pblica e a privada. A exigncia no mais do que um cuidado do legislador pela imagem do servio pblico, e como j disse acima, no se trata de uma invaso da privacidade e da vida ntima do servidor. Alm do que o servidor deveria saber, de antemo, que a entrada no servio pblico a escolha por uma vida aberta a constante fiscalizao de sua conduta. uma responsabilidade muito grande. O servidor deve ser um facilitador dos servios pblicos, no um entrave. Um servidor que no se atenta a cumprir seus deveres ticos um entrave ao crescimento da Nao. Tanto que o cdigo estabelece como um dever do servidor pblico a facilitao da fiscalizao de todos os atos ou servios por quem de direito, em seu item XIV, alnea s. Qualquer conduta de entrave a
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
40

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA uma fiscalizao deve ser vista, alm de antitica, como uma conduta suspeita, pois, falando no popular: quem no deve no teme. GABARITO: E

29 - (Prova: CESPE - 2012 - TRE-RJ - Cargos de Nvel Superior - Conhecimentos Bsicos) H previso legal para a criao de comits de tica em todos os rgos e entidades integrantes da administrao pblica. COMENTRIOS: Aqui o Cespe foi bem legalista. Cobrou o trecho expresso da lei. A questo est errada pois a previso legal existente no pela criao de comits de tica, mas sim de COMISSES. Assim o Captulo III do Decreto 1.171/94. GABARITO: E

30 - (Prova: CESPE - 2012 - TJ-AL - Tcnico Judicirio) Considerando a tica no servio pblico, assinale a opo correta. a) O servidor pblico deve demonstrar cortesia em situaes de atendimento ao pblico, com destaque para aquelas pessoas com quem j tenha familiaridade. b) A dignidade o principal valor que norteia a tica do servidor pblico. c) Com relao administrao pblica, a moralidade limitase distino entre o bem e o mal. d) Espera-se que o servidor pblico sempre atue com respeito hierarquia. e) A boa vontade deve estar sempre presente no comportamento do servidor pblico em quaisquer situaes e em qualquer tempo de seu cotidiano.
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
41

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA COMENTRIOS: Vamos analisar item por item. A: o servidor deve mostrar interesse no atendimento a toda e qualquer pessoa, sem nenhuma preferencia ou desleixo por quem quer que seja. A atuao do servidor deve ser impessoal. Isso, no entanto no deve ser confundido com frieza. Ser impessoal , simplesmente no tratar uma pessoa de um modo diferente (seja para o bem ou para o mal) por um motivo de ordem pessoal, ntima. B: a dignidade um dos principais valores que norteiam a tica do servidor, mas no o nico ou o principal. A tica profissional no servio pblico tem uma finalidade: atender melhor ao pblico. Melhor ao ponto da perfeio. No decorrer desta e de nossas outras aulas vocs vero que as disposies do Cdigo de tica chegam a ser (em minha opinio) romnticas. No que elas sejam impossveis de se alcanar, mas que pela sua redao, o legislador deixou transparecer que ele no quis nada menos do que a perfeio. Isso no ruim. Se temos a perfeio como alvo, se chegarmos perto j ser excelente, e o servio pblico brasileiro no ser mais lembrado como improdutivo e protelatrio, um lugar onde nada acontece, para ser referncia de efetividade e segurana. Ser servidor pblico uma imensa responsabilidade. Infelizmente poucos so os que entendem isso e encaram o servio pblico como sendo, efetivamente uma responsabilidade. A maioria v no cargo pblico uma oportunidade de se darem bem, ganhando um dinheiro certo, trabalhando pouco. Muito longe desse prisma, no mnimo preguioso, o Decreto 1.171 de 94 diz, no primeiro item de seu Cdigo de tica que A dignidade, o decoro, o zelo, a eficcia e a conscincia dos princpios morais so primados maiores que devem nortear o servidor pblico, seja no exerccio do cargo ou funo, ou fora dele, j que refletir o exerccio da vocao do prprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes sero direcionados para a preservao da honra e da tradio dos servios pblicos. C: j cansamos de ver isso aqui na aula. A mera distino entre o bem e o mal, o certo e o errado, o justo e o injusto podem servir
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
42

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA para as demais regra morais, mas no para a moral administrativa, no para a tica pblica. Deve ser acrescentada a essa distino a ideia de que a finalidade de todo ato administrativo o bem comum. D: Essa a regra. O servidor deve atender s ordens superiores. A exceo fica por conta dos casos nos quais essas ordens forem ilegais ou antiticas, quando o dever passa a ser de representar contra a irregularidade verificada. E: O Cdigo de tica no exige que voc seja um Bob Esponja, feliz e contente o tempo todo, mas sim que voc preserve uma conduta tica tanto na vida pblica quanto na privada. GABARITO: D

31 - (Prova: CESPE - 2011 - TCU - Auditor Federal de Controle Externo) Os atos, comportamentos e atitudes dos servidores devero incluir sempre uma avaliao de natureza tica, para harmonizar prticas pessoais e valores institucionais. COMENTRIOS: O objetivo do Cdigo de tica criar uma verdadeira cultura de tica no servio pblico. Impe-se ao servidor que a tica deve integrar toda a vida da pessoa, tanto em servio quanto fora. Como j foi repetido diversas vezes, a tica fator de legalidade dos atos praticados pelo servidor. Entretanto, como diz o brocardo romano: nem tudo que legal honesto. Por isso a atuao do servidor pblico no pode ser pautado unicamente na lei. Esse legalismo frio e irracional marca da Administrao Pblica burocrtica, a qual deve ser superada (pelo menos em seus aspectos prejudiciais). O Decreto, em seu inciso II enftico ao afirmar que o servidor no poder jamais desprezar o elemento tico de sua conduta. Ou seja, a moralidade deve integrar-se na atuao funcional e na vida do servidor pblico por completo. GABARITO: C
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
43

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA

32 - (Prova: CESPE - 2011 - EBC - Tcnico - Administrao) A respeito do disposto no Decreto n.1.171/1994, que instituiu o Cdigo de tica do Servidor Pblico Civil, julgue os itens seguintes. vedado ao servidor pblico alterar o teor de documentos recebidos e que devam ser encaminhados para providncias, ainda que motivado por seu esprito de solidariedade e com a inteno de corrigir equvoco de forma ou de contedo. COMENTRIOS: Dentre as vedaes, no artigo XV, podemos citar:
c) ser, em funo de seu esprito de solidariedade, conivente com erro ou infrao a este Cdigo de tica ou ao Cdigo de tica de sua profisso;

A verdade deve estar acima da camaradagem. Apesar de num primeiro olhar no ser to claro, um servidor muito amigo de todos um problema. Esse tipo de servidor, ou daqueles que no conseguem dizer no a ningum, ou daquele tipo de pessoa que utiliza o mtodo Don Corleone de controle sobre as pessoas: no quero dinheiro para esconder isso que eu vi voc fazendo, mas eu te fiz um favor, e um dia eu posso pedir um favor em troca. No importa se foi com a melhor das intenes ou no. No denunciar uma conduta ilegal ou imoral/antitica cometida por outro servidor ser conivente com ele. Ns j sabemos isso pois estudamos que as condutas antiticas podem ser tanto comissivas quanto omissivas. antitico tanto agir de forma imoral quanto deixar que se aja de tal forma. Mais uma vedao merece nossa anlise:
h) alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providncias;

Como dissemos no comeo desse tpico, todos os documentos pblicos gozam de f pblica. Essa presuno de extrema importncia na ordem jurdica, constituindo-se como base da presuno de legitimidade, atributo de todos os atos administrativos.
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
44

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA Logo, deturpar ou alterar o teor de documentos pblicos de uma extremo risco. Sendo intencional ou no, a alterao do teor dos documentos pode implicar na alterao ou deturpao da verdade, ensejando enormes prejuzos, tanto para os usurios do servio pblico quanto para a prpria Administrao Pblica. GABARITO: C

33 - (Prova: CESPE - 2011 - EBC - Tcnico - Administrao)

Fatos e atos relativos conduta do servidor no dia a dia de sua vida privada no podem ser considerados para acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional, em razo de terem ocorrido ou sido praticados fora do local de trabalho. COMENTRIOS: Pelo contrrio, a conduta e a vida particular do servidor servir de base para o aumento ou diminuio de seu conceito funcional. Afinal de contas, no basta ser honesto s no trabalho, isso no tica. Ademais, analisando as proibies e deveres do servidor, podemos observar que a vida privada influencia muito na tica funcional. Por exemplo, o servidor no pode empregar seu nome ou ter ligao com organizaes de carter duvidoso. Isso faz parte da vida privada do servidor, mas influencia em seu conceito na vida funcional. Por fim, nesse sentido o texto do decreto 1.171/94 em seu inciso IV: A funo pblica deve ser tida como exerccio profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor pblico. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada podero acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. GABARITO: E

34 - (Prova: CESPE - 2011 - EBC - Tcnico - Administrao)


Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
45

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA O servidor que, por desconhecimento das atualizaes legais, pratica ato de acordo com normas e legislaes j alteradas no age em desacordo com o referido cdigo de tica. COMENTRIOS: Num primeiro momento voc at pensa: , tadinho, no tava sabendo que a regra mudou, isso no antitico. Mas a vida, meus caros, a vida no assim no, nem no servio pblico. Como estamos sob o manto da administrao gerencial, precisamos nos conscientizar de que precisamos realizar o servio de forma gil e eficiente. E a atualizao do servidor passa por essa excelncia que a lei demanda. Como desdobramento do princpio da efetividade e do princpio bsico do Direito que diz que ningum se escusa de cumprir a lei alegando que no a conhece, se inclui dente os deveres do servidor pblico o seguinte:
XIV - So deveres fundamentais do servidor pblico: () q) manter-se atualizado com as instrues, as normas de servio e a legislao pertinentes ao rgo onde exerce suas funes;

Visa o Cdigo, ao estabelecer tal regra um incentivo a atualizao constante do servidor, na tentativa de se evitar um arcasmo dos servidores que devem representar o Estado. Alm do que, o desconhecimento de uma nova norma de servio, ou de uma nova legislao pode acarretar um irreparvel dano ao direito de outrem. GABARITO: E

35 - (Prova: CESPE - 2011 - EBC - Tcnico - Administrao)

Para obedecer a seus superiores, o servidor no poder abster- se de exercer sua funo, poder ou autoridade, mesmo que a finalidade da ordem por ele recebida seja estranha ao interesse pblico.
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
46

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA COMENTRIOS: Como j explicitado, o interesse maior, aquele a que vocs devem ateno e prestao de contas no o de vocs mesmos, de um terceiro, nem da Administrao ou de seu chefe imediato. Em ltima anlise, o interesse a que vocs deve obedincia o interesse pblico. Por isso costumo dizer nas minhas turmas que o chefe de vocs , na realidade, o povo, na concepo do interesse que ele representa: o interesse pblico. GABARITO: E

36 - (Prova: CESPE - 2011 - FUB - Analista de Tecnologia da Informao) Em cada um dos itens a seguir, apresentada uma situao hipottica seguida de uma assertiva a ser julgada com relao conduta dos agentes em conformidade com o que dispe o Cdigo de tica do Servidor Pblico. Jair sempre procurou manter-se atualizado com as instrues, as normas de servio e a legislao pertinentes ao rgo pblico onde exerce suas funes. Nesse caso, o servidor age de acordo com o que dispe o mencionado cdigo de tica. COMENTRIOS: O dever de atualizao muito importante e objeto recorrente de provas. Como desdobramento do princpio da efetividade e do princpio bsico do Direito que diz que ningum se escusa de cumprir a lei alegando que no a conhece, se inclui dente os deveres do servidor pblico o seguinte: XIV - So deveres fundamentais do servidor pblico: ()

Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
47

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA q) manter-se atualizado com as instrues, as normas de servio e a legislao pertinentes ao rgo onde exerce suas funes; Visa o Cdigo, ao estabelecer tal regra um incentivo a atualizao constante do servidor, na tentativa de se evitar um arcasmo dos servidores que devem representar o Estado. Alm do que, o desconhecimento de uma nova norma de servio, ou de uma nova legislao pode acarretar um irreparvel dano ao direito de outrem. GABARITO: C

37 - (Prova: CESPE - 2011 - FUB - Analista de Tecnologia da Informao) A servidora pblica Jane, irritada com o fato de uma colega ter sido designada para fiscalizar o seu trabalho, no fez nada para prejudicar ou facilitar o trabalho de fiscalizao. Nessa situao, a atitude de Jane aceitvel, visto que no h qualquer obrigao da sua parte em facilitar o trabalho de fiscalizao. COMENTRIOS: E aqui valem as palavras de Jesus quando disse: quem comigo no ajunta, espalha, quem no comigo contra mim. , irmo, tem de colaborar, no basta no atrapalhar. Amm?! Se liga: o dever que o Cdigo de tica traz no de permitir a fiscalizao, mas sim de facilitar. Para facilitar no basta ficar inerte, h de ser observada uma conduta positiva no sentido de colaborar com a fiscalizao. O servidor deve ser um facilitador dos servios pblicos, no um entrave. Um servidor que no se atenta a cumprir seus deveres ticos um entrave ao crescimento da Nao. Tanto que o cdigo estabelece como um dever do servidor pblico a facilitao da fiscalizao de todos os atos ou servios por quem de direito, em seu item XIV, alnea s. Qualquer conduta de entrave a uma fiscalizao deve ser vista, alm de antitica, como uma conduta suspeita, pois, falando no popular: quem no deve no teme.
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
48

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA GABARITO: E

38 - (Prova: CESPE - 2011 - FUB - Analista de Tecnologia da Informao) Joo, servidor pblico, muito religioso e no consegue admitir que Paulo, seu colega de setor, seja ateu. Sempre que Paulo est presente, Joo perde a pacincia ao realizar seus afazeres, permitindo que sua antipatia pelo colega interfira no trato com o pblico. Nesse caso, Joo deve ser advertido em razo de sua conduta, vedada aos servidores pblicos. COMENTRIOS: Aposto que muita, mas muuuuita gente marcou essa questo como correta. E que bom que isso aconteceu aqui no curso. Afinal, aqui a hora de errar, pra no errarmos no dia da prova! A questo t toda certinha, com exceo da parte final, que jogou tudo por gua abaixo. O Joo crento no vai ser advertido, varo, ele vai ser censurado. Lembra? A nica penalidade que est prevista no decreto 1.171/94 a censura. A advertncia, mesmo sendo equivalente, no est l. Isso torna a questo errada. GABARITO: E

39 - (Prova: CESPE - 2011 - FUB - Analista de Tecnologia da Informao) Marcos exerce cargo de chefia em determinado rgo pblico. Ao recepcionar os servidores recm-empossados, exorta-os a cumprir fielmente seus compromissos ticos com o servio pblico, afirmando que a atividade pblica a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da nao. Nessa situao, Marcos descumpre o cdigo de tica, de acordo com o qual o servidor deve evitar comentrios exagerados e ufanistas.
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
49

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA COMENTRIOS: Poxa, se fossem proibidos comentrios ufanistas o primeiro a ser punido quem escreveu o Cdigo de tica! O que Marcos exortou no passa do literal texto do Cdigo de tica. Vejam o inciso XIII:
- O servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidado, colabora e de todos pode receber colaborao, pois sua atividade pblica a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da Nao.

XIII

Como sempre digo aos meus alunos. O servio pblico uma vocao. uma misso. GABARITO: E

40 - (Prova: CESPE - 2011 - FUB - Cargos de Nvel Mdio) Com base no Cdigo de tica dos Servidores Pblicos, julgue os itens seguintes. A remunerao do servidor custeada pelos tributos que ele mesmo paga, direta ou indiretamente, e, como cidado, integrante da sociedade, tem o direito de auditar pessoalmente as contas pblicas e os gastos do rgo a que pertence. COMENTRIOS: Como cidado ele tem direito de fiscalizar e acompanhar os gastos realizados em qualquer rgo pblico. Isso no significa, no entanto, que o servidor como cidado possa auditar as contas pblicas. Isso um servio privativo dos servidores integrantes das carreiras de auditoria do Estado. GABARITO: E

41 - (Prova: CESPE - 2010 - INSS - Engenheiro Civil)


Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
50

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA A respeito da tica no servio pblico, julgue os itens que se seguem. Para fins de apurao do comprometimento tico, entende-se como servidor pblico todo aquele que ocupa cargo efetivo na administrao pblica. COMENTRIOS: A lei no fala em servidores efetivos, restritivamente. O que temos a designao genrica de servidor pblico. E meus queridos alunos que so feras em Direito Administrativo sabem que h duas espcies de servidor, o efetivo (vocs futuramente) que ocupa cargo de carreira e adentra ao servio pblico por meio de concurso pblico; e o ocupante de cargo em comisso, que ocupam cargos de direo, chefia e assessoramento, que no entram por concurso, e ocupam cargos de confiana. O Cdigo de tica comissionados. GABARITO: E se aplica tanto aos efetivos quanto aos

42 - (Prova: CESPE - 2010 - AGU - Agente Administrativo) Considerando que a expectativa da sociedade com relao conduta daqueles que desempenham atividades no servio e na gesto de bens pblicos cada vez maior, julgue os itens que seguem, relativos tica no contexto do servio pblico e legislao pertinente. A ausncia injustificada do servidor de seu local de trabalho fator de desmoralizao do servio pblico e pode ser considerada uma atuao antitica. COMENTRIOS: Agora sim, a questo foi perfeita. A falta desmoralizadora aquela que no justificada. GABARITO: C
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
51

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA

Relao das questes comentadas

1 (PMDF 2009) A tica tem a sua base conceitual na palavra moral. Apesar de tica e moral significarem hbitos e costumes, no sentido de normas comportamentais que se tornaram habituais, a tica engloba uma reflexo crtica acerca dos alicerces de um sistema de costumes de uma pessoa, grupo ou sociedade.

2 (DPGU Analista 2010 - CESPE) O Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal estabelece, no inciso VI, captulo I, que a funo pblica deve ser tida como exerccio profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor pblico. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia na vida privada do servidor podero acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. Com base nessas informaes, assinale a opo correta. A) O inciso em questo atende a exigncia formal inscrita na Lei n. 8.112/1990, que dispe acerca do regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais. B) O contedo do inciso est eivado da cultura poltica tradicional brasileira, ao confundir a esfera pblica com a privada. C) O contedo do inciso em apreo est em acordo com o inciso I, que estabelece a dignidade e o decoro como norteadores da conduta do servidor, no exerccio do cargo ou fora dele. D) O contedo do inciso expressa a pretenso totalitria do Estado de controlar a vida privada do indivduo. E) O contedo do inciso contradiz os dispositivos constitucionais que estabelecem a liberdade individual e a liberdade profissional.

Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
52

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA (TJDF 2008 CESPE) Uma servidora, cedida via convnio para outro rgo, solicitou, na unidade de gesto de pessoal, uma cpia do seu ltimo contracheque para resoluo de problemas pessoais. Ao ser atendida, foi informada que as cpias dos contracheques se encontravam disponveis na Internet e que o rgo de pessoal no possua mais a obrigao de fornec-las ao servidor. Ela foi informada, ainda, que o acesso aos contracheques pela Internet seria realizado a partir de uma senha e pelo cadastro de um e-mail correspondente. O e-mail cadastrado para a servidora estava errado e, por isso, seria necessrio alter-lo para a realizao do procedimento de cadastro de senha e obteno do acesso. A servidora passou a reclamar muito das dificuldades implementadas pelo rgo pblico para que ela obtivesse o contracheque e da qualidade do atendimento recebido. Aps ouvir atentamente a servidora, solicitar que ela se acalmasse e adverti-la da possibilidade de desacato, o atendente se disps a imprimir o documento para ela. A partir da situao hipottica apresentada acima, julgue os itens a seguir. 3 - O comportamento do atendente demonstrou falta de presteza e de cortesia para com a servidora cedida.

4 (UERN-2010-CESPE) Mateus, ocupante de cargo de chefia, exigiu que seus subordinados se filiassem respectiva associao profissional, para que seus interesses profissionais pudessem ser devidamente defendidos. Nessa situao, a conduta de Mateus, embora antitica, no ilegal, j que o cargo de chefia lhe autoriza exigir de seus subordinados a filiao, para melhor defesa de seus interesses.

5 - (MPOG-2010) Em decorrncia do que dispe o Decreto n. 1.171/94 (Cdigo de tica), aos servidores pblicos civis do Poder Executivo Federal, vedado: a) embriagar-se. b) fazer uso de informaes privilegiadas obtidas no mbito interno do servio, em benefcio de suas funes. c) participar de grupos anti-semitas.
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
53

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA d) posicionar-se contrariamente ao sistema de cotas. e) exercer outra atividade profissional.

(TJDF 2008) Uma servidora, cedida via convnio para outro rgo, solicitou, na unidade de gesto de pessoal, uma cpia do seu ltimo contracheque para resoluo de problemas pessoais. Ao ser atendida, foi informada que as cpias dos contracheques se encontravam disponveis na Internet e que o rgo de pessoal no possua mais a obrigao de fornec-las ao servidor. Ela foi informada, ainda, que o acesso aos contracheques pela Internet seria realizado a partir de uma senha e pelo cadastro de um e-mail correspondente. O e-mail cadastrado para a servidora estava errado e, por isso, seria necessrio alter-lo para a realizao do procedimento de cadastro de senha e obteno do acesso. A servidora passou a reclamar muito das dificuldades implementadas pelo rgo pblico para que ela obtivesse o contracheque e da qualidade do atendimento recebido. Aps ouvir atentamente a servidora, solicitar que ela se acalmasse e adverti-la da possibilidade de desacato, o atendente se disps a imprimir o documento para ela. A partir da situao hipottica apresentada acima, julgue os itens a seguir. 6 - (TJDF 2008-CESPE) O caso apresentado ilustra como o atendente pode se ver na situao de ter de ouvir reclamaes contundentes e precisar manter atitude corts. Entretanto, existem limites que, se ultrapassados pelo usurio, configuram desacato autoridade do servidor pblico no exerccio de sua funo.

7 - (MI2009-CESPE) O servidor pblico no pode permitir que perseguies, simpatias, antipatias, caprichos, paixes ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o pblico, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores, o que no significa que ele possa ser conivente com erro ou infrao s normas vigentes.

8 - (Prova: CESPE - 2013 - IBAMA - Analista Ambiental Conhecimentos Bsicos)


Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
54

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA Acerca da tica no servio pblico, julgue os itens que se seguem. Caso uma servidora pblica comente com sua chefia imediata e com alguns colegas de trabalho que um servidor estaria assediando sexualmente uma colega de departamento, a conduta dessa servidora ser antitica, pois prejudicar a reputao de um colega de trabalho.

9 - (Prova: CESPE - 2013 - IBAMA - Analista Ambiental Conhecimentos Bsicos) Considere que uma servidora pblica, impedida de se ausentar de uma reunio de trabalho, tenha solicitado ao motorista sua disposio, designado pelo rgo onde ela trabalha, para buscar sua filha no colgio. Nessa situao hipottica, a conduta da referida servidora foi antitica, pois ela desviou o motorista de suas atividades para atender a interesse particular.

10 - ( Prova: CESPE - 2013 - IBAMA - Analista Ambiental Conhecimentos Bsicos) No mbito da administrao pblica federal, o servidor interessado deve solicitar a abertura de processo administrativo sua chefia imediata, a quem cabe decidir sobre a formalizao do pedido e o incio do processo.

11 - (Prova: CESPE - 2013 - IBAMA - Analista Ambiental Conhecimentos Bsicos) Quando um servidor define fins, prioriza valores e delimita regras de conduta conforme sua concepo particular de bem, ele age em consonncia com princpios da tica pblica.

12 - (Prova: CESPE - 2013 - TJ-DF - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) A respeito de tica no servio pblico, julgue os prximos itens.

Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
55

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA A qualidade dos servios pblicos pode ser verificada quando os servidores pblicos exibem condutas embasadas na atualidade, na generalidade e na cortesia, por exemplo. 13 - (Prova: CESPE - 2013 - TJ-DF - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) No contexto da administrao pblica, a legitimidade dos atos do servidor pblico, de acordo com a CF, relaciona-se, entre outros fatores, ao dever de probidade.

14 - (Prova: CESPE - 2013 - TJ-DF - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) O servidor que se apresenta frequentemente embriagado no servio comete ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica.

15 - (Prova: CESPE - 2013 - TJ-DF - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Os atos tpicos de improbidade administrativa restringem-se ao descumprimento do princpio do sigilo e da confidencialidade de informaes.

16 - (Prova: CESPE - 2013 - CNJ - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Acerca de tica no servio pblico, julgue os itens a seguir. Um servidor pblico que tenha seu nome vinculado a qualquer atividade empresarial suspeita pode incorrer em falta tica.

17 - (Prova: CESPE - 2013 - CNJ - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) O relativismo cultural estabelece que todos os seres humanos so, em si, padres pelos quais suas aes devem ser julgadas em termos ticos e morais.
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
56

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA

18 - (Prova: CESPE - 2013 - CNJ - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Estimular a observncia do Cdigo de tica do Servio Pblico um dever de todo e qualquer servidor pblico.

19 - (Prova: CESPE - 2013 - CNJ - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Acerca de tica no servio pblico, julgue os itens a seguir. O primeiro nvel das questes ticas constitudo pelo indivduo. Esse nvel enfatiza como as pessoas devem ser tratadas nas organizaes.

20 - (Prova: CESPE - 2012 - PRF - Nvel Superior) Acerca de tica e conduta pblica, julgue os itens a seguir. A moralidade da administrao pblica norteia-se pela distino entre o bem e o mal e pela noo de que sua finalidade o bem comum.

21 - (Prova: CESPE - 2012 - ANATEL - Analista Administrativo) Julgue os prximos itens, relativos tica no servio pblico. As faltas de servidor pblico ao trabalho, independentemente dos motivos, so fatores de desmoralizao do servio pblico e da administrao pblica.

22 - (Prova: CESPE - 2012 - TRE-RJ - Tcnico Judicirio Programao de Sistemas) Com relao tica no servio pblico, julgue os itens a seguir. vedado ao servidor pblico abster-se de exercer sua funo, mesmo que a finalidade da atividade seja estranha ao interesse pblico.

Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
57

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA 23 - (Prova: CESPE - 2012 - TRE-RJ - Tcnico Judicirio Programao de Sistemas) O servidor pblico deve usar de artifcios para procrastinar o exerccio regular de direito de qualquer pessoa.

24 - (Prova: CESPE - 2012 - TRE-RJ - Tcnico Judicirio - Operao de Computador) Considerando o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, julgue os itens que se seguem. O servidor pblico pode subverter e(ou) desconsiderar a hierarquia entre cargos em situaes em que sejam comprometidos o seu bemestar e o efetivo exerccio de suas atividades.

25 - (Prova: CESPE - 2012 - TRE-RJ - Tcnico Judicirio - Operao de Computador) Uma das penas que podem ser aplicadas ao servidor pblico pela comisso de tica a pena de censura.

26 - (Prova: CESPE - 2012 - TRE-RJ - Cargos de Nvel Superior Conhecimentos Bsicos) Com base no Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, julgue os itens a seguir. No mbito da administrao pblica, a moralidade no comportamento do servidor limita-se ao discernimento do certo e do errado, do bem e do mal.

27 - (Prova: CESPE - 2012 - TRE-RJ - Cargos de Nvel Superior Conhecimentos Bsicos) Os deveres atribudos aos servidores pblicos incluem o de participar de estudos relativos melhoria do exerccio de suas atividades profissionais.

Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
58

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA 28 - (Prova: CESPE - 2012 - TRE-RJ - Cargos de Nvel Superior Conhecimentos Bsicos) vedado ao servidor pblico facilitar a fiscalizao de todos os seus atos.

29 - (Prova: CESPE - 2012 - TRE-RJ - Cargos de Nvel Superior Conhecimentos Bsicos) H previso legal para a criao de comits de tica em todos os rgos e entidades integrantes da administrao pblica.

30 - (Prova: CESPE - 2012 - TJ-AL - Tcnico Judicirio) Considerando a tica no servio pblico, assinale a opo correta. a) O servidor pblico deve demonstrar cortesia em situaes de atendimento ao pblico, com destaque para aquelas pessoas com quem j tenha familiaridade. b) A dignidade o principal valor que norteia a tica do servidor pblico. c) Com relao administrao pblica, a moralidade limita-se distino entre o bem e o mal. d) Espera-se que o servidor pblico sempre atue com respeito hierarquia. e) A boa vontade deve estar sempre presente no comportamento do servidor pblico em quaisquer situaes e em qualquer tempo de seu cotidiano.

31 - (Prova: CESPE - 2011 - TCU - Auditor Federal de Controle Externo) Julgue os itens de 34 a 37, relativos aos princpios e normas de conduta tica dos servidores do TCU. Os atos, comportamentos e atitudes dos servidores devero incluir sempre uma avaliao de natureza tica, para harmonizar prticas pessoais e valores institucionais.
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
59

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA

32 - (Prova: CESPE - 2011 - EBC - Tcnico - Administrao) A respeito do disposto no Decreto n. 1.171/1994, que instituiu o Cdigo de tica do Servidor Pblico Civil, julgue os itens seguintes. vedado ao servidor pblico alterar o teor de documentos recebidos e que devam ser encaminhados para providncias, ainda que motivado por seu esprito de solidariedade e com a inteno de corrigir equvoco de forma ou de contedo.

33 - (Prova: CESPE - 2011 - EBC - Tcnico - Administrao) Fatos e atos relativos conduta do servidor no dia a dia de sua vida privada no podem ser considerados para acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional, em razo de terem ocorrido ou sido praticados fora do local de trabalho.

34 - (Prova: CESPE - 2011 - EBC - Tcnico - Administrao) O servidor que, por desconhecimento das atualizaes legais, pratica ato de acordo com normas e legislaes j alteradas no age em desacordo com o referido cdigo de tica.

35 - (Prova: CESPE - 2011 - EBC - Tcnico - Administrao) Para obedecer a seus superiores, o servidor no poder abster- se de exercer sua funo, poder ou autoridade, mesmo que a finalidade da ordem por ele recebida seja estranha ao interesse pblico.

36 - (Prova: CESPE - 2011 - FUB - Analista de Tecnologia da Informao)

Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
60

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA Em cada um dos itens a seguir, apresentada uma situao hipottica seguida de uma assertiva a ser julgada com relao conduta dos agentes em conformidade com o que dispe o Cdigo de tica do Servidor Pblico. Jair sempre procurou manter-se atualizado com as instrues, as normas de servio e a legislao pertinentes ao rgo pblico onde exerce suas funes. Nesse caso, o servidor age de acordo com o que dispe o mencionado cdigo de tica.

37 - (Prova: CESPE - 2011 - FUB - Analista de Tecnologia da Informao) A servidora pblica Jane, irritada com o fato de uma colega ter sido designada para fiscalizar o seu trabalho, no fez nada para prejudicar ou facilitar o trabalho de fiscalizao. Nessa situao, a atitude de Jane aceitvel, visto que no h qualquer obrigao da sua parte em facilitar o trabalho de fiscalizao.

38 - (Prova: CESPE - 2011 - FUB - Analista de Tecnologia da Informao) Joo, servidor pblico, muito religioso e no consegue admitir que Paulo, seu colega de setor, seja ateu. Sempre que Paulo est presente, Joo perde a pacincia ao realizar seus afazeres, permitindo que sua antipatia pelo colega interfira no trato com o pblico. Nesse caso, Joo deve ser advertido em razo de sua conduta, vedada aos servidores pblicos.

39 - (Prova: CESPE - 2011 - FUB - Analista de Tecnologia da Informao) Marcos exerce cargo de chefia em determinado rgo pblico. Ao recepcionar os servidores recm-empossados, exorta-os a cumprir fielmente seus compromissos ticos com o servio pblico, afirmando que a atividade pblica a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da nao. Nessa situao, Marcos descumpre o cdigo de tica, de acordo com o qual o servidor deve evitar comentrios exagerados e ufanistas.
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
61

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA

40 - (Prova: CESPE - 2011 - FUB - Cargos de Nvel Mdio) Com base no Cdigo de tica dos Servidores Pblicos, julgue os itens seguintes. A remunerao do servidor custeada pelos tributos que ele mesmo paga, direta ou indiretamente, e, como cidado, integrante da sociedade, tem o direito de auditar pessoalmente as contas pblicas e os gastos do rgo a que pertence.

41 - (Prova: CESPE - 2010 - INSS - Engenheiro Civil) A respeito da tica no servio pblico, julgue os itens que se seguem. Para fins de apurao do comprometimento tico, entende-se como servidor pblico todo aquele que ocupa cargo efetivo na administrao pblica.

42 - (Prova: CESPE - 2010 - AGU - Agente Administrativo) Considerando que a expectativa da sociedade com relao conduta daqueles que desempenham atividades no servio e na gesto de bens pblicos cada vez maior, julgue os itens que seguem, relativos tica no contexto do servio pblico e legislao pertinente. A ausncia injustificada do servidor de seu local de trabalho fator de desmoralizao do servio pblico e pode ser considerada uma atuao antitica.

Gabarito

1C 8-C

2C 9-C

3E 10 -E

4E 11- E

5C 12- C

6C 13- C

7C 14- E

Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
62

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA 15 E 22- E 29- E 36- C 16- C 23- E 30 D 37- E 17- E 24- E 31- C 38- E 18- C 25- C 32- C 39- E 19 E 26- E 33- E 40 E 20- C 27- C 34- E 41- E 21- E 28- E 35- E 42 C

QUESTES DE FIXAO

1 - (PMDF 2009) Os cdigos de tica contribuem para orientar o comportamento de pessoas, grupos e organizaes (incluindo seus gestores). Os cdigos de tica devem refletir tanto os valores passados como os vigentes das sociedades humanas.

2 - (STM2010) O servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidado, colabora para o bem-estar de todos e de todos recebe colaborao.

3 - (STM2010) O servidor pblico deve apresentar comportamentos e atitudes direcionados para a preservao da honra e da tradio dos servios pblicos, tanto no exerccio de seu cargo ou funo quanto fora dele.

4 - (STM2010) O trabalho desenvolvido pelo servidor pblico perante a comunidade deve ser entendido como acrscimo ao bemestar do prximo e ao seu prprio bem-estar.

TRE-BA2009
Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
63

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA Normalmente, condutas antiticas extrapolam os limites das relaes interpessoais e se tornam objeto de poltica, fomentando a elaborao de cdigos de tica de grupos profissionais, como os servidores pblicos. A respeito da tica no servio pblico, julgue os itens que se seguem. 5 - (TRE-BA2009) As organizaes pblicas possuem muitas semelhanas com as empresas tradicionais, mas com um grande diferencial: ter como meta a prestao de servios de qualidade que beneficiaro a toda sociedade civil.

6 - (TRE-BA2009) A tica profissional deve ser compreendida estritamente no mbito do relacionamento do profissional com sua clientela e vice-versa, tendo em vista a dignidade do homem e o bem-estar do contexto sociocultural em que atua na sua profisso.

7 (MMA 2009) A questo da tica pblica est diretamente relacionada aos princpios fundamentais, ou seja, a uma norma hipottica com premissas ideolgicas e que deve reger tudo o mais que estiver relacionado ao comportamento do ser humano em seu meio social.

8 (DPU2010) Em caso de atraso no atendimento a cidados em rgo pblico, o servidor deve, com base nos princpios de tica no servio pblico, A) exercer suas atribuies com rapidez, perfeio e rendimento, buscando por fim ao problema. B) ter respeito hierarquia, no se imiscuindo na situao, que no lhe diz respeito, e procurando fazer da melhor maneira suas atribuies. C) ser apenas corts com os cidados, caso lhe apresentem reclamaes quanto a situao de atraso. D) informar aos cidados que, diante da situao, s deve fazer o que est previsto em lei, em respeito ao princpio da estrita legalidade.

Prof. Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br
64

TICA NO SERVIO PBLICO PARA ANTT PARA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA E) atender ao princpio de isonomia, no se envolvendo na situao em tela, cumprindo suas obrigaes, porque, caso aja de modo diferente, incorrer em crime de advocacia administrativa.

9 - (TRT-RN2010-CESPE) Tratar o usurio do servio pblico como cidado que paga pelos servios a serem prestados um dos princpios do atendimento ao pblico nos rgos pblicos.

10 - (STJ/CESPE/2008) O funcionrio, ao atender o usurio de seu servio, deve ser corts e interessado, mesmo que este usurio apresente comportamento irritado e indelicado ou seja de classe socioeconmica inferior sua ou, ainda, ostente smbolos religiosos diferentes de sua religio.

11 - (STJ/CESPE/2008) O funcionrio que, no exerccio de suas funes, deixa o usurio de seu servio espera enquanto atende ligao telefnica particular por 20 minutos causa danos morais a esse usurio.

12 - (STJ/CESPE/2008) Caso ocorra uma tentativa de suborno por parte do usurio, compete ao funcionrio recusar a proposta e registrar a ocorrncia, omitindo a identificao do usurio porque, mesmo nessas condies, o funcionrio tem o compromisso tico de preservar a idoneidade moral do usurio.

GABARITO

1-E 2-C 3-C 4-C 4-C


Prof. Igor Moreira

6-E 7-C 8-A 9C 10 - C

11 - C 12 - E

www.pontodosconcursos.com.br
65

S-ar putea să vă placă și