Sunteți pe pagina 1din 5

Assuntos da Petrobrs - 2012

ENGENHEIRO(A) DE EQUIPAMENTOS JNIOR ELETRNICA


BLOCO 1 1. Redes de computadores. 2. Princpios de comunicao analgica e digital e anlise de sinais. 3. Instrumentao industrial e tcnicas de medidas. 4. Controle linear contnuo. 5. Controle linear discreto. BLOCO 2: 1. Circuitos eltricos e de potncia. 2. Eletrnica analgica. 3. Eletrnica digital. 4. Noes de termodinmica. 5. Noes de mecnica dos fluidos. 6. Noes de sade e segurana do trabalho. BLOCO 3: 1. Converso eletromecnica de energia. 2. Probabilidade e estatstica. 3. Arquiteturas computacionais, microprocessadores e microcontroladores. 4. Algoritmos computacionais e estruturas de dados. 5. Noes de banco de dados relacional. 6. Sistemas operacionais.

TCNICO(A) DE MANUTENO JNIOR - ELETRNICA


BLOCO 1: 1. Noes de eletrnica analgica, amplificadores operacionais, transdutores, diodos. 2. Noes de eletrnica digital (lgica booleana; portas e circuitos mais comuns; Circuitos CMOS e TTL) 3. Noes de equipamentos de teste e de laboratrio (multmetro, osciloscpio e frequencmetro). 4. Noes de medio, definies e unidades de presso, temperatura, nvel, vazo, massa e densidade. 5. Noes de controle de processos (sistemas de malha aberta e malha fechada). 6. Noes de controladores lgicos programveis (CLP), sistemas digitais de controle distribudo (SDCD) e suas linguagens de programao (ladder e diagrama de blocos). BLOCO 2: 1. Terminologia e simbologia ISA S5.1. 2. Interpretao de documentos de projeto de tubulao industrial (plantas, isomtricos, lista de linhas) e diagramas eltricos. 3. Noes de desenho em meio eletrnico (Ferramentas CAD). 4. Noes de mecnica dos fluidos. 5. Noes de metrologia. 6. Noes de redes, meios fsicos e protocolos de campo (Ethernet, Profibus, Modbus, Hart e Foundation Fieldbus). BLOCO 3: 1. Conhecimento da documentao bsica de projetos de instrumentao (fluxograma de engenharia, lista de instrumentos, folhas de dados, tpicos de instalao, diagramas de interligao, diagramas de malha, diagramas lgicos, matriz de causa e efeito, plantas); 2. Noes de sistemas supervisrios. 3. Noes de sistemas instrumentados de segurana. 4. Noes de planejamento PERT/CPM. 5. Noes de sade e segurana do trabalho. 6. Conceitos bsicos de manuteno corretiva, preventiva, preditiva e comissionamento.

TCNICO(A) DE MANUTENO JNIOR - INSTRUMENTAO


BLOCO 1: 1. Noes de metrologia cientfica: calibrao e rastreabilidade de instrumentos e demais conceitos do Vocabulrio Internacional de Metrologia (VIM). 2. Transmisso e transmissores pneumticos, eletrnicos analgicos, digitais e inteligentes. 3. Elementos finais de controle (vlvulas de controle pneumticas, hidrulicas, motorizadas) e seus acessrios (posicionadores, vlvulas solenides, indicadores de posio e filtros reguladores). 4. Conhecimento da documentao bsica de projetos de instrumentao (fluxograma de engenharia, lista de instrumentos, folhas de dados, tpicos de instalao, diagramas de interligao, diagramas de malha, diagramas lgicos, matriz de causa e efeito, plantas de instrumentao e listas de materiais), Terminologia e simbologia ISA S5.1. 5. Noes de medio, definies e unidades de presso, temperatura, nvel, vazo, massa e densidade. 6. Conceitos bsicos de manuteno corretiva, preventiva, preditiva e comissionamento. BLOCO 2: 1. Noes de controladores lgicos programveis (CLP), e suas linguagens de programao (ladder e diagrama de blocos). 2. Noes de controle de processos (sistemas de malha aberta e malha fechada). 3. Noes de arquitetura de redes industriais de comunicao. 4. Noes de sistemas instrumentados de segurana. BLOCO 3: 1. Conhecimentos bsicos em eletrnica analgica e eletrnica digital. 2. Noes de mecnica dos fluidos. 3. Noes de sade e segurana do trabalho. 4. Noes de dimensionamento e seleo de elementos primrios de medio (termopares e placas de orifcio) e elementos finais de controle (vlvulas de controle). 5. Noes bsicas de analisadores (medidores de pH, condutivmetros, densmetros, percentual de oxignio e cromatgrafos.

ENGENHEIRO(A) DE EQUIPAMENTOS JNIOR ELTRICA BLOCO 1: 1. Teoria eletromagntica; 2. Circuitos eltricos CC e CA (monofsicos e trifsicos); 3. Mquinas eltricas: transformador, mquina sncrona, motor de induo e mquina de corrente contnua; 4. Anlise de sistemas eltricos: valores por unidade (p.u.), componentes simtricas, modelagem dos elementos, faltas simtricas e assimtricas. BLOCO 2: 1. Gerao, transmisso e distribuio de energia eltrica; 2. Acionamentos e controles eltricos; 3. Instalaes eltricas: baixa e mdia tenso; 4. Aterramento de sistemas e de segurana; 5. Proteo de sistemas eltricos; 6. Medidas eltricas; 7. Eletrnica analgica e digital; 8. Eletrnica de Potncia. BLOCO 3: 1. Clculo diferencial, integral (univarivel e multivarivel) e vetorial; 2. Equaes diferenciais ordinrias; 3. lgebra Linear: Sistemas de equaes lineares, matrizes e determinante, transformaes lineares; 4. Sistemas de controle: Transformada de Laplace, funes de transferncia, sistemas de 1 e 2 ordem, malha aberta e malha fechada, estabilidade; 5. Probabilidade e estatstica; 6. Termodinmica: leis, aplicaes e ciclos trmicos; 7. Fenmenos de transporte e mecnica dos fluidos; 8. Bombas, Compressores e Turbinas (a gs e a vapor).

TCNICO(A) DE MANUTENO JNIOR - ELTRICA BLOCO 1 1. Simbologia e diagramas eltricos: uni-trifilares, esquemas de acionamento e controle. 2. Noes bsicas de circuitos eltricos de corrente contnua. 3. Noes bsicas de circuitos eltricos de corrente alternada: corrente e tenso senoidais, valor eficaz e valor de pico. 4. Potncia e energia eltrica: potncia ativa, reativa e aparente, fator de potncia e correo do fator de potncia. 5. Circuitos monofsicos e trifsicos: tenso de linha, tenso de fase e ligao estrela/tringulo. 6. Noes bsicas de eletromagnetismo. 7. Funcionamento bsico e aplicao de mquinas eltricas: transformadores, mquinas sncronas, mquinas de corrente contnua e motores de induo. 8. Dispositivos de proteo de baixa tenso. 9. Acionamentos e comando de motores eltricos. 10. Conceitos bsicos de segurana e higiene do trabalho. 11. Equipamentos de proteo individual e coletiva com nfase em eletricidade. 12. Interpretao e anlise de projetos eltricos. BLOCO 2 1. Fundamentos de Medidas eltricas. 2. Utilizao de instrumentos de medio e testes: corrente, tenso, potncia e isolao. 3. Funcionamento bsico e aplicao de retificadores, baterias e No-Breaks. 4. Instalaes eltricas de baixa tenso. 5. Redes areas e instalaes eltricas de 1,0 kV a 17,5 Kv. BLOCO 3 1. Grandezas eltricas e magnticas e Sistema Internacional de Unidades. 2. Conhecimentos de aterramento de equipamentos. 3. Conceitos bsicos de sistemas de proteo contra descargas atmosfricas (SPDA). 4. Conhecimentos bsicos da norma ABNT NBR-5410. 5. Conceitos bsicos de manuteno eltrica. 6. Conceitos bsicos de eletrnica analgica e digital. 7. Conceitos bsicos de diagramas lgicos. 8. Conceitos bsicos de automao industrial. 9. Conhecimentos de materiais e ferramentas utilizados em instalaes e servios em eletricidade.

S-ar putea să vă placă și