Sunteți pe pagina 1din 71

da janela lateral

santiago garcia

DirEitOS AutOrAiS O presente ebook (livro digital em formato pdf) foi editado e publicado pelo prprio autor, a partir de redes sociais online e blog prprios. livre o compartilhamento desse trabalho apenas na ntegra, em seu arquivo original, no sendo permitido o particionamento ou a utilizao das imagens desvinculadas do contedo aqui apresentado originalmente, sob possibilidade de sanes legais s quais o autor tem pleno direito assegurado. todas as imagens so de propriedade intelectual de Santiago Naliato garcia e foram registradas de sua antiga residncia, em So Jos do rio preto-Sp, entre o perodo de 17 de abril de 2011 a 09 de junho de 2013. Edio de da janela lateral: julho e agosto de 2013. BiOgrAfiA iNfOrMADA pElO AutOr Santiago Naliato garcia graduado em Jornalismo, especialista em uso Estratgico das Novas tecnologia em informao e mestre na linha de pesquisa produo de Sentido na Comunicao Miditica, sendo toda sua formao realizada pela universidade Estadual paulista Jlio de Mesquita filho - uNESp. Exerceu no campo profissional atividade em assessoria de imprensa por seis anos, passou por jornais e revista de pequeno e mdio porte atuando como editor, redator e fotgrafo. Atualmente professor universitrio, ministrando, entre tantas disciplinas, fotografia em diversas linhas: fotojornalismo, fotografia publicitria, fotografia bsica, linguagem e esttica fotogrfica. realiza, ainda, aulas particulares de fotografia e cursos especializados em fotografia publicitria (gastronomia, moda, still, book) na regio de So Jos do rio preto-Sp. E fotografa todo e qualquer tipo de coisa por paixo.

da janela lateral
Santiago Naliato garcia santiagarcia@gmail.com

Aos meus familiares, em especial aos meus pais, sempre presentes e me apoiando.
COpYrigHt 2013 todos os direitos reservados. proibida a reproduo fsica no autorizada de parte ou total do contedo desse ebook. tenho, ainda, a sorte de ter feito amigos competentes em diversas reas, cujo profissionalismo e boa vontade sempre esto presentes e foram, em algum momento, importantes na construo direta ou indireta dessa ebook, seja pelas ideias, seja pelo apoio. A eles meu muito obrigado: Alexandre Costa (pelas conversas sobre essa paixo que a fotografia), Dhay Oliveira (pelo release para a imprensa), Marcelo Arede (e as tantas consultas sobre diagramao), Marcos Andersen (um grande fotgrafo e amigo ao qual sempre recorro), Marcos Antieli (pela reviso gramatical exata), renata Sbrogio (pelas dicas de composio e publicao), Sarina lopes (autora da minha foto na prxima pgina).

AgrADECiMENtOS

minha janela lateral


Casei-me h exatos 30 dias. Nessas poucas semanas terminei a mudana do meu antigo apartamento alugado, de solteiro, para um novo apartamento prprio, de casado. uma nova fase na qual, aos poucos, vou me adaptando. Acontece que h poucos dias fui fazer a vistoria de entregada daquele apartamento e olhei, pela ltima vez, daquela janela lateral. E me dei conta que aquelas centenas de pores-do-sol e tantas outras situaos que pude observar no se repetiro mais da mesma forma em meu novo lugar. Bem que j nem se repetiam ali, mesmo eu sentado no mesmo sof, na mesma cadeira, deitado no meu colcho de solteiro ou tomando a mesma taa de vinho tinto. E foi a partir desse movimento de ideias que algumas outras somadas a sentimentos foram surgindo vagarosamente e se acumulando... at que no me sentia mais a vontade guardando tudo isso apenas comigo e pensei: Vou aproveitar tantas imagens e montar um ebook para compartilhar com quem consegue ver o mesmo que eu me eduquei a ver. Confesso que me empolguei com a ideia e corri para o computador. Comecei agrupando no notebook todos os arquivos que fui encontrando e totalizei 1134 imagens em quase cinco gigas de HD. Mas acho que esse nmero ainda cresce. Selecionei pouco mais de 35 imagens digitais e apenas uma fotografia analgica (que encerra esse ebook) e juntamente com elas trarei um pequeno texto sobre as ocasies dos cliques. um relato das minhas escolhas na ao do registro da imagem e no uma explicao do que certo ou errado, at porque essa discusso j acontece em outros mbitos e no meu objetivo realiz-las. Eu mesmo muitas vezes tenho e trago mais dvidas sobre minhas escolhas do que certezas. No gosto de certezas. E para no perder o costume de professor de fotografia trarei as informaes tcnicas, sugestes e impresses sobre meu prprio trabalho. Mas no se engane: o que pode parecer uma simples aula , na verdade, um monte da minha saudade que registrei e que divido com vocs.

santiago garcia
22 de julho de 2013

Como ler esse ebook

iMAgEM DE ABErturA A imagem apresentada j com tratamento, quando houve, e sua edio detalhada na pgina seguinte. apresentada em uma tela inteira para viabilizar alta qualidade e leitura adequadas.

ttulO DO tExtO Abre o texto. Alguns so indicativos, com a demarcao do ano em questo.

DAtA Dia, ms, ano, hora, minuto e exatos segundos do registro segundo informaes do equipamento.

tExtO Com linguagem interpessoal, o texto retrata as experincias do autor, sejam pessoais, sejam profissionais.

iMAgEM OrigiNAl - SEM EDiO A primeira imagem representa o arquivo original, sem passagem por nenhum programa de edio. identificado pela tarja preta com informaes tcnicas.

CArACtErStiCAS tCNiCAS Ainda com linguagem impessoal, ilustra as tcnicas aplicadas e as escolhas do autor no ato da captao das imagens e tambm o porqu das suas decises na edio.

iMAgEM EDitADA - MESMA DA ABErturA As demais imagens contm alguma edio, descritas no texto ao lado Caractersticas tcnicas. So apresentadas na mesma pgina da imagem original para facilitar a comprao entre os diferentes arquivos e as edies realizadas. uma espcie de antes e depois.

Boa leitura!

Depois de sete anos morando em repblicas (moradias coletivas), tomei a deciso de procurar um lugar s para mim. Estava cansado das constantes mudanas e dos diversos problemas decorrentes da convivncia com algumas pessoas, coisas comuns na vida de repblica. Antes de 2011, eu j morava sozinho, mas sempre recebi amigos que precisavam de algum lugar temporrio, mesmo que por algumas semanas, meses ou perodos de quase um ano. O apartamento cuja janela lateral era somente minha foi o primeiro espao unicamente meu,

fechado para hspedes temporrios. Era um prdio baixo, de trs andares, no meio de uma grande cidade e cuja vista aponta para uma pequena rea ainda descampada. Uma das ltimas de Rio Preto. E foi por esse pedao aberto que tive a graa de estar em um local que me chamava a contemplao, que me abria a observao e reflexo, que me pedia, s vezes aos gritos, para que levantasse minha mquina. Assim, atendi a diversos deles, sem saber qual mais me encantou. E por mais que os dias se repetissem, os Sis se pussessem, eles continuavam, incessantemente.

10 de junho de 2011, 18h00

2011, o primeiro ano

A tcnica aplicada
Essa imagem feita logo aps o Sol se pr um bom ponto de partida justamente por no ter nada de especial na sua exposio: 1/20, F5.6, ISO360 e uma lente bsica de kit 18-105mm em 105mm. Minha cmera uma Nikon D90, mas para quem ama a fotografia o nico equipamento que far a diferena o desafio, buscando fazer o melhor com aquilo que se tem. Afinal, ver uma imagem capturada por uma cmera sentir a impresso daquele que fez o registro sobre uma imagem vista, um acontecimento em seu curso e impresses pessoais que so contadas de diversas maneiras. Sistematicamente, jamais pode ser a realidade, como muita gente ainda acredita, nem mesmo sua representao. uma informao gerada pelo trabalho de um especialista que carrega suas intenes e valores e os aplicam naquele resultado imagtico. A primeira imagem AO LADO o arquivo original; j a segunda resultado do processamento digital. Fui relutente em aplicar editores eletrnicos nas minhas imagens digitais no incio da minha passagem para o equipamento eletrnico, uma vez que busco sempre o melhor na imagem matriz. Mas hoje, aceito melhor esses recursos e busco aplic-los com bom senso, como creio ter feito na imagem que abre essa passagem pela minha janela. Para conseguir o efeito que representasse melhor a cena que vi foi preciso aumentar a temperatura de cor, acrescentar preto e escurecer as sombras. Nas reas claras, aumentei a exposio, saturando, ainda, as cores vermelho, laranja e amarelo. Alinhei o horizonte e, na imagem que ilustra a pgina anterior, fiz um corte para deixar a imagem mais alongada. O resultado obtido ressalta o entardecer e delineia a cidade como uma contra-luz.

1/20, F5.6, ISO320, WB Manual 9090K, 18-105mm em 105mm

Tenho o costume de dormir no cho da sala, em colchonete, herana dos tempos de repblica nos quais no havia sof para todos e nos virvamos pelo cho. Eu j estava no apartamento h dois meses quando fui acordado bem cedo, antes das 7h da manh, por batidas na janela. Como morava no 3 andar, acordei com o corao acelerado e assustado, pois seria impossvel algum subir tal altura e entrar pela sacada sem ter ms intenes. Me virei e pela fresta aberta vi o inesperado: um pssaro estranho, que me encarava de frente, e batia com o bico no vidro . In-ces-san-te-men-te. Me recuperei do susto e notei sua aparncia estranha. No mesmo instante, lembrei que o meu equipamento estava no quarto. Fui devagar e quieto busc-lo e fiz essas imagens ainda distante, com uma teleobjetiva. Foram situaes como essas que foram me despertando em relao ao lugar privilegiado em que eu estava. Acordar com esse pssaro que at hoje no sei o nome - bicando o vidro da janela foi algo muito inusitado. Por beirar um local ainda repleto de rvores e pasto, diversos animais apareceram e se mostraram cada qual a seu jeito. Um outro fato curioso foi quando ouvi um barulho parecendo uma pipoca estourando. Fui procurando e vi que havia um gavio sobre minha bicicleta bicando o selim de gel. Cada pipoca estourando era, na verdade, um pedao de gel que o pssaro tirava com seu forte bico.

GRAAS A TECNOLOGIA DIGITAL, ALGUNS EFEITOS so fceis para se reproduzir, como um efeito mais frio na imagem que representa com satisfao a sensao de amanhecer ou de frio em uma paisagem. No texto acima eu explicava que o tal pssaro me acordou pela manh. Portanto, a imagem deveria reproduzir a sensao correspondente (segunda imagem acima). Esse um conceito cultural e localizado. Cu nublado em uma regio fria vai naturalmente esfriar a temperatuda da imagem de uma fotografia enquanto um amanhecer na frica, naturalmente, j mostra um tom mais alaranjado, mais quente. Esse conceito est apresentado culturalmente, portanto, refere-se a sensao de quente

A tcnica aplicada

12 de agosto de 2011, 6h51,05

Chamando a ateno

1/25, F5.6, ISO1000, WB Auto, 18-105mm em 105mm presente nas cores vermelha, laranja e amarela e no funciona se aplicado dessa maneira ao conceito de tempratura Kelvin, j que de acordo com esse conceito uma temperatura Kelvin avermelhada , na relao de temperatura, justamente a mais baixa. Mas isso fica para outro ebook. O que importa aqui que graas facilidade dos editores de imagem foi fcil esfriar a imagem, ou seja, pux-la mais prxima ao azul do que ao laranja/ vermelho. Esquentar ou esfriar uma imagem transmite diferentes sensaes para quem observa uma fotografia e preciso estar atento ao efeito que se quer alcanar.

No dia seguinte ao aparecimento do pssaro misterioso em minha janela, minha mquina e lentes ainda estavam sobre o sof. Eu me arrumava para sair e aproveitar o sbado com minha namorada quando olhei para fora e vi algumas estrelas que se destacavam no anoitecer. Tive a ideia de tentar uma longa exposio, fazer aquela imagem linda cujas estrelas formam riscos magnficos na fotografia. No deu certo e desisti por ali, pois no tinha muito tempo para fazer essa tcnica. Entretanto, o valor dessa imagem errada est na transformao pela qual essa paisagem viria a passar. At o momento da minha sada, destaco trs: a primeira foi o incio da construo de grandes prdios nesse espao visvel que mudaria a vista dessa janela; a

segunda, a queda da rvore esquerda, cujos galhos tampavam boa parte da cidade; a terceira, a composio de alguns prdios j erguidos alterando significativamente minha viso e fazendo companhia para os dois prdio amarelos que se v nessa imagem, no canto direito. Hoje, trs anos depois, percebo que meu registro falho se transformou, com o tempo, em uma documentao sobre a mudana do cenrio urbano. Tanto a fotografia quanto as imagens digitais adquirem novas funes e significados com o passar do tempo. Elas deixam o status de mero registro e podem se tornar verdadeiros documentos, assim como podem representar sentimentos vividos naquela ao fotogrfica e que se transformam com o tempo.

13 de agosto de 2011, 19h45,51

A mudana

30, F3.5, ISO200, WB Auto, 18-105mm em 18mm

A tcnica aplicada
OPTEI POR ALTERAR POUCOS ELEMENTOS nessa imagem. Basicamente reduzi a exposio original para aumentar o efeito de imagem noturna. Para reforar mais essa sensao, escureci mais as sombras e acrescentei preto na imagem. Sobre as cores, reduzi um pouco a saturao do amarelo, laranja e vermelho para que o prdio no canto direito no ficasse muito destacado no geral, um efeito que atribuo ao balano de branco (abaixo). Por ltimo, aumentei um pouco a saturao do azul que, juntamente com as outras escolhas na manipulao, resultou em um leve escurecimento do cu. COMO ORIGINALMENTE ESSA FOTOGRAFIA seria um teste para uma longa exposio das estrelas, eu no me preocupei com o balano de branco, deixando-o no modo automtico. Essa escolha certamente afetou a imagem em geral. Predominantemente azul, a colorao do cu pode ter elevado a compensao das cores quentes, resultando na necessidade de reduzir tal saturao na edio. Essa minha escolha tcnica somente se tornou uma falha com o valor que essa imagem adquiriu com o tempo. Incrvel, no? A relao do fotgrafo com o tempo subjetiva: dos dois, apenas o segundo tem domnio sobre o primeiro, enquanto apenas o primeiro deles pode fazer um registro de sua passagem. A discusso filosfica, a relao cotidiana. O grande feito dessa imagem somente apreendido com sua relao com outra imagem, de anos depois, que trago ao final desse ebook.

Cerca de um ms depois da minha tentativa frustrada de captar lindamente as estrelas (e que trs anos depois, na composio desse livro, ainda no consegui fazer como queria) fui acordado novamente pelo cotidiano que rondava minha janela. Dessa vez o pequeno apartamento estava todo cheio de fumaa e um calor anormal. Apreensivo, sai correndo do quarto e fui para a sala buscando o foco do incndio. Percebi rapidamente que toda aquela fumaa e calor eram decorrente do fogo mdio no pasto da pequena rea descampada vizinha ao prdio. Os bombeiros j estavam presentes e trabalhavam bem para conter o avano

das chamas no capim seco, tpico dessa poca de inverno sem muitas chuvas. Creio que o fogo comeou com algum dos vizinhos que, certamente, jogou uma bituca de cigarro. Afirmo isso pois era visvel que o fogo partiu da beirada do muro e tambm porque constantemente eu presenciava pessoas fumando nas janelas e jogando o cigarro naquele espao. Um pssimo comportamento que acabou com a estrutura de algumas rvores ali, que caram, algum tempo depois, em virtude tambm desse incidente. Um fato lamentvel, totalmente evitvel, mas que rendeu boas imagens.

08 de set. de 2011, 11h04,13

Fogo na Terra

1/125, F13, ISO200, WB Auto, 18-105mm em 105mm

A tcnica aplicada
Para conseguir mais profundidade de campo, nessas tomadas eu optei por trabalhar com a lente bem fechada. Com essa ao eu consegui foco em todas as reas da imagem, que era o efeito que eu priorizei. Mas possvel fazer diferente: as teleobjetivas tm como caracterstica a formao de um bokeh (desfoque) acentuado e caso a distncia focal escolhida fosse algo em torno de 15 a 18mm. A abertura da lente em uma composio similar a essa no traria diferenas grandes na relao rea de foco e efeito de desfoque. Aproveitei esse incndio para tomar algumas vistas tendo as rvores e os passaros nela em primeiro plano focado e a queimada em segundo plano desfocado. Nesse ltimo caso, foi preciso regular o equipamento de outra forma, abrindo mais a lente para um F5.6 e usando um pouco de zoom, algo como 35mm, para que o efeito leve de desfoque (bokeh) se formasse na imagem; leve, pois queria que o caminho de bombeiros, ao fundo, ficasse com sua forma reconhecivel ( possvel forar tanto o bokeh ao ponto do desfoque transformar as formas presentes em simples manchas cromticas. Esse efeito reforado aumentando ao mximo a abertura da lente, aumentando a distncia focal - zoom - e distanciando os objetos entre si). J em relao ao tratamento da imagem que escolhi, quis reforar o queimado mostrando a rea que sofreu combusto. Para isso, acrescentei na edio bastante preto e aumentei o efeito das sombras (essa tcnica tambem funciona muito bem em estdio, quando a luz dos flashes invadem um pouco o assunto deixando-o um pouco opaco). Subi um pouco a temperatura de cor, esquentando a imagem, e realcei um pouco mais a imagem em geral, saturando as cores vermelho, laranja e amarelo.

Um dia resolvi fazer um furo na tampa de plstico do corpo da mquina com o dimetro de um alfinete e encaixei na mquina. De imediato vi as formas, bem escuras e apagadas, no visor. Subi o ISO e baixei a velocidade; a fotometria no funcionava, pois no havia mais a abertura da lente. Mas graas ao monitor LCD das mquinas digitais regulei a exposio conferindo instantaneamente o resultado. Isso que fiz chama-se pinholle (buraco de alfinete) e uma das tcnicas e prticas fotogrficas mais antigas que existe. J brinquei diversas vezes com Pinholle. H diversos tutoriais na internet, apostilas xerocadas que vo de mo em mo e at mesmo uma prosa pelo celular resolve a falta de informao. No h segredo e at crianas de uma escola aqui, de So Jos do Rio Preto, j fizeram essa experincia. Tive a oportunidade de relembrar uma professora - pelo telefone - sobre qual o tempo adequado para revelar o papel, que qumica comprar e outros pormenores.

Apesar de vivermos nos tempos da informao, somente aps eu fazer essa pinholle de forma descompromissada que eu busquei informaes na Internet e com amigos sobre como melhorar a tcnica adaptada para o digital. E poucos deles j haviam experimentado. No d dinheiro, sabe, e gasta muito tempo brincar com essas coisas, ento pouca gente se interessa. Depois dessa experincia, aumentei o furo na tampa do corpo da mquina de um furinho de agulha para uns 4 ou 6mm. A imagem no mais se formava e foi preciso tornar mais preciso o buraco para melhorar um pouco a formao da imagem. Para isso, usei um pedao de alumnio recortado de uma lata de refrigerante preta no qual refiz o furo com o alfinete. Como o dimetro do alumnio bem menor que o da tampa da mquina, a luz passou com mais facilidade e formou um pouco melhor a imagem no plano focal. Mas essas fotos fazem parte de outra experincia fotogrfica...

11 de set. de 2011, 15h50,43

Divirta-se fotografando

1/15, F-- ISO400, WB Auto, Pinholle Digital

A tcnica aplicada
TIVE ALGUMAS SURPRESAS NA PRIMEIRA experincia com Pinholle digital. Uma delas foi saber, de forma mais do que ntida, a quantidade de sujeira que havia no meu sensor (imagem menor ao lado). Como toda imagem um trabalho e uma escolha, cuja mostra est carregada do anseio de que o outro reconhea na imagem aquilo que se captou e quer demonstrar, escolhi por editar a imagem dessa experincia para um formato mais quadrado e sem os pontos de sujeira do sensor. Aumentei, ainda, um pouco a claridade da imagem, o preto, clareei as sombras e saturei apenas o azul e esquentei um pouquinho a cena aumentando a sensao de temperatura na edio, coisa que poderia (e gostaria) de ter feito ainda na mquina. No dei muita ateno na composio uma vez que o meu foco era testar o Pinholle em si. TREINAR AS TCNICAS, APRENDER COM AS FALHAS e reconhecer na aprendizagem os caminhos para sempre melhorar aquilo que se faz essencial para quem quer se tornar um fotgrafo consciente e conhecedor da fotografia em todas as suas caractersticas e potencialidade.

So Jos do Rio Preto uma cidade cujo clima quente e seco em grande parte do ano. Tambm bem conhecida pelos temporais rpidos que alagam as avenidas da cidade na temporada das chuvas. O problema est muito mais ligado infraestrutura da cidade (ou suas falhas) do que fora das tempestades. De qualquer forma, rende boas imagens, sejam elas trgicas mas com bom valor jornalstico, sejam estticas, com suas nuvens pesadas com forte precipitao. Da minha vista, as nuvens me impressionavam constantemente. Vi tantos formatos, tantas caractersticas diferentes, tantas formas em suas formas... Registrei diversas delas e vrias chuvas, suaves e fortes. Uma delas, ocorrida enquanto eu ministrava aula em outra cidade, arrancou a

rvore dona desses galhos que se v no canto superior. No notei que a rvore havia caido na noite que cheguei em casa, coisa que somente no dia seguinte vim a perceber quando olhei para fora e algo estava estranho aos olhos. Ou melhor, algo no estava mais aos olhos... Por um breve tempo lamentei no ter mais seus galhos para emoldurar boa parte do tempo que danava minha frente. Mas durou pouco a tristeza, logo percebi o quanto a vista havia sido aberta sem aqueles galhos. A partir daquele momento, passei a fotografar como se existisse outra janela, outra cidade a minha frente. Claro que prefiriria a rvore ainda de p. A propsito, j faz quase um ano que ela caiu e continua viva. Ela no foi removida e suas razes ainda nutrem minimamente a vida ali ao cho.

02 de out. de 2011, 16h07,11

Nuvens de mil megatons

1/100, F5.6, ISO200, WB Auto, 18-105mm em 45mm

A tcnica aplicada
VALE A MESMA DICA PARA CONSEGUIR BOA profundidade de campo (fotos ntidas em todas as reas) em imagens como essa, ou seja: no necessrio usar pequenas aberturas como F11 ou F16 desde que use uma lente em grande angular. Usando aberturas maiores a quantidade de luz que entra maior (ou valores de aberturas menores: F1.8 representa uma lente extremamente aberta enquanto F2 representa uma lente minimamente aberta), o que torna possvel usar um ISO menor e uma velocidade mais alta. As nuvens e toda superfcie mais escura tende a apresentar um rudo bem aparente. Tenho gostado de algumas imagens com rudo aparente e me convencido que o gro que no tenho mais. a bola da vez nos efeitos de reforo da imagem que, se bem usado, gera imagens belas. No caso desse registro acredito que reforou a dramaticidade da imagem, que era a sensao que vivi quando levantei meu equipamento nessa vez. Na edio fiz algumas escolhas para reforar ainda mais o peso que a nuvem deveria ter na imagem, que no era muito apresentado na imagem original (acima, direita). Aumentei o preto, escureci as sombras, tirei um pouco a saturao geral e esquentei um pouco a temperatura de cor, embora parece justamente o oposto. Um erro meu nessa tomada foi ter fotografado com o WB no automtico, o que gerou por parte da mquina uma tentativa de balancear o branco com a presena de um tom que ela julgou adequado. Ao puxar o contraste, o tom azulado (ao invs do cinza) apareceu.

Diversos fatos, no mnimo incomuns, marcaram a minha vida nesse apartamento, que era cercado de rvores e natureza dentro de uma grande cidade. Coisas que eu imaginava acabadas, s que no. Logo no primeiro dia, por exemplo, diversas maritacas e outros pssaros passaram nos galhos das rvores. Confesso que no princpio cheguei a ficar incomodado, to desacostumado com essas outras vidas dividindo o condomnio que eu estava. Mas logo isso mudou, e bem rpido. Cresci em uma cidade pequena e nele vores, animais e pssaros sempre foram uma constante. Em Rio Preto, esse contato todo havia sido reduzido para ces e gatos domsticos. Mas, aos poucos, olhando melhor para essa cidade, fui percebendo

a diversidade da fauna e flora que resiste ao avano da construo civil. Maritacas, Garas, Andorinhas, Gavies e at aves raras como o Urutal vinham a minha janela. As maritacas foram gentis demais comigo e funcionavam como meu despertador. Todos os dias, apareciam em dois horrios: de manh, logo pelas 7h ou 7h30 e no final da tarde, nunca antes das 17h e nunca depois das 19h. Quando o horrio de vero se iniciava, os pssaros pareciam chegar atrasados ao nosso encontro, perdendo a hora de dizer um ol e soltar seu canto estridente. Daquela janela, pude sentir o relgio da natureza funcionando mais do que em outro lugar. E pude registrar isso ao meu jeito.

06 de nov. de 2011, 17h27,33

Na hora marcada

1/80, F20, ISO400, WB Auto, 18-105mm em 105mm

A tcnica aplicada
CONFESSO QUE ESSE PANNING FOI AO ACASO, j que eu no havia planejado aplicar essa tcnica nessa ocasio. Eu estava descompromissadamente fotografando as maritacas que estavam ali naquele dia quando a ltima delas voou. Automaticamente acompanhei o movimento e fiz o clique, mas quase perco a ave no enquadramento. PANNING O NOME DADO A AO de acompanhar um objeto em movimento no mesmo sentido e com uma velocidade de obturador suficiente para manter paralisado o assunto em primeiro plano e os demais planos borrados, como nessa imagem. A escolha do obturador, do ISO e da abertura no foram feitas para um Panning adequado com as caractersticas que eu tinha no momento, mas foi o que eu estava usando e mesmo assim busquei o efeito. Na edio, aumentei um pouco a temperatura de cor, a saturao e um pouco do realce da imagem. Ao recortar um pequeno pedao, o rudo apareceu demais, ento o reduzi um pouco na edio buscando voltar ao da imagem original e sem ultrapassar esse limite. DE TODA FORMA, QUANDO RECORTADO o pssaro da sua imagem original, o efeito conseguido me agradou. Se escapa da qualidade tcnica o registro que a imagem pode alcanar hoje, sobra subjetividade em poder se parecer com uma pintura digital.

Sempre disse nas aulas para que os alunos tambm ouvissem as imagens. Parece loucura, no? Embora seja uma primazia da viso poder enxergar as imagens, j consegui boas delas escutando primeiro. Exemplos disso so os passaros da minha janela; a maioria me chamou a ateno pelo canto. Se no fosse o canto, por exemplo, eu jamais teria localizado o Urutal e nem fotografado seu filhote, caso que conto em pgina por vir. Essa uma das ltimas imagens que fiz em 2011. uma composio muito simples, mas um timo exemplo para levar a essa discusso sobre escutar antes de ver. Era final de um domingo e eu estava em casa. Nesse dia, me lembro, ventava bastante em minha cidade. Eu havia cochilado e acordei com aquele silncio que somente um domingo pode dar.

De to quieta a cidade ouvi com o vento o barulho das folhas do pasto sob as rvores que do de lado com minha janela. Me lembrei das plantaes de trigo que costumava ver. Quando em tempo de colheita, o barulho do vento chacoalha os cachos cheios daquele gro e o barulho algo sublime hoje na lembrana. Se no fosse pelo barulho que me acordou, eu provavelmente no teria sequer parado aqueles instantes para olhar pela janela e contemplar por um minuto uma beleza sem tamanho. Graas a esse barulho e a minha contemplao naquele dia descobri um ninho novo de passarinho em um dos galhos da rvore (que em poucos dias caiu por causa de uma noite de forte chuva). Teria visto isso a tempo se no tivesse escutado?

20 de nov. de 2011, 18h58,01

O som que se v

1/500, F5.6, ISO500, WB Auto, 18-105mm em 105mm

A tcnica aplicada
Esse EXEMPLO vale muito para discutir algumas outras questes sobre fotografia ou registro de imagens do que para discutir qualquer tcnica em si. No h segredo algum nessa tomada e o arranjo que fiz para obter a exposio s me deixa alerta em relao ao balano de branco que deveria ter feito manualmente. OS EFEITOS CONSEGUIDOS NESSA EXPOSIO, basicamente, deram um rudo acentuado na imagem, e o ajuste automtico da imagem somado s configuraes que fiz na mquina uma acentuada na saturao (observe a imagem original, mais forte). Eu preferi reduzir um pouco a saturao para obter uma imagem um pouco mais suave, muito embora as cores saturadas sejam uma preferncia minha nesse momento. Acrescentei um pouco de preto, escureci as sombras e reduzi um pouco o rudo na edio para dissimular as alteraes entre os contrastes da imagem. A ALTA VELOCIDADE DE OBTURADOR que usei mascara o movimento das folhas. Parece que no havia vento, mas havia e estava forte. Ficaria lindo o efeito com um obturador muito lento, mas no adotei essa tcnica pois, como disse, havia avistado o novo ninho de passarinho e fiquei o restante de luz que havia esperando o passarinho entrar no ninho. No consegui boas fotos do passarinho e perdi a chance de fotografar com um obturador bem lento e conseguir aquelas fantsticas fotos borradas com movimento.

Como sempre, em nossa hora marcada, l estava ela. Mas dessa vez eu estava diferente: havia comprado uma 80-200mm e estava louco para conseguir boas fotos. E lembro que me questionei: - Como vivi esse tempo todo sem uma 200mm?. realmente uma lente incrivel, que comprei com muito custo, usada, revirando por So Paulo algo bom e barato. Achei! Essa imagem a antecessora da imagem Capa desse EBOOK. Aps ela me olhar assim, baixou a cabea como se procurasse entender o que eu fazia e ento Tchatcha, abre e fecha meu obturador e tenho a imagem que abre esse relato do meu dia a dia em minha janela. Optei por publicar esse outro clique para mostrar que a repetio dos disparos importante em alguns momentos, mas no como tenho visto por a.

Constantemente observo os profissionais em eventos que participo. Fico observando e escutando. Pelo flash que est usando, pelo direcionamento da cabea ou acessrios acoplados, pela velocidade do obturador e pela quantidade de disparos eu j consigo sacar o que a pessoa est fazendo. Claro que no tenho o dom de adivinhar, mas d para ter uma noo. E muitas vezes escuto dois, trs disparos de uma mesma cena sem alterao nas configuraes do equipamento ou sequer do assunto, que permanece imvel... Todos para quem eu j perguntei o porqu quase me convenceram da necessidade de duplicar o clique. Os motivos so vrios, tantos, e por isso eu ainda trabalho de outra forma. O meu jeito observar, prever, e estar pronto para o clique certo. Perco mais fotos parando para beber gua do que sistematizando meus cliques.

18 de fev. 2012, 19h19,58

2012, o segundo ano

1/400, F2.8, ISO320, WB Auto, 80-200mm em 200mm

A tcnica aplicada
A REGRA DO TERO NO UMA REGRA como comum a gente encontrar escrito por ai. Est mais para uma sugesto acredito. Mesmo assim ainda uma dica de ouro para compor uma imagem com harmonia. Especula-se que deriva da divina proporo, ou de nmeros que regiriam harmoniosamente algumas coisas no universo. MISTRIOS A PARTE, FUNCIONA MUITO BEM e amplamente utilizada. Reveja algumas das fotos desse ebook com a viso da regra do tero que a seguinte: divida uma imagem em 3 partes (vide imagem inferior). Para cada tero haveria uma indicao de como trabalhar essa harmonia. Eu usei a que coloca o objeto na linha horizontal inferior (como quem diz olhe para o espao maior, o cu, que amplido) e em um dos quatro pontos de cruzamento das linhas verticais e horizontais, os chamados pontos de ouro ou seja, locais onde seguramente se pode encaixar o assunto da fotografia. Se pessoas, o rosto; se pores-do-sol, o sol e por ai vai. MAS MUITAS VEZES EU EXTRAPOLO ESSAS sugestes e encaixo os elementos um pouco mais alm desses limites. minha forma de transgredir essas regras loucas do mundo sem maiores consequncias. Por exemplo, ao invs de colocar o horizonte na linha inferior do tero para mostrar um belo entardecer e o Sol em um dos cruzamentos das linhas eu o coloco um pouco abaixo dessa linha e o Astro Rei bem no centro. Afinal regras existem para serem quebradas tambm, no?

Quem faz seus cliques a noite sempre enfrenta a falta de luz e tenta suprir essa falta de algum jeito. Quando uma lua, linda, aparece no cu, corremos para registrar. Quantas vezes eu fiz isso! um momento de introspeco e um deleite para os olhos... Mas comumente essas fotos do nosso satlite sai um simples claro sem forma alguma. Tem explicao? claro que tem. Muitas pessoas j se queixaram a mim de que no conseguem uma imagem da Lua porque de noite falta luz suficiente. Na verdade justamente o oposto: h luz mais do que suficiente para um registro de uma Lua cheia. A quantidade de luz refletida por ela tanta que basta olhar para um descampado fora da cidade: parece dia!

O que est errado a medio da luz, que toda cmera traz embutida em seu sistema. Nas profissionais (ou mesmo em algumas semi) possvel escolher o tipo de medio que basicamente funciona de trs formas: pontual, mdia (ou parcial) e geral. Creio que as cmeras domsticas tendem a medir a luz existente de maneira mediana ou geral e isso faz com que o claro sem forma da lua seja registrado indiscriminadamente. Em um equipamento profissonal, a medio pontual, ou seja, de apenas uma pequenina rea do enquadramento, d a configurao certa para uma exposio correta. Assim se ajustam as configuraes necessrias de abertura, velocidade do obturador e ISO para um bom clique. E costumam ser como registrar imagens em um dia muito claro.

22 de maio de 2012, 3h23,47

No falta, sobra luz

1/4000, F2.8, ISO100, WB Auto, 80-200mm em 200mm

A tcnica aplicada

Essa imagem foI FEITA no limite mximo de velocidade do obturador da minha cmera D90. E mesmo assim foi preciso usar um ISO baixo para conseguir uma exposio adequada. H dois fatores a ressaltar: o primeiro a necessidade de uma velocidade alta para que a lua no saia tremida. O que no difcil, uma vez que o reflexo da luz do Sol to forte que exige mesmo uma configurao assim. A segunda a abertura; como usei uma grande abertura, tive que fazer o foco manual para ir acertando o melhor contorno possvel.

ALGUMAS LENTES PASSAM UM POUCO no seu foco da distncia Infinito que supostamente focaria qualquer distncia acima da maior distncia limite menor ao infinito. Isso necessrio para que o sistema interno da lente funcione, eu imagino. Mas acarreta um problema tcnico: pode passar o ajuste de foco. Portanto, nem sempre o automtico vai ser satisfatrio nesse caso. POR ISSO ESCOLHI uma LENTE MAIS FECHADA, para ganhar pontos no foco, mas ganhei alguns rudos que no gostei e no achei a imagem - nas circunstncias que eu fotografei nesse dia - to boa quanto com abertura grande e foco manual. O recorte que dei na imagem mostra que nem sempre uma lente longa (como minha 80-200mm) capaz de aproximar tanto a Lua. Grande parte das fotografias ou imagens que vemos por ai tem uma edio, um recorte no tamanho do quadro original (um zoom digital) para trazer a Lua mais para perto. Mas que fica linda mesmo assim, fica!

Se existem tantas tcnicas e maneiras de se registrar uma imagem, devemos isso insupervel capacidade humana de enxergar. O nosso olho de longe, muito longe, a mquina mais perfeita para ver (no sentido de potencial de apreenso de formas, cores e distribuio de todas as demais caractersticas que existem) e pouca gente se d conta disso. Esse movimento de ver e distinguir esses detalhes em qualquer que for a situao uma caracterstica inata do ser humano. Basta olhar para o escuro e vemos seus detalhes. Olhamos para qualquer coisa fortemente iluminada e tambm vemos os detalhes imediatamente. Mas a criao mecnica do homem no pode fazer isso e preciso, ento, escolher o que se quer mostrar e ajustar o equipamento que se tem para isso. Que inveno mais limitada!

O HDR um claro exemplo da insupervel maravilha que o corpo humano. HDR significa Alto Alcance Dinmico e nada mais que a capacidade de distinguir as formas, cores e texturas de todas as partes de qualquer coisa que podemos registrar em uma nica imagem. Diz-se que uma imagem tem alto alcance dinmico quando possvel ver tanto os detalhes presentes numa sombra de uma rvore (como a grama com pouca luz) quanto as folhas diretamente atingidas pela luz do sol em uma mesma imagem. Os atuais equipamentos de registro carecem desse potencial, uns mais, outros menos. Os programas de edio ajudam a melhorar esse alcance, conseguido nos tempos da pelcula com variaes nas revelaes, qumicas, produtos, filtros e nas marcas e tipos de filmes. Em casos especficos, possvel recorrer para a imagem HDR, apresentada nesse exemplo.

As trs imagens mostram a prioridade que escolhi: a primeira eu priorizei o Sol e seus efeitos sobre o cu e as nuvens; a segunda aquilo que chamamos na fotografia como mdias luzes, (ou meio tons), ou seja, tudo que est entre o muito claro e o muito escuro. Por ltimo, as formas e texturas presentes nas partes mais escuras da imagens, dando a elas uma claridade que nosso olho enxerga, mas que o equipamento somente registra se for programado para tal. FEITAS ESSAS ESCOLHAS, PRECISO observar nas trs imagens que conforme tomamos nossas escolhas renunciamos a outras: Na 1 imagem, por querer registrar de forma visvel as informaes do cu, eu perdi totalmente as informaes das rvores e do pasto, recuperdas apenas na 3 imagem. Assim, em cada uma dessas imagens h uma prioridade e uma renncia. A JUNO DESSAS TRS PERCEPES que leva o nome de HDR. Para conseguir juntar essas trs imagens e formar a apresentada na pgina anterior, recomenda-se a utilizao de programas especficos, como o Photoshop e tantos outros que oferecem o recurso. preciso, na tomada das fotografias, que se use um trip (mas alguns programas reajustam as variaes longitudinais e latitudinais automaticamente) e registre-se a cena em um curto intervalo de tempo (segundos de diferena). Nesse dia, dado a velocidade que o Sol se punha, usei no mais do que 10 segundos entre um clique e outro. As configuraes foram: ISO200, F14, 18-105mm em 18mm e nos tempos de oburador: 1/40, 1/15 e 1/6, respectivamente (de cima para baixo). No aconselho alterar a exposio pelo ISO pois pode dar variao de rudo, e nem alterar a abertura para no ter alterao na profundidade de campo entre as exposies, mesmo esse efeito sendo reduzido com a utilizao desse escolha focal (18mm).

A tcnica aplicada

20 de nov. de 2011, 18h58,01

O olho, cmera extraordinria

Uma outra tcnica gostosa para brincar tentar emoldurar seu objeto com aquilo que estiver disponvel. J emoldurei assuntos em tantas coisas, at em S2 feito por fs que, de to bacana, virou capa de CD! um processo de busca e preciso educar a mente para prever quais elementos podem ser usados em primeiro plano para realizar tal composio. Confesso que das vezes que construi esse tipo de imagem a metade eu devo ao acaso. Mas a outra metade puro treino e percepo. O que algumas pessoas veem como algum na frente da lente eu enxergo a possibilidade de uma moldura, mesmo que seja todo preto. Pessoas em um show, braos erguidos, o que pode atrapalhar a viso limpa para mim uma grande oportunidade. Certo dia eu estava em casa em uma tarde preguiosa. Nada

na televiso, sem vontade de fuar na Internet, mas com a minha boa e velha vista da janela lateral. Olhei para fora tentando procurar os ninhos de passarinhos que sabia existir nas rvores. Queria me certificar que ainda estavam ali mesmo aps a forte chuva. Sou, praticamente, tanto chocadeira desses ovos que ali foram postos quanto as mes passarinhos. Foi ento que vi, por entre os galhos, um dos prdios emoldurado pela rvore. Havia parado de chover mas as nuvens pretas e pesadas continuavam no cu. Me lembrei de uma fotografia que havia visto em um livro, com o cu totalmente negro em situao similar a que eu via, e tentei reproduzir isso em imagem digital. Em vo. Em todo caso, esse clique rendeu um exemplo bom para uma breve explicao sobre composio.

14 de dez. de 2012, 16h19,46

Emoldurando suas vistas

1/1000, F5.6, ISO320, WB Manual, 80-200mm em 200mm

NESSA IMAGEM PRECISEI RECORRER a um programa de edio. Mesmo a exposio sendo boa, no tinha o impacto visual que aquela vista dava. A atmosfera estava to lmpida que era possvel ver todos os elementos da cidade de forma clara e ntida, sem fumaa, sujeira ou poeira entre mim e os objetos. Fiz a imagem com o balano de branco no manual, mas mesmo assim as nuvens escuras sairam um pouco azuladas. Foi uma falha, creio que se insistisse um pouco mais teria um resultado um pouco melhor, enfim. Apesar das folhas NO PRIMEIRO PLANO terem sado claras e desfocadas, resultado da escolha da abertura utilizada, preferi escurec-las um pouco na edio. Essa medida direciona melhor o olhar diretamente para o prdio e no abre espao para leituras rpidas nas reas iluminadas. Alguns estudos afirmam que os pontos claros chamam ligeiramente mais a ateno em relao aos elementos escuros, vistos em um segundo momento. DESSA FORMA, ESSAS ESCOLHAS tanto na tomada da imagem original quando na sua edio levam a uma imagem com um impacto visual um pouco maior em relao a imagem original, cujo olhar se perdia na leitura geral da imagem igualmente clara. Direcionar o olhar possvel e recomendado. Afinal, fazemos imagens com nossos valores agregados a elas e no representamos a realidade pura e simplesmente, coisa impossvel de se fazer.

A tcnica aplicada

Est na hora de alimentar a fome! Sempre que eu estava no apartamento exercia o hbito estabelecido de vez ou outra ir para a janela dar uma olhadinha l fora. Bisbilhotar o acaso tornou-se um prazeroso ato quando associado s possveis capturas de imagens. E foi numa dessas eventualidades que vi diversas espcies de pssaros. Alguns mais bonitos, outros mais esquisitos, e alguns se alimentando bem a minha frente. Algumas vezes era possvel examinar a cena, pensar o que fazer, escolher tcnicas, aberturas, ISOS. Outras vezes eu corria e usava tudo automtico mesmo. Nessa tarde de sexta-feira resolvi dar uma passada de olho l fora. Era um dia de cu estvel, sem chuvas, temperatura constante j h alguns dias. Lembro que a princpio nada havia me chamado a ateno, nem mesmo a presena desse pssaro que ainda no havia passado

por ali. Ela estava sozinho e eu acompanhei seus pulos de galho em galho por alguns minutos. De repente percebi outro pssaro e vi que eles interagiam. No percebi que se tratava de um ch da tarde, a princpio imaginei que estivessem brincando. Mesmo assim fiz o registro e confesso que somente depois pude perceber que estavam se alimentando. Fiquei de olho e a cada sinal de movimento, qualquer que fosse, eu clicava continuadamente. Havia programado a cmera para disparos sequnciais e foi de grande ajuda essa escolha. Fiz cerca de 15 imagens e em algumas, como essa escolhida, acabei pecando em relao composio. Confesso que me preocupo tanto com o recorte no tempo (o disparo em si) que por vezes me deixo esquecer de outras coisas... Mas nada que uma ediozinha no resolva, no?

14 de dez. de 2012, 16h17,09


1/400, F7.1, ISO200, WB Auto 80-200mm em 200mm

Ch da tarde

ESSAS IMAGENS tornaram-se MAIS UMA FERRAMENTa para discutir composio e enquadramento. De forma geral, apenas amenizei a saturao do azul e acrescentei um pouco de temperatura na imagem, o que gerou uma pelugem um pouco mais amarelada nos passaros. A GRANDE DISCUSSO NESSAS IMAGENS, ao meu ver, concentra-se na adequao dos pssaros na regra do tero. De imediato h duas opes bsicas: Cruzamento dos teros nos pontos inferiores ou superiores. A minha escolha de reenquadramento no cruzamento superior tem explicao. A imagem original oferece ambas as opes, mas com um elemento que para mim significativo: na imagem do meio (que no minha escolha final, vide imagem da pgina anterior ou imagem menor inferior) a colocao das aves no cruzamento do tero inferior mistura as aves com muitos elementos na imagem (galhos, galhos e mais galhos). Minha escolha de recoloc-los no canto superior parte da orientao de alguns profissionais em limpar alguns dos elementos desnecessrios ou no visualmente significantes para que o assunto principal em si tenho uma maior nfase. Isso ficar claro, na minha opinio, nos exemplos que trago ao lado. No reposicionamento que a imagem do meio oferece, os pssaros perdem um pouco o destaque porque se misturam aos demais elementos da cena. Na imagem abaixo, porm, eles recebem um pouco mais de ateno. Um pouco de destaque para essa natureza to linda!

A tcnica aplicada

Aquela rvore que sempre tampava minha viso havia cado. No sei bem em qual dia, mas encontrei entre minhas fotos uma longa exposio que a mostra no cho. Me lembro que na ocasio eu havia feito imagem do tipo para ver se aquele borro escuro no cho era a tal rvore. E era sim. Nesse mesmo dia, segundo meus arquivos, outra fotografia foi tirada: essa que trago nesse exemplo. H algumas vantagens em conhecer algumas tcnicas e, para mim, talvez a mais importante delas ter a conscincia do possvel resultado de nossas escolhas. Isso no sistema analgico era fundamental, bem como na necessidade de uma rpida tomada de deciso para no perder aquele clique. A intuio sempre ajuda, mas preciso conhecimento. E saber seguro. Esse

tipo de conhecimento deriva do saber terico, da sistematizao das atividades prticas. No sair apertando boto e aceitando os efeitos que a mquina d: saber os efeitos possveis e os reproduzir e a partir disso fazer algo diferente para que possa chamar de seu. Preciso confessar que nesse dia eu no havia pensado esses efeitos nas luzes, uma vez que eu queria registrar esse prdio todo espelhado e os reflexos que via nele. Aumentei a abertura da lente para no perder o foco e de imediato os riscos nas luzes apareceram. Tanto gostei que fiz apenas duas exposies. Estava seguro de que uma delas seria a minha escolhida e a trago agora para ser vista.

22 de dez. 2012, 1h35,04

As suas vantagens

30, F13, ISO800, WB Manual 80-200mm em 200mm

A tcnica aplicada
uma das tcnicas que gosto em imagens noturnas quando fecho mais a ris e esse efeito nos pontos de luz direta aparece. H uma outra forma de alcanar esse resultado: usar um filtro na frente da lente. Tambm possvel colocar em programas de edio e vejo muitas produes de joias e semijoias com esse efeito, para dar aquele ar de brilho, polimento, etc. NO ANTES E DEPOIS AO LADO, possvel notar algumas alteraes de imediato e outras nem tanto. Esto aparentes: a alterao no balano de branco, o reforo na saturao da cor azul e verde. A mudana nos tons do cu derivada dessas escolhas que fiz. Menos aparente est a reduo do nvel de rudo da imagem. Como alguns pontos mais escuros acabaram mais claros na minha edio (como a faixa de rvores entre o prdio em construo e o prdio espelhado), os rudos apareceram demasiadamente naquele espao. Eu particularmente no gostei do efeito e o reduzi cerca de 10% do valor total possvel. O suficiente para dissimul-los sem comear a dar um efeito borrado nos demais pontos da imagem. Se a sua cmera tiver controle de abertura da ris, faa o teste: fotometre a cena dando um valor maior (da o termo prioridade) para a abertura da lentes, como F13, usado nessa fotografia. Feito isso, faa a foto e veja o efeito. Depois, faa o mesmo teste usando o menor valor para a abertura, como F3.5 - priorizando uma abertura maior na lente - e compare os efeitos. Melhor! Me encaminhe as duas fotos para o email que publiquei na abertura desse livro e vamos estudar os efeitos juntos!

Era vspera de Natal, meu ltimo natal solteiro. Era um tempo de instrospeco e eu estava melanclico e triste por no poder corresponder altura dos tantos cartes lindos que circulavam pela Internet, tanto nas redes sociais quanto via email. Estava dormindo mais uma vez na sala, de janela aberta, quando acordei de madrugada ainda com aquela melancolia. Natal deixa a gente meio assim mesmo. Mas quando olhei para fora tive um susto. Em pouco tempo minha rvore de Natal particular se formaria l. Esse pinheiro pode ser visto em outras imagens atrs de uma rvore. a tal rvore que fora arrancada pela chuva. J sem ela, a vista que se abriu permitiu que eu fizesse esse registro. E em plena noite de nascimento do Cristo. Fra minha estrela Dalva! Levantei correndo e busquei todo o equipamento. Tinha pouco tempo para fazer minhas escolhas mas elas foram to naturalmente se apresentando na manipulao das lentes e outros acessrios que diria ser apenas mais uma parte desse presente. A estrela que colocamos sobre nosso pinheirinho, dentro de nossas casas, foi colocada sobre uma rvore enorme, a 50 metros de casa, oferecendo essa vista nas primeiras horas do dia 25 de dezembro. Durou pouco, pois a Lua desceu naquela meia hora que fiquei ali, admirando... e logo sumiu no horizonte... ou no para se sentir abenoado com isso?

25 de dez. de 2012, 3h42,03

Fogo na Terra

25, F11, ISO400, WB Auto, 80-200mm em 92mm

FOI UMA DAS POUCAS VEZES QUE A TCNICA EM SI no era importante para mim. Dado a representatividade que a cena tinha para minha vida, naquele momento essa seria a fotografia no tirada, guardada apenas em minha lembrana e contada como se fosse uma das coisas que sequer saberia como contar. Mas automaticamente tomei algumas decises e nesse ponto que a experincia insupervel. Falamos sobre alcance dinmico e seria impossvel retratar a Lua e as sombras ao mesmo tempo. Um HDR no mostraria o satlite to lindo como era, e no representaria de forma majestosa o que eu via. At porque havia nuvens no cu e elas encobriam a forma da Lua deixando, em boa

A tcnica aplicada

parte do tempo, apenas seu brilho ou uma pequena parte dela exposta. Rapidamente escolhi manter o registro do pinheiro e da cidade e sabia que poderia estourar a Lua na edio. Coisa fcil, e daria o efeito que demonstraria com mais exatido aquilo que eu estava vendo. Sabendo que uma ris bem fechada daria esses raios nas luzes, logo escolhi uma abertura que desse o efeito desejado. Mais uma vez no me importei com o balano de branco, dado a velocidade que a Lua caia. Logo ela no estaria mais no topo do meu pinheirinho particular...

Uma das coisas mais lindas que j vi e ouvi. Ele cantava de madrugada, tambm com hora marcada. Normalmente prximo ao amanhecer, mas antes que os demais pssaros. Algumas vezes soltava seu canto em meio a madrugada. Foi assim da primeira vez, no me lembro a hora, mas acordei, mais uma vez, assustado. Um pouco mais do que das outras vezes, pois dormia com a janela aberta e seu canto reverberou com fora dentro do apartamento. E parecia um grito, um lamento. Nesse primeiro dia outros vizinhos tambm saram na janela procurando saber de onde vinha e quem era o dono daquele canto de trs ou cinco notas, sempre decrescentes*. E ningum sabia dizer o nome daquele pssaro. Com muito custo, em uma segunda cantoria, consegui localiz-lo disparando a mquina com a ris fechada e com o flash bem forte por toda a rvore. Gerei uma grande imagem que, no visor LCD, fui procurando pixel a pixel, at

encontrar o bicho. Postei no Facebook e um aluno o reconheceu: Urutau. Diz-se que uma ave rara, que canta solitariamente noite como se soltasse um lamento e da teria surgido diversas lendas. E saiba que interessante: semanas depois, quando j havia me acostumado ao bicho, seu canto e sua presena sempre imvel ali, fui viajar. Na volta, antes de subir para o apartamento, resolvi dar uma olhada no galho seco em que o pssaro se alojou e tive uma pequena surpresa: havia um filhote de Urutau, que imitava, desde muito jovem, o comportamento da me. Posso dizer que ouvi seus primeiros pios, roucos e sem sentido algum. J treinava para me acordar de madrugada com um lamento que de triste tornouse to belo por essa histria. *Tem no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=ylPiq-7W5Iw

28 de dez. 2012, 18h26,41

Foi, foi, foi

1/2000, F4, ISO200, WB Auto, 80-200mm em 200mm

A imagem do filhote foi coisa simples para se fazer. Como era um dia muito claro, mesmo com ISO baixo e um pouco de fechamento da ris foi preciso usar um obturador bem alto. Essa lente 80-200mm tima, mas apresenta algumas efeitos que no me agradam. Um deles a dificuldade para conseguir uma imagem ntida com velocidades mdias. A outra da focagem; por diversas vezes tive dificuldade no foco automtico e manual, tendo recorrido a uma abertura menor para ganhar um pouco de campo focal, mesmo perdendo definio e percebendo um efeito que se assemelha difrao (ao olho nu, uma espcie de falta de nitidez) ou mesmo da instabilidade do foco. ACRESCENTEI PRETO E ESCURECI, mais uma vez, as sombras em um esforo para direcionar o olhar para o Urutau. Retirei um pouco a saturao do azul e de outras cores, como prpura e magenta, na tentativa de diminuir a ateno que o cu azul tomava e do contorno dos raios UVs que marcaram a ave, mesmo usando um filtro UV(c) Hoya. De qualquer forma, est ai o animalzinho, to belo e esttico como ele realmente .

A tcnica aplicada

2013, para mim, comeou como O ano. Diferentemente de todos os anos e projetos que podemos postergar por mais algum tempo, esse era o ano do meu casamento. A data j estava marcada desde setembro de 2012, quando reservamos o dia e hora na igreja. A partir de janeiro, todos os meses at a data do casamento passaram com uma velocidade que no imaginei que passariam. O tempo voou. Indcio de que a espera e a ansiedade eram maiores do que eu acreditava que seriam. Preciso dizer que me senti privilegiado quando, logo no comeo desse 2013 mgico para mim, eu fora surpreendido com alguns dias de Luz Divina. Esse o termo que popularmente lemos quando procuramos saber o nome desse tipo de luz natural. No h segredo nisso, em essncia tem a mesma temperatura de cor, luminosidade dos raios normais mas bonito demais. E

nos faz pensar em nossos segredos... Nesse dia, a luz que pude ver foi sobrenatural. Confesso que me senti pequeno e creio ter sido esse o sentimento que outras pessoas tambm tiveram uma vez que as redes sociais foram bombardeadas com imagens desse mesmo fato, mas de ngulos diferentes e por pontos-devista diferenciados. E comunguei com todos eles. Nas trs fotos ao lado possvel ver: 1 - A imagem original; 2 - Uma edio que a manteve colorida, com acrscimo de alguns elementos, como preto, reduo de sombras e aumento de contraste; 3 - A edio transposta em preto e branco, escolhida para ser a foto que representasse aquela cena.

04 de jan. 2013, 18h27,57

2013, o ltimo ano

1/1000, F13, ISO200, WB Auto, 18-105mm em 34mm

A tcnica aplicada

FIZ ESSE REGISTRO PENSANDO E VENDO EM PRETO E BRANCO. Desde o clique inicial at o ltimo (73 disparos), fotografei observando a imagem de forma diferenciada. preciso treino para ver as coisas desprovidas de cores. H at um exerccio que vi certa vez em um livro, que ensinava a cerrar os olhos levemente at ver apenas o contraste e as formas; isso eliminaria boa parte da percepo de cores e ajudaria na coompreeno dos tons em PB. A MINHA ESCOLHA EM DEIXAR ESSE REGISTRO sem cores deriva da necessidade que senti em mostrar novamente aquilo que eu vi, ou seja, em reapresentar uma cena que fora vista por mim. No uma tentativa de mostrar a realidade, pois trata-se de um momento passado no qual - a partir dessa fotografia - apenas eu me relacionei diretamente. Portanto, um dos meios que encontrei para reforar o sentimento de grandiosidade da imagem foi deix-la sem cores, apenas com tons preto e branco. Isso refora o tom de sobriedade e de dramaticidade na imagem. FIZ O REGISTRO E ADICIONEI na edio um simulador de gro para reforar o drama. Acrescentei preto e eliminei as reas de sombra nos prdios. Nessa edio, optei por deix-los pretos, em efeito de contraluz, pois no queria fazer dessa imagem um HDR e queria reforar o efeito que a luz impactava sobre a paisagem. Talvez tenha exagerado. Seria bacana um feedback dos leitores sobre isso.

No ms em que me casei, junho, o Sol j estava completamente posto e a noite presente s 18h30. Mas como tudo brincadeira em fevereiro, ms de carnaval, j se passava das 20h e ainda havia luz para brincar de captar imagens. Postei esse mesmo clique no Facebook, mas com outra edio e os comentrios surgiram. Mais do que falar sobre tcnicas, meu objetivo aqui discutir ou apresentar discusses sobre fotografia e captura digital. Outro dia comentei minha indignao frente a uma leitura que eu fizera na qual a autora descrevia a relao do fotgrafo como uma relao direta com o passado. Era o texto de uma filsofa. Minha revelia estava justamente na afirmao de tal autora que me pareceu um contra-senso pois ia de encontro com tudo aquilo que minha prtica significa para mim. Eu - enquanto fotgrafo - me relaciono com o presente. Minhas aes so sobre o presente e ele quem se mostra

ou se oculta diante das minhas escolhas tcnicas e pessoais. Pode at ser que o produto dessa relao seja capaz de estabelecer uma outra relao com o passado ou com o futuro. Porm, creio que essa relao no se configura entre o tcnico que realizou o registro (ou o fotgrafo) e o tempo, mas sim tal produto, decorrente do seu trabalho e o tempo. Me pareceu mais uma brincadeira de fevereiro isso, difcil de explicar para os outros. H muitas ideias acerca dos registros de imagens e da fotografia. Alm disso, tantas prticas que cada prtica configura uma nova ideia. Creio haver espao para todas. E tudo isso fora de brincadeira. Pois bem. Como parece que brincadeira o que no falta, procurem um cachorro nessa imagem. Ficar buscando formas e animais em nuvens a preferncia dos meus amigos e parentes nas mdias sociais online!

16 de fev. de 2013, 20h06,48

Fevereiro ms de brincadeiras

1/125, F2.8, ISO200, WB Auto, 80-200mm em 105mm

A tcnica aplicada
Para variar um pouco as escolhas anteriores, resolvi apresentar essa imagem com a cidade visivel abaixo do tero inferior. Na edio, alterei pouca coisa: precisei tirar um pouco do preto e puxar para cima as sombras de modo que os prdios se tornassem visveis. RETIREI, AINDA, A SATURAO DAS CORES para que no tivesse invaso de azul e magente, cores presentes nas mdias luzes desse entardecer. O balano de branco estava no automtico, mas essa foi uma ao consciente, uma vez que, mesmo no WB manual, as nuvens - nessa ocasio - no azularam como de costume. Portanto, resolvi desprender mais tempo na composio do que na regulagem do branco. Uma deciso que tomei baseado em uma aferncia prvia.

O ms do meu aniversrio comeou com essa viso no fim de tarde. Chuva, luz divina e uma coisa qualquer a mais no cu. Foi a primeira vez que eu vi tal fenmeno: nuvens fazendo sombras nelas mesmas. No sei as causas, mas pensando na questo de iluminao fica fcil entender. Como a sombra projetada dura (contornos bem definidos) e aparentemente se dirige do canto inferior esquerdo para o canto superior direito (uma vez que o Sol estava prximo ao horizonte), creio que havia uma formao de nuvens mais densas e mais baixas do que as nuvens nas quais a sombra se projetou. Para mim, o curioso nessa imagem a tripla composio que podia observar: alm da projeo majestosa da sombra subindo aos cus, havia uma massa de chuva no canto inferior direito e uma pequena luz divina no canto inferior esquerdo, local da imagem no qual o Sol se punha. Fiz outras imagens, tanto verticais quanto horizontais, mas somente encontrei essa imagem vertical nos arquivos, devo t-las movido para algum HD e como a busca resultou em apenas uma imagem - e essa imagem era uma de minhas favoritas mesmo - me dei por satisfeito. No estou certo se a imagem passa uma forte sensao aos leitores, ou ao menos a sensao que me transmitiu no momento em que eu notei tal formao. Foi mais uma das vezes em que sa correndo da sala para buscar o equipamento no quarto, receoso de que tal situao no se extendesse por muito mais tempo. uma questo de no perder o clique. E tudo era uma questo de luz.

01 de mar de 2013, 19h17,02

uma questo de luz

CONFESSO QUE FALAR EM ESCOLHAS TCNICAS EM EVENTOS INESPERADOS uma discusso um pouco acadmica demais para mim, tema de debates, motivao para preparao pessoal. Na prtica - na correria do dia a dia - o que no pode faltar o registro. A maneira de regular o equipamento, as escolhas, podem acontecer de forma natural ou, ento, improvisadas. Confesso que um HDR nesse dia ficaria lindo, mas no o fiz porque as nuvens baixas, mais negras, se movimentavam e isso consequentemente borraria minha composio. Decidi pelo simples clique, priorizando o desenho que se formava nas nuvens mais altas. Essa deciso limitou minha exposio em uma regulagem em que o cu azul deveria aparecer, ou seja, era preciso diafragmar a mquina (fechar a ris), ao mesmo tempo em que no poderia perder a informao das nuvens, ou seja, os detalhes, a textura, a forma e as nuances delas. E para paralisar o movimento das nuvens, usei

A tcnica aplicada

1/320, F11, ISO200, WB Manual, 18-105mm em 18mm uma velocidade de obturador maior. Se perdesse essa nuvem escura mais baixa do enquadramento, uma vez que ela passava vagarosamente, mas constante, eu no sei se teria outra dessa para conseguir uma rica composio. E como o dia ainda estava muito claro, no foi preciso sequer aumentar o ISO. O ajuste de branco foi feito no modo manual, pois, em situaes como essa, a mquina (a minha) tende a azular demasiadamente os pontos escuros. Mesmo assim, as partes mais escuras das nuvens ganharam um tom um tanto quanto azul. No puxei na edio totalmente para o preto pois no achei necessrio. Esse resultado me agradou.

Um dia frio j foi motivo para compor canes e aproximar coraes. Para mim, tambm j foi razo para gerar imagens e fazer fotos. Com as guas de maro fechando o vero, minha cidade foi, aos poucos, espaando mais as chuvas que caiam no comeo do ano. Uma das ltimas frentes de chuva que vieram e permaneceram por alguns dias foi essa mostrada aqui. Lembro que estava deitado no sof da sala, cochilando, quando acordei com o barulho do vento. L fora, a fina camada de gua no ar transformou minha paisagem urbana em um quadro subjetivo. Para ter as formas da cidade novamente identificadas, era preciso um pouco de esforo ao olhar. Foi quando lembrei daquela discusso do alcance dinmico, ou seja, da capacidade da mquina em enxergar aquilo que a programamos para ver. Decidi tentar captar apenas a forma de um dos prdios da minha vista, registrando seu contorno, sem os detalhes que somente uma viso limpa, sem gua ou poeira entre o sensor e os objetos, poderia dar. Essa imagem, em especial, deu trabalho para encontrar. Esse arquivo estava na pasta temporria que o Lr. salva quando editamos as imagens e por sorte eu o encontrei em um backup que fiz no dia 02 de abril. Backups! Outro tema importantssimo. preciso, mas boa parte das pessoas s d falta quando seu computador tem um pirepaque. J passei por isso e hoje realizo cpias rotineiramente. Admito que durmo bem mais tranquilo, sem passar frio algum na espinha.

NOVAMENTE REDUZI A TEMPERATURA DE COR para criar uma sensao de chuva. Deixando a imagem mais azulada, creio que ela fica mais coerente com uma situao de chuva. Poderia conseguir resultado similar, por exemplo, com uma ventania de areia. Entretanto, a esttica seria mais aproximada do tom amarelo devido cor caraterstica da terra local. Optei por no deixar dvidas sobre a natureza da chuva ao aplicar essa pequena alterao, de cerca de 15% na variao para o azul. E NO REALIZEI MAIS GRANDES ALTERAES na edio de imagens, ficando praticamente com a reduo do valor da temperatura Kelvin para dar a sensao de reduo da temperatura visvel como a nica alterao feita. No foi alterado nenhum valor de contraste, saturao, realce, preto, nada, muito embora eu tenha vi-

A tcnica aplicada

15 de mar. de 2013, 17h07,26

Dia frio, bom lugar

1/2500, F2.8, ISO250, WB Auto, 80-200mm em 200mm sualizado essa imagem com outras alteraes significativas como, por exemplo, acrescentando muito preto na imagem. Entretanto, ela ganhou uma silhueta nas rvores que no existem devido a lgica falta de um ponto de luz que fosse capaz de causar tal efeito. Decidi, a partir dessas leituras feitas na imagem matriz, no alterar a essncia da imagem e trabalhar com o controle que fosse possvel na edio. UMA IMAGEM COM ALTERAES QUE AFETAM sua essncia podem causar uma sensao de estranhamento nos leitores daquela fotografia. Algumas vezes esse efeito bem-vindo, outras, nem tanto. preciso cuidado e sensibilidade para trabalhar nesse limite j que agradar a todos coisa difcil. Por isso meu foco tem estado em passar a informao que eu quero de maneira que seja recebida pelo maior nmero de leitores.

Meu aniversrio. Meu presente? Esse pr-do-sol. Foi meu ltimo aniversrio solteiro: me casaria em menos de trs meses. Os preparativos para o casamento j estavam quentes: convites, familiares de outras cidades, logstica para enviar os envelopes e explicar como se chega at So Jos do Rio Preto (e reforar para que no confundam de novo - com Ribeiro Preto). Tenho a sensao de que certas coisas acontecem somente na hora certa. Exemplos disso so meu pinheiro de natal iluminado pela Lua e esse final de dia em pleno meus 32 anos. No sei se foi uma coincidncia eu ter feito nesse dia exatos 32 disparos dessa mesma janela... brincadeira, foram 37. Mas no fiz nenhum da

minha comemorao ou sequer uma do bolo de chocolate. No me lembro se fui dar aula nesse dia ou no, mas meu desejo era no ter ido. Nos prximos farei de tudo para ficar em casa e comemorar com aqueles que me cercam todos os dias e que esto comigo caminhando e escrevendo essa coisa de vida. O aniversrio me estimula a refletir sobre minha caminhada mais do que o Natal. Final de ano, alm de todo o contexto religioso, poca de euforia no mercado: a cidade se agita, tempo de frias e muita gente viaja. J nesse tempo todo meu, posso sentar e parar um pouco para pensar nessas pernadas que dou dia a dia e entender melhor como estou levando o pouco tempo de vida que tenho, aquele, que todos ns recebemos.

27 de maro de 2013

Fogo no cu

1/30, F4, ISO400, WB Auto, 18-105mm em 22mm, 19h36,53 1/30, F4, ISO400, WA Manual, 18-105mm em 22mm, 19h37,05 WB Manual em 5560K

A tcnica aplicada
A IMAGEM ORIGINAL, da pgina anterior, NO RECORTE DESSAS MENORES ao lado. Como no fiz nenhuma alterao em nenhum editor de imagem eu no tinha porqu fazer comparativos, mantendo, assim, apenas a imagem original registrada dia 27 de maro, s 19h,38,16 para apresentao nesse ebook (pgina anterior) nas configuraes: 1/30, F8, ISO400, WB Manual, 18-105mm em 105mm. Entretanto, decidi demonstrar a escolha da mquina pelo melhor balano de branco, apresentando ao lado esses dois exemplos de imagens registradas cerca de dois minutos depois. NA PRIMEIRA IMAGEM ao lado, o balano de branco estava programado para o modo automtico e a imagem abaixo no WB manual. Realizei entre essas duas imagens mais 3 cliques rpidos para conferir no visor a regulagem da temperatura que mais se assemelhasse opo automtico. No subi mais a temperatura para mostrar os efeitos de cada exposio porque meu objetivo era apenas indicar qual temperatura Kelvin o equipamento estava aplicando no seu modo automtico. E foi dessa forma que cheguei em uma configurao bem prxima com a temperatura de 5560K. Note que, visualmente, as duas imagens esto bem semelhantes. possvel saber exatamente essas configuraes do equipamento utilizando programas leitores de EXIF - infos que toda cmera digital grava no arquivo de imagem - como o Opanda (download gratuito diretamente no site do produtor: http://www.opanda.com/en/iexif/download.htm).

De vez em quando a gente escuta de algum que a correria est muita, que no sobrou tempo para isso, nem para aquilo. Eu entendo todos os lado. Mas minha percepo sempre me abre para lembrar de uma constante: o tempo sempre passa. No texto A mudana, um dos primeiros desse ebook, abro caminho para trazer essa imagem que, se relacionada com aquela primeira, abre debate para o que muitos autores afirmam: a relao do profissional de captao e do fotgrafo com o passado. Naquele texto ainda havia a rvore que sempre tampava minha viso e tambm esses prdios com uma pequena faixa mais escura em seu topo. Eles estavam sozinhos, desacompanhados desses outros dois prdios que foram erguidos no lapso temporal que as duas imagens feitas reproduzem aqui. Ora, nesse ponto o material que deriva do trabalho tcnico resulta em uma ligao do tempo presente com o tempo futuro

- ambos armazenados em um produto fsico ou binrio que representa tempo passado. Mas eu, enquanto autor desse registro, - nessas circunstncias - me afasto de qualquer relao com o passado. Eu me relacionei, em ambas ocasies, apenas com o presente. Foi olhando para o presente e captando tecnicamente um pedao selecionado daquilo que se fazia estar a minha frente que pude construir um material que, em confronto com algum lapso de tempo, remete a uma relao intrnseca. A discusso vai longe, e minha vista da janela lateral sem a rvore na minha frente tambm. dessa visada, dessa abertura, que fui recortando, aos poucos, todo o material que trago nessa publicao. Procure por eles na composio e os encontrar. Relacione essas imagens com as imagens anteriores e tambm poder perceber suas interrelaes e caractersticas que o tempo foi gravando na paisagem.

A tcnica aplicada
E sim, a hora est correta. tenho o hbito de dormir tarde de vez em quando. E numa noite assim eu vi as nuvens passarem baixas e muito rpidas, ento resolvi fazer essa longa exposio. J SABIA QUE O EFEITO DA LONGA EXPOSIO seria semelhante a um borro no cu. Eu conhecia a tcnica e j tinha visto fotografias e outras imagens assim o suficiente para formar em minha mente o resultado que esse trabalho daria. E saiu exatamente como eu havia pensado. O EFEITO QUE PARECE UMA NICA MASSA DE AR , na verdade, muitas e muitas nuvens passageiras. Foi preciso 30 segundos para conseguir esse efeito, que voc pode ir testanto de 10 em 10 segundos e observando como o borro vai se formando. Ver que as caractersticas vo mudando, por isso preciso praticar. A primeira imagem a original, como foi captada pela mquina na exposio indicada na pgina. A segunda imagem foi a imagem escolhida para ilustrar esse texto: Note que eu puxei as sombras (o que clareou bem a cena) e acrescentei um pouco de preto para amenizar o rudo caracterstico desse tipo de composio. J a ltima imagem traz uma exposio igual original, mas com o balano de branco em 4760K, o que resultou em uma fotografia mais quente. Se voc tiver a opo de ajustar a temperatura KELVIN (balano de branco), faa esses testes e domine os acionamentos manuais da cmera. A grande vantagem disso saber EXATAMENTE como seu equipamento funciona e aplicar no momento oportuno o efeito que voc quiser!

04 de abr. de 2013, 04h31,42

As mudanas no pararam

30, F11, ISO800, WB 3570K, 18-105mm em 22mm

Ah, o outono! Outra estao mais amarelada no h! Basta ver qualquer pr-do-sol que ser possvel ver um cinturo mais avermelhado em todo o horizonte. Apesar da beleza esttica, isso no bom para pessoas com problemas respiratrios, que sofrem um pouco com o tempo seco. Em virtude desse tempo, h mais particulas em suspenso no ar e isso um dos fatores desses fins de tarde amarelados magnficos e dos romnticos contornos de luz nos rostos em contra-luz. No dia a dia e sua correria at momentos antes do pr-do-sol raramente paramos para pensar e observar a natureza. Mas justamente nesses minutos que precedem o fim de tarde que podemos

notar o tempo voando. Sempre que paro nessas horas, fico apreensivo. Especialmente quando vou fazer alguns cliques. que o Sol cai muito depressa mesmo. Pare qualquer dia um pouco antes daquele momento que demos o nome de pr-do-sol e note o quo pouco tempo ele demora para se aproximar do horizonte e descer por completo. O tempo rpido demais... A partir dessa percepo, note que as cores ficam mais quentes. Mas no so s as cores que conseguimos esquentar: tambm um momento de colocar cabea e corao no mesmo lugar e deix-los um equilibrar a temperatura do outro.

10 de abr. de 2013, 18h57,59

Meu rosto em contra-luz

1/125, F13, ISO200, WB Auto, 80-200mm em 125mm

A tcnica aplicada
Flare nada mais que um reflexo na lente, ou melhor, nas lentes, uma vez que at mesmo as mquinas mais simples podem contar com vrios conjuntos de vidro ou cristal na constituio da sua objetiva. H ainda algumas peculiariedades como o reflexo ser uma luz que no refrata, mas a o assunto se aprofunda demais e meu objetivo nesse ebook falar de forma mais geral sobre captura digital. Foi com base nesse sol direto que me lembrei em produzir uma imagem com bastante flare. Eu particularmente sempre busco esse efeito, conseguido com qualquer fonte de luz. Em show tambm possvel conseguir um bom efeito e at mesmo com flash dedicados. Sempre so lindos! AS IMAGENS AO LADO MOSTRAM O REALCE DO EFEITO DE FLARE na edio. Aumentando um pouco o contraste da imagem, ganhei certa definio nos contornos dos raios que refletiram nas lentes. Note ainda um acrscimo do efeito estrelado na fonte de luz, ou seja, no Sol, tambm decorrente da abertura pequena da lente em F13. Com um pouco de prtica e treino possvel ir combinando os efeitos conseguidos com os diferentes tipos de lentes e suas configuraes.

Todo entardecer era uma maravilha, um show particular apresentado para quem olhasse por aquela janela. Mas sempre foi preciso ter olhos para enxergar isso, j que a vida em si nem sempre nos d motivo apenas para celebrar. Ver o belo no exerccio de tristeza. Ver e enxergar, para ns, so coisas distintas. Ver, ato natural; enxergar, ato treinado, trabalhado, cultural. Nos trs anos que fiquei naquele apartamento pude observar as variveis da natureza, seja da fauna, seja da flora. E sempre foi to belo, mesmo quando o pasto pegou fogo, mesmo quando a rvore caiu: o primeiro dos dois se reergueu, ficou verdinho novamente; j o segundo deles permanece l, caido mas no foi cortado, e segue na sua luta pela sobrevivncia.

Os pssaros sempre foram um espetculo parte. Do comeo do dia, quando me acordavam com seus cantos e iam procurar comida, ao fim do dia, quando passavam longe, voando serenamente voltando para casa, sempre me fizeram buscar analogias para encarar meu dia a dia. Foi fcil com esses exemplos aprender sobre a necessidade da rotina para nossa sobrevivncia, da ousadia do voo para ver as coisas de outro ngulo, da coletividade para fortalecer indivduos to delicados. E os exemplos no param. Busquei ao longo desse tempo apenas guardar algumas lembranas de um lugar bacana para se viver. No sabia que juntava saudades.

15 de abr. de 2013, 07h39,49

Voar, voar, subir, subir

1/800, F2.8, ISO250, WB Manual 5000K, 80-200mm em 200mm

DUAS COISAS ME COMPROVAM QUE ESSES PSSAROS ACABARAM DE ACORDAR. A primeira delas e a mais lgica a leitura no EXIF do arquivo fotogrfico. Uma combinao de zeros e uns que formam o arquivo digital. A segunda delas, e para mim a mais gostosa, saber que a represa municipal, local de descanso desses pssaros, estava direita da imagem, ou seja: no sentido oposto desse voo. TODOS OS DIAS OS PSSAROS saam da represa alando voo para esse mesmo lado e somente no final da tarde retornavam em direo oposta. Assim, se na imagem eles estivessem virados para a direita eu saberia - se estivesse do ponto-de-vista em que eu estava - que eles estavam retornando para seus ninhos. PORQUE ENTO EU GIREI HORIZONTALMENTE A IMAGEM NA PGINA ANTERIOR? Temos nosso sentido de leitura construdo da esquerda para a direita, o que me fez optar por uma construo que acompanhasse esse sentido, o qual estamos acostumados. Isso foi possvel pois no h - nessa imagem - compromisso com questes espaciais e/ou geogrficas. Caso houvesse, eu manteria a direo do voo original. A ligeira inclinao das aves para reforar o sentido de alar voo, ou seja, subir aos cus. Ainda reforcei a saturao do azul, uma vez que a grande abertura da lente no privilegia a saturao nesse caso. Realizei uma edio diferente da imagem das maritacas, nas quais retirei totalmente a saturao do azul para construir um cu nublado ou cinza em pleno dia azul.

A tcnica aplicada

Quem se lembra que nosso planetinha, ponto azul visto do espao, quem gira ao redor do Sol? Quanto tempo gastamos olhando para o cu procurando estrelas cadentes, luzes piscando ou qualquer outra coisa que nos chame a ateno ou que nos ocupe o tempo necessrio dessa contemplao? Calculando bem... pouco, no? Eu passo bastante. Pelo menos aponto minhas lentes bastante para o cu. Olhando esses efeitos que a longa d, me lembro dos filmes Jornada nas Estrelas, cuja velocidade em dobra fazia todo o parabrisa da nave interestelar Enterprise se encher desses riscos. Sempre que conseguia tempo para fazer essas imagens eu abria um vinho razovel e aos poucos

ia tomando minha taa. Poderia dizer que para cada risco visto na imagem eu j abri uma garrafa, tantas foram. Mas bonito mesmo olhar para esse mesmo cu l do meu interior, da minha cidade natal. Pequena, no h tantas luzes como para c, nessa rica regio, cuja abundncia tem se medido pelo progresso e pela extenso urbana. H um observatrio em Rio Preto. Nele, durante as sees de projeo, simulada a retirada da claridade no cu gerada pelas luzes terrestres. O efeito visto magnfico e nos deixa sem saber como mensurar o que sabido: os olhos no acreditam no que a cincia nos mostra. Mas basta pouco tempo para perceber o quo impossvel seria abrir uma garra para cada estrela.

17 de abr. de 2013, 04h32,33

Estrelas em velocidade de dobra

863, F14, ISO200, WB Auto, 18-105mm em 18mm

Por um longo tempo fui relutante em relao s grandes alteraes em uma imagem que a tecnologia digital oferece. Mas ainda bem que o tempo passa, como j falamos. Hoje eu no toro mais o nariz quando vejo uma imagem alterada em sua essncia ou com grande manipulao, desde que seja objetiva sua alterao, ou seja, desde que seja de rpida compreenso. Permiti-me at acrescentar duas estrelinhas na edio, para reforar a composio. ESSA IMAGEM TEM 863 DE EXPOSIO, OU QUASE 14 MINUTOS. Fiz contrariando TODOS os conselhos que os entusiastas da imagem digital deram nos fruns e sites que pesquisei. Na verdade, no foi difcil. A opinio deles era praticamente unnime: compre um controle remoto da cmera para conseguir exposio com mais de 30. Alguns outros diziam para comprar cabo disparador, enfim. NOVAMENTE VOLTEI MINHA PROCURA NAS BASES DO ANALGICO e lembrei de uma tecnologia essencial para rebobinar os filmes antigamente: a fita crepe. Juntvamos as bobinas de filme e a pelcula com durex ou com fita crepe, que fazia a presso necessria para puxar o filme. Juntando um mais um, vi que seria possvel fazer a fita crepe segurar o boto de disparo apertado pelo tempo que eu quissesse. E deu certo para acionar e manter o boto pressionado. Agora... como eu interrompia o processo sem mexer na cmera? Conto no prximo ebook!

A tcnica aplicada

03 de mai. de 2013, 18h43

Diversas msicas nos lembram da relao tempo e imagem, tempo e fotografia. E uma de minhas preferidas diz: Eu bebo um pouquinho para ter argumento, mas fico sem jeito, calado e ele ri. Ele zomba do quanto eu chorei porque sabe passar e eu no sei. Na voz de Nana Caymmi, a cano perfeita para representar esse fato imutvel. E foi ouvindo ela que decidi fazer a minha representao sobre a passagem do tempo. Aproveitar o tempo, curtir a vida, ganhou outro status nos dias de hoje. Antigamente - bem antigamente - era uma questo de sobrevivncia e a expectativa de vida era mais curta. Eu penso que aproveitar o tempo saber viver e viver bem, us-lo para fazer planos, traar e cumprir metas a mdio e longo prazo, viver o hoje pensando no amanh. o extremo oposto da captao digital ou da fotografia tradicional: as vemos para fazer uma ligao com o passado, que revivido novamente no instante presente ao olhar um retrato. O que fazemos - e talvez tudo o que podemos fazer - direcionar nossas aes buscando alcanar o resultado delas. entender as consequncias como o fruto construtor da nossa vida. Esse mesmo processo o movimento necessrio para se compor um bom registro. claro que, vez ou outra, conseguimos um clique magnfico que faz parecer at que tudo conspirou a nosso favor. E provavelmente conspirou mesmo.

Nas trs imagens: 1/320, F7.1, ISO200, WB Auto, 18-105mm em 38mm

15 de mar. de 2013, 17h07,26

Ele sabe passar

A tcnica aplicada

ESSAS TRS IMAGENS ESTO EM SUA CAPTAO ORIGINAL, sem quaisquer efeitos ou alteraes em programas de edio de imagem. Elas no tem objetivo nenhum alm de ser mero registro da passagem de tempo. Entre cada uma dessas imagens h um intervalo de tempo de exatos 8 segundos. Mas ainda so imagens da minha janela lateral. DO LADO DA PAREDE DE MINHA SALA HAVIA ESSE ESPELHO de energia. J havia observado como o Sol projetava suas luzes e essas paravam na estrutura da janela, formando essas sombras. Certo dia decidi registrar e configurei o equipamento uma nica vez, queria ver a alterao na temperatura de cor, na dureza da luz e na direo que ele projetaria sua sombra. Pare por um tempinho e observe o efeito do pr-do sol e a rapidez com que ele se vai. No precisa olhar diretamente para ele. Olhe para sua sombra. Se h luz, h sombra. Quando um vem o outro vai.

Essa percepo est mais visualmente identificada nos limites do espelho; note que, com o anoitecer, a sombra vai sendo projetada para cima e comea a tocar no canto inferior ao mesmo instante em que toda a lateral da direita vai saindo da sombra. Oito segundos para to pouca mudana. Eu ensinei meus olhos a observar esse movimento e a perceber o vagaroso passar do tempo.

O que uma pessoa pode fazer quando no tem o que registrar? Faltam festas, pors-do-sol bonitos, chuvas, frio, pssaros, falta tudo. Em situaes assim vale o exemplo de Nan Godin, que fotografava aquilo que tinha vontade, no importando a luz disponvel. Certa vez estava no apartamento assistindo a outro passar das estrelas. Logo no incio da noite observei aquele brilho mais forte se pr. No, ele no estrela, Vnus, o planeta, o primeiro brilho que aparece e um dos primeiros que desce ao horizonte na regio onde moro. J com a hora mais avanada, outras formaes vo aparecendo

e sumindo. So extremos. Certa noite eu decidi perder o medo do rudo e levar meu equipamento ao extremo para saber das caractersticas que meu sensor poderia me dar. Em momentos assim, de curiosidade, que aprendemos mais. Tem sido assim para mim: toda dificuldade ultrapassada uma facilidade acumulada. Quando passar novamente por aquela situao, creio que verei de outra forma, com uma postura do tipo - ah... j passei por isso. Isso experincia, vivenciar. Simplesmente apertar boto no muito mais do que calejar o dedo.

06 de mai. de 2013, 02h,35,39

Sobre still, tcnicas e rudos

2,5, F22, ISO6400, WB Auto, 80-200mm em 200mm

A tcnica aplicada
AS DUAS IMAGENS GRANDES AO LADO tambm no tem edio. So os arquivos originais. O aparente efeito que a imagem tem decorrncia apenas das escolhas tcnicas e truques fotogrficos que revelo agora. A nica diferena entre as duas o fundo iluminado. Ambas foram tiradas sobre uma mesa, refletindo a luz que entrava pela janela, uma mistura de luz de luar e de lmpada incandescente. O que gerava a sombra era a borda da janela. Conforma a abria ou fechava, ela deixava passar mais ou menos luz. USEI O MXIMO ISO, A MENOR ABERTURA E MXIMA DISTNCIA FOCAL, tudo objetivando buscar seus efeitos: Do ISO, o rudo; da abertura, o efeito de difrao, que se assemelha a uma perda de nitidez; da distncia focal o reforo no achatamento dos planos da imagem, uma vez que os elementos esto distantes entre si na profundidade. J O TOM AMARELADO FOI CONSEGUIDO com uma tcnica muito simples: a colocao de uma meia cala feminina esticada cobrindo a lente. A imagem menor apenas um recorte ampliado para demonstrar em maior escala o efeito que o rudo apresentou. Belssimo quando acompanhado da meia cala.

Muito tempo no tivesse outra distrao que a doura do pr-do-sol. Aprendi esse novo detalhe quando me disseste, na manh do quarto dia: Gosto muito de pr-do-sol. Vamos ver um?. Mas preciso esperar. Esperar o que?. Que o Sol se ponha (...). Um dia eu vi o Sol se pr quarenta e trs vezes. (...) Quando a gente est triste demais, gosta do pr-do-sol. Estava to triste assim no dia dos quarenta e trs?. Mas o princepezinho no respondeu. Essa passagem do livro de Saint-Exupry sempre me encantou pela possibilidade de num dia eu fazer imagens do pr-do-sol quarenta e trs

vezes. Nesse dia, j organizando minhas coisas, empacotando-as para minha mudana, eu cliquei 177 vezes. Comecei s 18h05,34 e fiz meu ltimo clique s 18h51,40. Fiz uma tomada de flare, enquadrei teros verticais, horizontais e com inclinaes, peguei o Sol ainda sobre meu pinheiro e at depois de se pr. Fiz, ainda, imagens de silhueta (como essa), clareei os prdios e demais elementos do primeiro plano perdendo toda e qualquer referncia de que ali havia um Sol... Eu no veria mais quarenta e trs vezes aquele fim de tarde, ento busquei guard-lo em tantas diferenciaes fossem possveis.

08 de mai. 2013, 18h49,23

Quantos pores-do-sol voc viu hoje?

1/1600, F9, ISO200, WB Manual 4350K, 80-200mm em 200mm

A tcnica aplicada
TIVE TEMPO PARA PENSAR E APLICAR DIVERSAS TCNICAS NESSE DIA. Mas como gostaria de apresentar uma diversidade de imagens nesse ebook, trouxe essa silhueta como exemplo, embora no seja a imagem que mais gostei desse dia. De todos os quarenta e trs pores-do-sol possveis, precisava escolher apenas um. FOTOGRAFIAS DE SILHUETAS TEM, COMO PRINCPIO BSICO, uma forte iluminao em contra-luz. graas a essa luz que conseguimos escurecer totalmente os elementos entre a mquina fotogrfia e a fonte de luz em questo. Nessa imagem trabalhei apenas com a luz do Sol, a mais forte fonte de iluminao que existe em nosso sistema solar. EM RELAO A COMPOSIO, todas as minhas tomadas horizontais no me agradaram a posteriori. Escolhi essa, pois foi possvel editar e realocar o Sol no cruzamento dos teros inferior horizontal e posterior vertical. Mas me incomoda a presena de outro elemento no tero anterior. Mesmo assim, creio que um pouco menos de rvore na imagem trouxe um pouco mas de harmonia esttica. Na edio, eu acrescentei um pouco de preto para reforar as silhuetas e aumentei ainda mais a temperatura de cor para 5350K , o que esquentou um pouco a imagem.

11 de mai. de 2013, 18h42,22

Quando adolescente, rezava a Ave Maria todos os dias s 18h, acompanhando o alto-falante instalado na torre da igreja da minha pequena cidade. To pequena que toda a cidade ouvia a transmisso. O fim de tarde, desde cedo, se tornou um momento de transio e de reflexo cotidiana. Tenho nesses momentos de fim de tarde uma orao silenciosa, de contemplao. No h como passar um fim de dia sem me sentir obrigado a olhar e ver, e a levar meus olhos para tamanha beleza dos cus. Tenho apenas dois autorretratos dessa janela lateral: o primeiro feito o que encerra esse ebook, em preto e branco. A fotografia foi tirado com uma Yashica Mat 124 G, filme 120mm Across que eu mesmo revelei, ampliei e escaneei; j o segundo que consegui satisfatoriamente a imagem ao lado, digital. O exemplo que trago nessa pgina foi registrado nos idos de 11 de maio, a quase 30 dias para meu casamento. A partir dali as coisas ficaram corridas para mim, trabalhando na assistncia da organizao tcnica do Festival de Teatro de Rio Preto, ministrando as ltimas avaliaes do semestre, organizando as ltimas coisas para receber os parentes e amigos de fora. Mas eu queria esse registro. Faltava eu, o pr-do-sol e o pinheirinho juntos em uma mesma composio. Queria guardar uma imagem assim.

1/200, F18, ISO200, WB Auto, 80-200mm em 86mm, Flash SB900, Timer 10

A tcnica aplicada
Esse exemplo vale pela utilizao do flash, recurso que at ento eu no havia utilizado nesse ebook. O mais importante entender a resposta do seu equipamento com diferentes fontes de luz, com consequentes temperaturas Kelvin diferentes. J vi profissionais utilizarem cinco fontes de luz diferentes ao mesmo tempo: flash dedicado, flash de estdio, luz fluorescente e iluminao especfica para estdio de TV. Cada uma dessas luzes tem suas prprias caractersticas e a mquina, por mais moderna que seja, vai enlouquecer na hora de priorizar um balano de brando adequado. O resultado? Creio que horas de edio em computador e um resultado pouco natural. PROCURE USAR SEMPRE UMA OU DUAS FONTES DIFERENTES DE LUZ, como nesse meu auto-retrato. A ltima imagem acima tem na edio um aumento na exposio e na claridade, com uma leve correo de rudo e da saturao. Retirei alguns fios de cabelo que me incomodavam, um pedao da blusa na minha bochecha esquerda e alguns reflexos do flash na taa de vinho, lim-

15 de mar. de 2013, 17h07,26

Hora da Ave-Maria

pando a imagem para que nenhum elemento dispersasse a ateno do leitor (compare as imagens e observe as diferenas). AS TRS IMAGENS REPRESENTAM MINHA SISTEMATIZAO PARA CONSEGUIR UMA IMAGEM HARMONIOSA. A primeira foi meu primeiro registro. A partir dele me guiei para adequar a luz ao contexto em que eu estava. Para isso adicionei um filtro de cor na frente do flash para esquentar sua temperatura apreendida. O resultado harmonioso somente foi possvel porque foram respeitadas as caractersticas das diferentes luzes: do SB900 e do prprio Sol. A temperatura do flash balanciada para 5500K, prximo ao valor da luz do meio dia, branca. J o pr-do-sol est em 3100K e tem uma luz mais alaranjada. Logo, era preciso equilibrar isso, priorizando uma fonte de luz e sua temperatura e adequando as outras fontes. Poderia ser feito via edio no computador? Sim, claro. Mas eu no gosto de computadores tanto assim.

Eu j estava morando praticamente em dois lugares: ainda no antigo apartamento e j no novo, mas ainda no mobiliado. Meus mveis estavam distribuidos meio a meio: havia apenas um sof e um colcho no novo, enquanto no velho havia geladeira e fogo. s vezes a escolha era ter gua gelada para beber ou dormir confortavelmente. Nesse perodo eu andei com meu equipamento todos os dias. Alm de toda a movimentao entre esses dois locais eu ainda trabalhava na realizao de um evento de grande porte na cidade, o que tambm me rendeu boas fotos. Pessoalmente, me dividia entre algumas obrigaes profissionais e algumas urgncia pessoais. Mas aos poucos tudo foi se encaixando. Sei que numa dessas passagens entre um apartamento e outro foi possvel esse registro. J era noite, mas o registro do horizonte ainda avermelhado, com uma longa exposio, saiu. De onde eu estava ainda era possvel colocar a Lua do outro lado da rvore, bastava eu me mover para a janela da cozinha, dois metros ao lado eram o suficiente para alterar o ponto-de-vista. Notei que nessa ocasio especial a Lua fazia um pequeno aro luminoso, mas sua parte escura tambm era visvel. Ela estava diferente e linda. Ela estava de mudana.

FOI BACANA ESSE REGISTRO, POIS PUDE APLICAR um recurso comumente utilizado, que gerar uma imagem da Lua e aumentar seu tamanho no programa de edio para que ela se parea maior do que realmente estava a olho nu. E simples: recortei -a cerca de dois pixels para dentro da sua margem e depois a ampliei ligeiramente. O efeito esse. H alguns exageros nesse tipo de composio, mas eu prefiro um meio termo nesses casos. OUTRAS MANIPULAES FORAM NECESSRIAS, como eliminar os pontos verdes e vermelhos que se formaram no cu e so apenas reflexos das luzes da cidade nos vidros da minha lente: tambm so flare, mas por no atuarem a favor da imagem eles se transformam no tipo indesejado.

A tcnica aplicada

11 de mai. de 2013, 19h54,26


4, F3.5, ISO200, WB Manual 4550K, 80-200mm em 200mm NOVAMENTE ALTEREI A TEMPERATURA KELVIN da imagem geral para um tom mais frio, induzindo a assimilao de uma imagem realizada de noite. Essa percepo de tempo vlida na medida em que a longa exposio esquentou demasiadamente a cidade e se no fosse por ela no seria possvel a imagem ser coerente com meu registro; em Rio Preto, s 19h, praticamente j est de noite nessa poca do ano. Creio que uma falha minha na escolha do balano de branco correto para a exposio reforou ainda mais essa colorao. Mas o saber entre essas relaes permite ao bom observador refletir sobre sua atividade e buscar alternativas para uma composio adequada e eventuais correes posteriores via software.

Sem ela eu no vivo

estranho olhar e no ver. Tambm acho estranho olhar e ver coisas que no existem. Confesso que essas duas coisas me perturbam e, na essncia da fotografia, um sentido irreal pode muito bem ser construido. A fotografia, por muito tempo, se prestou tambm a isso, a revelar aquilo que no existe, a mostrar um sentido que sequer tem relao com a verdade. E j h algum tempo a imagem digital herdou tal peculiaridade. Diga uma mentira vrias vezes e ela passa a ser verdade. Isso me preocupa quando falo sobre fotografia pois muitas vezes eu parto da minha experincia para compartilhar o pouco que pude aprender at agora, e fico com certo receio de que as minhas impresses gerem uma relao refutvel. Nossas experincias no so verdades absolutas, a cincia vem nos provando isso h sculos e sculos. No cabe aqui falar sobre o que a verdade, mas trago dois exemplos de verdades absolutas que tenho a partir da minha experincia: as duas fotos ao lado, que ilustram o que eu quero dizer. A primeira imagem e

a segunda so as mesmas, original e editada, respectivamente. A ltima imagem ao lado foi tirada cerca de 15 minutos depois da primeira, com uma nica alterao: a abertura da lente: na primeira imagem, propositalmente subexposta, em F16; a ltima com F5.6. Dado ao ISO elevado, sequer precisou abrir muito a 50tinha F1.8 (como carinhosamente apelidada a lente 50mm fixa). Sobre o olhar e no ver ou ver coisas que no existem: no cotidiano ainda tenho essa dificuldade. Mentiras, ironias, falsidades, nem sempre consigo apreend-las como eu gostaria. Fao desse fato uma analogia com a imagem: veja os exemplos ao lado. Em decorrncia da longa exposio e das caractersticas do meu registro, na ltima imagem vemos tanta luz que no vemos sombra, e uma no existe sem a outra para os nossos olhos. Na imagem acima, tirada de madrugada, a luz refletida pelo nosso satlite era tanta que fazia sombra, mas no o suficiente a ponto de revelar sua ausncia.

A primeira imagem a tomada original subexposta de forma proposital. Ao fotografar com o ISO to elevado (mximo da minha cmera), a lente muito fechada e uma velocidade baixssima de obturador, eu procurei forar o rudo e o efeito de difrao (pequeno desvio da luz ao passar pela ris) para conseguir uma imagem diferente. A ideia era uma imagem de sombras projetadas pela luz da Lua sem ser uma mesmice, conseguida na segunda imagem com a adio de um pouco de claridade, contraste e nitidez. A TERCEIRA IMAGEM EST ORIGINAL, SEM QUALQUER EDIO. A nica diferena tcnica que a fiz com uma abertura bem maior do que a primeira, deixando passar mais luz. Entretanto, o efeito gerado foi a falta de sombras, preenchidas pela iluminao constante e pelo prprio reflexo da luz em outras partes da mesma cena. uma imagem enigmtica, pois no h sombra, mas h diferentes tipos de fontes de luz. A primeira fonte a luz da Lua; j a segunda vem dos postes da rua. Note uma parte na lateral esquerda mais alaranjada que as demais partes. Essa luz vem diretamente dos postes, e tem uma luz mais quente. A grama seca e o pouco pedao de terra ao fundo tambm recebiam sombras, suavizadas pela constante iluminao e pela longa exposio. uma cena que no conseguimos enxergar com os olhos, mas o equipamento pode ver. uma cena que no existe. No?

A tcnica aplicada

27 de mai. de 2013, 2h40,15

Um taxi para a estao lunar

30, F16, ISO6400, WB Manual, 50mm fixa

Acompanhando minha mudana de janelas, resolvi dar ao penltimo fim de tarde um ar diferente. A constante relutncia em trabalhar com programas editores de imagens bem que poderia ser o equivalente a mudar de apartamento: s vezes difcil, mas necessrio. Confesso que j sinto falta da minha antiga vista, mas no sinto falta daquela pouca flexibilidade em trabalhar nas edies que fazia. Nas publicaes impressas, cada tipo de papel pede um determinado tipo de tratamento das imagens, uma vez que h algumas caractersticas especificas. Exemplo disso o papel jornal, que absorve muito a tinta e oculta boa parte do rudo das imagens cujo efeito mais evidente. Porm, algumas impresses pedem um tipo de tratamento diferenciado para sua melhor visualizao, com menos magenta, mais brilho, enfim, por a vai. Ultimamente tenho pensado sobre o bvio: que os monitores atuais tambm pedem tratamento diferenciado para a apresentao das imagens nos mais diversos tipos de LCD, LED, OLED. Com essa questo em mente, tenho abusado um pouco mais na saturao das cores e nos contrastes j na configurao da prpria cmera. Acho que boa parte das pessoas que gostam de dar seus cliques tem uma linda imagem na cmera que, depois de passada para o computador ou impressa, perdeu a graa. Ou ento um apartamento que tinha uma bela vista...

08 de jun. de 2013, 18h41,47


1/1250, F8, ISO400, WB Manual 4760K, 80-200mm em 170mm com um quase estouro dos pontos mais claros prximos ao sol. Essa pequena alterao aumentou a saturao normal da imagem e me forou a reduzir um pouco o valor geral da saturao da imagem. Creio que permaneci no limite. Confesso que esse tipo de edio ainda me causa certo estranhamento. Mas um teste com esse tipo de mudana que fao e uma opinio dos leitores seria um timo feedback!

rvores de vivas cores

APESAR DAS CONFIGURAES DIGITAIS existentes nos equipamentos mais modernos, eu no as alterei para a tomada dessa imagem. O modo de exposio da cmera no tinha nenhum aumento de contraste, brilho, saturao ou nitidez, nada. Mesmo assim, a colorao nesse dia estava absurda, conforme mostra a imagem sem edio. MESMO ASSIM AUMENTEI OS VALORES ORIGINAIS acrescentando mais claridade e branco na imagens, o que resultou em um ganho nos pontos mais claros das nuvens,

A tcnica aplicada

O dia 09 de junho foi o ltimo dia em que cliquei daquela janela lateral. No tive minhas melhores imagens, no era um dos dias mais bonitos, mas fiz um registro pensando na minha ltima relao com aquele espao, minha ltima relao com aquele lugar. Essa vista simples mostra a viso que ficou limpa com a queda da rvore (que deu visada para o pinheirinho visto ao fundo, esquerda), os prdios novos construdos ao redor daquele primeiro (canto direito), e os galhos tpicos do inverno. A minha ao fotogrfica me deu mais uns 30 minutos ali, olhando a vista. O fim desse processo de mudana - dentro dessa dilatao do espao de trs anos - me remete aos instantes ali parado, de introspeco. Esses momentos tm voltado em meus sonhos, e me pego em plena janela construindo minhas imagens.

No so esses pixels que me causam tal saudade, mas o fato de eu ter sido testemunha de tantas coisas lindas e vivido tantas coisas boas naquele lugar. E venho para esse novo espao com a expectativa de encontrar uma nova janela dessa, seja para fora, seja para a alma. Essa mudana nada mais que um recorte dentro de um espao de tempo no qual eu mesmo determinei: 2011 a 2013. Findado tal tempo, eu pude reestabelecer a conexo entra essas datas, podendo datar um comeo, meio e fim. Todo esse material agrupado tornou-se o resultado da minha relao com o tempo presente, registrado graas a uma tecnologia qualquer que o homem pde criar. Esse tempo , na verdade, minha relao com o tempo: o tempo que vivo nesse instante, olhando esses pssaros to belos dessa minha nova janela.

09 de jun. de 2013, 18h46,43

O fim da mudana

1/250, F13, ISO1600, WB Auto, 18-105mm em 18mm

ENTRE AS OBJETIVAS QUE PRECISO est a olho de peixe, que produz um efeito tipo bolha na imagem, distorcendo as linhas e formas. Sei que a usarei em poucas ocasies, mas ela refora algumas sensaes que eu gostaria de passar em minhas imagens profissionais. ESSE EXEMPLO TRAZ O QUE SO AS DISTORES DAS FORMAS. Os elementos (o pinheiro, prdio e a rvore) so reconhecidos pelas suas formas e no pelas suas cores, por exemplo, mesmo estando levemente distorcidos. Esse efeito que simula uma lente grande angular com distncia focal abaixo de 15mm, caracterizando uma olho de peixe, foi feito no programa de edio. Nesta, aumentei o preto para caracterizar o efeito da silhueta e retirei boa parte das sombras existente. E pela ltima vez daquela janela no me preocupei com o rudo causado pela tecnologia que utilizo para captar algumas imagens.

A tcnica aplicada

da janela lateral

santiago garcia

S-ar putea să vă placă și