Sunteți pe pagina 1din 14

A EVOLUO HISTRICA DA SEGURIDADE SOCIAL ASPECTOS HISTRICOS DA PREVIDNCIA SOCIAL NO BRASIL

1. Introduo. O estudo da histria do Direito previdencirio revela-se muito importante, na medida em que permite o entendimento de vrios institutos contemporneos de seguridade, mostrando, dessarte, de forma evidente a participao crescente do Estado visando a proteo da sociedade de maneira contundente.

2. Origem do Direito Previdencirio. Com o advento da revoluo industrial, iniciada no sculo XVIII, tendo se expandido pelo mundo a partir do sculo XIX, desencadeou-se uma intensa otimizao da produo, devido implementao de mquinas, as quais atuavam em escala significantemente superior ao trabalho humano, substituindo-se, desta forma, a manufatura pela chamada maquinofatura. Formaram-se, com isso, a classe que no mais produzia a partir de sua prpria obteno de matria-prima, desempenhando todo o processo produtivo, mas, sim, trabalhavam para os donos das mquinas, os quais conquistavam todo o lucro. Isto foi cada vez mais acentuado em virtude do papel irrefutvel da indstria na necessidade de se atender s exigncias de um pas em expanso. Contudo, ainda precisava-se que homens operassem estas mquinas, ou seja, era fator irremedivel que a mo-de-obra atuasse em conjunto para que as mquinas pudessem operar. Destarte, em virtude das inmeras ocorrncias de acidentes de trabalho, bem como do desenvolvimento da sociedade, percebeu-se no poder um ser humano pr sua vida e incolumidade em risco, sem que se pudesse resguardar-se de quaisquer infortnios eminentes. Nesse contexto, a classe operria deu fruto ao Direito Previdencirio. O perodo de formao desse novo ramo do Direito, que visa cobertura dos riscos sociais, tomada a expresso no seu sentido comum de acontecimento incertus an e incertus quando que acarrete uma situao de impossibilidade de sustento prprio e da famlia, encerrou-se com o advento da 1 guerra mundial. A previdncia social no pretende uma funo indenizatria, mas de alvio da necessidade social, fornecendo ao trabalhador no prestaes equivalentes quelas que ele tinha antes do evento, mas somente correspondentes a um mnimo vital. O indivduo, ao longo da histria, sempre esteve exposto indigncia, seja individual (cio, delinqncia) ou social (desemprego, doena, incapacidade para o trabalho etc), da o sentimento de receio do porvir sempre ter habitado os temores humanos desde as pocas mais remotas, por efeito de seu prprio instinto de sobrevivncia.

Em um primeiro momento, a proteo contra infortnios tinha carter familiar, ou seja, os novos ajudando os mais idosos. A viso de proteo como fruto da natureza humana denota um trao individual ou familiar, contudo, certas vezes, as circunstancias externas ou internas no permitiam a cumulao de recursos para serem utilizados em perodos de necessidade. Introduz-se, ento, a importncia das tcnicas coletivas de proteo social. 3. A Evoluo no Mundo. Deste modo, registram-se ao longo da histria vrios sistemas, os quais compem a gnese do Direito Previdencirio, um tanto mais primitivos, se comparados ao nosso complexo sistema contemporneo, todavia, j demonstrando este receio do infortnio. Tem-se como exemplo a Grcia, com a formao das sociedades de mtua ajuda conhecidas como ranoi. Exigiam contribuies regulares e possuiam a finalidade de conceder emprstimos sem juros aos participantes nos quais se encontravam em necessidade. Em Roma, havia as associaes chamadas collegia ou sodalitia, que por contribuies dos associados asseguravam as despesas funerrias dos scios. Ainda em Roma, existia o instituto da pater famlias, que tinha como obrigao, prestar assistncia aos servos e clientes por meio de uma associao mediante contribuio. Seguindo essa vertente, encontrava-se o exrcito romano, que guardava duas partes de cada sete do salrio do soldado e este, quando se aposentava, recebia as economias junto com um pedao de terra. Miguel Horvath, bem como Srgio Pinto Martins, asseveram, outrossim, a mais remota preocupao com o infortnio atravs da celebrao do primeiro contrato de seguro martimo em 1344, posteriormente, surgindo a cobertura de riscos contra incndios. A senda evolutiva da seguridade social continuou e atenta-se para a existncia do instituto tambm na baixa idade mdia, com a Poor Relief Act, de 1601, a qual caracterizava-se como uma espcie de lei de amparo aos pobres, constituindo contribuies obrigatrias para fins sociais, tendo a parquia o dever de auxiliar o indigente, assim como os juzes detinham o poder de lanar um imposto de caridade e designar inspetores para auditar as parquias. Este considerado o primeiro ato relativo assistncia social. Na Prssia, atual Alemanha, em 1883, instituiu-se o primeiro sistema de seguro social pelo chanceler Otto Von Bismarck, tendo carter eminentemente poltico. Em decorrncia da crise industrial, os movimentos socialistas encontravam-se fortalecidos e a medida visava obter a consagrao social. Isto culminou com o surgimento do Cdigo de seguro social alemo em 1911.

As Leis idealizadas por Bismarck foram gradativamente sendo implantadas. Em 1883, a Lei do seguro-doena, custeada pelo empregado, empregador e Estado; em 1884, a Lei do Acidente de trabalho, custeada pelos empregados; 1889, com a Lei do seguro invalidez e idade, custeada pelos trabalhadores, empregadores e Estado. A Encclica Rerum Novarum do Papa Leo XIII, em 1891, analisa a situao dos pobres e trabalhadores nos pases industrializados, estabelecendo um conjunto de princpios orientadores para operrios e patres. Outras encclicas importantes foram a Qadragesimo Anno (1931) e Divini Redemptoris (1937). A Inglaterra tambm seguiu a tendncia e promulgou em 1897 o Workmans Compensation Act, constituindo seguro obrigatrio contra acidente de trabalho, tendo estabelecido a responsabilidade objetiva do empregador na reparao dos danos por acidentes laborais. E posteriormente, a Old Age Pensions, em 1908, concedia penso aos maiores de 70 (setenta) anos independentemente de contribuio. O Mxico inaugura, ento, uma nova fase, denominada de constitucionalismo social, em que os pases comearam a tratar em suas Constituies de Direitos sociais, trabalhistas e econmicos, incluindo-se, no obstante, os Direitos previdencirios. A Constituio mexicana consolidou-se pioneira desta nova fase, em 1917, ao tratar do assunto em seu artigo 123; seguida, no ano seguinte, da Constituio sovitica de 1918, que tratava de Direitos previdencirios. Os EUA, com a influncia da poltica do New Deal (Wellfare Sate), teve, por seu Congresso, aprovado o Social Security Act, amparando idosos e instituindo, tambm, o auxlio-desemprego. O perodo de universalizao da Previdncia corresponde, obviamente, ao seu perodo de expanso geogrfica, tendo como pice o Tratado de Versalhes de 1919, que criou a OIT (Organizao Internacional do Trabalho). Foi em meio a Segunda Guerra Mundial que se deu incio ao perodo de consolidao da Previdncia Social, na medida em que havia a necessidade de reconstruo dos pases envolvidos no conflito e de assegurar-se o mnimo de bem-estar social. Neste perodo, um grande exemplo o plano Beveridge, que reestruturou o sistema ingls de previdncia, criando um conceito mais abrangente de previdncia. Esse plano surgiu de um relatrio de mesmo nome e caracterizou-se como a gnese da seguridade social, na medida em que o Estado no mais zelava apenas do seguro social, mas das aes na reas de sade e assistncia social. Finalmente, em um estgio mais atual, destaca-se a Declarao Universal dos Direitos Humanos, em 1948, dispondo em seus artigos 22, 25 e 28 o Direito segurana social. E, em 1952, a Conveno n 102 da OIT (Organizao Internacional do Trabalho, criada em 1919), a respeito de normas mnimas para a seguridade.

4. A Evoluo no Brasil. Far-se-, nessa oportunidade, uma exposio cronolgica a respeito da evoluo da seguridade social em nosso pas. Em 1543, fundada a Santa Casa de Misericrdia de Santos, por Brs Cubas, a qual visava entrega de prestaes assistenciais. Paralelamente, foi criado o plano de penso para seus empregados que estendeu-se para as Santa Casas do Rio de Janeiro e de Salvador, abrangendo, ainda, os empregados das Ordens Terceiras e outras que mantinham hospitais, asilos, orfanatos e casas de amparo a seus associados e desvalidos. Posteriormente, o Prncipe Regente D. Joo VI aprova, em 23 de setembro de 1793, o Plano dos Oficiais da Marinha que assegurava penso s vivas dos oficiais falecidos. Alm disso, tinha custeio equivalente a desconto de um dia de vencimento, vigorando por mais de cem anos. Em 1821, Dom Pedro de Alcntara concedeu aposentadoria aos mestres e professores, aps 30 (trinta) anos de servio, no obstante, assegurou abono de dos ganhos aos que continuassem em atividade.

4.1. A Constituio de 1824. A Constituio Ptria de 1824 no dispunha de especficas clusulas de seguridade social, at porque, nesta poca, no se havia adentrado na fase do constitucionalismo social inaugurado pelos mexicanos, em 1917, conforme j dito anteriormente. H uma nica disposio de mera pertinncia no artigo 179, tratando dos socorros pblicos para a assistncia da populao carente. Segundo Horvath Jnior, esta previso constitucional, no teve aplicao prtica, servindo apenas no plano filosfico para remediar a misria criada pelo dogma da liberdade e da igualdade. Em 10 de janeiro de 1935, foi expedido decreto que aprovou os Estatutos do Montepio da Economia dos Servidores do Estado (MONGERAL), sendo relevante sua citao, haja vista ter sido a entidade de previdncia privada no pas. A Lei n. 3.397, de 24.11.1888, trata das despesas gerais da Monarquia para o exerccio subsequente e prev a criao de uma caixa de socorros para os trabalhadores das estradas de ferro de propriedade do Estado. Em 1889, aps a proclamao da Repblica, inicia-se um movimento de proteo associativa de vrios segmentos da sociedade brasileira, surgindo o Montepio obrigatrio para os empregados dos Correios, com a edio do decreto n 9.212-1 de 1889. Logo em seguida, o Decreto n 221 de 26.02.1890 estabeleceu aposentadoria para os empregados da Estrada de Ferro Central do Brasil.

4.2. A Constituio de 1891 A Constituio de 1891 assegura socorros pblicos em caso de invalidez no servio da Nao. Nesse sentido, a Lei n 3.724 de 15.01.1919, importante aquisio legislativa, na medida em que promulgou a consagrao do acidente de trabalho, tornou obrigatrio o pagamento de indenizao pelos empregadores em decorrncia dos acidentes de trabalho sofridos por seus empregados. No obstante, determinou a responsabilidade objetiva do empregador, ou seja, independe de culpa ou dolo. O Decreto Legislativo n 4.682, de 24 de janeiro de 1923, conhecido como Lei Eloy Chaves (da porque o dia 24 de janeiro o dia da previdncia social), foi a primeira norma a instituir no Brasil a Previdncia Social. Determinava a criao de caixas de aposentadoria e penses para os empregados ferrovirios de nvel nacional. Isso se deu pela importncia do setor naquela poca, j que havia a necessidade de apaziguar as manifestaes gerais dos trabalhadores da poca. Previa aposentadoria por invalidez ordinria (equivalente aposentadoria por tempo de servio), penso por morte e assistncia mdica. O supracitado Decreto recebeu essa denominao pelo fato de o Engenheiro William John Sheldon ter trazido da Argentina um sistema de proteo social aos trabalhadores. Essa Lei foi minuciosamente estudada e adaptada para a realidade brasileira. Em 4 de julho de 1921, na cidade de Jundia, os trabalhadores marcaram uma reunio com o Inspetor Geral da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, Francisco Pais Leme Monlevade, que levou o anteprojeto de lei ao ento Deputado paulista Eloy Chaves. Este, em um discurso filosfico e quase que potico apresentou o projeto de lei que se transformou na Lei que Leva o seu nome. Esse Decreto autorizava cada empresa ferroviria existente no pas a criar sua Caixa de Aposentadoria e Penses, bem como concedia o direito de estabilidade aos ferrovirios (real objetivo de seu bojo) que tivessem dez anos de empresa, s podendo ser dispensados mediante inqurito para apurao de falta grave, presidido pelo engenheiro da estrada de ferro. Os diaristas de qualquer natureza que executassem servios de carter permanente tambm eram beneficirios. Nesse mesmo diapaso, os trabalhadores recolhiam 3% sobre seus salrios e 1,5% era recolhido pelos usurios de transportes, sendo que o Estado no participava do custeio. Os professores vinculados s escolas mantidas pelas empresas tambm eram beneficirios. Por conseguinte, o Decreto Legislativo n 5.109, de 26.12.1926, estendia os benefcios da Lei aos empregados porturios e martimos A partir da dcada de trinta o sistema previdencirio deixou de ser estruturado por empresa, passando a abranger categorias profissionais.

O Instituto de Aposentadoria e Penses dos Bancrios foi criado pelo Decreto n 24.615 de 09 de junho de 1934.

4.3. A Constituio de 1934. Faz a primeira meno expressa aos Direitos Previdencirios. Em seu art. 121, 1 alnea h, previa o custeio tripartite entre trabalhadores, empregadores e Estado, vinculao obrigatria ao sistema com gesto estatal. Outrossim, a alnea c, do inciso XIX, do art. 5, estabelecia competncia da Unio para fixar as regras de assistncia social, enquanto que a competncia de zelar pela sade e assistncia pblicas era dos Estados-membros, conforme o art. 10, inciso II. A aposentadoria compulsria, poca, para os funcionrios pblicos, abrangia os que atingissem a idade de 68 (sessenta e oito) anos, ex vi do art.170, 3. O mesmo artigo assegurava a aposentadoria por invalidez, com salrio integral, ao funcionrio pblico, o qual detivesse no mnimo 30 (trinta) anos de trabalho (art. 170, 4) e o Direito a benefcios integrais ao funcionrio pblico acidentado (art. 170, 6). Nesse perodo, j existia o princpio de que os proventos da aposentadoria no poderiam exceder os vencimentos da atividade. Tambm havia a possibilidade de cumulao de benefcios, desde que houvesse previso legal, para as penses de montepio e vantagens de inatividade, ou se resultassem de cargos legalmente acumulveis. Com a criao do Instituto de Aposentadoria e penses dos industririos (IAPI), pela Lei 367 de 1936, os empregados eram segurados obrigatrios, sendo os patres facultativos.

4.4. A Constituio de 1937. H a concepo de que a Lei Maior de 1937 regrediu na questo previdenciria ao considerar que o instituto da Previdncia Social estva previsto em apenas duas alneas do art. 137. Na alnea m, tratava-se dos seguros por idade, invalidez, de vida e em casos de acidente de trabalho. A alnea n, obrigava as associaes de trabalhadores a prestar auxlio ou assistncia aos seus associados, no que concerne s prticas administrativas ou judiciais relativas aos seguros de acidentes de trabalho e aos seguros sociais. Foi omissa quanto participao do Estado no custeio do sistema. Alm disso, previa Direitos que pela omisso supracitada nunca puderam ser implantados.

4.5. A Constituio de 1946. Com a Constituio de 1946, iniciou-se uma sistematizao constitucional da matria previdenciria [6]. Constava inclusa no mesmo artigo no qual tratava sobre o Direito do Trabalho (art. 157). Nesta Constituio, que surge pela primeira vez a expresso previdncia social, ao invs de seguro social. O inciso XVI do art. 157 consagrava a previdncia mediante contribuio da Unio, do empregador e do empregado, em prol da maternidade e para se remediar as conseqncias da velhice, da invalidez, da doena e da morte. Esta forma de custeio trplice foi usada novamente nas Constituies posteriores. A Lei n 3.807 de 1960, Lei Orgnica da Previdncia Social (LOPS), unificou a legislao previdenciria entre todos os institutos previdencirios. A LOPS promoveu a eliminao legislativa das diferenas histricas de tratamento entre os trabalhadores; igualdade no sistema de custeio com a unificao das alquotas de contribuio incidentes sobre a remunerao do trabalhador (entre 6% e 8%). O Brasil foi considerado, nessa poca, o pas de maior proteo previdenciria, na medida em que havia 17 (dezessete) benefcios de carter obrigatrio e estendeu a rea de assistncia social a outras categorias profissionais. Algumas diferenas ainda persistiram, como, por exemplo, as prestaes relativas assistncia mdica, que dependiam da capacidade oramentria dos respectivos institutos. Ressaltando que a unificao legislativa antecedeu a unificao administrativa dos institutos. importante salientar que a LOPS sofreu vrias modificaes com o Decreto-lei n 66 de 1966, principalmente quanto sistemtica dos segurados autnomos, prevendo a contribuio da empresa que utiliza o trabalho autnomo.

4.6. A Constituio de 1967. A Constituio de 1967 no inovou em matria previdenciria, repetindo as disposies da Constituio de 1946. Nesse sentido, o artigo 158 reproduziu as mesmas disposies do art. 157 da Carta Magna de 1946. A Lei 5.316 do mesmo ano estatizou o seguro contra acidente de trabalho (SAT), o qual substituiu o sistema tradicional, em que ao dano sofrido deve corresponder uma indenizao, a cargo do empregador, e transfervel entidade seguradora, mediante

contrato de seguro obrigatrio, sendo que este risco era em sua maioria controlado por seguradoras privadas. A exceo consistia nos Institutos dos Martimos e dos empregados de Transporte de Carga que administravam diretamente o risco acidente do trabalho, funcionando tambm como seguradoras. O nosso sistema deixou de ser de risco social para, a partir de 1967, ser de seguro social, abandonando a idia de contrato de seguro do Direito Civil. O Decreto-lei n 367 de 1968 tratou da contagem do tempo de servio dos funcionrios pblicos da Unio e das autarquias. Em 1971, a Lei Complementar n 11 criou o PRORURAL, regulamentando a proteo aos trabalhadores rurais, sendo alterada pela LC n 16 de 1973. A seguir, em 1972, a Previdncia Social incluiu os empregados domsticos como segurados obrigatrios. A dcada de 70 representou perodo de conquista para os idosos, indivduos da terceira idade, ao contemplar, com as Leis n. 6.179 e n 6.243, o amparo previdencirio para os maiores de 70 anos ou invlidos, no valor de um salrio mnimo e a concesso de peclio ao aposentado que retornava atividade ou que ingressava na Previdncia Social aps completar 60 anos de idade, respectivamente. A Lei n 6.439 de 1977 instituiu o SINPAS (Sistema Nacional de Previdncia e Assistncia Social), tendo como objetivo a reorganizao da Previdncia Social. O SINPAS destinava-se a integrar as atividades da previdncia social, da assistncia mdica, da assistncia social e de gesto administrativa, financeira e patrimonial, entre as entidades vinculadas ao Ministrio da Previdncia e da Assistncia Social. O SINPAS era composto pelos rgos: a) IAPAS Instituto de Administrao Financeira de Previdncia e Assistncia Social; b) INPS Instituto Nacional de Previdncia Social; c) INAMPS Instituto Nacional de Assistncia mdica da Previdncia Social; d) DATAPREV Empresa de processamento de dados da Previdncia Social; e) LBA Fundao Legio Brasileira de Assistncia; f) CEME Central de Medicamentos; g) FUNABEM Fundao Nacional de Assistncia e Bem Estar do Menor. Por fim, o Decreto-lei n 2.283 de 1986, instituiu o Seguro-desemprego.

4.7. A Constituio de 1988. Promulgada em 05.10.1988, teve todo um captulo que trata da Seguridade Social, estendendo-se do artigo 194 ao 204. Conhecida como a Constituio da solidariedade e do Bem Estar Social, manteve o custeio tripartite entre a Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal; e entre Trabalhadores e Empregadores. Apresenta trs reas de atuao: assistncia social, assistncia sade e previdncia social. Em 1990, o SINPAS foi extinto com o Programa de reforma administrativa do governo Collor que unificou o Ministrio do trabalho e Previdncia Social (MTPS). Ao MTPS ficaram vinculados a DATAPREV e o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social Autarquia Federal criada pelo Decreto n 99.350, de 27.06.1990). Mediante a fuso do IAPAS e do INPS, com a criao do INSS, este passa a ter a finalidade de cobrar as contribuies e pagar os benefcios, no se tendo mais dois rgos para cada finalidade, mas apenas um s. A edio da Lei 8.212 de 1991, que dispe sobre a organizao da seguridade social, instituiu o plano de custeio. Enquanto que a Lei n 8.213 de 1991 dispe sobre os planos de benefcios da previdncia social. Somente com a publicao das duas leis supracitadas que restou regulamentada a matria constitucional que trata da previdncia. A partir das referidas Leis, no mais se encontravam distintos os dois regimes, urbano e rural, passando a se falar apenas no Regime Geral de Previdncia Social (RGPS). A Lei n 8.689 de 1993 extinguiu o INAMPS, sendo suas funes conferidas ao SUS. No mesmo ano, publicou-se a Lei n 8.742 que versou sobre a organizao da Assistncia social. A LBA e a CBIA (antiga FUNABEM) foram extintas pela Medida Provisria n 813 de 1995 e depois convertida na Lei 9.649/98. A mesma Medida Provisria extinguiu o Ministrio da Previdncia Social, criando no seu lugar o Ministrio da Previdncia e Assistncia. Ainda naquele ano, a Lei n 9.032 efetivou uma mini-reforma previdenciria, com a extino de alguns benefcios (ex. salrio-natalidade e a figura do dependente designado) e alterou a forma de clculo de outros (ex. o auxlio acidente teve suas alquotas unificadas em 50% do salrio benefcio). Em 25 de novembro de 1998, foi promulgada a Lei n 9.715 Dispe sobre as contribuies para os Programas de Integrao Social e de Formao do Patrimnio do Servidor Pblico - PIS/PASEP.

Efetivada a Reforma da Previdncia Social, por intermdio da Emenda Constitucional de n 20 de 15.12.1998, foi estabelecida a aposentadoria por tempo de contribuio e no mais por tempo de servio, exigindo-se, assim, trinta e cinco anos de contribuio do homem e trinta da mulher. O salrio-famlia e o auxlio-recluso passaram a ser devidos apenas ao dependente do segurado de baixa renda. A Lei n 9.876 de 1999, complementa a reforma previdenciria e cria o fator previdencirio, prevendo a expectativa de vida do segurado para clculo do benefcio, tendo como objetivo alcanar o equilbrio financeiro e de atuao do sistema. Com efeito, a Lei n 9.983 de 2000, inseriu vrios artigos no Cdigo Penal elencando os crimes previdencirios que, de forma geral, tratam de estelionato, concusso e sonegao fiscal. As Leis Complementares de n 108 e 109 vieram regulamentar a previdncia complementar. No obstante, a Lei n 10.403 de 2002 alterou as Leis 8.212 e 8.213. No entanto, sua principal alterao foi a inverso do nus da prova para a comprovao dos requisitos legais para efeito de concesso dos benefcios previdencirios. Nesse contexto, a MP n 83 de 2002 (convertida na Lei 10.666/2003), que prev contribuio adicional para as empresas tomadoras de servios de cooperado, tambm vem estabelecer de forma pertinente que a perda da qualidade de segurado no ser considerada para a concesso de aposentadoria por idade, tempo de contribuio e especial. A Medida Provisria n 103 de 2003, (convertida na Lei n 10.683/2003) veio fracionar o Ministrio da Previdncia e Assistncia Social em Ministrio da Assistncia e Promoo Social; e Ministrio da Previdncia Social. A Lei n 10.676/2003 veio dispor sobre o PIS/PASEP (Programa de Integrao Social, Formao do Patrimnio do Servidor Pblico) e da Contribuio para a Seguridade Social (COFINS), devidas pelas sociedades cooperativas em geral. O salrio-maternidade, devido empregada segurada gestante, passou a ter seu pagamento, por parte da empresa, sendo desta a inteira responsabilidade de comprovlo, depois do advento da Lei n 10.710/2003. Ocorre a Emenda Constitucional n 41 em 31 de dezembro de 2003, estabelecendo nova reforma previdenciria que atingiu, em primeiro plano, os funcionrios pblicos. Esta Emenda previu a substituio da aposentadoria integral pelo Regime proporcional de aposentadoria que no retira, em verdade, a possibilidade de o servidor gozar aposentadoria de acordo com sua ltima remunerao. Os servidores pblicos ingressados efetivamente antes da promulgao da EC n 41tero direito aposentadoria integral.

A Emenda Constitucional n 47 uma reforma paralela Emenda n 41e fez alteraes no art. 201 da Carta Magna, alm de tratar da maior parte das regras previdencirias dos funcionrios pblicos. O Decreto n 6.765, de 10 de fevereiro de 2009, reajustou o teto dos benefcios do RGPS para R$3.218,90, que o topo do salrio de contribuio. O salrio-benefcio No poder, todavia, ser inferior a um salrio mnimo (art. 29, 2 da Lei 8.213/91.

5. Perodos da Seguridade Social no Brasil. 5.1. Perodo de Implantao ou de Formao. Lei Eloy Chaves culminando com o Decreto n 20.465 de 1931, se constituindo no 1 sistema amplo de seguros sociais, cobrindo riscos de invalidez, velhice e morte, concedendo, ainda, assistncia hospitalar e aposentadoria ordinria. (tempo de servio e idade).

5.2. Perodo de Expanso. Este perodo se caracterizou quando, no mais havia apenas os montepios dos servidores estatais, mas comearam a se instituir por categoria (martimos comercirios, bancrios, industririos) at a LOPS.

5.3. Perodo da Unificao. Deu-se, de incio, com a Lei orgnica da Previdncia Social (LOPS), que cumpriu a misso de unificar a legislao aplicvel ao sistema previdencirio ptrio. Todavia, a unificao plena s ocorreu com a formao do Instituto Nacional de Previdncia Social (INPS).

5.4. Perodo de Reestruturao. Com a criao do SINPAS (Sistema Integrado Nacional de Previdncia Social) em 1977, at a promulgao da Constituio de 1988, a qual implantou o sistema de seguridade social.

5.5. Perodo de Seguridade Social. Com a promulgao da Constituio da Repblica Federativa do Brasil em 1988. Ocorreram mudanas principiolgicas, nos valores e no alcance da proteo social no Brasil. O sistema passou a ser regido, dentre outros, pelo princpio da universalidade da cobertura e do atendimento. A proteo foi estendida a todos os integrantes da sociedade, fazendo, desta forma, os direitos previdencirios, no mais exclusividade de trabalhadores, mas de todos os integrantes da sociedade brasileira, surgindo, por exemplo, o segurado facultativo (toda e qualquer pessoa maior de 16 anos que, independentemente do exerccio de atividade remunerada, por meio de sua vontade, se vincula Previdncia Social). Com a criao do sistema de Seguridade Social, o Brasil no garante apenas proteo aos trabalhadores, mas a quem dela necessitar.

6. Concluso. Com a ajuda da anlise histrica do Direito Previdencirio, percebe-se que, no obstante o sentimento humano mais remoto de se resguardar de incertezas e de possveis desgraas futuras, a tendncia de que a sociedade humana venha caminhando em uma senda evolutiva de forma a no olvidar da seguridade social de seus integrantes. Aps ter o seguro social, passado obrigatoriamente pelos estgios de germinao, formulao, consolidao e lapidao e, apesar de o mundo apresentar-se globalizado e focado em uma economia forte, atinge-se o tempo de um modelo econmico em que no apenas a economia sozinha ser a ateno do Estado, mas, alm disso, o social. Este modelo de Estado Schumpteriano, o que preconiza a atual referncia econmica e diminuio do Estado no setor privado, porm, no esquecendo, este, do aspecto social de sua sociedade, sendo o governo brasileiro protagonista de inmeras polticas assistenciais, intervindo, no entanto, em questes que se referem a este diapaso. O Brasil, apesar de sua notria inflao legislativa, se insurge como um dos vanguardistas em legislaes vistas de um ponto de vista teleolgico e garantidoras de interesses metaindividuais, como, por exemplo, o Cdigo de Defesa do Consumidor, assegurando, destarte, a isonomia material e praticando a desigualdade jurdica para os faticamente desiguais. Com a Promulgao de nossa Lei Maior, a chamada Constituio Solidria, alm de inmeras alteraes legislativas referentes matria, busca-se, sem subterfgios, a aplicao dessa isonomia, empenhando-se o Estado na incluso social dos cidados em seu sistema de Seguridade Social. A Previdncia conta, hoje, com inmeros benefcios os quais no se resumem apenas em aposentadorias, mas tambm em benefcios temporrios que resguardam os infortnios dessa natureza, no olvidando, sem

embargo, da ateno referida aos deficientes necessitados com o instituto da Assistncia Social. Instituto Nacional do Seguro Social - INSS O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) uma autarquia do Governo Federal do Brasil vinculada ao Ministrio da Previdncia Social que recebe as contribuies para a manuteno do Regime Geral da Previdncia Social, sendo responsvel pelo pagamento da aposentadoria, penso por morte, auxlio-doena, auxlio-acidente e outros benefcios para aqueles que adquirirem o direito a estes benefcios segundo o previsto em lei. O INSS trabalha junto Dataprev, empresa de tecnologia que faz o processamento de todos os dados da Previdncia. Alm do regime geral, os estados e municpios podem instituir os seus regimes prprios financiados por contribuies especficas.
ESTRUTURA DE ATENDIMENTO O atendimento aos segurados e contribuintes da Previdncia Social efetuado pelo Ministrio da Previdncia Social e pelo Instituto Nacional do Seguro Social INSS. O INSS dispe de uma estrutura de atendimento ao pblico, distribuda por todo territrio nacional composta de unidades fsicas especficas, cujas funes so determinadas de acordo com as atividades que desenvolvem: habilitao, concesso ou manuteno de benefcios, realizao de exames mdicopericiais, atendimento aos inscritos no programa de reabilitao profissional, dentre outras.. No caso de o servio no estar disponvel em algum municpio, o atendimento prestado pela unidade mais prxima. Visando ao aperfeioamento desse atendimento, foram tambm implementados tele-atendimento Fone 135 e servios via internet. A estrutura organizacional do INSS, disciplinada pelo Decreto no 5.870, de 8 de agosto de 2006, contempla Gerncias Regionais, Gerncias-Executivas, Agncias da Previdncia Social, Auditorias e Corregedorias Regionais, Procuradorias Regionais e Seccionais, bem como as Agncias de Benefcios por Incapacidade e de Atendimento de Demandas Judiciais.As competncias dessas unidades so detalhadas na Estrutura Regimental do INSS, aprovada pela Portaria no 26, de 19 de janeiro de 2007. A seguir so descritas as principais unidades responsveis pelo atendimento do INSS: Gerncia Regional Supervisiona, coordena e articula a gesto das gerncias executivas sob sua jurisdio, implementa as diretrizes e aes desenvolvidas pela Diretoria de Benefcios, programa e executa atividades de suporte logstico, necessrias ao funcionamento das unidades do INSS e estabelece canal de comunicao com os segurados e contribuintes. Gerncia Executiva gerencia, supervisiona, organiza e comanda a execuo das aes das Agncias da Previdncia Social; assegura o controle social, em especial por meio da manuteno dos Conselhos de Previdncia Social. No mbito das procuradorias, representa judicial ou extrajudicialmente o INSS e as instituies de que seja mandatrio ou com as quais mantenha convnio. Agncia da Previdncia Social compete proceder ao reconhecimento inicial, manuteno, recurso e reviso de direitos ao recebimento de benefcios previdencirios e assistenciais e a operacionalizao da compensao previdenciria. Unidade Tcnica de Reabilitao Profissional vinculada Gerncia Executiva e subordinada tcnica e administrativamente ao Servio e Seo de Gerenciamento de Benefcios por Incapacidade, promove a reabilitao de segurados incapacitados ao exerccio de certas atividades e a sua recolocao no mercado de trabalho. Agncia da Previdncia Social de Benefcios por Incapacidade subordinada tcnica e administrativamente s Gerncias Executivas, compete executar os servios de reconhecimento inicial, recurso e reviso de direitos ao recebimento de benefcios previdencirios por incapacidade. Agncia da Previdncia Social de Atendimento de Demandas Judiciais compete executar os servios de cumprimento de decises judiciais para o reconhecimento inicial, restabelecimento, converso e reviso de direitos ao recebimento de benefcios previdencirios, propor consulta formal s Divises ou

Servios de Benefcios e Procuradoria da Gerncia Executiva qual se vincula e prestar informaes e esclarecimentos Procuradoria Federal Especializada e ao Poder Judicirio. Em 2007, o INSS dispunha de 100 gerncias executivas e 1.219 agncias da previdncia social (APS), sendo 1.145 fixas e 74 mveis, distribudas por todo o territrio nacional, para atendimento de seus segurados e dependentes. Foram realizados 34,9 milhes de atendimentos no ano, o que correspondeu a uma mdia mensal de 2,9 milhes de atendimentos efetuados. Os atendimentos tambm puderam ser feitos pelos quiosques de auto-atendimento PREVFcil, atravs de acessos Internet PREVNet, pelo PREVCidade (O PREVCidade uma pequena unidade montada em parceria com as prefeituras municipais, em localidades onde no existem outros pontos de atendimento da Previdncia populao), alm de unidades de reabilitao profissional e procuradorias, dentre outras. RECURSOS HUMANOS As informaes de recursos humanos da Previdncia Social aqui apresentadas abrangem os servidores do MPS e INSS, funcionrios da Dataprev, bem como os servidores cedidos ou requisitados de outros rgos e os inativos. A seguir so descritas as possveis situaes dos servidores: Ativo servidor integrante do quadro efetivo de pessoal, em pleno exerccio de suas funes. Nomeado para cargo em comisso servidor nomeado para o exerccio de cargo de confiana de livre exonerao, incluindo os servidores efetivos, requisitados e sem vnculo. Redistribudo servidor que passa a integrar o quadro efetivo de pessoal de outro rgo, implicando a extino de sua vaga no rgo de origem. Requisitado servidor de outro rgo ou entidade requisitado para o exerccio de cargo em comisso. Sem vnculo servidor nomeado para o exerccio de cargo em comisso sem outro vnculo efetivo ou empregatcio com o Servio Pblico Federal. Inativo servidor aposentado que integra o cadastro de pessoal. Pensionista dependente de servidor, beneficirio de penso vitalcia ou temporria (s disponvel no MPS). Cedido servidor cedido para outro rgo, para o exerccio de cargo no comissionado, que permanece no quadro efetivo de pessoal do rgo de origem (s disponvel na Dataprev). Auditores Fiscais Externos so os Auditores Fiscais da Previdncia Social em efetivo exerccio do cargo e que atuam diretamente no processo de ao fiscal. Auditores Fiscais Outros corresponde aos auditores fiscais em cargos comissionados e executando atividade interna, em licena de qualquer natureza ou em frias. Procuradores corresponde ao quantitativo de procuradores em efetivo exerccio nas Procuradorias do INSS (Estaduais, Regionais e Distrito Federal). Em 2007, os servidores ativos da Previdncia Social atingiram 43,2 mil trabalhadores, dos quais 91,1% eram servidores do INSS, 1,5% do MPS e 7,3% da DATAPREV. Comparada com o ano anterior, a quantidade de servidores do MPS, INSS e DATAPREV decresceu, respectivamente 2,2% e 9,7%, enquanto os funcionrios da DATAPREV diminuram 1,1%. A quantidade de servidores inativos do INSS ultrapassou os ativos e atingiu 50,2% do total de servidores da entidade.

S-ar putea să vă placă și