Sunteți pe pagina 1din 28

GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO

Processo Seletivo Simplificado Docentes

012. Prova Objetiva

Professor de Educao Bsica II Filosofia

Voc recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo 80 questes objetivas. Confira seu nome e nmero de inscrio impressos na capa deste caderno. Quando for permitido abrir o caderno, verifique se est completo ou se apresenta imperfeies. Caso haja algum problema, informe ao fiscal da sala. Leia cuidadosamente todas as questes e escolha a resposta que voc considera correta. Marque, na folha de respostas, com caneta de tinta azul ou preta, a letra correspondente alternativa que voc escolheu.

A durao da prova de 4 horas, j includo o tempo para o preenchimento da folha de respostas. S ser permitida a sada definitiva da sala e do prdio aps transcorridos 75% do tempo de durao da prova. Ao sair, voc entregar ao fiscal a folha de respostas e este caderno, podendo levar apenas o rascunho de gabarito, localizado em sua carteira, para futura conferncia. At que voc saia do prdio, todas as proibies e orientaes continuam vlidas.

Aguarde

a ordem do fiscal para abrir este caderno de questes.

11.11.2012 manh

FORMAO PEDAGGICA 01. Com relao formao contnua de professores, analise as seguintes afirmaes. I. Formar-se fazer cursos de forma ativa, sem, necessariamente, ter de repensar as prticas profissionais. II. Entre os procedimentos pessoais e coletivos de autoformao, podem-se mencionar, entre outros, a leitura, a experimentao, a inovao e o trabalho em equipe. III. A prtica reflexiva diz respeito a uma vontade de aprender metodicamente com a experincia e de transformar sua prtica a cada ano. De acordo com Perrenoud, est correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III. 02. Segundo Perrenoud, [...] sob as aparncias da continuidade, as prticas pedaggicas mudam lenta, mas profundamente. Ao longo das dcadas, elas: (A) exigem uma disciplina cada vez mais estrita, deixando pouca liberdade aos alunos. (B) vinculam-se mais adaptao do aluno sociedade, um pouco menos ao desenvolvimento da pessoa. (C) concebem progressivamente o ensino como uma sucesso de lies, desconsiderando a organizao de situaes de aprendizagem. (D) direcionam-se a um planejamento didtico mais rgido, sem negociao com os alunos, e desconsiderando ocasies e aportes imprevisveis. (E) visam cada vez mais frequentemente a construir competncias, para alm dos conhecimentos que mobilizam. 03. Em A educao em novas perspectivas sociolgicas, Gomes retoma algumas ideias de um importante autor. Gomes menciona que, segundo esse autor, [...] A educao pode ajudar o homem a ser sujeito. No qualquer tipo de educao, mas uma educao crtica e dirigida tomada de decises e responsabilidade social e poltica. Uma educao baseada no dilogo e no no monlogo. Nesse trecho, Gomes est fazendo meno a (A) Paulo Freire. (B) Jean Piaget. (C) Cipriano Luckesi. (D) Henri Wallon. (E) L. S. Vygotsky.
3

04. Em relao escola segundo os paradigmas do consenso e do conflito, analise as seguintes afirmaes. I. Na escola, existem e coexistem duas estruturas: formal e informal. Um exemplo da estrutura formal encontra-se em situaes em que um professor, em virtude de seu amplo e profundo conhecimento das relaes informais da escola, torna-se mais importante que um administrador. II. O paradigma do conflito enfatiza as tenses e oposies entre professores e estudantes. A escola vista como uma instituio que impe certos valores e padres culturais ao aluno. III. O paradigma do consenso enfatiza os valores comuns e a cooperao entre professores e alunos, de modo que a escola funcione como elemento de integrao e continuidade entre geraes. De acordo com Gomes, est correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

05. Saviani afirma que o lema aprender a aprender, to difundido na atualidade, remete ao ncleo das ideias pedaggicas escolanovistas.. Segundo esse autor, o aprender a aprender, (A) no mbito do escolanovismo, ligava-se necessidade de constante atualizao exigida pela necessidade de ampliar a esfera da empregabilidade. (B) atualmente, no processo de ensino e aprendizagem, provoca um deslocamento do eixo: o professor passa a ser aquele que ensina e deixa de ser o auxiliar do aluno em seu prprio processo de aprendizagem. (C) no contexto atual, ressignificado, j no significa adquirir a capacidade de buscar conhecimentos por si mesmo, ocupar um lugar e cumprir um papel determinado em uma sociedade entendida como um organismo. (D) na atualidade, significa assimilar determinados conhecimentos, isto , o mais importante ensinar e aprender os contedos curriculares previstos pelos programas de cada sistema de ensino. (E) no contexto atual, refere-se valorizao dos processos de convivncia entre as crianas e os adultos e da adaptao do indivduo sociedade vista como um organismo em que cada um tem um lugar e um papel definido a cumprir.

SEED1201/012-PEB-II-Filsofia-manh

06. Na ao docente, de acordo com Rios, construir a felicidadania, entre outras coisas, : I. reconhecer o outro, o qual, para o professor, na relao docente, o aluno. preciso considerar o aluno na perspectiva da igualdade na diferena, que o espao da justia e da solidariedade; II. traar e desenvolver um projeto individual de trabalho. Um projeto de escola a soma de projetos individuais, os quais, em ltima anlise, tm por finalidade a superao de dificuldades de aprendizagem; III. lutar pela criao e pelo aperfeioamento de condies viabilizadoras do trabalho de boa qualidade. Essas condies encontram-se unicamente no docente, no dizem respeito infraestrutura do local de trabalho. Est correto o contido em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

08. Com relao ao projeto pedaggico-curricular, de acordo com o que afirmam Libneo et alii, assinale a alternativa correta. (A) O projeto construdo individualmente, ou seja, cada professor, voltando-se para sua especialidade, constri o projeto de forma autnoma. (B) Para garantir a autonomia da equipe, preciso desconsiderar o j institudo (currculos, contedos, mtodos etc.). (C) A caracterstica instituinte do projeto significa que ele institui, estabelece, cria objetivos, procedimentos, instrumentos, modos de agir, formas de ao, estruturas, hbitos, valores. (D) Elaborado para evitar mudanas institucionais, do comportamento e das prticas dos professores ao longo do ano letivo, o projeto um documento acabado, concludo e definitivo. (E) A formulao do projeto pedaggico-curricular no prtica educativa, mas contribui no processo de aprendizagem efetiva dos alunos.

07. Considerando-se as sete categorias bsicas de construo do conhecimento, na perspectiva dialtica, analise as informaes a seguir.  o amplo e complexo processo de estabelecimento de relaes entre o objeto de conhecimento e as representaes mentais prvias e as necessidades do sujeito.  a exigncia, no processo de conhecimento, da atividade do aluno para ser sujeito do prprio conhecimento (agir para conhecer), e da articulao do objeto com a prtica social mais ampla (objeto-realidade).  a postura do professor no sentido de, ao invs de dar pronto, levar o aluno a pensar, a partir do questionamento de suas percepes, representaes e prticas. De acordo com Vasconcellos, as informaes, correta e respectivamente, referem-se (A) Criticidade; Historicidade; Prxis. (B) Significao; Prxis; Problematizao. (C) Historicidade; Criticidade; Significao. (D) Problematizao; Prxis; Significao. (E) Significao; Criticidade; Continuidade-Ruptura.

09. Segundo Libneo et alii, o currculo real refere-se (A) ao que estabelecido pelos sistemas de ensino, expresso em diretrizes curriculares, nos objetivos e nos contedos das reas ou disciplinas de estudo. (B) quilo que, de fato, acontece na sala de aula, em decorrncia de um projeto pedaggico e dos planos de ensino. (C) quelas influncias que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores e so provenientes da experincia cultural, dos valores etc. (D) aos contedos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Educao e concretizados pela elaborao da Proposta Curricular do Estado de So Paulo. (E) aos conceitos, s definies e s metodologias desenvolvidos ou validados pelos diferentes rgos de fomento cientfico.

SEED1201/012-PEB-II-Filsofia-manh

10. Em relao s aes da escola no campo da avaliao educacional, voltadas para a formao continuada no contexto de trabalho, analise as afirmaes a seguir.  uma funo primordial do sistema de organizao e de gesto dos sistemas escolares, podendo abranger tambm as escolas, individualmente.  Visa produo de informaes sobre os resultados da aprendizagem escolar em funo do acompanhamento e da reviso das polticas educacionais, do sistema escolar e das escolas, com a inteno de formular indicadores de qualidade dos resultados do ensino.  Tem por objetivo aferir a qualidade de ensino e da aprendizagem dos alunos; para isso, busca-se perceber a relao entre a qualidade da oferta dos servios de ensino e os resultados do rendimento escolar dos alunos. De acordo com Libneo et alii, essas informaes, correta e respectivamente, referem-se avaliao (A) acadmica; avaliao institucional; avaliao da escola. (B) da escola; avaliao diagnstica; avaliao cientfica. (C) formativa; avaliao institucional; avaliao acadmica. (D) diagnstica; avaliao do sistema escolar; avaliao institucional. (E) institucional; avaliao acadmica; avaliao da escola. 11. A Secretaria de Educao do Estado de So Paulo lanou, em 2008, o Programa de Qualidade da Escola (PQE), com o objetivo de promover a melhoria da qualidade e a equidade do sistema de ensino na rede estadual paulista. De acordo com esse programa, Nota Tcnica (2009), o IDESP (ndice de Desenvolvimento da Educao do Estado de So Paulo) um indicador que avalia a qualidade da escola. Nesta avaliao, considera-se que uma boa escola aquela (A) em que a maior parte dos alunos apreende as competncias e habilidades requeridas para a sua srie, num perodo de tempo ideal o ano letivo. (B) que possui condies de infraestrutura suficientes para a efetivao do trabalho docente, inclusive com laboratrios de informtica e de qumica. (C) em que a gesto democrtica efetiva-se mediante a participao real de alunos, pais e profissionais da educao, sobretudo na construo de um projeto poltico-pedaggico. (D) que tem por referncia o bem coletivo, cujos alunos voltam-se para demandas concretas da sociedade, por meio de projetos trans e interdisciplinares. (E) em que se instala, na prtica educativa, uma instncia de comunicao construtiva, espao para a palavra do professor e do aluno, para o exerccio da argumentao e da crtica.
5

12. De acordo com o Parecer CEB n. 15/1998, correto afirmar que a preparao bsica para o trabalho, prevista no artigo 35 da LDB, (A) destina-se exclusivamente queles que j esto no mercado de trabalho ou que nele ingressaro a curto prazo. (B) ser preparao para o exerccio de profisses especficas ou para ocupao de postos de trabalho determinados. (C) est vinculada a alguns componentes curriculares em particular, no a todos, pois o trabalho obrigao de contedos determinados. (D) destina-se aos alunos matriculados em escolas de ensino tcnico profissional, portanto, direcionada a um grupo que j est ingressando no mercado de trabalho. (E) destacar a relao da teoria com a prtica e a compreenso dos processos produtivos enquanto aplicaes das cincias, em todos os contedos curriculares.

13. A Proposta Curricular do Estado de So Paulo aponta para a necessidade de se trabalhar com um currculo que promova competncias. De acordo com esse documento, esse currculo (A) acarreta, necessariamente, a dissociao entre a atuao do professor, os contedos, as metodologias disciplinares e a aprendizagem requerida do aluno. (B) promove os conhecimentos prprios de cada disciplina sem a necessidade de articul-los s competncias e s habilidades dos alunos. (C) tem de levar em conta o fato de que as competncias e as habilidades devem ser consideradas, exclusivamente, no que tm de especfico com as disciplinas e tarefas escolares. (D) parte da premissa de que a educao escolar referenciada no ensino o plano de trabalho da escola indica o que ser ensinado ao aluno. (E) tem o compromisso de articular as disciplinas e as atividades escolares com aquilo que se espera que os alunos aprendam ao longo dos anos.

SEED1201/012-PEB-II-Filsofia-manh

14. Analise a figura a seguir, constante na obra Matrizes de Referncia para a Avaliao: documento bsico (2009), que apresenta uma sntese das competncias cognitivas avaliadas no SARESP.
Grupo III Esquemas Operatrios

15. Com relao aprendizagem do que ensinar e de como ensinar, Delors et alii afirmam que, para o professor, (A) diferentemente do que ocorre com os membros das outras profisses, a sua formao inicial lhe basta para o resto da vida. (B) a competncia na disciplina ensinada imprescindvel, mas a competncia pedaggica, mesmo sendo desnecessria, deve ser cuidadosamente respeitada. (C) sua formao deve inculcar-lhe uma concepo de pedagogia que se limite ao utilitrio, caso contrrio, ela perder sua funo educativa. (D) sua formao deveria incluir um forte componente de formao para a pesquisa e deveriam estreitar-se as relaes entre os institutos de formao pedaggica e a universidade. (E) sua formao tem de ser uma formao parte que o isole das outras profisses, pois prejudicial educao que os professores exeram outras profisses.

Realizar Grupo II Esquemas Procedimentais

Compreender
COMPETNCIAS

Observar

Grupo I Esquemas Presentativos

Com relao a esses grupos, analise as seguintes informaes. Coluna A


Grupo I

Coluna B
a) C  ompetncias para compreender: as competncias relativas a esse grupo referem-se a operaes mentais mais complexas, que envolvem pensamento proposicional ou combinatrio, graas ao qual o raciocnio pode ser agora hipottico-dedutivo. b)  Competncias para observar: graas aos esquemas relativos a esse grupo, os alunos podem ler a prova, em sua dupla condio: registrar perceptivamente o que est proposto nos textos, imagens, tabelas ou quadros e interpretar este registro como informao que torna possvel assimilar a questo e decidir sobre a alternativa que julgam mais correta. c)  Competncias para realizar: as habilidades relativas s competncias desse grupo caracterizam-se pelas capacidades de o aluno realizar os procedimentos necessrios s suas tomadas de deciso em relao s questes ou tarefas propostas na prova.

Grupo II

16. Em relao frequncia e compensao de ausncias, analise as afirmaes a seguir. I. As atividades de compensao de ausncias sero programadas, orientadas e registradas pelo coordenador pedaggico, com a finalidade de sanar as dificuldades de aprendizagem provocadas por frequncia irregular s aulas. II. A compensao de ausncias no exime a escola de adotar as medidas previstas no Estatuto da Criana e do Adolescente, e nem a famlia e o prprio aluno de justificar suas faltas. III. O controle de frequncia ser efetuado sobre o total de horas letivas, exigida a frequncia mnima de 75% para promoo. De acordo com o Parecer CEE n. 67/1998, artigos 77 e 78, est correto o que se afirma em (A) II, apenas. (B) III, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

Grupo III

De acordo com a obra Matrizes de Referncia para a Avaliao: documento bsico (2009), assinale a alternativa que apresenta a correta associao entre as colunas A e B. (A) Grupo I a; Grupo II b; Grupo III c. (B) Grupo I b; Grupo II c; Grupo III a. (C) Grupo I c; Grupo II b; Grupo III a. (D) Grupo I c; Grupo II a; Grupo III b. (E) Grupo I b; Grupo II a; Grupo III c.

SEED1201/012-PEB-II-Filsofia-manh

17. Rodrigo e Srgio, dois adolescentes regularmente matriculados no ensino fundamental, so educandos com necessidades especiais. Rodrigo, em virtude de suas deficincias, no pode atingir o nvel exigido para a concluso do ensino fundamental. Srgio superdotado, est sempre frente de seus colegas de sala e resolve com extrema facilidade as situaes de aprendizagem propostas. De acordo com o artigo 59 da Lei n.o 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional), o sistema de ensino, do qual faz parte a unidade escolar onde estudam esses dois educandos, deve assegurar a (A) Rodrigo a terminalidade especfica de seus estudos, j que ele no pode atingir o nvel exigido para concluir o ensino fundamental. (B) Rodrigo e Srgio a acelerao de estudos para que concluam em menor tempo o programa escolar. (C) Rodrigo estudos de recuperao, de preferncia paralelos ao perodo letivo, a serem disciplinados pelas instituies de ensino em seu regimento. (D) Srgio bolsa de estudos, a fim de que possa matricular-se em uma escola mais bem preparada para atend-lo. (E) Rodrigo e Srgio a transferncia para uma instituio privada especializada e com atuao exclusiva em educao especial.

19. De acordo com a obra Gesto do Currculo na Escola: Caderno do Gestor, 2009, vol. 3, os conselhos de classe e srie (A) caracterizam-se como o colegiado responsvel na escola pelo acompanhamento pedaggico do processo de ensino-aprendizagem e de avaliao. (B) tm status prprio, mas no tm o poder decisrio de interferir na Proposta Pedaggica da escola. Esse tipo de interferncia de uso exclusivo das instncias superiores. (C) so, obrigatoriamente, presididos pelo professor-coordenador e integrados pelos professores e supervisores de ensino. Os alunos no tm direito assegurado de participao. (D) tm por objetivo julgar os alunos com problemas de aprendizagem ou de disciplina, podendo, inclusive, reprovar um aluno como forma de punio por sua indisciplina. (E) tm, no regime de progresso continuada que pode ser considerado sinnimo de promoo automtica , a incumbncia de organizar o processo de recuperao.

20. Em relao Organizao da Educao Nacional, analise as colunas a seguir. Coluna A I.Unio Coluna B

18. Com relao ao regime de progresso continuada, analise as afirmaes a seguir. I. A avaliao contnua em processo o eixo que sustenta a eficcia da progresso continuada nas escolas. II. No regime de progresso continuada, a avaliao deixa de ser um procedimento decisrio quanto aprovao ou reprovao do aluno. III. Com a adoo do regime de progresso continuada, torna-se imprescindvel procurar os culpados da no aprendizagem, sejam eles alunos, membros da famlia ou professores. Define-se, portanto, uma via de soluo que seja a via pessoal. De acordo com a Indicao CEE n. 8/1997, est correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I e II, apenas. (D) I e III, apenas. (E) I, II e III.
7

a)  Oferecer a educao infantil em creches e pr-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuao em outros nveis de ensino somente quando II.  Estados estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua rea de competncia e com recursos acima dos percentuais III. Municpios mnimos vinculados pela Constituio Federal manuteno e desenvolvimento do ensino. b)  Baixar normas gerais sobre cursos de graduao e ps-graduao. c)  Assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino mdio a todos que o demandarem, respeitado o disposto no art. 38 desta Lei.

No que diz respeito incumbncia da Unio, dos Estados e dos Municpios, estabelea, de acordo com os artigos 9, 10 e 11 da Lei n. 9.394/1996, a correta relao entre as colunas A e B. (A) I b; II a; III c. (B) I a; II c; III b. (C) I b; II c; III a. (D) I a; II b; III c. (E) I c; II b; III a.
SEED1201/012-PEB-II-Filsofia-manh

FORMAO ESPECFICA 21. O objetivo da metafsica propriamente o divino, e a prioridade da metafsica consiste na prioridade que o ser divino tem sobre todas as outras formas ou modos do ser. Desse ponto de vista, as cincias se hierarquizam segundo a excelncia ou perfeio de seus respectivos objetos, que medida confrontando-os com o ser divino.
(Dicionrio Abbagnano, So Paulo, Martins Fontes, 2007. Adaptado)

Sobre a metafsica, pode-se afirmar que (A) sua anlise dos objetos reais busca expressar a singularidade de cada um. (B) ela significou o abandono dos referenciais teolgicos do conhecimento. (C) ela estabeleceu parmetros que priorizam a universalidade em detrimento da particularidade. (D) se trata de um conceito que no sofreu alteraes de Plato a Aristteles. (E) se trata de um conceito religioso e sem repercusses filosficas.

23. Scrates Ao atingir os cincoenta anos, aqueles que se tiverem distinguido em tudo de toda maneira, no agir e nas cincias, devero ser levados at o limite e forados a elevar a parte luminosa de sua alma ao Ser que ilumina todas as coisas. Ento, quando tiverem vislumbrado o bem em si mesmo, us-lo-o como um modelo para organizar a cidade, os particulares e sua prpria pessoa, cada um por sua vez, pelo resto da sua vida. Passaro a maior parte do seu tempo estudando a filosofia, quando chegar a vez deles, suportaro trabalhar nas tarefas de administrao e governo, por amor cidade, pois que vero nisso no uma ocupao nobre, mas um dever indispensvel.
(Plato, A Repblica. So Paulo, Martin Claret, 2000)

No entender de Plato, o exerccio da poltica (A) depende de um constante aperfeioamento da alma. (B) uma tarefa profissional compatvel com a atividade sofstica. (C) uma atividade reservada a sacerdotes religiosos. (D) deve ser privilgio de elites nobres e bem nascidas. (E) orienta-se por critrios pragmticos relativos a cada contexto.

22. Na obra A Repblica, Scrates apresenta a Glauco trs tipos de homem e pergunta qual deles seria o mais feliz: o governado pela razo, aquele que dominado pelo desejo de glria ou o que dirigido pela ambio de riqueza. Conclui que aquele em que a razo predomina. Assim, se, como vemos acima, a conduta humana depende do autocontrole, segundo a concepo platnica de natureza humana nessa passagem, o indivduo mais feliz e realizado do ponto de vista tico aquele em que a razo predomina e por isso capaz de decidir com mais acuidade e melhor governar a si mesmo.
(MARCONDES, Danilo, Textos bsicos de tica de Plato a Foucault. Rio de Janeiro, Zahar, 2007)

24. Scrates Quanto a mim, a minha opinio esta: no mundo inteligvel, a ideia do bem a ltima a ser apreendida, e com dificuldade, mas no se pode apreend-la sem concluir que ela a causa de tudo o que de reto e belo existe em todas as coisas; no mundo visvel, ela engendrou a luz; no mundo inteligvel, ela que soberana; e preciso v-la para se comportar com sabedoria na vida particular e na vida pblica.
(Plato. A Repblica. So Paulo, Martin Claret, 2000)

De acordo com as concepes polticas de Plato, (A) os homens so seres imperfeitos condenados tirania das paixes. (B) a poltica sempre condicionada por relaes de natureza material. (C) esfera particular e esfera pblica independem uma da outra. (D) as imperfeies humanas podem ser corrigidas pela luz da razo. (E) o conhecimento filosfico dissociado de implicaes ticas.

De acordo com a concepo platnica esboada no texto, (A) a felicidade humana dissociada de repercusses polticas. (B) a convivncia tica depende do controle sobre as paixes. (C) o homem tico aquele que vive em estado de heteronomia. (D) autocontrole e autogoverno so virtudes do tirano. (E) o comportamento humano no pode ser moldado pela tica.

SEED1201/012-PEB-II-Filsofia-manh

25. Existem duas concepes fundamentais de tica. Uma, a considera como cincia do fim para o qual a conduta dos homens deve ser orientada e dos meios para atingir tal fim; outra, a considera como cincia do mvel da conduta humana. A primeira fala a lngua do ideal para o qual o homem se dirige por sua natureza, e, por conseguinte, da natureza, essncia ou substncia do homem. J a segunda fala dos motivos ou causas da conduta humana, ou das foras que a determinam, pretendendo ater-se ao conhecimento dos fatos.
(Dicionrio Abbagnano. So Paulo, Martins Fontes, 2007. Adaptado)

27. Como a moral, portanto, tem influncia sobre as aes e os afetos, no pode ser derivada da razo; isso porque a razo, por si s, como j provamos, jamais pode ter tal influncia. A moral excita paixes e produz ou evita aes. A razo sozinha inteiramente impotente nesse particular. As regras da moralidade, portanto, no so dedues de nossa razo.
(HUME, D. citado em MARCONDES, Danilo, Textos bsicos de tica de Plato a Foucault. Rio de Janeiro, Zahar, 2007)

A ruptura estabelecida por Hume frente racionalidade filosfica de sua poca pode ser atribuda (A) valorizao de elementos metafsicos na anlise da razo. (B) a seu ceticismo frente autonomia da razo sobre as paixes. (C) sua defesa de uma tica universal fundamentada racionalmente. (D) ao apontamento dos elementos teolgicos indispensveis moral. (E) sua anlise espinosista da relao entre razo e moral.

Sobre essas duas definies filosficas de tica, pode-se afirmar que (A) de acordo com a primeira definio, o bem o que , enquanto para a segunda definio, o bem objeto de desejo. (B) a tica, enquanto cincia da conduta, assunto consensual no interior da histria da filosofia. (C) a ambas comum a concepo da existncia de ideais de perfeio tica alcanveis pelos homens. (D) de acordo com ambas, as virtudes ticas so inatas, e, portanto, independem das transformaes histricas. (E) nos dois casos a conduta tica depende diretamente da iluminao da alma humana pela luz divina. 26. Nietzsche define seu pensamento em Alm do bem e do mal como uma crtica da modernidade. Particularmente no caso da tica, procura mostrar que ela no se fundamenta na razo. A moral crist se caracteriza pela moral de rebanho, em que os indivduos se deixam levar pela maioria e seguem os ensinamentos da moral tradicional de forma acrtica. tambm a moral do homem do ressentimento, que assume a culpa e o pecado como caractersticas de sua natureza e por isso reprime seus impulsos vitais, sua vontade, sua criatividade, em nome da submisso autoridade da religio e, por extenso, do Estado e das instituies em geral.
(MARCONDES, Danilo, Textos bsicos de tica de Plato a Foucault. Rio de Janeiro, Zahar, 2007)

28. A problemtica central de Kierkegaard exatamente a irracionalidade de nossa experincia do real, a impossibilidade de tomarmos decises de maneira racional e de justificarmos nossa ao de um ponto de vista tico. A questo tica fundamental reside, assim, na necessidade de fazermos escolhas frente impossibilidade de ter certeza delas e de poder justific-las. necessrio, para isso, dar um salto no escuro, que consiste na f e est alm da racionalidade, da justificao ou mesmo da compreenso.
(MARCONDES, Danilo, Textos bsicos de tica de Plato a Foucault. Rio de Janeiro, Zahar, 2007)

Nos termos assinalados no texto, a tica de Kierkegaard est amparada em pressupostos (A) baseados na matematizao cartesiana. (B) irredutveis a uma plena compreenso racional. (C) cujos alicerces so de natureza epistemolgica. (D) correspondentes razo prtica kantiana. (E) que priorizam o mundo inteligvel platnico.

Pode-se caracterizar a crtica de Nietzsche modernidade como uma (A) proposta de resgate dos elementos metafsicos da filosofia. (B) reflexo de natureza materialista sobre a sociedade. (C) aceitao dos parmetros kantianos de reflexo sobre a tica. (D) exaltao dos valores morais da sociedade burguesa. (E) proposta de autorreflexo crtica sobre a tica e a moral.

SEED1201/012-PEB-II-Filsofia-manh

29. Freud questiona a fundamentao dos valores ticos na razo e a possibilidade de justificao desses valores; o ideal de natureza humana que tem como pressupostos determinadas virtudes e tambm a conscincia moral como instncia central da deciso tica. Mostra que a ao humana no depende totalmente do controle racional e das deliberaes racionais do ser humano: ao contrrio, em grande parte determinada por elementos inconscientes, como instintos, desejos reprimidos e traumas, dos quais no nos damos conta ou no somos plenamente conscientes.
(MARCONDES, Danilo, Textos bsicos de tica de Plato a Foucault. Rio de Janeiro, Zahar, 2007)

31. As virtudes aristotlicas inserem-se numa sociedade que valorizava as relaes sociopolticas entre os seres humanos, donde a proeminncia da amizade e da justia. As virtudes crists inserem-se numa sociedade voltada para a relao dos seres humanos com Deus e a lei divina. A virtude espinosana toma a relao do indivduo com a Natureza e a sociedade, centrando-se nas ideias de integridade individual e de fora interna para relacionar-se livremente com ambas.
(CHAU, Marilena, Convite filosofia. So Paulo, tica, 2003. Adaptado)

De acordo com o texto, a tica pode ser definida como um conjunto de princpios (A) absolutos legitimados pela teologia. (B) historicamente condicionados. (C) dialeticamente condicionados. (D) determinados pela luta de classes. (E) cientificamente condicionados.

De acordo com essa caracterizao, pode-se afirmar que o pensamento de Freud (A) apresenta elementos que reforam a moralidade crist. (B) pressupe que os valores morais so absolutos. (C) analisa os fundamentos inconscientes das aes humanas. (D) justifica em termos psicolgicos o imperativo categrico kantiano. (E) defende a plena transparncia dos processos emocionais frente razo.

30. Para os filsofos antigos, o sujeito tico ou moral no se submete aos acasos da sorte, vontade e aos desejos de um outro, tirania das paixes, mas obedece apenas sua conscincia que conhece o bem e as virtudes e sua vontade racional que conhece os meios adequados para chegar aos fins morais. A busca do bem e da felicidade so a essncia da vida tica.
(CHAU, Marilena, Convite filosofia. So Paulo, tica, 2003. Adaptado)

32. Para So Toms de Aquino humanidade significa os princpios essenciais da espcie, tanto formais quanto materiais, no levando em conta os princpios individuais. A humanidade aquilo em virtude do que o homem homem; e o homem homem no porque tem os princpios individuais, mas porque tem os princpios essenciais da espcie.
(Dicionrio Abbagnano, So Paulo, Martins Fontes, 2007)

Essa concepo de humanidade est alicerada em princpios metafsicos, pois (A) pressupe a existncia humana a partir de um modelo mecanicista e matemtico. (B) prioriza a singularidade de cada homem particular em detrimento da espcie. (C) pressupe a existncia de uma essncia humana no redutvel a parmetros universais. (D) baseia-se na liberdade como dimenso que precede a essncia da humanidade. (E) enfatiza a existncia de uma essncia de humanidade que no est sujeita a diferenas acidentais.

De acordo com essa definio, a tica, para os filsofos antigos, pressupe (A) que o irracionalismo passional prevalece sobre a razo. (B) a necessidade de princpios teolgicos para sua fundamentao. (C) que os aspectos trgicos da vida dificultam uma conduta regrada. (D) que o conhecimento uma esfera separada da vida adequada. (E) que os modos adequados de vida podem ser conhecidos pela razo.

SEED1201/012-PEB-II-Filsofia-manh

10

33. Segundo uma concepo crtica, a filosofia tem como tarefa verificar a validade do saber, determinando seus limites e condies, suas possibilidades efetivas. O iniciador desse conceito de filosofia foi Locke. Todo o Ensaio nasceu como ele adverte na Epstola ao Leitor, que o precede da necessidade de examinar a capacidade da mente humana e ver que objetos esto ao seu alcance e quais os que esto acima de sua compreenso .
(Dicionrio Abbagnano, So Paulo, Martins Fontes, 2007. Adaptado)

35. Qual o engano dos empiristas? Supor que a estrutura da razo adquirida por experincia ou causada pela expe rincia. Na verdade, a experincia no causa das ideias, mas a ocasio para que a razo, recebendo a matria ou o contedo, formule as ideias.
(CHAU, Marilena, Convite filosofia. So Paulo, tica, 2003)

A definio apresentada no texto sobre a relao entre a estrutura da razo e as ideias compatvel com (A) o empirismo filosfico. (B) a metafsica platnica. (C) o idealismo transcendental. (D) o romantismo filosfico. (E) a tica espinosista. 36. O empirismo substancialmente uma instncia ctica, que de dvida geral transformou-se em dvida organizada e metdica para experimentar, em todos os campos, o alcance da verdade que o homem pode obter. O empirismo alija da filosofia, e de qualquer pesquisa legtima, os problemas referentes a coisas que no sejam acessveis aos instrumentos de que o homem dispe.
(Dicionrio Abbagnano, So Paulo, Martins Fontes, 2007)

Segundo essa definio, o pensamento de Locke (A) buscou definir as instncias inatas que so condies para o pensamento especulativo. (B) caracterizou o saber filosfico como revelao ou iluminao divina acessvel por meio da f. (C) estabeleceu o Esprito Absoluto como instncia que se realiza pelo progresso histrico. (D) caracterizou os limites que circunscrevem a atividade do cogito cartesiano. (E) antecipou o estilo crtico da filosofia kantiana em seu estudo dos limites e condies do conhecimento.

34. Ora, Hume torna impossvel tanto a universalidade quanto a necessidade pretendidas pela razo. O universal apenas um nome ou uma palavra geral que usamos para nos referirmos repetio de semelhanas percebidas e associadas. O necessrio apenas o nome ou uma palavra geral que usamos para nos referirmos repetio das percepes sucessivas no tempo. O universal, o necessrio, a causalidade, so meros hbitos psquicos.
(CHAU, Marilena, Convite filosofia. So Paulo, tica, 2003)

De acordo com essa definio, a filosofia empirista est fundamentada (A) na universalidade metafsica. (B) nos princpios inatistas cartesianos. (C) na crtica da razo pura de Kant. (D) na pesquisa dos dados sensveis. (E) no idealismo absoluto hegeliano. 37. Imaterialismo foi o termo criado por Berkeley para indicar a doutrina da negao de existncia da realidade corprea e da reduo desta a ideias impressas nos espritos finitos diretamente por Deus. O argumento fundamental adotado por Berkeley em favor do imaterialismo que as coisas e suas propriedades no so mais que ideias que, para existirem, precisam ser percebidas, portanto pensar coisas que no sejam percebidas equivale a defini-las como no pensadas mesmo enquanto so pensadas.
(Dicionrio Abbagnano, So Paulo, Martins Fontes, 2007. Adaptado)

As hipteses de Hume aqui descritas explicam-se em funo (A) da primazia das percepes como fonte das ideias. (B) da teoria poltica por ele esboada sobre os conflitos de sua poca. (C) de sua revalorizao da existncia de um mundo inteligvel platnico. (D) de sua concepo de que as ideias humanas refletem as ideias de Deus. (E) de sua crtica s teorias contratualistas sobre o direito natural.

Sobre o imaterialismo, pode-se afirmar que ele (A) baseou-se na distino cartesiana entre mente e corpo. (B) fundamentou-se na teoria fsica de Isaac Newton. (C) questionou os fundamentos teolgicos da filosofia moderna. (D) concebeu existirem duas substncias: a mente humana e a mente de Deus. (E) resgatou a diviso platnica entre mundo sensvel e mundo inteligvel.
11
SEED1201/012-PEB-II-Filsofia-manh

38. Epistemologia: anlise crtica das cincias, tanto as cincias exatas ou matemticas, quanto as naturais e as humanas; avaliao dos mtodos e dos resultados das cincias; compatibilidades e incompatibilidades entre as cincias; formas de relaes entre as cincias etc.
(CHAU, Marilena, Convite filosofia. So Paulo, tica, 2003)

Considerando essa definio, a epistemologia pode ser definida como estudo dos fundamentos lgicos do conhecimento. Isso significa que (A) a anlise epistemolgica sempre condicionada pelo relativismo. (B) a anlise da linguagem cientfica suficiente para sua compreenso. (C) os valores ticos e morais presidem a anlise filosfica das cincias. (D) as cincias so enfocadas sob o ponto de vista de um progresso linear. (E) a filosofia assume um papel investigativo sobre o papel das cincias.

40. Segundo Nietzsche, a moral crist fruto do ressentimento, no sentido de ser manifestao do dio contra os valores da casta superior aristocrtica, inacessvel aos indivduos inferiores. Outra manifestao do ressentimento, ainda segundo Nietzsche, a raiva secreta dos filsofos contra a vida, em vista do que a filosofia foi at agora a escola da calnia: calnia contra o mundo real e sensvel, que os filsofos tentaram substituir pelo mundo ideal da metafsica e da moral.
(Dicionrio Abbagnano, So Paulo, Martins Fontes, 2007)

Segundo as concepes nietzscheanas, o ressentimento (A) significou uma rebelio filosfica contra a metafsica. (B) est relacionado com a moral de rebanho. (C) expressa as virtudes dos pensadores autnomos. (D) voltou-se contra os elementos de piedade da moralidade crist. (E) est relacionado com a crtica ao idealismo platnico. 41. O conceito da razo como autoconscincia remonta a Fichte. Do Eu deriva, com necessidade infalvel, todo o sistema do saber, que , ao mesmo tempo, o sistema da realidade. Fonte de toda realidade o Eu. Somente com o Eu e pelo Eu dado o conceito de realidade. Mas o Eu porque se pe e pe-se porque .
(Dicionrio Abbagnano, So Paulo, Martins Fontes, 2007)

39. O termo ideia foi empregado com dois significados fundamentais diferentes: 1. como a espcie nica intuvel numa multiplicidade de objetos; 2. como um objeto qualquer do pensamento humano, ou seja, como representao em geral. No primeiro significado, essa palavra empregada por Plato e Aristteles, pelos escolsticos, por Kant e outros. No segundo significado, foi empregada por Descartes, pelos empiristas, por boa parte dos filsofos modernos e comumente usada nas lnguas modernas.
(Dicionrio Abbagnano, So Paulo, Martins Fontes, 2007. Adaptado)

Considerando o texto, pode-se dizer que, na histria da filosofia, o termo ideia (A) associa-se a significados que oscilam entre a universalidade e a singularidade. (B) apresenta significados exclusivamente relacionados com a singularidade dos objetos. (C) aparece sempre como palavra relacionada ao carter genrico dos objetos. (D) abordado consensualmente pelos filsofos citados a partir de uma concepo inatista. (E) hegemonicamente considerado sinnimo de conhecimento posterior experincia.

Pode-se dizer que o idealismo fichteano pressupe que (A) os objetos materiais tm primazia sobre a mente humana. (B) o conhecimento resultado da unio entre sensibilidade e entendimento. (C) o Eu uma substncia absoluta produtora da realidade. (D) o conhecimento somente vlido quando fundamentado teologicamente. (E) a conscincia humana equivale ao cogito cartesiano. 42. Desde Kant, fenmeno indicava aquilo que, do mundo externo, se oferece ao sujeito do conhecimento, sob as estruturas cognitivas da conscincia (isto , sob as formas do espao e do tempo e sob os conceitos do entendimento). No entanto, o filsofo Hegel ampliou o conceito de fenmeno, afirmando que tudo o que aparece s pode aparecer para uma conscincia e que a prpria conscincia mostra-se a si mesma no conhecimento de si, sendo ela prpria um fenmeno.
(CHAU, Marilena, Convite filosofia. So Paulo, tica, 2003)

Uma das consequncias da crtica de Hegel a Kant foi (A) a defesa das hipteses inatistas. (B) a defesa da filosofia empirista. (C) a crtica ao progresso da razo. (D) a crtica da existncia da coisa-em-si. (E) a recuperao da lgica aristotlica.
12

SEED1201/012-PEB-II-Filsofia-manh

43. A era moderna trouxe consigo uma glorificao terica do trabalho, e resultou na transformao factual de toda a sociedade em uma sociedade trabalhadora. uma sociedade de trabalhadores a que est para ser liberada dos grilhes do trabalho, uma sociedade que j no conhece aquelas outras atividades superiores e mais significativas em vista das quais essa liberdade mereceria ser conquistada. O que se nos depara, portanto, a perspectiva de uma sociedade de trabalhadores sem trabalho, isto , sem a nica atividade que lhes resta. Certamente nada poderia ser pior.
(ARENDT, Hannah, A condio humana. Rio de Janeiro, Forense Universitria, 2010, p.p. 5-6)

O problema analisado pela autora pode ser entendido como (A) contradio entre as tradies religiosas e a vida moderna. (B) superao das condies materiais do trabalho alienado. (C) anlise da relao de autonomia das pessoas com o trabalho. (D) expresso do estado geral de reificao na modernidade. (E) expanso das oportunidades de fruio dos objetos da cultura.

45. Dois pesadelos perseguem a filosofia de Descartes. Em um deles a realidade tanto a realidade do mundo quanto a da vida humana posta em dvida; se no podemos confiar nos sentidos, nem no senso comum, nem na razo, ento possvel que tudo o que tomamos pela realidade no passe de um sonho. O outro diz respeito condio humana geral, tal como revelada pelas novas descobertas, e impossibilidade de os homens confiarem em seus sentidos e em sua razo; em tais circunstncias parece muito mais plausvel a ideia de um esprito mau, que teria criado um ser dotado da noo de verdade apenas para conferir-lhe outras faculdades tais que ele jamais ser capaz de alcanar qualquer verdade, jamais ser capaz de estar certo de coisa alguma.
(ARENDT, Hannah, A condio humana. Rio de Janeiro, Forense Universitria, 2010, p.p. 345-346. Adaptado)

A soluo proposta por Descartes para resolver os problemas assinalados consistiu (A) na apresentao do ceticismo como corrente filosfica mais adequada para o pensamento cientfico. (B) em definir a existncia da substncia pensante e de Deus como argumentos definitivos contra o ceticismo. (C) na valorizao da experincia e do empirismo como princpios fundamentais da atividade intelectiva. (D) na desvalorizao da perspectiva inatista como fundamento do conhecimento. (E) na definio da substncia pensante como prova da existncia do gnio maligno.

44. O homo faber realmente amo e senhor, no apenas porque o senhor de si mesmo e de seus atos. Isso no se aplica ao animal laborans, sujeito s necessidades de sua prpria vida, nem ao homem de ao, que depende de seus semelhantes. A ss, com a imagem do futuro produto, o homo faber livre para produzir, e, tambm a ss, diante da obra de suas mos, livre para destruir.
(ARENDT, Hannah, A condio humana. Rio de Janeiro, Forense Universitria, 2010, p. 179)

46. A sociedade de consumidores no surgiu em decorrncia da emancipao das classes trabalhadoras, mas resultou da emancipao da prpria atividade do trabalho, que precedeu em vrios sculos a emancipao poltica dos trabalhadores. A questo no que pela primeira vez na histria, os trabalhadores tenham sido admitidos com iguais direitos no domnio pblico, e sim que quase conseguimos reduzir todas as atividades humanas ao denominador comum de assegurar as coisas necessrias vida e de produzi-las em abundncia.
(ARENDT, Hannah, A condio humana. Rio de Janeiro, Forense Universitria, 2010, p.p. 155-156. Adaptado)

A partir do texto, pode-se afirmar que, na modernidade, (A) prevalece a homogeneidade de condies entre as atividades intelectuais e manuais. (B) a atividade do homo faber inteiramente perpassada pela condio de no-liberdade. (C) intelectuais e trabalhadores esto sujeitos s mesmas condies de heteronomia. (D) a autonomia dos homens na relao com o trabalho depende da superao do capitalismo. (E) a atividade do homo faber est sujeita a uma dialtica entre criao e destruio.
13

Segundo esse comentrio, em uma sociedade de consumidores (A) a esfera poltica predomina sobre a esfera do consumo. (B) as relaes de consumo prevalecem sobre a cidadania. (C) prevalece a socializao igualitria dos bens de consumo. (D) o fetichismo da mercadoria aparece como fenmeno superado. (E) as relaes de consumo so plenamente autnomas.

SEED1201/012-PEB-II-Filsofia-manh

47. Ora apresentado como mestre da maldade, ora como o conselheiro que alerta os dominados contra a tirania, quem era este homem capaz de provocar tanto dio, mas tambm tanto amor? Que ideias elaborou que o tornaram o mais citado entre os pensadores polticos, a ponto de suscitar as mais dspares interpretaes, de sair das pginas dos livros eruditos para ocupar um lugar na fala mais vulgar? Por que incitou tamanho temor, sendo sua obra mais conhecida no Index da Igreja, e por que continua a dar ensejo a to fundos preconceitos?
(WEFFORT, Francisco, Os clssicos da poltica. So Paulo, tica, 2006)

49. De modo que na natureza do homem encontramos trs principais causas de discrdia. Primeiro, a competio; segundo, a desconfiana; e terceiro, a glria. A primeira leva os homens a atacar os outros tendo em vista o lucro; a segunda, a segurana; a terceira, a reputao. Os primeiros usam a violncia para se tornarem senhores das pessoas, mulheres, filhos e rebanhos dos outros homens; os segundos, para defend-los; e os terceiros por ninharias como uma palavra, um sorriso, uma diferena de opinio, e qualquer outro sinal de desprezo, quer seja diretamente dirigido a suas pessoas, quer indiretamente a seus parentes, seus amigos, sua naes, sua profisso, seu nome.
(Hobbes, Thomas, Citado em WEFFORT, Francisco, Os clssicos da poltica. So Paulo, tica, 2006)

As controvrsias suscitadas pela obra de Maquiavel justificam-se (A) por sua anlise dos condicionamentos pragmticos das disputas polticas. (B) por seu questionamento acerca dos fundamentos epistemolgicos da metafsica. (C) por sua posio favorvel democracia como regime poltico mais adequado. (D) por sua crtica radical dirigida aos dogmas e fundamentos morais do catolicismo. (E) pela retomada dos fundamentos morais da teoria poltica escolstica. 48. Dessa forma, o poder que nasce da prpria natureza humana e encontra seu fundamento na fora redefinido. No se trata mais apenas da fora bruta, da violncia, mas da sabedoria no uso da fora, da utilizao virtuosa da fora. O governante no , pois, simplesmente o mais forte j que este tem condies de conquistar mas no de se manter no poder -, mas sobretudo o que demonstra possuir virt, sendo assim capaz de manter o domnio adquirido e se no o amor, pelo menos o respeito dos governados.
(WEFFORT, Francisco, Os clssicos da poltica. So Paulo, tica, 2006)

Sobre as concepes polticas de Hobbes, pode-se afirmar que (A) ele analisa o funcionamento da poltica considerando cada contexto especfico em detrimento de uma teoria geral. (B) partindo da anlise da natureza humana, esse filsofo estabeleceu princpios ticos que pudessem corrigir suas imperfeies. (C) sua teoria buscou estudar os obstculos para a instaurao de uma sociedade socialista nos moldes do materialismo histrico. (D) aps analisar as principais causas de conflitos entre os homens, o filsofo defendeu a autoridade estatal como meio de evit-los. (E) seu contratualismo procurou conceber os meios mais adequados para o funcionamento da economia nos moldes liberais. 50. Quando o indivduo firmou o contrato social, renunciou ao seu direito de natureza, isto , ao fundamento jurdico da guerra de todos. que, neste direito, o meio (fazer o que julgasse mais conveniente) contradizia o fim (conservar a prpria vida). O homem percebeu que, como todos tinham esse direito tanto quanto ele, o resultado s podia ser a guerra. Mas, dando poderes ao soberano, a fim de restaurar a paz, o homem s abriu mo de seu direito para proteger a sua prpria vida. Se esse fim no for atendido pelo soberano, o sdito no lhe deve mais obedincia, simplesmente porque desapareceu a razo que levava o sdito a obedecer.
(WEFFORT, Francisco, Os clssicos da poltica. So Paulo, tica, 2006. Adaptado)

Pode-se afirmar que, de acordo com as concepes polticas de Maquiavel, (A) os homens nascem como os bons selvagens de Rousseau, sendo depois corrompidos pela sociedade. (B) o universo poltico est subordinado a leis transcendentes em relao s aes e vontade dos homens. (C) as reflexes sobre a poltica devem se ater tanto s estratgias de conquista do poder, quanto aos meios para mant-lo. (D) a aquisio da virt pelo bom governante maquiavlico assemelha-se ao aprendizado filosfico da repblica platnica. (E) sendo o poder fundamentado na fora, a melhor forma de governo a ditadura.

Na teoria hobbesiana, a superao do estado de natureza depende da instaurao (A) de um regime poltico baseado na vontade divina. (B) de um pacto social que delegue a autoridade ao governante. (C) de uma sociedade anrquica que prescinde da autoridade. (D) de um sistema poltico republicano e democrtico. (E) de um regime poltico baseado nos moldes do fascismo.
14

SEED1201/012-PEB-II-Filsofia-manh

51. Em oposio tradicional doutrina aristotlica, segundo a qual a sociedade precede ao indivduo, Locke afirma ser a existncia do indivduo anterior ao surgimento da sociedade e do Estado. Na sua concepo individualista, os homens viviam originalmente num estgio pr-social e pr-poltico, caracterizado pela mais perfeita liberdade e igualdade, denominado estado de natureza.
(WEFFORT, Francisco, Os clssicos da poltica. So Paulo, tica, 2006).

Sobre o contratualismo de John Locke, pode-se afirmar que (A) revigorou a defesa do absolutismo de direito divino. (B) antecipou os fundamentos da crtica da economia capitalista por Marx. (C) manifestou plena concordncia com a teoria poltica de Plato. (D) defendeu a importncia da metafsica na anlise poltica. (E) estabeleceu as bases do conceito de individualidade burguesa.

53. Grande parte da obra Reflexes sobre a revoluo em Frana, de Edmund Burke, tem por fim dinamitar os argumentos dos defensores na Inglaterra daquelas ideias radicais que impulsionaram a Revoluo, as quais Burke temia que fossem generalizadas. Burke discute as ideias fundamentais que animaram o movimento, tais como a questo da igualdade, dos direitos do homem e da soberania popular; alerta contra os perigos da democracia em abstrato e da regra do nmero; e questiona o carter racionalista e idealista do movimento.
(WEFFORT, Francisco (org.), Os clssicos da poltica. So Paulo, tica, 2006. Adaptado)

Sobre o pensamento de Burke, pode-se afirmar que ele (A) apresentou inclinaes favorveis s ideias marxistas. (B) refletiu sobre a poltica sob uma tica conservadora. (C) manifestou simpatia pela democracia de massas. (D) questionou de forma contundente os valores tradicionais. (E) abordou a poltica sob uma tica metafsica.

52. Juntamente com Hobbes e Rousseau, Locke um dos representantes do jusnaturalismo ou teoria dos direitos naturais. O modelo jusnaturalista de Locke , em suas linhas gerais, semelhante ao de Hobbes: ambos partem do estado de natureza que, pela mediao do contrato social, realiza a passagem para o estado civil. Existe, contudo, grande diferena na forma como Locke, diversamente de Hobbes, concebe especificamente cada um dos termos do trinmio estado natural/contrato social/estado civil.
(WEFFORT, Francisco, Os clssicos da poltica. So Paulo, tica, 2006).

54. Para Burke, a desigualdade faz parte da natureza das coisas (e a propriedade, que tem por trao fundamental ser desigual). A natureza hierrquica; assim, uma sociedade ordenada naturalmente dividida em estados ou classes, de modo que a igualdade, tanto poltica, social, como econmica, vai contra a natureza. Para Burke, a ideia de igualdade s serve para agravar e tornar mais amarga a desigualdade real que nunca pode ser eliminada .
(WEFFORT, Francisco (org.), Os clssicos da poltica. So Paulo, tica, 2006. Adaptado)

Sobre Hobbes, Rousseau e Locke, pode-se afirmar que foram pensadores (A) crticos da propriedade privada. (B) baseados em princpios metafsicos. (C) que refletiram sobre a origem dos conflitos na poltica. (D) que retomaram concepes polticas maquiavlicas. (E) que defenderam princpios teolgicos na poltica.

A partir das reflexes de Burke sobre as desigualdades sociais, pode-se classific-lo como um pensador liberal pelo seguinte motivo: (A) sua concepo sobre a origem social das desigualdades. (B) sua ideia de que as desigualdades so vontade de Deus. (C) sua simpatia aos temas centrais da Revoluo Francesa. (D) sua defesa da liberdade em detrimento da igualdade. (E) sua tese sobre a necessidade de superao das leis da natureza.

15

SEED1201/012-PEB-II-Filsofia-manh

55. H filsofos que estabelecem uma diferena entre a realidade e o conhecimento racional que dela temos. Dizem eles que, embora a realidade externa exista em si e por si mesma, s podemos conhec-la tal como nossas ideias a formulam e a organizam e no tal como seria em si mesma. No podemos saber nem dizer se a realidade exterior racional em si, pois s podemos saber e dizer que ela racional para ns, isto , por meio de nossas ideias.
(CHAU, Marilena, Convite filosofia. So Paulo, tica, 2003. Adaptado)

A linha filosfica descrita no texto pode ser definida como idealismo, pois (A) estabelece a primazia das faculdades intelectivas frente aos objetos do conhecimento. (B) concebe a relao de determinao entre as relaes materiais e a cultura. (C) defende a primazia das sensaes e percepes como fonte originria das ideias. (D) prescreve a utilidade como critrio fundamental para a anlise da realidade. (E) concebe o mecanicismo como metfora mais adequada para o conhecimento do mundo.

57. Para Kant, as normas jurdicas so universais; elas obrigam a todos, independentemente de condies de nascimento, de riqueza etc. Quem viola a liberdade de outrem ofende a todos os demais, e por todos ser coagido a se conformar lei e compensar os danos causados. A coero parte integrante do direito; a liberdade, paradoxalmente, requer a coero. Duas so as condies para o uso justo da coero. A primeira a seguinte: Se um certo exerccio da liberdade um obstculo liberdade [de outrem], segundo as leis universais [isto , se injusto], ento o uso da coero para opor-se a ele justo. A segunda decorre da universalidade das leis violadas: a coero s justa quando exercida pela vontade geral do povo unido numa sociedade civil.
(WEFFORT, Francisco, Os clssicos da poltica. So Paulo, tica, 2006. Adaptado)

Sob o ponto de vista kantiano, (A) liberdade e coero esto sujeitos a princpios universais. (B) a liberdade um valor relativo sujeito a opinies individuais. (C) os homens somente foram livres sob o estado de natureza. (D) o direito um instrumento ideolgico das classes dominantes.

56. Toda a filosofia kantiana do direito, da poltica e da histria repousa sobre essa concepo dos homens como seres morais; eles devem organizar-se segundo o direito, adotar a forma republicana do governo e estabelecer a paz internacional, porque tais so comandos a priori da razo, e no porque sejam teis.
(WEFFORT, Francisco (org.), Os clssicos da poltica. So Paulo, tica, 2006. Adaptado)

(E) o exerccio da coero sempre um atentado liberdade.

As concepes polticas de Kant baseiam-se (A) na necessidade de primazia do pragmatismo sobre o idealismo. (B) na recuperao dos princpios bsicos da repblica platnica. (C) no resgate de princpios religiosos para a moralidade. (D) na crtica da validade de princpios universais para a poltica. (E) na adoo do imperativo categrico como princpio moral.

58. Segundo Hegel, alguns filsofos pressupem a existncia lgica ou histrica, pouco importa -, de indivduos livres e iguais, vivendo isolados e separados uns dos outros, fora e antes da sociedade e da histria. Criam uma fico. Esta metodologia, que procura apreender formas objetivas da existncia histrica por uma via apriorstica e abstrata, apenas cristaliza antteses histricas em antteses tericas, sem resolv-las.
(WEFFORT, Francisco (org.), Os clssicos da poltica. So Paulo, tica, 2006. Adaptado)

A crtica de Hegel no trecho citado refere-se (A) s teorias polticas de vis teolgico. (B) s teorias polticas empiristas. (C) ao emprego da dialtica na poltica. (D) s teorias filosficas contratualistas. (E) s reflexes do materialismo histrico.

SEED1201/012-PEB-II-Filsofia-manh

16

59. A preocupao de Hegel no apenas construir uma teoria do Estado legtimo, uma nova justificao racional do Estado. Ele avana, alm disso, para atribuir ao Estado as caractersticas da prpria razo. Ora, ao consider-lo a realidade em ato da ideia tica, o racional em si e para si, o absoluto no qual a realidade encontra sua suprema significao ele despertou a suspeita generalizada de que estaria muito prosaicamente justificando o Estado existente.
(WEFFORT, Francisco (org.), Os clssicos da poltica. So Paulo, tica, 2006. Adaptado)

61. Para Mill, a liberdade no um direito natural. Como utilitarista, ele recusa a teoria dos direitos naturais. Mas a liberdade tambm no um luxo que interesse apenas a uma minoria esclarecida. antes de mais nada o substrato necessrio para o desenvolvimento de toda a humanidade. E o principalmente porque ela torna possvel a manifestao da diversidade, a qual, por sua vez, o ingrediente necessrio para se alcanar a verdade.
(WEFFORT, Francisco (org.), Os clssicos da poltica. So Paulo, tica, 2006. Adaptado)

Sob a concepo hegeliana, o Estado (A) representa a realizao mxima do Esprito divino. (B) instrumento de dominao pela classe burguesa. (C) uma instituio historicamente obsoleta. (D) deriva sua legitimao de um contexto histrico especfico. (E) uma instituio racional em si mesma.

Segundo Stuart Mill, a liberdade (A) deve ter seu contedo atrelado a princpios metafsicos. (B) apresenta propriedades universalmente vlidas. (C) inteiramente relativa, definida de acordo com cada sociedade. (D) um privilgio social das classes dominantes. (E) expressa uma condio humana anterior ao pacto social.

60. Tocqueville v no desenvolvimento democrtico dos povos dois grandes perigos possveis de acontecer: o primeiro seria o aparecimento de uma sociedade de massa, permitindo que se realizasse uma Tirania da Maioria; o segundo seria o surgimento de um Estado autoritrio-desptico. No primeiro caso, seu temor que uma cultura igualitria de uma maioria destrua as possibilidades de manifestao de minorias. Tocqueville est sobretudo preocupado com a possibilidade de que, nas democracias, as artes, a filosofia, e mesmo as cincias sem imediata aplicao prtica no encontrem campo para se desenvolver.
(WEFFORT, Francisco (org.), Os clssicos da poltica. So Paulo, tica, 2006. Adaptado)

62. Assim como a capacidade revolucionria da burguesia, em relao ao passado feudal, est inscrita em seu prprio modo de existir como classe, tambm a negatividade revolucionria, que Marx atribui ao proletariado, estaria inscrita em seu prprio modo de ser como classe: As condies de existncia da velha sociedade (burguesia) esto j abolidas nas condies de existncia do proletariado. Ou seja, os proletrios no tm propriedade, nem ptria, nem famlia .
(WEFFORT, Francisco (org.), Os clssicos da poltica. So Paulo, tica, 2006. Adaptado)

De acordo com o pensamento de Marx, (A) as condies sociais de vida so mediadas pelas relaes materiais. (B) a negatividade revolucionria um princpio idealista. (C) as crises da economia burguesa so de natureza conjuntural e local. (D) a prtica poltica proletria subordina-se a critrios teolgicos. (E) as revolues burguesas atenderam aos interesses do proletariado.

Para Tocqueville, a democracia burguesa (A) apresenta o risco de propagar elitismos no campo da cultura. (B) deve ser hegemonicamente orientada pela opinio pblica. (C) est sujeita a retrocessos na rea cultural. (D) carece das legitimaes religiosas tradicionais. (E) necessita de novas teorias contratualistas de legitimao.

17

SEED1201/012-PEB-II-Filsofia-manh

63. O compromisso de Marx com a revoluo , porm, algo mais do que a atitude de um militante revolucionrio. Este compromisso est no miolo de sua teoria. Que outro significado poderia ter a sua afirmao sobre o carter crtico e revolucionrio da dialtica? Assim, se verdade que a teoria poltica de Marx no se entende sem sua crtica da economia poltica, tambm verdade que no se entende a sua teoria sobre as contradies econmicas do sistema capitalista sem uma noo a respeito da revoluo que estas contradies estariam preparando.
(WEFFORT, Francisco, Os clssicos da poltica. So Paulo, tica, 2006)

65. No sculo XIX, a concepo de que a Histria o modo de ser da razo e da verdade levou ideia de progresso, isto , de que os seres humanos, as sociedades, as cincias, as artes e as tcnicas melhoram com o passar do tempo, acumulam conhecimento e prticas, aperfeioando-se cada vez mais, de modo que o presente melhor e superior, se comparado ao passado, e o futuro ser melhor e superior, se comparado ao presente.
(CHAU, Marilena, Convite filosofia. So Paulo, tica, 2003)

A concepo de aperfeioamento da humanidade descrita no texto foi defendida por (A) Durkheim. (B) Nietzsche. (C) Foucault. (D) Deleuze. (E) Hegel.

Segundo o pensamento de Marx, a revoluo comunista (A) depende da atuao espontnea da classe proletria. (B) gerada no interior das prprias estruturas da sociedade burguesa. (C) apresenta um carter teolgico e messinico. (D) uma possibilidade histrica originalmente idealizada por Hegel. (E) um fenmeno poltico compatvel com as estruturas burguesas.

64. Quer dizer, ao mesmo tempo, que seria grosseiro sonhar com uma cincia purgada de toda a ideologia e onde no houvesse mais do que uma nica viso do mundo ou uma teoria verdadeira. De fato, o conflito das ideologias, dos pressupostos metafsicos (conscientes ou no) condio sine qua non da vitalidade da cincia. Aqui se opera uma necessria desmitificao: o cientista no um homem superior, ou desinteressado em relao aos seus concidados; tem a mesma pequenez e a mesma propenso para o erro.
(MORIN, Edgar. Cincia com conscincia. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2002)

66. A psicanlise uma coisa que acho absolutamente genial, por qu? Porque Freud compreendeu que o n grdio estava no cruzamento do que podemos chamar as cincias da mente, os conhecimentos psicolgicos, as fantasias, os sonhos, as ideias, de um lado, e do organismo biolgico, do outro. Por sua ideia de pulso, ele compreendia que era preciso compreender o ser humano na sua totalidade multidimensional, em vez de recortar um pequeno pedao que vai cair na aptido para letras, que a parte mente, e a parte corpo que deriva da biologia. Ele um pensador extremamente poderoso cujas intuies devem ser examinadas sem cessar. Todavia, existem escolas seitas de psicanlise fechadas e rituais que, pessoalmente, me assustam e me aborrecem.
(MORIN, Edgar, Cincia com conscincia. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2002)

De acordo com o pensamento do autor, a cincia (A) embora possa postular uma condio de neutralidade, est sujeita a vises unilaterais de mundo. (B) ocidental, aps a revoluo cientfica, desprendeu-se inteiramente das influncias metafsicas. (C) uma atividade intelectiva que independe de condicionamentos materiais. (D) uma atividade inteiramente subjetiva e sujeita a interpretaes condicionadas aos contextos sociais. (E) uma atividade destruidora da natureza, que afasta os homens de uma integrao holstica com o cosmos.

Para Edgard Morin, a psicanlise (A) deriva sua validade da separao cartesiana entre substncia pensante e substncia extensa. (B) um ramo de conhecimento psicolgico cuja ortodoxia institucional altamente desejvel. (C) estabeleceu vnculos consistentes entre os processos subjetivos e os processos biolgicos do ser humano. (D) estabeleceu ligaes altamente produtivas com as tendncias comportamentais da psicologia. (E) uma rea do conhecimento cuja elevada dose de subjetividade compromete seu estatuto cientfico.

SEED1201/012-PEB-II-Filsofia-manh

18

67. A noo de inconsciente revelou que a razo muito menos poderosa do que a Filosofia imaginava, pois nossa conscincia , em grande parte, dirigida e controlada por foras profundas e desconhecidas que permanecem inconscientes e jamais se tornaro plenamente conscientes e racionais. A razo e a loucura fazem parte de nossa estrutura mental e de nossas vidas, e, muitas vezes, como por exemplo no fenmeno do nazismo, a razo louca e destrutiva.
(CHAU, Marilena, Convite filosofia. So Paulo, tica, 2003. Adaptado)

A modalidade de crtica descrita no texto refere-se psicanlise, pois pressupe (A) a reeducao da personalidade pelo condicionamento comportamental baseado em estmulos. (B) que a estrutura fundamental da mente humana a substncia pensante, ou cogito cartesiano. (C) a intransparncia das camadas mais profundas da mente aos processos racionais de compreenso. (D) a capacidade da razo de governar as foras inconscientes da personalidade. (E) um modelo de organizao mental baseado na evoluo dos estgios cognitivos.

69. Kant levantou o problema do comeo do mundo. Como pode haver um comeo a partir do nada, mas como pode existir um mundo sem comeo? como o problema do infinito e do finito. So contradies lgicas, so os famosos problemas dos limites da nossa mente. Os fsicos agiram como se pudessem resolver o comeo por um acontecimento emprico, imaginrio, hipottico: no se preocupem, havia um ponto infinito, que, evidente, no tinha lugar no espao, j que o espao no existia, mas, bruscamente, tudo explode. Eles no percebem que dizer isso levantar problemas terrveis para a mente humana; o que significa a ideia de comeo?
(MORIN, Edgar, Cincia com conscincia. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2002)

Os dilemas apontados pelo autor foram abordados por Kant como (A) questes resolvveis mediante a prova cartesiana da existncia de Deus. (B) questes metafsicas delimitadoras do alcance intelectivo do sujeito. (C) problemas lgicos explicveis pelos fundamentos da filosofia empirista. (D) questes metafsicas passveis de explicao nos moldes do platonismo. (E) problemas de natureza tica tratados na crtica da razo prtica. 70. H tambm que dizer que, no universo fsico, biolgico, sociolgico e antropolgico h uma problemtica complexa do progresso. Complexidade significa que a ideia de progresso, aqui empregada, comporta incerteza, comporta sua negao e sua degradao potencial, e, ao mesmo tempo, a luta contra essa degradao. Em outras palavras, h que fazer um progresso na ideia de progresso, que deve deixar de ser noo simples, segura e irreversvel, para tornar-se complexa e problemtica. A noo de progresso deve comportar autocrtica e reflexividade.
(MORIN, Edgar, Cincia com conscincia. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2002)

68. A segunda coisa que preciso dizer que perdemos nosso mundo por causa do desenvolvimento do conhecimento cientfico. Tnhamos um mundo absolutamente confortvel. Tnhamos a Terra que estava no centro do mundo, havia o bom Deus que nos criou sua imagem, os animais eram feitos para servir e obedecer. E eis que o conhecimento cientfico manda tudo para o alto. No estamos mais no centro do mundo, estamos na terceira fila da orquestra e depois percebemos que o Sol no passa de um pequeno astro miservel de segunda.
(MORIN, Edgar, Cincia com conscincia. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2002).

O deslocamento analisado pelo autor refere-se (A) revalorizao da escolstica na idade moderna. (B) ao enfraquecimento das vises mecanicistas sobre a natureza. (C) hegemonia das tendncias metafsicas na modernidade. (D) s consequncias do heliocentrismo copernicano. (E) valorizao das vises antropocntricas de mundo.

Segundo esse ponto de vista, a noo ocidental de progresso deve ser (A) questionada em suas certezas de evoluo absoluta. (B) purificada pelo aperfeioamento espiritual do ser humano. (C) repensada de acordo com os pressupostos do positivismo cientfico. (D) refletida luz dos valores do romantismo filosfico. (E) revalorizada de acordo com o projeto baconiano.

19

SEED1201/012-PEB-II-Filsofia-manh

71. Qual o erro do pensamento formalizante, quantificante, que dominou as cincias? No , de forma alguma, o de ser um pensamento formalizante e quantificante, no de forma alguma, o de colocar entre parnteses o que no quantificvel e formalizvel. O erro terminar acreditando que aquilo que no quantificvel e formalizvel no existe ou s a escria do real. um sonho delirante porque nada mais louco do que a coerncia abstrata.
(MORIN, Edgar, Cincia com conscincia. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2002)

73. No sculo XIX, o otimismo filosfico levava a Filosofia a afirmar que, enfim, os seres humanos haviam alcanado a maioridade racional, e que a razo se desenvolvia plenamente para que o conhecimento completo da realidade e das aes humanas fosse atingido. No entanto, Marx e Freud puseram em questo esse otimismo racionalista. Marx, voltado para a economia e a poltica; Freud, voltado para as perturbaes e os sofrimentos psquicos, fizeram descobertas que, at o final do sculo XX, continuam impondo questes filosficas.
(CHAU, Marilena, Convite filosofia. So Paulo, tica, 2003. Adaptado)

De acordo com essa viso, a cincia ocidental deve ser problematizada porque (A) renuncia a mtodos de matematizao absoluta da realidade. (B) baseia-se em pressupostos relativos, renunciando objetividade. (C) sujeita-se a processos de autorreflexo acerca da objetividade. (D) estabelece a dialtica como seu alicerce epistemolgico. (E) apresenta fortes tendncias de fetichizao do mtodo cientfico.

Como ponto comum entre Marx e Freud, pode-se assinalar (A) a recuperao de elementos metafsicos em sua crtica da modernidade. (B) a crtica racional a vrios elementos da cultura burguesa tradicional. (C) o ceticismo quanto a qualquer forma de aperfeioamento da humanidade. (D) a confiana na possibilidade de superao das estruturas capitalistas. (E) a formulao de um mtodo teraputico para a cura da neurose.

72. Em meados do sculo XIX, a noo de ideologia passou a ser fundamental no marxismo, sendo um dos seus maiores instrumentos na luta contra a chamada cultura burguesa. Marx de fato afirmara que as crenas religiosas, polticas e morais dependiam das relaes de produo e trabalho, na forma como estas se constituem em cada fase da histria econmica.
(Dicionrio Abbagnano, So Paulo, Martins Fontes, 2007)

74. Diferentemente da fenomenologia, os filsofos que criaram a Escola de Frankfurt ou Teoria Crtica, adotam a soluo hegeliana, mas com uma modificao fundamental. Os filsofos dessa Escola tm uma formao marxista, e, por isso, recusam a ideia hegeliana de que a Histria obra da razo, ou que as transformaes histricas da razo so realizadas pela prpria razo, sem que esta seja condicionada ou determinada pelas condies sociais, econmicas e polticas.
(CHAU, Marilena, Convite filosofia. So Paulo, tica, 2003. Adaptado)

De acordo com essa definio, ideologia sinnimo de (A) falsa conscincia. (B) conjunto de ideias. (C) conscincia verdadeira. (D) foras produtivas. (E) fantasia e imaginao.

Sobre a Teoria Crtica, pode-se afirmar que foi integrada por pensadores que realizaram, sobre a sociedade burguesa, uma crtica (A) conservadora. (B) anarquista. (C) genealgica. (D) metafsica. (E) dialtica.

SEED1201/012-PEB-II-Filsofia-manh

20

75. Desde que o Aufklarng existe no sentido mais amplo, o de um pensamento em ao, ele procura libertar os homens do medo e fazer deles seus senhores. Mas a terra dominada completamente pelo Aufklarng brilha sob o signo da catstrofe total.
(WIGGERSHAUS, Rolf, A escola de Frankfurt. Rio de Janeiro, Difel, 2002, 358. Adaptado)

Segundo essa definio, pode-se afirmar que o esclarecimento (A) mediado por contradies dialticas. (B) ilustra o progresso linear da cincia e da tcnica. (C) apresenta aspectos exclusivamente regressivos. (D) pode ser adequadamente ilustrado pela alegoria da caverna de Plato. (E) justifica inteiramente a confiana kantiana nele depositada.

77. Depois de ler Eclipse da razo, Marcuse escreveu a Horkheimer: Se, pelo menos, voc chegasse a explicar completamente todas as problemticas que voc consegue apenas esboar neste livro! Principalmente quanto ao que me incomoda mais: o fato de a razo, que se lana na manipulao completa e na dominao, continuar sendo, mesmo ento, razo, em outras palavras: incomoda-me que o carter verdadeiramente espantoso do sistema resida em sua racionalidade mais do que em sua desrazo .
(WIGGERSHAUS, Rolf, A escola de Frankfurt. Rio de Janeiro, Difel, 2002. Adaptado)

A partir dos comentrios de Marcuse, pode-se afirmar que a obra em questo, de Horkheimer, (A) trata da necessidade de aperfeioamento espiritual em um mundo inteiramente desencantado. (B) busca recuperar elementos da filosofia romntica que possam compensar as imperfeies do progresso burgus. (C) caracteriza o imperativo da revoluo socialista como a mais importante questo da modernidade. (D) apresenta como eclipse da razo a hegemonia da razo instrumental no mundo contemporneo. (E) analisa a necessidade de resgate dos princpios da filosofia romntica como meio de correo da irracionalidade moderna.

76. O paraso que a indstria cultural oferece , ainda uma vez, o cotidiano. A satisfao estimula a resignao que nela quer se esquecer. A indstria cultural consegue transformar at a evaso para fora do mundo regido pelo princpio de renncia realista em um elemento desse mundo. Ela sabe dar a uma arte sem sonho a aparncia de uma realizao dos sonhos e a uma renncia sorridente e jovial a aparncia de uma compensao pelas renncias.
(ADORNO, Theodor, citado em: p. 367, WIGGERSHAUS, Rolf, A escola de Frankfurt. Rio de Janeiro, Difel, 2002. Adaptado)

Para Adorno, a indstria cultural (A) sinnimo de democratizao dos bens culturais. (B) no apresenta implicaes de natureza poltica. (C) veculo de regresso esttica e poltica. (D) veculo de formao e aperfeioamento esttico. (E) favorece a autonomia intelectual dos consumidores.

78. Em Eros e Civilizao, Marcuse tentava refutar a tese, largamente aceita, de Freud, segundo a qual a civilizao seria inconcebvel sem a renncia s pulses e seu recalque, sem o reconhecimento do princpio de realidade. Baseando-se na metapsicologia freudiana, ele tentava mostrar que uma civilizao sem represso perfeitamente concebvel e que ela pode servir-se das condies objetivas criadas pela civilizao repressiva que existiu at agora.
(WIGGERSHAUS, Rolf, A escola de Frankfurt. Rio de Janeiro, Difel, 2002, p. 535. Adaptado)

Na obra Eros e Civilizao, Marcuse realiza uma crtica obra de Freud que consiste em (A) denunciar a primazia da sexualidade em sua teoria da personalidade. (B) apontar os elementos anarquistas de sua anlise da civilizao. (C) denunciar os elementos religiosos subjacentes psicanlise. (D) analisar a dialtica da civilizao repressiva na modernidade. (E) explicitar a colaborao de Freud para o socialismo cientfico.
21
SEED1201/012-PEB-II-Filsofia-manh

79. O mtodo arqueolgico formulado por Michel Foucault tem como ponto de partida a necessidade de uma reinterpretao da histria, revelando os pressupostos e elementos subjacentes aos saberes de um determinado perodo histrico e relativizando-os. Foucault foi um crtico da modernidade e sobretudo do Iluminismo, questionando seus pressupostos racionalistas, sua concepo de subjetividade, e formulando uma crtica extremamente original da questo do nascimento das cincias humanas.
(MARCONDES, Danilo, Textos bsicos de tica de Plato a Foucault. Rio de Janeiro, Zahar, 2007. Adaptado)

Sobre a obra de Michel Foucault, pode-se afirmar que esse autor (A) procurou demonstrar a origem histrica das diversas modalidades de saber e de subjetividade da era moderna. (B) criticou a racionalidade iluminista recuperando elementos tradicionalmente conservadores. (C) realizou uma crtica das bases do pensamento moderno tendo como alicerce a filosofia existencialista. (D) criticou o irracionalismo na modernidade, defendendo a hegemonia do mtodo cientfico cartesiano. (E) realizou uma crtica dialtica dos alicerces epistemolgicos das principais reas do conhecimento.

80. Longe de diferenciar-se da sociedade civil e de separar-se dela, longe de ser a expresso da vontade geral e do interesse geral, o Estado a expresso legal jurdica e policial dos interesses de uma classe social particular, no sendo, portanto, nem uma imposio divina aos homens, nem o resultado de um pacto ou contrato social.
(CHAU, Marilena, Convite filosofia. So Paulo, tica, 2003. Adaptado)

A concepo de Estado assinalada no texto refere-se teoria marxista, pois (A) apresenta o Estado como superao do estado de natureza. (B) atribui ao Estado a personificao do esprito absoluto. (C) analisa as implicaes materiais do papel do Estado. (D) enfatiza o carter de neutralidade jurdica do Estado. (E) prioriza o carter temporal da instituio estatal.

SEED1201/012-PEB-II-Filsofia-manh

22

23

SEED1201/012-PEB-II-Filsofia-manh

SEED1201/012-PEB-II-Filsofia-manh

24

25

SEED1201/012-PEB-II-Filsofia-manh

SEED1201/012-PEB-II-Filsofia-manh

26

S-ar putea să vă placă și