Sunteți pe pagina 1din 34

Lei de Acesso Informao Cartilha de Orientao ao Cidado

2012

Biblioteca Digital da Cmara dos Deputados Centro de Documentao e Informao Coordenao de Biblioteca http:/ /bd.camara.gov.br
"Dissemina os documentos digitais de interesse da atividade legislativa e da sociedade.

Cmara dos

Deputados

Lei de Acesso Informao


Cartilha de Orientao ao Cidado

Braslia 2012

Lei de Acesso Informao


Cartilha de Orientao ao Cidado

Mesa da Cmara dos Deputados 54 Legislatura 2 Sesso Legislativa 2011-2015 Presidente Marco Maia 1a Vice-Presidente Rose de Freitas 2o Vice-Presidente Eduardo da Fonte 1o Secretrio Eduardo Gomes 2o Secretrio Jorge Tadeu Mudalen 3o Secretrio Inocncio Oliveira 4o Secretrio Jlio Delgado Suplentes de Secretrio 1o Suplente Geraldo Resende 2o Suplente Manato 3o Suplente Carlos Eduardo Cadoca 4o Suplente Srgio Moraes Diretor-Geral Rogrio Ventura Teixeira Secretrio-Geral da Mesa Srgio Sampaio Contreiras de Almeida

Cmara dos

Deputados

Lei de Acesso Informao


Cartilha de Orientao ao Cidado
Centro de Documentao e Informao Edies Cmara Braslia | 2012

CMARA DOS DEPUTADOS DIRETORIA LEGISLATIVA Diretor: Afrsio Vieira Lima Filho CENTRO DE DOCUMENTAO E INFORMAO Diretor: Adolfo C. A. R. Furtado COORDENAO EDIES CMARA Diretora: Maria Clara Bicudo Cesar COORDENAO DE GESTO, ESTRATGIA E TECNOLOGIA Diretor: Christiano Lacorte Cmara dos Deputados Centro de Documentao e Informao Cedi Coordenao Edies Cmara Coedi Anexo II Praa dos Trs Poderes Braslia (DF) CEP 70160-900 Telefone: (61) 3216-5809; fax: (61) 3216-5810 editora@camara.gov.br Projeto grfico e diagramao: Giselle Sousa Arte da capa: Secom Reviso: Seo de Reviso e Indexao
SRIE Fontes de referncia. Guias e manuais n. 33 Dados Internacionais de Catalogao-na-publicao (CIP) Coordenao de Biblioteca. Seo de Catalogao. Lei de acesso informao : cartilha de orientao ao cidado. Braslia : Cmara dos Deputados, Edies Cmara, 2012. 31 p. (Srie fontes de referncia. Guias e manuais ; n. 33) ISBN 978-85-736-5963-4 1. Brasil. [Lei n. 12.527, de 18 de novembro de 2011]. 2. Direito informao, legislao, Brasil. 3. Cidado, direitos e deveres, Brasil. I. Srie. CDU 342.7(81) ISBN 978-85-736-5962-7 (brochura) ISBN 978-85-736-5963-4 (e-book)

Cartilha de Orientao ao Cidado

1. Introduo
A Lei n 12.527, de 18 de novembro de 2011, representa um grande avano na trajetria democrtica brasileira. Denominada Lei de Acesso Informao, essa norma vem ampliar a transparncia das atividades de cada um dos poderes do Estado, em todos os nveis. O princpio da nova lei simples: as informaes referentes atividade do Estado so pblicas, salvo excees expressas na legislao. A Lei regulamenta o direito informao garantido pela Constituio Federal, obrigando os rgos pblicos a considerar a publicidade como regra e o sigilo como exceo. So seus objetivos, portanto, fomentar o desenvolvimento de uma cultura de transparncia e o controle social na administrao pblica. Para isso, a divulgao de informaes de interesse pblico ganha procedimentos, a fim de facilitar e agilizar o acesso por qualquer pessoa, inclusive com o uso da tecnologia da informao.

Lei de Acesso Informao

O acesso a informaes, nos termos da Lei n 12.527/11, tem duas vertentes: Disponibilizao para consulta: situao em que a informao solicitada pelo interessado; Divulgao: publicao em stios oficiais na internet, obrigatria para informaes de interesse coletivo ou geral.

Pensando nos cidados, a Cmara dos Deputados preparou este guia para que todos possam conhecer as novas determinaes trazidas pela Lei n 12.527/11. Ele pretende destacar os principais pontos da norma e apresentar as diversas formas de acesso a informaes na Cmara dos Deputados.

Cartilha de Orientao ao Cidado

2. Atendimento ao pblico na Cmara dos Deputados


Todos podem solicitar acesso s informaes da Cmara dos Deputados. O pedido no precisa ser justificado, deve apenas conter a identificao e o contato do requerente, bem como a especificao da informao solicitada.
Atendimento remoto: Disque-Cmara: 0800 619 619; Portal da Cmara dos Deputados, no link Fale Conosco www.camara.gov.br Atendimento presencial: Servio de Informao ao Cidado Cmara dos Deputados, Anexo II, Trreo

O servio de busca e o fornecimento da informao so gratuitos. Apenas na hiptese de reproduo de documentos poder ser cobrado o valor necessrio ao ressarcimento do custo dos servios e dos materiais utilizados.

Lei de Acesso Informao

O acesso informao deve ser imediato. Se isso no for possvel, a Cmara dever, no prazo mximo de 20 dias, apresentar resposta ao solicitante comunicando:
Data, local e modo para realizar a consulta, efetuar a reproduo ou obter a certido; As razes da recusa, total ou parcial, ao acesso pretendido, com orientaes sobre a possibilidade de recurso; Que no possui a informao e, se for o caso, indicar o local onde o solicitante poder encontr-la ou, ainda, avisar sobre a remessa do pedido de informao ao rgo que a detm.

O prazo para resposta poder ser prorrogado por, no mximo, 10 dias, com justificativa expressa.

Cartilha de Orientao ao Cidado

3. Restries de acesso informao previstas na Lei


A Lei n 12.527/11 prev excees ao acesso informao nos seguintes casos:
Informaes classificadas como sigilosas pelas autoridades competentes e as relacionadas s demais hipteses legais de sigilo; Informaes pessoais, relativas intimidade, vida privada, honra e imagem.

Se a informao for parcialmente sigilosa, a Cmara dos Deputados dever fornecer certido, extrato ou cpia do documento com ocultao da parte sob sigilo.

10

Lei de Acesso Informao

4. Casos em que o interessado poder interpor recurso


No prazo de 10 (dez) dias, a contar da data do conhecimento da resposta, nos seguintes casos:
Contra o indeferimento de acesso s informaes no sigilosas ou s razes da negativa do acesso; Se forem desrespeitados procedimentos, como prazos, por exemplo; e Para pedir a reviso do sigilo.

Cartilha de Orientao ao Cidado

11

5. Divulgao
Antes mesmo do surgimento dessa Lei, a Cmara dos Deputados j disponibilizava sociedade informaes a respeito das atividades e do funcionamento da Casa, por meio do portal na internet e dos canais de relacionamento com o pblico. O portal da Cmara dos Deputados vem cumprindo sua misso de prover ao cidado amplo acesso s informaes do Legislativo e promover a participao popular no processo democrtico. uma importante ferramenta de comunicao com a sociedade, que favorece a participao poltica do cidado e contribui para o controle social. A seguir, voc encontrar orientaes sobre como acessar as diversas informaes do portal da Cmara dos Deputados e os canais de interao que a Casa mantm com o cidado.

12

Lei de Acesso Informao

5.1 Como acessar o portal da Cmara? Para acessar o portal da Cmara dos Deputados, basta inserir www.camara.gov.br na barra de endereos de qualquer navegador de internet. Voc ser direcionado para a pgina principal, semelhante a esta:

Cartilha de Orientao ao Cidado

13

5.2 Quais informaes esto disponveis para a sociedade? O pargrafo 1 do artigo 8 da Lei n 12.527/11 elenca um conjunto de informaes que devem ser divulgadas na internet. Nos prximos tpicos voc conhecer os caminhos para pesquisar esses contedos no portal da Cmara. 5.2.1 Estrutura administrativa da Cmara dos Deputados (Art. 8, 2, I) Para conhecer a estrutura administrativa da Cmara, basta selecionar, no lado esquerdo da pgina principal, o menu A Cmara. Em seguida, clique na opo Estrutura Administrativa.

14

Lei de Acesso Informao

Voc ter acesso seguinte pgina:

Ao clicar em qualquer uma das figuras do organograma, voc encontrar informaes sobre atribuies, estrutura, contatos, produtos e servios de todos os rgos da Cmara dos Deputados.

Cartilha de Orientao ao Cidado

15

5.2.2 Registros das despesas e dos repasses de recursos financeiros (Art. 8, 2, II e III) No que diz respeito s despesas especficas da Cmara dos Deputados, as informaes esto disponveis a partir da opo Gesto na Cmara dos Deputados, no menu Transparncia:

16

Lei de Acesso Informao

Ao selecionar essa opo, voc ter acesso aos nmeros da execuo oramentria da Cmara dos Deputados, tais como comparao entre a dotao autorizada e executada, o cronograma de desembolso e grficos de evoluo da gesto oramentria e de percentuais da despesa por classificao oramentria. Tambm ter acesso ao Relatrio de Gesto Fiscal, previsto nos artigos 54 e 55 da Lei de Responsabilidade Fiscal LRF (Lei Complementar n 101/2000), bem como ao resultado da Tomada de Contas Anual, conforme estabelece a Lei de Diretrizes Oramentrias LDO , em seu artigo 17, 1, inciso III.

Cartilha de Orientao ao Cidado

17

Ao clicar na opo Oramento da Cmara dos Deputados, ser apresentada uma tela que permite a pesquisa, de forma detalhada, da execuo oramentria e financeira da Cmara.

18

Lei de Acesso Informao

Se voc desejar informaes mais detalhadas que os relatrios j existentes, clique em Fiscalize o Oramento, no menu Transparncia.

Cartilha de Orientao ao Cidado

19

A seguir, selecione a opo Transferncias por Programao.

20

Lei de Acesso Informao

Voc ser direcionado para o formulrio a seguir. No campo Informe o rgo, selecione 1000 - CAMARA DOS DEPUTADOS e refine a busca conforme seu interesse. Voc pode gerar relatrios por funo, subfuno, elementos de despesa, entre outros.

Cartilha de Orientao ao Cidado

21

Alm disso, na pgina Fiscalize o Oramento, a Cmara dos Deputados disponibiliza ferramentas de consultas ao Oramento da Unio. Voc pode gerar relatrios sobre gastos do governo federal e sobre as transferncias da Unio para unidades da federao e municpios. H, ainda, a possibilidade de elaborar consultas que combinem nveis diferentes de agregao das despesas oramentrias com o uso de filtros. Todos os interessados tambm podem obter informaes sobre a utilizao da verba indenizatria pelos deputados federais. Basta selecionar, no menu Transparncia, a opo Cota para Exerccio da Atividade Parlamentar:

22

Lei de Acesso Informao

As consultas podem ser realizadas pelo nome do parlamentar, pela liderana, por meio da legenda partidria ou da unidade federativa.

5.2.3 Informaes concernentes a procedimentos licitatrios, inclusive os respectivos editais e resultados, bem como a todos os contratos celebrados (Art. 8, 2, IV) No menu Transparncia, tambm possvel acessar as informaes relacionadas aos contratos, aos editais e aos processos licitatrios da Cmara

Cartilha de Orientao ao Cidado

23

dos Deputados. Para obter essas informaes, clique na opo Licitaes e Contratos.

24

Lei de Acesso Informao

Voc ser direcionado para a seguinte tela e poder acessar as informaes de seu interesse:

Cartilha de Orientao ao Cidado

25

5.2.4 Dados gerais para o acompanhamento de programas, aes, projetos e obras (Art 8, 2, V) Os dados a respeito da gesto estratgica da Cmara dos Deputados encontram-se disponveis na opo Gesto na Cmara dos Deputados do menu Transparncia. Nessa pgina, clique em Gesto Estratgica.

26

Lei de Acesso Informao

Voc ter acesso pgina do planejamento estratgico da Cmara dos Deputados. Essa casa legislativa passou por significativas mudanas nos ltimos anos. Novos conceitos de planejamento e gesto foram adotados, com importantes reflexos sobre a eficincia administrativa e a interao entre a Cmara e o cidado. O acompanhamento dos dados relativos a obras da Cmara dos Deputados pode ser feito por meio da opo Obras em Andamento, do menu Transparncia. 5.3 Dados abertos Ainda no menu Transparncia, a opo Dados Abertos permite a integrao de aplicativos de terceiros s bases de dados da Cmara dos Deputados. Os dados brutos disponibilizados pela Cmara podem ser acessados e tratados sem restrio por qualquer pessoa ou mquina, segundo os critrios de dados abertos. Esto disponveis as seguintes informaes:
Dados de proposies: ementa, autor, data da apresentao, regime de tramitao, ltimo despacho, apreciao, situao atual, link para inteiro

Cartilha de Orientao ao Cidado

27

teor, andamento, indexao; ntegras, comisses pelas quais passou, relatores e pareceres; emendas, substitutivos e redaes finais; votaes. Pauta dos rgos: informaes sobre sesses/reunies dos rgos da Casa (data, hora, local, tipo, objeto e proposies). Dados de deputados: nome, sexo, partido, UF, gabinete, anexo, telefone, e-mail, comisses em que titular e suplente (apenas deputados da atual legislatura); membros de comisses; lderes e vices das bancadas dos partidos.

28

Lei de Acesso Informao

5.4 Responsabilidade social, audincias pblicas e participao popular A Cmara dos Deputados preocupa-se em desenvolver programas que estimulem o uso racional dos recursos, a preservao do meio ambiente, a incluso social, a formao para o trabalho e a educao para a cidadania. Voc pode conhecer todos os programas institucionais da Cmara acessando o menu Responsabilidade Social do portal da Cmara dos Deputados.

Cartilha de Orientao ao Cidado

29

No cumprimento de suas funes, a Cmara dos Deputados promove por meio das comisses parlamentares, permanentes ou temporrias audincias pblicas, debates e discusses com a participao da sociedade em geral sobre temas de relevante interesse. Com o objetivo de aproximar a Cmara e o cidado, tambm so disponibilizados diversos canais de interao com a sociedade, por meio do menu Participe, do portal da Cmara dos Deputados.

30

Lei de Acesso Informao

Vale destacar o portal e-Democracia, que visa incentivar a participao da sociedade no debate de temas importantes para o pas. O envolvimento da populao na discusso de novas propostas de lei contribui para a formulao de polticas pblicas mais vinculadas aos anseios dos cidados. O portal e-Democracia dividido em dois grandes espaos de participao:
Comunidades Legislativas: permite participar de debates de temas especficos, normalmente relacionados a projetos de lei j existentes. Essas comunidades oferecem diferentes instrumentos de participao e orientaes quanto ao andamento da matria no Congresso Nacional; Espao Livre: permite definir o tema da discusso e estimular a troca de ideias. O debate ser acompanhado pela equipe do e-Democracia e poder vir a se tornar uma Comunidade Legislativa.

Os parlamentares envolvidos com a matria acompanham as discusses e as consideram ao tomar suas decises. O portal vem sendo utilizado pela sociedade e pelos deputados federais com vistas ao fortalecimento da democracia brasileira.

Cartilha de Orientao ao Cidado

31

A Cmara dos Deputados trabalha, cada vez mais, para oferecer ao cidado produtos informacionais de qualidade, considerando as demandas da sociedade e as diretrizes da Lei de Acesso Informao.
Conhea a Cmara dos Deputados por meio do portal na internet e acesse os nossos canais de interatividade: www.camara.gov.br. Entre em contato conosco: Disque-Cmara: 0800 619 619; Portal da Cmara dos Deputados, www2.camara.gov.br/participe/fale-conosco

S-ar putea să vă placă și