Sunteți pe pagina 1din 12

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS Faculdade Mineira de Direito

DA EUTANSIA E A VIOLAO DO DIREITO A VIDA

Marina de Andrade

Projeto de Pesquisa

Arcos 2012 Marina de Andrade


1

DA EUTANSIA E A VIOLAO DO DIREITO A VIDA

Projeto de Pesquisa

Projeto de pesquisa apresentado disciplina de Metodologia da Pesquisa Jurdica da Faculdade Mineira de Direito da Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais.

Arcos 2012 LISTA DE SIGLAS


2

PUC Minas Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais. CRFB Constituio da Repblica Federativa Do Brasil

SUMRIO

1. INTRODUO.......................................................................................4 1.1 Problema..............................................................................................4 1.2 Hiptese...............................................................................................7 1.3 Objetivos..............................................................................................8 1.3.1 Objetivo Geral...................................................................................8 1.3.2 Objetivos Especficos........................................................................8 1.4 Justificativa...........................................................................................8 2. Referencial Terico................................................................................10 3. Metodologia............................................................................................12

1. INTRODUO

O presente projeto de pesquisa apresentado disciplina de Metodologia da Pesquisa Jurdica da Faculdade Mineira de Direito da PUC Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais. Este projeto tem como proposta para a discusso os conflitos criados pela eutansia no mbito jurdico brasileiro, fazendo uma comparao com Direito a Eutansia em outros pases e naes, a partir do impacto causado na tica, nos costumes e na moral. Demonstrando, tambm, com este v e se posiciona, e apresentando sua viso baseando-se nos institutos da eutansia aplicados ao Direito Brasileiro. Paulo Daher Rodrigues:
A eutansia, no vocbulo cientfico, significa a morte do paciente que sofre de molstia incurvel e aflitiva, atravs da aplicao ou interrupo de medicamentos. (RODRIGUES: 1993, p.51).

1.1 Problema

A palavra eutansia vem de uma expresso grega, euthanatos, tendo como significado boa morte, derivado do eu (boa) e thanatos (morte). Esta considerada uma pratica muito antiga, tendo seus indcios de pratica datados do inicio da civilizao, mais ou menos na Grcia e Roma Antiga. Onde os exrcitos para garantirem a sua sobrevivncia dos povos, lanavam mo de sua prtica para matar recm-nascidos deformados, pessoas doentes e velhas, em seus rituais. Conforme citao de Maria Helena Diniz, em sua obra O Estado Atual do Biodireito:
Entre os povos primitivos era admitido o direito de matar doentes e velhos, mediante rituais desumanos. O povo espartano, por exemplo, arremessava idosos e recm-nascidos deformados do alto do Monte Taijeto. [...] (DINIZ: 2006, p. 386)

certo que no existem vestgios que comprovem a legitima e verdadeira prtica da eutansia entre aquelas civilizaes antiga. Mas pode se concluir que a
5

eutansia, com o sentido de ser uma morte piedosa, no era considerado uma pratica estranha para os gregos, tanto que foram estes a lhe darem o nome. A eutansia teve grande repercusso ao longo da histria da humanidade, tendo a participao de inmeros estudiosa crticos como: Lutero, Thomas Morus (Utopia), David Hume (On suicide), Karl Marx (Medical Euthanasia) e Schopenhauer. Ao longo dos anos, diversas foram as leis abordando, direta ou indiretamente, a eutansia. Em 1988, a Constituio Federal Brasileira, no artigo 5, tratando dos direitos e garantias fundamentais, assegurou o direito vida como um bem indisponvel e inviolvel, vetando ao ser humano direito de dispor dela. No Cdigo Penal Brasileiro, abordou a eutansia na figura tpica do homicdio do art. 122, que trata:
Art. 122 - Induzir ou instigar algum a suicidar-se ou prestar-lhe auxlio para que o faa: Pena - recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, se o suicdio se consuma; ou recluso, de 1 (um) a 3 (trs) anos, se da tentativa de suicdio resulta leso corporal de natureza grave. Aumento de Pena Pargrafo nico - A pena duplicada: I - se o crime praticado por motivo egostico; II - se a vtima menor ou tem diminuda, por qualquer causa, a capacidade de resistncia.

Atualmente, tramita o Projeto de reforma do Cdigo Penal, que vem causando grande polmica no Congresso Nacional, matria que disciplinar a eutansia, abordando-o da seguinte forma:
Dos crimes Contra a Vida- Homicdio em seu Art. 121 [...] 3. Se o autor do crime agiu por compaixo, a pedido da vtima, imputvel e maior, para abreviar-lhe sofrimento fsico insuportvel, em razo de doena grave: Pena recluso, de 3 (trs) a 6 (seis) anos.

Nesse sentido o tema-problema ser: Poder a eutansia, passiva ou ativamente, ser praticada sem que afete outros seguimentos sociais ou mesmo violando outros direitos inerentes a dignidade da pessoa humana? 1.2 Hiptese

A eutansia vem sendo abordada em vrios pontos da historia, causando polmicas e discusso a cerca dos valores sociais, culturais e religiosos envolvidos. Atravs de pesquisas, foi elaborado um projeto, o qual prev a possibilidade de que pessoas com sofrimento fsico ou psquico possam solicitar que sejam realizados procedimentos que visem a sua prpria morte, assim as pessoas que estivessem em situao similar, poderiam acionar a justia, abordando o direito de se ter uma morte digna. Hegel, na sua filosofia, entoava:
"tenho a vida e o corpo porque so meus, tudo depende da minha vontade. Assim, o homem pode matar-se e mutilar-se a seu entendimento"1

1.3

Objetivos

1.3.1 Objetivo Geral

Verificar atravs pesquisas, com enfoque no mbito jurdico, sociolgico, tambm psicolgico, os efeitos da aprovao da prtica da eutansia traria na sociedade brasileira. 1.3.2 Objetivos Especficos
7

a) Verificar se a abordagem da pratica da eutansia atende as premissas dos modelos apresentados em lei, tanto pela Constituio Federal, tanto os Cdigos Brasileiros. b) Comparar diferentes formas de aplicao do direito a pratica da eutansia em diversos pases e a forma que estes influenciam na pratica brasileira. c) Analisar, atravs de pesquisas em leis, projetos e jurisprudncias, como este direito vem sendo aplicado no Brasil; d) Se verificada a hiptese, propor uma melhor forma de se legalizar a prtica da eutansia, de forma a no violar os direitos inerentes ao homem. 1.4 Justificativa

A morte algo sempre gera discusso no meio social, onde ao menos um princpio ou lei que probem que a tirem todos sabem. Desta forma, se partimos do pressuposto religioso, tirar a vida de um inocente seria usurpar o direito de Deus, que para as religies, o nico que tem o poder de faz-lo. Partindo do pressuposto jurdico, tirar a vida de um inocente, configuraria crime, sendo a pessoa ou pessoas que o pratiquem penalizadas pelo Estado. O grande filsofo alemo Emmanuel Kant, por outro lado, apesar de acreditar nas verdades morais que se fundam na razo e no na religio, trazia como pensamento que "o homem no pode ter poder para dispor da sua vida". A Constituio Federal preza pela dignidade da pessoa humana, considerando-a um valor constantemente afirmado pela sociedade, do qual se emanam outros valores que gera a possibilidade de sobrevivncia e da ordem social. Neste sentido, seria correto afirmar que a dignidade da pessoa humana abarca o direito liberdade, o direito de ir e vir. Analisado desta forma tem-se diversas questes que influi no direito a vida: Pode-se preservar a vida de uma pessoa contra sua vontade, sendo este tendo uma quase-vida?

Se analisarmos o art. 5, caput, CRFB/88, O Estado garante o direito a liberdade a todos, mas probe a inviolabilidade do direito a vida, penalizando o individuo que a infrinja:
Art. 5 - Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes [...]

Mas permite a si mesmo o direito de viol-la, no inciso XLVII deste mesmo artigo:
XLVII - no haver penas: a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX; (...)

Se o Estado se permite a dispor de um direito que inerente ao homem, direito da vida, porque este mesmo no poderia, atravs de sua vontade a uma morte digna? Dworkin nos traz esse pensamento:
"levar algum a morrer de uma maneira que outros aprovam, mas que para ele representa uma terrvel contradio de sua prpria vida, uma devastadora e odiosa forma de tirania".

Como diz Flavia Piovesan, professora PUC-So Paulo e procuradora do Estado de So Paulo e Roberto Dias professor de Direito Constitucional da PUCSo Paulo: Se ningum pode ser privado de sua vida arbitrariamente, nada impede que cada pessoa escolha seus prprios caminhos no que diz respeito vida e morte, com autonomia e liberdade. 2. REFERENCIAL TERICO

Para um melhor entendimento do tema, faz-se necessrio que seja explicado alguns posicionamentos doutrinrios no qual enquadrar a viso da Eutansia e a violao do Direito a Vida e, principalmente, a Dignidade da Pessoa Humana. Procurando exemplos, neste breve referencial terico, sob a tica de alguns doutrinadores. Na prpria Constituio Federal garantido ao homem o direito de preservar sua vida com a mnima dignidade possvel, sendo este um direito considerado princpio fundamental para a vida em sociedade. A partir disso, Jos de Afonso da Silva considera que:
A palavra princpio equivoca. A expresso princpio tem sentidos diversos; apresenta a acepo de comeo, de inicio. [...] Os princpios so ordenaes que se irradiam os sistemas de normas, so ncleos de condenaes nos quais confluem valores e bens constitucionais. Os princpios que comeam por ser base de normas jurdicas podem estar positivamente incorporados, transformando-se em normas-princpio e constituindo preceitos bsicos da organizao constitucional (p. 91 e 92, 2004).

Acompanhado de Sarlet (2002, p. 101):


Ora a dignidade da pessoa humana hoje considerada, sob vrios pontos de vista, o pressuposto filosfico de qualquer regime jurdico civilizado e das sociedades democrticas em geral. Alm disso, o constituinte de 1988 fez uma clara opo pela dignidade da pessoa humana como fundamento do Estado brasileiro e de sua atuao, dispondo analiticamente sobre o tema ao longo do texto. Assim, do ponto de vista da lgica que rege a eficcia jurdica em geral, a modalidade que deve acompanhar as normas que cuidam da dignidade humana a positiva ou simtrica (BARCELLOS, Ana Paula de, 2002, p. 203).

Sarlet ressalta ainda que:

10

[...] princpio da dignidade da pessoa humana assume posio de destaque, servindo como diretriz material para a identificao de direitos implcitos (tanto de cunho defensivo como prestacional) e, de modo especial, sediados em outras partes da Constituio (2001, p.101)

Contudo, a Dignidade da Pessoa Humana est ligada indissocivel de todo ser humano, uma vez que este titular de direitos e deveres fundamentais, que, devendo ser respeitados e assegurados pelo Estado, em que dever proporcionar condies mnimas para uma vida digna em comparao com os demais seres humanos. A doutrinadora Maria Helena Diniz acredita que o homem no pode ter poder para dispor de sua vida. Passaram a difundir uma valorao maior vida do ser humano. Em que Jos de Afonso a visualiza como um objeto do direito; onde:
Sua riqueza significativa de difcil apreenso porque algo dinmico, que se transforma sem perder sua prpria identidade. mais um processo, que se instaura com a concepo, transformase, progride, mantendo sua identidade, ate que muda de qualidade, deixando, ento, de ser vida para ser morte. Tudo que interfere em prejuzo deste fluir espontneo contraria a vida (p. 197, 2004).

Assim, Maria Helena afirma que:


A vida tem prioridade sobre todas as coisas, uma vez que a dinmica do mundo nela se contem e sem ela nada ter sentido. Conseqentemente, o direito vida prevalecer sobre qualquer outro, seja ele o de liberdade religiosa, de integridade fsica ou mental etc. Havendo conflito ente os dois direitos, incidir o princpio do primado mais relevante (p. 23, 2002).

O sistema constitucional introduzido em 1988, sobre a dignidade, complexo, tanto porque especialmente disperso ao longo de todo o texto, como

11

tambm porque ela, partindo do exposto, utilizar na construo desse quadrotemtico diversas modalidades de normatizao jurdicas, a saber. A Constituio Federal no caput do artigo 5 prev "a inviolabilidade do direito vida", dentre outras coisas. Defendendo a questo de a pessoa dispor da vida humana, sendo assim, no que ser tratada como criminalmente. No Brasil, esta prtica considerada homicdio privilegiado. Contudo, a situao toma posio diversa, pois no envolve apenas o aspecto legal, mas envolver tambm o aspecto o mdico, psicolgico, sociolgico, poltico, religioso entre outros. Uma vez que o direito vida que se contrape a morte, a qual, de acordo com nosso ordenamento, no podendo esta ser antecipada, no que configurar como um ato ilcito e inconstitucional. 3. METODOLOGIA

O presente trabalho visa definir os conceitos referentes a eutansia, onde ser analisado os aspectos concernentes Eutansia e a violao do Direito a vida. A partir das questes legais e sociais sob a tica da adequao constitucional. Para a realizao deste trabalho e atingir os objetivos, foram utilizados vrios recursos metodolgicos, ressaltando pesquisas bibliogrficas em monografia, revistas. Mencionado posicionamentos doutrinrios e jurisprudncias a respeito do tema e pesquisa informtica na Internet.

12

S-ar putea să vă placă și