Sunteți pe pagina 1din 30

O Jogo do Contrrio em Avaliao Jussara Hoffman Prof.

: Ana Paula Soares

Introduo A obra baseia-se nos estudos terico-metodolgicos

realizados junto ao grupo de educadores que participam deste programa, bem como relatos de experincias a partir de estudos de caso de alunos em situao de fracasso escolar. Fala-se em avaliao como processo de investigao, mas se investiga quase nada.

A pesquisadora prope estudos de caso aos participantes do

programa em trs tempos da avaliao mediadora: a) Tempo de admirao dos alunos; b) Tempo de reflexo sobre suas tarefas e manifestaes de aprendizagem; c) Tempo de reconstruo das prticas avaliativas e / ou inveno de estratgias pedaggicas para promover melhores oportunidades de aprendizagem.

Tempo de admirao Conhecer para justificar o no-sido ou compreender para promover oportunidades?

Tempo de admirao: resgatando histrias de vida, a partir de

entrevistas com alunos, de conversas com os professores de anos anteriores e familiares, da anlise de tarefas e de leitura de registros de avaliao.

Admirar o aluno pressupe: A ateno e a presena do educador concentrao que

inclui a escuta de silncios e rudos na comunicao; A entrega ao outro estar aberta a ouvi-lo; A escuta do aprendiz em sua prpria histria; O olhar estudioso, curioso, pesquisador.

O olhar avaliativo deve ser compartilhado, complexo e

multidimensional. Caracteriza-se por interpretaes de diferentes intensidades, sobre as mltiplas dimenses do aprender de cada aluno, que realizam a partir de concepes de educao, de sujeitos, de sociedade tambm diferentes. Agressividade, apatia, desinteresse, agitao, ausncia e muitas outras questes no explicam nem justificam problemas de aprendizagem na escola. O inverso mais frequente.

Pode-se dizer que a observao dos alunos no processo de avaliao

como um processo de decifrao, de mediao e de realizao. a) De decifrao: o professor no pode se limitar a observar passivamente, mas interpretar, d sentido quilo que v; b) De Mediao: precisa multiplicar as direes de seu olhar, interpretar por diferentes pontos de vista, buscar relaes e contrastes entre o que se observou e interpretou; c) De realizao: estabelecer interlocuo com o aluno, mostrando a ele o que viu, revelando seus sentidos, interagindo com ele e provocando-o a tomar conscincia de suas prprias aprendizagens. A proposta ajudar ao aluno a realizar sua prpria auto-avaliao.

Conselhos de classe: compreender para encaminhar A autora refora alguns princpios que considera

importantes: Conselho de Classe: espao pedaggico de compartilhamento de juzos avaliativos sobre aprendizagens e de troca de experincias docentes nesse sentido. Conselho de classe delibera aes futuras e compartilhadas sobre casos individuais e/ou de grupo. Seu propsito uma leitura interdisciplinar de aluno por aluno pelo coletivo de professores em determinados momentos do processo.

Para que isso acontea necessrio a presena de um mediador. saudvel e necessrio seguir o princpio de deixar um tempo

maior a alguns alunos e/ou algumas turmas. Sugerem-se prconselhos indicao prvia de alunos que estariam precisando de uma maior ateno. Um princpio precisa ser lembrado todo o tempo: questes atitudinais, fatores emocioanais, de sade e familiares no explicam todas as questes de aprendizagem. preciso constituir arquivos, de forma de fazer e refazer trajetrias percorridas pelo grupo, buscando estratgias que foram positivas e reconstruindo novas e diferentes formas de atuar. necessrio a constituio de um dossi dos alunos pelos professores.

Tempo de reflexo Corrigir tarefas ou interpretar situaes de aprendizagem?

Ao refletir sobre as estratgias de aprendizagem essencial

manter: - Uma postura investigativa do avaliador: no antecipar constataes e concluses; - Uma atitude de tolerncia e de dilogo frente s novidades: observar, escutar e procurar entender diferentes pontos de vista; - Um conduta de responsabilidade compartilhada: dialogar com os colegas e alunos, transformando reflexes e estudos em prticas individuais.

O tempo de reflexo referente ao conjunto de ideias,

sentimentos, possibilidades de aes futuras que afloram quando o professor para e pensa sobre como os alunos esto se manifestando em relao s tarefas e situaes de aprendizagem propostas.

Para tal necessrio:

- Ao reflexiva intencional, planejada e longitudinal em -

relao a cada aluno e ao fazer pedaggico; Levar mais a srio as observaes do dia-a-dia da sala de aula; Perceber as faltas das propostas pedaggicas; Interpretar o sentido das aprendizagens construdas nas tarefas avaliativas; Conversar com os alunos sobre as situaes observadas e tarefas analisadas; Reunir tarefas parciais e gradativas dos alunos que permitam a compreenso do conjunto e a tomada de decises pedaggicas em relao s aprendizagens individuais do grupo.

Pode-se destacar a reflexo pontuando trs contextos: - O cenrio avaliativo: ambientes de aprendizagem significativos

so origem a tarefas e manifestaes dos alunos que se constituem em instrumentos de avaliao manifestados em atividades individuais ou interativas, de natureza interdisciplinar; - Relaes afetivas: o aluno deve ser o primeiro a ouvir sobre as decises que se tomam sobre o encaminhamento dos estudos; - Dinmica das aprendizagens: cclica como so os tempos de aprendizagem. Esse o tempo de assegurar o tempo dele em aprender, pela organizao e manuteno de um ambiente provocativo, significativo e adequado s suas possibilidades. Cabe ao professor mediar a experincia educativa acompanhado os alunos em processos simultneos de apropriao de informaes.

Mediar uma expresso de sentido em todos os momentos do

processo. tentar compreender o que o aluno aprende falando, escrevendo, desenhando, gesticulando. O objetivo da interpretao das tarefas e situaes de aprendizagem dos alunos o de traduzir essa reflexo em estratgias pedaggicas. Perspectiva construtivista e sociointeracionista de ensino: a aprendizagem deve ser oportunizada pela resoluo de situaes problema. Nessa perspectiva o professor no visa a priori resultados pr-determinados. Em um processo de interao, os rumos da aprendizagem sero determinados pela curiosidade e inventividade dos educandos mediados pelo educador.

Qualidade dos instrumentos avaliativos A autora denomina como tarefas avaliativas todas as produes escolares dos alunos que forem propostas pelo professor com a inteno de acompanhar suas aprendizagens; 2. Tarefas avaliativas so todas aquelas propostas intencionalmente; 3. muito importante refletir sobre as tarefas feitas versus o momento / inteno em que elas ocorrem 1.

Quais os aspectos devem ser lavados em conta ao se elaborar as tarefas avaliativas? a) Tarefas avaliativas no devem apresentar diferentes graus de dificuldade nas questes; b) Tarefas avaliativas devem conter diferentes questes sobre uma mesma rea c) Privilegiar questes dissertativas, dando especial ateno as estratgias de raciocnio. 4.

Concluso: o tempo de reflexo um tempo de sensibilidade. Abandonar a ordem do objetivo para ir at o inusitado.

Tempo de reconstruo Avaliar para aprovar e reprovar ou formar para a vida?

Para exemplificar:

Em relao ao processo de reconstruo, qual a direo que as instituies costumam seguir? Melhoria das relaes grupais, integrao do corpo docente; Mudana gradativa das prticas por meio de um processo gradual e reflexivo acerca das alteraes com garantia de espao semanal de estudo dos professores sobre o processo avaliativo. Assegurar a menor rotatividade possvel do corpo docente. 1.

Elaborao do PPP com ampla participao dos docentes;

Realizao paralela de assembleias e reunies com os pais e

alunos para discutir mudanas; Implementao gradativa das alteraes; Implementao de projetos-piloto: iniciando por algumas turmas; Provimento de bibliotecas para professores; Realizao de seminrios internos.

2. Em relao as prtica avaliativas, o que vem sendo implementado pelas instituies e professores? Investir nas relaes afetivas, no dilogo, na viso integral do aluno; Integrar ao processo avaliativo as tarefas e situaes de aprendizagem, interpretando-as todo tempo e fazendo registros descritivos sobre desempenhos individuais; Reunir em dossis anotaes individuais sobre os alunos; Incluir na forma frequente e contnua nas atividades docentes os encaminhamentos pedaggicos necessrios para evoluo de cada aluno; Planejar e mediar espaos interativos permanentes; Promover situaes de aprendizagem e projetos interdisciplinares; Reestruturar as dinmicas dos Conselhos de Classe maior tempo dedicado a reflexo conjunta dos professores; Organizar os dados de conjunto de aprendizagens sob forma de relatrios, arquivos, dossis, portflios e planejar estratgias de comunicao aos familiares. Dispor de grupos multidisciplinares de apoio ao professor.

3. Em relao aos entraves percebidos? Influncia das famlias que no aceitam a abolio das notas e mdias; Adoo dos sistemas de apostilas pelas escolas; Rotatividades dos professores nas escolas; Formao docente. No h verdadeira aprendizagem sem a relao teoria e prtica.

Jogo do Contrrio: iluso esperar que as condies socioculturais melhorem para se cuidar das crianas e jovens desse pas como eles tanto precisam. Prefiro fazer o jogo do contrrio: cuidar deles primeiro para que eles transformem esse pas.

Avaliao Formativa ou Avaliao Mediadora? Todo processo avaliativo tem por inteno:

Observar o aprendiz; b) Analisar e compreender suas estratgias de aprendizagem; c) Tomar decises pedaggicas favorveis continuidade do processo. O pressuposto bsico da avaliao formativa a continuidade do processo de aprendizagem e a interveno pedaggica desafiadora. Piaget e Vygotsky: alertam sobre a importncia das interferncias mediadoras significativas para que os alunos tenham melhores oportunidades de desenvolvimento intelectual e moral. a)

O educador no deve levar em conta apenas o que o aluno j

conhece ou faz, mas, principalmente, deve pensar nas potencialidades cognitivas dos educandos, fazendo outros desafios, de modo a provoc-los permanentemente.

A prtica avaliativa mediadora pode transpor para a prtica

avaliativa trs princpios essenciais: 1. Princpio dialgico / interpretativo da avaliao; 2. Princpio da reflexo prospectiva: ver alm das expectativas fixas em relao aos alunos; 3. Princpio da reflexo-na-ao: o professor aprende a aprender sobre os alunos na dinmica prpria da aprendizagem, ajustando constantemente sua interveno pedaggica a partir do dilogo.

Aprender ou no aprender? A avaliao que privilegia o aprender / processo em

detrimento do aprender / produto segue dois princpios: a) Princpio da provisoridade: ponto de partida para novas aprendizagens; b) Princpio da complementaridade: o acompanhamento do aluno deve ocorrer ao longo do tempo e em atividades escolares mltiplas. A avaliao mediadora de carter longitudinal e alcana significado por meio de uma viso de conjunto.

importante compreender que a avaliao

formativa/mediadora apresenta um conceito multidimensional: A avaliao no tem por objetivo definir se os alunos aprendem ou no aprendem. Todos aprendem sempre e aprendem mais com melhores oportunidades para isso. No h parmetros de julgamento que dem conta da diversidade do contexto educacional e do ato criativo nas aprendizagens. A leitura sobre o aprender em avaliao mediadora precisa ser positiva, prospectiva e multidimensional. possvel e desejvel conjugar o verbo aprender, sem complementos. imperativo ensinar, mediar o prazer de aprender nas escolas.

Respeitar ou valorizar as diferenas? Hoffman: defende valorizar as diferenas, mas garantir a cada

um o direito de uma educao digna que leve em conta suas diferenas , desejos, reaes, necessidades individuais, sem impedimento de qualquer ordem. Diferenciar no significa subestimar, mas cuidar do jeito que cada um precisa Se o aluno tiver a sua aprendizagem mediada, seu conhecimento ir evoluir sempre no sentido de uma maior riqueza de informaes ou argumentos sobre um determinado tema; de maior coerncia ou entendimento sobre o tema que aprende, de maior preciso de vocabulrio, de dados de clculos, de informaes e outros.

Princpios da avaliao mediadora: colocar em dvida

parmetros fixos de julgamento, refletindo seriamente sobre o que se observa para tomar decises pedaggicas adequadas e diferenciadas em respeito a cada aluno por quem somos responsveis.

Sistema de avaliao a causa ou consequncia do fracasso escolar? Discusso sobre ciclos.

Experincias educativas exitosas na Irlanda, Espanha, Malsia,

Coria: no reprovam na educao bsica. Brasil: defende-se a reprovao na escola pblica, tomando-se como justificativa a qualidade da rede privada que segue sistema seriado. Finlndia e Malsia: investimentos pesados e contnuos em educao. Nosso pas: discurso sobre avaliao exigente acesso restrito as universidades pblicas. Discute-se avaliao pelo avesso. O sistema de registro apenas a ponta do Iceberg.

O essencial no Jogo do Contrrio em educao duvidar sempre do primeiro olhar

S-ar putea să vă placă și