Sunteți pe pagina 1din 44

CURSO ON-LINE LEI N 8.

429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ AULA 03 (1 parte)

ASSUNTO: Lei n 8.429/92 (parte 3.1) 60 questes

(CESPE/AGU/2010) A Procuradoria-Geral Federal ingressou com ao executiva fiscal por crdito no tributrio no valor de R$ 200.000,00. Consta dos autos que esse crdito corresponde a multa administrativa imposta pela ANVISA, no exerccio do poder de polcia, j que, no dia 2/4/2002, havia sido praticada a infrao administrativa respectiva, ficando paralisado esse processo administrativo at 5/4/2006, quando ento foi inscrita em dvida ativa. Foram opostos embargos execuo, nos quais foi proferida sentena extinguindo a ao, com fundamento na prescrio. Com base nessa situao hipottica, julgue os itens seguintes. 241. (CESPE/AGU/2010) O fato de o servidor pblico deixar de praticar, indevidamente, o ato de ofcio constitui infrao administrativa prevista na Lei n 8.112/1990, mas no, ato de improbidade administrativa. Comentrios: Errado. Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica (art. 11, II).

242. (CESPE/OAB/2009) O juiz deve, antes de determinar a citao da ao de improbidade, proceder notificao prvia do acusado. Comentrios: Certo. Estando a petio inicial da ao de improbidade em devida forma, o juiz mandar autu-la e ordenar a notificao do requerido, para oferecer manifestao por escrito, que poder ser instruda com documentos e justificaes, dentro do prazo de 15 dias (art. 17, 7). Ou seja, se petio inicial, que o documento que d incio ao processo, atender aos requisitos legais, o juiz iniciar o processo e ordenar que seja dado conhecimento oficial deste pessoa contra a qual pesa a

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ acusao relativa improbidade administrativa. A partir da notificao, essa pessoa tem 15 dias para apresentar sua defesa prvia. Recebida a manifestao, o juiz, no prazo de 30 dias, em deciso fundamentada, rejeitar a ao, se convencido da inexistncia do ato de improbidade, da improcedncia da ao (no aceitao devido inexistncia de fundamentos jurdicos ou probatrios) ou da inadequao da via eleita (caso a ao deva ser analisada em outra instncia jurdica) (art. 17, 8). Recebida a petio inicial, ser o ru citado para apresentar contestao (art. 17, 9). Ou seja, caso o juiz admita a ao, por consider-la em conformidade com as exigncias legais, o ru ser citado para apresentar defesa contra as acusaes feitas na ao.

243. (CESPE/TRE-MA/2009) Deixar de prestar contas quando se est obrigado a faz-lo constitui ato de improbidade administrativa que causa prejuzo ao errio. Comentrios: Errado. So exemplos de atos de improbidade administrativa q ue violam os princpios da administrao pblica (art. 11): Praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competncia. Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio. Revelar fato ou circunstncia de que tem cincia em razo das atribuies e que deva permanecer em segredo. Negar publicidade aos atos oficiais. Frustrar a licitude de concurso pblico. Deixar de prestar contas quando esteja obrigado a faz-lo. Revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da respectiva divulgao oficial, teor de medida poltica ou econmica capaz de afetar o preo de mercadoria, bem ou servio.

244. (CESPE/TRE-MG/2009) Perceber vantagem econmica para intermediar a liberao ou aplicao de verba pblica de qualquer natureza constitui ato de improbidade administrativa que causa prejuzo ao errio.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Comentrios: Errado.

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA ENRIQUECIMENTO ILCITO Perceber vantagem econmica para intermediar a liberao ou aplicao de verba pblica de qualquer natureza. LESO AO ERRIO Liberar verba pblica sem a estrita observncia das normas pertinentes ou influir de qualquer forma para a sua aplicao irregular.

245. (CESPE/TRE-MG/2009) Frustrar a licitude de processo licitatrio ou dispens-lo indevidamente constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica. Comentrios: Errado.

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA LESO AO ERRIO Frustrar a licitude licitatrio ou indevidamente. de PRINCPIOS DA ADM. PB. licitude de concurso

processo Frustrar a dispens-lo pblico.

246. (CESPE/TRE-MG/2009) Liberar verba pblica sem que haja estrita observncia das normas pertinentes ou influir na aplicao irregular dessa verba constitui ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito. Comentrios: Errado.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA ENRIQUECIMENTO ILCITO Perceber vantagem econmica para intermediar a liberao ou aplicao de verba pblica de qualquer natureza. LESO AO ERRIO Liberar verba pblica sem a estrita observncia das normas pertinentes ou influir de qualquer forma para a sua aplicao irregular.

247. (CESPE/TRE-MG/2009) Frustrar a licitude de concurso pblico constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica. Comentrios: Certo.

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA LESO AO ERRIO Frustrar a licitude licitatrio ou indevidamente. de PRINCPIOS DA ADM. PB. licitude de concurso

processo Frustrar a dispens-lo pblico.

248. (CESPE/MMA/2008) A indisponibilidade dos bens do indiciado, decorrente de ato de improbidade que cause leso ao patrimnio pblico ou enseje enriquecimento ilcito, recair sobre bens que assegurem o ressarcimento integral do dano, ou sobre o acrscimo patrimonial resultante do enriquecimento ilcito. Comentrios: Certo. Quando o ato de improbidade causar leso ao patrimnio pblico ou ensejar enriquecimento ilcito, caber a autoridade administrativa responsvel pelo inqurito representar ao Ministrio Pblico, para a indisponibilidade dos bens do indiciado (art. 7).
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Essa indisponibilidade de bens, que uma medida de natureza cautelar a fim de garantir o ressarcimento do errio, recair sobre bens que assegurem o integral ressarcimento do dano, ou sobre o acrscimo patrimonial resultante do enriquecimento ilcito (art. 7 pargrafo nico).

249. (CESPE/INSS/2008) Antnio, servidor pblico, foi condenado por improbidade administrativa em decorrncia de ato ilcito praticado no rgo em que estava lotado. Logo aps a sentena transitada em julgado, Antnio candidatou-se a deputado estadual. Nessa situao, a candidatura de Antnio pode ser impugnada, pois a condenao por improbidade administrativa implica suspenso temporria dos direitos polticos. Comentrios: Certo.

IMPORTANTE: vedada a cassao de direitos polticos (CF, art. 15, V).

Os atos de improbidade administrativa importaro (PRIS) (CF, art. 37, 4): Perda da funo pblica; Ressarcimento ao errio; Indisponibilidade dos bens; e Suspenso dos direitos polticos.

ATENO: A maioria das questes de prova que trata desses artigos tenta confundir os candidatos dizendo que os atos de improbidade administrativa importaro a perda (ou cassao) dos direitos polticos. No caiam nessa! Lembrem-se de que os direitos polticos sero suspensos e a perda ser da funo pblica. Moleza, n?

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ COMINAES POR ENRIQUECIMENTO ILCITO (art. 12, I) Perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio. Ressarcimento integral do dano, quando houver. Perda da funo pblica. Suspenso dos direitos polticos de 8 a 10 anos. Pagamento de multa civil de at 3 vezes o valor do acrscimo patrimonial. Proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de 10 anos. COMINAES POR LESO AO ERRIO (art. 12, II) Ressarcimento integral do dano. Perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio, se concorrer esta circunstncia. Perda da funo pblica. Suspenso dos direitos polticos de 5 a 8 anos. Pagamento de multa civil de at 2 vezes o valor do dano. Proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de 5 anos;

COMINAES POR VIOLAO AOS PRINCPIOS DA ADM. PB. (art. 12, III)

Ressarcimento integral do dano, se houver. Perda da funo pblica. Suspenso dos direitos polticos de 3 a 5 anos. Pagamento de multa civil de at 100 vezes o valor da remunerao percebida pelo agente. Proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de 3 anos.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

250. (CESPE/MDS/2008) Na hiptese de o ato de improbidade causar leso ao patrimnio pblico ou ensejar enriquecimento ilcito, caber autoridade administrativa responsvel pelo inqurito representar ao Ministrio Pblico, para que este proponha a indisponibilidade dos bens do indiciado. Comentrios: Certo. Quando o ato de improbidade causar leso ao patrimnio pblico ou ensejar enriquecimento ilcito, caber a autoridade administrativa responsvel pelo inqurito representar ao Ministrio Pblico, para a indisponibilidade dos bens do indiciado (art. 7).

251. (CESPE/MDS/2008) O servidor pblico que retardar, indevidamente, ato de ofcio praticar ato de improbidade administrativa. Comentrios: Certo. Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica (art. 11, II).

252. (CESPE/TST/2007) Considere que um servidor do TST tenha sido condenado pela prtica de ato de improbidade administrativa, mediante processo em que tenha ficado demonstrado que ele causou prejuzo ao errio, apesar de no restar provado qualquer tipo de enriquecimento ilcito. Nessa situao, a inexistncia de comprovao de enriquecimento ilcito torna invlida a condenao do servidor. Comentrios: Errado. A leso ao errio ocorre quando o agente pblico pratica qualquer conduta que cause prejuzo ao patrimnio pblico ou das entidades protegidas pela Lei de Improbidade Administrativa, seja por ao ou omisso, de forma dolosa ou culposa. A Lei n 8.429/92 lista um rol exemplificativo de diversos atos cuja prtica caracteriza a improbidade administrativa que causa leso ao errio. So eles:
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Facilitar ou concorrer por qualquer forma para a incorporao ao patrimnio particular, de pessoa fsica ou jurdica, de bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1 desta lei. Permitir ou concorrer para que pessoa fsica ou jurdica privada utilize bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1 desta lei, sem a observncia das formalidades legais ou regulamentares aplicveis espcie (utilizao ilegal = prejuzo). Doar pessoa fsica ou jurdica bem como ao ente despersonalizado, ainda que de fins educativos ou assistncias, bens, rendas, verbas ou valores do patrimnio de qualquer das entidades mencionadas no art. 1 desta lei, sem observncia das formalidades legais e regulamentares aplicveis espcie; (doar ilegalmente = prejuzo). Permitir ou facilitar a alienao, permuta ou locao de bem integrante do patrimnio de qualquer das entidades referidas no art. 1 desta lei, ou ainda a prestao de servio por parte delas, por preo inferior ao de mercado; (vender barato = prejuzo). Permitir ou facilitar a aquisio, permuta ou locao de bem ou servio por preo superior ao de mercado; (comprar caro = prejuzo). Realizar operao financeira sem observncia das normas legais e regulamentares ou aceitar garantia insuficiente ou inidnea. Conceder benefcio administrativo ou fiscal sem a observncia das formalidades legais ou regulamentares aplicveis espcie. Frustrar a licitude de processo licitatrio ou dispens-lo indevidamente. Ordenar ou permitir a realizao de despesas no autorizadas em lei ou regulamento. Agir negligentemente na arrecadao de tributo ou renda, bem como no que diz respeito conservao do patrimnio pblico. Liberar verba pblica sem a estrita observncia das normas pertinentes ou influir de qualquer forma para a sua aplicao irregular. Permitir, facilitar ou concorrer para que terceiro se enriquea ilicitamente. Permitir que se utilize, em obra ou servio particular, veculos, mquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou disposio de qualquer das entidades mencionadas no art. 1 desta lei, bem como o trabalho de servidor pblico, empregados ou terceiros contratados por essas entidades. Celebrar contrato ou outro instrumento que tenha por objeto a prestao de servios pblicos por meio da gesto associada sem observar as formalidades previstas na lei. www.pontodosconcursos.com.br 8

Prof. Anderson Luiz

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Celebrar contrato de rateio de consrcio pblico sem suficiente e prvia dotao oramentria, ou sem observar as formalidades previstas na lei.

Pelo exposto, deve ficar claro que prtica de ato de improbidade administrativa que causa prejuzo ao errio independe da prtica de ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito, e vice-versa.

253. (CESPE/TJDFT/2007) A ao de improbidade administrativa dever ser proposta no prazo de 5 anos, a contar da data do conhecimento do fato, quando se tratar de detentor de mandato eletivo ou de cargo em comisso. Comentrios: Errado.

IMPORTANTE: De acordo com o art. 23, I da Lei n 8.429/92, as aes de improbidade administrativa podem ser ajuizadas at 5 anos aps o trmino do exerccio de mandato, de cargo em comisso ou de funo de confiana. A contagem no iniciada na data da prtica do ato de improbidade. No caso de reeleio, a contagem do prazo quinquenal se inicia aps o trmino do segundo mandato. As aes de ressarcimento so imprescritveis.

254. (CESPE/TST/2007) Considere-se que um servidor do TST esteja sendo submetido a processo administrativo disciplinar que apura o recebimento de vantagem econmica para que fosse adiado um ato que ele deveria praticar de ofcio. Nessa situao, embora a conduta imputada ao servidor configure ato de improbidade administrativa, o referido processo administrativo no pode resultar em aplicao de pena de suspenso de direitos polticos. Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Certo.

IMPORTANTE: Os atos de improbidade administrativa importaro (PRIS) (CF, art. 37, 4): Perda da funo pblica; Ressarcimento ao errio; Indisponibilidade dos bens; e Suspenso dos direitos polticos.

255. (CESPE/MPE-TO/2006) Devido circunstncia de a Constituio de 1988 rotular como administrativos os atos de improbidade, estes no podem gerar punio a particulares, isto , pessoas que funcionalmente no detenham a qualidade de servidor pblico. Comentrios: Errado. A Lei n 8.429/92 tambm estende a responsabilizao pela prtica de ato de improbidade administrativa a terceiros (arts. 3, 5, 6 e 8), quais sejam, aqueles que: Mesmo no sendo agente pblico, induzam (deem a idia) ou concorram (auxiliem) para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficiem sob qualquer forma direta ou indireta. Figurem como sucessores do agente pblico que praticou o ato de improbidade administrativa ou sucessores dos terceiros referidos no item acima (induzam/concorram/beneficiem-se).

IMPORTANTE: As sanes da Lei da Improbidade Administrativa somente podem incidir sobre pessoas que ocupem cargo pblico ou exeram funo pblica.

256. (CESPE/PGE-PA/2006) No caracteriza ato de improbidade administrativa retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio. Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Errado. Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica (art. 11, II).

257. (CESPE/PGE-PA/2006) No caracteriza administrativa dar publicidade aos atos oficiais. Comentrios:

ato

de

improbidade

Certo. Negar publicidade aos atos oficiais constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica (art. 11, IV). Na verdade, ao dar publicidade aos atos oficiais, o agente pblico est respeitando o princpio da publicidade.

258. (CESPE/PGE-PA/2006) No caracteriza ato de improbidade administrativa praticar ato diverso daquele previsto na regra de competncia. Comentrios: Errado. Praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competncia constitui ato de improbidade administrativa que afronta os princpios da administrao pblica (art. 11, I).

259. (CESPE/PGE-PA/2006) No caracteriza ato de improbidade administrativa deixar de prestar contas quando se esteja obrigado a faz-lo. Comentrios: Errado. Deixar de prestar contas quando se esteja obrigado a faz-lo constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica (art. 11, VI).

260. (CESPE/TJ-MT/2004) Para a caracterizao administrativa, necessria a existncia de dano ao errio.

da

improbidade

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Comentrios: Errado. A aplicao das sanes previstas na Lei de Improbidade Administrativa independe da (art. 21): Efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico, salvo quanto pena de ressarcimento. Aprovao ou rejeio das contas pelo rgo de controle interno ou pelo Tribunal ou Conselho de Contas.

261. (CESPE/TCU/2004) Quaisquer dos atos de improbidade administrativa descritos na Lei de Improbidade Administrativa comportam, em tese, a pena de perda da funo pblica. Comentrios: Certo.

IMPORTANTE: vedada a cassao de direitos polticos (CF, art. 15, V).

Os atos de improbidade administrativa importaro (PRIS) (CF, art. 37, 4): Perda da funo pblica; Ressarcimento ao errio; Indisponibilidade dos bens; e Suspenso dos direitos polticos.

ATENO: A maioria das questes de prova que trata desses artigos tenta confundir os candidatos dizendo que os atos de improbidade administrativa importaro a perda (ou cassao) dos direitos polticos. No caiam nessa! Lembrem-se de que os direitos polticos sero suspensos e a perda ser da funo pblica. Moleza, n?

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ COMINAES POR ENRIQUECIMENTO ILCITO (art. 12, I) Perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio. Ressarcimento integral do dano, quando houver. Perda da funo pblica. Suspenso dos direitos polticos de 8 a 10 anos. Pagamento de multa civil de at 3 vezes o valor do acrscimo patrimonial. Proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de 10 anos. COMINAES POR LESO AO ERRIO (art. 12, II) Ressarcimento integral do dano. Perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio, se concorrer esta circunstncia. Perda da funo pblica. Suspenso dos direitos polticos de 5 a 8 anos. Pagamento de multa civil de at 2 vezes o valor do dano. Proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de 5 anos;

COMINAES POR VIOLAO AOS PRINCPIOS DA ADM. PB. (art. 12, III)

Ressarcimento integral do dano, se houver. Perda da funo pblica. Suspenso dos direitos polticos de 3 a 5 anos. Pagamento de multa civil de at 100 vezes o valor da remunerao percebida pelo agente. Proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de 3 anos.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

262. (CESPE/AGU/2004) A dispensa indevida de licitao constitui ato de improbidade administrativa. Comentrios: Certo. A dispensa indevida de licitao constitui ato de improbidade administrativa que causa prejuzo ao errio (art. 10, VIII).

LESO AO ERRIO

PRINCPIOS DA ADM. PBLICA

a licitude de processo Frustrar a licitude de concurso Frustrar licitatrio ou dispens-lo indevidamente. pblico.

263. (CESPE/TCU/2004) No se configura como ato de improbidade administrativa o ato administrativo que viole dever para com os princpios da administrao pblica, sem causar prejuzo ao errio ou o enriquecimento ilcito do agente pblico. Comentrios: Errado. H 3 espcies de improbidade administrativa. So elas: Improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito (art. 9). Improbidade administrativa que causa leso ao errio (prejuzo aos cofres pblicos) (art. 10). Improbidade administrativa que consiste na violao aos princpios da Administrao Pblica (art. 11)

Enriquecimento ilcito Improbidade administrativa (3 espcies) Violao aos princpios da Administrao Pblica Leso ao errio

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 264. (CESPE/PGE-RR/2004) Nos casos de improbidade administrativa, poder dar-se at mesmo a cassao de direitos polticos, na forma e gradao previstas em lei. Comentrios: Errado.

IMPORTANTE: vedada a cassao de direitos polticos (CF, art. 15, V).

Os atos de improbidade administrativa importaro (PRIS) (CF, art. 37, 4): Perda da funo pblica; Ressarcimento ao errio; Indisponibilidade dos bens; e Suspenso dos direitos polticos.

ATENO: A maioria das questes de prova que trata desses artigos tenta confundir os candidatos dizendo que os atos de improbidade administrativa importaro perda (ou cassao) dos polticos. No caiam a nessa! Lembrem-se dedireitos que os direitos polticos sero suspensos e a perda ser da funo pblica. Moleza, n?

265. (CESPE/SGA-DF/2004) O MP pode ajuizar ao civil pblica visando coibir e punir atos de improbidade administrativa. Comentrios: Certo. A Lei n 8.429/92 confere, de forma clara, competncia ao Ministrio Pblico para a propositura de ao civil de improbidade administrativa. Todavia, de acordo com o art. 17 da Lei, a ao judicial para apurao de eventual prtica de improbidade administrativa no prerrogativa do Parquet. www.pontodosconcursos.com.br 15

Prof. Anderson Luiz

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Pois, a referida ao pode ser proposta pelo MP ou pela pessoa jurdica interessada. Entende-se por pessoa interessada aquela em cujo mbito ocorreu a prtica do ato de improbidade administrativa.

266. (CESPE/DPF/2004) Um agente de polcia federal pode ter seus direitos polticos suspensos e perder o cargo pblico que ocupa em decorrncia da prtica de ato de improbidade administrativa que importe enriquecimento ilcito. Comentrios: Certo.

IMPORTANTE: Os atos de improbidade administrativa importaro (PRIS) (CF, art. 37, 4): Perda da funo pblica; Ressarcimento ao errio; Indisponibilidade dos bens; e Suspenso dos direitos polticos.

COMINAES POR ENRIQUECIMENTO ILCITO (art. 12, I) Perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio. Ressarcimento integral do dano, quando houver. Perda da funo pblica. Suspenso dos direitos polticos de 8 a 10 anos. Pagamento de multa civil de at 3 vezes o valor do acrscimo patrimonial. Proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de 10 anos.

267. (CESPE/AGU/2003) A despeito da denominao de empresas pblicas, esses entes, que compem a administrao pblica indireta, tm personalidade jurdica de direito privado; no obstante, por outro lado, os atos de seus gestores sujeitam-se a sano aplicvel em virtude da ao judicial por improbidade administrativa.
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

Comentrios: Certo. Podem ser sujeito passivo do ato de improbidade administrativa (art. 1): Os rgos da Administrao Direta e Indireta, de quaisquer dos Poderes (PL, PE e PJ) de quaisquer esferas de governo (U, E, DF e M) e dos Territrios. A empresa incorporada ao patrimnio pblico ou a entidade para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com mais de 50% do patrimnio ou da receita anual. A entidade que receba Benefcio, Incentivo ou Subveno, fiscal ou creditcio, de rgo pblico (por exemplo: as ONGs) bem como aquelas para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com menos de 50% do patrimnio ou da receita anual (pargrafo nico). (*) (*) Nesses casos, diferentemente dos demais, a sano patrimonial limitada (proporcional) repercusso do ilcito sobre a contribuio dos cofres pblicos.

IMPORTANTE: Sujeitos Passivos: Administrao Direta e Indireta + 3 Poderes + U/E/DF/M/T. Incorporada ou +50% BIS ou -50% (LIMITADA)

Considere a seguinte situao hipottica. O 268. (CESPE/AGU/2003) presidente de um ente pblico determinou que mquinas e equipamentos deste fossem utilizados na ampliao de uma piscina na residncia daquele. To logo os servios foram encerrados, os bens retornaram ao uso da pessoa jurdica. Ficou ademais provado que em nenhum momento houve inteno do dirigente pblico de se apropriar dos bens e que, naquela poca, no havia programao de que eles fossem utilizados pelo prprio ente pblico para a consecuo de seus fins. Nessa situao, devido ausncia de apropriao dos bens e de prejuzo ao ente pblico, juridicamente correto afirmar que inexistiu o cometimento de ato de improbidade administrativa.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

Comentrios: Errado. Utilizar, em obra ou servio particular, veculos, mquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou disposio de qualquer das entidades mencionadas no art. 1 da LIA, bem como o trabalho de servidores pblicos, empregados ou terceiros contratados por essas entidades constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilcito (art. 9, IV).

269. (CESPE/PETROBRAS/2002) Se um empregado da PETROBRAS valer-se do emprego para locupletar-se ilegalmente, ter, em princpio, cometido ato de improbidade administrativa e, por isso, se sujeitar ao judicial prevista para esses casos, a qual, se julgada procedente, poder impor ao empregado mprobo sanes de natureza civil, administrativa e poltica, sem prejuzo da aplicao cumulativa de pena eventualmente fixada em processo-crime. Comentrios: Certo. Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilcito auferir (receber, obter) qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razo do exerccio de cargo, mandato, funo, emprego ou atividade nas entidades mencionadas como sujeito passivo (art. 9).

ATENO: Locupletar = enriquecer

O art. 12 da Lei n 8.429/92 estabelece as penas aplicveis ao responsvel pela prtica de atos de improbidade administrativa. Ressalta-se que as cominaes previstas no referido artigo, que podem ser aplicadas isoladamente ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato, independem das penalidades penais, civis e administrativas, previstas em legislao especfica. Por exemplo: um servidor pblico pratica um ato que configura infrao disciplinar punvel com a pena de demisso. Esse ato est previsto no Cdigo Penal, como crime contra a Administrao Pblica, e na Lei n 8.429/92, como ato de improbidade administrativa.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Nessa hiptese, ele ser punido administrativamente, com a pena de demisso; ademais, no h impedimento para que seja punido criminalmente e, tambm, por improbidade administrativa.

270. (Indita) Em janeiro de 2000, Jos apresentou representao junto ao Ministrio Pblico imputando falsamente a agente pblico ato de improbidade administrativa, consistente na prtica de ato administrativo com desvio de finalidade, que no constitua crime. Nessa situao, Jos praticou crime previsto na Lei n. 8.429/1992. Comentrios: Certo. O art. 19 da Lei tipifica como crime (pena: deteno de 6 a 10 meses e multa) a representao por ato de improbidade contra agente pblico ou terceiro beneficirio, quando o autor da denncia o sabe inocente.

271. (Indita) A dispensa indevida e dolosa de processo licitatrio s configura ato de improbidade administrativa se o agente pblico responsvel pela prtica do ato receber propina. Comentrios: Errado. A dispensa indevida e dolosa de processo licitatrio configura ato de improbidade administrativa que causa prejuzo ao errio (art. 10, VIII).

LESO AO ERRIO

PRINCPIOS DA ADM. PBLICA

a licitude de processo Frustrar a licitude de concurso Frustrar licitatrio ou dispens-lo indevidamente. pblico.

Alm disso, lembrem-se de que a prtica de ato de improbidade administrativa que causa prejuzo ao errio independe da prtica de ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito, e vice-versa.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 272. (Indita) O prazo prescricional de ato de improbidade comea a fluir da data em que tenha sido praticado o ato. Comentrios: Errado. As aes destinadas a levar a efeitos as sanes previstas na Lei de Improbidade Administrativa podem ser propostas: At 5 anos aps o trmino do exerccio de mandato, de cargo em comisso ou de funo de confiana. Dentro do prazo prescricional previsto em lei especfica para faltas disciplinares punveis com demisso a bem do servio pblico, nos casos de exerccio de cargo efetivo ou emprego.

IMPORTANTE: De acordo com o art. 23, I da Lei n 8.429/92, as aes de improbidade administrativa podem ser ajuizadas at 5 anos aps o trmino do exerccio de mandato, de cargo em comisso ou de funo de confiana. A contagem no iniciada na data da prtica do ato de improbidade.

273. (Indita) A suspenso dos direitos polticos decorrente da prtica de ato de improbidade administrativa depende de prvia condenao judicial. Comentrios: Certo. Em decorrncia do princpio da presuno de inocncia (CF, art. 5, LVII), a perda da funo pblica e a suspenso dos direitos polticos s se efetivam com o trnsito em julgado da sentena condenatria (art. 20).

274. (Indita) O indivduo que, no sendo agente pblico, induz ou concorre para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficia sob qualquer forma se sujeita aos ditames da Lei de Improbidade Administrativa.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Comentrios: Certo. A Lei n 8.429/92 tambm estende a responsabilizao pela prtica de ato de improbidade administrativa a terceiros (arts. 3, 5, 6 e 8), quais sejam, aqueles que: Mesmo no sendo agente pblico, induzam (deem a idia) ou concorram (auxiliem) para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficiem sob qualquer forma direta ou indireta. Figurem como sucessores do agente pblico que praticou o ato de improbidade administrativa ou sucessores dos terceiros referidos no item acima (induzam/concorram/beneficiem-se).

IMPORTANTE: Sujeitos Ativos: Agentes pbli-

cos. Terceiros.

275. (Indita) A omisso praticada com culpa pelo agente pblico e com comprovada leso ao patrimnio pblico no passvel de responsabilizao pelo integral ressarcimento do dano. integral Comentrios: ressarcimento do dano (art. 5). Errado. Ocorrendo leso ao patrimnio pblico por ao ou omisso, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se- o 276. (Indita) possvel a responsabilizao do sucessor daquele que causar leso ao patrimnio ou se enriquecer ilicitamente, ainda que seja at o limite do valor da herana.

Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Certo. O sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico ou se enriquecer ilicitamente est sujeito s cominaes da LIA at o limite do valor da herana (art. 8).

277. (Indita) Na hiptese de enriquecimento ilcito, o terceiro beneficirio perder os valores acrescidos ao seu patrimnio.

Comentrios: Certo. No caso de enriquecimento ilcito, perder o agente pblico ou terceiro beneficirio os bens ou valores acrescidos ao seu patrimnio (art. 6).

278. (Indita) Apenas os cidados com mais de 21 anos de idade podem representar autoridade administrativa conta a prtica de ato de improbidade administrativa.

Comentrios: Errado. Qualquer pessoa poder representar autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigao destinada a apurar a prtica de ato de improbidade (art. 14). Essa previso legal decorre do direito de petio (CF, art. 5, XXXIV).

279. (Indita) Os atos de improbidade administrativa se caracterizam como os que importem enriquecimento ilcito, os que causam prejuzo ao errio e os que atentam contra os princpios da administrao pblica.

Comentrios: Certo. H 3 espcies de improbidade administrativa. So elas: Improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito (art. 9).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Improbidade administrativa que causa leso ao errio (prejuzo aos cofres pblicos) (art. 10). Improbidade administrativa que consiste na violao aos princpios da Administrao Pblica (art. 11)

Enriquecimento ilcito Improbidade administrativa (3 espcies) Violao aos princpios da Administrao Pblica Leso ao errio

280. (Indita) Deixar de prestar contas quando esteja obrigado a faz-lo exemplo de ato de improbidade administrativa que causa prejuzo ao errio. Comentrios: Errado. Deixar de prestar contas quando esteja obrigado a faz-lo exemplo de ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica (art. 11, VI).

281. (Indita) Naomi, servidora pblico do Ministrio Pblico da Unio (MPU), revelou a uma amiga jornalista informaes sigilosas que detinha em razo das atribuies que desempenhava no MPU. Embora reprovvel, a conduta de Naomi no constitui ato de improbidade administrativa visto que ela no recebeu qualquer tipo de vantagem, bem como no causou prejuzo aos cofre pblicos.

Comentrios: Errado. Revelar fato ou circunstncia de que tem cincia em razo das atribuies e que deva permanecer em segredo constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pbica (art. 11, III).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 282. (Indita) Cabe apenas ao Ministrio Pblico (MP) representar a autoridade administrativa competente para que seja instaurada a investigao destinada a apurar a prtica de ato de improbidade. Comentrios: Errado. Qualquer pessoa poder representar autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigao destinada a apurar a prtica de ato de improbidade (art. 14).

283. (Indita) Nos termos da Lei de Improbidade Administrativa, aqueles que exercem, sem remunerao, mandato, cargo, emprego ou funo pblica no so considerados agentes pblicos.

Comentrios: Errado. considerado agente pblico todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades citadas como sujeito passivo (art. 2).

284. (Indita) A posse e o exerccio de agente pblico em seu cargo prescindem da apresentao de declarao de bens e valores que compem seu patrimnio, com vistas a ser arquivada no setor de pessoal do rgo. Comentrios: Errado. A posse e o exerccio de agente pblico ficam condicionados apresentao de declarao dos bens e valores que compem o seu patrimnio privado, a fim de ser arquivada no servio de pessoal competente (art. 13). Ou seja, tal declarao imprescindvel (indispensvel, necessria).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 285. (Indita) Considere que Naomi tenha denunciado a servidora Priscilla por ato de improbidade, sabendo que esta era inocente. Nessa situao hipottica, Naomi cometer crime previsto na Lei de Improbidade Administrativa. Comentrios: Certo. O art. 19 da Lei tipifica como crime (pena: deteno de 6 a 10 meses e multa) a representao por ato de improbidade contra agente pblico ou terceiro beneficirio, q uando o autor da denncia o sabe inocente . Ademais, o denunciante est sujeito a indenizar o denunciado pelos danos materiais, morais ou imagem que houver provocado (art. 19, pargrafo nico).

IMPORTANTE: Constitui crime a representao por ato de improbidade contra agente pblico ou terceiro beneficirio, quando o autor da denncia o sabe inocente. Alm da sano penal, o denunciante est sujeito a indenizar o denunciado pelos danos materiais, morais ou imagem que houver provocado.

286. (Indita) Os agentes pblicos de qualquer nvel ou hierarquia devem, obrigatoriamente, zelar pela rigorosa observncia dos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe so afetos. Comentrios: Certo. Nos termos da Lei n 8.429/92, os agentes pblicos de qualquer nvel ou hierarquia so obrigados a velar pela estrita observncia dos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe so afetos (art. 4).

287. (Indita) Conforme dispe a Lei n 8.429, de 1992, vedada a transao, acordo ou conciliao nas aes judiciais para apurao de eventual prtica de improbidade administrativa. Por conseguinte, a fazenda pblica

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ impedida de promover as aes ressarcimento do patrimnio pblico. necessrias complementao do

Comentrios: Errado. De fato, o art. 17, 1 da LIA veda a transao, acordo ou conciliao nas aes judiciais para apurao de eventual prtica de improbidade administrativa. Contudo, isso no impede que a fazenda pblica promova as aes necessrias complementao do ressarcimento do patrimnio pblico. Pois, a Administrao Pblica, quando for o caso, promover as aes necessrias complementao do ressarcimento do patrimnio pblico (art. 17, 2). Ou seja, quando o ressarcimento resultante do processo no for suficiente para cobrir os reais prejuzos aos cofres pblicos, a Fazenda Pblica obrigatoriamente tomar as medidas necessrias devida complementao.

288. (Indita) O sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico ou se enriquecer ilicitamente sujeitar-se- s regras da Lei Federal n 8.429/92. Comentrios: Certo. O sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico ou se enriquecer ilicitamente est sujeito s cominaes da LIA at o limite do valor da herana (art. 8). Ressalto que as sanes de natureza pecuniria cominadas na LIA limitam-se ao valor da herana. Isso decorre do regramento contido no art. 5, XLV da Constituio Federal, segundo qual, nenhuma pena passar da pessoa do condenado, podendo a obrigao de reparar o dano e a decretao do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, at o limite do valor do patrimnio transferido.

IMPORTANTE: Em relao ao sucessor do mprobo, as sanes de natureza pecuniria cominadas na LIA limitam-se ao valor da herana (art.8).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

289. (Indita) Constitui ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito concorrer, dolosa ou culposamente, para que terceiro se enriquea ilicitamente. Comentrios: Errado.

ENRIQUECIMENTO ILCITO

LESO AO ERRIO

Auferir (ou perceber ou receber) Permitir, facilitar ou concorrer para qualquer tipo de vantagem patrimonial que terceiro se enriquea ilicitamente indevida...(art. 9). (art. 10, XII).

290. (Indita) Consoante a Lei n 8.429/1992, dispensar ou declarar a inexigibilidade de processo licitatrio constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra aos princpios da administrao pblica.

Comentrios: Errado.

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA LESO AO ERRIO Frustrar a licitude licitatrio ou indevidamente. de PRINCPIOS DA ADM. PB. licitude de concurso

processo Frustrar a dispens-lo pblico.

291. (Indita) Ser punido com pena de demisso, abem do servio pblico, o agente pblico que se recusar a prestar declarao dos bens e valores que compem seu patrimnio, a fim de ser arquivada no servio de pessoal competente.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

Comentrios: Certo. Ser punido com a pena de demisso, a bem do servio pblico, sem prejuzo de outras sanes cabveis, o agente pblico que se recusar a prestar declarao dos bens, dentro do prazo determinado, ou que a prestar falsa (art. 13, 3).

292. (Indita) As regras previstas na Lei n 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa) no se aplicam aos particulares, ainda que induzam ou concorram para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta. Comentrios: Errado.

SUJEITOS ATIVOS DO ATO DE IMPROBIDADE ADMINITRATIVA AGENTES PBLICOS TERCEIROS

Todo aquele que exerce, ainda que So aqueles que (art. 3): transitoriamente ou sem Mesmo no sendo agente pblico, remunerao, por eleio, induzam (deem a idia) ou nomeao, designao, contratao concorram (auxiliem) para a ou qualquer outra forma de prtica do ato de improbidade ou investidura ou vnculo, mandato, dele se beneficiem sob qualquer cargo, emprego ou funo nas forma direta ou indireta. entidades citadas como sujeito Figurem como sucessores do passivo (art. 2). agente pblico que praticou o ato de improbidade administrativa ou sucessores dos terceiros referidos no item acima (induzam/concorram/beneficiemse).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 293. (Indita) O herdeiro do agente pblico que se enriqueceu ilicitamente no exerccio da funo se submete a perder a parte da herana que decorra do enriquecimento ilcito. Comentrios: Certo. O sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico ou se enriquecer ilicitamente est sujeito s cominaes da Lei n 8.429/92 at o limite do valor da herana (art. 8).

294. (Indita) A Lei de Improbidade Administrativa (Lei n. 8.429/92) no se aplica a atos de improbidade contra o patrimnio de entidade privada que receba incdentivo fiscal de rgo pblico. Comentrios: Errado. Podem ser administrativa (art. 1): sujeito passivo do ato de improbidade

Os rgos da Administrao Direta e Indireta, de quaisquer dos Poderes (PL, PE e PJ) de quaisquer esferas de governo (U, E, DF e M) e dos Territrios. A empresa incorporada ao patrimnio pblico ou a entidade para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com mais de 50% do patrimnio ou da receita anual. A entidade que receba Benefcio, Incentivo ou Subveno, fiscal ou creditcio, de rgo pblico (por exemplo: as ONGs) bem como aquelas para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com menos de 50% do patrimnio ou da receita anual (pargrafo nico).

295. (Indita) Em decorrncia do princpio da impessoalidade, constatado o enriquecimento ilcito, o terceiro beneficirio no perder os bens acrescidos ao seu patrimnio. Comentrios: Errado. No caso de enriquecimento ilcito, perder o agente pblico ou terceiro beneficirio os bens ou valores acrescidos ao seu patrimnio (art. 6). 29 Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

296. (Indita) Segundo a Lei de Improbidade Administrativa (Lei n. 8.429/92), para que o agente pblico seja punido com as penalidades nela previstas, imprescindvel a rejeio das contas pelo rgo de controle interno ou pelo Tribunal ou Conselho de Contas. Comentrios: Errado. Segundo o art. 2 1, a aplicao das sanes previstas na Lei de Improbidade Administrativa independe da: Efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico, salvo q uanto pena de ressarcimento. Aprovao ou rejeio das contas pelo rgo de controle interno ou pelo Tribunal ou Conselho de Contas.

297. (Indita) Apenas quando o ato de improbidade causar prejuzo ao errio caber a autoridade administrativa responsvel pelo inqurito representar ao Ministrio Pblico, para a indisponibilidade dos bens do indiciado. Comentrios: Errado. Quando o ato de improbidade causar leso ao patrimnio pblico ou ensejar enriquecimento ilcito, caber a autoridade administrativa responsvel pelo inqurito representar ao Ministrio Pblico, para a indisponibilidade dos bens do indiciado (art. 7).

298. (Indita) Nas aplicao das sanes previstas na Lei Federal n 8.429/1992 - Lei da Improbidade Administrativa sero irrelevantes a extenso do dano e o proveito patrimonial obtido pelo agente. Comentrios: Errado. Na fixao das penas previstas na Lei o juiz levar em conta a extenso do dano causado, assim como o proveito patrimonial obtido pelo agente (art. 12, pargrafo nico). Portanto, tais fatores so relevantes na aplicao das penalidades.
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

299. (Indita) Com fulcro na Lei de Improbidade Administrativa, reputa-se agente pblico a pessoa que ocupe um cargo pblico no remunerado. Comentrios: Certo. Considera-se agente pblico, para os efeitos da LIA, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades mencionadas como sujeito passivo do ato de improbidade administrativa (art. 2).

300. (Indita) Quanto aos atos de improbidade administrativa que atentam contra os princpios da administrao pblica, a pena prevista de suspenso dos direitos polticos est fixada de 3 a 5 anos. Comentrios: Certo.

COMINAES POR VIOLAO AOS PRINCPIOS DA ADM. PB. (art. 12, III)

Ressarcimento integral do dano, se houver. Perda da funo pblica. Suspenso dos direitos polticos de 3 a 5 anos. Pagamento de multa civil de at 100 vezes o valor da remunerao percebida pelo agente. Proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de 3 anos. IMPORTANTE: SUSPENSO 8 a 10 anos 5 a 8 anos 3 a 5 anos MULTA at 3 x ganho at 2 x dano at 100 x R$ PROIBIO 10 anos 5 anos 3 anos

ENRIQUECIMENTO LESO PRINCPIOS

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ ATENO: A seguir, disponibilizarei um resumo da Lei n 8.429/92. Continuaremos com exerccios na prxima aula. At l! Bons estudos!

RESUMO DA LEI N 8.429/92

1) vedada a cassao de direitos polticos. 2) Os atos de improbidade administrativa importaro (PRIS): Perda da funo pblica; Ressarcimento ao errio; Indisponibilidade dos bens; e Suspenso dos direitos polticos. 3) Sujeitos Passivos: Administrao Direta e Indireta + 3 Poderes + U/E/DF/M/T. Incorporada ou +50% BIS ou -50% (LIMITADA)

4) Sujeitos Ativos: Agentes pblicos. Terceiros.

5) considerado agente pblico todo aquele que exerce, ainda q ue transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades citadas como sujeito passivo (art. 2). 6) Ocorrendo leso ao patrimnio pblico por ao ou omisso, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se- o integral ressarcimento do dano (art. 5).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 7) Em relao ao sucessor do mprobo, as sanes de natureza pecuniria cominadas na LIA limitam-se ao valor da herana (art.8). 8) Os agentes polticos, por estarem regidos por normas especiais de responsabilidade, no respondem por improbidade administrativa com base na Lei 8.429/92, mas apenas por crime de responsabilidade. 9) Enriquecimento ilcito Improbidade administrativa (3 espcies) Violao aos princpios da Administrao Pblica Leso ao errio

10) A declarao compreende: Imveis Mveis Semoventes Dinheiro Ttulos Aes Bens e valores patrimoniais No Pas ou no exterior. Abrange cnjuge ou companheiro, filhos e dependentes. Exclui apenas os objetos e utenslios de uso domstico.

11) A declarao de bens ser atualizada anualmente e na data em que o agente pblico deixar o exerccio do mandato, cargo, emprego ou funo. O agente pblico poder (faculdade) entregar cpia da Declarao do Imposto de Renda Pessoa Fsica apresentada Receita Federal. 13) O agente pblico que se recusar a prestar declarao dos bens, dentro do prazo determinado, ou que a prestar falsa ser punido com a pena de demisso, a bem do servio pblico, sem prejuzo de outras sanes cabveis.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 14) ENRIQUECIMENTO ILCITO Perceber vantagem econmica. LESO AO ERRIO Permitir, facilitar ou concorrer para que terceiro se enriquea ilicitamente. Permitir que se utilize, em obra ou servio particular, veculos, mquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou disposio de qualquer das entidades mencionadas no art. 1 desta lei, bem como o trabalho de servidor pblico, empregados ou terceiros contratados por essas entidades.

Utilizar, em obra ou servio particular, veculos, mquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou disposio de qualquer das entidades mencionadas no art. 1 desta lei, bem como o trabalho de servidores pblicos, empregados ou terceiros contratados por essas entidades. Incorporar, por qualquer forma, ao seu patrimnio bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1 desta lei.

Facilitar ou concorrer por qualquer forma para a incorporao ao patrimnio particular, de pessoa fsica ou jurdica, de bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1 desta lei. Liberar verba pblica sem a estrita observncia das normas pertinentes ou influir de qualquer forma para a sua aplicao irregular. Permitir ou facilitar a alienao, permuta ou locao de bem integrante do patrimnio de qualquer das entidades referidas no art. 1 desta lei, ou ainda a prestao de servio por parte delas, por preo inferior ao de mercado

Perceber vantagem econmica para intermediar a liberao ou aplicao de verba pblica de qualquer natureza. Perceber vantagem econmica, direta ou indireta, para facilitar a alienao, permuta ou locao de bem pblico ou o fornecimento de servio por ente estatal por preo inferior ao valor de mercado.

ou facilitar a aquisio, Perceber vantagem econmica, Permitir direta ou indireta, para facilitar a permuta ou locao de bem ou servio aquisio, permuta ou locao de por preo superior ao de mercado bem mvel ou imvel, ou a contratao de servios pelas entidades referidas no art. 1 por preo superior ao valor de mercado
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

15) LESO AO ERRIO PRINCPIOS DA ADM. PBLICA

a licitude de processo Frustrar a licitude de concurso Frustrar licitatrio ou dispens-lo indevidamente. pblico.

16) IMPORTANTE: ENRIQUECIMENTO LESO PRINCPIOS SUSPENSO 8 a 10 anos 5 a 8 anos 3 a 5 anos MULTA at 3 x ganho at 2 x dano at 100 x R$ PROIBIO 10 anos 5 anos 3 anos

17) Na fixao das penas previstas na Lei o juiz levar em conta a extenso do dano causado, assim como o proveito patrimonial obtido pelo agente. 18) A perda da funo pblica e a suspenso dos direitos polticos s se efetivam com o trnsito em julgado da sentena condenatria. 19) A autoridade judicial ou administrativa competente poder determinar o afastamento cautelar do agente pblico do exerccio do cargo, emprego ou funo, sem prejuzo da remunerao. 20) A aplicao das sanes previstas na Lei de Improbidade Administrativa independe da: Efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico, salvo q uanto pena de ressarcimento. Aprovao ou rejeio das contas pelo rgo de controle interno ou pelo Tribunal ou Conselho de Contas.

21) Qualquer pessoa poder representar autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigao destinada a apurar a prtica de ato de improbidade.
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

22) Requisitos da representao: ser escrita ou reduzida a termo e assinada (no pode ser verbal), com a qualificao do representante, possuir as informaes sobre o fato e sua autoria e a indicao das provas. 23) A medida cautelar de indisponibilidade de bens pode ser requerida antes de transitar em julgado a sentena condenatria. 24) vedada a transao, acordo ou conciliao nas aes judiciais para apurao de eventual prtica de improbidade administrativa. 25) Constitui crime a representao por ato de improbidade contra agente pblico ou terceiro beneficirio, quando o autor da denncia o sabe inocente. 26) Alm da sano penal, o denunciante est sujeito a indenizar o denunciado pelos danos materiais, morais ou imagem que houver provocado. 27) As sanes previstas na Lei da Improbidade Administrativa prescrevem em 5 anos, contados do trminino do exerccio de mandato, de cargo em comisso ou de funo de confiana. Cuidado: a contagem no se inicia na data da prtica do ato de improbidade administrativa. 28) No caso de reeleio, a contagem desse prazo quinquenal se inicia aps o trmino do segundo mandato (STJ, julgado em 8/9/2009).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ LISTA DAS QUESTES COMENTADAS NESTA AULA (CESPE/AGU/2010) A Procuradoria-Geral Federal ingressou com ao executiva fiscal por crdito no tributrio no valor de R$ 200.000,00. Consta dos autos que esse crdito corresponde a multa administrativa imposta pela ANVISA, no exerccio do poder de polcia, j que, no dia 2/4/2002, havia sido praticada a infrao administrativa respectiva, ficando paralisado esse processo administrativo at 5/4/2006, quando ento foi inscrita em dvida ativa. Foram opostos embargos execuo, nos quais foi proferida sentena extinguindo a ao, com fundamento na prescrio. Com base nessa situao hipottica, julgue os itens seguintes. 241. (CESPE/AGU/2010) O fato de o servidor pblico deixar de praticar, indevidamente, o ato de ofcio constitui infrao administrativa prevista na Lei n 8.112/1990, mas no, ato de improbidade administrativa. 242. (CESPE/OAB/2009) O juiz deve, antes de determinar a citao da ao de improbidade, proceder notificao prvia do acusado. 243. (CESPE/TRE-MA/2009) Deixar de prestar contas quando se est obrigado a faz-lo constitui ato de improbidade administrativa que causa prejuzo ao errio. 244. (CESPE/TRE-MG/2009) Perceber vantagem econmica para intermediar a liberao ou aplicao de verba pblica de qualquer natureza constitui ato de improbidade administrativa que causa prejuzo ao errio. 245. (CESPE/TRE-MG/2009) Frustrar a licitude de processo licitatrio ou dispens-lo indevidamente constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica. 246. (CESPE/TRE-MG/2009) Liberar verba pblica sem que haja estrita observncia das normas pertinentes ou influir na aplicao irregular dessa verba constitui ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito. 247. (CESPE/TRE-MG/2009) Frustrar a licitude de concurso pblico constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica.
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

248. (CESPE/MMA/2008) A indisponibilidade dos bens do indiciado, decorrente de ato de improbidade que cause leso ao patrimnio pblico ou enseje enriquecimento ilcito, recair sobre bens que assegurem o ressarcimento integral do dano, ou sobre o acrscimo patrimonial resultante do enriquecimento ilcito. 249. (CESPE/INSS/2008) Antnio, servidor pblico, foi condenado por improbidade administrativa em decorrncia de ato ilcito praticado no rgo em que estava lotado. Logo aps a sentena transitada em julgado, Antnio candidatou-se a deputado estadual. Nessa situao, a candidatura de Antnio pode ser impugnada, pois a condenao por improbidade administrativa implica suspenso temporria dos direitos polticos. 250. (CESPE/MDS/2008) Na hiptese de o ato de improbidade causar leso ao patrimnio pblico ou ensejar enriquecimento ilcito, caber autoridade administrativa responsvel pelo inqurito representar ao Ministrio Pblico, para que este proponha a indisponibilidade dos bens do indiciado. 251. (CESPE/MDS/2008) O servidor pblico que retardar, indevidamente, ato de ofcio praticar ato de improbidade administrativa. 252. (CESPE/TST/2007) Considere que um servidor do TST tenha sido condenado pela prtica de ato de improbidade administrativa, mediante processo em que tenha ficado demonstrado que ele causou prejuzo ao errio, apesar de no restar provado qualquer tipo de enriquecimento ilcito. Nessa situao, a inexistncia de comprovao de enriquecimento ilcito torna invlida a condenao do servidor. 253. (CESPE/TJDFT/2007) A ao de improbidade administrativa dever ser proposta no prazo de 5 anos, a contar da data do conhecimento do fato, quando se tratar de detentor de mandato eletivo ou de cargo em comisso. 254. (CESPE/TST/2007) Considere-se que um servidor do TST esteja sendo submetido a processo administrativo disciplinar que apura o recebimento de vantagem econmica para que fosse adiado um ato que ele deveria praticar de ofcio. Nessa situao, embora a conduta imputada ao servidor configure ato de improbidade administrativa, o referido processo administrativo no pode resultar em aplicao de pena de suspenso de direitos polticos.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

255. (CESPE/MPE-TO/2006) Devido circunstncia de a Constituio de 1988 rotular como administrativos os atos de improbidade, estes no podem gerar punio a particulares, isto , pessoas que funcionalmente no detenham a qualidade de servidor pblico. 256. (CESPE/PGE-PA/2006) No caracteriza ato de improbidade administrativa retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio. 257. (CESPE/PGE-PA/2006) No caracteriza administrativa dar publicidade aos atos oficiais. ato de improbidade

258. (CESPE/PGE-PA/2006) No caracteriza ato de improbidade administrativa praticar ato diverso daquele previsto na regra de competncia. 259. (CESPE/PGE-PA/2006) No caracteriza ato de improbidade administrativa deixar de prestar contas quando se esteja obrigado a faz-lo. 260. (CESPE/TJ-MT/2004) Para a caracterizao administrativa, necessria a existncia de dano ao errio. da improbidade

261. (CESPE/TCU/2004) Quaisquer dos atos de improbidade administrativa descritos na Lei de Improbidade Administrativa comportam, em tese, a pena de perda da funo pblica. 262. (CESPE/AGU/2004) A dispensa indevida de licitao constitui ato de improbidade administrativa. 263. (CESPE/TCU/2004) No se configura como ato de improbidade administrativa o ato administrativo que viole dever para com os princpios da administrao pblica, sem causar prejuzo ao errio ou o enriquecimento ilcito do agente pblico. 264. (CESPE/PGE-RR/2004) Nos casos de improbidade administrativa, poder dar-se at mesmo a cassao de direitos polticos, na forma e gradao previstas em lei.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 265. (CESPE/SGA-DF/2004) O MP pode ajuizar ao civil pblica visando coibir e punir atos de improbidade administrativa. 266. (CESPE/DPF/2004) Um agente de polcia federal pode ter seus direitos polticos suspensos e perder o cargo pblico que ocupa em decorrncia da prtica de ato de improbidade administrativa que importe enriquecimento ilcito. 267. (CESPE/AGU/2003) A despeito da denominao de empresas pblicas, esses entes, que compem a administrao pblica indireta, tm personalidade jurdica de direito privado; no obstante, por outro lado, os atos de seus gestores sujeitam-se a sano aplicvel em virtude da ao judicial por improbidade administrativa. 268. (CESPE/AGU/2003) Considere a seguinte situao hipottica. O presidente de um ente pblico determinou que mquinas e equipamentos deste fossem utilizados na ampliao de uma piscina na residncia daquele. To logo os servios foram encerrados, os bens retornaram ao uso da pessoa jurdica. Ficou ademais provado que em nenhum momento houve inteno do dirigente pblico de se apropriar dos bens e que, naquela poca, no havia programao de que eles fossem utilizados pelo prprio ente pblico para a consecuo de seus fins. Nessa situao, devido ausncia de apropriao dos bens e de prejuzo ao ente pblico, juridicamente correto afirmar que inexistiu o cometimento de ato de improbidade administrativa. 269. (CESPE/PETROBRAS/2002) Se um empregado da PETROBRAS valer-se do emprego para locupletar-se ilegalmente, ter, em princpio, cometido ato de improbidade administrativa e, por isso, se sujeitar ao judicial prevista para esses casos, a qual, se julgada procedente, poder impor ao empregado mprobo sanes de natureza civil, administrativa e poltica, sem prejuzo da aplicao cumulativa de pena eventualmente fixada em processo-crime. 270. (Indita) Em janeiro de 2000, Jos apresentou representao junto ao Ministrio Pblico imputando falsamente a agente pblico ato de improbidade administrativa, consistente na prtica de ato administrativo com desvio de finalidade, que no constitua crime. Nessa situao, Jos praticou crime previsto na Lei n. 8.429/1992. 271. (Indita) A dispensa indevida e dolosa de processo licitatrio s configura ato de improbidade administrativa se o agente pblico responsvel pela prtica do ato receber propina.
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

272. (Indita) O prazo prescricional de ato de improbidade comea a fluir da data em que tenha sido praticado o ato. 273. (Indita) A suspenso dos direitos polticos decorrente da prtica de ato de improbidade administrativa depende de prvia condenao judicial. 274. (Indita) O indivduo que, no sendo agente pblico, induz ou concorre para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficia sob qualquer forma se sujeita aos ditames da Lei de Improbidade Administrativa.

275. (Indita) A omisso praticada com culpa pelo agente pblico e com comprovada leso ao patrimnio pblico no passvel de responsabilizao pelo integral ressarcimento do dano.

276. (Indita) possvel a responsabilizao do sucessor daquele que causar leso ao patrimnio ou se enriquecer ilicitamente, ainda que seja at o limite do valor da herana.

277. (Indita) Na hiptese de enriquecimento ilcito, o terceiro beneficirio perder os valores acrescidos ao seu patrimnio.

278. (Indita) Apenas os cidados com mais de 21 anos de idade podem representar autoridade administrativa conta a prtica de ato de improbidade administrativa.

279. (Indita) Os atos de improbidade administrativa se caracterizam como os que importem enriquecimento ilcito, os que causam prejuzo ao errio e os que atentam contra os princpios da administrao pblica.

280. (Indita) Deixar de prestar contas quando esteja obrigado a faz-lo exemplo de ato de improbidade administrativa que causa prejuzo ao errio. 281. (Indita) Naomi, servidora pblico do Ministrio Pblico da Unio (MPU), revelou a uma amiga jornalista informaes sigilosas que detinha em razo das
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

41

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ atribuies que desempenhava no MPU. Embora reprovvel, a conduta de Naomi no constitui ato de improbidade administrativa visto que ela no recebeu qualquer tipo de vantagem, bem como no causou prejuzo aos cofre pblicos.

282. (Indita) Cabe apenas ao Ministrio Pblico (MP) representar a autoridade administrativa competente para que seja instaurada a investigao destinada a apurar a prtica de ato de improbidade. 283. (Indita) Nos termos da Lei de Improbidade Administrativa, aqueles que exercem, sem remunerao, mandato, cargo, emprego ou funo pblica no so considerados agentes pblicos.

284. (Indita) A posse e o exerccio de agente pblico em seu cargo prescindem da apresentao de declarao de bens e valores que compem seu patrimnio, com vistas a ser arquivada no setor de pessoal do rgo. 285. (Indita) Considere que Naomi tenha denunciado a servidora Priscilla por ato de improbidade, sabendo que esta era inocente. Nessa situao hipottica, Naomi cometer crime previsto na Lei de Improbidade Administrativa. 286. (Indita) Os agentes pblicos de qualquer nvel ou hierarquia devem, obrigatoriamente, zelar pela rigorosa observncia dos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe so afetos. 287. (Indita) Conforme dispe a Lei n 8.429, de 1992, vedada a transao, acordo ou conciliao nas aes judiciais para apurao de eventual prtica de improbidade administrativa. Por conseguinte, a fazenda pblica impedida de promover as aes necessrias complementao do ressarcimento do patrimnio pblico.

288. (Indita) O sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico ou se enriquecer ilicitamente sujeitar-se- s regras da Lei Federal n 8.429/92.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 289. (Indita) Constitui ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito concorrer, dolosa ou culposamente, para que terceiro se enriquea ilicitamente. 290. (Indita) Consoante a Lei n 8.429/1992, dispensar ou declarar a inexigibilidade de processo licitatrio constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra aos princpios da administrao pblica.

291. (Indita) Ser punido com pena de demisso, abem do servio pblico, o agente pblico que se recusar a prestar declarao dos bens e valores que compem seu patrimnio, a fim de ser arquivada no servio de pessoal competente. 292. (Indita) As regras previstas na Lei n 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa) no se aplicam aos particulares, ainda que induzam ou concorram para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta. 293. (Indita) O herdeiro do agente pblico que se enriqueceu ilicitamente no exerccio da funo se submete a perder a parte da herana que decorra do enriquecimento ilcito. 294. (Indita) A Lei de Improbidade Administrativa (Lei n. 8.429/92) no se aplica a atos de improbidade contra o patrimnio de entidade privada que receba incdentivo fiscal de rgo pblico. 295. (Indita) Em decorrncia do princpio da impessoalidade, constatado o enriquecimento ilcito, o terceiro beneficirio no perder os bens acrescidos ao seu patrimnio. 296. (Indita) Segundo a Lei de Improbidade Administrativa (Lei n. 8.429/92), para que o agente pblico seja punido com as penalidades nela previstas, imprescindvel a rejeio das contas pelo rgo de controle interno ou pelo Tribunal ou Conselho de Contas. 297. (Indita) Apenas quando o ato de improbidade causar prejuzo ao errio caber a autoridade administrativa responsvel pelo inqurito representar ao Ministrio Pblico, para a indisponibilidade dos bens do indiciado.
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

43

CURSO ON-LINE LEI N 8.429/92 EM EXERCCIOS (CESPE) CURSO REGULAR PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

298. (Indita) Nas aplicao das sanes previstas na Lei Federal n 8.429/1992 - Lei da Improbidade Administrativa sero irrelevantes a extenso do dano e o proveito patrimonial obtido pelo agente. 299. (Indita) Com fulcro na Lei de Improbidade Administrativa, reputa-se agente pblico a pessoa que ocupe um cargo pblico no remunerado. 300. (Indita) Quanto aos atos de improbidade administrativa que atentam contra os princpios da administrao pblica, a pena prevista de suspenso dos direitos polticos est fixada de 3 a 5 anos. GABARITO

241-E 251-C 261-C 271-E 281-E 291-C

242-C 252-E 262-C 272-E 282-E 292-E

243-E 253-E 263-E 273-C 283-E 293-C

244-E 254-C 264-E 274-C 284-E 294-E

245-E 255-E 265-C 275-E 285-C 295-E

246-E 256-E 266-C 276-C 286-C 296-E

247-C 257-C 267-C 277-C 287-E 297-E

248-C 258-E 268-E 278-E 288-C 298-E

249-C 259-E 269-C 279-C 289-E 299-C

250-C 260-E 270-C 280-E 290-E 300-C

BIBLIOGRAFIA
ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. So Paulo: Mtodo, 2009. BARCHET, Gustavo. Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual de Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010. CUNHA JNIOR, Dirley da. Curso de Direito Administrativo. Salvador: 2008. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. So Paulo: Atlas, 2008. GARCIA, Emerson; ALVES, Rogrio Pacheco. Improbidade Administrativa. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. So Paulo: Malheiros, 2008. MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. So Paulo: Malheiros, 2008.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

44

S-ar putea să vă placă și