Sunteți pe pagina 1din 5

ESCOLA TCNICA DE BRASLIA ETB LABORATRIO 1

RELATRIO DA AULA PRTICA N 02 TTULO: Medio de resistncias

COMPONENTE(S) DO GRUPO: Ives Hernani Barreto de Lima

1. FUNDAMENTAO TERICA A fim de medir a resistncia eltrica, isto , a oposio passagem da corrente eltrica, utiliza-se um Ohmmetro. Alm deste, tambm h o multmetro ou multiteste (multimeter ou DMM - digital multi meter em ingls). Trata-se de um aparelho destinado a medir e avaliar grandezas eltricas. Existem modelos com mostrador analgico, de ponteiro (como o da figura ao lado), e modelos com mostrador digital. O modelo com mostrador digital funciona convertendo a corrente eltrica em sinais digitais atravs de circuitos denominados conversores analogo-digitais. Esses circuitos comparam a corrente a medir com uma corrente interna gerada em incrementos fixos que vo sendo contados digitalmente at que se igualem, quando o resultado ento mostrado em nmeros ou transferidos para um computador pessoal. Vrias escalas divisoras de tenso, corrente, resistncia e outras so possveis. O mostrador anlogo funciona com base no galvanmetro, instrumento composto basicamente por uma bobina eltrica montada em um anel em volta de um im. O anel munido de eixo e ponteiro pode rotacionar sobre o im. Uma pequena mola espiral - como as dos relgios mantem o ponteiro no zero da escala. Uma corrente eltrica passando pela bobina, cria um campo magntico oposto ao do im promovendo o giro do conjunto. O ponteiro desloca-se sobre uma escala calibrada em tenso, corrente, resistencia etc. Uma pequena faixa espelhada ao longo da escala curva do mostrador, ajuda a evitar o erro de paralaxe. Nos dois modelos, um sistema de chave mecnica ou eletrnica divide o sinal de entrada de maneira a adequar a escala e o tipo de medio. Utilizado na bancada de trabalho (laboratrio) ou em servios de campo, incorpora diversos instrumentos de medidas eltricas num nico aparelho como voltmetro, ampermetro e ohmmetro por padro e capacmetro, frequencmetro, termmetro entre outros, como opcionais conforme o fabricante do instrumento disponibilizar. Tem ampla utilizao entre os tcnicos em eletrnica e eletrotcnica, pois so os instrumentos mais usados na pesquisa de defeitos em aparelhos eletro-eletrnicos devido a sua simplicidade de uso e, normalmente, portabilidade. Diferentes fabricantes oferecem inmeras variaes de modelos. Oferecem uma grande variedade de precises (geralmente destaca-se a melhor preciso para medidas em tenso CC), nvel de segurana do instrumento, grandezas possveis de serem medidas, resoluo (menor valor capaz de ser mostrado/exibido), conexo ou no com um PC, etc.

H modelos destinados a uso domstico (onde o risco de um acidente menor) e modelos destinados a uso em ambiente industrial (que devido as maiores correntes de curto-circuito apresentam maior risco). A preciso de leitura (exatido) no o que diferencia estas duas opes e sim sua construao interna (trilhas do CI mais espaadas, maior espaamento entre a placa de CI e a carcaa e maior robustez a transientes nos modelos industriais).

2. OBJETIVOS Utilizar o multmetro como ohmmetro e verificar resistncias eltricas.

3. MATERIAL 1 multmetro analgico 2022A

4. METODOLOGIA A escala do Ohmmetro fica na parte superior do multmetro e indicada pela letra . Por ser uma escala logartmica, as divises da escala tem tamanhos e valores diferentes. Essa escala cresce da direita para a esquerda. Os clculos necessrios para se obter o valor medido de uma resistncia, tenso ou corrente devem ser feitos mentalmente seguindo um raciocnio lgico. Aqui esse raciocnio ser mostrado passo a passo. Chamamos Intervalo diferena entre dois valores consecutivos, indicados na escala por algarismos. O Nmero de Divises do Intervalo (NDI) e o Valor da Diviso do Intervalo (VD) so diferentes para cada intervalo. Para achar o nmero de divises de um intervalo basta contar, na escala, o nmero de divises entre os dois nmeros da escala que delimitam o intervalo. Da, dado um intervalo qualquer, identifica-se o Valor Inferior do Intervalo (VI) e o Valor Superior do Intervalo (VS). Identificadas essas informaes, o Intervalo (IN) ser a diferena entre o valor superior e o inferior. O Valor da Diviso do Intervalo (VD) obtm-se dividindo o Intervalo (IN) pelo Nmero de Divises do Intervalo (NDI). Ainda deve ser levado em conta o Nmero de Divises Observado (NDO). Para isso, basta contar na escala, da direitas para a esquerda, que o sentido de progresso da escala do Ohmmetro, o nmero de divises entre o valor inferior e o ponteiro do mesmo. Por fim, a posio da chave seletora indica o fator pelo qual se deve multiplicar o valor observado para se ter o valor da resistncia.

5. RESULTADOS E DISCUSSO

base dessas consideraes, foram verificadas a medida da resistncia para cada uma das situaes manuscritas abaixo:

6. CONCLUSO Com a finalidade de narrar em pormenores o assunto, foi-se detalhado esses passos sobre como se analisa a escala do multmetro funcionando como ohmmetro. No entanto, como j citado, tais clculos devem e sero, com o passar do tempo, feitos mentalmente. O multmetro, por agrupar em si uma variedade funes, tem uma ampla gama de utilizaes. Uma dessas, o Ohmmetro.

7. REFERNCIAS

LIVROS ANTNIO, JOS. Laboratrio 1. Braslia, 93p.

SITES Resistncia eltrica. Wikipdia, a enciclopdia livre. Disponvel: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Resist%C3%AAncia_el%C3%A9trica> Acesso em <12/9/12>

Ohmmetro. Wikipdia, a enciclopdia livre. Disponvel: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Ohm%C3%ADmetro> Acesso em <14/9/12>

S-ar putea să vă placă și