Sunteți pe pagina 1din 36

INTRODUO

Para Lacruz (2009) o plano de negcio um documento vivo, pois est inserido em um ambiente de constantes mudanas na economia e tecnologia e deve ser revisto constantemente. Ele visa planejar, detalhadamente, a abertura, a expanso ou a manuteno de um negcio, pois planejar o conceito chave do plano de negcios e os resultados previstos e planejados com antecedncia indicam a viabilidade ou a inviabilidade do empreendimento. O plano de negcio serve como instrumento de comunicao entre seu criador e os agentes externos ao empreendimento. Ainda para Lacruz (2009) o plano de negcio reduz a probabilidade de morte precoce dos empreendimentos, uma vez que parte dos riscos prevista durante sua elaborao e pode-se dizer tambm que o plano de negcio ajuda a encontrar o melhor caminho para o futuro da empresa: ao faz-lo, adquiri-se conhecimento do empreendimento e do mercado no qual se est inserido. Segundo Chiavenato (2005, p.128 apud LACRUZ, 2009, p. 7), em seu livro intitulado Empreendedorismo: dando asas ao esprito empreendedor, apresenta uma analogia bastante interessante que representa bem o papel do planto de negcios:

como se voc quisesse fazer uma longa viagem de carro por vrios estados do pas: voc precisa de um roteiro, de um mapa detalhado, de um projeto e de um cronograma para gui-lo nessa empreitada. No caso da abertura de um negcio, a viagem bem mais longa e complicada, alm de estar sujeita a problemas de travessia, chuvas e trovoadas. O roteiro do plano de negcio no elimina os possveis erros, mas ajuda a enfrent-los e a direcionar melhor os seus esforos. ( CHIAVENATO, 2005, p. 128).

Dessa forma, nota-se claramente que o planejamento o conceito chave do plano de negcio. Planejar evita que algum se arrisque em um mundo novo somente com o entusiasmo (LACRUZ, 2009).

JUSTIFICATIVA
Para atingir uma justificativa plausvel, Castro (1977) prope trs critrios para a formao de uma pesquisa: viabilidade, importncia e originalidade. Quanto ao critrio viabilidade, o mesmo presente nesta pesquisa, uma vez que no existe impedimento financeiro para a realizao. O critrio importncia acredita-se ser o mais relevante da pesquisa por se tratar de um trabalho acadmico que viabiliza a integrao dos princpios tericos com a prtica. A originalidade do plano provvel, tendo em vista a realizao de um projeto pessoal, de uns dos autores da pesquisa, de forma que o intuito no final da pesquisa a efetivao das ideias propostas, e consequentemente, a realizao de um sonho, ento, o projeto torna-se original, pois atende todos os requisitos de Castro (1977).

Objetivo Geral
Verificar a viabilidade de restruturao de um negcio no ramo de calados femininos.

MARCO TERICO
O marco terico tem o objetivo de fundamentar o trabalho interdisciplinar, obedecendo aos objetivos especficos que, por sua vez referem-se s abrangncias das disciplinas do mdulo, ou seja, buscou-se nesse momento, apresentar uma leitura acadmica da relevncia desses objetivos,

relacionando-se entre si e com a estrutura do plano de negocio, com o intuito de embasar o estudo de viabilidade do negocio, consultoria ambiental, a ser apresentado no segundo momento dessa pesquisa.

Formao do custo e preo de venda


At o sculo XVIII, s existia praticamente a Contabilidade Financeira (ou Contabilidade Geral), que era usada praticamente somente nas empresas comerciais. O resultado de cada perodo e o balano final de uma empresa era usado para o levantamento do estoque fsico, por sua medida monetria ser extremamente simples: verificava-se o montante pago por item em estoque segundo (MARTINS, 2003): Estoques Iniciais (+) Compras (-) Estoques Finais (=) Custo das Mercadorias Sendo observado o cenrio atual de competitividade do mercado, a mensurao dos custos so informaes valiosas na tomada de decises, fazendo que a Contabilidade de Custos venha a ser um dos pilares para uma gesto segura e concisa nas mudanas e/ou melhorias nos processos internos das empresas (MARTINS, 2003). Com a evoluo do mercado e das empresas, e com a chegada da globalizao, os Contadores tinham a preocupao de solucionar os problemas de mensurao monetria dos estoques e resultados, fazendo com que a Contabilidade de Custos agregasse mais uma atribuio: a gerencial. Segundo Martins (2003, p. 21), nesse seu novo campo a Contabilidade de Custos tem duas funes relevantes: o auxlio ao Controle e a ajuda s tomadas de decises. importante lembrar que essa nova viso, por parte dos usurios de Custos no data de mais que algumas dcadas, e, por essa razo, ainda h muito a ser desenvolvido (MARTINS, 2003, p. 21).

Devemos observar tambm que a Contabilidade de Custos nasceu da Contabilidade Financeira, que voltada para a administrao, que agora sendo usada no controle e decises, pode no atender todas as necessidades necessrias no dia a dia. Em relao funo de auxlio na tomada de decises tem um papel importante, tanto em curto como em longo prazo, como escolher as opes de compra de insumos para produo, introduo ou corte de produtos ou servios, adequao de preos de venda etc. Resumindo, a Contabilidade de Custos acabou por passar, nessas ltimas dcadas, de mera auxiliar na avaliao de estoques e lucros globais para importante ferramenta de controle e decises gerenciais. (Martins, 2003)

Plano de Marketing e tcnicas de negociao


O plano de Marketing o que se expe anlise do mercado competitivo e a definio da estratgia a ser executada pela empresa durante seu funcionamento. O plano de Marketing o elo entre a empresa e o cliente. Atravs do Plano de Marketing definem-se estratgias que objetivam convencer clientes em potencial a comprarem o produto ou servio da sua empresa em vez dos oferecidos pelos concorrentes. (LACRUZ, 2009, p.23). Para Westwood (2007), para que o marketing de certo necessrio que se tenha o produto certo disponvel no lugar certo e no momento certo, e o mais importante o consumidor tem que perceber o produto. Vender envolve convencer o consumidor a comprar determinado produto. A separao dessas duas funes geralmente cria certa dificuldade para o pessoal da rea de vendas. Em algumas organizaes as funes de venda e de marketing so tratadas separadamente no havendo dessa forma um intercambio continuo de informaes, podendo gerar efeito adverso no plano de marketing, como diz Westwood (2007), em seu livro O plano de marketing.

Em algumas organizaes, as vendas so uma funo local e o marketing tratado isoladamente pelo escritrio central ou por um executivo de marketing. Isso no necessrio. As funes de venda e de marketing precisam ser combinadas com as metas da empresa ou, pelo menos, estar de acordo com elas. (WESTWOOD, 2007, p. 05).

Segundo o dicionrio Aurlio, marketing : conjuntos de estudos e medidas que provem estrategicamente o lanamento e a sustentao de um produto ou servio no mercado consumidor, garantindo o bom xito comercial da iniciativa. Ou seja, o marketing a descoberta do que o cliente deseja e adaptao deste produto s necessidades do cliente levando a empresa a obter lucro. Marketing o processo que concilia as capacidades de uma empresa e as necessidades dos clientes. A empresa precisa entender o que os clientes desejam e o que o mercado necessita, criando um equilbrio no ambiente de marketing. Uma serie de fatores importantes afetam diretamente esse equilbrio, tais como: preferncias locais e culturais, polticas governamentais, concorrncia e novas tecnologias. Ainda segundo Westwood (2007, p.08),
O marketing envolve as competncias da empresa, as necessidades do consumidor, o ambiente de marketing. As competncias da empresa podem ser gerenciadas pelo departamento de marketing, que pode controlar os quatro elementos principais da operao de uma empresa, frequentemente chamados de mix de marketing. So eles: produto vendido (Produto), poltica de estabelecimento de preos (Preo), como o produto promovido (Promoo), mtodos de distribuio (Praa). A promoo e a praa dizem respeito a atingir seus clientes potenciais em primeiro lugar, e produto e o preo permitem que voc satisfaa as necessidades deles.

Planejamento Estratgico
Para Westwood (2007, p.09) esse processo envolve:
Realizar pesquisa de marketing dentro e fora da empresa, analisar os pontos fortes e fracos da empresa, fazer suposies, fazer previses, estabelecer objetivos de marketing, gerar estratgias de marketing, definir programas, determinar oramentos, reverter resultados e revisar os objetivos, as estratgias ou os programas. O processo de planejamento far um uso melhor dos recursos da empresa para identificar as oportunidades de marketing, estimulara o esprito de equipe e a identidade da empresa, ajudara a empresa a ir em direo as suas metas corporativas.

Plano de Marketing
De acordo com Westwood (2007) em sua obra O plano de marketing, o documento que idealiza um plano para o marketing de produtos e servios, que pode ser utilizado como um documento formal ou informal com grande flexibilidade para: preparar um argumento para introduzir um novo produto; renovar a abordagem de marketing para os produtos existentes; criar um plano de marketing departamental, divisional ou empresarial a ser includo no plano de negcios ou corporativo da empresa. Em tempos de alta competio necessrio usar o marketing para canalizar as vendas na direo certa e o plano de marketing o que vai gerar isso.

Etapas da preparao de um plano de marketing:


Estabelea alvos corporativos Concretize uma pesquisa externa de marketing Realize uma pesquisa interna de marketing Realize uma analise de SWOT Faa hipteses Estabelea objetivos de marketing e aprecie os resultados almejados Amplie estratgias e planos de ao de marketing Determine programas Elabore oramentos Escreva o plano Notifique o plano O sistema de controle Reveja e atualize

Negociao:
Para Wanderley (1998), negociao uma das formas de exercer a arte das escolhas, algo que fazemos a todo o momento. Para viver bem preciso

negociar bem, negociar faz parte do nosso dia a dia e onde quer que haja interesses opostos, conflitos ou divergncias h espao para negociao. a definio e busca de objetivos, relacionamentos interpessoais e processo decisrio compartilhado. A necessidade de negociar tambm se impe, cada vez mais, por ser a forma mais apropriada de resolver problemas, conflitos e oposies. o processo de alcanar objetivos por meio de um acordo nas situaes que existam interesses comuns complementares e opostos, isto , conflitos, divergncias e antagonismos de interesses ideias e posies.

Processos da negociao
O processo de negociao trata-se do caminho a ser percorrido, como se deve utilizar as habilidades de relacionamento e o conhecimento sobre o assunto durante a negociao, para isso preciso estar preparado. (WANDERLEY, 1998). Existem algumas reas que se deve conhecer e entender para que se faa uma boa negociao, deve - se conhecer: o tempo, o espao e os personagens da negociao. Conhecimento do negcio ou do assunto o objeto fundamental da negociao, sem isso no possvel definir o que seja um bom ou mau acordo, muito menos o relacionamento interpessoal e bsico para realizarmos acordos que tenham aceitao pelos dois lados. (WANDERLEY, 1998). Para Wanderley (1998), mais do que em qualquer outra poca estamos nos tornando conscientes da importncia do processo de negociao, impondo-nos cada vez mais, independente de nossas vontades, tanto para assuntos envolvendo poluio, desmatamentos etc., quanto aos problemas do cotidiano. Um bom negociador deve estar atento e possuir estratgias e tticas de negociao, ter flexibilidade e se dispor a alcanarem objetivos. A informao imprescindvel para negociao, do mesmo modo que, as estratgias e as tticas referem-se a informao, tempo e poder. (WANDERLEY, 1998, p.160).

A capacidade de pensar, compreender, romper com as barreiras e limitaes do pensamento, formularem alternativas e encontrar solues fundamental para um negociador que pretende ser solucionador de problemas.

(WANDERLEY,1998 p. 232).

Tcnicas de Negociao:
Segundo Fisher (1922): A estratgia depende de preparao e h duas generalizaes a respeito da estratgia: Primeiro, em quase todos os casos a estratgia uma funo da preparao. Se estiver bem preparada, surgir por si mesma. Se conhecer bem os padres relevantes para a sua negociao, ficar bvio quais discutir e quais a outra parte levantar. Se tiver refletido cuidadosamente sobre seus interesses, ficar claro quais mencionar de incio e quais expor mais tarde ou no expor. Ainda segundo Fisher, uma estratgia inteligente no compensa a falta de preparao. Como no se sabe a estratgia da outra parte, melhor sondar o terreno, e planejar o caminho a seguir: (FISHER 1922) Pensar no fechamento - desde o comeo e antes mesmo de negociar, cabe prefigurar como seria um acordo bem sucedido. Isso o ajudar a imaginar quais as questes que devero ser abordadas na negociao e o que ser necessrio para resolv-las.

Chegue ao compromisso gradualmente - enquanto a negociao progride e voc discute opes e padres para cada questo, voc deve buscar uma proposta consensual que reflita todos os aspectos levantados e que atenda, tanto quanto possvel, aos interesses de ambos os lados em relao a questes e ainda que no for capaz de chegar ao consenso em uma nica opo, tente, no mnimo, restringir a srie de opes que esto sendo consideradas e, ento, passe para outra questo.

Seja persistente ao perseguir seus interesses, mas no seja rgido em relao a uma soluo em particular, de modo a ser firme sem ser
10

posicional e separando seus interesses da maneira de como satisfazlos. Quando uma proposta recusada no a defenda; explique de novo seus interesses subjacentes.

Faa uma oferta - em geral, uma oferta no deve chegar como uma surpresa deve ser um produto natural da discusso. No precisa ser uma proposta do tipo pegar ou largar, nem uma posio inaugural. Deve ser uma oferta que voc ache que tenha sentido para os dois lados.

Seja generoso no final - quando voc sentir que, finalmente, est perto de um acordo, pense em dar ao outro lado algo que sabe ter valor para ele e que coerente com a lgica bsica de sua proposta.

Reveja sua atuao - programe-se para pensar em como agiu depois de cada negociao significativa. O que deu certo? O que no deu? O que poderia ter feito de maneira diferente?

Prepare-se - o poder da negociao requer muito trabalho antecipado, tornar seus recursos persuasivos em determinada situao. Em outras, requer preparao. No h risco em se estar bem preparado. Simplesmente leva tempo. Quanto mais bem preparado, mais propenso voc estar para usar essas ideias e valoriz-las.

Para Wanderley (1998, p. 254), saber negociar est entre as habilidades mais importantes para uma pessoa. A todo o momento estamos negociando, seja na vida profissional, seja na vida particular.

Dados financeiros e a viabilidade do negcio


O plano financeiro o resumo de um conjunto de informaes de natureza financeira, que iro compor a operacionalizao do negocio, dentro dos parmetros planejados. Para avaliarmos se possvel alcanarmos as metas de um negocio, necessrio o plano financeiro. Vale-se destacar Dornelas (2001) quando ele observa a fexibilidade que tem o empreendedor de corrigir eventuais vieses e

11

adaptar-se s mudanas conjunturais utilizando-se como instrumento gerencial do plano financeiro.


O que no se deve fazer a adequao do planto de dados financeiros, e sim o contrrio, pois so os objetivos e as metas do negocio, alm da estratgia e da projeo de vendas, que geram as planilhas financeiras do plano de negocio (DORNELAS, 2001, p.162).

Para Lacruz (2009, p.103)


Muitos so os mtodos que podem ser utilizados em planos financeiros de planos de negcios. Como no existe um nico indicador ideal, capaz de apontar sozinho a viabilidade do negocio com um razovel grau de certeza, devem-se combinar mtodos que retratem questes complementares e essenciais para avaliar a viabilidade do negocio (risco e rentabilidade).

Ainda para Lacruz (2009, p.104).

Nos levantamentos realizados (Buarque, 1984; Degem,1989; Bizplan, Builder, 2006; Business Plan Pro, 2007; Pinson & Jinnett, 1996; Pavani & Deutscher & Lpez, 1997; }Bangs Jr, 1998; Make Money, 1999; Dornelas, 2001; Ramal et al., 2001; SP Plan, 2002; Cher, 2002; Tachizawa e Faria, 2002; Willian & Thompson & Napier, 2002; Makebiz, 2004; Como Elaborar Plano de Negocios, 2005; Boagio & Botocchio, 2005 e Bernard, 2006), verificou-se que os mtodos mais utilizados, por serem adequados a quaisquer tipos de projetos, serem de fcil anlise e complementares entre si, so: [rentabilidade] valor presente lquido (VPL), taxa de rentabilidade (TR), taxa interna de retorno (TIR) e tempo de retorno do investimento (PAYBACK); [risco] ponto de equilbrio (breakeven) e anlise de sensibilidade e de cenrios.

Para Dolabela (2000, p.172)


A parte financeira do Planto de Negocio, um conjunto de informaes, controles e planilhas de clculos que, sistematizadas em diferentes documentos contbeis, compem as previses referentes operao e servem como ferramentas gerenciais para o planejamento financeiro da empresa. Ela utilizada tambm como documento para divulgar a empresa, convencer parceiros, investidores e captar capital de risco. uma boa ferramenta para fornecedores e instituies bancrias fazerem a anlise de crdito da empresa.

12

O plano Financeiro representa a principal fonte de referncia e controle da sade da empresa, sendo utilizada pelo empreendedor para conduzir suas atividades dentro de parmetros planejados, corrigir distores, adaptar-se a novas variveis decorrentes de mudanas na conjuntura e projetar novos investimentos com base em nveis de crescimento previstos e desejados.

METODOLOGIA
O presente estudo visa compreender a viabilidade e a restruturao no ramo de calados femininos artesanais. Para isso, ser utilizado o mtodo de pesquisaao. De acordo com Stringer (1996), a pesquisa-ao compreende uma rotina composta por trs aes principais: Observar, para reunir informaes e construir um cenrio; pensar, para explorar, analisar e interpretar os fatos; e agir, implementando e avaliando as aes. Aliada a essa metodologia complementaremos o nosso estudo com uma pesquisa baseada em referncias bibliogrficas.

O empreendimento e setor de atividade


Localizada na cidade de Belo Horizonte, a empresa Camminare de nome empresarial: CALADOS ARTESANAIS CAMMINARE LTDA, desenvolve-se baseando em pesquisas e lanamentos de novos produtos. A empresa criada a mais de vinte anos obteve sua formalizao apenas no ano de 2012. Desde o inicio de sua trajetria, mesmo trabalhando de maneira informal a empresa responsvel pela fabricao e venda de calados femininos, 100% artesanal, mantendo uma tradio e satisfao pessoal dos empresrios. A empresa buscou sua formalizao diante da necessidade de ampliar seus negcios, pois assim ela passa a ter mais possibilidades de compra e venda. Mesmo trabalhando de maneira informal, a empresa conquistou clientes em Minas Gerais, local de maior atuao da empresa, Rio de Janeiro e So Paulo. Hoje uma empresa de calados femininos tem a possibilidade de atuar localmente sem deixar de alvejar mercados mais amplos. Segundo o site novo negocio no Brasil hoje os calados passam por um momento de profissionalizao, pois cada vez maior a exigncia do mercado, alm disso,
13

o mercado de calados passa por vrios desafios, como a concorrncia chinesa e a entrada de materiais sintticos. Contudo, a empresa vem cada vez mais ganhando espao no mercado e aos poucos se desenvolvendo, aumentando sua produtividade, isso gera novos anseios. A Camminare entende seu potencial e pretende ousar cada vez mais. O empreendedorismo est associado novidade e, onde ela no ocorre, somente podemos dizer que ali h, na melhor das anlises, um bom gerente. Acredita-se hoje que o empreendedor seja o engenho da economia, pois se junta ao desenvolvimento econmico, inovao e aproveitamento de chance em negcios. Por tanto, achamos interessante estudar o perfil dos empreendedores da Camminare, para agregarmos a consultoria. Chegamos concluso, que as caractersticas dos empreendedores da Camminare se adequa ao Empreendedor que Aprende - O inesperado. Para Dornelas (2011, p.08)

Este tipo de empreendedor tem sido muito comum. normalmente uma pessoa que, quando menos esperava, se deparou com uma oportunidade de negcio e tomou a deciso de mudar o que fazia na vida para se dedicar ao negcio prprio. uma pessoa que nunca pensou em ser empreendedor, que antes de se tornar um via a alternativa de carreira em grandes empresas como a nica possvel. O momento de disparo ou de tomada de deciso ocorre quando algum o convida para fazer parte de uma sociedade ou ainda quando ele prprio percebe que pode criar um negocio prprio. Geralmente demora um pouco para tomar a deciso de mudar de carreira, a no ser que esteja em situao de perder o emprego ou j tenha sido demitido. Antes de se tornar empreendedor, acreditava que no gostava de assumir riscos. Tem de aprender a lidar com as novas situaes e se envolver em todas as atividades de um negcio prprio.

Constituio Jurdica
Ao iniciar a criao de uma determinada atividade empresarial de pequeno, mdio ou grande porte necessrio o cumprimento dos procedimentos Jurdicos. fundamental o conhecimento aplicabilidade de toda

administrao impecvel e com eficcia, principalmente a regras tributaria far


14

com que a empresa prossiga dentro da lei e consiga lucro em suas finanas. Havendo controversas, a empresa deve aplicar essas normas, pois sofrendo as punies do fisco o empresrio pode sofrer srios problemas financeiros. Pargrafo nico. No se considera empresrio quem exerce profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa. (CC, art.966) A atividade dos empresrios pode ser vista como a de articular os fatores de produo, que no sistema capitalista so quatro: capital, mo-de-obra, insumo e tecnologia. Dentro do direito existem normas que devera a empresa se adequar, agindo de maneira legal, a sua atividade de negcio, ainda que no relacionada s atividades das empresas, mas dentro do mbito do direito comercial e ou empresarial. Existem alguns tipos de sociedades como: SA, Cooperativas e Ltda. A empresa a qual se desenvolve uma Ltda. A sociedade limitada e uma das que representa maior parte da economia brasileira. Representa hoje 90% das sociedades empresarias registrada na junta comercial. Suas caractersticas: a limitao da responsabilidade dos scios e a contratualidade. Os Scios podem limitar as perdas em caso de insucesso da sociedade, em regra geral os scios no se responsabilizam por dividas da sociedade, o patrimnio pessoal no se confunde com a sociedade. A sociedade no ser institucional no seu regimento e sim contratual, podendo os scios trabalhar juntos mediante as negociaes. Sobre a responsabilidade dos scios pode-se analisar que so trs responsabilidades principais e genricas dos scios: o dever de cooperao econmica, formao e administrao do capital social e a funo social da empresa. A cooperao econmica mostra o interesse dos scios em constituir uma sociedade, para um fim propsito econmico, e importante a vital relao entre

15

os mesmo dentro da sociedade, para que a empresa dure por muitos anos e no se perca ou acabe no meio da sua atividade. Ainda os scios firmam um prazo para que o capital subscrito possa ser totalmente integralizado; Caso no acontea o mesmo fica em debito com a sociedade.

O Simples nacional implica-se no recolhimento mensal, seguido de documento nico de arrecadao, dos seguintes impostos e contribuies devidos por ME microempresas ou EPP empresas de pequeno porte: A sociedade ser de natureza EMPRESARIA, sob forma limitada, com o nome empresarial de CALADOS ARTESANAIS CAMMINARE LTDA, e adotar como nome fantasia a expresso CAMMINARE. O objetivo social da empresa ser: a atividade de explorao no ramo de calados femininos. O capital social ser de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais). Dividido em partes iguais aos dois scios.

Os recursos sero provenientes de reservas financeiras dos scios, com a venda de um imvel da famlia.
(Atualmente a empresa no possui nome fantasia, e o empresrio possui um certificado de condio Microempreendedor Individual).

Demonstrativo de cotas dos scios


Scios Valor de integralizao % Responsabilidade

Mrcio Barbosa Santos * Paulo Santos** Mrcio Barbosa

R$ 30.000,00 R$ 30.000,00

50% 50%

Produo Comercial

*Pai de um dos pesquisadores do plano, ** Filho do scio.

16

Como funciona hoje: A empresa atualmente constituda por um microempreendedor individual Mrcio Barbosa Santos. O mesmo est no mercado a mais de vinte anos, atuando no ramo de calados femininos artesanal de forma irregular. Mesmo tendo um registro regular, o empresrio fatura mais que o enquadramento permitido, possui funcionrios sem registros entre outras irregularidades. A intenso do comerciante em registrar a empresa com o Certificado de Microempreendedor Individual foi apenas adquirir facilidades em compra de matria prima, emprstimos e fornecer ao cliente opes de pagamentos seguros, como por exemplo, o carto de debito e credito. Principais pontos: Cenrio Atual
Estratgias e Definies Possui (?) Como (?)

Registro Definio de nome Fantasia Preo

Sim No Sim

Estratgias promocionais

Sim

Estudo dos clientes Estudo dos concorrentes Misso da empresa Viso e objetivos Estimativa de investimento Inicial Estimativa do faturamento mensal da empresa Matriz FOFA Treinamento e capacitao de funcionrios Programas sociais Demonstrativos do Resultado do Exerccio (DRE) Levantamento de custos e despesas Estrutura da Fabrica

Sim Sim No No No Sim No No Sim NO Sim

Certificado de Microempreendedor Individual O preo definido de acordo com os concorrentes e levantamento de matria prima e gastos. Sempre feito promoes e descontos com pagamentos vista, e compras em grandes quantidades. Possui um conhecimento amplo. Possui um conhecimento amplo. Possui uma noo de faturamento mensal. sempre feito doaes creche Don Bosco sem formalizao. Possui um levantamento bem amplo do custo unitrio do produto. As maquinas esto em pssimas
17

Sim

condies. Software e site Funcionrios registrados Descrio de cargos e salrios Processo Produtivo No No No Sim O processo produtivo no definido e setorizado.

O Mercado
O mercado Caladista no Brasil vem crescendo a cada ano. O ano de 2010 teve uma grande representao no crescimento do mercado, segundo informaes retiradas do site G1 (g1.globo.com), o ano de 2010 representou grande variao cambial e o aumento da concorrncia asitica no mercado brasileiro. Como podemos verificar no Grfico 01
Grafico01:

Crescimento do mercado brasileiro de calados de 2007 a 2010. O ano de 2010 representou um crescimento de 6% em relao a 2009, se tratando de valores o setor representou um avano de 12,5% no mesmo perodo. A Associao Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calado (Ablac) juntamente com seus associados verificam que em 2012 eles tiveram um crescimento real
18

de 3% em relao ao ano anterior. A pesquisa mostra que esse nmero foi influenciado por fatores como endividamento do consumidor e at mesmo a crise europia que foi determinante para o alto crescimento nas vendas. Para 2013 eles demonstram otimismo e um provvel crescimento de 5%. Ainda conforme a Ablac o ano de 2013 vai demonstrar a necessidade do consumidor de voltar a comprar calados aps um perodo composto por varias outras prioridades. O Brasil conta com uma concorrncia de peso, que a China, com isso vem o desafio de vencer a concorrncia, e para pequenos produtores cabe competir com empresas j consolidadas no mercado. O aumento da procura deve ser agregado com o aumento da qualidade.

A valorizao de Produtos Artesanais


Sabemos que os produtos de origem artesanais, se destacam no mercado pelo contexto scio econmico cultural. Alm de valorizar o trabalho manual do arteso e mantendo uma tradio regional.
Dar um presente artesanal evitar a espera nas filas nas grandes lojas e nos shoppings, mas tambm algo que possui um significado muito maior. Quem compra presentes artesanais tem a satisfao de apoiar diretamente o trabalho de um artista ou arteso. J quem recebe, ganha algo nico, feito com carinho e ateno que podem ser sentidos e vistos no prprio produto. Um presente artesanal o resultado de talento e dedicao, fatores que esto ausentes nos produtos provenientes da fabricao em massa/ industrial. (blog do elo7).

Pontos de Venda
Feira de Arte e Artesanato da Afonso Pena - Feira Hippie: Idealizada por um grupo de artistas mineiros e crticos de arte, esta feira surgiu na Praa da Liberdade em 1969. Logo se tornou ponto de encontro de vrias geraes e despertou a ateno dos visitantes e turistas para a riqueza e diversidade dos trabalhos expostos. A feira extrapolou os limites da praa e foi transferida para a Avenida Afonso Pena em 1991. Hoje so aproximadamente 2.218 mil expositores divididos em 12 setores.

19

Feira Mineira Artesanato BH A feira do Mineirinho, Conta com a participao de 600 expositores, distribudos em: Vesturio, Bijuterias, Sapatos e Bolsas, Decorao e Utilidades Domsticas, Artes Plsticas e Gastronomia. Localizada na rea externa do Ginsio Mineirinho, no corao da Pampulha, a Feira Mineira de Arte e Artesanato um evento que divulga o artesanato, a arte e a cultura para a populao e proporcionando visibilidade para artesos e artistas da nossa regio. A Feira Mineira tem entrada gratuita e rene aproximadamente quarenta mil pessoas por semana. Completamente coberta, monitorada por cmeras de segurana, o que contribui para a tranquilidade, dos seus frequentadores. A divulgao bem extensa, pois existem parceiros com grande fora no mercado.

Estudo de clientes Camminare


A empresa produz sapatos femininos, logo a maior parte de consumidores finais so mulheres, porm existe uma representao de vendas para o pblico masculino, que compram o produto em grande quantidade e efetuam sua comercializao em pontos de vendas distintos. Definimos que nosso pblico alvo so mulheres jovens, na faixa etria entre 18 e 65 anos, que apresentam uma rotina extensa, onde a sapatilha, nosso
20

principal produto oferece conforto e um visual clssico, descartando o salto. Percebe- se que as mulheres tm um interesse maior em sempre inovar conforme as tendncias do mercado e usar calados como fator motivador para seu bem estar. Alm do varejo, temos os clientes que vo feira com o objetivo de comprar atacado e revender, geralmente, so lojistas do interior que desejam agregar mais um produto ao seu mostrurio. Devido mesma atuao no ramo h mais de 20 anos, o empresrio conquistou clientes de outros estados, na inteno de compras no atacado. Esses clientes so fidelizados e possuem preos diferenciados devido ao grande nmero de pedidos

Concorrentes
O mercado de calados nacionais est em processo de profissionalizao, qualificao e padronizao. Com isso o nmero de produtores formalizados vem aumentando, no caso a concorrncia da Camminare est ligada a outros produtores de pequeno porte e tambm a grandes produtores, uma vez que o grande produtor j tem seu mercado consolidado. Apesar de ser muitas vezes de segmentos diferentes o pblico consumidor disputado por todos. O Brasil conta com uma concorrncia de peso, que a China, que vm melhorando os mtodos de produo, enquanto o Brasil vem declinando neste sentido. Mesmo assim, necessrio assumir que o setor j esteve em pior situao e existem condies suficientes de agregar valor e competir com o ncleo asitico. Alm da China, os outros pases que encantam consumidores de todo o mundo, quando o assunto trata-se de calados so: Espanha e Itlia. Os concorrentes diretos locais, tambm expem seus produtos na feira de artesanato do Mineirinho e na feira de artesanato na Afonso Pena, sendo assim, produtos artesanais. Estes concorrentes atuam de forma passiva, onde existe uma parceria na divulgao de fornecedores. A maioria deles j possuem clientes fixos e fieis, por estarem a muitos anos no ramo. Existem

21

concorrentes indiretos que exibem nas feiras produtos como: bolsas, carteiras, cintos, dentre outros acessrios. Temos ento o desafio de vencer a concorrncia chinesa e competir com grandes empresas de calados que j se consolidaram no mercado e, por isso, a soluo descentralizar as vendas, enviando para outros estados. Exemplos de concorrentes diretos - Produto 01 sapatilhas. Concorrentes Pontos Fortes Pontos Fracos Preo
Expem na feira h quase 15 anos, obtendo uma cartela de clientes extensa. Possuem preo baixo. Expe ha muito tempo na feira, trabalhando com diversos modelos diferentes. Trabalham com cartes de debito e credito. Localizao privilegiada. Trabalham com nmeros especiais sobe encomenda. Aceitam cartes de credito e cheque. Expem h mais de 15 anos, com uma cartela de clientes fieis. Vrios modelos e cores. No trabalham com couro, apenas sintticos.

Andreza Moreira

R$ 40,00

Passarela Calados

No realizam troca aps 07 dias, produtos mal acabados.

R$ 45,00

Ma e Canela

Preo alto. Sempre falta numerao.

R$ 85,00

Fornecedores
Os calados da Camminare so confeccionados com material sinttico e/ou couro legtimo. No existe um fornecedor fixo, porm ela sempre busca por preo e qualidade, que representa o diferencial na compra de insumos. Fornecedores mais frequentes
Ramiro Couro

Fornecedores mais frequentes Pontos fortes Pontos Fracos


Muitas variedades de couro. Forma de pagamento favorvel. Trabalham com todas outras MP. Localizao. Variedades em solados e palmilhas. Forma de pagamento favorvel.

Preo

No proporcionam entregas.

R$ 58,00 (metro do couro) R$ 30,00 (metro do sinttico)

Mult

Venda somente no atacado.

R$ 1,90 (solado)

22

Embrajet

MP diversa para fabricao

Localizao

R$ 15,90 (cola) R$ 2,90 ( tachinhas) R$ 5,90 ( metro forro) R$ 80,00 ( kite montador)

Analise SWOT (FOFA)


Afim de analisar potencialidades, fraquezas, oportunidades e ameaas da empresa adaptamos uma planilha onde obtivemos os resultados que demonstram o desempenho e a importncia da empresa diante do seumercado e seu pblico, a planilha de verificao pode ser observada na tabela 01. Tabela 01: Lista de verificao para anlise de Foras e Fraquezas (Desempenho e Importncia)

23

AdaptadoGrficos 02 e 03: Resultados em porcentagem da Tabela 01;

Aps analisarmos os dados e detalh-los em dois grficos, verificamos que no Grfico 02, o desempenho da empresa mostra-se dividido. Porm mesmo assim, a empresa demonstra diante de vrios fatores que tem uma grande fora. A grande fora representa 26,6% do desempenho o ideal seria que o nmero fosse maior. No grfico 03, a empresa demonstrou grande importncia, porm tambm seria ideal se esse nmero fosse maior, diante disso verificamos que a empresa tem pouca fora de marca, que o marketing ainda precisa melhorar, e que o organizacional da empresa ainda o que no representa nenhuma grande fora.

Estratgias de Marketing.
Estratgias de Produtos e Servios Sapatos so um dos itens mais usados pelo publico feminino e mais do que isso so indispensveis. Seu uso est ligado a questes sociais, culturais ou por necessidades. Com o intuito de suprir necessidades de um grupo de pessoas, que desejam e que tem uma vida cotidiana cheia de modernidade e praticidade. Estratgias de Comunicao e Promoo A matria prima comprada levando em considerao a moda das quatro estaes, e tambm por tendncias gerais relacionadas ao mercado do momento. A divulgao ainda necessita de ampliao, hoje ela feita de maneira informal, a empresa necessita de um processo de divulgao mais

24

eficiente. Atravs de feiras a empresa consegue vender boa parte de sua produo, alm de fidelizar vrios clientes. importante que a empresa faa uma divulgao mais extensiva, criando catlogos, site, cartes, panfletos. necessrio e animador, realizar promoes em datas especiais, como: dia das mes, dia dos namorados, Natal e Rveillon, para um aumento significativo nas vendas. Ao final de cada estao sempre feito promoes para zerar o estoque de modelos antigos, dando espaos as novas cores e modelos.No dia do aniversrio do cliente cadastrado no banco de dados, enviado por e-mail, uma saudao e um bilhete ofertando 30% de descontos em qualquer modelo da Camminare. Nosso site A Camminare tambm ter como diferencial o site de disponibilizao de seus produtos, como se trata de uma produo artesanal e uma produo caseira acreditamos ser de bom trato dar mais uma opo para nosso cliente visualizar os produtos bem como fazer os pedidos destes. Acreditamos que hoje a internet tem tomado uma proporo muito grande no dia a dia das pessoas, todos esto conectados e vrios dispositivos conseguem dar a oportunidade para o usurio conversar, relacionar-se, direcionar-se e inclusive fazer pesquisas, com isso, a lgica do site gira em torno de dois grandes objetivos como: * Disponibilizar visualmente todos os produtos; * Agendar pedidos via site; Acreditamos nas ferramentas de busca da internet no que tange a necessidade de consumo das pessoas, esta uma grande aliada na busca pelo melhor produto ou servio, pensando nisto, a Camminare est cadastrada no GOOGLE, hoje, uma das principais ferramentas de busca do mundo, teremos ento um forte aliado na busca pela melhor visualizao do site. Outro ponto importante so as ferramentas de relacionamento social, FACEBOOK e Twitter sero implantados abastecendo a Camminare com novos usurios e claro, encurtando as relaes da empresa com os clientes.
25

Produto Caractersticas dos Produtos: Nossos produtos 01 e 02 so sapatilhas confortveis de alta qualidade que podem ser usado em qualquer circunstncia, desde um passeio aos finais de semana, como no dia a dia de trabalho, j o produto 03, rasteirinha, usado em ocasio mais especifica, como em clubes. Nossos produtos so fabricados manualmente, pensando sempre no conforto e gosto do cliente. Preo Aps uma analise bem especifica, dos custos e concorrentes, Chegamos aos seguintes preos de venda: Produtos
Produto 01- Sapatilha em couro Produto 02- Sapatilha em sinttico Produto 03- Rasteirinha em couro

Preo de venda Varejo


R$ 65,00 R$ 40,00 R$ 35,00

Preo de Venda Atacado


R$ 55,00 R$ 30,00 R$ 25,00

Estratgias de praa/Localizao A fabrica est localizada no bairro Dom Bosco em Belo horizonte. Um bairro tradicional e ao mesmo tempo cosmopolita. As vendas so feitas no local, porm sua maior receita advm de vendas em feiras, como a tradicional feira de Artes e Artesanato da Avenida Afonso Pena, ou feira hippie BH, e tambm na feira do mineirinho tambm em Belo Horizonte.

Misso, Viso e Valores da Camminare Calados.


Misso Oferecer aos consumidores conforto e design sofisticado, sempre focado nas ltimas tendncias.

26

Viso Ser lder no seu segmento atingindo diferentes mercados no ramo de calados femininos. Valores Transparncia; Compromisso com o cliente; Qualidade; Relao sempre pautada pela tica; Compromisso com o meio ambiente.

Processo Produtivo
No existe uma estrutura nica para a produo de calados, vai depender do produto e matria prima de cada modelo escolhido. Por exemplo, se a matria prima o couro, o Layout para produo um, e se a matria prima for sinttica o layout outro. Neste caso a Camminare trabalha com os dois tipos. Os calados femininos tm propriedades de produo nica: a estrutura e layout para produo de calados masculinos e femininos podem ser a mesma, porm o que muda so os acessrios que podem ser agregados aos sapatos femininos e a tecnologia com mquinas e equipamentos. importante lembrar que para a produo de calados femininos, dever existir um diferencial onde a qualidade e a capacidade de produo de calados acompanhem sempre a moda e suas tendncias, caso contrrio a fbrica de calados no atingir boas vendas. A produo de calados ter as seguintes etapas de produo: >> Design ou Modelagem; >> Corte; >> Costura; >> Montagem; >> Solado;
27

>> Acabamento;

Estrutura da Fbrica
A estrutura vai de acordo com a quantidade de pares fabricados e do projeto inicial da produo. O planejamento da estrutura de extrema importncia e deve constar no projeto de produo. Camminare possui a meta de fabricar 1.230 pares por ms, entre sapatilhas e rasteirinhas. Para isso previsto: 03 Montadores 01 Estufa 01 Lixadeira 02 Mesas para corte 01 Prensa 01 Plataforma de impacto Visto que nosso produto artesanal, poucas mquinas so utilizadas. necessrio um espao mnimo de 42 metros quadrados para montagem dos calados. necessrio tambm um software para controle de estoque, pedidos e matria prima.

Plano operacional
O direito do trabalho surgiu com o propsito de proteger o empregado contra abusos que ocorra pelo empregador, uma vez que eram comuns muitos atos exploratrios ao trabalhador com excessivas jornadas de trabalho, no recebia pelo trabalho prestado, muita explorao infantil e mulheres. No Brasil, em 1934 foi primeira constituio do Direito do Trabalho, proporcionando uma srie de benefcios aos trabalhadores, como: salrio mnimo, frias, liberdade sindical, proteo ao trabalho do menor e da mulher, etc. O presidente Getlio Vargas em sua poca de mandado inspirado na Constituio Federal aprova a
28

lei 5.452 de 1 de Maio de 1943 a Consolidao das Leis do Trabalho CLT, que rene de maneira organizada as normas trabalhistas. O principio ao direito do trabalho e a base inicial, direciona a uma linha de diretriz, postulado que mostra o sentido das normas trabalhista e configurao e regulamentao das relaes de emprego. Principio da Proteo do trabalhador Tem o propsito de corrigir as desigualdades, entre empregado e empregador, criando uma superioridade Jurdica a favor do empregado, sendo o mesmo classificado na condio de hipossuficiente financeiro, depende do seu trabalho para sua sobrevivncia. Est presente nos demais princpios, ele mostra a necessidade que o direito do trabalho tem normas Jurdicas com garantia de melhorias nas condies de trabalho. Garante o in dbio por operrio, na duvida da deciso Jurdica pelo Juiz, a favor da parte mais fraca (empregado). O que bem ilustra o art. 468, caput, da CLT: Art. 468 Nos contratos individuais de trabalho s lcita a alterao das respectivas condies por mtuo consentimento, e, ainda assim, desde que no resultem, direta ou indiretamente, prejuzos ao empregado, sob pena de nulidade da clusula infringente desta garantia. Princpio da Norma mais favorvel Direciona ao operador do direito que existe duas ou mais normas aplicativas ao caso concreto, tenho que aplicar aquela que seja mais benfica ao trabalhador. Princpio da Condio mais benfica Este princpio tambm guarda a mesma norma do principio norma mais favorvel, o que difere um do outro que este princpio esta ligado no tocante a clausulas contratuais do contrato de trabalho, e no a dispositivos normativos que regula determinada situao relativa ao contrato. Sendo assim quando admitido o funcionrio na empresa, tendo em seu instrumento normativo que o adicional ser pago a ttulos de horas extra de

29

60% (sessenta por cento), no ser valida alguma clusula que estipule o valor de horas extra em percentual inferior. I - As clusulas regulamentares, que revoguem ou alterem vantagens deferidas anteriormente, s atingiro os trabalhadores admitidos aps a revogao ou alterao do regulamento. (ex-Smula n 51 - RA 41/73, DJ 14.06.1973) II - Havendo a coexistncia de dois regulamentos da empresa, a opo do empregado por um deles tem efeito jurdico de renncia s regras do sistema do outro. (ex-OJ n 163 - Inserida em 26.03.1999). Princpio da Inalterabilidade Contratual Lesiva O princpio espelha no principio geral do direito comum, o pacta sunt servanda (os pactos deve-se cumprir), No posso fazer qualquer alterao contratual que seja desvantajosa ao trabalhador. Posso me apoiar e invocarmos a Lei o art., 468 CLT, que tem salvos os direitos conquistado pelo trabalhador. Podemos ilustrar de maneira correta, o art. 444 da CLT: Art. 444 da CLT As relaes contratuais de trabalho podem ser objeto de livre estipulao pelas partes interessadas em tudo quanto no contravenha s disposies de proteo ao trabalho, aos contratos coletivos que lhes sejam aplicveis e s decises das autoridades competentes. Principio da intangibilidade Salarial Nesse princpio assegura a irredutibilidade salarial, no posso fazer qualquer reduo salarial, no sendo de pleno acordo com CCL, ou sindicato do trabalho. Pois salrio tem o seu carter Alimentcio. A lei a segura o caso da irredutibilidade salarial a seguintes casos do art.7, da C.F. Art. 7, da C.F.: - So direitos dos trabalhadores (...) alm de outros: VI irredutibilidade do salrio, salvo o disposto em conveno ou acordo coletivo; X proteo do salrio na forma da Lei, constituindo crime a sua reteno dolosa.
30

Princpio da Imperatividade das normas trabalhistas Essas normas e de forma obrigatria e com atuao, restrio aos princpios da autonomia das partes no contrato de trabalho. Primazia da Realidade sobre a forma Mais valem os fatos ocorridos no cotidiano do que as partes celebradas contratuais. Para o juiz e mais importante o que voc realizou no seu mbito de trabalho no decorrer do dia a dia, quais atividades desenvolvidas, do que simplesmente o que consta escrito em um contrato de trabalho. Princpio da Continuidade da Relao de Emprego O objetivo deste princpio da continuidade do vinculo empregatcio e manter o funcionrio no seu emprego, por tempo indeterminado, ou seja, haver continuidade na relao do emprego. Com exceo aos contratos por prazo determinado, ou contratos de trabalho temporrios. O principio da continuidade da relao de emprego e de natureza alimentar do salrio, j que trabalhador precisa trabalhar para tirar o seu sustento, e sendo subordinado juridicamente. Contrato com uma Diarista A Camminare tem um quadro de funcionrios reduzido e opta por fazer contratos atermos e legais, um exemplo interessante a questo da limpeza do ambiente da fbrica, este espao no necessita de limpeza diria e requer uma limpeza semanal e feita duas vezes por semana, para enquadrarmos esta nas questes legais, entramos na questo da profissional diarista.Alguns exemplos de trabalhadores autnomos tm o contabilista, o professor, o advogado, mdico e claro o objeto do nosso assunto, a diarista. Aqueles elementos que so identificados para a caracterizao do servio de empregado domstico so: A) Pessoalidade
31

B) Onerosidade C) Continuidade D) Subordinao Em relao ao caso da Camminare faremos o acordo duas vezes por semana, em dias aleatrios, sem horrio de chegada e sada, portanto, enquadramos legalmente neste tipo de contratao de servios. A Camminare tem a conscincia que alm de produzir e vender calados estabelece um vnculo com seus clientes, inclusive, pensando na sade dos ps destes consumidores a Camminare tem por objetivo cumprir todos os requisitos relacionados ao Cdigo de Defesa do Consumidor. O artigo 3 do Cdigo de Defesa cita: Fornecedor toda pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produo, montagem, criao, construo, transformao, importao, exportao, distribuio ou comercializao de produtos ou prestao de servios. Alm disso, cita o Pargrafo 2 como: Servio qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remunerao, inclusive as de natureza bancria, financeira, de crdito e securitria, salvo as decorrentes das relaes de carter trabalhista. Portando, a empresa faz disponvel do cumprimento de todas estas regras e disponibiliza uma cpia da lei para pesquisa de nossos clientes.

32

Quadro de Funcionrios Quantidade


01 03 03 02

Cargo
Auxiliar Administrativo Montador de calados Vendedor Pr-labore Scio

Salrios
R$ 950, 00 R$ 1.200 + Bonif. R$ 810,00 + Bonif. R$ 2.000,00

Salrios + encargos
R$ 1.710,00 R$ 2. 160,00 R$ 1.458,00 R$ 3.600,00

Total
R$ 1.710,00 R$ 6.480,00 R$ 4.374,00 R$ 7.200,00 R$ 19.764,00

OBS: Um funcionrio chega a ter um custo mensal de 80% a mais do valor do seu salrio para a empresa.

Especificaes dos Cargos e Salrios


Quantidade de funcionrios 01 Cargo Descrio Horrio de Trabalho Segunda a sexta 08:00 s 17:00, sbado 8:00 s 12:00. Valor salarial R$950,00 Benefcios Exigncia da vaga Ensino mdio completo. Mnimo 6 meses de experincia. Perspectiva de Produo

Auxiliar Administrativo

03

Montador de Calados

03

Vendedor

Atuar no setor administrativo realizando toda rotina de contas a pagar, contas a receber, conciliao bancria. Fazer controle de folha de pagamento. Controle de estoque e caixa. Os trabalhadores deste grupo de base confeccionam as diferentes partes de calados e realizam tarefas especializadas na fabricao de sapatos de couro natural ou artificial e de calados de borracha, madeira e outros materiais. Suas funes consistem em: preparar moldes para orientar o corte das diferentes partes do calado; cortar, preparar e unir as partes componentes do calado; dar o necessrio acabamento. Visitar clientes. Conversar com clientes sobre produtos e servios e atualizam com novas informaes. Tirar pedidos dos produtos e servios. Coordenar contratos e pagamentos com clientes. Encontrar e contatar novos clientes em potencial. Coordenar a entrega e instalao de produtos. Treinar clientes em como usar os produtos.

Segunda a sexta 08:00 s 17:00, sbado 8:00 s 12:00.

R$ 1.200

Bonificao. Por produo unitria

No exige escolaridade. Mnimo de 01 ano de experincia.

410 unidades ao ms.

Segunda a sexta 08:00 s 17:00, sbado 8:00 s 12:00.

R$ 810,00

Bonificao. Por venda unitria

Ensino mdio completo. Mnimo 6 meses de experincia.

Venda de 300 pares por ms.

33

Investimento inicial

Investimento inicial - fabrica Descrio


Reforma da fabrica Compra de um veiculo - Modelo Kombi Standard Abertura da Empresa Divulgao inicial 4.000 foldes/ catlogo Burocracia com Notas Fiscais

Valor
R$ 15.000,00 R$ 25.200,00 R$ 800,00 R$ 800,00 R$ 815,00 R$ 36.615,00

Investimento inicial - Maquina e equipamentos de Produo Descrio Quantidade Valor


Estufa Lixadeira Mesa para corte Prensa Plataforma de Impacto Formas para Montagem
*Vida til 20 anos

O1 01 02 01 01 1.500

R$ 2.500,00 R$ 890,00 R$ 1.800,00 R$ 4.000,00 R$ 2.000,00 R$ 2.095,00 R$ 13.285,00

Investimento inicial - Tecnologia Descrio Quantidade


Computador completo com impressora para ADM Criao do Site Contrato do Software Tabletes para PDV 01 01 01 02

Valor
R$ 1.500,00 R$ 600,00 R$ 700,00 R$ 1.500,00 R$ 4.300,00

Capital de Giro Total de Investimento Inicial

R$ 5.800,00

R$ 60.000,00

34

Plano Financeiro - Levantamento de custos e despesas


Custos e despesas fixas em uma empresa so aqueles que no variam ao variar a receita (ou quantidade vendida). No estudo de viabilidade de negcio podemos identificar os seguintes custos e despesas fixas: Custos Fixos
Aluguel Feira Mineirinho Aluguel Feira da Afonso Pena * Aluguel da Fabrica ** Agua Luz Internet + Telefone Material de Higiene de limpeza Taxa de incndio Material de escritrio Manuteno e despesas do veiculo Diarista- Faxineira Outros R$ 650,00 -

R$ 120,00 R$ 450,00 R$ 120,00 R$ 130,00 R$ 29,00 R$ 190,00 R$ 650,00 R$ 310,00 R$ 510,00 R$ 2.649,00 *Na feira da Afonso Pena a loja prpria. ** A fabrica e no galpo do fundo da residncia dos scios.

Despesas Administrativas - servios de terceirizao


Contabilidade Despesas Bancrias Mensalidade manuteno Software R$ 1.000,00 R$ 160,00 R$ 45,00 R$ 1.905,00

Depreciao Maquinas e equipamentos R$ 19,85

Impostos
Simples Nacional Imposto Mensal das Feiras R$ 58,00 R$ 224,00 R$ 282,00

Custo com Pessoal


Salrios e Encargos R$ 19.764,00 R$ 19.764,00

35

TOTAL DE CUSTOS E DESPESAS

R$ 17.910,00

Despesas de Venda Por Unidade


Bonificao Vendedores Bonificao Fabricante R$ 2,00 (a cada par de sapatos vendido) R$ 1,00 (a cada par de sapatos finalizados)

Plano Financeiro - Levantamento do Custo Unitrio Custo unitrio Produto 01 Couro


Matria Prima
R$ 9,66 (couro) R$ 2,20 (solado e Palmilha) R$ 0,40 (saquinho e etiqueta) R$ O, 90 (rebites) R$ 0,80 ( outros)

Mo de Obra
R$ 9,00 (montador) R$ 5,00 (costureira)

Despesas ADM
R$ 0,15

Bonificao de venda
R$ 2.00 (Bonifi. Vendedor) R$ 1,00 (Bonifi. Fabricante)

R$ 13,96

R$ 14,00

R$ 0,90

R$ 3,00 TOTAL: R$ 31,86

OBS: Nosso produto nmero 1, feito todo em couro. Tendo em vista, que o metro do couro custa hoje R$ 58,00, dele possvel extrair em mdia 06 pares, obtendo-se 04 pares de perda aproximadamente, quando o couro estiver muito danificado. A costura terceirizada.

Custo unitrio Produto 02 Sinttico


Matria Prima Mo de Obra
R$ 9,00 (montador) R$ 5,00 (costureira)

Despesas ADM
R$ 0,15

Despesas Comerciais
R$ 2.00 (Bonifi. Vendedor) R$ 1,00 (Bonifi. Fabricante)

R$ 3,20 (sinttico) R$ 1,20 (solado e Palmilha) R$ 0,40 (saquinho e etiqueta) R$ 3,00 (rebites e strass) R$ 0,80 (outros)

R$ 8,60

R$ 14,00

R$ 0,15

R$ 3,00 TOTAL: R$ 25,75

OBS: Nosso produto nmero 02, feito todo em sinttico. Tendo em vista, que o metro do sinttico custa hoje R$ 32,00, dele possvel extrair em mdia 10 pares, sem perda. A costura terceirizada e tem um de R$ 5,00 o par.

36

Custo unitrio Produto 03 Rasteirinha


Matria Prima Mo de Obra Despesas ADM
R$ 0,90

Despesas Comerciais
R$ 2.00 (Bonifi. Vendedor) R$ 1,00 (Bonifi. Fabricante)

R$ 2,90 (COURO) R$ 2,20 (solado e Palmilha) R$ 0,40 (saquinho e etiqueta) R$ 3,90 (rebites, stras) R$ 0,80 (OUTROS)

R$ 4,00 R$ 3,00

R$ 3,00 TOTAL: 21,10 OBS: Nosso produto 03 feito em couro. No metro do couro possvel extrair aproximadamente 20 pares, com 6 pares de perda.

R$ 10,20

R$ 7,00

R$ 0,90

Expectativa de Faturamento 1 Cenrio


Produtos Custo Unitrio Preo de Venda no Varejo Lucro bruto unitrio Varejo

01 Sapatilha em couro 02 - Sapatilha em sinttico 03 Rasteirinha em couro

R$ 31,86 R$ 25,75 R$ 21,10

R$ 65,00 R$ 40,00 R$ 35,00

R$ 33,14 R$ 14,25 R$ 13,90

Previso de Produo e Venda Mensal - Varejo


Produtos Previso de Fabricao mensal Meta de Venda Mensal varejo Faturamento de venda varejo Lucro bruto total

01 02 03 Total

410 unidades 410 unidades 410 unidades 1.230 Unidades ao ms

300 pares 300 pares 300 pares 900 pares ao ms

R$ 19.500,00 R$ 12.000,00 R$ 10.500,00

R$ 9.942,00 R$ 4.275,00 R$ 4.170,00

R$ 42.000,00
OBS: A ideia manter o estoque sempre positivo.

R$ 18.132,00

Previso de Produo e Venda Mensal - Atacado


Produto Previso de venda Atacado Preo de venda Faturamento de venda - Atacado Lucro bruto

01 02 03

85 pares 85 pares 85 pares

R$ 55,00 R$ 30,00 R$ 25,00

R$ 4.675,00 R$ 2.250,00 R$ 2.125,00

R$ 2.816,00 R$ 1.211,25 R$1.181,50

R$ 9.050,00

R$ 5.208,75

Faturamento Total Lucro Bruto Total

R$51.050,00 R$ 23.340,75

37

Referencias Bibliogrficas

DEGEN, Ronald Jean. O Empreendedor: fundamentos da iniciativa empresarial. 8. Ed. So Paulo: MCGraw-Hill, 1989. DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negcios. Rio de Janeiro: Campos, 2001. GITMAN, Lawrence J. Princpios de administrao financeira. 7. ed. So Paulo: Harbra Ltda, 1997. LACRUZ, Adonais Jos. Plano de Negocios passo a passo: Transformando sonhos em negcios /Adonai Jos Lacruz Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008. revista e ampliada, 2002. LUDCIBUS, Srgio de; MARION, Jos Carlos. Curso de contabilidade para no contadores: para as reas de administrao, economia, direto e engenharia. 4. Ed. So Paulo: Atlas, 2006. http://www.couromoda.com/index.php?http://www.couromoda.com/noticias/empresa/enoti cia_2882.html http://www.ablac.com.br/ http://www.couromoda.com/index.php?http://www.couromoda.com/noticias/empresa/enoti cia_2882.html http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2011/01/setor-calcadista-retomacrescimento-e-atinge-recorde-de-vendas-em-2010.html http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/dipj/2005/pergresp2005/pr108a200.htm http://www.novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/como-montar-uma-fabrica-de-calcados/ http://blog.elo7.com.br/quem-somos

38

S-ar putea să vă placă și