Sunteți pe pagina 1din 12

A LINGUSTICA ANTES DE FERDINAND DE SAUSSURE UMA RETOMADA HISTRICA Maria da Silva PEIXOTO 1 maria@uol.com.

.br Resumo: Apresenta-se, neste trabalho, uma retomada histrica dos estudos lingusticos anteriores publicao pstuma do Curso de Lingustica Geral, considerado o divisor de guas dos estudos da linguagem. Esse percurso inicia-se com a descrio fontica e gramatical feita pelos hindus, passa pelos estudos lingusticos dos gregos e dos romanos, pela Idade Mdia, pelos estudos da poca do Renascimento at o sculo XVIII e finalmente, pelos estudos da linguagem no sculo XIX. Apesar de serem considerados como uma preparao para os estudos lingusticos depois do advento de Curso, esses estudos deixam clara uma caracterstica: o estudo das lnguas antes de Saussure tinha motivaes externas prpria lngua. Palavras-chave: Lingustica. Histria. Ferdinand de Saussure. Consideraes Iniciais Sabe-se que a lingustica, enquanto cincia da linguagem, foi reconhecida a partir do suo Ferdinand de Saussure e da publicao pstuma de seu Curso de Lingustica Geral (1916). A sua contribuio deu condies efetivas para a construo da lingustica como uma cincia autnoma. Atualmente pode-se distinguir muitas correntes ou escolas lingusticas, mas, segundo Lyons (1979, p.38), [...] todas elas sofreram, em vrios graus, direta ou indiretamente a influncia do Cours de Saussure. O interesse pelos fatos da linguagem muito antigo e datam de sculos antes da publicao dos escritos de Saussure. Porm, eram realizados estudos assistemticos e irregulares, de acordo com a necessidade de cada povo e de cada cultura. E, conforme acentua Weedwood (2002, p.22): No plano geogrfico, vo tentar ligar todas as tradies lingsticas numa nica seqncia cronolgica, saltando da ndia China, Grcia e a Roma, aos povos semticos e de volta ao Ocidente. Cada tradio tem sua prpria histria e s pode ser explicada luz de sua prpria cultura e de seus modos de pensamento. Cada uma tem sua contribuio particular a dar percepo humana da linguagem.
1

Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS, Campus de Campo Grande. CEP: 79814340, Dourados-MS, Brasil. peixoto.maria@uol.com.br.

A autora ressalta ainda que a tentativa de classificar cronologicamente esses estudos seria frustrada, pois eles foram realizados de forma independente e no podem ser relacionados historicamente uns com os outros. Deixa claro tambm que a tradio lingustica desses povos desenvolveu-se e ainda se desenvolve paralelamente aos estudos lingsticos modernos. Entretanto, no plano temporal, apesar de alguns modos de pensamento e de anlise da lngua se desenvolverem de forma autnoma, outros estudos se apresentam de forma sucessiva e com algum efeito cumulativo ou cclico. Diante disso, este trabalho consiste numa rpida de recuperao temporal dos estudos mais conhecidos acerca da linguagem e que, anteriores a Saussure, so considerados, de acordo com Faraco (2002, p. 28) como um longo processo preparador para o que viria a ser a lingustica a partir das concepes saussurianas. Iniciando pela tradio hindu, passando pelas escolas grega e romana, passeando pela Idade Mdia, pelo Renascimento e chegando at o sculo XIX, pretende-se aqui fazer uma rpida retomada desses estudos. A tradio hindu Para que os textos sagrados no sofressem alteraes ao serem recitados ou cantados nos rituais de sacrifcios indianos, os antigos hindus comearam a estudar a lngua. Eles se preocuparam em descrever minuciosamente o sistema fontico e gramatical dos hinos reunidos no Veda e, segundo Lyons (1979, p.22): a classificao dos sons da fala feita pelos gramticos hindus era mais detalhada, mais precisa e mais firmemente baseada na observao e na experincia do que qualquer outra realizada na Europa, ou em qualquer outra parte que saibamos, antes do fim do sculo XVIII [...]. Em sua anlise das palavras, os gramticos hindus foram bem alm daquilo que se poderia julgar necessrio ao seu objetivo original. Os gramticos hindus dedicavam-se ao estudo do valor e do emprego das palavras. O mais conhecido deles foi Panini (sculo IV a. C.). Ele fez uma descrio detalhada do snscrito e sua obra consistiu-se num tratado em quatro mil regras ou <sutras>. Mais tarde, este tratado foi explicado por Pantajali (sculo II a. C.). Foram estes dois que estabeleceram as bases da gramtica normativa do snscrito, e os tratados hindus que surgiram posteriormente nada mais eram que os comentrios sobre

as <sutras de Panini> e sobre o <mahabahabsyja de Pantajali> (CMARA JR, 1986, p.15). Foi estabelecida pelos hindus a distino de substantivos e verbos, e tambm daquilo que pode ser chamado de preposio e partcula, no snscrito. Esses estudos, entretanto, ficaram por muito tempo restritos aos hindus. Somente foram descobertos no final do sculo XVIII. Deve-se considerar tambm que se tratavam de estudos puramente estticos, relativos apenas ao snscrito, efetuados, ademais, por homens totalmente desprovidos de senso histrico, de acordo com o gnio prprio da ndia (LEROY, 1967, p.16). Acrescente-se, ainda, que os hindus se limitavam a fazer a descrio e a classificao dos fatos lingsticos sem, no entanto, nenhuma explicao ou anlise. Os gregos Os estudos gregos relacionados linguagem baseavam-se em origens filosficas bastante fortes. Para os gregos o problema filosfico essencial relativo linguagem era a definio entre a noo e a palavra que a designa. Lyons (1979, p. 4) destaca que os filsofos gregos discutiam se o que regia a lngua era a natureza ou a conveno. Essa oposio da natureza e da conveno era um lugar-comum da especulao filosfica. Dizer que uma determinada instituio era natural equivalia a dizer que ela tinha sua origem em princpios eternos e imutveis fora do prprio homem, e era por isso inviolvel: dizer que era convencional equivalia a dizer que ela era o mero resultado do costume e da tradio, isto , de algum acordo tcito, ou contra o social, entre os membros da comunidade contrato que, por ter sido feito pelos homens, podia ser pelos homens violado. Essa discusso prolongou-se por vrios sculos e dominou todos os estudos sobre a origem da lngua, alm da relao entre as palavras e o seu significado. Com isso, surgiram vrias investigaes etimolgicas que instigaram e provocaram outros estudos que pesquisavam a verdadeira natureza de uma palavra, no era a sua forma original o que eles buscavam, mas seu sentido original (WEEDWOOD, 2002, p. 47). A controvrsia entre naturalistas e convencionalistas evoluiu, a partir do sculo II a. C., para uma discusso sobre a regularidade da lngua e, de acordo com Lyons (1979, p. 6):

As palavras gregas para regularidade e irregularidade, no sentido que nos ocupa, eram analogia e anomalia. Da, os que sustentavam que a lngua era essencialmente sistemtica e regular so chamados geralmente analogistas e os que tomavam a posio oposta, anomalistas. O embate entre analogistas e anomalistas nunca foi resolvido em definitivo pelos gregos e permanece at os nossos dias. Acrescente-se que essa no foi uma disputa obstinada dos dois lados e que j se reconhecia que existiam tanto analogias, quanto anomalias, ou seja, que se tratava de uma questo de regularidade ou irregularidade da lngua e, que ambas as correntes contriburam grandemente para a sistematizao da gramtica grega. Destaca-se, ainda, que, apesar de ser um povo to amante da histria, os gregos no deixaram nenhuma descrio das lnguas e dos povos com os quais mantiveram contato em suas inmeras conquistas. Isso se justifica porque, convencidos de sua superioridade intelectual, consideravam com desprezo essas lnguas estrangeiras que s consentiam em estudar por razes prticas (LEROY, 1967, p.16). A lngua grega, no entanto, foi muito estudada, principalmente nos procedimentos de estilo e de adequao da linguagem ao pensamento. Porm, segundo Lyons (1979, p. 10): A anlise particular refletida nas gramticas escolares do grego estava to longe de ser clara que a sua elaborao exigiu uns seis sculos [...]. Alm disso, no essa a nica anlise possvel e, talvez, nem mesmo, a melhor. De qualquer modo, no ser razovel dizer-se que os modos ligeiramente diferentes de descrever a lngua, preferidos por alguns dos gramticos gregos sejam necessariamente inferiores quilo que foi afinal padronizado e transmitido posteridade como a gramtica do grego. inegvel que foi bastante importante a contribuio que a gramtica grega deu aos estudos da linguagem e, que esses estudos, calcados na Filosofia, abrangeram a Etimologia, a Semntica, a Retrica, a Morfologia, a Fonologia e a Sintaxe (CARVALHO, 2000, p.17). Assim como sabido que eles tinham finalidades prticas. Era a gramtica voltada para o fazer, para a ao e para a utilizao da lngua. Em grego, a distino dos trs gneros atribuda a Protgoras (sculo V a. C.), enquanto que Plato distinguiu claramente os substantivos e os verbos.

Segundo ele os substantivos eram termos que funcionavam nas frases como sujeito de um predicado e os verbos eram termos que expressavam a ao ou afirmavam a qualidade. No dilogo do Crtilo, ele discutia, alm de outras coisas, a questo da natureza x conveno. Aristteles, discpulo de Plato, conservou a distino em substantivos e verbos e acrescentou as conjunes (que designavam todas as outras palavras). Da distino de gnero de Protgoras, ele os classificou em masculino, feminino e neutro (para designar nem uma coisa, nem outra). A ele atribudo, tambm, o reconhecimento da categoria de tempo no verbo grego. De todas as escolas filosficas gregas, a que mais se concentrou na lngua foi a dos esticos, que eram em sua maioria anomalistas. Consideravam a lngua fundamental, especialmente para a lgica, mas que inclua o que chamamos de epistemologia e retrica, assim como a gramtica. Eles fizeram a distino entre forma e significado: o significante e o significado. Os esticos mais antigos distinguiam quatro partes do discurso: substantivo, verbo, conjuno e artigo, enquanto que os mais novos distinguiam cinco: separavam substantivos comuns e substantivos prprios e classificavam o adjetivo com o substantivo. Eles tambm deram ao termo caso o sentido que tem at hoje e distinguiram o caso reto do oblquo. Quanto aos verbos, os esticos perceberam o carter perfeito e imperfeito, distinguiram a voz ativa da voz passiva e identificaram os verbos transitivos e intransitivos. Os gramticos da escola Alexandrina (surgida com a implantao da grande biblioteca da colnia grega de Alexandria) continuaram os estudos dos esticos e foi nessa fase que se convencionou o que chamamos hoje de gramtica grega. Eles eram analogistas e, ainda, estabeleceram mtodos ou paradigmas de flexo das regularidades da lngua. Procuraram estudar a linguagem sob uma perspectiva mais filolgica e objetivavam estudar os textos dos antigos poetas. Queriam encontrar o texto original, isso encorajou aquilo que perdura at os nossos dias: a idia de que a lngua literria mais pura e mais correta do que a fala coloquial. Seus trabalhos, segundo Lyons (1979, p.9-10) tinham dupla finalidade: 1estabelecer e explicar a lngua dos autores clssicos; 2- preservar o grego da corrupo por parte dos ignorantes e iletrados.

No final do sculo II a. C. foi publicada a gramtica de Dionsio, da Trcia. Nela, acrescentou-se s quatro partes do discurso dos esticos, o advrbio, o particpio, o pronome e a preposio. Essa gramtica no se ocupou da sintaxe (que seria estudada uns trs sculos mais tarde, por Apolnio Dscolo), mas todas as palavras gregas foram classificadas segundo as categorias de caso, gnero, nmero, tempo, voz, modo, etc. Os romanos Os romanos aplicaram ao latim, em linhas gerais, os estudos e os avanos dos helenos, porm dando uma perspectiva mais normativa, o chamado de O Estudo do Certo e do Errado. Acrescente-se a isso que, de acordo com Lyons (1979, p.14): o fato de serem bastante semelhantes as duas lnguas em sua estrutura geral, sem dvida, levou-os a pensar que as vrias categorias gramaticais que os gregos haviam elaborados as partes do discurso [...] eram categorias lingsticas universais e necessrias. Os latinos tambm no se preocuparam com o estudo das lnguas com que tiveram contato e, segundo Leroy (1967, p. 19): mesmo a confrontao constante do grego e do latim (em Roma, a sociedade culta era, em grande parte, bilnge) foi estril, esforandose os latinos em adaptar servilmente o estudo de sua lngua s regras formuladas pelos tericos gregos, cujas idias nada mais faziam seno retomar e propagar. Entre os romanos a controvrsia entre analogistas e anomalistas continuou viva e causando discusses. Dentre os estudiosos da lngua no Imprio Romano, pode-se destacar Marcos Terncio Varro (sculo II a. C.) autor dos vinte e cinco originais do compndio intitulado De Lngua Latina, que apresentava forte influncia dos esticos. Alm de Varro, pode-se mencionar o retrico Quintiliano (sculo I d. C.), Elio Donato (sculo IV d. C.) que escreveu a gramtica normativa latina Arte Menor e Prisciano (sculo V d. C.). Ressalta-se que a obra desses gramticos descreviam a lngua dos clssicos, dos melhores escritores e no se preocupavam com a lngua do seu tempo.

A Idade Mdia Na Idade Mdia, o latim foi a lngua mais estudada e expandida, por ser o idioma da igreja ocidental. Lyons (1979, p.14) destaca que o latim no era apenas a lngua da liturgia e das Escrituras, mas tambm a lngua universal da diplomacia, da erudio e da cultura. Surgiram, ento, vrios manuais do latim, considerando que era uma lngua estrangeira para tantos outros povos e que deveria ser aprendida nas escolas. Esse contato com outras lnguas e culturas poderia influenciar determinantemente o latim mas, como ressalta Leroy (1967, p. 19), isso no aconteceu. Lembre-se aqui que o latim era uma lngua principalmente escrita e, na medida em que era falada, cada povo e cada cultura a reinventava, recriava, dando-lhe outra sonoridade. Muitos progressos aconteceram nos estudos gramaticais do latim na poca medieval e grande parte desses avanos permanece at os dias atuais. A velha controvrsia entre analogistas e anomalistas, no entanto, continuou presente. Foi neste perodo, tambm, que, segundo Leroy (1967, p. 19): os modistae (nome que lhes vem do ttulo Demodis Significandi dado a numerosos tratados) consideravam que existe uma estrutura gramatical uma e universal, inerente a todas as lnguas, e que, por conseguinte, as regras da gramtica so, como regras perfeitamente independentes das lnguas particulares nas quais encontram sua realizao. Os estudos sobre a linguagem concentravam-se no latim, mas havia certa curiosidade acerca das lnguas faladas. Isso se dava, principalmente, por causa do avano do cristianismo e da necessidade de comunicao para a evangelizao de outros povos. Esse foi, talvez, o embrio daquilo que hoje chamamos estudo de lnguas estrangeiras. Destaca-se desses estudos a obra De Grammatica latino-saxonica, seguida de um glossrio ou um Dicionrio latino-anglo-saxo. Dentre todos esses trabalhos, necessrio lembrar a De vulgari eloquentia e seu autor, Dante. Deve-se a ele muito em relao aos estudos da linguagem no perodo medieval e em sua posteridade. Da Renascena ao fim do sculo XVIII

O final do sculo XV e primeira metade do sculo XVI um perodo de grandes transformaes. nessa poca que acontece o movimento da Reforma religiosa, a que a igreja romana reagiu com a Contra-Reforma e a Inquisio. Acontece tambm uma crise muito grande na viso teocntrica do mundo, h a ascenso do pensamento antropocntrico e o redescobrimento da arte e da literatura dos antigos gregos. Nesse perodo tambm se pode perceber, segundo Weedwood (2002, p. 68): duas abordagens bem diferentes da linguagem: a abordagem particular, que se concentra nos fenmenos fsicos que diferenciam as lnguas, e se aproxima muito das recm-surgidas cincias biolgicas em seus mtodos e resultados; e a abordagem universal que, concentrando-se nos princpios subjacentes linguagem, continuou a buscar muito de sua inspirao e de seu mtodo na filosofia e especialmente na lgica. No entanto, segundo Lyons, lngua ainda era a lngua da literatura: e a literatura quando se tornou objeto de estudos acadmicos em nossas escolas e universidades, continuou a ser a obra do melhores escritores que escreviam nos gneros tradicionais (1967, p. 17). No sculo XVII, j se percebia claramente a crescente ateno s lnguas modernas da Europa e o declnio de valorizao do latim. Essa tendncia atinge seu auge com a publicao da Gramtica de Port-Royal, de Lancelot e Arnoud, que demonstra que a linguagem se funda na razo, a imagem do pensamento e que, portanto, os princpios de anlise estabelecidos no se prendem a uma lngua particular, mas servem a toda e qualquer lngua (PETTER, 2002, p. 12). Essa foi a mais importante corrente do sculo XVII, surgindo da o esforo de comparar lnguas e classific-las de acordo com suas identidades, ganhando cada vez mais destaque, os estudos histricos da linguagem. E, como assegura Cmara Jr. (1986, p. 26) no comeo do sculo XVIII esta corrente comparatista ganhou mais consistncia e segurana. O caminho para uma cincia lingustica, propriamente dita, est a sendo preparado com o reforo dos estudos histricos e comparativos da linguagem. A lingustica do sculo XIX

O conhecimento e a aceitao de um maior nmero de lnguas vai provocar, no sculo XIX, o interesse por aquelas que estavam sendo utilizadas, as chamadas lnguas vivas. Weedwood (2002, p. 103) afirma que: a mais extraordinria faanha dos estudos lingsticos do sculo XIX foi o desenvolvimento do mtodo comparativo, que resultou num conjunto de princpios pelos quais as lnguas poderiam ser sistematicamente comparadas no tocante a seus sistemas fonticos, estrutura gramatical e vocabulrio, de modo a demonstrar que era genealogicamente aparentadas. A descoberta do snscrito, no final do sculo XVII, foi o principal mote para que se chegasse a esses estudos comparados, pois foi percebida uma semelhana bastante significativa do snscrito com o grego e com o latim. A partir da, vrios estudos foram surgindo nesse vis comparatista das lnguas. Jakob Grimm, por exemplo, demonstrou na segunda edio de sua gramtica comparativa do germnico, que havia diversas correspondncias sistemticas entre os sons do germnico e os sons do grego, do latim e do snscrito em palavras de sentido semelhante (WEEDWOOD, 2002, p. 104) O diplomata alemo Wilhelm von Humboldt destacou o vnculo entre lnguas nacionais e carter nacional, alm de formular a teoria sobre a forma interna e externa da lngua, ainda dizia, segundo Leroy (1967, p. 47) que a linguagem o rgo criador do pensamento [...]. Acreditava que a forma interna da linguagem [...] um constituinte fundamental do esprito humano e que cada forma da linguagem pode pois ser considerada como uma caracterizao do povo que a fala [...] acalentava a esperana de poder colocar a mentalidade e a lngua de um povo em relao to ntima que bastaria que uma fosse dada para que se pudesse deduzir a outra. Havia nisso um esboo de uma psicologia das raas cujas conseqncias Humboldt certamente no previra; sabe-se como essa concepo de uma estreita relao entre a raa e a lngua resvalou insensivelmente do terreno cientfico [...] para o terreno de uma filosofia da Histria assaz nebulosa, quando o Conde de Gobineau dela fez um dos fatores de sua no clebre desigualdade das raas, para rebaixar-se enfim ao papel de justificao pseudocientfica das criminosas teorias racistas da Alemanha nazista. Como se sabe, as lnguas mudam, evoluem e, de acordo com Weedwood (2002, p. 109), a principal realizao dos lingistas do sculo XIX no foi apenas

perceber mais claramente do que seus antecessores a ubiqidade da mudana lingstica, mas tambm colocar sua investigao cientfica em base mais slida por meio do mtodo comparativo. Franz Bopp outro estudioso que se destaca nessa linha, Petter salienta que a publicao, em 1816, de sua obra sobre o sistema de conjugao do snscrito, comparado ao grego, ao latim, ao persa e ao germnico considerada o marco do surgimento da lingstica histrica (2002, p. 12) Outro estudioso que deve ser destacado nesta fase Augusto Schleicher, botnico que gostava de distinguir o linguista do fillogo. Comparava o aquele ao naturalista que abarca o conjunto de organismos vegetais; e este ao jardineiro que se preocupa com a esttica e as espcies desses vegetais. Considerava, segundo Leroy (1967, p.34) que as lnguas so organismos naturais e, como tal, nascem, crescem, se desenvolvem, envelhecem e morrem. Essa concepo, deve-se acrescentar, evidencia uma forte referncia teoria da evoluo das espcies, de Darwin, que comeava a ser mais divulgada naquela poca. Consideraes Finais Neste texto procurou-se fazer uma retomada histrica dos mais conhecidos estudos referentes linguagem antes da publicao da obra pstuma de Ferdinand de Saussure, o Curso de Lingstica Geral. Esses estudos so importantes porque se constituem numa preparao para aquilo em que a lingustica se transformaria a partir de Saussure: uma cincia autnoma. Destacou-se que os hindus se ocupavam da descrio do sistema fontico e gramatical de sua lngua com o objetivo de que seus textos sagrados no sofressem modificaes ao serem entoados nos rituais religiosos. J os gregos estudavam a linguagem com a inteno de estabelecer a lngua dos clssicos e manter aquilo que consideravam como superioridade em relao aos outros povos, a sua cultura. Entre os gramticos gregos a grande discusso era a de se a lngua era um produto da natureza ou de uma conveno. Essa controvrsia persistiu e evoluiu para outra oposio: analogia e anomalia embate que no foi resolvido por aqueles estudiosos. Entre os romanos o objetivo dos estudos da linguagem no eram outros seno a manuteno do latim diante das lnguas dos povos por eles conquistados. Percebe-se

que os romanos tambm se ocupavam da descrio da lngua dos clssicos, em detrimento da lngua efetivamente falada pelo povo. Na Idade Mdia, os estudos lingsticos objetivavam a evangelizao tanto no que se referia manuteno do latim como lngua oficial da igreja, quanto necessidade de comunicao entre os romanos e outros povos para que a f crist fosse difundida. Com a chamada Reforma Religiosa essa postura foi modificada e a lngua estudada passa a ser aquela dos melhores escritores, dos clssicos. No sculo XVII, como declnio do latim, cresce a ateno s lnguas de outros povos, surgindo a comparao entre lnguas. No sculo XIX que o interesse pelas lnguas vivas se estabelece mais efetivamente. Os estudos comparativos ganham novo flego com a descoberta do snscrito e de suas semelhanas com outras lnguas. Com esta retomada histrica, procurou-se destacar a contribuio do Curso de Lingustica Geral, aos posteriores estudos acerca da linguagem, pois antes dele os estudos sobre os fenmenos lingusticos, mesmo tendo sua importncia, sempre tiveram motivaes externas prpria lngua. Somente a partir de Ferdinand de Saussure que a lngua por si mesma passa a ser objeto de estudo de linguistas e de estudiosos da linguagem.

Referncias Bibliogrficas CMARA Jr., Joaquim Matoso. Histria da lingstica. Trad. Maria do Amparo Barbosa de Azevedo. Petrpolis: Vozes, 1986. CARVALHO, Castelar de. Para compreender Saussure: fundamentos e viso crtica. Petrpolis: Vozes, 2000. FARACO, Carlos Alberto. Estudos pr-saussurianos. In: MUSSALIN, Fernanda e BENTES, Anna Cristina (Orgs.). Introduo aos estudos lingsticos, volume 3: fundamentos epistemolgicos. So Paulo: Cortez, 2002. LEROY, Maurice. As grandes orientaes da lingstica moderna. So Paulo: Cultrix, 1974.

LYONS, John. Introduo lingstica terica. So Paulo: Edusp, 1979. PETTER, Margarida. Linguagem, lngua, lingstica. In: FIORIN, Jos Luiz (org.). Introduo lingstica: I. Objetos tericos. So Paulo: Contexto, 2002. WEEDWOOD, Brbara. Histria concisa da lingstica. Trad. Marcos Bagno. So Paulo: Parbola Editorial, 2002.

S-ar putea să vă placă și