Sunteți pe pagina 1din 7

A Morte nas Diferentes Sociedades Introduo

A morte o gnio inspirador, a musa da filosofia, sem ela provavelmente a humanidade no teria filosofado. Desde os primrdios da civilizao, a morte considerada um aspecto que fascina e, ao mesmo tempo, aterroriza a humanidade. A morte e os supostos eventos que a sucedem so, historicamente, fonte de inspirao para doutrinas filosficas e religiosas, bem como uma inesgotvel fonte de temores, angstias e ansiedades para os seres humanos. Falar sobre morte, provoca um certo desconforto, pois damos de caras com uma finitude, o inevitvel, a certeza de que um dia a vida chega ao fim.

A Morte Nas Diferentes Sociedades


A morte no se refere apenas ao envelhecimento contnuo, s doenas constantes, perda de foras... ela refere-se tambm a um outro mundo, aterrador aquele da confuso, do caos, onde no existe mais nada nem ningum. Nas principais civilizaes da antiguidade, eram muitas as diferenas que existiam sobre o significado tico religioso da morte, mas em todas as civilizaes existe uma semelhana: a morte um lugar inacessvel para os vivos. Todos ns possumos uma herana cultural que define a nossa viso da morte, as nossas interpretaes actuais sobre a morte, constituem parte da herana que as geraes anteriores, as antigas culturas, nos deixaram. A viso da morte ao longo do tempo, e a construo da sua prpria identidade colectiva constitui um dos elementos mais relevantes para a formao de uma tradio cultural comum. Iremos de seguida, mostrar os rituais de sepultamento dos corpos dos defuntos inumao praticados por sociedades antigas.

Sociedade da antiga Mesopotmia


Os povos mesopotmios tinham por costume enterrar os corpos dos mortos da maneira mais escrupulosa, sendo o cadver cuidadosamente acompanhado de todas as marcas da sua identidade pessoal e familiar, como os seus pertences, objectos de uso, roupa e at mesmo as suas comidas predilectas. Era tido muito cuidado, para que nada faltasse na travessia, nada perturbasse, ou violasse, o espao sagrado do tmulo, antes de ser enterrado era escolhido o local, tendo em conta a pertena do morto a uma determinada famlia ou importncia Social. Situados junto s cidades, os cemitrios a elas pertenciam de modo essencial, marcando uma espcie de margem entre os limites do mundo dos vivos e o mundo dos mortos.

Sociedade Hindu
Na sociedade hindu, era praticada a incinerao crematria. O cadver no era conservado com as marcas da sua identidade, personalidade e insero social, mas completamente consumido pelo fogo, destrudo at s cinzas, que eram lanadas ao vento, ou nas guas dos rios, sendo o morto privado de todos os seus traos identitrios. Sendo tratado como vtima de um sacrifcio, a destruio do cadver marcava a Destruio integral da sua existncia, Ficando livre de todos os seus pecados. Nesta sociedade a morte era interpretada como a via de acesso ao Absoluto, ao Eterno, e paz originria: As comunidades hindus no procuravam a sua permanncia na terra. A lenda desta sociedade, diz que quando a me terra se encontrava sobrecarregada de pessoas vivas, apelava ao deus Brahma, que enviava a mulher de vermelho (que representa a morte, na mitologia ocidental) para levar pessoas, aliviando assim, os recursos naturais e a sobrecarga populacional da me-terra.

Sociedade Grega
Os antigos gregos praticavam o mesmo gesto cultural a incinerao com um sentido completamente diferente da cremao entre os hindus. No caso dos gregos, as cinzas no eram lanadas ao anonimato dos ventos, mas cuidadosamente guardadas em memria dos mortos, como os hindus, os antigos gregos cremavam os corpos dos mortos, como sacrifcio de tudo o que era

mortal e findvel, para preparar a passagem dos mortos para uma outra condio de existncia, a condio social de mortos. No entanto, em sentido totalmente oposto ao dos hindus, o sacrifcio no tinha a inteno de apagar por completo as memrias do falecido, de dissolver para sempre sua identidade, fundindo-a com o Absoluto, mas de determinar dois tipos diversos, de mortos: de um lado, a morte regular, uniforme e annima, que afrontavam o comum dos mortais. Esses eram os cadveres cremados colectivamente e depositados numa vala comum. De Outro lado, eram levados pira crematria os corpos falecidos dos grandes heris, na cerimnia da bela morte, a morte precoce no campo de batalha aquela cuja marca distintiva estava em ser a atestao mais efectiva da virtude e da excelncia. Essa morte tornava distinto, tornava aristocrtico e, em sentido grego, verdadeiramente imortal o morto. Era somente por ela pela prova da virtude na morte que um autntico grego antigo se tornava um indivduo, passava a ser algum, cuja vida era digna de lembrana. O principal exemplo dessa situao foi a morte de Aquiles, morto na flor da idade e no campo de combate mais perigoso.

A elaborao do luto
A elaborao do luto em casos de mortes no pode ser considerada completa sem os rituais fnebres. Essas celebraes, alm de possibilitarem contactos afectivos e de conforto entre parentes, apresentam simbologias que pretendem concretizar o ocorrido. Em todas as sociedades existem ritos e mitos sobre a morte, pois ela implica a tomada de providncias prticas e a reordenao das relaes sociais. Existem tambm questes lgicas que os rituais tm que resolver. A morte um grande desorganizador cultural; e a cultura encontra respostas para ela por meio dos rituais, que juntam as pessoas, do uma condio segura para a expresso dos afectos e ajudam no processo de construo do significado. Os rituais fnebres e a elaborao do luto em si sofrem mudanas de acordo com os processos econmico-sociais vividos pelas sociedades. A tendncia, hoje, fazer tudo depressa, o mais indolor possvel, reduzindo-se a simbologia ao mnimo necessrio. As pessoas, por exemplo, no usam mais o preto para significar a morte, cor que tem uma funo importante, pois comunica ao mundo uma situao especial vivida pela pessoa, que merece um tratamento diferente,

a nossa cultura actual desqualifica os rituais e tira um pouco do seu valor. Isso tem consequncias: as pessoas no conseguem fazer o processo de luto. Nos antigos ritos em casos de mortes familiares, as pessoas participavam no ritual, que era um evento pblico. Hoje os rituais fnebres tendem a ser escondidos, muito mais secos e asspticos. As principais tradies religiosas existentes no mundo judasmo, cristianismo, islamismo, budismo e hindusmo possuem seus prprios rituais e explicaes para a morte. O luto e o seu ritual tambm pode ser colectivo, quando a comoo por perdas mobiliza grandes massas.

As religies e os seus preceitos


Judasmo
A mais antiga das religies ocidentais fundamenta-se nas escrituras deixadas pelos profetas na Bblia Sagrada. A vida preparao para um mundo vindouro; a cremao proibida. Judeus no velam mortos com caixo aberto, pois a exibio do corpo considerada desrespeito. Os homens so enterrados com seu xale de orao. Durante a cerimonia, o rabino discursa e os filhos homens recitam orao (kadish). O luto judaico acontece em trs fases: shiv sete primeiros dias; shloshim perodo de 23 dias; avelut estende-se at o primeiro ano aps o falecimento, porm s deve ser observado pelos filhos

Cristianismo
Abrange as religies que professam os preceitos deixados por Jesus Cristo, cr nos profetas bblicos e no Novo Testamento dos profetas cristos. Inclui Catlicos, Evanglicos, Pentecostais e Ortodoxos (o Espiritismo, que rene os seguidores de Alan Kardek, uma tradio particular nesse contexto, pois cr na reencarnao do esprito, que eterno e evolui). Os cristos crem que aps a morte o esprito vai para o cu ou para o inferno (os catlicos crem no purgatrio), de acordo com os pecados que cometeu. Crem no Juzo Final, quando os mortos ressuscitaro para uma vida eterna junto a Deus. Os rituais de morte e luto tm similaridades, incluindo: uno, velrio, enterro e oraes (cultos, missas).

Islamismo

Pertence tradio dos profetas bblicos, mas tem Maom como ltimo grande profeta. V a morte como passagem para uma prxima etapa; no Juzo Final acontecer a ressurreio, todas as almas retornaro a corpos jovens e sem defeitos. A cremao voluntria proibida. O caixo serve apenas para transportar o corpo at o cemitrio; deve ser simples. O velrio apenas serve para cumprir a burocracia ou aguardar um parente. Quanto antes for realizado o sepultamento melhor. No h luto; para o islamita a morte deve ser vista como natural.

Budismo
Equipara a vida presente a uma situao de sono, motivada pela ignornci a que mantm o homem inconsciente de sua verdadeira natureza e preso a um ciclo de renascimentos e mortes (tudo transitrio e interligado). Ao obter a Verdadeira Sabedoria, ele se liberta, alcanando o Nirvana ou estado de perfeio espiritual. Os budistas adoptam prioritariamente a cremao. Durante o luto importante cultivar sentimentos de gratido com relao aos familiares que se foram e aprender com o morto sobre a inevitabilidade da morte

Hindusmo
Cr na reencarnao. A vida na terra parte de um ciclo eterno de nascimentos, mortes e renascimentos. A pessoa pode levar uma vida voltada para o bem e se libertar desse ciclo. O cumprimento correcto do drama (dever prescrito) pode levar o praticante mukti (liberao) do karma (ciclo repetitivo de nascimento e morte). Os mortos so cremados em uma pira aberta, acesa pelo filho mais velho do falecido.

Candombl
De origem africana, entende que a vida continua por meio da fora vital imperecvel de cada um: o ori, que volta a reencarnar em outro corpo da mesma famlia. O rito funerrio (axex) comea aps o enterro e pode durar dias; objectos pessoais do morto so quebrados e jogados em gua corrente. A morte leva tempo para ser superada e mais tarde o ente que se foi interfere na energia do grupo ao qual esteve ligado.

As Diferenas Entre a Civilizao Negro Africana Tradicional e a Civilizao Ocidental No Que Se Refere Morte

Esta diferena assenta no tipo de sociedade ou civilizao. Enquanto na sociedade negro-africana predomina a acumulao dos homens, uma economia de subsistncia com o primado do valor de uso, a riqueza de sinais e smbolos, a preocupao com as relaes pessoais, o esprito comunitrio, o papel do mito e do tempo repetitivo, na sociedade ocidental o que predomina a acumulao dos bens, a riqueza em objectos e tcnicas, uma economia com o primado do valor de troca e da sociedade de consumo, a exaltao do individualismo, o papel da cincia, da tcnica, do tempo explosivo. Nesta viso, compreende-se que o significado do Homem tambm ser distinto. Se, na sociedade negro-africana, o Homem se encontra no centro, sendo altamente socializado, e os velhos so valorizados, at porque representam a tradio e a sabedoria, na sociedade ocidental, o Homem aparece sobretudo como produto, mercadoria, inserido no crculo da produo-consumo, altamente individualizado e alienado, e os velhos so desvalorizados e abandonados. Como consequncia, tambm se entende que sejam profundas as diferenas quanto s atitudes face vida, ao corpo, morte, aos moribundos, aos defuntos. Se a sociedade africana tradicional promove a vida em todas as suas formas (biolgica, sexual, espiritual) e tem respeito pelo corpo, a sociedade ocidental, por mais paradoxal que parea, menospreza a vida, pois uma sociedade mortfera e tem uma atitude equvoca quanto ao corpo. Na sociedade africana h uma atitude de aceitao e transcendncia frente morte, que integrada como elemento natural e necessrio no circuito vital, e o que constitui a morte ideal a "boa morte". Para com o moribundo, a atitude de pacificao maternal, at porque h forte integrao na natureza e no grupo. Frente aos mortos, sublinha-se a importncia do luto e dos rituais funerrios e dos tabus. Os mortos esto omnipresentes e os antepassados ocupam um lugar decisivo na hierarquia do ser e do grupo. Em contraposio, na sociedade ocidental predomina a angstia mais ou menos recalcada frente morte, que negada e considerada um acidente que um dia a cincia talvez possa superar. A morte ideal a "morte bela". Morre-se s, a maior parte das vezes no hospital, sem a ajuda de uma palavra e de uma mo amiga. O luto foi abandonado e, por paradoxal que parea, a morte, rejeitada, pode tornar-se obsessiva. Conclui-se ento que na sociedade negro-africana tradicional, a pedagogia da morte permanente, desde a infncia. Na sociedade ocidental, no h qualquer

pedagogia

oficial.

Alis,

quando

algum

da

famlia

morre,

primeira

preocupao ocultar a morte s crianas.

Concluso
Com este trabalho pode-se concluir que nas civilizaes da antiguidade, eram muitas as diferenas que existiam sobre o significado tico religioso da morte, mas em todas as civilizaes existe uma semelhana: a morte um lugar inacessvel para os vivos, e que cada Sociedade, tem o seu cdigo de condutas, a sua hierarquia de valores, e as suas tradies. Os rituais fnebres e a elaborao do luto sofrem mudanas de acordo com os processos econmico-sociais vividos pelas sociedades, e que diferentes regies tm diferentes preceitos Conclui-se ainda que os rituais fnebres eram de essencial importncia, fazendo parte das preocupaes quotidianas de muitas sociedades antigas, pois deles dependiam o direito ao repouso eterno.

Bibliografia
Http://pt.wikipedia.org/wiki/Morte Http://molhoshoyu.blogspot.com/2007/06/morte-nas-sociedades-antigas.html Http://ocanto.esenviseu.net/morte.htm Http://pt.wikipedia.org/wiki/Luto

S-ar putea să vă placă și