Sunteți pe pagina 1din 3

DIREITO DO TRABALHO E LEGISLAO DO TRABALHO

FONTES DO DIREITO DO TRABALHO (cai!!)


FONTES MATERIAIS: Momento pr jurdico, situao que antecede a formalizao da lei ou norma, ex: a greve, na greve existe as revindicaes, os pedidos, a movimentao das pessoas.

FONTES FORMAIS: Qdo as revindicaes tomam forma, so formalizadas: As fontes formais podem ser: a) Fonte Formal autnoma: onde s envolvida as prprias partes interessadas, elas negociam e chegam em um consenso. Ex: acordo ou conveno coletiva, usos e costumes. Regulamento empresarial. b) Fonte Formal heternoma : existe um terceiro envolvido, geralmente o Estado. Ex: a CF, as leis, a CLT, portariais, decretos, tratados e convenes ratificadas. O que no fonte formal: a) Jurisprudncia, exceto smula vinculante do STF; b) Doutrina; c) Equidade; d) Analogia; e) Clusulas Contratuais.

PRINCPIOS: Princpios Gerais do Direito: a) Dignidade da Pessoa Humana; b) Princpio da no discriminao (tratar os iguais de forma igual e os desiguais de forma desigual na medida das suas desigualdades); c) Princpio da razoabilidade (bom senso unir o necessrio ao adequado, ao aplicar medida disciplinar por ex); d) Princpio da boa f.

Princpios Especficos do Direito do Trabalho: a) Princpio da Proteo: aplicado devido a hiposuficincia do trabalhador, dividido em: 1) aplicao da norma + favorvel, 2) in dbio pr operrio (na dvida a favor do operrio, s vale p/ direito do trabalho e no p/ processual do trabalho), 3) Condio + benfica : direito adquirido uma vez adquirido um direito no possvel retirar do contrato. Smulas 51 novo regulamento de empresa no

altera os direitos adquiridos dos que j eram empregados e estavam sob regulamento antigo, o novo regulamento s poder ser aplicado aos novos empregados. Smula 288. Teoria da Acumulao: pressupe que tendo duas normais dispondo sobre mesmo direitos (conflito de normas) possvel escolher o melhor entre as duas e aplica-ls. Ex: Direitos expressos em uma CCT e um ACT. (no aceita pela doutrina majoritria) Teoria do Conglobamento: a aceita pela doutrina majoritria, segundo ela devo analisar os dois documentos como um todo e escolher um dcto p/ ser seguido, o que for considerado mais benfico como um todo. b) Princpio da Primazia da realidade: os fatos se sobrepe aos dctos, o que vale o que acontece na realidade e no o que est em contrato. c) Princpio da Continuidade: a regra que todos os contratos sejam por prazo indeterminado. Contratos que so feitos por prazo determinado so os determinados pela CLT (rol taxativo); d) Princpio da inalterabilidade contratual lesiva: o contrato no pode ser alterado p/ prejudicar o empregado. e) Princpio da Intangibilidade salarial: proteo por parte da lei p/ pagamento dos salrios, e regras p/ descontos. Ex: Impenhorabilidade salarial, exceto em casos de penso alimentcia. f) Princpio da Irrenunciabilidade: O empregado no pode renunciar a seus direitos.

DIREITOS CONSTITUCIONAIS DOS TRABALHADORES (art. 7 direitos sociais) : Direitos dos Trabalhadores Urbanos (e avulsos) e rurais: a) Relao de emprego protegida contra despedida arbitrria (multa 40% do FGTS); b) Seguro desemprego em caso de desemprego involuntrio; ( o seguro desemprego pago a quem foi demitido e tambm aos pescadores em poca em que no h pesca, e a pessoas que trabalhavam em condies anlogas as de escravo at sua realocao ) como o FGTS obrigatrio agora p/ o domstico o seguro desemprego tambm agora obrigatrio p/ o domstico. Sumula 389 TST: ao ser mandado embora o empregador deve entregar as guias p/ o trabalhador, se no entregar e o empregador perder o prazo de encaminhar o seguro este pode entrar com uma ao p/ que o empregador o indenize por este perodo que no recebeu o seguro. ( o empregador urbano tem do 7 dia aps o desligamento at o 120 p/ solicitar o desemprego); c) FGTS; d) Salrio mnimo fixado em lei, nacionalmente unificado capaz de atender suas necessidades vitais bsicas e as de sua famlia c/ moradia, alimentao, educao, sade, lazer, vesturio, higiene, transporte e

previdncia social, c/ reajustes peridicos que preservem o poder aquisitivo, SENDO VEDADA SUA VINCULAO P/ QQ FIM! e) Piso salarial proporcional extenso e a complexidade do trabalho (piso das categorias); f) Irredutibilidade do salrio SALVO disposto em conveno ou acordo coletivo ( pode existir uma norma reduzindo temporariamente o salrio p/ manter empregos por ex); g) Garantia do salrio nunca inferior ao mnimo p/ quem recebe valor varivel. h) 13 salrio com base na remunerao integral ou no valor da aposentadoria (remunerao : salrio + gorjetas); i) Remunerao do trabalho noturno superior ao do diurno; (Cuidado a CF no estabelece % quem estabelece a CLT); j) Proteo do salrio na forma da lei sendo crime sua reteno dolosa; k) Participao nos lucros e resultado desvinculada da remunerao e excepcionalmente participao na gesto da empresa conforme definido em lei. (VERBA NO SALARIAL NO INTEGRA O SALRIO, NO REPERCUTE NA BASE DE CLCULO DAS OUTRAS VERBAS); l) Salrio famlia pago em razo do dependente do trabalhar de baixa renda nos termos da lei (at 14 anos tem direito se invalido permanente, at 6 anos tem que apresentar carteira de vacinao anualmente, a partir dos 7 anos tem que comprovar frequncia escolar semestral.); m) Durao do trabalho normal no superior a 8 horas dirias e 44 semanais, facultada a compensao de horrios e a reduo de jornada, mediante acordo ou conveno coletiva. n) Jornada de 6 horas p/ jornadas de turno ininterrupto de revezamento, salvo negociao coletiva. (turno ininterrupto o empregado que trabalha p/ uma empresa 24 horas e vai alternando entre as vrios turnos dela) a regra que se trabalhe 6 horas mas pode haver acordo ou conveno permitindo o trabalho at as 8 horas (a 7 e a 8 hora neste caso no sero computadas como extra) o) Repouso semanal remunerado preferencialmente aos domingos; p) Remunerao do servio extraordinrio superior no mnimo em 50% ao do normal. q)

S-ar putea să vă placă și