Sunteți pe pagina 1din 2

A Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) o rgo responsvel pela normalizao tcnica no pas, fornecendo a base necessria ao desenvolvimento

o tecnolgico brasileiro. Existem normas da ABNT referente a formatao e utilizao de recursos de documentos, como margens, tipografia e tambm recursos como citaes e sumrios, por exemplo. Uma das normas criadas pela ABNT a NBR 10520 denominada Informao e documentao Citaes em documentos Apresentao publicada em Agosto de 2002. Essa norma apresenta vrios tipos de citaes e tem como objetivo especificar as caractersticas exigveis para apresentao de citaes em documentos. Esta norma, para trabalhos de concluso de curso, est entre as mais importantes e tem um nvel grande de detalhe, pois existem diversos modos que uma citao pode ser escrita, fazendo com que erros sejam cometidos frequentemente caso no estejamos cientes da norma. Para esta norma, NBR 10520, aplicam-se as seguintes definies: Citao: Meno de uma informao extrada de outra fonte. Citao de citao: Citao direta ou indireta de um texto em que no se teve acesso ao original. Citao direta: Transcrio textual de parte da obra do autor consultado. Citao indireta: Texto baseado na obra do autor consultado. Notas de referncia: Notas que indicam fontes consultadas ou remetem a outras partes da obra onde o assunto foi abordado. Notas de rodap: Indicaes, observaes ou aditamentos ao texto feitos pelo autor, tradutor ou editor, podendo tambm aparecer na margem esquerda ou direita da mancha grfica. Notas explicativas: Notas usadas para comentrios, esclarecimentos ou explanaes, que no possam ser includos no texto. Uma regra bsica e bastante visvel desta norma refere-se s citaes diretas com mais de trs linhas, onde se deve destacar o texto com um recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas. Por exemplo se estivermos usando a fonte Arial tamanho 12 como padro do documento, este tipo de citao deveria ser escrito com fonte Arial tamanho 10. Uma regra interessante e bastante til para o curso de Sistemas de Informao, que conta com muitos artigos, livros e matrias em outros idiomas a que fala sobre a citao que incluir texto traduzido pelo autor do TCC ou Trabalho Acadmico, que se deve incluir, depois da chamada da citao, a expresso traduo nossa, entre parnteses. Exemplo: Ao faz-lo pode estar envolto em culpa, perverso, dio de si mesmo [...] pode julgar-se pecador e identificar-se com seu pecado. (RAHNER, 1962, v. 4, p. 463, traduo nossa). Outra norma criada pela ABNT a NBR 6023, denominada Informao e documentao Referncias - Elaborao publicada em Agosto de 2002. Essa norma tem como objetivo estabelecer elementos que sero includos em referncias, fixar a ordem desses elementos, alm de estabelecer convenes para transcrio e apresentao da informao originada do documento e/ou outras fontes de informao. Dentre as regras normatizadas pela ABNT, esta a que estipula como organizar as fontes que serve como base terica para todo o trabalho do autor de um TCC. Seguem algumas definies que considero mais essenciais:

Autor(es): Pessoa(s) fsica(s) responsvel(eis) pela criao do contedo intelectual ou artstico de um documento.

Autor(es) entidade(s): Instituio(es), organizao(es), empresa(s), comit(s), comisso(es), evento(s), entre outros, responsvel(eis) por publicaes em que no se distingue autoria pessoal. Captulo, seo ou parte: Diviso de um documento, numerado ou no. Edio: Todos os exemplares produzidos a partir de um original ou matriz. Pertencem mesma edio de uma obra todas as suas impresses, reimpresses, tiragens etc., produzidas diretamente ou por outros mtodos, sem modificaes, independentemente do perodo decorrido desde a primeira publicao. Editora: Casa publicadora, pessoa(s) ou instituio responsvel pela produo editorial. Conforme o suporte documental, outras denominaes so utilizadas: produtora (para imagens em movimento), gravadora (para registros sonoros), entre outras. Referncia: Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificao individual. Ttulo: Palavra, expresso ou frase que designa o assunto ou o contedo de um documento.

As referncias podem aparecer em diferentes locais de um documento como no rodap, no fim de texto ou de captulo, em lista de referncias ou tecedendo resumos, resenhas e recenses. Existem os elementos essenciais ao escrever uma referncia e tambm elementos complementares, usados quando h a necessidade de um maior detalhe e preciso para identificar o documento, segue um exemplo para a referncia de uma monografia. Referncia apenas com elementos essenciais: GOMES, L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil. Niteri: EdUFF, 1998.

Referencia com elementos complementares adicionados: GOMES, L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil. Niteri: EdUFF, 1998. 137 p., 21 cm. (Coleo Antropologia e Cincia Poltica, 15). Bibliografia: p. 131-132. ISBN 85-228-0268-8.

Um tipo de referncia bastante utilizada em trabalhos de concluso de curso dos cursos de Sistemas de Informao a de disponibilizadas em meio eletrnico. Que tem tambm como elementos essenciais as informaes sobre a url ou uri, entre os sinais < >, precedido da expresso Disponvel em: e seguido da expresso Acesso em: 00/00/000. Exemplos: SILVA, M. M. L. Crimes da era digital. .Net, Rio de Janeiro, nov. 1998. Seo Ponto de Vista. Disponvel em: <http://www.brazilnet.com.br/ contexts/brasilrevistas.htm>. Acesso em: 18 ago. 2013. Alm dessas normas existem muitas outras fornecidas pela ABNT, para facilitar a criao de documentos padronizados e aumentar a qualidade do mesmo. Possibilitando aos estudantes um melhor resultado em seus trabalhos acadmicos.

S-ar putea să vă placă și