Sunteți pe pagina 1din 14

A REDUO FENOMENOLGICA E SUA SIGNIFICAO FUNDAMENTAL NAS IDIAS I

PHENOMENOLOGICAL REDUCTION AND ITS FUNDAMENTAL SIGNIFICANCE AT THE IDEAS I

Jean Leison Simo*


_________________________________________________________________________
RESUMO: O objetivo especfico do presente trabalho ponderar acerca da reduo fenomenolgica. Primeiramente, a partir da diferena essencial da abstrao fenomenolgica em relao a mera abstrao das cincias de fato; e posteriormente com a ampliao do tirar-decircuito primordial o mundo e as cincias referentes a ele. Com isso poderemos nos livrar daquela constante tentao de estabelecer uma metabasis errnea.Os elementos para a reconstruo da argumentao husserliana esto presentes na segunda seo das Idias I (A considerao fenomenolgica fundamental ); especificamente, o resumo das consideraes radicais presente pargrafo 51 do terceiro captulo, e sua relao com as ponderaes presentes no quarto captulo (As redues fenomenolgicas). PALAVRAS-CHAVE: Reduo fenomenolgica. Abstrao. Tirar-de-circuito. ABSTRACT: The specific objective of this study is to ponder the phenomenological reduction. First, the essential difference from the "abstraction" phenomenological for an abstraction of science fact; and later with the expansion of the primordial exclusion of the world and the sciences related to it. Thus, we can get rid of that constant temptation to establish a wrong metabasis. The elements for the reconstruction of the Husserlian arguments are present in the second section of Ideas I (A phenomenological fundamental consideration); Specifically, the summary of the radical considerations this paragraph 51 of the third chapter, and its relationship with the weights present in the fourth chapter (The phenomenological reduction).

KEYWORDS: Phenomenological reduction. Abstraction. Exclusion.

___________________________________________________________________________

Introduo
1

Na introduo das Idias I

Husserl observa que, apesar dos esforos no ultimo

decnio, as objees contra a fenomenologia foram nulas. J sejam de filsofos ou psiclogos,


*

Mestrando em Filosofia - UFSM Contato: jelesimao@gmail.com

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 149-163

Jean Leison Simo A reduo fenomenolgica e sua significao fundamental nas Idias I

dirigidas a fenomenologia ou a psicologia fenomenolgica de maneira geral ou especfica, direta ou indireta, as oposies pressupem essencialmente a concepo de imanncia como experincia interna. Assim, elas tampouco atinam o sentido peculiar da problemtica fenomenolgica. Por conseguinte, no se nota que a diferena entre fenomenologia e psicologia (e de modo geral, entre a fenomenologia e cincias empricas) uma diferena necessria, isto , por fundamentos de princpio, e no contingente, isto , com base na demarcao de seus domnios e de sua terminologia. Mal-entendidos como estes no so inerentes exclusivamente aos crculos acadmicos de filsofos e psiclogos que de certa forma esto alheios s investigaes fenomenolgicas, mas sobretudo dentro do prprio movimento fenomenolgico. Se nesta poca os prprios fenomenlogos se equivocavam em relao ao mtodo e a apreenso de problemas autenticamente filosficos,ento o que se pode dizer para os pesquisadores em fenomenologia da atualidade? Se h um sculo atrs mesmo os seus discpulos no assimilaram a essncia da fenomenologia, no seria plausvel supor que, se mesmo entre os fenomenlogos que se reuniam em torno do mestre naquela poca (j sejam estes filsofos ou psiclogos) no se compreendia o sentido peculiar da problemtica fenomenolgica frente a todas as outras cincias, ento ainda na atualidade permanea tal problemtica incompreendida? A no compreenso do mtodo fenomenolgico husserliano implica, mesmo no presente, em srias conseqncias. A principal delas que tudo o que se cr conquistado como conhecimento efetivo nas pesquisas fenomenolgicas no passaria de sonho e devaneio. No presente artigo os elementos utilizados para a reconstruo da argumentao husserliana fazem parte da segunda seo das Idias I, a primeira obra husserliana que veio a publico com a meta especfica de ser uma introduo sistemtica fenomenologia. Tal seo se intula A considerao fenomenolgica fundamental. Esta se subdivide em quatro captulos, a saber: captulo 1: a tese da atitude natural e o tirar-de-circuito da mesma; captulo 2: conscincia e efetividade natural; captulo 3: A regio da conscincia pura ; e captulo 4: As redues fenomenolgicas.

Neste artigo ser utilizada a abreviao IDI para a obra: HUSSERL, Edmund. Ideen zu einer reinen Phnomenologie und phnomenologischen Philosophie Erstes Buch: Allgemene Einfhrung in die reine Phnomenologie. Tbingen: Max Niemeyer Verlag, 1980. Ideas Relativas a una Fenomenologa pura y una Filosofia Fenomenolgica Libro Primero: Introduccin General a La Fenomenologa Pura. trad.: Jos Gaos, Mexico: Fondo de Cultura Econominca, 1949. Idias para uma Fenomenologia pura e uma Filosofia fenomenolgica Livro Primeiro: Introduo geral a Fenomenologia. trad.: Marcio Suzuki, So Paulo: Idias e Letras, 2006.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 149-163

Jean Leison Simo A reduo fenomenolgica e sua significao fundamental nas Idias I

A nossa meta distinguir a abstrao fenomenolgica das meras abstraes nos domnios especiais da cincia natural, bem como ampliar a reduo fenomenolgica atravs do ensaio de tirar-de-circuito aplicado a outras esferas transcendentes do ser. Portanto, nos concentraremos nas consideraes radicais levadas a cabo nos trs primeiros captulos, necessrias para ponderar acerca da reduo fenomenolgica e nos livrar da constante tentao de estabelecer uma metabasis errnea.

1. A mera abstrao [boe Abstraktion] e a abstrao [Absehen] fenomenolgica

Com os desenvolvimentos obtidos no primeiro e no segundo captulo da segunda seo das Idias I, Husserl tem assim os elementos necessrios para efetuar a reduo fenomenolgica no terceiro captulo. No pargrafo 51 ( A significao das pr-consideraes transcendentais) Husserl apresenta uma srie de necessidades para as consideraes radicais levadas a cabo previamente no decurso dos trs primeiros captulos. Podemos resumir todas as necessidades em uma nica, e assim temos posto em relevo um importante sentido deste fragmento textual, a saber: a necessidade de distinguir essencialmente a abstrao [Absehen] de todo o mundo na forma de reduo [ou ] fenomenolgica da mera abstrao [boe Abstraktion] de componentes extensivos dos nexos [Zusammenhng], j sejam esses necessrios (fundamentados em axiomas da lgica formal) ou fticos (com assentamento de existncia). Atravs da primeira abstrao se obtm aquela que a considerao fundamental da fenomenologia: a conscincia transcendental pura. O segundo caso de abstrao se diferencia especificamente do primeiro por ser uma mera restrio do ser do juzo a uma parte concatenada [ein zusammenhng Stcke] do ser efetivo total2.

Em todas as cincias especiais da efetividade [afirma Husserl] o interesse terico se restringe a domnios especiais [besondere Gebiete] da omniefetividade [Allwirklichkeit], permanecendo os demais fora de considerao, enquanto referncias reais interligando um lado e outro no requeiram investigaes mediadoras. Neste sentido a mecnica abstrai[ abstrahiert] dos acontecimentos ticos, a fsica, em geral [berhaupt] e no mais amplo sentido, dos psicolgicos. Por isso, como todo investigador da natureza sabe, nenhum domnio da efetividade se isola, o mundo inteiro conclusivamente

Cf. IDI 51, grifo nosso.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 149-163

Jean Leison Simo A reduo fenomenolgica e sua significao fundamental nas Idias I
uma nica natureza, e todas as cincias naturais membros de uma nica cincia natural3.

Como podemos notar, trata-se de uma comparao sob o ponto de vista da essencialidade, isto , do conhecimento em generalidade e necessidade essencial, independente de qualquer assentamento de fatos. Considerando estes domnios especiais inseridos numa srie-de-graus de generalidade e especialidade, temos como sumo gnero a omni-efetividade. As singularidades eidticas, as nfimas diferenas especificas nesta srie, corresponde s diferenas entre os domnios da efetividade. Enquanto predomina exclusivamente esta espcie de abstrao, somos conduzidos a sempre novas teses transcendentes. Sob o ponto de vista do domnio teolgico, esta abstrao nos conduz a uma teleologia natural, isto , a uma causa [Ursache] emergente da relao de dependncia entre realidades, uma relao coisal-causal [dinglich-kausal]. Tem-se assim um extra-mundano emergente em uma especificao de transcendncia, a saber, a transcendncia da realidade. Considerando agora a primeira espcie de abstrao [ Absehen], a abstrao do mundo por meio da reduo fenomenolgica, ou fenomenolgica. Para Husserl, o domnio para o qual se dirige a fenomenolgica, a saber, o domnio [ Domne] das vivncias (como essencialidades absolutas) de essncia fundamentalmente diversa do domnio [Gebiet] da efetividade.
Ele [o domnio das vivncias] firmemente fechado em si e, no entanto, sem limites que o possam separar de outras regies. Pois o que o delimitaria, ainda deveria partilhar com ele comunidade de essncia. Ele , porm, o todo do ser absoluto [das All des absoluten Seins]...Ele em sua essncia independente de todo ser mundano, natural, e tambm no precisa dele para sua existncia [Existenz]. A existncia da natureza no pode condicionar a existncia da conscincia, uma vez que ela mesma se mostra como correlato da conscincia; ela somente enquanto se constitui em nexos regrados de conscincia4.

Trata-se aqui do conhecimento absoluto na forma de teoria da razo. Na reflexo fenomenolgica, ao impedir em generalidade de principio a conduo a sempre novas teses transcendentes nos dirigimos ao campo infinito e fundamental da fenomenologia. Em generalidade e necessidade essencial a realidade no mais que uma espcie de
3 4

IDI 51. IDI 51.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 149-163

Jean Leison Simo A reduo fenomenolgica e sua significao fundamental nas Idias I

transcendncia. Por outro lado, a realidade pois a medida de todos os enunciados racio nais sobre a transcendncia5. Isto no significa pois, que a transcendncia da coisa determine por si novas formas de transcendncia. Segundo Husserl:
Uma vez que um Deus mundano evidentemente impossvel, e uma vez que, por outro lado, a imanncia de Deus na conscincia [Bewutsein] absoluta no pode ser apreendida no sentido do ser [sein] como vivncia (o que no seria ao menos um contra-senso), ento deve haver no fluxo da conscincia e em suas infinitudes outros modos de anunciao [Bekundung] de transcendncias, como a constituio das realidades coisais como unidades de aparies coerentes; e devem tambm ser exclusivamente anunciaes intuitivas [intuitive], nas quais se amoldem os pensamentos tericos, e, seguindo racionalmente, possa trazer a compreenso a atuao coerente do suposto princpio teolgico6.

justamente com base nessas anunciaes intuitivas de transcendncias e, tendo a realidade como medida de todos os enunciados racionais sobre a transcendncia que as novas formas de transcendncias so designadas.

2. O tirar-de-circuito primordial e as ponderaes da fenomenolgica

No obstante, o domnio fenomenolgico no se mostra de maneira to imediata e bvia, de modo unilateral com a aplicao de seu mtodo, tal como os domnios da atitude emprico-natural. Para chegar a ele so necessrias redues circunstanciadas e difceis ponderaes7. Cabe ainda realar sumariamente os resultados da ampliao deste que considerado o tirar-de-circuito primordial [die ursprngliche bloe Ausschaltung], o qual inclui no s o mundo natural como tambm as cincias referentes a ele 8. No inicio do quarto captulo (Die phnomenologischen Reduktion), Husserl afirma:

O tirar-de-circuito a natureza foi para ns o meio metdico de possibilitar em geral [berhaupt] a volta-do-olhar [Blickwendung] para a conscincia transcendental pura. Agora que a temos sob o olhar intuitivo [ in den schauenden Blick], sempre til ponderar na direo inversa: o que em geral, para os fins da investigao da conscincia pura, deve permanecer posto-fora-

5 6

IDI 47. IDI 51. 7 IDI 61. 8 IDI 60.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 149-163

Jean Leison Simo A reduo fenomenolgica e sua significao fundamental nas Idias I
de-circuito, e se a necessidade do tirar-de-circuito diz respeito apenas esfera da natureza9.

Estas poderaes so necessrias, segundo Husserl, para nos livrarmos (ns os dogmticos natos) daquela constante tentao de fazer uma metabasis errnea, sobretudo quando se trata da objetividade das disciplinas eidticas10. So tentaes to fortes [afirma Husserl] que ameaam mesmo aquele que se livrou de mal-entendidos gerais [von den allgemein Mideutungen] em domnios singulares [in einzelnen Gebiet]11. No contexto da doutrina da reduo fenomenolgica so necessrios dois passos para obter a regio da conscincia pura. O primeiro passo, tem por finalidade uma legitimao geral do eidtico frente a toda a tendncia de psicologizar as essncias e os estados-deessncia. O segundo passo o tirar-de-circuito do eidtico, e seu desgnio o de separar sumariamente as essncias imanentes (das configuraes prprias da conscincia) e as essncias transcendentes (de acontecimentos individuais, isto , aparies sensveis da conscincia). O ensaio de tirar-fora-de-circuito dirigido a dois tipos de transcendncias: as I) Realidades individuais [indiviuelle Realitten] em sentido amplo (cincias de fatos [Tatschewissenschaft] referentes ao mundo, o eu puro e Deus); e II) a srie de objetos gerais [allgemeinen Gegenstnde] (as essncias) que no podem ser encontradas realmente [ reell] na conscincia pura (incluindo a ontologias material e formal referentes as essncias).

2.1. O ensaio de tirar-de-circuito e as realidades individuais

Sem mais, podemos resumir o resultado da tentativa de tirar-fora-de-circuito as realidades individuais do seguinte modo: I.a) O mundo: esto excludas no s o fsico e o psicofsico (a essncia animal), mas o homem (como essncia natural), assim como todas as objetividades individuais [individuellen Gegenstndlichkeiten] constitudas pelas suas funes da conscincia prtica e valorativa. Todas as espcies de constructos culturais [ Kulturgebilde]: as artes tcnicas e belas artes; toda forma de cincia enquanto Fakta da cultura e toda configurao [Gestalt]
9

10

IDI 56. Cf. IDI 61.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 149-163

Jean Leison Simo A reduo fenomenolgica e sua significao fundamental nas Idias I

de valores estticos e prticos so atingidas pela reduo. Assim, tambm as efetividades de espcie: o Estado, os costumes, o direito, a religio, mas sobretudo, todas as cincias naturais e do esprito (como cincias da atitude natural) e suas provises de conhecimento12. Portanto, o que resta a conscincia constituinte como conscincia absoluta, o constitudo por ela transcendente e posto entre parnteses. I.b) O eu puro: dentre as realidades individuais a nica que no pode ser desconectada a do eu puro. Para Husserl, em toda mudana efetiva ou possvel das vivncias (incluindo a particularizao regional cogito), por princpio, o eu puro parece ser algo necessrio. O eu puro, neste sentido, no uma parte componente do momento real [ reell] das vivncias mesmas, mas sim algo absolutamente idntico. Todo o raio de luz que (atravs do cogito atual) se dirige do olhar do eu para o objeto, muda a cada nova cogitatio, mas o eu puro permanece necessariamente idntico. Segundo Husserl, temos com isso uma espcieprpria de transcendncia que (frente transcendncia do mundo e da subjetividade) no constituda, ou seja, uma transcendncia na imanncia. Esta transcendncia dada imediatamente com a conscincia reduzida, e muito embora no a encontramos constituda no fluxo das vivncias, ela est constantemente ali como uma Idia fixa13. I.c) Deus: Na esfera da intuio emprica, aps a reduo do mundo natural ao absoluto da conscincia, o correlato intencional constitui um mundo morfologicamente ordenado que se d atravs de certos nexos fticos entre as vivncias de conscincia. Enquanto este mundo se ordena morfologicamente, para ele pode haver cincias classificadoras e descritivas. No caso do pensamento terico na cincia natural, por exemplo, este mundo determinado em seu nvel material como apario de uma natureza fsica que se encontra sobre leis naturais exatas14. Ora, segundo Husserl, se a racionalidade efetivada pelo Faktum no uma tal que exigida pela essncia, ento nisso tudo radica uma admirvel Teleologia15. Com a revelao da facticidade da conscincia constituinte, aps a passagem conscincia pura atravs da reduo, surge necessariamente uma pergunta acerca do fundamento desta facticidade correspondente a todas as teleologias encontrveis no mundo emprico mesmo. Ainda resta por fazer uma investigao sistemtica dessas teleologias por exemplo, o desenvolvimento ftico da srie de organismos at o ser humano e, no
11 12

IDI 61. Cf. IDI 56. 13 Cf. IDI 57. 14 IDI 58.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 149-163

Jean Leison Simo A reduo fenomenolgica e sua significao fundamental nas Idias I

desenvolvimento humano, o surgimento da cultura, com todos os seus tesouros espirituais, etc.16 apesar de todos os esclarecimentos cientficos-naturais propostos para todos esses constructos partindo de circunstancias fticas e sujeitando-se a leis naturais17. A necessidade pela pergunta sobre o fundamento no se deve ao Faktum em geral [b.], isto , como um Faktum emergente de uma causa coisal-causal [ein dinglich-kausalen Ursache]. A obrigatoriedade se deve, pois, ao Faktum como fonte de suas possibilidades de valor e efetividades de valor crescendo no infinito. Diferentemente da transcendncia do eu puro (que se d em unio imediata com a conscincia reduzida) a transcendncia de um ser divino extra-mundano s chega ao conhecimento de modo bastante mediado. Esta est, por um lado, no plo oposto da transcendncia mundo, mas tambm transcendente em relao a conscincia absoluta. Segundo Husserl:
Ele seria, portanto, um absoluto num sentido totalmente outro como do absoluto da conscincia, assim como, por outro lado, um transcendente num sentido totalmente outro frente ao transcendente no sentido de mundo.18

No obstante, para o campo da conscincia pura (ao qual se limita a fenomenologia pura) este absoluto e transcendente, conclui Husserl, devem perma necer fora de circuito.19

2.2. O ensaio de tirar-de-circuito e as essncias transcendentes

J no caso da transcendncia das essncias o ensaio de tirar-fora-de-circuito inclui a lgica formal das significaes do pensamento e a quase-regio objeto em geral [Gegestand b.] a ela inerente, mas tambm cada esfera fechada do ser individual em sentido lgico. Este ltimo intento de reduo aquele dirigido s essncias das ontologias regionais (da natureza, da animalidade e do esprito), enquanto que o primeiro se dirige para as essncias da ontologia formal e as disciplinas derivadas mathesis formal (lgebra, teoria dos nmeros, etc.).

15 16

IDI 58. IDI 58. 17 IDI 58. 18 IDI 58. 19 Cf. IDI 58.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 149-163

Jean Leison Simo A reduo fenomenolgica e sua significao fundamental nas Idias I

II.a) essncia e ontologia formal: neste caso Husserl se v em dificuldades ao desconectar irrestritamente o eidtico em sentido amplo, extensivo a cincia eidtica (a lgica formal) e a notica geral. Todo o investigador deve recorrer livremente no s a certas esferas eidticas como pontos conhecimentos essenciais do seu domnio, mas tambm lgica formal (ou ontologia formal), pois independente do que investiga sempre objetos que investiga.20 Segundo Husserl, ...aquilo que vale formaliter para objetos em geral (para propriedades, estados-de-coisa em geral, etc.), tambm de seu domnio21. Mas por outro lado, sob certos pressupostos h uma possibilidade de pr entre parnteses a lgica formal e suas disciplinas. Isto , caso se pressuponha que para investigao da conscincia pura que a tarefa da fenomenologia a de anlise descritiva e se soluciona por meio da intuio pura. Neste caso no se constroem sistemas de deduo e a teoria das formas dos sistemas dedutivos em geral no pode operar como instrumento de investiga o material tal como na matemtica. 22 Para a fenomenologia como disciplina puramente descritiva as nicas proposies lgicas que poderia utilizar so axiomas lgicos vlidos em geral e absolutamente, como o princpio de contradio, que se torna evidente de modo exemplar em seus dados prprios.23 II.b) essncia e ontologia regional: No que concerne a esfera das ontologias regionais isto , as esferas eidticas materiais a nica que no pode ser posta-fora-de-circuito a esfera eidtica da conscincia fenomenologicamente purificada. Como vimos no primeiro captulo a toda investigao emprica nas cincias de fatos no prescinde apenas em geral de uma mathesis formal que se refere igualmente a todas as cincias, mas em particular das disciplinas material-ontolgicas que a tornam clara em pureza racional. Com isso, a cincia de fatos no prescinde do a priori , isto , no abdica de seu direito de fazer uso das veracidades de essncia que se refiram a objetividades [ Geg.] individuais de seu prprio domnio. 24 Ora, se, como Husserl disse na introduo das Idias I, que sua inteno era a de fundar a fenomenologia mesma como cincia eidtica da conscincia transcendental pura; ento esta conscincia deve ser estuda em suas particularizaes singulares fato -cientificamente, mas no emprico-psicologicamente.25

20 21

Cf. IDI 59 IDI 59. 22 Cf. IDI 59. 23 Cf. IDI 59. 24 IDI 60. 25 IDI 60.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 149-163

Jean Leison Simo A reduo fenomenolgica e sua significao fundamental nas Idias I

10

As vivncias singulares [singulre Erlebnissen], os acontecimentos individuais do fluxo da conscincia nos quais se distingue, em suas objetividades individuais, os objetos imanentes e transcendentes tambm possuem essncias correspondentes. Na medida em que se referem s determinadas objetividades individuais tais essncias so ditas transcendentes. A fenomenologia pura, no obstante, se quer se constituir numa doutrina eidtica puramente descritiva das configuraes da conscincia no deve lanar mo de tais transcendncias, que antes so correspondentes a doutrinas de objetividades transcendentes.26
Em sua imanncia, portanto,[afirma Husserl] ela no tem nenhuma assentamento do ser [Seinssetzungen] de tais essncias, no tem de fazer nenhum enunciado sobre a validade ou invalidade delas, ou sobre a possibilidade ideal das objetividades a elas correspondentes, nem estabelecer leis de essncia a ela referentes.27

Portanto, colocamos entre parnteses as cincias eidticas que investigam aquilo que inerente a objetividade da natureza fsica como tal: a geometria, a foronomia, a fsica pura da matria, etc. Da mesma forma as cincias eidticas que se referem s cincias empricas da natureza animal e do esprito. Mas, neste caso apenas em idia, uma vez que estas cincias eidticas tampouco chegaram fundao ou a uma fundao pura e irretocvel. 28

2.3. O ensaio de tirar-de-circuito e o tirar-de-circuito primordial

Temos assim exposto brevemente os resultados de redues circunstanciadas e suas duras ponderaes. No obstante, ao final do pargrafo 60, e no contexto do quarto e ltimo captulo (As redues fenomenolgicas) Husserl afirma:

Essas ampliaes da reduo fenomenolgica no tm manifestadamente o significado [Bedeutung] fundamental do mero tirar-de-circuito primordial [ursprngliche] o mundo natural e as cincias a ele referentes. Pois atravs desta primeira reduo que se torna primeiramente e em geral [b.] possvel a volta-do-olhar [Blickwendung] para o campo fenomenolgico e a apreenso [Erfassung] de seus dados. As demais redues, enquanto pressupondo a primeira, so secundrias, mas de forma alguma escassas de significao.29

26 27

Cf. IDI 60. IDI 60. 28 Cf. IDI 60. 29 IDI 60.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 149-163

Jean Leison Simo A reduo fenomenolgica e sua significao fundamental nas Idias I

11

O que torna possvel a ampliao da reduo fenomenolgica do ensaio de tirar-decircuito as duas espcies de transcendncias (realidades individuais e essncias) justamente a primeira ampliao do tirar-de-circuito. Aquela que se entende do mundo fsico e psicofsico a toda essncia natural, o que inclui o homem e todas as objetividades individuais constitudas pelas funes da conscincia prtica e valorativa. Enquanto efetuada a toda essncia natural (o fsico, o psicofsico como essncia animal e o homem como espcieprpria desta essncia) o tirar-de-circuito designado como primordial. Com isso todo o ensaio de tirar-de-circuito se funda nesta primeira volta-do-olhar para o campo fenomenolgico. Como se fez notar a nica transcendncia que no pode ser desconectada a transcendncia do eu puro, uma transcendncia que permanece absolutamente idntica, no constituda, e que deve restar com a conscincia reduzida para que seja possvel a apreenso dos dados no campo fenomenolgico.

Concluso

Tal como elaborada nas Idias I, a apresentao da reduo fenomenolgica repete o esquema apresentado nas aulas de Husserl em 1907 (lies publicadas mais tarde sob o ttulo A Idia da Fenomenologia), e parece no ter em conta, segundo Sn Martin30, os resultados obtidos nas lies de 1910-11 (diponveis ao pblico sob o ttulo: Os problemas fundamentais da fenomenologia). Enquanto nas lies de 1907 a prtica da reduo se expe sobre a constituio da coisa e do espao enquanto estes so objetos de minha prpria conscincia, em 1910-11 Hussel alude ao problema da reduo em relao ao objeto social, isto , em relao intersubjetividade. Sem dvida alguma, a reduo do objeto social a conscincia se constitui em um problema que Husserl, segundo San Martn, pretenderia resolver nos tomos II e III das Idias. O fato de Husserl estar ou no insatisfeito com o modelo de reduo exposto nas Idias I, o que poderia ter determinado a no publicao dos tomos subseqentes no nos interessa aqui. Interessa-nos sim o motivo de Husserl optar pelo primeiro esquema em despeito do segundo.

30

Cf. 1987, pp.25-26.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 149-163

Jean Leison Simo A reduo fenomenolgica e sua significao fundamental nas Idias I

12

Sem dvida, a opo pelo primeiro esquema se deve ao fato de que a nica que nos d o objeto em intuio doadora originria. Assim, na atitude terica do conhecimento natural, a atitude terica primordial, a percepo (interna e externa) um ato doador originrio, mas no a endoempatia, que por certo um ato doador, mas no originrio. Na endoempatia, as vivncias dos outros apenas observada como fundada nas suas exteriorizaes corporais. Assim, atravs da percepo enquanto intuio doadora originria que se caracteriza o dado que fundamenta a descrio da tese geral da atitude natural. E a partir da relao entre percepo externa (do mundo) e interna (de ns mesmos e nossos estados de conscincia) que se designa a restrio da reduo fenomenolgica, o dado efetivo desta restrio e seu possvel rendimento (a conscincia pura). Com a efetuao da reduo fenomenolgica temos desconectado o fsico e o psicofsico. E a partir deste tirar-de-circuito a natureza que a reduo ir se ampliar pois ao homem, isto , aos constructos culturais da conscincia prtica e valorativa. O real se amplia assim aos constructos intersubjetivos sociais. Este conceito de realidade torna possvel a ampliao da reduo outras realidades individuais transcendentes (o eu puro e Deus). Mas, por outro lado, o ensaio de tirar-de-circuito se amplia ao conhecimento mesmo, isto , a srie de objetos transcendentes, considerado formalmente com a quase-regio objeto em geral ou materialmente conforme o ser individual das regies.

Referncias Obras de Husserl:


HUSSERL, Edmund. Logica, psicologia e fenomenologia. Gli Oggetti intenzionali e altri scritti. Trad.: Stefano Besoli e Vittorio De Palma. Genova: Il melangolo, 1999. ________________. Meditaciones Cartesianas. trad.: Jos Gaos. Mxico: Fondo de cultura econmica, 1996. ________________. Grundprobleme der Phnomenologie 1910/11. Hamburg: Meiner, 1992. ________________. Philosophie als strenge Wissenschaft. Frankfurt: Vittorio Klostermann, 1965. La Filosofia como Ciencia estricta, trad.: Elsa Tabernig. Buenos Aires: Editorial Almagesto, 1992. ________________. Fenomenologia. In: Invitacin a la fenomenologia, trad. Antnio Zirin. Barcelona: Paids, 1992. ________________. Die Idee der Phnomenologie.: 5 Voerlesungen. Hamburg: Meiner, 1986. A Idia da Fenomenologia, trad.: Artur Moro. Lisboa: Edies 70, 1986. ________________. Ides Directrices pour une Phnomenologie et une Philosophie phnomnologique pures Livre second: Recherches phnomnologiques pour la constitution, trad.: liane Escoubas. Paris: Presses Universitaires de France, 1982.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 149-163

Jean Leison Simo A reduo fenomenolgica e sua significao fundamental nas Idias I
________________. Ideen zu einer reinen Phnomenologie und phnomenologischen Philosophie Erstes Buch: Allgemene Einfhrung in die reine Phnomenologie. Tbingen: Max Niemeyer Verlag, 1980. Ideas Relativas a una Fenomenologa pura y una Filosofia Fenomenolgica Libro Primero: Introduccin General a La Fenomenologa Pura. trad.: Jos Gaos, Mexico: Fondo de Cultura Econominca, 1949. Idias para uma Fenomenologia pura e uma Filosofia fenomenolgica Livro Primeiro: Introduo geral a Fenomenologia. trad.: Marcio Suzuki, So Paulo: Idias e Letras, 2006. _________________. Investigaciones Lgicas. trad.: Manuel G Morente e Jos Gaos, Madri: Biblioteca de La Revista de Occidente, 1976.

13

Bibliografia secundria:
BELLO, A. A.; DE LUCA, A. (org.). Le fonti fenomenologiche della psicologia. Pisa: ETS, 2005. BRENTANO, F. Psychology from an empirical standpoint. trad.: Antos C. Rancurello, D. B. Terrell e Linda L. McAlister. Londo/New York: Routledge, 1995. DESCARTES, Ren. Discurso do Mtodo.Trad .J. Guinsburg e Bento Prado Jnior.(Coleo Pensadores), So Paulo: ed. Abril cultural, 1973. ___________________. Meditaes Metafsicas .Trad. J. Guinsburg e Bento Prado Jnior.(Coleo Pensadores), So Paulo: ed. Abril cultural, 1973. HEIDEGGER, Martin. Los problemas fundamentals de la fenomenologia. trad.: Jos Garca Norro.Madrid: editorial trotta, 2000. _________________. History of the concept of time: prolegomena. trad.: Theodore Kisiel. Bloomington: Indiana University Press, 1992. KANT, Immanuel. Crtica da Razo Pura. Trd.: Valrio Rohden e Udo Bardur Moosburger.(Coleo Os Pensadores, V.1 e 2), So Paulo: ed. Abril cultural, 1987. LEVINAS, Emmanuel. La thorie de lintuition dans la phenomenology de Husserl. Paris: Librairie philosophique J. Vrin, 1984. La teora fenomenolgica de la intuicin. trad.: Tania Checchi. Salamanca: Ediciones Sgueme, 2004. __________________. Descobrindo a existncia com Husserl e Heidegger. Trad.: Fernanda Oliveira. Lisboa: Instituto Piaget, s.d. LYOTARD, J. F. A Fenomenologia. Lisboa: Edies 70, s.d. MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepo. Trad.: Carlos Alberto Ribeiro de Moura. So Paulo: Martins Fontes, 1994. __________________. Cincias do Homem e Fenomenologia. Trad.: Salma Tannus Muchail. So Paulo: Saraiva, 1973. MOURA, Carlos Alberto Ribeiro de. Racionalidade e Crise: Estudos de histria da Filosofia moderna e contempornea. So Paulo: Discurso Editorial e Editora da UFPR, 2001. MURAL, Andr. A Metafsica do Fenmeno. Rio de Janeiro: editora 34, 1998. ____________. Lide de La phnomnologie. Lexemplarisme husserlien. Paris: PUF, 1958. PATOCKA, Jan. Quest-ce que La phnomnologie? Grenoble: Jrme Millon, 1988. RAGGIUNTI, Renzo. Introduzione a Husserl. Roma-Bari: Editori Laterza, 2000. RICOEUR, Paul. Caminos Del reconocimiento. Trad.: Agustn Neira. Madri: Editorial Trotta, 2005. _____________. O si-mesmo como um outro. Trad.: Lucy Moreira Cesar, Campinas: Papirus, 1991. SAN MARTN, Javier. La Fenomenologa de Husserl como utopia de la razn. Barcelona: Editorial Anthropos, 1987.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 149-163

Jean Leison Simo A reduo fenomenolgica e sua significao fundamental nas Idias I
STROUD, Barry. El escepticismo filosfico y su significacin. trad.: Leticia Garca Urriza. Mxico: Fondo de cultura econmica, 1990. SPIEGELBERG, H. The phenomenological movement. Haag: Martinus Nijhoff, 1971. Tercer Coloquio Filosfico de Royaumont HUSSERL Buenos Aires: Paids. The Cambridge Companion to HUSSERL. Edited by Barry Smith and David W. Smith, Cambridge University Press, 1995.

14

Dicionrios:
GTZ D., HAENSCH G., WELLMANN H. Langenscheidt: Growrterbuch Deutsch als Fremdsprache. Berlin und Mnchen: GGP Media, 2003. Husserl wterbuch. In: http://www.clafen.org/diccionariohusserl

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 N 3

Novembro 2009

pp. 149-163

S-ar putea să vă placă și