Sunteți pe pagina 1din 10

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN FACULDADE DE DIREITO FAD NCLEO DE PRTICA JURDICA - NPJ Clara Mariana

a de Oliveira Lima

RELATRIO PARCIAL DA DISCIPLINA DE PRTICA JURDICA IV

SEALTIEL DUARTE DE OLIVEIRA

Mossor\RN Maio de 2011

Clara Mariana de Oliveira Lima

RELATRIO PARCIAL DO ESTGIO CURRICULAR OBRIGATRIO PRTICA JURDICA IV

Relatrio de atividades prticas apresentado Faculdade de Direito FAD, referente complementao das atividades curriculares da disciplina Prtica jurdica IV, sob a orientao do Professor: SEALTIEL DUARTE DE OLIVEIRA

Mossor/RN Maio de 2011

SUMRIO

1. Dados referentes ao estgio.......................................................................03 2. Introduo....................................................................................................04 3. Das aulas tericas.......................................................................................05 4. Das aulas prticas.......................................................................................05 5. Do atendimento e peas processuais........................................................06 6. Concluso.....................................................................................................08 ANEXOS

1. DADOS REFERENTES AO ESTGIO Da Instituio de Ensino Superior Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Do Campo de Estgio Escritrio de Prtica Jurdica Situado Rua Almino Afonso, 399, Centro, Mossor/RN. Do Estagirio Clara Mariana de Oliveira Lima, cursando o 10 perodo de Direito, no turno matutino, nesta Instituio de Ensino Superior. Do Perodo Parcial de Estgio De Abril Maio de 2011. Da Coordenao do Estgio Prof. Sealtiel Duarte de Oliveira. Destinatrios do Estgio Pessoas carentes com renda mnima no superior a 2 (dois) salrios mnimos, e todas as demais abrangidas pelo artigo 5, LXXXIV da Constituio Federal de 1988 e pela Lei n 1.060\1950, que no possuindo condies de arcar com as despesas processuais e os honorrios advocatcios.

2. INTRODUO O presente trabalho tem como objetivo relatar as atividades realizadas at o presente momento, referentes parcela do semestre da disciplina de Prtica Jurdica IV, do Ncleo de Prtica Jurdica da UERN, situada Rua Almino Afonso, n 399, Centro, Mossor\RN, ofertada aos graduandos do 10 perodo do Curso de Direito, em forma de disciplina obrigatria com carga curricular de 90 (noventa) horas aulas. Tem o objetivo de permitir aos graduandos a prtica do mundo jurdico, efetuando peas processuais que permitem desta forma a utilizao prtica dos conhecimentos jurdicos tericos adquiridos ao longo das disciplinas cursadas, tendo a prtica jurdica o objetivo de direcionar as atividades do graduando para o campo da vida prtica e visando dar oportunidade para que a populao carente, que necessita do Acesso Justiae que por no possuir condies de pleitear uma demanda, afim de que o Estado possa lhes garantir a devida Tutela Jurisdicional, encontra na Prtica Jurdica uma oportunidade mpar de verem seus direitos assegurados. Para a realizao de tais atividades, os estagirios, assistem aulas tericas, que reforam os conhecimentos adquiridos em diversas disciplinas. Para tanto, contamos com o apoio e a orientao do Professor Sealtiel Duarte de Oliveira e da Coordenadora do NPJ, a Professora Nara Rbia Silva Vasconcelos, e da equipe tcnica e especializada que forma o Ncleo de Prtica Jurdica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3. DAS AULAS TERICAS As aulas tericas, referentes a Prtica Penal, so ministradas pelo Professor Sealtiel Duarte de Oliveira, sempre s quintas-feiras, das 16h00min s 17h30min. Perodo em que utilizando-se de recursos tcnicos diversos vo sendo reforados e ampliados os conhecimentos adquiridos anteriormente, sempre buscando, aps as exposies tericas a utilizao da aplicao do Direito no plano prtico, atravs da elaborao de peas processuais dentro das temticas trabalhadas.

4. DAS AULAS PRTICAS As aulas prticas acontecem atravs do atendimento ao pblico todas s quintas-feiras no horrio compreendido entre as 13h00min e 16h00min. Consistindo na prestao de servio jurdico comunidade, realizado na parceria firmada com a graduanda Maria Mirian dos Santos Neta, quando temos a oportunidade de desenvolver algumas peas processuais, principalmente em direito de famlia como aes de execuo de alimentos, impugnao a contestao e guarda que encontram-se anexadas ao final do relatrio

5. PEAS PROCESSUAIS

I. AO DE EXECUO DE ALIMENTOS (Rito do art. 733) Requerentes: Daniel dos Santos Cunha, Danilo dos Santos Cunha, Douglas do Santos Cunha e Daniele dos Santos Cunha, representados por Marilene dos Santos Silva Cunha. Requerido: Pedro Daniel Cunha Filho.

II. AO DE EXECUO DE ALIMENTOS (Rito do art. 732) Requerentes: Mikarla Arkimeyre dos Santos Gonalves e Mikael Arkymeds dos Santos Gonalves, representados por Mirta Karla Lima dos Santos. Requerida: Maria Lcia de Almeida Gonalves.

III. AO DE EXECUO DE ALIMENTOS (Rito do art. 733) Requerentes: Mikarla Arkimeyre dos Santos Gonalves e Mikael Arkymeds dos Santos Gonalves, representados por Mirta Karla Lima dos Santos. Requerida: Maria Lcia de Almeida Gonalves.

IV. AO DE GUARDA C/C ALIMENTOS Requerente: Maria das Graas do Nascimento. Criana: Camila Ramony Dantas da Costa. Requerida: Rosngela do Nacimento Dantas.

V. IMPUGNAO CONTESTAO Requerente: Wlademir Seber Sales de Almeida Ref. ao processo: 0017717-20.2010.8.20.0106.

VI. AO DE DIVRCIO CONSENSUAL Requerentes: Francisca Vera Lcia Gonalves Ferreira e Hosselito Ultimo Ferreira de Willegaignon.

VII. REQUERIMENTO (em Ao de execuo de alimentos n 000447120.2011.8.20.0106) Requerente: Lvia Vitria Alves do Nascimento, representada por Lucivania Alves dos Santos. Assunto: Juntada de planilha de dbito atualizada.

6. CONCLUSO

O estgio realizado no Ncleo de Pratica Jurdica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, tem o objetivo de, atravs de suas realizaes prticas, viabilizar populao mossoroense carente, que no tem poder aquisitivo para constiturem advogados, a oportunidade de buscar o Poder Judicirio para soluo de litgios, para a concretizao e efetivao de seus direitos. Outro importante objetivo, seria a oportunidade que oferece aos graduandos do curso de Direito de se depararem com uma diversidade de lides e a formulao de uma soluo e elaborao de peties. Deste modo, a experincia adquirida torna-se imensurvel, pois possibilita a efetivao da prtica forense, capitadas diariamente no atendimento a cada cliente, nas aulas ministradas, nas dvidas e orientaes retiradas, nas relaes estabelecidas dentro da instituio e em cada situao vivenciada.

ANEXOS
(Peas)

S-ar putea să vă placă și