Sunteți pe pagina 1din 8

1.

INTRODUO

Os nanocompsitos polimricos teve seu princpio antes da dcada de 80, porm s se destacou, no final dos anos 80, incio dos anos 90, com o processo de esfoliao de argila em Nylon 6, um trabalho de pesquisa feito pelo grupo da Toyota. Os nanocompsitos polimricos so formados por um material polimrico, o termoplstico, termorrgido ou elastmero, e por um de reforo. Pelo menos uma de suas dimenses deve estar na ordem de nanmetros (1 a 100 nanmetros), podendo ser encontradas na forma dimensional (nanopartculas), unidimensional (nanofibras) e bidimensional (nanoplaquetas). Possibilitam mostrar melhores propriedades de resistncia de barreira, chama e mecnica, mas existem fatores que podem interferir nessas propriedades, tais como: o procedimento de preparao, a morfologia, os tipos de nanopartculas utilizadas e os tratamentos aplicados, alm das propriedades ligadas a matriz (cristalinidade, massa molas, etc.). Esse trabalho dar uma introduo ao que polmero e a diferena entre os compsitos e os nanocompsitos. Ir destacar as vantagens e desvantagens dos nanocompsitos polimricos, os diferentes tipos e as tcnicas de preparao que podem obtidos e mostrar onde tem sido utilizada essa nanotecnologia.

http://www.desenvolvimento.sp.gov.br/noticias/?ID=1766

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. DIFERENA ENTRE COMPSITOS E NANOCOMPSITOS A sutil diferena entre eles encontrada nas suas escalas, os compsitos geralmente esto na escala micromtrica (m) e os nanocompsitos, como j diz o nome, encontra-se na escola nanomtrica (nm) Alm disso, os nanocompsitos apresentam propriedades mecnicas e trmicas superiores aos compsitos comuns, alm de uma capacidade maior de reforo de matrizes polimricas, para menores concentraes de material inorgnico em relao aos agentes de reforo tradicionais (partculas e fibras), possuem interface difusa entre a fase orgnica e a inorgnica, onde h uma interao entre os componentes, podem ser utilizados para fabricao de recobrimentos, fibras, entre outros. Pela sua baixa permeabilidade, melhor resistncia qumica e maior retardncia de chama alcana timas propriedades de barreira. Os nanocompsitos comumente tm de 2 a 10% de nanocarga, adquirindo assim propriedades equivalentes ou superiores aos compsitos tradicionais contendo de 20 a 35% de carga. Atualmente tem mostrado propriedades que muitas vezes so nicas, como as pticas, eltricas e as magnticas.

2.2. POLMEROS Os polmeros (poli=muitos + meros=partes) so compostos qumicos de grande massa molecular, as macromolculas. Formado por unidade de estruturas menores, chamado de monmero, a partir de reaes qumicas, conhecida como polimerizao. O grau de polimerizao se da pelas repeties de unidades estruturais numa macromolcula. Em geral, h uma proporcionalidade dos elementos entre os polmeros e seus monmeros, mas em maior quantidade absoluta.

2.2.1. CARACTERSTICAS Os polmeros podem ser divididos a partir da sua mecnica, uma das principais e mais importantes caractersticas, em: Termoplstico: o material pode ser fundido mais de uma vez e dissolver-se em vrios solventes, por isso, possvel fazer sua reciclagem, caracterstica bastante desejvel atualmente. um dos tipos de plstico mais encontrado no mercado. Entre eles esto: policarbonato, poliuretano, policloreto de vinila, poliestireno, polipropeno, polietileno tereftalato, plexiglas.

Termorrgidos (termofixos): o material quando pronto, no pode ser mais fundido, pois o aquecimento do polmero acabado provoca a decomposio do material antes de sua fuso, assim a sua reciclagem se torna complicada. So estveis a variao de temperatura, alm de serem rgidos e frgeis. Utilizado em: baquelite (tomadas, telefones antigos e no embutimento de amostras metalogrficas), polister (carrocerias, caixas dgua, piscinas, dentre outros, nas forma de plstico reforado, fiberglass). Elastmeros (borrachas): aps a reticulao, apresenta alta elasticidade. Aguenta grandes deformaes antes de ser rompido. Por conta da sua impossibilidade de fuso, a reciclagem complicada. Alguns exemplos de elastmero so: poliisopreno, Buna S, Buna N ou perbunan, Neopreno ou policloropreno.

2.3. NANOCOMPSITOS POLIMRICOS

Foi em meio ao sculo XX que se desenvolveu a tecnologia de materiais polimricos, uma produo em grande escala de polmeros, feitos de unidades monomtricas. Porm seu interesse aumentou-se no perodo da II Guerra Mundial, onde havia uma ateno em relao segurana nacional e em produtos com aplicaes militares. Por conta do avano de tcnicas de microscopia e espectroscopia materiais do tipo madeiras, metais e vidros foram sendo substitudos por produtos como elastmeros, plsticos e resinas. Os compsitos polimricos surgiram na busca por melhorias das propriedades especficas dos polmeros. So compostos por uma mistura fsica de dois ou mais materiais que numa mistura harmnica produzem propriedades distintas dos componentes originais. Esses materiais heterogneos so formados por uma fase contnua (matriz polimrica) e uma fase descontnua (carga), para se ter um resultado aceitvel, a mistura necessitar ter um boa interao entre os componentes, suas distribuies, fraes volumtricas e propriedades particulares. Com novos estudos, inicia-se uma nova classe de materiais polimricos, chamado de nanocompsitos. Estes apresentam melhores propriedades que a dos compsitos comuns, pois pelo menos uma de suas dimenses est em escala nanomtrica (10-9 ), ou seja, so formados por uma matriz polimrica reforada e uma pequena quantidade de uma carga nanomtrica, aumentando assim, intensamente a interao entre as fases. As nano partculas frequentemente so compostos inorgnicos: argilas, nano tubos de carbono ou aditivos qumicos como slica, carbonato de clcio, alumina, xido de zinco, entre outros. A argila montmorilonita, por apresentar boas propriedades, como: boa capacidade de laminao, partculas resistentes a solventes, s temperaturas empregadas em polimerizao e s temperaturas e atrito do processo de extruso, a nanocarga mais empregada na

preparao de nanocompsitos polimricos. Entretanto, a argila tende a ser hidroflica no seu estado natural e os polmeros so organoflicos, para ela se tornar organoflica preciso fazer uma modificao superficial com surfactantes catinicos, como alquilamnio ou alquilfosfonio que substitui os ctions trocveis (normalmente Na+ encontrados em lacunas existentes entre as camadas estruturais) por ctions orgnicos de cadeias longas, alm de proporcionar o alargamento entre as galerias, facilitando assim a incorporao das cadeias polimricas.

2.3.1. OBTENO DOS NANOCOMPSITOS

As foras de interao interfaciais entre matriz polimrica e o silicato (modificado ou no) determinam trs tipos de nanocompsitos que podem ser termodinamicamente obtidos: Nanocompsito intercalado: ao inserir a matriz polimrica na camada de silicato, h um modelo cristalogrfico regular, independentemente da razo argila/polmero. Nanocompsito floculado: apesar de ter conceito parecido com o nanocompsito intercalado, suas camadas de argila ficam agregadas por causa das interaes entre as superfcies hidroxiladas dos silicatos. Nanocompsitos esfoliados: suas camadas individuais de argila se encontram separadas na matriz polimrica contnua, por uma distncia mdia que depende da adio de carga. A quantidade de argila utilizada num nanocompsito intercalado muito maior que em um nanocompsito esfoliado.

No h

microcompsito, no disperso das

camadas de argila na matriz (compsito convencional). A intercalao da argila depende do material utilizado, das condies do processo, da variao de temperatura, da velocidade do processamento e do tempo de mistura e da presso. As propriedades do material so proporcionais a interao do polmero e da nanocarga.

2.3.2. FABRICAO

Os nanocompsitos possui diversas maneiras de serem fabricados: Por combinao de polmeros dissolvidos com uma rede inorgnica preparada atravs da policondensao de alcxidos metlicos; Precipitao de nanopartculas em um gel polimrico; Impregnao de matrizes inorgnicas porosas com monmeros ou oligmeros; Polimerizao simultnea de alcxidos e monmeros; Combinao de polmeros ou copolmeros funcionalizados com grupos alcoxissilanos e a rede inorgnica; (figura).

No processo de nanocompsitos, inserido cadeias polimricas entre a estrutura lamelar dos argilominerais (figura).

2.3.3. TCNICAS DE PREPARAO DE NANOCOMPSITOS

Atualmente, todos os tipo de polmero tem sido utilizados como polipropileno, polietileno, poliestireno, poli(cloreto de vinila), copolmero de acrilonitrila-butadieno-estireno, poli(metacrilato de metila), poli(tereftalato de etileno), copolmero de etileno-acetato de vinila, poliacrilonitrila, policarbonato, poli(xido de etileno), resina poxi, poliimida, resina fenlica, policaprolactona, poliuretano e borrachas, entre outros. A disperso de nanopartculas inorgnicas (hidroflicas) na matriz orgnica (hidrofbica), tem sido um desafio para a preparao dos nanocompsitos polimricos. As nanopartculas apresentam grupamentos hidroxila compatveis somente com polmeros contendo grupamentos funcionais polares. A troca dos ctions situados entre as camadas por ctions orgnicos contendo sequncias carbnicas, permite uma modificao na estrutura do silicato, alm de uma diminuio da energia superficial das argilas de maneira a possibilitar que monmeros ou polmeros no estado fundido possam ser intercalados por entre as camadas. Conforme o material de origem e as tcnicas de processamento, a tcnica de preparao dos nanocompsitos so classificadas em trs grupos principais: Polimerizao in-situ: as camadas de silicatos so inchadas no monmero lquido ou na soluo contendo o monmero, de maneira que a polimerizao ocorra entre as camadas intercaladas de argila. A polimerizao pode ser iniciada por calor, radiao, por difuso de um iniciador apropriado ou por um iniciador orgnico, ou catalisador fixado por troca catinica nas interlamelas antes da etapa de inchamento. Intercalao do polmero em soluo: em uma soluo frequentemente requer a dissoluo da resina em um solvente orgnico seguida de intercalao por entre as camadas da argila, a intercalao ocorre em apenas alguns pares polmero/solvente. Este mtodo no muito utilizado para produo em larga escala. Composio no estado fundido: abrange a mistura de argila e polmero no estado fundido. A separao das camadas, especialmente a esfoliao, depende das interaes favorveis entre o polmero e argila, e uma subsequente reduo de energia do sistema. necessrio que a argila mineral seja antes tratada com um ction

orgnico, como ons alquilamnio, para que as camadas de silicato atinjam uma disperso nanomtrica. Esta etapa de organo-modificao deve ser realizada separadamente do processo de fuso, na extrusora. O cisalhamento apenas no suficiente para promover a nano disperso, mas uma energia livre global negativa precisa ser obtida do balano entlpico e entrpico. A entropia decresce com a intercalao da matriz entre as camadas de silicato, mas este fator deve ser balanceado por uma contribuio entlpica favorvel entre o polmero e argila.

2.3.4. VANTAGENS E DESVANTAGENS As desvantagens da utilizao de um compsito ou nanocompsito que pode haver migrao de carga para a superfcie da matriz polimrica, podendo dessa maneira contaminar o produto. Alm de na preparao ocorrer ganho de viscosidade (o que limita o processamento). Porm a grandes vantagens no uso de nanocompsitos, como: requer uma menor concentrao da carga para um mesmo efeito sobre as propriedades, deixando o produto mais leve, e essa reduo de peso importante, por exemplo, para aplicaes militares e aeroespaciais. possvel uma melhor barreira para uma mesma espessura ou uma reduo de peso da embalagem mantendo ou melhorando a proteo do produto acondicionado, sem comprometimento da transparncia. Apresenta boa capacidade de delaminao somada alta resistncia a solventes e estabilidade trmica necessria aos processos de polimerizao e de extruso, fatores que levaram sua popularizao como carga para nanocompsitos com eficcia comprovada. No segmento industrial de embalagens, tem notado que ao substituir materiais convencionais por nanocompsitos polimricos, h uma melhoria das propriedades de barreira, com o aumento da tortuosidade na trajetria da difuso. Da mesma forma que ocorre com as misturas, esta melhoria de propriedades torna-se dependente da morfologia. Por conta de sua dimenso (100 1.000 x 1nm) e dos nveis moderadores de cargas, nota-se a transparncia do material. Comparando com os polmeros puros, o crescimento nas propriedades de barreira por um fator entre 2 20% alcanado nveis de 1 5% de carga. Grandes empresas tm utilizados em sua produo, em escala industrial, materiais nanocompsitos para embalagens, como: TetraPak, DuPont, Bayer, PPG, Nanocor, UBE, Allied Signal, EMS Chemie, Eastman e ICI.

S-ar putea să vă placă și