Sunteți pe pagina 1din 8

DIREITO ADMINISTRATIVO FERNANDA MARINELA AULA 09 Os humilhados sero exaltados diante do Senhor

05 de maio de 2010

A lei 12.232/10 disciplina licitao para o servio de publicidade. Lei que no altera a Lei n 8.666/93. Observamos que o regulamento mais frgil. Vimos dois tipos de regulamento autnomo: Executivo: previsto no art. 84, IV, CF. Esta a regra no Brasil. Visa complementar a lei, buscando sua execuo. Autnomo: exerce o papel da lei. Previsto no art. 84, VI, CF. Tem fundamento de validade na CF. O STF e a doutrina majoritria j o admitem, mas em carter excepcional e desde que expressamente autorizado pela CF.

PODER DE POLCIA
o instrumento que tem o Estado para perseguir e compatibilizar interesses. O Estado quer compatibilizar o interesse pblico versus o interesse privado. O poder de polcia quer o bem estar social. Portanto, o poder de polcia instrumento para busca do bem estar social, compatibilizando interesses. Para HLM o poder de polcia vai restringir, limitar, frenar a atuao do particular em nome do interesse pblico. Pense o seguinte: o poder de polcia atinge, restringe basicamente dois direitos: A liberdade: Ex.: na rua X a velocidade de 60 km. A propriedade: Ex: limitar n de andares d apartamento.

Duas questes muito importantes: Quando o poder pblico limita o nmero de andares de um prdio ele ter que indenizar? O poder de polcia no retira, no toma o seu direito. Logo, no h que se falar em direito a indenizao. Mas ento o que poder de polcia faz? Ele define apenas a forma de exercer esse direito. Ento, o poder de polcia define os contornos do direito a liberdade e do direito a propriedade. O poder de polcia no toma um direito seu. No gera o dever de indenizar. O direito ao poder de polcia enquanto prerrogativa do poder pblico no atinge diretamente a pessoa do particular, apesar de atuar na liberdade e na propriedade, mas a sua atividade, os seus direitos, a sua atuao. O poder de polcia est conceituado no art. 78 do CTN. O exerccio do poder de polcia gera a cobrana da taxa de polcia. Por isto, o CTN acaba definindo o poder de polcia. A taxa de polcia espcie tributria vinculada, ou seja, deve haver uma contraprestao estatal. Ex.: quero construir uma casa. Peo licena para construir ao poder pblico. Este faz diligncias sobre o meu terreno. A taxa de polcia vinculada ao valor da diligncia (ir ao terreno, conferir construes, verificar projetos).
1

DIREITO ADMINISTRATIVO FERNANDA MARINELA AULA 09 Os humilhados sero exaltados diante do Senhor

05 de maio de 2010

Quando a administrao define a velocidade de uma via, isto representa poder de polcia? Fiscalizar atravs de radar poder de polcia? Quando cobra a multa poder de polcia? Vejamos: O poder de polcia esta em trs situaes diferentes: Na forma preventiva: forma que define e normatiza regras. Ex: definir velocidade. Na forma de fiscalizao: o chamado poder de polcia fiscalizador. Visa conferir, verificar o cumprimento das regras. Ex: embargar uma obra. Na forma repressiva: quando o poder de pblico aplica uma multa, uma sano.

Para materializar, concretizar o poder de polcia como instrumento, que tipo de ato administrativo se apresenta? O poder de polcia pode se materializar com a prtica de ato administrativo do tipo: Ato normativo: o ato normativo pode aparecer como exerccio do poder de polcia ou como poder regulamentar; Ato punitivo: controlar peso e medida de uma determinada mercadoria; aplicando sano se a regra for descumprida.

O poder de polcia em regra negativo? Sim, o poder de polcia traz em sua regra uma absteno ( negativo em sua essncia). No desrespeitar as regras de trnsito, no desrespeitar as regras de pesos e medidas. O que geralmente a pessoa sofre um no fazer (absteno). Em regra, no significa sempre. No entanto, h situaes excepcionais em que o poder de polcia traz a atuao positiva, ou seja, traz um fazer (positiva). Ex.: chuvas no RJ voc tem que desocupar a rea, pois a casa vai desabar. Vejamos algumas questes do Cespe/2009 que podem at mesmo ser uma questo dissertativa: o Ex.1: O aluno matriculado em escola pblica expulso da escola por colocar uma bomba no banheiro da escola. O aluno foi expulso da escola. Isto exerccio do poder de polcia? o Ex.2: empresa contratada para fornecer merenda escolar deixa de cumprir. A administrao cancela o seu contrato? Isto exerccio do poder de polcia? o Ex.3: servidor pblico, no exerccio das atribuies, comete infrao funcional. Aps processo administrativo ele foi demitido. Isto exerccio do poder de polcia? o Ex.4: controle alfandegrio. Isto exerccio do poder de polcia? Quando falamos do poder de polcia, o fundamento para o exerccio do poder de polcia a supremacia geral. Muitas sanes so aplicadas na administrao pblica. No exerccio da chamada supremacia geral, logo poder de polcia. Supremacia geral a atuao do poder pblico que independe de vnculo jurdico anterior.
2

DIREITO ADMINISTRATIVO FERNANDA MARINELA AULA 09 Os humilhados sero exaltados diante do Senhor

05 de maio de 2010

Ex: fiscalizao alfandegria; controle de pesos e medidas; controle de regras sanitrias, controle de velocidade de via pblica, controle. Mas a supremacia geral no pode ser confundida com a supremacia especial. A supremacia especial aquela que est condicionada a um vnculo jurdico anterior. Se a supremacia especial no exerccio do poder de polcia, a expulso de um aluno exerccio da supremacia especial. A sano que decorre do descumprimento do contrato tambm no poder de polcia, mas caso de supremacia especial, bem como servidor que pratica infrao e demitido, aqui h um vnculo jurdico anterior, logo caso de supremacia especial, ou seja, no caracteriza atuao de polcia. possvel delegao do poder de polcia? Pode transferir poder de polcia a particular? O STF j decidiu que no possvel delegao do poder de polcia ao particular, pois no possvel d poder de polcia as mos do particular, o que comprometeria a segurana jurdica. Conselho de classe exerce poder de polcia (ADI 1717). O STF disse ainda que aplicar a multa de trnsito ato de polcia. Apenas o radar, para tirar a foto, chamado de ato material de polcia (ato mecnico) pode ser ato de particular. Vinha ocorrendo a mfia dos radares de trnsito. Aconteceu que o poder pblico delegou ao particular esse servio. A empresa ganhava uma comisso por cada multa aplicada. STF decidiu que no pode ser feita a transferncia do exerccio do poder de polcia. O simples bater a foto ato material de polcia (esse pode ser transferido, esse pode ser dado ao particular). Agora, o ato material de polcia admite delegao (so tambm chamados de atos instrumentais). Existem atos materiais que preparam a atuao de polcia. Assim, ato preparatrio que pode ser dada ao particular. ato que vem antes da deciso de aplicar a multa, por exemplo. Agora, tambm possvel o ato material de polcia aps a deciso do Estado, so os chamados materiais posteriores. Ex.: chuva no RJ. O poder pblico determinou a desocupao e demolio das casas com licena para construir. A administrao no tendo instrumento para demolir pode contratar uma pessoa para tal. Veja que primeiro o estado decide, s depois o particular via decidir. Quando a administrao contrata empresa especializada para demolir caso de ato material de polcia. Assim, em suma: O ato jurdico de polcia (decidir, dar a ordem) que no podem ser transferidos ao particular, mas pode o ato material de polcia ser transferido ao particular. Os atos materiais podem ser: Preparatrios Posteriores

Os atos materiais de polcia so os atos instrumentais de polcia. O ato material ou instrumental pode ser transferido, delegado seja ele preparatrio ou posterior. J o ato jurdico de polcia o dar a ordem no pode ser transferido.

ATRIBUTOS OU CARACTERISTICAS DO PODER DE POLCIA


3

DIREITO ADMINISTRATIVO FERNANDA MARINELA AULA 09 Os humilhados sero exaltados diante do Senhor

05 de maio de 2010

Cuidado: h diferena entre atributos do ato administrativo e atributos do exerccio do poder de polcia.

1. DISCRICIONARIEDADE:
Em regra, o poder de polcia discricionrio. O poder de polcia no sempre discricionrio. Um poder no absolutamente discricionrio e nem absolutamente vinculado. O poder de polcia , em regra, discricionrio. Mas pode tambm ser vinculado, excepcionalmente, como no caso de licena para construir. Ento, a licena para construir caso de poder de polcia vinculado, enquanto que a autorizao exerccio do poder de polcia discricionrio.

2. AUTO-EXECUTORIEDADE:
Significa atuao independentemente da presena ou da autorizao do poder judicirio. No entanto, o controle pelo judicirio acontece sobre o ato. O poder pblico no precisa do Judicirio para aplicar multa, para fechar estabelecimento que desrespeita regras sanitrias. O poder pblico auto-executvel, mas nada impede que o poder judicirio possa atuar. Obs.: se a parte insatisfeita buscar o poder judicirio ele poder interferir, poder fiscalizar. Nada impede que se busque controle na via judicial. A atuao no condicionada ao Poder judicirio. Independe da atuao do PJ, mas no impede o seu controle. Obs.: possvel pedir reforo, ajuda policial. A auto- executoriedade no tem nada a ver com liberar o formalismo. auto-executvel com observncia do formalismo definido em lei. A doutrina majoritria diz que a auto-executoriedade se divide em dois enfoques: a) Exigibilidade: o poder que tem o Estado de decidir sem o poder judicirio. A exigibilidade chamada de meio de coero indireta. A administrao pode decidir sempre sem a presena do judicirio. Decidir um ato que a administrao sempre pode fazer. b) Executoriedade: significa executar sem o poder judicirio. O Estado no poder sempre executar. A executoriedade meio de coero direta. O Estado s pode praticar a executoriedade em duas situaes: o o Se previsto ou autorizado por lei Quando tratar de situao urgente. Ex: o RJ em situao de urgncia decorrente do perigo de desabamento decorrente das chuvas.

Assim, todo poder de polcia auto-executvel? No, pois nem sempre o ato do poder pblico ser executvel. Ex.: no caso de passeata, greve.

3. COERCIBILIDADE:
Significa que o poder de polcia obrigatrio, coercitivo e imperativo. Posso ir via judiciria e pedir deciso em sentido em contrrio, enquanto isso precisa continuar respeitando o poder de polcia. Duas informaes importantes.

DIREITO ADMINISTRATIVO FERNANDA MARINELA AULA 09 Os humilhados sero exaltados diante do Senhor

05 de maio de 2010

a) Poder de polcia de atuao bastante ampla. So campos diversos de atuao do poder de polcia, que vai de medicamentos at divertimento pblico. Exemplos: Ex.1: Controle e limitao de som; controle de caa e pesca; Ex.2: Polcia de medicamentos; polcia sanitria; polcia de pesos e medidas; divertimento pblico; limites para construir (polcia edilcia); trfego e trnsito; polcia de bebidas alcolicas. Qual a diferena entre polcia judiciria e polcia administrativa? Polcia administrativa: so rgos e entidades administrativa exercida por toda administrao; diversas. A polcia

Polcia judiciria: no qualquer rgo que pode exercer a polcia judiciria. A atuao aqui no ampla, pois nem todo rgo pode exercer.

ATOS ADMINISTRATIVOS
Fato: Fato aquele acontecimento do mundo em que vivemos. Ex.: nascer, morrer, chover. Fato jurdico: Esse acontecimento pode produzir efeito no mundo jurdico, assim o chamamos de fato jurdico. Ex.: nascer algum, surgindo nova personalidade; relao de parentesco; herana. Fato administrativo: se o acontecimento atinge diretamente o direito administrativo chamamos de fato administrativo. Ex.: servidor pblico falece. Isto fato jurdico que atinge o direito administrativo O fato diferente do ato. Ato a manifestao de vontade. Ato jurdico: quando a manifestao de vontade atinge a rbita do direito, chamamos de ato jurdico. Ato administrativo: Se a manifestao de vontade atingir especificadamente o direito administrativo chamada de ato administrativo. Existe uma expresso usada no direito administrativo que ato da administrao, que diferente de ato administrao. Ato da administrao: Se a administrao manifesta vontade temos o chamado ato da administrao. So os atos praticados pela administrao; nesse caso foi a administrao que manifestou vontade. Quando a administrao manifesta vontade em alguma situao, segue o regime pblico e em outros segue o regime privado. Ex.1: administrao desapropria imvel de Jos. Isto ato da administrao pblica.
5

DIREITO ADMINISTRATIVO FERNANDA MARINELA AULA 09 Os humilhados sero exaltados diante do Senhor

05 de maio de 2010

Ex.2: a administrao celebra contrato de locao, seguindo o regime privado, embora haja licitao. Quando o nosso ato, praticado pela administrao, regido pelo regime pblico ele ato da administrao e tambm chamado de ato administrativo. A empresa de telefonia que corta a linha telefnica segue o regime pblico ou o regime privado nesse ato de corte? Segue o regime pblico, logo ato administrativo. Mas quem praticou o ato foi uma concessionria que esta fora da administrao pblica. Assim, o ato que ela praticou no ato da administrao. Mas o seu regime pblico, logo ato administrativo que est fora da administrao. Ento, encontramos atos administrativos dentro e fora da administrao. Em suma:
Regime privado dos dois regimes I. Ato da administrao administrativos Regime pblico II. Ato administrativo rea fora III. Atos

Os atos da administrao, que so aqueles praticados pela administrao no regime privado. So atos da administrao, pois foram feitos pela administrao, mas tambm so atos administrativos, pois o regime pblico. Os atos que so apenas atos administrativos. No foi feito pela administrao, embora o regime seja pblico.

Assim, em suma: Os atos administrativos esto no regime pblico e podem esta dentro ou fora da administrao. Vejamos o quadro esquemtico da explicao sobre este assunto:
Atos da administrao que seguir o regime privado (1) Atos da administrao regidos pelo regime pblico (ato administrativo) (2) Ato praticado por concessionria e permissionria (esto fora da administrao), no entanto o regime do ato pblico. (ato administrativo) (3)

Contrato de locao (obs.: para locar precisa licitar) So atos da administrao. Regime privado.

Desapropriao So atos da administrao, pois quem fez foi a administrao. So atos administrativos, pois seguem o regime pblico So s atos administrativos. Quem fez no foi a administrao, mas o regime pblico.

Ex.1: Ato de corte do fornecimento do servio de energia e de telefonia no caso do particular que no efetue o pagamento. Aqui temos o regime pblico. ato administrativo. um ato administrativo que est fora da administrao. Ex.2: A concessionria de servios pblicos que fornece o servio de telefonia est fora da Administrao. O ato por ela praticado no ato da administrao. Mas, o regime do ato por ela praticado segue o regime pblico. Ato da administrao aquele praticado pela administrao. Existem atos praticados fora da administrao, que no so atos da administrao. Mas se o regime for pblico sero atos administrativos. Assim, conclumos que os atos administrativos seguem o regime pblico e podem estar dentro ou fora da administrao.
6

DIREITO ADMINISTRATIVO FERNANDA MARINELA AULA 09 Os humilhados sero exaltados diante do Senhor

05 de maio de 2010

CONCEITO DE ATO ADMINISTRATIVO EM SENTIDO AMPLO:


uma manifestao de vontade do Estado ou de quem lhe faa as vezes (o representante, como por exemplo, no caso das concessionria e permissionria), que cria, modifica ou extingue direitos (atinge a rbita jurdica) para satisfao do interesse pblico (fatia do direito administrativo), que estar sujeita ao regime jurdico pblico. inferior e complementar a lei e est sujeita ao controle ou reviso (da legalidade) pelo Poder Judicirio. O ato administrativo tem o mesmo patamar ou inferior a lei? inferior. Embora ao to administrativo seja inferior a lei busca sua complementao. Assim, na estrutura do ordenamento jurdico inferior a lei, mas busca a sua complementao. Assim, como vimos, o ato administrativo est sujeito a controle e reviso pelo Poder Judicirio; pode controlar o ato administrativo no que tange a sua legalidade.
Manifestao de vontade + criar, modificar ou extinguir direitos + satisfazer o interesse pblico + sujeita ao regime jurdico pblico + inferior a lei + sujeita a controle da legalidade pelo Poder Judicirio = ATO ADMINISTRATIVO EM SENTIDO AMPLO

CONCEITO DE ATO ADMINISTRATIVO EM SENTIDO AMPLO:


HLM traz o conceito de ato administrativo em sentido estrito ou propriamente dito. Para ele ato administrativo em sentido estrito tem que ser, alm das qualidades arroladas no conceito anterior, duas caractersticas a mais so includas por HLM, que so: unilateral e concreto. Ento, ato administrativo em sentido estrito a soma do:
Conceito amplo de ato administrativo + unilateral + concreto = ATO ADMINISTRATIVO EM SENTIDO ESTRITO

Apesar de este conceito ser simples, ainda h divergncias.

ELEMENTOS OU REQUISITOS DO ATO ADMINISTRATIVO


So os elementos que usam como fundamento a Lei n 4717/65 (lei da ao popular). Mas esta no a posio adotada por CABM. Ele organiza esses elementos de forma diferente. No entanto, o contedo o mesmo. CABM diz que alguns desses aspectos so elementos, os quais so condies para que exista o ato jurdico. Para CABM o ato administrativo tem pressuposto de existncia e validade: Pressuposto de validade: se a exigncia condio administrativo, significa que pressuposto de existncia. para ser ato

Pressuposto de existncia: o que CABM chama de condio de ato vlido.

Obs: devo ver o quadro comparativo disponibilizado no livro e no material de apoio da professora (roteiro de atos). Vamos estudar os elementos do ato administrativo com base na Lei n 4717/65, os quais so:

DIREITO ADMINISTRATIVO FERNANDA MARINELA AULA 09 Os humilhados sero exaltados diante do Senhor

05 de maio de 2010

1. SUJEITO COMPETENTE
Ateno: tem autor que chama de sujeito; tem autor que chama de competncia. Marinela prefere chamar de sujeito competente. Sujeito competente aquele que exerce funo pblica. o chamado agente pblico. Esse sujeito tem que ser agente pblico e tem que ser competente. Obs: agente pblico aquele que exerce funo pblica dentro ou fora da administrao pblica. Ele tem que ser competente. Vejamos as principais caractersticas da competncia administrativa: Vem prevista na lei ou na CF: a maior parte est na lei;. de exerccio obrigatrio: ela um poder dever. irrenuncivel; imodificvel pela vontade das partes; No admite transao; improrrogvel; imprescritvel: mesmo que no seja exercido por determinado perodo, ou seja, o no exerccio da competncia administrativa no gera sua prescrio. cabvel a delegao e a avocao: mas, delegao (transferir do meu ncleo) e a avocao (chamar uma atribuio para o meu ncleo de responsabilidade) de competncia devem acontecer excepcionalmente quando a lei autorizar e for justificado (Lei n 9784/99, artigos 11 a 15).

Obs: quando a autoridade competente delega competncia ela no deixa de ser competente. As duas autoridades se tornam competentes. Fala-se que aqui se constitui uma competncia cumulativa. A delegao proibida em trs circunstncias:
a) Competncia exclusiva (exclui todo mundo, no sobra ningum); b) Para atos normativos c) Para deciso e recurso administrativo.
QUESTES: 1. A competncia privativa pode ser delegada; 2. Notcia do STJ MS 14.149. Aqui o STJ entendeu ser direito subjetivo nomeao do candidato aprovado dentro do numero de vagas. Fora do nmero de vagas mera expectativa de direito. 3. Ato punitivo tambm um ato administrativo; 4. Descentralizao de entes polticos diferente de descentralizao poltica. No posso confundir.

S-ar putea să vă placă și