Sunteți pe pagina 1din 16

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARAN (UNESPAR) CAMPUS DE CAMPO MOURO CURSO DE HISTRIA MTODOS E TCNICAS DE PESQUISA EM HISTRIA PROFESSOR FRANK

ANTONIO MEZZOMO

NORMAS PARA REDAO DE TRABALHOS CIENTFICOS 1 ESCRITA OBSERVAR/EVITAR: Objetividade: conciso, clareza; Juzos apologticos; Juzos de valor; Expresses pessoais: impessoalidade, grias; Modstia e cortesia; Conjugao verbal: pensa-se, busca-se, etc. Ou seja, O discurso cientfico, tem no bojo de sua apresentao, o estilo objetivo e consensual. Ele busca a adeso e o consenso mediante o apelo racional e no emocional, ao contrrio do estilo jornalstico que geralmente materializado no texto atravs da adjetivao, bem

como atravs da descrio minuciosa de produtos, servios e tambm adjetivos que argumentam numa direo positiva. O discurso cientfico, pode-se dizer, mais enxuto. Sua argumentao mais cautelosa. O autor no afirma categoricamente. Ele levanta suposies: Ex.: Outro ponto que parece simplista, a escolha da linguagem para a resoluo dos problemas... Neste trecho, encontra-se um modalizador que tem por efeito enfraquecer os argumentos e as concluses: Parece ao invs de . O uso do modalizador serve para ao invs de impor categoricamente uma inteno, abrir espao para excees e refutaes, uma vez que a verdade cientfica relativa. Outro exemplo de discurso cientfico: No caso especfico do Brasil, onde a progressiva redemocratizao joga em cena o intelectual como ator poltico, possvel insinuar sem carter prescritivo que seu saber dever estar a servio do desvendamento dos conflitos que sua insero no crculo do poder ir revelar. (Silva, 1992) Quando se utiliza possvel insinuar, a autora no est afirmando categoricamente. O contrrio seria usar deve-se afirmar. O modalizador enfraquece ainda mais as concluses.

2 ESTUDO PELA LEITURA TRABALHADA 2.1. IMPORTNCIA DA LEITURA


No basta ir s aulas para garantir pleno xito nos estudos. preciso ler e, principalmente ler bem. Quem no sabe ler, no saber resumir, no saber tomar apontamentos e, finalmente, no saber estudar. Ler bem o ponto fundamental para os que quiserem ampliar e desenvolver as orientaes pedaggicas.

A leitura amplia e integra os conhecimentos, desonerando a memria, abrindo cada vez mais os horizontes do saber, enriquecendo o vocabulrio e a facilidade de comunicao, disciplinando a mente e alargando a conscincia pelo contato com formas e ngulos diferentes sob o quais o mesmo problema pode ser considerado. Quem l constri sua prpria cincia; quem no l memoriza elementos de um todo que no se atingiu. preciso ler, ler muito, ler bem.
preciso sentir atrao pelo saber,e encontrar onde busc-lo.

2.2- COMO SELECIONAR O QUE LER? O ttulo do livro a primeira informao que temos sobre seu contedo, mas no deve figurar como critrio de escolha para a leitura. Devemos examinar sumariamente o livro: a) o nome do autor; b) seu currculo;

c) sua orelha; d) o ndice da matria; e) a documentao ou as citaes ao p das pginas; f) a bibliografia (editora, data, edio); g) o prefcio.
Todo estudante deveria interessar-se pela formao de uma pequena biblioteca de obras selecionadas; os livros so suas ferramentas de trabalho. O primeiro passo adquirir os livros citados pelos professores como indispensveis ou fundamentais; em seguida, as obras mais amplas e mais especializadas dentro da rea profissional ou do interesse particular de cada um.

2.3- VELOCIDADE E EFICINCIA DA LEITURA


Alguns lem to devagar que, ao final de um pargrafo, j tiveram tempo para esquecer seu incio, e voltam para rev-lo. Estes retornos representam nova forma de perda de tempo e se soma lentido da leitura, com enorme prejuzo. Quem assim procede no encontra tempo para ler.

Quem l bem e depressa encontra tempo para ler e faz seu tempo render. 2.4- COMODIDADE E HIGIENE NA LEITURA
prefervel ler em lugar amplo, arejado, bem iluminado e silencioso; se a luz for artificial, deve ser difusa, e seu foco deve estar esquerda de quem l. prefervel ler sentado a ler em p ou deitado. Alm do texto a ser lido, importante ter mo um bom dicionrio, lpis e um bloco de papel. de suma importncia, tambm, o clima de silncio interior, de concentrao naquilo que se vai fazer.

Porm, no se julgue impossibilitado de ler se no puder faz-lo em ambiente de condies ideais. 2.5- DEFINIO DE PROPSITOS
A finalidade bsica da leitura cultural a procura, a captao, a crtica, a reteno e a integrao de conhecimentos, e isso se faz, em primeiro lugar, pela procura das idias mestras, das idias principais, tambm chamadas de idias diretrizes. Cada seo, cada captulo e, mesmo, cada pargrafo tem uma idia principal, uma palavra-chave, um conceito fundamental. Descobri-lo, quando no est em negrito, conquistar um dos fatores essenciais de toda aprendizagem cultural.

Em cada pargrafo, pois, o leitor deve captar a idia principal; deve concentrar-se em sua procura. O mau leitor, ou seja, o leitor lento e ineficiente, l palavras, ou melhor dizendo, l palavra por palavra, como se todas tivessem igual valor; o bom leitor l unidades de pensamento, l idias e as hierarquiza enquanto l, de maneira a encontrar a idia mestra ou apalavra-chave. Quem l idias mais veloz na leitura e capta melhor o que l. Crie o hbito de encontrar a idia principal em cada pargrafo que ler. Lembre-se, porm, de que nem sempre poder encontr-la numas poucas palavras dadas; talvez tenha de parafrase-las com palavras suas para capta-la com exatido.

2.6- A IDIA MESTRA EM SUA CONSTELAO


O bom leitor no l s o essencial; no l apenas resumos com o propsito insano de memoriz-los. O bom leitor produz resumos e procura acompanhar a montagem, o encadeamento, a articulao das idias em amplos e profundos textos nos quais as idias principais so fundamentadas em bases slidas, em demonstraes de validade pondervel, em fatos de evidncia comprovada, em documentos insofismveis.

importantssimo discernir o principal e o secundrio, a idia mestra e os pormenores mais ou menos importantes. Memorizar ndices, enunciados, teses, ou postulados no exime ningum da pecha de mau leitor, de mau estudante ou de pseudoselecionador de preciosidades. 1.7- SUBLINHAR COM INTELIGNCIA
Sublinhar uma arte que ajuda a colocar em destaque as idias mestras, as palavras-chaves e os pormenores importantes. Quem sublinha com inteligncia est constantemente atento leitura, descobre o principal em cada pargrafo e o diferencia do acessrio. Este trabalho favorece ainda o trabalho de reviso imediata, bem como as revises globalizadoras posteriores.

Sublinhar uma tcnica que tem as suas normas: a) b) Sublinhar apenas as idias principais e os detalhes importantes. No sublinhar por ocasio da primeira leitura.

c) d) e) f) g)

Reconstituir o pargrafo a partir das palavras sublinhadas. Ler o texto sublinhado com a continuidade e plenitude de sentido de um telegrama. Sublinhar com dois traos as palavras-chaves da idia principal, e com um nico trao os pormenores importantes. Assinalar com linha vertical, margem do texto,as passagens mais significativas. Assinalar com um sinal de interrogao, margem, os pontos de discordncia.

2.8- VOCABULRIO E LEITURA EFICIENTE


Muita gente l mal porque no tem bom vocabulrio e no tem bom vocabulrio porque l mal.

O domnio cada vez mais amplo do vocabulrio enriquece nossa possibilidade de compreenso e ocorre para aumentar a velocidade da leitura. Mas como aumentar nosso vocabulrio? , sem dvida, com a leitura. Como proceder ante uma palavra de sentido desconhecido, ou que assume sentido novo em determinado contexto? Anote, pois, a palavra desconhecida em um papel avulso e continue a ler. Ao final de um captulo, apanhe um dicionrio para esclarecer as

palavras anotadas como desconhecidas e verifique o sentido que melhor coaduna com o respectivo contexto. O fundamental que no se deve perder a oportunidade de enriquecer o prprio vocabulrio pela preguia da busca de palavras novas em algum dicionrio. Por certo estaramos prejudicando a compreenso do texto e impedindo o prprio crescimento cultural. Que dicionrios consultar? Um bom dicionrio da lngua materna e um bom dicionrio dentro de sua rea de especializao. 2.9- LER LEVANTAR ESQUEMAS E RESUMOS
Esquema o plano, a linha diretriz seguida pelo autor no desenvolvimento do seu escrito; esse plano delimita um tema e estabelece a trajetria bsica de sua apresentao, subordinando idias , selecionando fatos e argumentos.

A elaborao ou levantamento do esquema obedece a algumas regras: a) Seja fiel ao texto. b) Apanhe o tema do autor,destaque ttulos e sub-ttulos. c) Seja simples, claro e distribudo organicamente. d) Subordine idias e fatos, no os rena apenas. e) Mantenha sistema uniforme de observaes, grficos e smbolos para as divises e subordinaes que caracterizam a estrutura do texto.

2.10- NATUREZA, FUNO E REGRAS DE RESUMO


O resumo pedaggico, no necessariamente cientfico, consiste no trabalho de condensao de um texto capaz de reduzi-los a seus elementos de maior importncia.

O resumo difere do esquema e do sumrio porque formado por pargrafos de sentido completo, sua leitura dispensa a do texto original. Quem l bem, ser capaz de elaborar bom resumo, e obedecer espontaneamente a seguinte regras: a) No pretender resumir antes de ler, de esclarecer todo o texto, de sublinhar, de fazer breves anotaes margem do texto. b) Ser breve e compreensvel. c) Percorrer especialmente as palavras sublinhadas e as anotaes margem do texto. d) Nos casos de transio textual, usar aspas e fazer referncia completa fonte. e) Juntar, especialmente ao final, referncia bibliogrfica.

3 RESUMO Resumir um texto significa criar um novo texto mais curto, utilizando somente as informaes mais importantes do texto original. (Serafini, 1998). Resumo a condensao do contedo, sem anlise crtica ou interpretao de um documento, com o mesmo vocabulrio do autor e em ordem estabelecida no documento original para apresentao da informao. (Monteiro, 1998). 3.1. Requisitos de um Resumo: Conciso: a redao concisa quando as idias so bem expressas com um mnimo de palavras; Preciso: resultado das selees das palavras adequadas para expresso de cada conceito; Clareza: caracterstica relacionada compreenso. Significa um estilo fcil e transparente. 3.2. A leitura do resumo deve permitir: Conhecer o documento sem necessariamente l-lo; Determinar se preciso ler o documento na ntegra.

3.3. Observaes gerais sobre o resumo: A estrutura deve ser lgica, isto , o texto deve ter comeo, meio e fim; A primeira fase deve ser significativa, expondo o tema principal do documento, isto , identificando o objetivo do autor quando escreveu o texto; As frases subseqentes devem seguir a lgica de abordagem do autor, isto , a seqncia dada s idias pelo autor, incluindo todas as divises importantes dando igual proporo a cada uma delas e sempre observando o tema principal do documento, isto , objetivo do autor; Dar preferncia ao uso da terceira pessoa no singular e o verbo na voz ativa (descreve, aborda, estuda, etc.); 3.4. Evitar em resumos (NBR6028): O uso de pargrafos; Frases longas; Citaes e descries ou explicaes detalhadas; Expresses do tipo: o autor trata, o texto do autor, o artigo trata e similares; Figuras, tabelas, grficos, formulas, equaes e diagramas.

Tomemos como exemplo este trecho: Mrio e Luza foram ontem noite jantar no restaurante da esquina. Sentaram-se mesa logo entrada. Mrio comeu pizza com cogumelos, um calzone recheado e um fatia de torta de nozes; Luza comeu torta de espinafre, berinjelas ao forno e salada de agrio. Depois, saindo do restaurante, andando depressa contra o vento frio da noite, atravessaram a rua e voltaram para casa. Procuraram a chave da casa, abriram o elevador; finalmente, se sentaram no sof de casa, abriram a porta do prdio, justamente a tempo de curtir num lugar quentinho um filme de Cary Grant que eles acharam muito bom. (117 palavras). Eis um exemplo de resumo: Ontem noite, apesar do frio, Mrio e Luza foram comer fora. Mrio fez uma refeio base de farinceos; Luza, de vegetais. Depois, voltaram a p para casa a tempo de ver o filme de Cary Grant. (38 palavras).

4 RESENHA A resenha, segundo Monteiro (1998), tambm chamado de resumo crtico, pois visa fornecer uma apreciao crtica sobre determinada obra. O ponto alto da resenha a viso crtica de quem a escreve. Alm de trazer o assunto devidamente resumido, este acompanhado de uma anlise, de uma viso crtica. Recomenda-se usar a terceira pessoa do singular. A resenha uma anlise e tem a mesma unidade dos demais resumos, respeitando a linearidade do texto. Entretanto h maneiras de redigir a resenha. Segundo Azevedo (1992), deve-se resumir (reescrever sinteticamente) o contedo da obra e depois fazer a transio para a crtica. Outros j fazem a anlise (crtica) junto com o resumo. A unidade da resenha : a- introduo; b- desenvolvimento (com ou sem crtica); c- concluso (com ou sem crtica); d- crtica (quando for feita parte, depois do resumo da obra).

a- Introduo alm de indicar o tema do texto, deve tambm contextualizar o autor e sua obra no universo temtico da obra. Pode-se, nesse momento, indicar o pblico alvo. b- Desenvolvimento aqui h duas opes. Ou resume-se primeiramente o texto para depois partir para a crtica, ou analisa-se criticando juntamente com o resumo da obra. Isto , tecendo, junto coma apresentao da obra, os comentrios. Faz-se todos os comentrios acerca do contedo e plano da obra; c- Concluso aqui segue as opes acima. Se a resenha estiver no primeiro momento resumindo o texto para depois criticar, a concluso ser o fecho do autor do documento objeto da resenha. Se a resenha j estiver tecendo os comentrios juntamente com o resumo, a concluso (da resenha) trar a concluso do autor do texto bem como do autor da resenha; Critica ela vir depois do resumo do texto, que se apresentou sem crtica, se essa foi a modalidade escolhida pelo autor da resenha.

5 SNTESE Segundo Souza e Carvalho (1995), o vocbulo sntese vem do grego e significa etimologicamente ao de pr junto. Nesse sentido, a sntese um rico exerccio que envolve tanto a leitura quanto a escrita. Ela requer a depreenso bem ntida do que se l ou escreve, para que possa ser desenvolvida com eficcia. Seu procedimento consiste na retirada dos dados secundrios, do acessrio, em relao s idias principais, que constituem o ncleo semntico do texto. A partir da, sintetiza-se o texto apresentando com as prprias palavras, os pontos relevantes destacados, ou seja, comenta o que apreendeu a partir da leitura do texto. Para elaborar uma boa sntese, necessrio compreender antes o contedo global do texto. No possvel ir sintetizando medida que se via fazendo a primeira leitura. O uso de um procedimento apropriado pode diminuir as dificuldades de elaborao da sntese. Para isso, importante adotar algumas medidas: 1- Ler uma vez o texto ininterruptamente, do comeo ao fim. Essa primeira leitura deve ser feita com a preocupao de responder genericamente a pergunta: do que trata o texto?

2- Na segunda leitura, anotar as palavras mais difceis (usar o dicionrio se for preciso) e captar o sentido das frases mais complexas. Nesta leitura, deve-se ter a preocupao de compreender sobretudo as palavras relacionais, responsveis pelo estabelecimento das conexes (assim, isto, isso, aquilo, l...) 3- Num terceiro momento, com palavras abstratas e mais abrangentes, tentar sintetizar, com suas palavras, as idias centrais de cada fragmento (captulo, pargrafo...) 4- Constituir a redao final, com suas palavras, procurando no s condensar os segmentos, mas encade-los na progresso em que se sucedem no texto e estabelecer as relaes entre eles.

S-ar putea să vă placă și