Sunteți pe pagina 1din 2

Geraes do Romantismo

A primeira gerao: (Nacionalistaindianista)


Era voltada para a natureza, o regresso ao passado histrico e ao medievalismo. Cria um heri nacional na figura do ndio, de onde surgiu a denominao de gerao indianista. O sentimentalismo e a religiosidade so outras caractersticas presentes. Principais autores: podemos destacar Gonalves de Magalhes, Gonalves Dias e Arajo Porto Alegre. Gonalves de Magalhes foi o introdutor do Romantismo no Brasil. Principais obras: Suspiros Poticos e Saudades. Gonalves Dias foi o mais significativo poeta romntico brasileiro. Obras: Cano do exlio, I-Juca-Pirama. Arajo Porto Alegre fundou com os outros dois a Revista Niteri-Brasiliense. Caractersticas: nacionalismo ufanista, o indianismo, o subjetivismo, a religiosidade, o brasileirismo (linguagem), a evaso do tempo e espao, o egocentrismo, o individualismo, o sofrimento amoroso, a exaltao da liberdade, a expresso de estados de alma, emoes e sentimentalismo.

A segunda gerao:
Tambm conhecida como Byroniana e Ultrarromantismo, recebeu a denominao de mal do sculo pela sua caracterstica de abordar temas obscuros como a morte, amores impossveis e a escurido. Principais autores: lvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela, Junqueira Freire e Pedro de Calasans. Principais obras: Plida Luz, Soneto, Lembranas de Morrer, Noite na Taverna. Casimiro de Abreu escreveu As Primaveras, Poesia e amor, etc. Fagundes Varela, embora byroniano, j tinha em sua poesia algumas caractersticas da terceira gerao do romantismo. Principais caractersticas: Foram o profundo subjetivismo, o egocentrismo, o individualismo, a evaso na morte, o saudosismo (lamentao) em Casimiro de Abreu, por exemplo, o pessimismo, o sentimento de angstia, o sofrimento amoroso, o desespero, o satanismo e a fuga da realidade.

A terceira gerao:
Conhecida tambm como gerao Condoreira, simbolizada pelo Condor, uma ave que costuma construir seu ninho em lugares muito altos e tem viso ampla sobre todas as coisas, ou Hugoniana, referente ao escritor francs Victor Hugo, grande pensador do social e influenciador dessa gerao. Principais autores: Castro Alves, Sousndrade e Tobias Barreto. Castro Alves, denominado "Poeta dos Escravos", o mais expressivo representante dessa gerao com obras como Espumas Flutuantes e Navio Negreiro. Sousndrade no foi um poeta

muito influente, mas tem uma pequena importncia pelo descritivssimo de suas obras. Tobias Barreto famoso pelos seus poemas romnticos.

Principais caractersticas: As principais caractersticas so o erotismo, a mulher vista com virtudes e pecados, o abolicionismo, a viso ampla e conhecimento sobre todas as coisas, a realidade social e a negao do amor platnico, com a mulher podendo ser tocada e amada. Essas trs geraes citadas acima, apenas se aplicam para a poesia romntica, pois a prosa no Brasil, no foi marcada por geraes, e sim por estilos de textos - indianista, urbano ou regional - que aconteceram todos simultaneamente.

S-ar putea să vă placă și