Sunteți pe pagina 1din 5

Algumas notas sobre o Novo Cdigo Civil a partir do pensamento de Miguel Reale: diretrizes, princpios e refutao s crticas.

Marcos Rondon Silva O Culturalismo de Miguel Reale e o novo Cdigo Civil. O culturalismo a corrente de pensamento que situa a cultura como paradigma central das cincias e da filosofia, expressando-se de diversas formas e espraiando evidentes conseqncias sobre a construo conteudstica das cincias. No que toca a Miguel Reale, o seu culturalismo projeta sobre as cincias uma viso integrante do conhecimento, uma procura incessante pela relao realidade e pensamento a respeito dela mesma. A realidade tomada como ao do sujeito sobre o mundo, sendo simultaneamente atributiva de significado e determinada pela natureza. De acordo com Martins-Costa e Branco, "a concepo culturalista de Reale nega a possibilidade de seco absoluta do conhecimento e a construo de sistemas puramente lgicos, motivo pelo qual extremamente importante o conceito de histria e a compreenso do homem como um ser que interage com o mundo e que tem a conscincia da funcionalidade indissolvel da relao que estabelece no ato de conhecer a realidade."1 Verifica-se, pois, que h conseqncias evidentes na forma como se enxerga e descreve o mundo. E mais, para Miguel Reale, a cincia mais do que mera atividade descritiva, sendo ao mesmo tempo conformadora da realidade, eis que o conhecimento transforma o homem, espraiando efeitos sobre sua praxis. Dessa forma, a ao de um culturalista sobre a realidade - e no seria diferente com Reale tem conotao carregada de significado, eis que age sobre os fatos a partir de sua concepo de cultura. Esta breve introduo necessria porque cada um dos artigos do novo Cdigo Civil, que sofreu a interveno de Miguel Reale, possui sua marca, " a marca que uma grande mente quer deixar para o futuro do homem comum, que quem traa os rumos da histria."2. E a herana que vai deixando o Mestre passa, conforme se ver adiante, a partir de excertos de seus escritos, por sua orientao filosfica. Todo o processo de elaborao do Projeto de Cdigo Civil contou com a colaborao de Miguel Reale, antes mesmo at de sua escolha para coordenar a comisso que resultou no projeto. Quando foi convidado pelo ento Ministro Gama e Silva para elaborar o Projeto de Cdigo Civil, Reale logo tratou de consignar que a tarefa deveria ser coletiva, "por considerar o mundo contemporneo incompatvel com a vaidade de legisladores solitrios". Sugeriu, ento, que a comisso atendesse aos seguintes requisitos: a) competncia doutrinria; b) afinidade intelectual; c) que fossem juristas de diversos lugares do pas "para prevenir acusaes de bairrismo."3 Ningum melhor habilitado, pois, para apresentar a estrutura, princpios, diretrizes, bem como rebater as crticas assacadas contra o novel Cdigo, que o prprio Miguel Reale, razo pela qual far-se-, doravante, abundantes remisses a seus escritos em torno do tema.

Diretrizes do novo Cdigo Civil. De acordo com o prprio Reale 4 , foram as seguintes as diretrizes que informaram a elaborao do novo Cdigo: a) preservao do Cdigo vigente sempre que possvel, em razo de seus mritos intrnsecos e tambm pelo acervo doutrinrio e jurisprudencial que gravita em torno dele; b) impossibilidade de realizar-se uma mera reviso do Cdigo Bevilaqua, vista de sua evidente falta de correlao com a sociedade contempornea e as mais significativas conquistas da Cincia do Direito; c) alterao geral do Cdigo no que toca a valores considerados essenciais, como a eticidade, a sociabilidade e a operabilidade; d) insero no Cdigo somente daquelas matrias j consolidadas, ou com relevante grau de experincia crtica, deixando-se a cargo da legislao especial aditiva o regramento de questes ainda em processo de estudo ou que, por sua natureza complexa, envolvessem problemas e solues que extrapolassem do Cdigo Civil; e) nova estruturao do Cdigo, mantendo-se a Parte Geral, mas com nova ordenao da matria, a exemplo das mais recentes codificaes; f) no realizao, propriamente, de uma unificao do Direito Privado, mas sim do Direito das Obrigaes, em virtude do obsoletismo do Cdigo Comercial de 1850, com a conseqente incluso de mais um Livro na Parte especial, que cuidasse do que se denominou "Direito de Empresa". Princpios norteadores do novo Cdigo Civil. J no que concerne aos princpios que subjazem ao novo Cdigo, aponta Miguel Reale5, como fundamentais, a eticidade, a socialidade e a operabilidade. A eticidade significa a superao do apego que se verifica no Cdigo de 1916 ao formalismo jurdico, influncia do Direito tradicional portugus e da escola germnica dos pandectistas. Imperativo se fazia reconhecer, como vetor axiolgico hodierno, a participao dos valores ticos no ordenamento jurdico, sem deixar de lado as conquistas da tcnica jurdica. A adoo desse valor explica a opo, no novo Cdigo, por normas genricas ou clusulas gerais, de forma a possibilitar a "criao de modelos jurdicos hermenuticos, quer pelos advogados, quer pelos juzes, para a contnua atualizao dos preceitos legais."6 So exemplos dessa orientao os arts. 113, 187 e 422 do novel Cdigo. Outro resultado de atuao do princpio da eticidade a freqente referncia probidade e boa-f, em contraste com o Cdigo ainda em vigor, "demasiado parcimonioso nessa matria, como se tudo pudesse ser regido por determinaes de carter estritamente jurdicas."7

A socialidade revela-se no constante objetivo do novo Cdigo em superar o indisfarvel carter individualista do Cdigo vigente, do tempo em que o pas era expresso de uma sociedade eminentemente agrcola, com 80% da populao vivendo no campo. Hoje, observa-se um giro de 180 graus, eis que 80% da populao brasileira vive nas cidades, sob o influxo dos meios de comunicao de massa, o que exige um predomnio do social sobre o individual. So expresses desse vetor axiolgico os arts. 421, 422, 1.238 a 1.240, entre outros. De acordo com Miguel Reale8, tem carter verdadeiramente revolucionrio o disposto nos 4 e 5 do art. 1.228, que conferem ao juiz poder expropriatrio, o que no consagrado em nenhuma legislao. A operabilidade exsurge em que o novo Cdigo procura "estabelecer solues normativas de modo a facilitar sua interpretao e aplicao pelo operador do Direito." 9 Cuidou-se, por primeiro, de eliminar as dvidas que subsistiram durante a aplicao do Cdigo anterior, como a distino entre prescrio e decadncia. O novo Cdigo enumera, na Parte Geral, os casos de prescrio, em numerus clausus, sendo as hipteses de decadncia previstas " em imediata conexo com a disposio normativa que a estabelece."10 Outra providncia foi colocar-se termo a sinonmias que pudessem gerar dvidas, distinguindo-se, por exemplo, associao e sociedade. Uma outra expresso da operabilidade foi a resoluo de lanar mo, sempre que necessrio, de "clusulas gerais, como acontece nos casos em que se exige probidade, boa-f ou correo ( corretezza ) por parte do titular do direito, ou quando impossvel determinar com preciso o alcance da regra jurdica."11. Exemplo disso a disposio do art. 575. O que se objetiva alcanar, no dizer de Reale, " o Direito em sua concreo, ou seja, em razo de elementos de fato e de valor que devem sempre ser levados em conta na enunciao e na aplicao da norma." 12. Exemplo claro desse direcionamento o 1 do art. 1.240, que atende existncia da unio estvel, considerada nova entidade familiar. Por derradeiro, fica clara a opo da Comisso por uma linguagem mais atual, mais precisa, e menos apegada a modelos clssicos ultrapassados, sem, contudo, abandonar-se os valores de correo e de beleza que distinguem o Cdigo Civil vigente. So notveis, tambm, as inovaes no Direito de Famlia, o qual sofreu mudanas substanciais, a exemplo das seguintes: a) igualdade absoluta dos cnjuges e dos filhos, com a supresso do ptrio poder, que passou a denominar-se "poder familiar"; b) o cnjuge foi includo no rol dos herdeiros, em virtude da adoo de novo regime geral de bens no casamento, o da comunho parcial, corrigindo-se omisso existente no Direito das Sucesses; c) uma melhor disciplina da unio estvel como nova entidade familiar.

As crticas sofridas pelo Projeto. No faltaram crticas aprovao do novo Cdigo, provindas de duas fontes bsicas: a) um pblico denominado por Reale de "jovens bacharis" e b) juristas mais experientes. No que concerne aos "jovens bacharis", eis a apreciao do venerando Mestre: " A primeira no merece seno breve aluso, porque relativa a jovens bacharis, jejunos de experincia jurdica, que se aventuraram a formular juzos negativos sobre uma lei fundamental que nem sequer leram ou viram, somente pelo fato de seu projeto originrio datar de cerca de trinta anos."13 Quanto s crticas lanadas por parte de juristas mais experientes e tradicionais, assim se manifesta Miguel Reale: "Compreende-se que as inteligncias juvenis, entusiasmadas com as novidades da Internet ou a descoberta do genoma, tenham decretado a velhice precoce do novo Cdigo, por ter sido elaborado antes dessas realizaes prodigiosas da cincia e da tecnologia, mas juristas mais experientes deviam ter tido mais cautela em suas afirmaes, levando em conta a natureza especfica de uma codificao, a qual no pode abranger as contnuas inovaes sociais, mas to-somente as dotadas de certa maturao e da devida massa crtica, ou j tenham sido objeto de lei."14 Uma outra espcie de crtica que sofre o novo Cdigo diz respeito ao longo processo de tramitao. A isto responde Reale assim: " Por outro lado, o fato da aprovao do Cdigo Civil pelo Congresso Nacional ter demorado 26 anos, no significa que, durante todo esse tempo, no tenham ocorrido incessantes atualizaes, tanto na Cmara dos Deputados - onde cerca de 1.200 emendas foram objeto de magnfico relatrio do Deputado Errnani Satyro - assim como no Senado Federal, vrias alteraes devidas a sugestes dos membros remanescentes da originria "Comisso Revisora e Elaboradora do Cdigo Civil, como se deu comigo, pois continuei a prestar colaborao ao Poder Legislativo."15 Uma ltima crtica provm do grupo que Miguel Reale denomina de "saudosistas do Cdigo de 1916", os quais propugnavam sucessivas reformas parciais ao Cdigo anterior, sem a necessidade de nova codificao. A estes replica: "Como supervisor e coordenador dos trabalhos da Comisso Revisora e Elaboradora do Cdigo Civil, cabe-me das testemunho do nosso comum esforo no sentido de preservar, o mais possvel, a legislao vigente, verificando-se a inviabilidade desse propsito, no somente em razo do obsoletismo de muitas de suas disposies, mas tambm porque, em se tratando de um ordenamento sistemtico, a mudana em uma parte logo repercute sobre outros pontos do projeto, no podendo deixar de prevalecer a sua elaborao ex novo."16 E arremata: "No se tratava, com efeito, de mera mudana de artigos, mas de tomada de posio perante o problema da codificao exigida pelo Pas, luz de outros paradigmas de

ordem tica e poltica, uma vez que o Cdigo em vigor fora elaborado para uma nao predominantemente agrcola, com reduzida populao urbana, sem os imensos problemas sociais do Brasil contemporneo ."17 Em outros textos Miguel Reale refuta com o brilhantismo que lhe peculiar estas e outras crticas. Contudo, o espao no nos permite abeberarmo-nos um pouco mais de sua verve. Concluso. O que mais notvel em tudo quanto foi dito por Miguel Reale acerca dos valores que informaram a elaborao do novo Cdigo que este representa, sem qualquer dvida, a superao do paradigma patrimonial-liberalista, herana do Liberalismo surgido a partir da Revoluo Francesa. Triunfa o novel Cdigo sobre o individualismo prprio da concepo liberal. Opera o novo Cdigo, pois, uma mudana de perspectiva que, luz de transformaes sociais e ideolgicas que vieram a lume desde a edio do Cdigo de 1916, fez proliferar uma vastido de estatutos legais e microssistemas comprometidos com os valores da sociabilidade e da solidariedade. A Constituio Federal de 1988 claro exemplo desse avano paradigmtico e na sua esteira, veio o Novo Cdigo Civil, vigente desde janeiro de 2003. Como diz Jos Camacho Santos: " O Direito Civil, na esteira da Constituio, ancora-se em valores tico-sociais, e no mais no esprito liberal que grassava no Sculo das Luzes. O individual no pode pr em risco o bem-estar geral. As linhas axiolgicas, por enunciarem fundamentos e objetivos da repblica, condicionam a hermenutica dos diplomas infraconstitucionais, dando azo quilo que se denomina constitucionalizao do Direito Civil. Dentre elas esto os compromissos com a dignidade da pessoa humana; a constituio de uma sociedade livre, justa e solidria; a erradicao da pobreza e da marginalizao; a promoo do bem-estar comum ( arts. 1 a 3 CF ) etc. O novo Cdigo Civil louva-se na socializao e solidarizao. A promoo e funcionalidade so inspiraes e aspiraes confessadas, com a assuno do mnus de efetivamente realizar a concretizao dos objetivos sociais anunciados pelo Texto Maior. Atual e oportuno, o Codex apresenta perfil ajustado filosofia poltico-constitucional, enfatizando os princpios da socialidade, eticidade, operabilidade e concretude. Consolida avanos normativos que, se bem compreendidos e aplicados pelos operadores jurdicos, faro realidade referidas metas."18 Realmente, dar concretude aos valores que animam o novo Cdigo Civil tarefa dos operadores do Direito. Agora preciso valermo-nos da slida tradio humanista de que somos herdeiros desde a Renascena. Cabe indagarmos, juntamente com Edgard Morin: "O que cultura humanista? a cultura que continuamos mais ou menos a aprender no colgio, marcada pelos nomes de Montaigne, Voltaire, Rousseau, Diderot... E qual o conveniente dessa cultura? efetivamente interrogar-se sobre o homem, a sociedade, o destino, a vida, a morte, o outro lado."19 Experincia e cultura: postulados jusfilosficos de Miguel Reale que agora nos desafiam a tornar viva a letra da lei, a atender a seu esprito, porque, como diz o Apstolo Paulo, em sua Primeira Epstola aos Corntios "a letra mata, mas o esprito vivifica."

S-ar putea să vă placă și