Sunteți pe pagina 1din 20

Introduo Todos os seres vivos so formados por clulas.

Eles podem ser unicelulares (formados por apenas uma clula) ou pluricelulares (formados por vrias clulas). Informaes sobre a clula animal A clula a menor unidade do ser vivo. No corpo humano h diferentes tipos de clulas, e cada tipo, desempenha uma funo especfica visando a manuteno da vida no organismo. Quase todas as clulas possuem caractersticas comuns em relao a sua forma, tais como: membrana plasmtica, citoplasma e ncleo. Vale lembrar que estas caractersticas esto presentes tanto na clula animal quanto na vegetal. A membrana plasmtica o envoltrio da clula, atravs dela que a clula ganha sua forma e seleciona as substncias que entraro ou sairo de seu interior (tudo que entra ou sa da clula tem que atravessar esta membrana). O citoplasma composto por uma parte fluida onde ocorrem muitas reaes qumicas necessrias vida da clula, ele engloba tudo o que h na clula desde a membrana plasmtica at o ncleo, incluindo as organelas (rgos das clulas). As organelas presentes no citoplasma de uma clula animal so: - Lisossomos: atuam na digesto de substncias orgnicas. - Vacolos: participam da digesto intracelular. - Retculo endoplasmtico liso: tem as funes de fazer a sntese de lipdios, alm de transportar e armazenar substncias. - Retculo endoplasmtico rugoso: faz a sntese de protenas. - Centrolos: atuam no processo de diviso celular alm de originar flagelos e clios. - Complexo de Golgi: executa a secreo celular, alm de formar o acrossoma e o lisossomo. - Ribossomos: fazem a sntese de protenas; - Peroxissomos: processam reaes oxidativas, atuando no processo de desintoxicao celular; - Mitocndrias: realizam a respirao celular.

O ncleo controla as funes das clulas, ele possui envoltrio duplo e poros nucleares que fazem o controle do que se dirige de dentro dele ao citoplasma ou vice-versa. A grande maioria das clulas do corpo tem apenas um ncleo; contudo, h clulas que no o possuem (este caso dos glbulos vermelhos) e h ainda aquelas que possuem vrios (clulas musculoesquelticas). Curiosidade: Aproximadamente 75 trilhes de clulas formam um ser humano adulto.

DIFUSO E OSMOSE

O que O transporte passivo o transporte que ocorre entre duas solues que tem por objetivo igualar as concentraes, ele ocorre sem o gasto de energia. Ele se divide em dois tipos: difuso e osmose.

A difuso a modalidade de transporte passivo, na qual, o soluto passa da soluo mais concentrada (hipertnica) para a menos concentrada (hipotnica). Isto ocorre com o objetivo delas se tornarem iguais (isotnica). Quanto maior for a diferena entre as concentraes, mais rpido ser o transporte. Por exemplo, a nicotina entra mais rapidamente na corrente sangunea do no fumante do que na do fumante, isto ocorre devido ao fato desta substncia no estar presente na corrente sangunea do indivduo que no fuma. Outro exemplo sobre a difuso o cloro jogado na piscina. Ele se misturar completamente a gua, deslocando-se do meio de maior concentrao para o menos concentrado at ficar distribudo homogeneamente por toda a piscina. A osmose a modalidade de transporte passivo, na qual, o solvente transportando do meio de maior concentrao para o meio menos concentrado. Um exemplo bem simples para entendermos a osmose observar a ao do acar sobre o morango. Quando colocado em contato com o morango, o acar recebe a gua contida nesta fruta. Tambm observamos a osmose quando tomamos banho de mar, uma vez que h uma concentrao de soluto (sal) bem mais elevada no mar do que aquela presente em nosso corpo. H situaes em que ambas (osmose e difuso) ocorrero simultaneamente. Este o caso do sal que ao ir para a corrente sangunea, passar para o liquido intersticial (liquido de onde as clulas retiram seus nutrientes e depositam os seus resduos) por difuso. E por osmose, a gua contida no lquido intersticial passar para a corrente sangunea. O resultado disso ser a elevao do volume de sangue e da presso sangunea.

DIVISO CELULAR

Introduo Eventualmente as clulas necessitam se duplicar para dar origem a novas clulas. Esta diviso celular ocorre de duas formas: atravs da mitose e da meiose. Neste texto abordaremos a mitose. De forma prtica, podemos entender que na mitose a clula se duplica para dar origem a duas novas clulas. Estas so conhecidas como clulas filhas (formadas a partir da diviso celular) e so idnticas uma da outra, uma vez que foram formadas a partir de uma nica clula. As fases da Mitose Agora que sabemos disso, veremos as cinco fases que a clula atravessa em seu ciclo de vida at completar sua diviso. So elas: prfase, metfase, anfase, telfase e interfase. Prfase Nesta fase, as clulas comeam a se preparar para a diviso.

neste momento que ocorrer a duplicao do DNA e centrolos. Com o DNA condensado e os centrolos em movimento, inicia-se o processo da diviso mittica. Metfase Aqui comea o alinhamento entre os pares formados na fase anterior. Nesta etapa, o DNA alinha-se no eixo central enquanto os centrolos iniciam sua conexo com ele. Dois fios do cromossomo se ligam na parte central do centrmero. Anfase A diviso comea com os cromossomos migrando para lados opostos da clula, metade vai para um lado e a outra metade vai para o outro. Telfase Esta a ltima fase da mitose. Nesta etapa a membrana celular se divide em duas partes, formando, assim, duas novas clulas. Cada uma delas ficar com metade do DNA original. Interfase Este o estado normal da clula, ou seja, aqui ela no se encontra em diviso. Nesta fase, ela mantm o equilbrio de todas as suas funes atravs da absoro dos nutrientes necessrios sua manuteno. Ela permanecer neste estgio at estar preparada para uma nova diviso, que ocorrer a partir da duplicao dos cidos nuclicos. A partir de ento, o ciclo se reinicia.

CROMOSSOMOS

O que so Os cromossomos so os responsveis por carregar toda a informao que as clulas necessitam para seu crescimento, desenvolvimento e reproduo. Localizados no ncleo celular, eles so constitudos por DNA, que, em padres especficos, so denominados genes.

Informaes sobre os cromossomos As caractersticas prprias de cada indivduo, como, por exemplo, a cor dos olhos, cabelos, estatura, entre tantas outras, so hereditrias, uma vez que fazem parte de seu cdigo gentico (DNA). Os cromossomos normalmente encontram-se em pares, mas nem sempre esto visveis desta forma, especialmente quando se encontram descondensados e desprendidos da cromatina. Contudo, eles voltam a se condensar e se enrolar no momento

da reproduo celular, nesta fase, eles podem ser vistos em pares. Em nosso cdigo gentico h 46 cromossomos (23 pares); contudo, importante saber que o nmero de cromossomos no est relacionado ao nvel de inteligncia ou complexidade de cada criatura, uma vez que, o ser humano, no o ser que possui a maior quantidade de cromossomos. Existem ainda, muitos organismos da mesma espcie com diferentes nmeros de cromossomos, um exemplo, a freqncia com que so encontradas plantas da mesma espcie com esta caracterstica. Dentro do ncleo celular, encontramos tambm um outro cido nuclico que contribui na formao de protena e diviso celular. Tanto o RNA quanto o DNA, so encontrados dentro ncleo celular. A maioria das clulas humanas encontram-se em pares, e, por isso, so chamadas diplides (46 cromossomos). H tambm as clulas haplides (23 cromossomos), estas, possuem apenas metade do nmero de cromossomos e normalmente so encontradas nas clulas germinativas masculina e feminina. atravs das clulas haplides que ocorrer a meiose.

FAGOCITOSE

Introduo Na fagocitose a clula envolve e envia partculas slidas ao seu interior. Um exemplo bastante clssico deste processo ocorre em nosso sistema imunolgico, quando os macrfagos (clulas de defesa) fagocitam os microorganismos patognicos (vrus, bactrias, etc). Como ocorre Uma vez que o antgeno estiver em seu interior, a clula de defesa se autodestruir (processo conhecido como autlise). Estas clulas de defesa tm a importante funo de eliminar agentes agressores ao nosso organismo. A fagocitose ocorre em duas fases, a primeira o processo de ingesto, no qual a clula gastar bastante energia at carregar a partcula ao seu interior. A segunda a digesto intracelular da partcula ingerida, aqui alguns microorganismos podero ser destrudos. Nem sempre ocorrer autlise. De forma simples, podemos entender que a fagocitose um mecanismo importantssimo de nosso organismo que o protege contra a invaso de agentes causadores de doenas.

MEMBRANA PLASMTICA

O que e funes De forma simples, podemos definir a membrana plasmtica como envoltrio celular. Este envoltrio ser o responsvel pela forma da clula e pelas substncias que entram e saem dela. Composio e outras caractersticas Sua composio qumica lipoprotica (gordura + protena), porm, esta no se d de forma homognea. H dois tipos de substncia que atravessam a membrana plasmtica: as hidrossolveis e as lipossolveis. As substncias hidrossolveis chegam ao interior das clulas somente aps atravessarem os poros contidos nas protenas transportadoras. Contudo, este transporte somente ocorrer se estas substncias forem menor do que o tamanho do poro desta protena. No caso das substncias lipossolveis, estas atravessam a membrana plasmtica bem mais facilmente, pois a maior parte da membrana plasmtica formada por lipdeo. Aqui, as substncias no necessitam ser pequenas, necessariamente, para chegarem ao interior da clula. Este processo de entrada e sada de substncias atravs da membrana plasmtica so conhecidos como transporte passivo (difuso e osmose) e transporte ativo (endocitose, fagocitose, exocitose). Curiosidade: As substncias hidrossolveis que atravessam a membrana plasmtica so: gua (H2O), oxignio (O2), gs carbnico (CO2), uria, vitamina C, glicose, cido saliclico, cido lctico, protenas pequenas (menores que o tamanho dos poros das protenas transportadoras), aminocidos e sais minerais.

RESPIRAO CELULAR

Indroduo Toda a atividade da clula requer energia, e esta, obtida atravs da mitocndria. Esta organela a responsvel pela produo de energia atravs de um processo conhecido como respirao celular. Como ocorre Para obter energia, a clula obrigatoriamente precisa de glicose. Isto ocorre da seguinte forma: a mitocndria quebra a molcula de glicose introduzindo oxignio no carbono, capturando, assim, sua energia. Aps este processo, sobrar apenas o gs carbnico, que sair na expirao. No caso das plantas, a glicose produzida atravs da fotossntese. Neste processo, a planta recebe gs carbnico do ar e energia do sol para fazer esta composio qumica. A medida que ela produz glicose, elimina oxignio.

A mitocndria faz exatamente o contrrio do que ocorre na fotossntese, ou seja, ela retira sua energia atravs da quebra da glicose e libera gs carbnico. Em qumica orgnica sabemos que a ligao de carbono com carbono energtica, assim, em busca deste combustvel indispensvel s suas atividades, a mitocndria o retirar dos tomos de carbono. importante sabermos que para se extrair energia das substncias, necessria a presena de oxignio, e desta forma (introduzindo oxignio no carbono) que a mitocndria retira a ligao energtica dos tomos de carbono. Curiosidade: Voc sabia que 93 a 97% de nosso corpo composto por oxignio, hidrognio, nitrognio e carbono?

MEIOSE(DUPLA DIVISO CELULAR)

ntroduo Ao contrrio do que ocorre na mitose (onde h a diviso de apenas uma clula), na meiose duas clulas dividem-se ao mesmo tempo. Como ocorre

As fases deste processo (prfase, metfase, anfase, telfase, interfase) ocorrem da mesma forma que na mitose; s que, neste caso, em dobro, pois aqui teremos duas clulas passando pelo mesmo processo simultaneamente. Na meiose, quatro novas clulas sero criadas a partir de duas clulas. Cada uma destas novas clulas carregar metade do DNA de sua clula de origem. A meiose se inicia quando o organismo est na fase de reproduo. As fases de diviso celular da meiose so de fcil compreenso para aqueles que entenderam o processo da mitose. Enquanto que na mitose apenas uma clula passa pelos estgios de diviso (prfase, metfase, anfase, telfase, interfase) para gerar duas clulas filhas, na meiose ocorrer o mesmo, mas neste caso, duas clulas passaro ao mesmo tempo por este processo, para gerar quatro clulas filhas. Para identificar os passos de cada clula durante a meiose, existe uma definio cientfica conhecida como Meiose I e Meiose II. De forma mais simples podemos entender que isto nada mais do que duas clulas passando simultaneamente pelas "mesmas" etapas que ocorrem na mitose. Na meiose, a fase da interfase (quando as clulas no se encontram em diviso) bastante curta e nela no h duplicao do DNA. Como j foi explanado anteriormente, a meiose inicia-se quando a clula est em fase de reproduo. A partir deste momento, haver uma mistura de genes entre as duas clulas. importante sabermos que este processo bastante comum entre os organismos vivos como plantas, animais, e, at mesmo, alguns tipos de fungos. Ao invs de criar duas novas clulas com nmeros idnticos de cromossomos (como na mitose), na meiose as clulas fazem uma segunda diviso (meiose II) logo aps a primeira (meiose I). Nesta segunda diviso o nmero de cromossomos divido ao meio. Com apenas a metade do nmero de cromossomos, as clulas so chamadas de haplides. As clulas diplides so

exatamente o oposto das haplides. As clulas em seu estgio normal so consideradas diplides. Etapas da meiose Meiose I Basicamente as fases da meiose so parecidas com a da mitose. Em ambas, os pares de cromossomos se alinham no centro da clula e seguem para lados opostos. A meiose difere pelo crossing-over que ocorre com o DNA. Este crossing over a troca de genes entre as clulas. Nesta troca, os genes so misturados e o resultado desta troca no uma duplicao perfeita como ocorre na mitose. Aqui as clulas se dividem originando duas novas clulas com apenas um par de cromossomos cada uma. Como o perodo de interfase muito curto na meiose, as clulas no tm tempo de duplicar seus cromossomos para realizar uma diviso mittica, ento, elas novamente partem para uma diviso meitica, dando incio a meiose II. Meiose II Na prfase II o DNA restante nas clulas se condensa formando cromossomos curtos. Cada par de cromossomos possui um centrmero. Os centrolos iniciam sua jornada para lados opostos da clula. Metfase II : nesta etapa os cromossomos j esto alinhados no centro da clula e os centrolos esto preparados para duplicao. Anfase II : aqui os cromossomos aparecem divididos e seguem em direo a lados opostos da clula. Eles no dividem o DNA entre as novas clulas, ao invs disso, eles repartem o DNAj existente. Cada clula filha pegar somente o necessrio para suas funes metablicas. Telfase II : nesta fase o DNA j foi completamente puxado para os lados. Ao final desta fase, haver quatro clulas haplides que so chamadas de gametas. O objetivo dos gametas encontrar outros gametas para, ento, fazerem sua combinao e se tornarem um novo organismo.

OBS: A meiose ocorre apenas nas clulas germinativas masculinas e femininas.

MITOCNDRIA

Introduo Toda a atividade celular requer energia, atravs da mitocndria que esta energia necessria s atividades das clulas ser gerada. Como funciona a mitocndria Para obter energia, a clula obrigatoriamente precisa de glicose. A mitocndria tem a funo de quebrar a glicose introduzindo oxignio no carbono, o que resta o gs carbnico, que sair atravs da expirao. Este processo realizado por esta importante organela celular conhecido como respirao celular. Para que as clulas possam desempenhar suas funes normalmente, elas dependem de vrias reaes qumicas que ocorrem dentro da mitocndria. Apesar de sua grande importncia, a mitocndria uma organela celular bastante pequena. Existem clulas que possuem um grande nmero de mitocndrias, contudo, a

quantidade desta organela depender da funo de cada uma. Quanto mais a clula necessitar de energia para realizar suas funes vitais, mais mitocndrias ela produzir. Com relao a sua estrutura, de forma simplificada podemos dizer que a mitocndria possui duas membranas (uma externa e outra interna). Muitas das reaes qumicas ocorrem em sua membrana interna. A membrana externa tem a funo de revestir e sustentar suas organelas. Curiosidades sobre as mitocndrias: - As mitocndrias tambm so encontradas nas clulas vegetais; - As mitocndrias s podem ser visualizadas com o auxlio de microscpio profissional, pois possuem dimenso diminutas (medem em mdia 0,003mm); - As mitocndrias no so encontradas nas clulas de bactrias e algas azuis; - A palavra mitocndria de origem grega, onde mitos significa linha e chondrion significa grnulo; - As mitocndrias esto presentes em maior quantidade nas clulas dos msculos, corao e sistema nervoso, pois estas necessitam de grande quantidade de energia.

NCLEO CELULAR

O que O ncleo o responsvel pelo controle de todas as funes celulares. A maior parte das clulas de nosso corpo possui um nico ncleo. Contudo, h clulas que no possuem nenhum (glbulos vermelhos maduros) e outras que possuem vrios, como, por exemplo, s clulas musculares esquelticas. Entendendo mais sobre o ncleo celular Como nem todas as clulas possuem um ncleo definido, a biologia as dividiu em dois grupos: as eucariontes (clulas com ncleo definido) e as procariontes (clulas sem ncleo definido). Dentro destes dois grupos, importante sabermos que mesmo as clulas procariontes possuem DNA. Neste caso, ao invs de concentrar-se no ncleo, como ocorre com as clulas eucariontes, o DNA geralmente se encontra no nucleide. O nucleide no um verdadeiro ncleo, uma vez que no se encontra separado do resto da clula por membrana prpria. Este consiste em uma nica grande molcula de DNA comprotenas associadas.

No caso das clulas eucariontes, o ncleo encontra-se separado pelo envoltrio nuclear, que, alm de ter a funo de separar o ncleo do citoplasma, comunica-se com o citoplasma atravs dos poros nucleares. Estes poros, so os responsveis pelo controle da troca de substncias entre o ncleo e o citoplasma. Dento do ncleo, encontram-se corpos em formatos esfricos denominados nuclolos, compostos proticos, DNA e RNA e os genes nucleares, tambm conhecidos como cdigo gentico. Estes genes so os responsveis no s pelas caractersticas hereditrias, como tambm, pelo controle da maioria das atividades realizadas pelas clulas. De forma geral podemos dizer que o ncleo possui duas funes bsicas: regular as reaes qumicas que ocorrem dentro da clula e armazenar suas informaes genticas.

CLULA EUCARIONTE

O que so As clulas eucariontes, tambm chamadas de eucariticas, so aquelas que possuem um ncleo definido (ncleo verdadeiro), atravs de uma membrana nuclear. Caractersticas principais: - Possuem organelas em seu interior com funes bem definidas; - Possuem ncleo individualizado (carioteca), envolvido por uma membrana nuclear; - Presena do material gentico dentro do ncleo. As clulas eucariontes esto presentes nos: - Animais (inclusive seres humanos) - Vegetais - Fungos

- Protozorios Voc sabia? A principal diferena entre uma clula eucarionte e uma procarionte que o primeiro tipo possui um ncleo verdadeiro e delimitado com presena de material gentico, enquanto no segundo tipo este material gentico encontra-se espalhado pelo citoplasma.

CELULAS PROCARIOTICAS

O que so As clulas procariticas, tambm conhecidas como clulas procariontes, so aquelas que possuem uma organizao muito simples. Nelas, o material do ncleo celular fica espalhado pelo citoplasma. Exemplos Podemos citar como exemplos de seres que so formados por clulas procariticas: bactrias e cianobactrias. Caractersticas

As clulas procariticas no possuem algumas organelas como, por exemplo, Complexo de Golgi e Mitocndrias.

DOGMA CENTRAL DA BIOLOGIA MOLECULAR

O Dogma Central da Biologia Molecular foi descrito em 1958 por Francis Crick na tentativa de relacionar o DNA, o RNA e as protenas. O DNA pode se replicar e dar origem a novas molculas de DNA, pode ainda ser trancrito em RNA, e este por sua vez traduz o cdigo gentico em protenas. Dogma Central:

Algumas descobertas posteriores no coincidiram com este Dogma: O RNA pode sofrer replicao em alguns vrus e plantas O RNA viral, atravs de uma enzima denominada transcriptase reversa, pode ser transcrito em DNA O DNA pode diretamente traduzir protenas especficas sem passar pelo processo de transcrio, porm o processo ainda no est bem claro

S-ar putea să vă placă și