Sunteți pe pagina 1din 26

Processos de Percepo, seus distrbios e intervenes na aprendizagem

AREAS DO CREBRO

Desde o nascimento, o CREBRO tem suas clulas PROLIFERANDO intensamente, fazendo conexes que podem determinar toda uma vida de experincias, pois, a partir das primeiras sensaes e percepes do bebe no mundo em que vive, e com os outros, ele exercita as aprendizagens SIGNIFICATIVAS e amplia as funes mentais (AUSUBEL, 1968). Essas so responsveis pelo desenvolvimento humamo e, neste contexto, a ateno considerada essencial para a aprendizagem e a interveno neuropedaggica, por meio de jogos e atividades ldicas, como disparadores do prazer.
ATIVIDADES COM JOGOS

OS JOGOS SO DISPARADORES DAS PERCEPES COM AS ATIVIDADES LDICAS ADULTOS E CRIANAS DE QUALQUER IDADE SENTEM-SE MOTIVADOS E O BRINCAR AMPLIA AS EMOES E O PRAZER.

Os humanos adquirem/interagem atravs das aprendizagens, com uma infinidades de regras, competencias, informaes e formas de lidar com as situaes que se apresentam. O desenvolvimento humano depende da aprendizagem orientada e intencional, do planejamento sistemtico e controlado como de processos espontneos e assistemticos.

Os NEURONIOS e os processos de aprendizagem. O conhecimento, as habilidades verbais e motoras, atitudes e valores so aprendidos no cotidiano. Concepo socio histrico e cultural de aprendizagem (Vigotsky 1985) O CORPO TAMBM FALA

A Comunicao entre os neurnios a base para a funo cerebral. Compreender como a neurotransmisso ocorre crucial para entender como o crebro processa e integra as informaes. Interrupo da comunicao neural provoca alteraes nos processos cognitivos e de comportamento.
Neste contexto, o ensino-aprendizagem tem funes determinante na organizao da estrutura cognitiva, do pensamento e das forma como o indivduo ir processar, no sentido de se manifestar no fazer acadmico, desde a compreenso, a expresso das informaes e as vivencias na vida diria.

O SISTEMA NERVOSO responsvel por identificar estmulos provenientes do meio ambiente e produzir respostas para que o corpo se adapte aos mesmos. um sistema altamente complexo e eficaz, que funciona com impulsos gerados e transmitidos por clulas e, os neurnios so os responsveis na transmisso das informaes utilizando-se dos sinais eltricos e qumicos da base neural.

Responsvel pelas aes complexas como pensamento, memria, emoo e linguagem. No adulto este rgo pode ter cerca de 12 bilhes de neurnios (clulas do sistema nervoso

O hemisfrio esquerdo responsvel pela linguagem verbal, pelo pensamento lgico e pelo clculo. O hemisfrio direito controla a percepo das relaes espaciais (distncias entre objetos), a formao de imagens e o pensamento lgico, entre outros.

Para o cerebro armazenar as informaes, ele depende dos mecanismos fisiolgicos de memoria utilizado pelo sistema nervoso central. A MEMORIA , localizada no hipocampo, estadelece relaes diretas com:
A ATENO: FUNO BSICA DO TRONCO ENCEFLICO E O LOBO FRONTAL; A MOTIVAO - PROCESSOS EMOCIONAIS.

FUNCES DOS HEMISFRIOS CEREBRAIS atravs do corpo caloso

Segundo a Dra. Henriette Van Praag, do Instituto Salk (San Diego, Califrnia, Estados Unidos), os ambientes enriquecidos e estimulados com recursos materiais, prtica de exerccios fsicos e uma boa nutrio influenciaram no desenvolvimento da memria e da aprendizagem

O fazer sadio do crebro atua diretamente sobre a capacidade cognitiva. Quando ativado para funes como a linguagem, a matemtica, a arte, msica ou atividade fsica facilitam para que as crianas desenvolvam seu potencial e sejam futuros adultos inteligentes, confiantes e articulados.

Luria observa que a percepo uma atividade cognitiva bastante complexa e mediada, na cultura Em 1966, ele apresentou trs unidades das percepes: 1 - unidade funcional, 2 unidade de anlise e sntese da informao recebida e a 3 unidade que ocupa dos movimentos de busca que do conduta perceptiva seu carater ativo. Para a neurociencia o atual conceito de percepo a SENSOPERCEPO

A inteligencia sensorial est na base da evoluo da motricidade e do crebro. Esta integrao sensorial inicia-se no tero materno, como processo do desenvolvimento e da aprendizagem. O crebro organiza um sistema de comunicao (corpo-crebro; cerebrocorpo) sensaes.

A parte do crebro que comanda a fala no recebe sangue em quantidade suficiente. Ento a pessoa pode ter dificuldades com a fala. no Sistema Nervoso Central que chegam as informaes relacionadas aos sentidos (audio, viso, olfato, paladar e tato) e dele que partem ordens destinadas aos msculos e glndulas e se apresentam com funcionamentos variados.

LINGUAGEM O processo de aquisio da linguagem escrita, assim como, o da linguagem oral, envolve diversas regies cerebrais, entre elas a rea parieto-occipital. Na regio occipital, o crtex visual primrio o responsvel pelo processamento dos smbolos grficos, e as reas do lobo parietal so responsveis pelas questes vsuo-espaciais da grafia.

APRESENTAR EXEMPLOS DE ALUNOS (registrar situaes de) linguagem escrita, fala, oralidade e escrita audio linguagem e escrita leitura com dificuldades quadros emocionais.

Possveis intervenes nas dificuldades ou situaes diferentes de aprender: prticas para a sala de aula O CREBRO TEM SUAS REAS ESPECFICAS DE APRENDIZAGEM quando lesionadas podem ou no ser regeneradas

Os NEURONIOS podem alterar sus processos quando o conhecimento, as habilidades verbais e motoras, atitudes e valores so aprendidos . A Comunicao entre os neurnios a base para a funo cerebral. Compreender como a neurotransmisso ocorre nos leva a entender como o crebro processa e integra as informaes. Interrupo da comunicao neural provoca alteraes nos processos cognitivos e de comportamento. o ensino-aprendizagem tem funes determinante na organizao da estrutura cognitiva, do pensamento e das forma como o indivduo ir processar, no sentido de se manifestar no fazer acadmico, desde a compreenso, a expresso das informaes e as vivencias na vida diria.

A organizao da vida psquica aparece das experincias sensoriais, e internalizaes que a criana vive nos primeiros meses de vida, as lembranas de prazer, sensaes, emoes, formas, saberes, odores, movimentos, contatos, etc. So lembranas que constituem a base a partir da qual fica integrada todo a vida fantasmtica, cujas manifestaes aparecero mais tarde em atividades no verbais como so as corporais as expresses plsticas e simblicas, desenhos, pinturas, modelagem e formas mais evoludas como a escrita e dentre ela, a criana das metforas, poesias, a msicas....

A emoo o ponto de partida do psiquismo, da conscincia e da vida social. Segundo Wallon o desenvolvimento um processo descontnuo onde ocorrem conflitos e rupturas, integrando trs aspectos centrais: afetividade, inteligncia e ato-motor. Entender que na base orgnica do corpo humano, o Sistema Nervoso, as conexes cerebrais modificam-se medida que o ser humano relaciona-se socialmente. Por exemplo, as regies do crebro do beb se ampliam e mudam suas funes de acordo com as interaes sociais nas quais o beb est envolvido (conversa da me com ele, colo dos adultos, poder ver e escutar outras pessoas, etc.).

Distrbios de aprendizagem um termo genrico que se refere a um grupo heterogneo de alteraes manifestas por dificuldades significativas na aquisio e uso da audio, fala, leitura, escrita, raciocnio ou habilidades matemticas.

S-ar putea să vă placă și