Sunteți pe pagina 1din 3

INSTALAO DE BOIA DE NVEL PARA BOMBA D`GUA

Liga/Desliga automtico para bombas eltricas Para fazer o liga/desliga automtico de uma bomba eltrica (tambm conhecida como motobomba) necessrio um conjunto de componentes associados entre a bomba e a rede eltrica. O liga/desliga da bomba ser feito segundo uma leitura do nvel da gua de dentro do(s) reservatrio(s). Para fazer essa leitura, usa-se bia eletronvel, ou sensor de nvel (micro-bia que comanda uma micro chave eltrica tipo microswitch). A bia eletronvel contm no seu interior uma chave microswitch, que abre ou fecha os contatos conforme a posio que a bia estiver virada (para cima ou para baixo). No cabo que presa essa bia, contm no seu interior trs fios (a, b e c) ligados nos contatos a, b e c. da chave microswitch, e para ajustar o nvel de gua desejado dentro do reservatrio, usa-se um peso ajustvel e preso nesse cabo para determinar os pontos exatos em que deve-se ligar ou desligar a bomba. Observao importante: se for usar a bia de nvel em bomba com motor trifsico, ou monofsico maior que 1hp em 125V ou 2hp em 250V, dever instalar um contator (tipo de rel com chave contatora acionada pela bia de nvel). Isso importante para no haver a queima do motor ou dos contatos da chave microswitch de dentro da bia eletronvel. Para o caso do micro-sensor, o uso do contator obrigatrio para ligar/desligar qualquer tipo de carga (bomba, lmpada, etc.).

Na figura ao lado, a bia eletronvel esta virada para baixo. Nessa posio, o contato (fio) b uni ao contato (fio) c a Marrom b - Preto c - Azul

Na figura ao lado, a bia eletronvel esta virada para cima. Nessa posio, o contato (fio) a uni ao contato (fio) b.

Baseado nessas duas condies (posies), podemos montar algumas configuraes para assumirem automaticamente o liga/desliga da bomba. A configurao mais simples com apenas uma bia eletronvel instalada dentro do reservatrio superior (normalmente uma caixa de gua). As ligaes devem ser feitas da seguinte maneira: fio a = isolar; fio b = rede eltrica; fio c = bomba; e o outro plo da bomba na rede. Assim, a bomba ser ligada cada vez que o nvel da gua no reservatrio superior baixar, ou seja, quando a bia eletronvel virar para baixo, far a unio do fio b com o fio c, permitindo a passagem da corrente eltrica. Quando o reservatrio estiver cheio, e a bia eletronvel virar para cima, o fio b ir separar do fio c interrompendo a passagem da corrente eltrica, desligando a bomba.

Esse tipo de configurao s pode ser usada se no reservatrio inferior (poo, cisterna, rio, lago, etc.) NUNCA faltar gua. Colocar uma bomba de gua para funcionar a seco pode queim-la, portanto, nunca permita que isso acontea. A configurao mais correta e segura, feita com duas bias eletronvel ligadas em srie. Uma instalada no reservatrio inferior (subterrneo, cisterna, poo, rio, lago, etc.), e outra instalada no reservatrio superior. Assim, pode-se fazer uma combinao entre as posies das bias, ajustando os seus pesos e ligaes dos fios, para regular exatamente o ponto desejado para ligar ou desligar a bomba. Veja nas figuras a seguir, alguns exemplos de como deve funcionar esse tipo de configurao. Obs.: no ilustramos as ligaes desse sistema com uso do contator, para facilitar a compreenso do funcionamento das bias eletronvel com o liga/desliga da bomba. No desenho ao lado mostrado o esquema eltrico desse sistema na posio de ligado. Isso significa que a corrente eltrica (VCA) est passando pelas bias e chegando at a bomba. Essa condio dever acontecer quando a gua do reservatrio superior baixar (bia eletronvel 2 virada para baixo). Mas, a bomba s ser ligada se no reservatrio inferior tiver gua para ser bombeada para o reservatrio superior (bia eletronvel 1 virada para cima). Nos prximos dois desenhos mostrado o esquema eltrico desse sistema na posio de desligado. Isso significa que a corrente eltrica (VCA) no est chegando at a bomba porque foi interrompida em algum ponto; nesse caso, por uma bia eletronvel.

A primeira condio para esse sistema ficar na posio de desligado, quando o nvel da gua no reservatrio superior estiver cheio (bia eletronvel 2 virada para cima).

A segunda condio para o sistema ficar desligado, quando a bia eletronvel 1 do reservatrio inferior estiver virada para baixo, acusando que o reservatrio inferior est vazio; portanto a bomba no pode ser ligada. Isso garante a preservao da bomba.

Obs.: tambm correto e muito usado, ligar uma fase da bomba direto na rede, e a outra ligar em srie com as duas bias eletronvel. Veja exemplo na figura ao lado =>

S-ar putea să vă placă și