Sunteți pe pagina 1din 12

Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara Cvel da Comarca de Londrina do Estado do Paran.

SRGIO

DA

SILVA,

brasileiro,

solteiro,

empresrio, portador da cdula de identidade RG n 00.000.000-0 SSP/PR e inscrito no CPF sob o n 000.000.000-00, residente e domiciliado Rua X, n 2121, Centro, na cidade de Londrina, Estado do Paran, atravs de seu advogado infra-assinado (instrumento de mandato incluso documento 01), com escritrio profissional sito Rua A, n 3434, Zona II, na Cidade de Umuarama, Estado do Paran, onde recebe intimaes de estilo, vem, respeitosamente, presena de Vossa Excelncia, com fulcro no artigo 6, inciso VI, do Cdigo de Defesa do Consumidor; artigos 186 e 927 do Cdigo Civil Brasileiro, artigo 282 do Cdigo de Processo Civil e artigo 5, inciso X, da Constituio Federal Brasileira, propor:

AO DECLARATRIA DE INEXISTNCIA DE DBITO C/C INDENIZATRIA POR DANOS MORAIS, COM PEDIDO DE ANTECIPAO DE TUTELA. Em face de:

TELEFONIA ALFA, pessoa jurdica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n 00.000.000/0001-00, com sede Avenida Paulista, n 2020, Centro, na cidade de So Paulo, Estado de So Paulo, face os fundamentos de fato e as razes de direito a seguir expostos.
1

I DOS FATOS:

O Autor, usurio dos servios telefnicos prestados pela R, recebeu uma comunicao da empresa dizendo que, em razo desta relao, se encontrava pendente de pagamento a fatura com vencimento datado para o ms de julho de 2011, cuja qual possua o valor de R$ 749,00 (setecentos e quarenta e nove reais). Diante disso, o Autor procurou junto aos seus documentos e localizou entre eles o comprovante de pagamento da fatura supostamente em aberto (documento 02). Assim, entrou em contato com a R e, conforme orientado enviou via fax o comprovante de que a fatura estava devidamente paga, tendo o atendente observado que tal equvoco seria dirimido, e que no era para o Autor ter maiores preocupaes, pois ele no teria mais aborrecimentos. Contudo, passado algum tempo, o Autor, necessitando adquirir um automvel, dirigiu-se a concessionria GM Motors e, l, aps fazer o teste drive e tentar concretizar a compra do veculo escolhido mediante financiamento, viu frustrado o negcio, diante da informao do funcionrio da concessionria automobilstica de que o mesmo estava inscrito ao cadastro de restries de crdito (doc. 03). Diante deste fato, o Autor tirou um extrato de pendncias e verificou constar que ele teve seu nome inscrito pela empresa R nos cadastros de mau pagadores, em virtude de um valor de R$ 749,00 (setecentos e quarenta e nove reais), referente fatura vencida no ms de julho de 2011, que se diga, se encontrava devidamente paga no seu devido vencimento. Com a negativa de crdito, a qual se deu na presena de diversas o pessoas que sentiu-se estavam na concessionria humilhado e

automobilstica,

Autor

constrangido,

envergonhado, ou seja, teve vilipendiada a sua moral, pois foi visto por todos os presentes como um mau pagador.
2

Ressalte-se ainda que o Autor no recebeu uma comunicao de que seu nome seria inscrito no Servio de Proteo ao Crdito (SPC) sendo, portanto, alm de indevida a cobrana, tambm irregular a inscrio. Assim sendo, no resta outro caminho ao Autor que no seja a propositura da presente ao, visando declarao da inexistncia da dvida, com a condenao da empresa R ao pagamento de indenizao pelos danos morais sofridos.

II DO DIREITO:

A narrativa dos fatos do caso em tela explcita a existncia de uma relao jurdica material entre Autor e R, como se comprova pelo contrato de servios de telefonia acordado pelos menos em anexo (doc. 04), caracterizando-se isso como uma relao de consumo, conforme disposto no artigo 2 da Lei n 8.078/1990, tambm chamada de Cdigo de Defesa do Consumidor (CDC). explicitado ainda consideraes acerca inscrio indevida em cadastros de mau pagadores do nome do Autor por uma dvida que j havia sido quitada. Referida inscrio gerou ao Autor inmeros constrangimentos e humilhaes que macularam a sua moral, pois sua honra, bom nome e reputao foram atingidos. Assim, tem-se que a responsabilizao pelos danos totalmente da empresa R, por sua negligncia em inscrever indevidamente o nome do Autor nos cadastros negativos de crdito, sendo devida a indenizao por danos moais. Sobre o assunto, caracteriza-se o dano moral conforme o artigo 186, do Cdigo Civil Brasileiro, por ato ilcito, o qual passvel de indenizao, conforme assegura a Carta Magna do pas em seu artigo 5, incisos V e X. Ainda sobre isso, traz-se o capitulado o artigo 6, VI, da Lei n 8.078/1990, do CDC, que assim determina:
3

Art. 6 So direitos bsicos do consumidor: VI - a efetiva preveno e reparao de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos;

Ainda, prescreve o artigo 927, do CC: Art. 927. Aquele que, por ato ilcito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo.

Em caso anlogo, o Tribunal de Justia do Estado do Paran decidiu:

APELAO CVEL AO DECLARATRIA DE INEXISTNCIA DE DBITO CUMULADA COM INDENIZAO POR DANOS MORAIS, OBRIGAO DE FAZER E PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA PARA A RETIRADA DE INSCRIO EM SERVIO DE PROTEO AO CRDITO SERVIO DE TELEFONIA CANCELAMENTO COBRANA INDEVIDA INSCRIO EM RGO DE RESTRIO AO CRDITO CONDENAO EM DANO MORAL PEDIDO DE MAJORAO FIXAO QUE ATENDE O CARTER COMPENSATRIO, PUNITIVO E PEDAGGICO PRINCPIO DA PROPORCIONALIDADE E RAZOABILIDADE RESPEITADOS SENTENA MANTIDA. (TJPR Apelao Cvel n 8058140, 11 Cmara Cvel, Tribunal de Justia do Paran, Relator: Gamaliel Seme Scaff, Julgado em 13/06/2012).

Portanto, vislumbra ser indevida a inscrio do nome do Autor no rgo de proteo ao crdito, devendo ser declarada a insolvncia da dvida, com a condenao do ru no pagamento da indenizao por danos morais.
4

III DO VALOR DO DANO MORAL:

A negligncia da empresa R violou o direito constitucionalmente previsto de dignidade e honra do Autor. O artigo 186 do Cdigo Civil Brasileiro expe o seguinte:

Aquele que, por ao voluntria, negligncia ou violar direito e causar dano que exclusivamente moral, ilcito.

ou omisso imprudncia, outrem, ainda comete ato

Nesse sentido, necessrio se faz mencionar o entendimento do ilustre doutrinador Carlos Roberto Gonalves, que conceitua o dano moral, in verbis:

Dano moral o que atinge o ofendido como pessoa, no lesando seu patrimnio. leso de bem que integra os direitos da personalidade, como a honra, a dignidade, a intimidade, a imagem, o bom nome etc, como se infere no art. 5, V e X, da Constituio Federal, e que acarreta ao lesado dor, sofrimento, tristeza, vexame e humilhao.

Definir o valor da indenizao por dano moral algo muito difcil de ser feito, pois os bens lesados (a honra, o bom nome, a dignidade) no se medem monetariamente, ou seja, no h uma dimenso patrimonial ou econmica para substitu-los. Verifica-se na situao em tela que o autor sofreu um dano que se perpetua, observando que seu nome alm de ser lanado injustamente no cadastro de proteo ao crdito l continua. A prudncia em definir o valor indenizatrio consistir em punir o ofensor de forma moderada, mas, em hiptese alguma, poder ser complacente com a R, visto que isso a far reiterar
5

ilcitos anlogos. A indenizao fixada por danos morais deve compensar a vtima por todo o constrangimento sofrido e punir, de modo exemplar, a empresa R, com o escopo de impedir sua reiterao em outras situaes. A ofensa moral pode ser encarada de diversas maneiras pelo ser humano, o fato depende de um rol de fatores que influenciaro no sentimento de cada um. Questes sociais, personalidade do indivduo e seus princpios morais faro com que o fato que traduz ofensa moral a algum no venha a traduzir ao outro. Destarte, a melhor alternativa para a

determinao do quantum indenizatrio deix-lo ao arbtrio do juiz, que se valendo de bom senso, experincia e apreciao adequada dos fatos, estabelea o que for justo e condizente com a equidade. Confiando plenamente na justia, o Autor entende, contudo, que deve sugerir a esse respeitvel juzo, o quantum de indenizao que seria considerado razovel para amenizar o dano que ele sofreu, justificando sua pretenso em decises jurisprudenciais em casos semelhantes. Sobre o quantum indenizatrio, relevante

precedente do Superior Tribunal de Justia, entende:

O critrio que vem sendo utilizado por essa Corte Superior na fixao do valor da indenizao por danos morais, considera as condies pessoais e econmicas das partes, devendo o arbitramento operar-se com moderao e razoabilidade, atento realidade da vida e s peculiaridades de cada caso, de forma a no haver o enriquecimento indevido do ofendido, bem como que sirva para desestimular o ofensor a repetir o ato ilcito. (STJ - REsp 210101/PR, Relator: Ministro CARLOS FERNANDO MATHIAS (JUIZ FEDERAL CONVOCADO DO TRF 1 REGIO), Quarta Turma, Julgado em 20 de novembro de 2008).

No mesmo sentido, diz jurisprudncia:

AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL. INDENIZAO. FIXAO EM SALRIOS MNIMOS. POSSIBILIDADE. DANOS MORAIS. INSCRIO EM CADASTROS DE PROTEO AO CRDITO. QUANTUM INDENIZATRIO FIXADO EM 50 (CINQUENTA) SALRIOS MNIMOS. (STJ Agravo Regimental no Recurso Especial 971113 SP 2007/0173845-8, T4 Quarta Turma, Superior Tribunal de Justia, Relator: Ministro Joo Otvio de Noronha, Julgado em 08 de maro de 2010).

DANOS MORAIS. INSCRIO INDEVIDA NO SERVIO DE PROTEO AO CRDITO SPC. QUITAO COMPLETA DA DVIDA. NEGATIVAO QUE SUBMETEU O AUTOR SITUAO VEXATRIA. ALEGAO, PELA APELANTE, DE INDUO A ERRO PELO SEU COBRADOR, QUE NO COMUNICOU O PAGAMENTO DA DVIDA. IRRELEVNCIA. OBRIGAO DE INDENIZAR. A negativao indevida e prolongada no SPC, por si s, satisfaz a possibilidade de indenizao por danos morais, sendo o dano imagem, vertido na reao desgostosa suportada pelo autor, fato comprobatrio dos danos sofridos, mormente quando h dificuldade no arbitramento dos danos materiais. Ademais, no pode a empresa furtar-se obrigao de reparar os danos sofridos sob o argumento de que seu cobrador que no comunicou o pagamento da dvida, j que seu o mister de controle dos cadastros, assim como de seus prepostos. VALOR ARBITRADO EM 60 SALRIOS MNIMOS. RAZOABILIDADE. razovel e suficiente reparao dos danos sofridos pela vtima, a indenizao no valor de 60 salrios mnimos, j que desestimula a apelante de cometer idnticos atentados. VERBA HONORRIA FIXADA SOBRE O
7

VALOR DA CAUSA. RECURSO PROVIDO NESTE PONTO. Tratando-se de sentena condenatria, os honorrios advocatcios devem ser fixados sobre o valor da condenao, consoante o disposto no art. 20, 3 do CPC. (TJSC Apelao Cvel 97813 SC 1996.009781-3, Primeira Cmara de Direito Civil, Tribunal de Justia de Santa Catarina, Relator: Carlos Prudncio, julgado em, 03 de dezembro de 1996).

PROCESSUAL CIVIL. APELAO CVEL. AO DE INDENIZAO POR DANO MORAL. INSCRIO DE NOME NO SPC E SERASA. DVIDA PAGA. INDENIZAO DEVIDA. 1- A inscrio irregular de nome do consumidor no SPC e no SERASA, representa uma cobrana indevida e se constitui na prtica de um ato ilcito, devendo o dano oriundo desse ato ser indenizado. 2- Apelo provido para julgar procedente a ao, com a condenao da R ao pagamento da indenizao de 100 (cem) vezes o valor do ttulo protestado devidamente corrigido. Unanimidade. (TJMA Apelao Cvel 250812003 MA, Primeira Cmara de Direito Civil, Tribunal de Justia do Amazonas, Relator: Raimundo Freire Cutrim, julgado em 31 de maro de 2004).

Defronte com as decises acima descritas, percebe-se que as condenaes, em casos parecidos, tm sido arbitradas entre os valores de 50 salrios mnimos e 60 salrios mnimos. Ou ento referente ao valor da prestao a qual foi lanada no SPC, sendo cem vezes este valor. Portanto, o Autor entende que a R deve ser condenada ao pagamento de indenizao de dano moral no valor de R$ 44.900,00 (quarenta e quatro mil e novecentos reais) que representa um valor razovel para amenizar a dor moral sofrida pelo Autor. Esse valor acorda com o principio da

razoabilidade, pois se deve considerar a situao econmica da empresa


8

R e do Autor. Um valor inferior a R$ 44.900,00 (quarenta e quatro mil e novecentos reais) seria pouco para valorar os danos sofridos pelo autor e nfimo para o carter educativo a ser aplicado para a r.

IV DA ANTECIPAO DE TUTELA:

Os direitos da personalidade do Autor foram ofendidos com o comportamento da R, e a proteo conferida a esses direitos enseja o deferimento de uma medida liminar, de antecipao de tutela, para que seja retirado de imediato o nome do Autor dos cadastros de mau pagadores. Tal medida liminar est prevista no artigo 273, CPC, sendo que o caso exposto contm os requisitos para que ela seja concedida.

AGRAVO DE INSTRUMENTO CUMPRIMENTO DE SENTENA EXCLUSO DO NOME DO AUTOR DOS RGOS DE PROTEO AO CRDITO TUTELA ANTECIPADA CONCEDIDA FIXAO DE MULTA DIRIA POR DESCUMPRIMENTO DESNECESSIDADE DE CONFIRMAO DA TUTELA NA SENTENA DECISO MANTIDA RECURSO DESPROVIDO. (TJPR Agravo de instrumento 8208920 PR 820892-0 (Acrdo), Nona Cmara Cvel, Tribunal de Justia do Paran, Relator: Renato Braga Bettega, julgado em 19 de abril de 2012).

Portanto, requer que seja deferido o pedido de antecipao de tutela, de modo a determinar que seja imediatamente retirado o nome do Autor do cadastro de restries do SPC.

V DO PEDIDO:
9

Ante o exposto, bem como pelo que ser suprido pelo elevado saber jurdico do magistrado, requer a Vossa Excelncia que digne em:

a)

Deferir liminarmente antecipao dos

efeitos da tutela, determinando-se, sem a ouvida da parte contrria, a imediata retirada do nome do Autor do cadastro de restries do SPC, expedindo oficio para tanto;

b)

Determinar a citao do representante

legal da empresa, ora R, por meio de carta de citao com A.R., para que esta, querendo, apresente defesa, no prazo de 15 (quinze) dias, sob pena de serem tidos como verdadeiros todos os fatos articulados na inicial, prevalecendo os efeitos da revelia;

c)

Julgar totalmente procedentes a presente

ao e seus pedidos, para declarar a inexistncia de dbitos do Autor para com a R, face s provas j encartadas nos autos;

d)

Condenar

ao

pagamento

de

indenizao por danos morais no valor de R$ 44.900,00 (quarenta e quatro mil e novecentos reais), devidamente atualizados e com juros, a contar da data do feito;

e)

Condenar

empresa

TELEFONIA

ALFA, ao pagamento das custas processuais, bem como ao pagamento de honorrios advocatcios de sucumbncia no percentual de 20% (vinte por cento) sobre o valor da condenao;

f)

Provar o alegado por todos os meios de

prova em direito admitidos, em especial, pelo depoimento pessoal da r,


10

sob pena de confesso; testemunhal, cujo rol ser apresentado oportunamente; documental; pericial; dentre outros que o controvertido dos atos exigirem.

D se a causa o valor de R$ 44.900,00 (quarenta e quatro mil e novecentos reais).

Nestes termos, Pede deferimento.

Umuarama, 19 de maro de 2013.

________________________________ OAB/PR n XXXXX

11

ROL DE DOCUMENTOS:

PROCURAO AO ADVOGADO; DOCUMENTOS PESSOAIS DO AUTOR; COMPROVANTE DE PAGAMENTO (JULHO DE 2011); EXTRATO DA INSCRIO NO SISTEMA DE PROTEO AO CRDITO; DECLARAO NEGATIVA DE CRDITO.

12

S-ar putea să vă placă și