Sunteți pe pagina 1din 43

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

AULA 04 PROVA PARTE II

Futuro (a) Aprovado (a) Complementando, mas no finalizando o assunto PROVAS, nesta nossa aula trataremos de pontos que em 2004 no foram exigidos no concurso da Policia Federal e apareceram como novidade no ltimo edital. So assuntos interessantssimos, cujo conhecimento com certeza far diferena na hora da sua prova. Dito isto, muita ateno!!! Bons estudos! ******************************************************************************************************* 4.1 INTERROGATRIO 4.1.1 CONCEITO O professor Fernando Capez define o interrogatrio como o ato judicial no qual o Juiz ouve o acusado sobre a imputao contra ele formulada. Ainda segundo Capez, ato privativo do Magistrado e personalssimo do acusado. Ampliando o conceito, o ilustrssimo Norberto Avena leciona que o interrogatrio corolrio da ampla defesa e do contraditrio e sua oportunidade est prevista em todos os procedimentos criminais, embora possa existir variao quanto ao momento em que deva ser aprazado. Por exemplo: No procedimento do Jri, ser realizado aps a produo de prova oral em audincia; No rito para apurao dos crimes relacionados a drogas, este ato est previsto para a fase que antecede a instruo criminal, o mesmo ocorrendo na apurao do crime de abuso de autoridade.

Caro aluno, aps a leitura atenta dos conceitos at aqui apresentados, surge um importante questionamento: O interrogatrio meio de prova ou de defesa? A resposta para esta pergunta gera, at hoje, inmeros debates doutrinrios. Entretanto, para a sua prova, adote o entendimento que o interrogatrio concomitantemente meio de prova e meio de defesa, pois enquanto o acusado se defende, no deixa de ministrar ao Juiz elementos teis apurao da verdade, seja pelo confronto com provas existentes, seja por circunstncias e particularidades das prprias declaraes que presta. Sobre o tema, j se pronunciou o STJ: www.pontodosconcursos.com.br 1

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO [...] Por outra tica, foi privilegiada novamente o direito de presena como brao do direito a ampla defesa, nesse particular no que diz respeito ao direito do co-ru formular reperguntas ao outro litisconsrcio passivo do processo, assegurando o carter hbrido do ato de interrogatrio, enquanto meio de defesa e de prova (STJ, 6. T., REsp 60.067-7/SP, rel. Min. Luiz Vicente Cernicchiaro).

4.1.2 CARACTERSTICAS O interrogatrio apresenta uma srie de caractersticas, dentre as quais podemos destacar: ORALIDADE Aplica-se ao interrogatrio a regra da oralidade. Todavia, a legislao Processual prev como exceo nos artigos 192 e 193 regras para o interrogatrio de surdo, mudo, surdo-mudo e de estrangeiro. Observe: Art. 192. O interrogatrio do mudo, do surdo ou do surdo-mudo ser feito pela forma seguinte: I - ao surdo sero apresentadas por escrito as perguntas, que ele responder oralmente; II - ao mudo as perguntas sero feitas oralmente, respondendo-as por escrito; III - ao surdo-mudo as perguntas sero formuladas por escrito e do mesmo modo dar as respostas. Pargrafo nico. Caso o interrogando no saiba ler ou escrever, intervir no ato, como intrprete e sob compromisso, pessoa habilitada a entend-lo. Art. 193. Quando o interrogando no falar a lngua nacional, o interrogatrio ser feito por meio de intrprete. importante ressaltar que a nova redao do CPP deu fim antiga regra em que o Magistrado ditava as respostas do acusado para que fossem reduzidas a termo. Hoje, a transcrio feita com fidelidade ao que foi dito pelo ru. Pela importncia para a prova, do conhecimento da revogao do citado artigo, reproduzo a antiga redao:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

Art. 195. As respostas do acusado sero ditadas pelo juiz e reduzidas a termo, que, depois de lido e rubricado pelo escrivo em todas as suas folhas, ser assinado pelo juiz e pelo acusado.

OBRIGATORIEDADE O interrogatrio do ru no curso de um processo penal imprescindvel, sob pena de nulidade processual. Mas esta nulidade absoluta ou relativa?

DICIONRIO DO CONCURSEIRO NULIDADE ABSOLUTA X RELATIVA Quanto ao dano ou prejuzo, a nulidade absoluta tem o prejuzo presumido, ou seja, ocorrente, o ato est, por nascimento viciado, no havendo como ser consertado. No tocante as nulidades relativas, a demonstrao do prejuzo deve ser efetuada pela parte que argir. Assim, somente haver declarao do vcio se no ocorrer outra possibilidade de se reparar o ato procedimental. J com relao ao momento para arguio, a nulidade absoluta pode ser reconhecida a qualquer tempo, mesmo aps o trnsito em julgado e em qualquer grau de jurisdio, assim, nunca preclui. A exceo dessa regra o acolhimento de nulidade absoluta em prejuzo do ru, se no arguda pela acusao. Quanto nulidade relativa, deve ser arguda no momento oportuno, sob pena de precluso. Assim, deve ser verificado, no sistema processual, qual o ato passvel de nulidade, pois cada procedimento possui um momento fatal para argio. O artigo 571 do CPP, nos mostra quando as nulidades devem ser argudas peremptoriamente.

Para responder a esta pergunta, precisamos entender que atualmente h um questionamento quanto obrigatoriedade nos especficos casos em que o acusado, injustificadamente, no comparece na data marcada pelo juzo. Doutrinariamente h muita discusso, mas a jurisprudncia, que neste caso o que importa para sua PROVA, tem flexibilizado a exigncia e considerado a ausncia de interrogatrio, NESTA HIPTESE APRESENTADA, um caso de nulidade relativa.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO Neste sentido, j se posicionou o STJ. Observe: "CRIMINAL. RECURSO ESPECIAL. TRFICO DE ENTORPECENTES. RU REVEL. FALTA DE INTERROGATRIO. NULIDADE. INOCORRNCIA. NO IMPUGNAO NO MOMENTO OPORTUNO. RECURSO DESPROVIDO. I. Hiptese em que, citado por edital, o ru no compareceu audincia de interrogatrio, tendo passado a comparecer aos atos processuais j na fase de oitiva das testemunhas de defesa. II. Ausncia de impugnao acerca da no realizao do interrogatrio. III. No se justifica a anulao da sentena, por ausncia de realizao do interrogatrio, se no suscitada no momento oportuno. IV. Recurso desprovido." (RESP-888.842/BA, Relator Ministro Gilson Dipp, DJ 04.06.07)

ATO PERSONALSSIMO DO IMPUTADO O imputado que deve ser interrogado, no sendo cabvel qualquer substituio ou representao. Mas e se ele no possuir condies mentais? Neste caso, temos que diferenciar duas situaes:

A incapacidade surgiu a partir da prtica da infrao Aqui no h que se falar em interrogatrio, pois, necessariamente, ser seguida a regra prevista no artigo 152 do CPP. Observe: Art. 152. Se se verificar que a doena mental sobreveio infrao o processo continuar suspenso at que o acusado se restabelea

No momento da infrao o indivduo era incapaz O processo criminal transcorre normalmente com a presena de um curador, MAS o interrogatrio segue regra especial definida pelo STF, segundo o qual tratando-se de ru inimputvel, cuja situao pessoal tenha sido objeto de positiva constatao em pericia mdicopsiquiatrica realizada ainda na fase interrogatria do inqurito policial, no h como exigir do magistrado processante a realizao do ato de interrogatrio, que se revela, por seu carter personalssimo, de todo

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO incompatvel com a incapacidade de autodeterminao daquele que convocado a comparecer em juzo penal na condio de acusado. Em tal circunstancia, incumbir ao Juiz, se os peritos conclurem que o ru era penalmente inimputvel ao tempo da infrao, ordenar o prosseguimento da "persecutio criminis", com a presena de curador, que atuar, ressalvados os atos de carter personalssimo, como "representante" do imputado nos demais atos processuais. Pela clareza e com fim de fazer uma reviso do que vimos aqui, apresento a ntegra o julgado do STF. Observe:

HABEAS CORPUS - PACIENTE INIMPUTAVEL - ABSOLVIO SUMARIA IMPOSIO DE MEDIDA DE SEGURANA - PRETENDIDA ANULAO DO PROCESSO-CRIME POR AUSNCIA DO INTERROGATORIO JUDICIAL NULIDADE RELATIVA - ATO PROCESSUAL NO REALIZADO EM FACE DAS CONDIES PESSOAIS DO ACUSADO INOCORRENCIA DE CONSTRANGIMENTO ILEGAL - ORDEM DENEGADA. O interrogatrio judicial, qualquer que seja a natureza jurdica que se lhe reconhea - "meio de prova, meio de defesa ou meio de prova e de defesa" constitui ato necessrio do processo penal condenatrio, impondo-se a sua realizao, quando possvel, mesmo depois da sentena de condenao, desde que no se tenha consumado, ainda, o trnsito em julgado. - Consoante orientao jurisprudencial firmada pelo Supremo Tribunal Federal, a falta do ato de interrogatrio em juzo constitui nulidade meramente relativa, suscetvel de convalidao, desde que no alegada na oportunidade indicada pela lei processual penal (RTJ 73/758). A ausncia da argio desse vcio formal, em tempo oportuno, opera insupervel situao de precluso temporal da faculdade processual de suscit-lo. - Tratando-se de ru inimputvel, cuja situao pessoal tenha sido objeto de positiva constatao em pericia mdico-psiquiatrica, realizada ainda na fase interrogatria do inqurito policial, no h como exigir ao magistrado processante a realizao do ato de interrogatrio, que se revela, por seu carter personalssimo, de todo incompatvel com a incapacidade de autodeterminao daquele que e convocado a comparecer em juzo penal na condio de acusado. Em tal circunstancia, incumbira ao Juiz, se os peritos conclurem que o ru era penalmente inimputvel ao tempo da infrao, ordenar o prosseguimento da "persecutio criminis", com a presena de curador, que atuara, ressalvados os atos de carter personalssimo, como "representante" do imputado nos demais atos processuais (STF, HC 68.131/DF)

PUBLICIDADE Regra geral, o interrogatrio ser pblico e isto visa garantir que o procedimento ocorra dentro da lisura e dos preceitos legais. Entretanto, tal regra no absoluta, pois h a possibilidade, nos casos em que puder resultar em escndalo, perturbao da ordem pblica ou inconveniente grave, do Magistrado optar por realizar o interrogatrio com as portas fechadas.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

INDIVIDUALIDADE Caracterstica presente no Cdigo de Processo Penal, que dispe sobre o caso em que existem dois indivduos para serem interrogados. Ser que possvel o interrogatrio em conjunto? A resposta negativa, observe: Art. 191. Havendo mais de um acusado, sero interrogados separadamente

4.1.3 OBRIGATORIEDADE DE ADVOGADO Caro aluno, procure no seu Cdigo de Processo Penal o Artigo 194... Achou? Como assim...Est faltando??? Ainda bem, isto quer dizer que seu cdigo est atualizado pelo menos at 2004. O antigo texto do CPP previa a necessidade de curador no interrogatrio, mas em nada tratava do advogado. Isto dava ensejo a diversos debates doutrinrios, fato este hoje completamente superado. Hoje em dia, com base no artigo 185 do CPP, h obrigatoriedade da presena do advogado, sob pena de nulidade absoluta. Veja: Art. 185. O acusado que comparecer perante a autoridade judiciria, no curso do processo penal, ser qualificado e interrogado na presena de seu defensor, constitudo ou nomeado. (grifo nosso) 4.1.4 DIREITO DE ENTREVISTA RESERVADA Sobre o tema, discorre o CPP: Art. 185 [...] 5o Em qualquer modalidade de interrogatrio, o juiz garantir ao ru o direito de entrevista prvia e reservada com o seu defensor; Antes da realizao do interrogatrio, o juiz assegurar o direito de entrevista reservada do acusado com seu defensor. Veja-se que, o CPP traz uma regra impositiva, um imperativo, no uma faculdade conferida ao Juiz.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO Portanto, no tendo o acusado constitudo Advogado, dever este ser nomeado, sendo-lhe garantido o contado pessoal e reservado com o acusado, sob pena de nulidade. Poder o acusado, ento, antes de exercer seu direito de autodefesa (neste momento consubstanciado no seu direito de audincia), receber orientaes de quem realizar sua defesa tcnica, ampliando-lhe as possibilidades defensivas. O Magistrado deve fazer constar em ata que foi assegurado ao ru o direito de entrevista. Mas e se o Juiz esquecer de consignar em ata, anula tudo? Esta pergunta foi feita ao STJ, que respondeu que: Mesmo no havendo esta referncia expressa, se evidenciado pela leitura do termo de interrogatrio que foi assegurada defesa a entrevista reservada entre o acusado e seu defensor, antes da realizao do ato, descabe reconhecer qualquer nulidade. Para finalizar, imaginemos uma situao em que o Juiz no pergunta se o ru quer entrevista reservada e este tambm no se manifesta. Neste caso, o ru poderia solicitar a nulidade do feito? Segundo o STF, a resposta negativa. Observe:

STJ - HABEAS CORPUS: HC 108135 MG 2008/0124970-9 1. Em tema de nulidades processuais, o nosso Cdigo de Processo Penal acolheu o princpio pas de nullit sans grief, do qual se dessume que somente se h de declarar a nulidade do feito quando resultar prejuzo devidamente demonstrado pela parte interessada. 2. Observa-se, na espcie, que no houve qualquer gravame ou constrangimento ao exerccio de defesa do acusado, pois o paciente compareceu em juzo sem representante legal e o juiz, ao tomar conhecimento dessa situao, nomeou-lhe defensor pblico. Este, por sua vez, no requereu a entrevista reservada e procedeu a sua defesa. Note-se que a ausncia de realizao de entrevista reservada em nada obstruiu a defesa do acusado, no tendo, inclusive, impedido o defensor pblico de formular perguntas durante o interrogatrio.

4.1.5 DIREITO AO SILNCIO PRIVILGIO NEMO TENETUR SE DETEGERE O artigo 186 do CPP deixa claro o direito de permanecer calado do ru e atribui ao Juiz o dever de informar o acusado desta possibilidade. O texto legal trata do tema da seguinte forma: Art. 186. Depois de devidamente qualificado e cientificado do inteiro teor da acusao, o acusado ser informado pelo juiz, antes de iniciar www.pontodosconcursos.com.br 7

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO o interrogatrio, do seu direito de permanecer calado e de no responder perguntas que lhe forem formuladas. Agora imaginemos que Tcio vai ser julgado e o promotor pblico pergunta: VOC MATOU MVIA? Resposta: (Silncio). E o promotor: Responda, MATOU OU NO? Resposta: (Silncio). Aps trezentas perguntas e trezentos silncios, o Juiz poder pensar no velho ditado de que quem cala consente??? claro que no, pois o pargrafo nico do artigo 186 veda esta possibilidade. Observe: Pargrafo nico. O silncio, que no importar em confisso, no poder ser interpretado em prejuzo da defesa. Mas professooor...E o artigo 198 do CPP ? Art. 198. O silncio do acusado no importar confisso, mas poder constituir elemento para a formao do convencimento do juiz. Segundo entendimento doutrinrio e jurisprudencial, este artigo conflita com a Constituio Federal e, embora no tenha sido expressamente revogado, no encontra mais aplicabilidade. Desta forma, para sua PROVA, leve o firme entendimento que:

O SILNCIO NO PODER SER INTERPRETADO EM PREJUZO DA DEFESA.

4.1.6 PROCEDIMENTO O CPP define uma srie de procedimentos a serem seguidos para a validade do interrogatrio. A fim de facilitar os seus estudos, vamos esquematizar:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO
INFORMAO SOBRE O DIREITO AO SILNCIO (ART. 186 DO CPP)

QUALIFICAO DO ACUSADO (ART. 185 DO CPP)

PERGUNTAS DO JUIZ AO RU (ART. 187 DO CPP)

PERGUNTAS OBJETIVAS (ART. 187, 2o DO CPP) I - ser verdadeira a acusao que lhe feita; II - no sendo verdadeira a acusao, se tem algum motivo particular a que atribu-la, se conhece a pessoa ou pessoas a quem deva ser imputada a prtica do crime, e quais sejam, e se com elas esteve antes da prtica da infrao ou depois dela; III - onde estava ao tempo em que foi cometida a infrao e se teve notcia desta; IV - as provas j apuradas; V - se conhece as vtimas e testemunhas j inquiridas ou por inquirir, e desde quando, e se tem o que alegar contra elas; VI - se conhece o instrumento com que foi praticada a infrao, ou qualquer objeto que com esta se relacione e tenha sido apreendido; VII - todos os demais fatos e pormenores que conduzam elucidao dos antecedentes e circunstncias da infrao; VIII - se tem algo mais a alegar em sua defesa.

PERGUNTAS SUBJETIVAS (ART. 187, 1o DO CPP) Residncia, meios de vida ou profisso, oportunidades sociais, lugar onde exerce a sua atividade, vida pregressa, notadamente se foi preso ou processado alguma vez e, em caso afirmativo, qual o juzo do processo, se houve suspenso condicional ou condenao, qual a pena imposta, se a cumpriu e outros dados familiares e sociais

O JUIZ FACULTAR A REALIZAO DE PERGUNTAS S PARTES, PODENDO INDEFER-LAS SE NO FOREM RELEVANTES OU PERTINENTES (ART. 188 DO CPP)

Finalizando, importante ressaltar que poder ser realizado novo interrogatrio a qualquer tempo. Para que tal fato ocorra, basta a determinao de ofcio do Magistrado ou um requerimento devidamente fundamentado formulado pelas partes. Observe: Art. 196. A todo tempo o juiz poder proceder a novo interrogatrio de ofcio ou a pedido fundamentado de qualquer das partes.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO 4.1.7 O INTERROGATRIO POR MEIO DE VIDEOCONFERNCIA Caro aluno, agora trataremos de uma inovao no nosso ordenamento jurdico e como voc j sabe as bancas A D O R A M novidades. Sendo assim, muita ateno e calma na leitura deste tpico, pois bem possvel que apaream questes sobre este assunto na sua prova. Com o advento da Lei n 11.900/2009, o artigo 185, pargrafo 2 do Cdigo de Processo Penal passou a autorizar que o interrogatrio judicial do preso, em algumas situaes, seja realizado mediante o sistema de videoconferncia ou de outro recurso de transmisso de sons e imagens em tempo real. Para comearmos a entender como o legislador introduziu esta nova forma de interrogatrio, vamos analisar o artigo 185 do CPP: Art. 185. 1 O interrogatrio do ru preso ser realizado, em sala prpria, no estabelecimento em que estiver recolhido, desde que estejam garantidas a segurana do juiz, do membro do Ministrio Pblico e dos auxiliares bem como a presena do defensor e a publicidade do ato. H trs formas de se interrogar o ru preso: (a) pessoalmente, dentro do presdio onde se encontra; (b) pessoalmente, no frum e (c) por videoconferncia. O 1 do art. 185 cuida da primeira situao (interrogatrio pessoal dentro do presdio). Deve o ato ser realizado em sala prpria e fundamental o fator segurana (que pode ser conseguida com a presena de agentes penitencirios ou policiais, separao da sala do restante do presdio etc.). A lei fala em segurana do juiz, do membro do Ministrio Pblico e dos auxiliares do juiz, mas, obviamente, a segurana tem que valer para todas as pessoas envolvidas no ato (advogados, o prprio ru etc.). Sem a presena de defensor, o ato nulo, mesmo porque pode o defensor fazer perguntas (no momento do interrogatrio). A publicidade do ato decorre do sistema processual brasileiro (acusatrio), que possibilita amplo acesso de qualquer pessoa aos atos processuais. A exigncia de "sala prpria" (contida neste mesmo 1) inclui tambm a possibilidade de acesso pblico a ela, por isso, essa "sala especial" deve ser arquitetonicamente separada do local fsico onde se encontram os demais presos do presdio. Em qualquer modalidade de interrogatrio (presencial no presdio, presencial no frum ou por videoconferncia), o juiz garantir ao ru o direito de entrevista prvia e reservada com o seu defensor ( 5, do art. 185).

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

2 Excepcionalmente, o juiz, por deciso fundamentada, de ofcio ou a requerimento das partes, poder realizar o interrogatrio do ru preso por sistema de videoconferncia ou outro recurso tecnolgico de transmisso de sons e imagens em tempo real, desde que a medida seja necessria para atender a uma das seguintes finalidades: I - prevenir risco segurana pblica, quando exista fundada suspeita de que o preso integre organizao criminosa ou de que, por outra razo, possa fugir durante o deslocamento; II - viabilizar a participao do ru no referido ato processual, quando haja relevante dificuldade para seu comparecimento em juzo, por enfermidade ou outra circunstncia pessoal; III - impedir a influncia do ru no nimo de testemunha ou da vtima, desde que no seja possvel colher o depoimento destas por videoconferncia, nos termos do art. 217 deste Cdigo; IV - responder gravssima questo de ordem pblica. A realizao de qualquer ato processual por videoconferncia EXCEPCIONAL. Em regra, o ato deve ser realizado com a presena fsica do ru no local do prprio ato (ou no presdio ou no frum). ESSA A REGRA. Excepcionalmente, o ato pode ser realizado por videoconferncia. Quando? Quando o juiz fundamentar a sua necessidade. preciso explicar os motivos da deciso, alis, como veremos em seguida, a deciso tem motivao vinculada porque a lei elencou as hipteses de cabimento do ato. O juiz (para a realizao da videoconferncia) pode agir de ofcio ou a requerimento das partes. A lei elencou as possveis finalidades do uso da videoconferncia: 1. PREVENIR RISCO SEGURANA PBLICA, QUANDO EXISTA FUNDADA SUSPEITA DE QUE O PRESO INTEGRE ORGANIZAO CRIMINOSA OU DE QUE, POR OUTRA RAZO, POSSA FUGIR DURANTE O DESLOCAMENTO Todo transporte de preso gera risco para a segurana pblica. No , entretanto, esse risco genrico que justifica o uso da videoconferncia. O risco deve ser fundamentado em suspeita fundada (no se trata de uma suspeita vaga, infundada, genrica) de que o preso integra organizao criminosa (ru j acusado formalmente de pertencer ao PCC, por exemplo). O outro fundamento de que pode o ru fugir durante seu deslocamento. preciso que haja indcios srios desse fato. 2. VIABILIZAR A PARTICIPAO DO RU NO REFERIDO ATO PROCESSUAL, QUANDO HAJA RELEVANTE DIFICULDADE PARA SEU COMPARECIMENTO EM JUZO, POR ENFERMIDADE OU OUTRA CIRCUNSTNCIA PESSOAL

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO Sbia orientao da lei no sentido de procurar assegurar a participao do ru no ato processual (via videoconferncia) quando haja relevante dificuldade para seu comparecimento em juzo. So mltiplas as dificuldades que existem para garantir o comparecimento do ru em juzo. A lei elencou duas: enfermidade ou outra circunstncia pessoal (ru jurado de morte, por exemplo). Uma das mais comuns razes (falta de escolta) no foi elencada, mas, segundo doutrina majoritria, nada impede que o juiz, por analogia (in bonam partem), faa uso da videoconferncia em todas as hipteses de dificuldade de apresentao do ru preso. 3. IMPEDIR A INFLUNCIA DO RU NO NIMO DA TESTEMUNHA OU DA VTIMA, DESDE QUE NO SEJA POSSVEL COLHER O DEPOIMENTO DESTAS POR VIDEOCONFERNCIA, NOS TERMOS DO ART. 217 DESTE CDIGO O artigo 217 j fala no uso da videoconferncia, nestes termos: "Se o juiz verificar que a presena do ru poder causar humilhao, temor, ou srio constrangimento testemunha ou ao ofendido, de modo que prejudique a verdade do depoimento, far a inquirio por videoconferncia e, somente na impossibilidade dessa forma, determinar a retirada do ru, prosseguindo na inquirio com a presena do seu defensor. (Redao dada pela Lei n 11.690, de 2008). 4. RESPONDER A GRAVSSIMA QUESTO DE ORDEM PBLICA Por razes de ordem pblica muito grave, o ato tambm pode ser realizado por videoconferncia. Por exemplo: em razo de uma inundao, ficou impossibilitado o deslocamento do presdio at o frum. 3 Da deciso que determinar a realizao de interrogatrio por videoconferncia, as partes sero intimadas com 10 (dez) dias de antecedncia. A intimao das partes de todos os atos processuais uma exigncia absolutamente necessria porque ela (intimao) que possibilita o contraditrio (e este que possibilita a ampla defesa). Com no mnimo dez dias de antecedncia, as partes devem ser intimadas, e a violao dessa regra gera nulidade relativa, ou seja, comprovado o prejuzo em momento oportuno, anula-se o ato. 4 Antes do interrogatrio por videoconferncia, o preso poder acompanhar, pelo mesmo sistema tecnolgico, a realizao de todos os atos da audincia nica de instruo e julgamento de que tratam os arts. 400, 411 e 531 deste Cdigo.

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO O Cdigo de Processo Penal foi reformado recentemente (Lei 11.690/2008, Lei 11.719/2008) para contemplar (nos seus procedimentos) a chamada "audincia nica" (onde todas as provas orais so colhidas). O interrogatrio, nesse caso, passou a ser o ltimo ato processual. O 4 ora comentado garante a participao do ru nos atos anteriores ao interrogatrio (oitiva das testemunhas arroladas pela acusao, testemunhas arroladas pela defesa etc.). A lei fala em "o preso poder acompanhar", ou seja, querendo, tem o direito lquido e certo de acompanhar os atos precedentes ao interrogatrio. Nisso reside o direito de estar presente (remotamente) no ato. 5 Em qualquer modalidade de interrogatrio, o juiz garantir ao ru o direito de entrevista prvia e reservada com o seu defensor; se realizado por videoconferncia, fica tambm garantido o acesso a canais telefnicos reservados para comunicao entre o defensor que esteja no presdio e o advogado presente na sala de audincia do Frum, e entre este e o preso. O Direito de entrevista com o defensor, que est devidamente assegurado na lei, j estava presente no art. 8 da Conveno Americana sobre Direitos Humanos. Esta entrevista deve ser prvia audincia nica (e ao interrogatrio) e deve ser reservada. Para se assegurar a comunicao entre o preso e seu advogado, assim como entre o defensor presente no ato e o advogado presente na sala de audincia, haver linha telefnica exclusiva. Dessa comunicao ningum pode tomar parte. um ato reservado e sigiloso que faz parte das prerrogativas dos advogados. No momento das perguntas, sobretudo, muito importante a comunicao entre o preso e seu advogado (ou entre o defensor e o advogado). ATENO Defensor e advogado so duas pessoas distintas. O defensor est presente no presdio. O advogado (ou outro defensor) est no frum. Isso pode parecer exagero, mas no , pois so dois locais distintos e a lisura do ato no pode ser maculada. Assim, quanto mais fiscalizao melhor. Caso o ru tenha dois advogados contratados, nada impede que um deles esteja no presdio e o outro no frum. As combinaes possveis ento so: 1 - DE EFEN NSOR R E AD DVO OGADO; 2 - DE EFEN NSOR R E DE EFENSO OR; 3 - AD DVOGAD DO E ADVO OGADO. 6 A sala reservada no estabelecimento prisional para a realizao de atos processuais por sistema de videoconferncia ser fiscalizada pelos corregedores e pelo juiz de cada causa, como tambm pelo Ministrio Pblico e pela Ordem dos Advogados do Brasil. Fiscalizao: a sala especial para a realizao da videoconferncia deve mesmo ser fiscalizada para se garantir a lisura do ato processual. Deve ser segura, aberta ao www.pontodosconcursos.com.br 13

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO pblico etc. Essas so as garantias mnimas para a realizao constitucional de atos processuais pelo sistema de videoconferncia. Quem fiscaliza? O juiz corregedor (dos presdios), o juiz da causa, o Ministrio Pblico e a Ordem dos Advogados do Brasil. 7 Ser requisitada a apresentao do ru preso em juzo nas hipteses em que o interrogatrio no se realizar na forma prevista nos 1 e 2 deste artigo. Como afirmamos, h trs maneiras de se fazer o interrogatrio do ru: (a) por videoconferncia, (b) presencial no presdio ou (c) presencial no frum. No sendo possvel fazer o interrogatrio pelas duas primeiras formas, adota-se a terceira (a mais tradicional), que exige a requisio do preso e seu transporte at o frum. 8 Aplica-se o disposto nos 2, 3, 4 e 5 deste artigo, no que couber, realizao de outros atos processuais que dependam da participao de pessoa que esteja presa, como acareao, reconhecimento de pessoas e coisas, e inquirio de testemunha ou tomada de declaraes do ofendido. Outros atos processuais: a videoconferncia pode ser utilizada no s para o interrogatrio, mas tambm para outros atos processuais (aos quais o preso conta com o direito de estar presente). 9 Na hiptese do 8 deste artigo, fica garantido o acompanhamento do ato processual pelo acusado e seu defensor." (NR) Quem pode estar presente? Tanto o acusado (ru preso) quanto seu defensor (defensor que est presente no presdio) contam com o direito de participar de todos os atos processuais. Haver, portanto, um defensor no presdio e outro no frum (este ltimo pode ser um advogado contratado ou um outro defensor pblico). Caso o ru tenha dois advogados, nada impede que um deles esteja no presdio e o outro no frum, conforme j comentado. 4.2 CONFISSO

4.2.1 CONCEITO

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO Confisso o reconhecimento feito pelo imputado a respeito da veracidade dos fatos que lhe so atribudos e capazes de lhe ocasionar conseqncias jurdicas desfavorveis. Dada essa definio, imagine que Tcio chega a um Tribunal e, de frente para o Juiz, diz: EU MATEI!!!. Concordam comigo que houve uma confisso? SIIIIIMMMM! Ento, neste momento o Magistrado pode encerrar o caso e declarar o indivduo culpado? claro que no, e, particularmente neste exemplo que apresentei para vocs, Tcio estava assumindo o crime s para tentar livrar seu filho Mvio que era o verdadeiro assassino. Visto isto, podemos dizer que o valor da confisso absoluto ou relativo? Relativo, claro. A experincia tem demonstrado que confisso no se pode atribuir valor probatrio absoluto. certo que, se um indivduo confessa haver praticado uma infrao penal, em princpio tal reconhecimento de culpa deve ser tido como verdadeiro, porque ningum melhor que o autor da infrao para dizer se ou no culpado da imputao que lhe feita. Todavia, vrias circunstncias podem levar um indivduo a reconhecer-se culpado de uma infrao que realmente no praticou, como no caso apresentado em que Tcio confessa um delito para tentar livrar seu filho, o verdadeiro culpado. Neste sentido, dispe o CPP: Art. 197. O valor da confisso se aferir pelos critrios adotados para os outros elementos de prova, e para a sua apreciao o juiz dever confront-la com as demais provas do processo, verificando se entre ela e estas existe compatibilidade ou concordncia. 4.2.2 CLASSIFICAES Existem diversas classificaes apresentadas pela doutrina. Dentre elas, seguem as mais relevantes para a sua PROVA: 4.2.2.1 QUANTO AO MOMENTO Confisso Extrajudicial Quando se produz no inqurito policial ou nos autos da ao penal. Veja: Art. 199. A confisso, quando feita fora do interrogatrio, ser tomada por termo nos autos, observado o disposto no art. 195. www.pontodosconcursos.com.br 15

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO Confisso Judicial Quando ocorre em juzo, de acordo com as normas prescritas em lei.

4.2.2.2 QUANTO AO CONTEDO Confisso Simples Quando o confitente se limita a atribuir a si a autoria da infrao penal. Confisso Qualificada Quando, embora reconhecendo a autoria do fato, alega tambm qualquer outro fato ou circunstncia que exclua o crime ou isente o ru de pena Seria o caso, por exemplo, do indivduo que assume que atirou, mas diz que agiu em legtima defesa.

4.2.2.3 QUANTO NATUREZA Confisso Real aquela surgida por manifestao da vontade do confitente. Confisso Ficta No admitida como prova no direito processual penal brasileiro. aquela que resulta como sano devido recusa da parte, cujo depoimento foi requerido, a comparecer ou a depor. "Consiste numa consequncia jurdica de nus processual no cumprido. Se a parte, regularmente intimada ao depoimento pessoal, deixa de comparecer ou se furta s perguntas, aplica-se-lhe a consequncia da presuno de confisso, admitindo-se como verdadeiros os fatos, a respeito dos quais esta deveria depor.

4.2.3 RETRATABILIDADE E DIVISIBILIDADE Art. 200. A confisso ser divisvel e retratvel, sem prejuzo do livre convencimento do juiz, fundado no exame das provas em conjunto. A confisso, segundo o Cdigo de Processo Penal, divisvel ou cindvel, visto que o Juiz, ao julgar, pode levar em conta apenas uma parte da confisso, desprezando uma outra: pode, por exemplo, aceitar a confisso de um homicdio e no se convencer quanto admisso da leso corporal tambm imputada, em concurso, ao ru. tambm retratvel, contanto que se justifique a negao da confisso anteriormente feita como, por exemplo, a possibilidade do ru mostrar que, ao

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO confessar inicialmente, incidiu em erro ou no se encontrava em plenas condies de sade. importante ressaltar aqui que necessrio que haja uma justificativa para a retratao, ou seja, aquela histria de eu me confundi, na verdade eu sonhei que tinha matado e achei que era real, no vai adiantar. Veja-se a propsito a jurisprudncia: "A confisso pode ser retratada em juzo, mas para que seja aceita essa retratao mister que, alm de verossmil, encontre algum amparo ainda que em elementos indicirios ou circunstanciais dos autos". (RT, 393/345).

4.3 DO OFENDIDO ART. 201 DO CPP 4.3.1 CONCEITO

O ofendido ou a vtima o sujeito passivo da infrao, aquele que sofreu diretamente a violao da norma penal ou, como diz Bettiol, a pessoa que efetivamente titular daquele interesse especfico e concreto que o crime nega. No se confunde ofendido com testemunha, pois enquanto esta um terceiro desinteressado, aquele um terceiro interessado que pode, inclusive, habilitar-se como assistente da acusao e compor a relao jurdica processual. A oitiva do ofendido ou vtima obrigatria, nos termos do art. 201, do CPP: Art. 201. Sempre que possvel, o ofendido ser qualificado e perguntado sobre as circunstncias da infrao, quem seja ou presuma ser o seu autor, as provas que possa indicar, tomando-se por termo as suas declaraes. V-se que da prpria redao do artigo ressoa clara a obrigatoriedade em se ouvir a vtima, tenham ou no as partes requerido. A sua inquirio um dever imposto ao Juiz, pois o ofendido no precisa ser arrolado, devendo ser ouvido sempre que possvel, independentemente da iniciativa das partes. Mas e se o ofendido intimado e no comparece? Neste caso, devemos aplicar a regra presente no pargrafo 1, que deixa claro a possibilidade de conduo coercitiva da vtima. Observe:

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO 1o Se, intimado para esse fim, deixar de comparecer sem motivo justo, o ofendido poder ser conduzido presena da autoridade. O Cdigo de Processo Penal estabelece, exemplificativamente, trs perguntas a serem feitas ao ofendido, quais sejam: As circunstncias da infrao, quem seja ou presuma ser o seu autor e as provas que possa indicar. Evidentemente que o Juiz no est adstrito a estas perguntas, podendo formular tantas quantas lhe paream convenientes e cabveis. 4.3.2 VALOR PROBATRIO Antes de qualquer coisa, caro aluno, me responda: O valor da palavra do ofendido relativo ou absoluto? Se voc imaginou que o Juiz no tem, obrigatoriamente, que aceitar o que foi dito, devendo analisar caso a caso, com certeza voc respondeu relativo, e voc est correto. O valor probatrio desse depoimento realmente relativo, devendo o Juiz avali-lo luz das demais provas produzidas, em conformidade com o sistema do livre convencimento. A esse respeito, nota-se que a posio da vtima um tanto quanto paradoxal, pois ao lado de ter sido, muitas das vezes, um expectador privilegiado do fato objeto da ao penal, a posio de diretamente ofendido pela ao delituosa, no entanto, torna-o suspeito de parcialidade, ao contrrio do que acontece com a testemunha. Mas, por outro lado, h determinados delitos, como os crimes contra os costumes, em que, na maioria dos casos, apenas a vtima tem condies de depor sobre os fatos, dada a clandestinidade caracterstica dessas infraes penais. Tudo ir depender do prudente arbtrio do Juiz ao avaliar a prova colhida. 4.3.3 ALTERAES INTRODUZIDAS PELA LEI 11.690/2008 A lei n 11.690/2008 modificou praticamente todo o texto relativo ao ofendido e trouxe importantes alteraes inseridas no artigo 201. Vamos conhec-las e estud-las: 1. OBRIGATORIEDADE DE COMUNICAO AO OFENDIDO QUANTO A DETERMINADOS ATOS PROCESSUAIS E SOBRE A PRISO OU LIBERDADE DO ACUSADO Este item refere-se obrigao de o Magistrado determinar a comunicao tanto de uma ordem de priso quanto da deciso pela liberdade provisria DURANTE O PROCESSO JUDICIAL. Imagine ento que Tcio confere leses corporais graves a Mvio. Durante o inqurito, Tcio preso. Neste caso, Mvio ter que ser comunicado, correto??? NOOOO!!! Est ERRADO, pois a www.pontodosconcursos.com.br 18

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO regra s vale para o decorrer do PROCESSO JUDICIAL. Observe abaixo que o dispositivo legal utiliza o termo acusado e no indiciado. 2o O ofendido ser comunicado dos atos processuais relativos ao ingresso e sada do acusado da priso, designao de data para audincia e sentena e respectivos acrdos que a mantenham ou modifiquem. E como vai ocorrer esta comunicao, ser que pode ser por e-mail??? CLARO QUE.....SIM!!! Observe: 3o As comunicaes ao ofendido devero ser feitas no endereo por ele indicado, admitindo-se, por opo do ofendido, o uso de meio eletrnico. 2. RESERVA DE LUGAR EM SEPARADO PARA O OFENDIDO, ANTES E DURANTE A REALIZAO DA AUDINCIA Esta regra visa ao resguardo da integridade fsica e moral da vtima. 4o Antes do incio da audincia e durante a sua realizao, ser reservado espao separado para o ofendido. 3. ENCAMINHAMENTO DO OFENDIDO A ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR Sabemos que cada indivduo responde de uma forma diferente ao passar por uma situao traumtica. Com isso, a lei conferiu ao Juiz a POSSIBILIDADE, de acordo com cada caso, de encaminhar o ofendido para atendimento por equipe multidisciplinar. E o que isso? o atendimento por um grupo de especialistas nas reas de assistncia jurdica, sade, psicossocial, dentre outras. Mas seria justo que o ofendido pagasse por esse tratamento? Claro que no, e, exatamente por isso que a lei facultou ao Magistrado atribuir as custas do tratamento ao Estado ou ao ofensor. 5o Se o juiz entender necessrio, poder encaminhar o ofendido para atendimento multidisciplinar, especialmente nas reas psicossocial, de assistncia jurdica e de sade, a expensas do ofensor ou do Estado. 4. APLICAO DE MEDIDAS NECESSRIAS PARA PRESERVAR A HONRA, IMAGEM E VIDA PRIVADA DO OFENDIDO Mais uma faculdade atribuda ao Juiz que, analisando cada caso, poder atenuar sobremaneira o princpio da publicidade dos atos processuais. Observe: 6o O juiz tomar as providncias necessrias preservao da intimidade, vida privada, honra e imagem do ofendido, podendo, inclusive, www.pontodosconcursos.com.br 19

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO determinar o segredo de justia em relao aos dados, depoimentos e outras informaes constantes dos autos a seu respeito para evitar sua exposio aos meios de comunicao. 4.4 PROVA TESTEMUNHAL

4.4.1 CONCEITO A testemunha, em sentido prprio, uma pessoa diversa dos sujeitos principais do processo (podemos dizer, um terceiro desinteressado) que chamada em juzo para declarar, positiva ou negativamente, e sob juramento, a respeito de fatos que estejam relacionados ao julgamento do mrito da ao penal, a partir da percepo que sobre eles (os fatos) obteve no passado. O Professor Mittermaier define a testemunha como sendo "o indivduo chamado a depor segundo sua experincia pessoal, sobre a existncia e a natureza de um fato". Para Malatesta, o fundamento da prova testemunhal reside "na presuno de que os homens percebam e narrem a verdade, presuno fundada, por sua vez, na experincia geral da humanidade, a qual mostra que no maior nmero de casos, o homem verdico. Finalizando, ensina Mirabete que a testemunha a pessoa que, perante o juiz, declara o que sabe acerca dos fatos sobre os quais se litiga no processo penal, ou as que so chamadas a depor, perante o juiz, sobre as suas percepes sensoriais a respeito dos fatos imputados ao acusado

Dos trs conceitos apresentados, fique atento ao segundo, pois ele j foi cobrado em prova e pode confundir facilmente o candidato. Perceba que a definio diz que no maior nmero de casos o homem verdico e acreditar nisso acaba sendo complicado devido realidade. Entretanto para a PROVA a pura VERDADE!!!

4.4.2 CLASSIFICAES Voc encontrar diversas classificaes e denominaes para a testemunha. Apresento aqui o que realmente importa para a sua P R O V A !!!

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO a) TESTEMUNHA DIRETA: a testemunha denominada de visu, ou seja, que sabe dos fatos porque os viu diretamente, os presenciou sensorialmente. Manzini s considerava verdadeiramente testemunha este tipo de declarante, pois, para ele, quem no presenciou os fatos seriam meros informantes. A lei brasileira, no entanto, no faz tal distino, sendo que pelo sistema do livre convencimento evidente que o Juiz pode valorar a prova da forma como melhor lhe aprouver, dando, por exemplo, valor maior palavra da testemunha que viu do que quelas que tomaram conhecimento por outros meios. b) TESTEMUNHA INDIRETA: Meus alunos, lembram quando o Silvio Santos (Isso mesmo, aquele do SBT) comentava sobre os filmes e dizia: EU NO VI, MAS MINHA MULHER VIU E DISSE QUE MUITO BOM!!! Nesse caso, podemos dizer que ele uma testemunha indireta do filme, pois, indiretamente, tomava conhecimento do contedo. (OK, OK, foi horrvel esse exemplo, mas aposto que voc no esquece mais!!!). Assim, trazendo para a esfera processual, testemunha indireta aquela que declara ao magistrado sobre o que no presenciou, mas soube ou ouviu dizer. Teoricamente, em que pese tenha o magistrado liberdade na formao de sua convico, trata-se de testemunha mais frgil, impondo-se, portanto, certa reserva ao magistrado na valorao de seu depoimento. c) TE ESTEMUN NHA PRP PRIA A: a testemunha chamada para ser ouvida sobre o fato objeto do litgio, seja porque os tenha presenciado, seja porque deles ouviu dizer. d) TESTEMUNHA IMPRPRIA OU INSTRUMENTAL: A testemunha imprpria, instrumentria ou fedatria a que depe sobre a regularidade de um ato, ou seja, so as testemunhas que confirmam a autenticidade de um ato processual realizado. Depem, portanto, sobre a regularidade de atos que presenciaram, no sobre os fatos que constituem o objeto principal do julgamento. o caso, por exemplo, da testemunha que presenciou a apresentao de um preso em flagrante (art. 304, 2., do CPP); a testemunha que esteve presente na audincia em que o interrogado confessou o crime espontaneamente, sem qualquer coao; a testemunha que presenciou a apreenso de objeto realizada pela autoridade policial em diligncia de busca (art. 245, 7., do CPP) etc. e) TE ESTEMUN NHA REFE ERID DA: Imagine que Tcio, testemunha, durante seu depoimento diz: Eu no estava perto do local delito, mas o Mvio havia ido pegar a bola perto do galpo e ouviu tudo. No caso de Mvio no estar arrolado como testemunha, interessante que ele seja ouvido pelo fato de ter sido REFERIDO por Tcio durante seu depoimento?

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO Claro que sim, e agora podemos definir que testemunha referida aquela que, embora no tenha sido arrolada nos momentos ordinrios (denncia ou queixa, para acusao; resposta acusao, para o ru), poder ser inquirida pelo juiz ex officio ou a requerimento das partes em razo de ter sido citada por uma outra testemunha, chamada de referente (art. 209, 1., do CPP). Art. 209. O juiz, quando julgar necessrio, poder ouvir outras testemunhas, alm das indicadas pelas partes. 1o Se ao juiz parecer conveniente, sero ouvidas as pessoas a que as testemunhas se referirem. De acordo com o art. 401, 1., do CPP, esta categoria no considerada para efeito de contagem do nmero mximo de testemunhas admitido em cada procedimento penal. f) TESTEMUNHA JUDICIAL: Considera-se aquela inquirida pelo juiz independentemente de ter sido arrolada por qualquer das partes ou de ter sido requerida a sua oitiva. Neste caso, a inquirio ex officio fundamenta-se no poder-dever que assiste ao magistrado de, buscando a verdade real, determinar as providncias necessrias para esclarecer as dvidas que porventura tiver. Tratando desta espcie de prova testemunhal, estabelece o art. 209 do CPP que o juiz, quando julgar necessrio, poder ouvir outras testemunhas, alm das indicadas pelas partes. Precitada disposio guarda simetria com o art. 156 do CPP que, ao tratar das provas em geral, viabiliza ao juiz, depois de iniciada a instruo ou antes de proferir sentena, determinar a produo de provas para dirimir dvidas relevantes. g) TESTEMUNHA NUMERRIA: a testemunha que presta compromisso ou juramento, na forma do art. 203, primeira parte, do Cdigo de Processo Penal. Art. 203. A testemunha far, sob palavra de honra, a promessa de dizer a verdade do que souber e Ihe for perguntado, devendo declarar seu nome, sua idade, seu estado e sua residncia, sua profisso, lugar onde exerce sua atividade, se parente, e em que grau, de alguma das partes, ou quais suas relaes com qualquer delas, e relatar o que souber, explicando sempre as razes de sua cincia ou as circunstncias pelas quais possa avaliar-se de sua credibilidade. h) TESTEMUNHA NO COMPROMISSADA OU INFORMANTE: contempladas no art. 208 do CPP, so aquelas dispensadas do compromisso.

www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

Art. 208. No se deferir o compromisso a que alude o art. 203 aos doentes e deficientes mentais e aos menores de 14 (quatorze) anos, nem s pessoas a que se refere o art. 206. So os menores de 14 anos, os doentes mentais e os parentes do imputado elencados no art. 206 do CPP (cnjuge, ascendente, descendentes, irmo e afins na linha reta). De acordo com o art. 401, 1., do CPP, esta categoria de testemunhas no ser computada para efeito de determinao do nmero mximo de pessoas que podem ser arroladas pelas partes nos momentos ordinrios do processo criminal. Art. 206. A testemunha no poder eximir-se da obrigao de depor. Podero, entretanto, recusar-se a faz-lo o ascendente ou descendente, o afim em linha reta, o cnjuge, ainda que desquitado, o irmo e o pai, a me, ou o filho adotivo do acusado, salvo quando no for possvel, por outro modo, obter-se ou integrar-se a prova do fato e de suas circunstncias. Resumindo:

TESTEMUNHA DIRETA TESTEMUNHA INDIRETA TESTEMUNHA PRPRIA

EU VI OS FATOS EU OUVI FALAR EU VOU FALAR SOBRE O FATO EM SI E NO SOBRE CIRCUSTNCIAS ALHEIAS. FATO? QUE FATO? VIM S PARA FALAR QUE VI O ACUSADO CHEGAR NA DELEGACIA POXA, QUE SACO...AQUELE CARA TINHA QUE DAR COM A LNGUA NOS DENTES E REFERIR MEU NOME PARA

TESTEMUNHA INSTRUMENTAL (IMPRPRIA) TESTEMUNHA REFERIDA

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO
O JUIZ... AGORA TESTEMUNHAR VOU TER QUE

TESTEMUNHA JUDICIAL

SEU JUIZ, SE NENHUMA DAS PARTES ME CHAMOU, PARA QUE EU ESTOU AQUI?? SER QUE POR CAUSA DO TAL PRINCPIO DA VERDADE REAL QUE O PROFESSOR DO PONTO COLOCOU NA AULA 01? PRESTAR COMPROMISSO? PORQUE NO! TOPO,

TESTEMUNHA NUMERRIA TESTEMUNHA INFORMANTE (NO COMPROMISSADA)

SEU JUIZ, POSSO AT INFORMAR ALGUMA COISA, MAS GARANTIR QUE VERDADE...AI NO

4.4.3 CAPACIDADE PARA TESTEMUNHAR Caro aluno, quem pode testemunhar? Encontramos esta importante resposta no artigo 202 do Cdigo de Processo Penal, que dispe: Art. 202. Toda pessoa poder ser testemunha. O artigo. 202 do CPP deixa claro que toda pessoa capaz de ser testemunha. Isso significa que pode testemunhar em juzo qualquer indivduo que tenha condies de perceber os acontecimentos ao seu redor e narrar o resultado destas suas percepes, independente de sua integridade mental, idade e condies fsicas. Assim, diferentemente do que ocorre no Processo Civil, pode ser arrolado o interdito, o inimputvel, o surdo, o mudo etc. claro que o valor que ser dado a cada depoimento ser atribudo pelo Magistrado com base no princpio da livre convico, devendo ser considerado com reservas, por exemplo, o depoimento de uma criana de pouca idade ou de um portador de deficincia mental.

4.4.4 COMPROMISSO DA TESTEMUNHA Por compromisso sugere o Cdigo de Processo Penal, no art. 203, o instituto que importa em advertncia testemunha quanto sua obrigao de falar a verdade. Em nome deste pensamento que se construiu o entendimento no sentido de que www.pontodosconcursos.com.br 24

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO apenas a testemunha compromissada poderia responder pelo crime de falso testemunho (art. 342 do Cdigo Penal). Art. 203. A testemunha far, sob palavra de honra, a promessa de dizer a verdade do que souber e Ihe for perguntado, devendo declarar seu nome, sua idade, seu estado e sua residncia, sua profisso, lugar onde exerce sua atividade, se parente, e em que grau, de alguma das partes, ou quais suas relaes com qualquer delas, e relatar o que souber, explicando sempre as razes de sua cincia ou as circunstncias pelas quais possa avaliar-se de sua credibilidade. Art. 342. Fazer afirmao falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha, perito, contador, tradutor ou intrprete em processo judicial, ou administrativo, inqurito policial, ou em juzo arbitral. Entretanto, diante do exposto, podemos chegar em situaes absurdas. Imagine que Tcio, testemunha no compromissada, mente cada palavra de seu depoimento e, devido a isto, um inocente fica preso durante dez anos. Neste caso, frente aos atuais conceitos de tica e moralidade, tal situao aceitvel? Claro que a resposta negativa e, exatamente por isso, a jurisprudncia vem firmando entendimento de que TODAS as testemunhas tem o dever de falar a verdade, aproximando em muito a testemunha compromissada da no compromissada. Observe os julgados: Apelao criminal. Falso testemunho. Recurso defensivo. Atipicidade de conduta por ausncia de compromisso. Impossibilidade. Existem duas orientaes quanto necessidade do compromisso da testemunha: para uma, no comete o crime a testemunha no compromissada, para outra corrente, a testemunha informante pode cometer o referido delito. Compartilho do segundo posicionamento e entendo que a testemunha informante (no compromissada) pode incorrer no crime de falso testemunho, pois, este surge da desobedincia ao dever de afirmar a verdade, "que no deriva do compromisso" (TJ-RJ - RT ,392:116 - 2004). Desprovimento do recurso.

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO HABEAS CORPUS. CRIME CONTRA A ADMINISTRAO DA JUSTIA: FALSO TESTEMUNHO, ART. 342 DO CDIGO PENAL. Testemunha que no prestou compromisso em processo por ser prima da parte, mas que foi advertida de que suas declaraes poderiam caracterizar ilcito penal. A formalidade do compromisso no mais integra o tipo do crime de falso testemunho, diversamente do que ocorria no primeiro Cdigo da Repblica, Decreto 847, de 11-10-1890. Quem no a obrigado pela lei a depor como testemunha, mas que se dispe a faz-lo e advertido pelo Juiz, mesmo sem ter prestado compromisso pode ficar sujeito s penas do crime de falso testemunho. Precedente: HC 66.511-0, I Turma. "Habeas Corpus" conhecido, mas indeferido. (STF, H.C. n 69.358-0-RS, Rel. Min. Paulo Brossard).

4.4.5 TESTEMUNHAS NO SUJEITAS A COMPROMISSO A regra dentro de nosso pas a obrigatoriedade de compromisso por parte das testemunhas. Entretanto, o artigo 208 do CPP dispe: Art. 208. No se deferir o compromisso a que alude o art. 203 aos doentes e deficientes mentais e aos menores de 14 (quatorze) anos, nem s pessoas a que se refere o art. 206. Art. 206. A testemunha no poder eximir-se da obrigao de depor. Podero, entretanto, recusar-se a faz-lo o ascendente ou descendente, o afim em linha reta, o cnjuge, ainda que desquitado, o irmo e o pai, a me, ou o filho adotivo do acusado, salvo quando no for possvel, por outro modo, obter-se ou integrar-se a prova do fato e de suas circunstncias. Do exposto, podemos resumir que as seguintes pessoas no prestaro compromisso: 1- DO OENT TES S ME ENTAIS; ; 2- ME ENORE ES DE 14 ANOS;

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO 3- PARENTES DO RU ENUMERADOS NO ART. 206 DO CPP: ASCENDENTES, DESCENDENTES, IRMO E CNJUGE, AINDA QUE SEPARADO JUDICIALMENTE, E, POR FIM, OS AFINS EM LINHA RETA (SOGRO, SOGRA ETC). A doutrina majoritria defende ser taxativo o rol acima apresentado, ou seja, no cabem novas hipteses. Este entendimento tem sido seguido de maneira rgida pelos tribunais e isso acarreta a necessidade de alguns apontamentos importantes: 1. Mvia ex-cnjuge do ru, agora dele divorciado. Ela est sujeita ao compromisso? A resposta positiva. Isso porque, dentre as pessoas citadas no art. 206 do Cdigo como dispensadas do compromisso est o desquitado. Ora, ao desquite sucedeu a separao judicial e no o divrcio. Alm disso, esse ltimo instituto dissolve completamente o vnculo conjugal, ao contrrio do primeiro, no se justificando, pois, a dispensa do compromisso ao divorciado. 2. O companheiro do(a) ru(r): Com a equiparao pela Constituio Federal, caso caracterizada a Unio Estvel, no h que se falar em obrigatoriedade do compromisso.. 3. Amigo ntimo e inimigo capital do ru: no esto dispensados do compromisso, pois a lei silente. Como j vimos a lista TAXATIVA. 4. Parentes da vtima: Como no esto na lista do artigo 208, esto sujeitos a compromisso tambm. Mas professor, no cabe analogia regra do art. 206? No, pois a lista TAXATIVA (J guardou ou repito mais uma vez?) 5. Depoimento que importa em auto-incriminao: embora nada disponha o Cdigo de Processo Penal a respeito, a jurisprudncia tem entendido, majoritariamente, que, embora sujeito a compromisso, nos termos de recente precedente do STF, o crime de falso testemunho no se configura quando com a declarao da verdade o depoente assume o risco de ser incriminado (HC 73.035/DF, DJ 19.12.96, p. 51.766) (STJ, HC 20.924/SP, Rel. Min. Laurita Vaz, 5 Turma, em 07.04.2003). 6. Tios, primo, sobrinhos e cunhados do ru: sujeitos, normalmente, a compromisso. Todos, afinal, so parentes colaterais os dois primeiros legtimos, o terceiro por afinidade , no includos no mbito do art. 206, referido no art. 208 do CPP.

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO Do exposto podemos resumir:

DOENTES MENTAIS

********************************

MENORES DE 14 ANOS

********************************

ASCENDENTES

********************************

DESCENDENTES

********************************

AMIGO NTIMO

********************************

CNJUGE

********************************

SEPARADO JUDICIALMENTE DIVORCIADO ********************************

********************************

AFINS EM LINHA RETA

********************************

IRMO

********************************

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

INIMIGO CAPITAL

********************************

PARENTES DA VTIMA

********************************

TIOS / PRIMOS / SOBRINHO / CUNHADO

********************************

DEPOIMENTO QUE IMPORTA EM AUTOINCRIMINAO

********************************

4.4.6 CARACTERSTICAS A prova testemunhal possui vrias caractersticas, dentre as quais destaco para sua PROVA: A) ORALIDADE: A prova testemunhal deve ser colhida mediante uma narrativa verbal prestada em contato direto com o juiz, as partes e seus representantes, apenas transportando-a por termo aos autos. O depoimento ser oral, nos termos do art. 204 do CPP. Art. 204. O depoimento ser prestado oralmente, no sendo permitido testemunha traz-lo por escrito. Pargrafo nico. No ser vedada testemunha, entretanto, breve consulta a apontamentos. H, porm, algumas regras, que excetuam ou mitigam a regra da oralidade estrita, as quais consistem: 1 - Possibilidade de realizar a testemunha breve consulta a apontamentos (nome de uma rua ou de uma localidade, sobrenome de uma pessoa, marca de um carro, um itinerrio percorrido, etc.). 2 Opo conferida ao Presidente da Repblica e seu vice, Presidente do Senado, da Cmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal entre a prestao de depoimento oral ou escrito. Neste ltimo caso, conforme dispe o art. 221, 1., do CPP, as perguntas formuladas pelas partes e

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO pelo magistrado sero enviadas por ofcio e, do mesmo modo, as respostas devolvidas ao juzo. Por analogia, idntica possibilidade deve ser conferida aos Presidentes dos demais Tribunais Superiores (Superior Tribunal de Justia, Tribunal Superior Eleitoral, Tribunal Superior do Trabalho e Superior Tribunal Militar). Art. 221. O Presidente e o Vice-Presidente da Repblica, os senadores e deputados federais, os ministros de Estado, os governadores de Estados e Territrios, os secretrios de Estado, os prefeitos do Distrito Federal e dos Municpios, os deputados s Assemblias Legislativas Estaduais, os membros do Poder Judicirio, os ministros e juzes dos Tribunais de Contas da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, bem como os do Tribunal Martimo sero inquiridos em local, dia e hora previamente ajustados entre eles e o juiz. 1o O Presidente e o Vice-Presidente da Repblica, os presidentes do Senado Federal, da Cmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal podero optar pela prestao de depoimento por escrito, caso em que as perguntas, formuladas pelas partes e deferidas pelo juiz, Ihes sero transmitidas por ofcio. (grifo nosso)

3 Testemunha surda, ou muda, ou surda-muda, qual as perguntas e/ou respostas sero feitas por escrito, perante o juiz, por razes bvias. Art. 223. [...] Pargrafo nico. Tratando-se de mudo, surdo ou surdo-mudo, proceder-se- na conformidade do art. 192.

4 Testemunha em crime de abuso de autoridade, que poder optar pela prestao de depoimento por escrito, conforme estabelece o art. 14, 1., da Lei 4.898/1965. B) ) OBJ JETI IVIDAD DE: A testemunha fala apenas sobre os fatos percebidos por seus sentidos e objeto da demanda, sem emitir sua opinio pessoal. A exceo admitida quando a reproduo exigir necessariamente um juzo de valor. Ex. a testemunha afirma que o causador do acidente automobilstico dirigia em velocidade incompatvel com o local, comportando-se de forma perigosa. Tal apreciao subjetiva indestacvel da narrativa, devendo, portanto, ser mantida pelo juiz.

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO C) ) RETROSPECTIV VIDA ADE: A testemunha chamada para reproduzir fatos passados, acontecimentos pretritos conhecidos, e nunca para fazer previses para o futuro. A testemunha depe sobre o que assistiu e por isso sempre retrospectivo. Exemplo: Tcio est sofrendo um processo e arrola como testemunha Meviolino, cartomante renomado da regio. Durante seu depoimento, Meviolino, aps uma inquirio fecha os olhos e grita: MENTALIZEI QUE A OFENDIDA VAI FICAR COMPLETAMENTE CURADA!!!. Isso servir para algo? Claro que no. D) JUDICIALIDADE: Tecnicamente, s prova testemunhal aquela produzida em juzo. E) IN NDI IVID DUA ALIDA ADE: Cada testemunha presta o seu depoimento isolada de outra. Art. 210. As testemunhas sero inquiridas cada uma de per si, de modo que umas no saibam nem ouam os depoimentos das outras, devendo o juiz adverti-las das penas cominadas ao falso testemunho. F) OBRIGATORIEDADE DE COMPARECIMENTO: Uma vez regularmente notificada para depor, a testemunha tem a obrigao de comparecer a juzo sob pena de conduo coercitiva, pagamento das despesas da conduo, multa e, at mesmo, processo criminal por desobedincia (arts. 218 e 219 do CPP).

Art. 218. Se, regularmente intimada, a testemunha deixar de comparecer sem motivo justificado, o juiz poder requisitar autoridade policial a sua apresentao ou determinar seja conduzida por oficial de justia, que poder solicitar o auxlio da fora pblica. Art. 219. O juiz poder aplicar testemunha faltosa a multa prevista no art. 453, sem prejuzo do processo penal por crime de desobedincia, e conden-la ao pagamento das custas da diligncia.

Esta regra, contudo, no absoluta, admitindo excees, as quais consistem: Pessoas que, em razo de doena ou idade, estiverem impossibilitadas de comparecer ao Juzo, caso em que deve o juiz deslocar-se e ouvi-las no lugar onde estiverem (art. 220 do CPP).

www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO Art. 220. As pessoas impossibilitadas, por enfermidade ou por velhice, de comparecer para depor, sero inquiridas onde estiverem. Presidente e Vice-Presidente da Repblica, os senadores e deputados federais, os ministros de Estado, os governadores de Estado, os secretrios de Estado, os prefeitos do Distrito Federal e dos Municpios, os deputados estaduais, os membros do Poder Judicirio, os ministros e juzes dos Tribunais de Contas da Unio, dos Estados, do Distrito Federal bem como os do Tribunal Martimo, aos quais confere a lei (art. 221, caput, do CPP), o direito de agendar, previamente, o dia, a hora e o local em que devero ser ouvidos. Observe-se que idntica prerrogativa possuem os membros do Ministrio Pblico (art. 40, I, da Lei 8.625/1993). Ademais, quanto ao Presidente da Repblica e seu vice, bem como Presidentes do Senado, Cmara dos Deputados e Supremo Tribunal Federal (aqui se incluindo, por analogia, os Presidentes dos demais Tribunais Superiores), podero eles, ainda, optar pela prestao de depoimento escrito, nos termos do art. 221, 1., do CPP que j tratamos. G) OBRIGATORIEDADE DA PRESTAO DE DEPOIMENTO: Caro aluno, TESTEMUNHA tem direito ao silncio? A resposta negativa, pois poder ser enquadrada esta conduta no crime de falso testemunho, que se caracteriza quando o indivduo fizer afirmao falsa, calar ou negar a verdade sobre fatos de que tenha cincia. Assim, podemos dizer que comparecendo a juzo, tem a testemunha obrigao de depor, no podendo se eximir deste dever que lhe imposto por lei. Observe: Art. 206. A testemunha no poder eximir-se da obrigao de depor. Entretanto, existem excees que retiram essa obrigao da testemunha em depor. So elas: Pessoas referidas no art. 206, 2. parte, do CPP: Art. 206. [...] Podero, entretanto, recusar-se a faz-lo o ascendente ou descendente, o afim em linha reta, o cnjuge, ainda que desquitado, o irmo e o pai, a me, ou o filho adotivo do acusado, salvo quando no for possvel, por outro modo, obter-se ou integrar-se a prova do fato e de suas circunstncias. OBSERVAO: Esta exceo tem carter relativo, pois caso o Juiz entenda ser a testemunha a nica fonte de prova, poder no aceitar a recusa. www.pontodosconcursos.com.br 32

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

Pessoas do art. 207 do CPP: Art. 207. So proibidas de depor as pessoas que, em razo de funo, ministrio, ofcio ou profisso, devam guardar segredo, salvo se, desobrigadas pela parte interessada, quiserem dar o seu testemunho

Exemplos: padre, psiclogo, psiquiatra, advogado etc., em relao, evidentemente, aos fatos que souberam em decorrncia da confiana inspirada pela atividade que exercem. Observe-se que o dever de depor sob pena de falso testemunho no existe para a vtima, visto que, regulamentada em captulo parte, no lhe aplicvel a regra do art.206, atinente, exclusivamente, prova testemunhal. Assim, caso venha a silenciar, estar a vtima colaborando para absolvio do ru, nada impedindo que, mais tarde, venha seu silncio a ser interpretado como retratao tcita a eventual depoimento incriminador que tenha prestado anteriormente, podendo responder, ento, por denunciao caluniosa ou falsa comunicao de crime, se for o caso. Tambm no existe, como j vimos, dever de depor ao ru que tem, constitucionalmente, assegurado o direito ao silncio, corolrio do princpio nemo tenetur se detegere. Do exposto, resumimos:

ORALIDADE OBJETIVIDADE

A prova testemunhal deve ser colhida mediante uma narrativa verbal A testemunha fala apenas sobre os fatos percebidos por seus sentidos e objeto da demanda, sem emitir sua opinio pessoal. A testemunha no a ME DINAH, ou seja, deve falar de fatos pretritos. S prova testemunhal aquela produzida em juzo.

RETROSPECTIVIDADE JUDICIALIDADE

www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

INDIVIDUALIDADE OBRIGATORIEDADE DE COMPARECIMENTO OBRIGATORIEDADE DE DEPOIMENTO

Cada testemunha presta depoimento isolada de outra.

seu

Se notificada, a testemunha tem a obrigao de comparecer a juzo sob pena de conduo coercitiva. Testemunha no tem direito ao silncio.

Caro aluno, Aqui encerramos mais uma aula. No prximo encontro finalizaremos os aspectos pertinentes testemunha e trataremos de novos assuntos interessantes e importantes para a sua prova. Continue firme e forte em busca do seu sonho e adquira mais e mais conhecimento, pois a bateria de exerccios est chegando! Abraos e bons estudos, Pedro Ivo

O mundo est nas mos daqueles que tm a coragem de sonhar e de correr o risco de viver seus sonhos." Paulo Coelho

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

PRINCIPAIS ARTIGOS TRATADOS NA AULA


DO INTERROGATRIO DO ACUSADO Art. 185. O acusado que comparecer perante a autoridade judiciria, no curso do processo penal, ser qualificado e interrogado na presena de seu defensor, constitudo ou nomeado. 1o O interrogatrio do ru preso ser realizado, em sala prpria, no estabelecimento em que estiver recolhido, desde que estejam garantidas a segurana do juiz, do membro do Ministrio Pblico e dos auxiliares bem como a presena do defensor e a publicidade do ato. 2o Excepcionalmente, o juiz, por deciso fundamentada, de ofcio ou a requerimento das partes, poder realizar o interrogatrio do ru preso por sistema de videoconferncia ou outro recurso tecnolgico de transmisso de sons e imagens em tempo real, desde que a medida seja necessria para atender a uma das seguintes finalidades: I - prevenir risco segurana pblica, quando exista fundada suspeita de que o preso integre organizao criminosa ou de que, por outra razo, possa fugir durante o deslocamento; II - viabilizar a participao do ru no referido ato processual, quando haja relevante dificuldade para seu comparecimento em juzo, por enfermidade ou outra circunstncia pessoal; III - impedir a influncia do ru no nimo de testemunha ou da vtima, desde que no seja possvel colher o depoimento destas por videoconferncia, nos termos do art. 217 deste Cdigo; IV - responder gravssima questo de ordem pblica. 3o Da deciso que determinar a realizao de interrogatrio por videoconferncia, as partes sero intimadas com 10 (dez) dias de antecedncia. 5o Em qualquer modalidade de interrogatrio, o juiz garantir ao ru o direito de entrevista prvia e reservada com o seu defensor; se realizado por videoconferncia, fica tambm garantido o acesso a canais telefnicos reservados para comunicao entre o defensor que esteja no presdio e o advogado presente na sala de audincia do Frum, e entre este e o preso. 6o A sala reservada no estabelecimento prisional para a realizao de atos processuais por sistema de videoconferncia ser fiscalizada pelos corregedores e pelo juiz de cada causa, como tambm pelo Ministrio Pblico e pela Ordem dos Advogados do Brasil. 7o Ser requisitada a apresentao do ru preso em juzo nas hipteses em que o interrogatrio no se realizar na forma prevista nos 1o e 2o deste artigo. 8o Aplica-se o disposto nos 2o, 3o, 4o e 5o deste artigo, no que couber, realizao de outros atos processuais que dependam da participao de pessoa que esteja presa, como acareao, reconhecimento de pessoas e coisas, e inquirio de testemunha ou tomada de declaraes do ofendido. 9o Na hiptese do 8o deste artigo, fica garantido o acompanhamento do ato processual pelo acusado e seu defensor. www.pontodosconcursos.com.br 35

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO Art. 186. Depois de devidamente qualificado e cientificado do inteiro teor da acusao, o acusado ser informado pelo juiz, antes de iniciar o interrogatrio, do seu direito de permanecer calado e de no responder perguntas que lhe forem formuladas. Pargrafo nico. O silncio, que no importar em confisso, no poder ser interpretado em prejuzo da defesa. Art. 188. Aps proceder ao interrogatrio, o juiz indagar das partes se restou algum fato para ser esclarecido, formulando as perguntas correspondentes se o entender pertinente e relevante. Art. 189. Se o interrogando negar a acusao, no todo ou em parte, poder prestar esclarecimentos e indicar provas. Art. 190. Se confessar a autoria, ser perguntado sobre os motivos e circunstncias do fato e se outras pessoas concorreram para a infrao, e quais sejam. Art. 191. Havendo mais de um acusado, sero interrogados separadamente. Art. 192. O interrogatrio do mudo, do surdo ou do surdo-mudo ser feito pela forma seguinte: I - ao surdo sero apresentadas por escrito as perguntas, que ele responder oralmente; II - ao mudo as perguntas sero feitas oralmente, respondendo-as por escrito; III - ao surdo-mudo as perguntas sero formuladas por escrito e do mesmo modo dar as respostas. Pargrafo nico. Caso o interrogando no saiba ler ou escrever, intervir no ato, como intrprete e sob compromisso, pessoa habilitada a entend-lo. Art. 193. Quando o interrogando no falar a lngua nacional, o interrogatrio ser feito por meio de intrprete. Art. 195. Se o interrogado no souber escrever, no puder ou no quiser assinar, tal fato ser consignado no termo. CAPTULO IV DA CONFISSO Art. 197. O valor da confisso se aferir pelos critrios adotados para os outros elementos de prova, e para a sua apreciao o juiz dever confront-la com as demais provas do processo, verificando se entre ela e estas existe compatibilidade ou concordncia. Art. 200. A confisso ser divisvel e retratvel, sem prejuzo do livre convencimento do juiz, fundado no exame das provas em conjunto. CAPTULO V DO OFENDIDO Art. 201. Sempre que possvel, o ofendido ser qualificado e perguntado sobre as circunstncias da infrao, quem seja ou presuma ser o seu autor, as provas que possa indicar, tomando-se por termo as suas declaraes. 1o Se, intimado para esse fim, deixar de comparecer sem motivo justo, o ofendido poder ser conduzido presena da autoridade. www.pontodosconcursos.com.br 36

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO 2o O ofendido ser comunicado dos atos processuais relativos ao ingresso e sada do acusado da priso, designao de data para audincia e sentena e respectivos acrdos que a mantenham ou modifiquem. 3o As comunicaes ao ofendido devero ser feitas no endereo por ele indicado, admitindo-se, por opo do ofendido, o uso de meio eletrnico. 4o Antes do incio da audincia e durante a sua realizao, ser reservado espao separado para o ofendido. 6o O juiz tomar as providncias necessrias preservao da intimidade, vida privada, honra e imagem do ofendido, podendo, inclusive, determinar o segredo de justia em relao aos dados, depoimentos e outras informaes constantes dos autos a seu respeito para evitar sua exposio aos meios de comunicao. CAPTULO VI DAS TESTEMUNHAS Art. 202. Toda pessoa poder ser testemunha. Art. 203. A testemunha far, sob palavra de honra, a promessa de dizer a verdade do que souber e Ihe for perguntado, devendo declarar seu nome, sua idade, seu estado e sua residncia, sua profisso, lugar onde exerce sua atividade, se parente, e em que grau, de alguma das partes, ou quais suas relaes com qualquer delas, e relatar o que souber, explicando sempre as razes de sua cincia ou as circunstncias pelas quais possa avaliar-se de sua credibilidade. Art. 204. O depoimento ser prestado oralmente, no sendo permitido testemunha traz-lo por escrito. Pargrafo nico. No ser vedada testemunha, entretanto, breve consulta a apontamentos. Art. 206. A testemunha no poder eximir-se da obrigao de depor. Podero, entretanto, recusar-se a faz-lo o ascendente ou descendente, o afim em linha reta, o cnjuge, ainda que desquitado, o irmo e o pai, a me, ou o filho adotivo do acusado, salvo quando no for possvel, por outro modo, obter-se ou integrar-se a prova do fato e de suas circunstncias. Art. 207. So proibidas de depor as pessoas que, em razo de funo, ministrio, ofcio ou profisso, devam guardar segredo, salvo se, desobrigadas pela parte interessada, quiserem dar o seu testemunho. Art. 208. No se deferir o compromisso a que alude o art. 203 aos doentes e deficientes mentais e aos menores de 14 (quatorze) anos, nem s pessoas a que se refere o art. 206. Art. 209. O juiz, quando julgar necessrio, poder ouvir outras testemunhas, alm das indicadas pelas partes. 1o Se ao juiz parecer conveniente, sero ouvidas as pessoas a que as testemunhas se referirem.

www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO EXERCCIOS 01. (CESPE - JUIZ SUBSTITUTO TJ-AL 2008) Ainda que devidamente intimado, se o ofendido deixa de comparecer audincia de instruo e julgamento, no pode o juiz determinar sua conduo coercitiva, considerando que no se trata de testemunha compromissada. GABARITO: INCORRETA COMENTRIOS: O ofendido ser obrigado a comparecer, cabendo a conduo coercitiva. Art. 201. Sempre que possvel, o ofendido ser qualificado e perguntado sobre as circunstncias da infrao, quem seja ou presuma ser o seu autor, as provas que possa indicar, tomando-se por termo as suas declaraes. 1o Se, intimado para esse fim, deixar de comparecer sem motivo justo, o ofendido poder ser conduzido presena da autoridade. (grifo nosso)

02. (CESPE - JUIZ SUBSTITUTO TJ-AL 2008) O ofendido ter de ser comunicado dos atos processuais relativos ao ingresso e sada do acusado da priso, designao de data para audincia e sentena, bem como a respectivos acrdos que a mantenham ou modifiquem. GABARITO: CORRETA COMENTRIOS: Questo que exige do candidato a simples leitura do cdigo. Reproduz o pargrafo 2 do artigo 201. 2o O ofendido ser comunicado dos atos processuais relativos ao ingresso e sada do acusado da priso, designao de data para audincia e sentena e respectivos acrdos que a mantenham ou modifiquem. 03. (CESPE - DELEGADO - PC-ES 2008) A lei processual garante ao acusado a possibilidade de confessar, negar ou silenciar a respeito da imputao que lhe atribuda, sem que haja qualquer prejuzo sua defesa. Assim, no momento do interrogatrio, permitido ao acusado o silncio em resposta s perguntas de natureza identificatrias ou de qualificao pessoal. GABARITO: INCORRETA COMENTRIOS: O direito ao silncio no abrange a fase de qualificao. Observe:

www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO Art. 186. Depois de devidamente qualificado e cientificado do inteiro teor da acusao, o acusado ser informado pelo juiz, antes de iniciar o interrogatrio, do seu direito de permanecer calado e de no responder perguntas que lhe forem formuladas. 04. (CESPE - JUIZ SUBSTITUTO TJ-DF 2008) O juiz penal no est obrigado a admitir como verdadeira a confisso do ru. GABARITO: CORRETA COMENTRIOS: Adotamos no pas o sistema da livre apreciao das provas por parte do Magistrado. Sendo assim, o prprio cdigo deixa claro o valor relativo da confisso. Art. 197. O valor da confisso se aferir pelos critrios adotados para os outros elementos de prova, e para a sua apreciao o juiz dever confront-la com as demais provas do processo, verificando se entre ela e estas existe compatibilidade ou concordncia. 05. (CESPE - JUIZ SUBSTITUTO TJ-DF 2008) O juiz penal, quando julgar necessrio, poder ouvir outras testemunhas, alm das indicadas pelas partes, bem como pessoas por elas referidas. GABARITO: CORRETA COMENTRIOS: O enunciado da questo trata da testemunha judicial e da referida e tal possibilidade encontra-se plasmada no CPP nos seguintes termos: Art. 209. O juiz, quando julgar necessrio, testemunhas, alm das indicadas pelas partes. poder ouvir outras

06. (CESPE - JUIZ SUBSTITUTO TJ-DF 2008) Aos menores de 18 (dezoito) anos quando testemunhas, no se defere o compromisso legal. GABARITO: INCORRETA COMENTRIOS: A lei fala em menores de quatorze anos e no 18. Muito cuidado com esse item na hora da prova. Art. 208. No se deferir o compromisso a que alude o art. 203 aos doentes e deficientes mentais e aos menores de 14 (quatorze) anos, nem s pessoas a que se refere o art. 206.

www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO 07. (CESPE - JUIZ SUBSTITUTO TJ-RS 2009) A previso do interrogatrio do ru por videoconferncia afastou a possibilidade de tomada do depoimento das testemunhas por essa metodologia de busca da prova. GABARITO: INCORRETA COMENTRIOS: Verificamos durante nossos estudos que a videoconferncia cabvel para qualquer ato processual conforme o pargrafo 8 do artigo 185 do CPP. Relembre: Art. 185 [...] 8o Aplica-se o disposto nos 2o, 3o, 4o e 5o deste artigo, no que couber, realizao de outros atos processuais que dependam da participao de pessoa que esteja presa, como acareao, reconhecimento de pessoas e coisas, e inquirio de testemunha ou tomada de declaraes do ofendido. 08. (CESPE - POLICIA CIVIL-2009) Considere que Anglica, imputvel, tenha sido arrolada como testemunha de acusao nos autos de uma ao penal, tendo sido notificada pessoalmente da audincia para a sua oitiva. Sem justificativa, Anglica faltou audincia e, mesmo novamente notificada, no compareceu em juzo. Neste caso, poder o juiz determinar a conduo coercitiva de Anglica, sem prejuzo do processo penal por crime de desobedincia. GABARITO: CORRETA COMENTRIOS: A questo est em total consonncia com o Cdigo de Processo Penal, deixando claro a obrigatoriedade da presena da testemunha, podendo esta, inclusive, responder por crime de desobedincia, no caso de falta injustificada. 9. (CESPE TJ-AC-2007) O silncio do acusado, durante o processo, no pode ser interpretado em seu desfavor. GABARITO: CORRETA COMENTRIOS: Na poca do concurso, esta questo foi considerada incorreta, mas, conforme vimos em nossa aula, atualmente o entendimento outro, ou seja, exatamente o dito no exerccio. Art. 186 [...] Pargrafo nico. O silncio, que no importar em confisso, no poder ser interpretado em prejuzo da defesa.

www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

10. (CESPE TJ-AC-2007) O comportamento adotado pelo ru durante o processo, na tentativa de defender-se, no se presta a agravar-lhe a pena. GABARITO: INCORRETA COMENTRIOS: O Magistrado deve observar tudo em uma audincia, inclusive o comportamento do ru em todos os momentos. Segundo a jurisprudncia majoritria, o comportamento do ru tambm pode ser um meio de prova para o Juiz.

www.pontodosconcursos.com.br

41

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO LISTA DAS QUESTES APRESENTADAS 01. (CESPE - JUIZ SUBSTITUTO TJ-AL 2008) Ainda que devidamente intimado, se o ofendido deixa de comparecer audincia de instruo e julgamento, no pode o juiz determinar sua conduo coercitiva, considerando que no se trata de testemunha compromissada. 02. (CESPE - JUIZ SUBSTITUTO TJ-AL 2008) O ofendido ter de ser comunicado dos atos processuais relativos ao ingresso e sada do acusado da priso, designao de data para audincia e sentena, bem como a respectivos acrdos que a mantenham ou modifiquem. 03. (CESPE - DELEGADO - PC-ES 2008) A lei processual garante ao acusado a possibilidade de confessar, negar ou silenciar a respeito da imputao que lhe atribuda, sem que haja qualquer prejuzo sua defesa. Assim, no momento do interrogatrio, permitido ao acusado o silncio em resposta s perguntas de natureza identificatrias ou de qualificao pessoal. 04. (CESPE - JUIZ SUBSTITUTO TJ-DF 2008) O juiz penal no est obrigado a admitir como verdadeira a confisso do ru. 05. (CESPE - JUIZ SUBSTITUTO TJ-DF 2008) O juiz penal, quando julgar necessrio, poder ouvir outras testemunhas, alm das indicadas pelas partes, bem como pessoas por elas referidas. 06. (CESPE - JUIZ SUBSTITUTO TJ-DF 2008) Aos menores de 18 (dezoito) anos quando testemunhas, no se defere o compromisso legal. 07. (CESPE - JUIZ SUBSTITUTO TJ-RS 2009) A previso do interrogatrio do ru por videoconferncia afastou a possibilidade de tomada do depoimento das testemunhas por essa metodologia de busca da prova. 08. (CESPE - POLICIA CIVIL-2009) Considere que Anglica, imputvel, tenha sido arrolada como testemunha de acusao nos autos de uma ao penal, tendo sido notificada pessoalmente da audincia para a sua oitiva. Sem justificativa, Anglica faltou audincia e, mesmo novamente notificada, no compareceu em juzo. Neste caso, poder o juiz determinar a conduo coercitiva de Anglica, sem prejuzo do processo penal por crime de desobedincia. 09. (CESPE TJ-AC-2007) O silncio do acusado, durante o processo, no pode ser interpretado em seu desfavor.

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

10. (CESPE TJ-AC-2007) O comportamento adotado pelo ru durante o processo, na tentativa de defender-se, no se presta a agravar-lhe a pena.

www.pontodosconcursos.com.br

43

S-ar putea să vă placă și