Sunteți pe pagina 1din 13

OS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ESPANHOL E A PLATAFORMA MOODLE

Valeria Jane Siqueira Loureiro UFS

Introduo
Nossa proposta de trabalho tem como objetivo analisar e pesquisar sobre os recursos educativos abertos (REA) na criao e elaborao de materiais didticos digitais. Para tal objetivo desenvolvemos o Curso de Espanhol Bsico (CESB) e Curso de Espanhol Instrumental (CEI) ambos se tratam de cursos de extenso oferecidos a comunidade interna da Universidade Federal de Sergipe e promovido pelo Departamento de Letras Estrangeiras (DLES) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) juntamente com o Centro de Educao Superior a Distncia (CESAD) na modalidade a distncia. Os cursos oferecem o ensino de espanhol como lngua estrangeira a distancia pela plataforma moodle como forma de proporcionar para os alunos da UFS que no podem realizar o cursos na modalidade presencial a possibilidade de aprender o idioma espanhol.

Fundamentao terica
Consideramos pressupostos tericos de autores como Guimares (2003), P. Levy (1993) Kensi (2003). E as discusses no Brasil do Grupo REA (Recursos Educacionais Abertos).

Metodologia
Observao Analises de dados a partir da observao

Objetivos
(i) propor o ensino de espanhol na modalidade semipresencial e a distancia para os alunos da UFS (ii) analisar os recursos abertos para as aulas do ensino de LE (iii) capacitar na formao de professores na rea de novas tecnologias da informao e comunicao

Discusso
O Curso de Espanhol Bsico (CESB) se trata de um curso de espanhol para a iniciao do idioma com a finalidade de proporcionar a aprendizagem da lngua espanhola aos que almejam conhecimento da lngua de forma interativa e no possuem a lngua espanhola em sua grade curricular, enquanto o Curso de Espanhol Instrumental (CEI) se trata de um curso de espanhol com a finalidade de desenvolver estratgias de leitura que ajudem na compreenso de textos escritos ampliando o conhecimento do vocabulrio especfico e de estruturas sintticas do espanhol e levando os alunos a tambm familiarizar-se com as diferentes variedades da lngua espanhola no mundo.

Discusso
Nestes cursos ofertados a distncia pela plataforma moodle, alm de oferta de curso de idiomas, se objetiva a formao inicial dos estudantes do curso de Licenciatura em Letras Espanhol e Portugus-Espanhol. Para isso, alm das duas coordenadoras, contamos com 12 tutores que so estudantes dos cursos de licenciatura em Letras que monitoram e interagem com os estudantes dos dois cursos, alm de elaborarem as atividades das aulas para os cursos on line, tendo como inteno o aperfeioamento da formao acadmica no que se refere prtica docente em lngua espanhola. A finalidade da mesa aportar relatos da experincia das prticas pedaggicas e das atividades elaboradas e postadas que so colocadas em prtica pelos tutores de lngua espanhola com os alunos dos dois cursos de espanhol em questo.

Discusso
As atividades propostas para os alunos dos cursos so elaboradas pelos tutores sob a superviso das duas coordenadoras e colocadas em prtica pelos mesmos nos respectivos cursos onde tambm interagem com os estudantes dando orientao, corrigindo, tirando as duvidas, entre outras prticas online. A metodologia empregada nas aulas do CESB a comunicativa com enfoque multicultural, ou seja, combinar nas atividades a integrao de elementos das habilidades comunicativas (compreenso e/ou expresso oral e/ou escrita) com aspectos culturais dos vrios pases que falam o espanhol como lngua oficial.

Discusso
Assim, alm de proporcionar atividades que ajudaro aos alunos que realizam os cursos no processo de desenvolvimento de habilidades comunicativas a que se propem ao longo do perodo, os tutores passam pela experincia da prtica docente de criao e elaborao de material didtico online em espanhol como lngua estrangeira que alcance a interao entre tutores e alunos e alunos entre si na plataforma Moodle, se vinculando assim a linha e projeto de pesquisa a qual o grupo de tutores esto vinculados sob minha orientao na rea de lngua espanhola na UFS.

Discusso
Os materiais criados tem a caracteristica de se encontrar baixo licena Creative Crommos. Usar as licenas Creative Commons simples. Basta seguir o link http://creativecommons.org/choose, em que voc dever responder duas perguntas que determinaro o escopo da licena que voc utilizar. A partir da, use o cdigo html, as imagens e os textos em linguagem comum e em termos jurdicos que lhe sero apresentados para informar s pessoas com quem voc compartilhar sua obra as permisses que tm. de graa, e voc quem determina o que os outros podero fazer com a obra.

Concluso
Acreditamos que importante pensar na elaborao de materiais digitais e na utilizao de REA quando falamos de educao a distncia. Consideramos importante que surjam propostas desde conceitos como interao , autonomia e avaliao.

Referncias Bibliogrficas
KENSKI, V. M. Educao e tecnologias: o novo ritmo da informao. Campinas, SP: Papirus, 2007.
LEFFA, V. J. Anlise Automtica da resposta do aluno em ambiente virtual. Revista Brasileira de Lingustica Aplicada, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, p. 25-40, 2003. LVY, P. As tecnologias da inteligncia; o futuro do pensamento na era da informtica. So Paulo: Editora 34, 1993.

Referncias Bibliogrficas
MOORE, M. G. Transactional distance theory. In KEEGAN, D. Theoretical Principles of Distance Education, London: Routledge, 1993, p 22-38. e KEARSLEY, G. Educao a Distncia: uma viso integrada, So Paulo: CENGAGE Learning, 2010.
SANTANA, B.; ROSSINI, C.; PRETTO, N (org). Recursos Educacionais Abertos: prticas colaborativas e polticas pblicas. Salvador: Edufba, So Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012.

S-ar putea să vă placă și