Sunteți pe pagina 1din 12

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

XII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Campina Grande PB 10 a 12 de Junho 2010

Estratgias de Comunicao Pblica: Literatura de Cordel e Democratizao do Conhecimento Cientfico1 Rebeca Casemiro de OLIVEIRA2 Jurani Oliveira CLEMENTINO3 Tlio Augusto Paz e ALBUQUERQUE4 Universidade Estadual da Paraba, Campina Grande, PB

RESUMO

A Comunicao Pblica da Cincia (CPC) tem como tarefa poltica a criao de oportunidades de apropriao social dos conhecimentos cientficos e tecnolgicos, clssicos ou em processo de construo, visando o aprofundamento da cidadania. Esta compreenso norteou o presente trabalho, que teve por objetivo o estudo da literatura de cordel como uma ferramenta de CPC. Para realizao desse estudo, foi feito um levantamento dos cordis que tratassem de Cincia & Tecnologia e, posteriormente, foi feita uma anlise de como era abordado o tema. Observou-se, dentre outras questes, o crescente envolvimento dos cordelistas com temas de C&T, a existncias de vrios grupos de interesse (tratam do conhecimento propriamente dito, da biografia dos grandes cientistas da humanidade, de orientao para a sade e meio ambiente, educao tecnolgica), e diferentes estratgias discursivas (apelo, associao ao mtico, ao fantstico). PALAVRAS-CHAVES: cidadania; cincia; comunicao; cordis.

INTRODUO

Divulgar e difundir a cincia na sociedade atual algo fundamental, pois, os avanos desse campo do conhecimento so cada vez mais determinantes em setores da vida humana, como os contextos social, econmico e poltico. preciso que os governos e a sociedade entendam que a divulgao cientfica tem relao direta com cidadania. E, os estudiosos da Comunicao Pblica
1

Trabalho apresentado no DT 7 Comunicao, Espao e Cidadania do XII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste realizado de 10 a 12 de junho de 2010.

Bacharel em Comunicao Social pela UEPB e mestranda do curso de Desenvolvimento Regional da UEPB, email: rebecacasemiro@gmail.com. Bacharel em Comunicao Social pela UEPB, especialista em Comunicao e Educao, mestrando bolsista Capes do Curso em Desenvolvimento Regional UEPB. Email: juraniclementino@yahoo.com.br.
4
3

Graduado em Histria pela UEPB, mestrando bolsista Capes do Curso em Desenvolvimento Regional UEPB. Email: tulioaugustopaz@hotmail.com.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Campina Grande PB 10 a 12 de Junho 2010

da Cincia buscam exatamente isso: fazer entender que quanto mais pessoas tiverem acesso a informaes cientficas, especialmente as que lhes afetam diretamente a vida, maior os efeitos benficos polticos, econmicos e sociais, imperceptveis s pessoas no informadas, tanto que a produo e tambm a difuso do conhecimento cientfico tem incorporado essas preocupaes, ultrapassando os limites de uma suposta cincia pura. Nesse sentido, aceitando as experincias como independente da comunidade cientfica, ferramentas importantes se inserem como estratgias de comunicao pblica da cincia, ajudando na divulgao de temas relacionados cincia e tecnologia de um modo geral. O poeta cordelista, munido de toda sua carga de conhecimento e incitado pela sua curiosidade nata, descobre o mundo das novas tecnologias e das cincias e vai, no seu espao, democratizar e transmitir conhecimento cientfico ao seu ambiente, contando o que se aprendeu do seu modo, dentro da sua realidade. Sentindo o aumento da demanda por maiores informaes de Cincia & Tecnologia, o poeta v nessa novidade uma forma de ampliar seu pblico, alm disso, ele abrir portas para que seu leitor adquira um novo conhecimento, ou pelo menos, incitar a busca por ele. A literatura de cordel, transmitida de gerao para gerao, integra as manifestaes culturais em que o povo produz e participa de forma ativa, sendo assim considerada cultura popular. E essa manifestao, vez por outra, tambm pode ser utilizada como canal de comunicao, especificamente, de comunicao da cincia.

O FOLHETO E A POPULARIZAO DO CONHECIMENTO CIENTFICO EM SALA DE AULA

No incio do processo de divulgao, a Comunicao Pblica da Cincia, mesmo com a crescente viso otimista sobre seus benefcios, sofreu muito preconceito e desconfiana do pblico, que foi acostumado a pensar mais nos possveis riscos que as pesquisas cientficas poderiam trazer para a sociedade, principalmente aps as grandes guerras, onde as descobertas foram usadas para prticas destrutivas. Mas antes disso o medo do desconhecido, incutido na sociedade com o apoio da igreja, egosta detentora
2

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Campina Grande PB 10 a 12 de Junho 2010

de conhecimento, que muitas vezes classificou cientistas e pesquisadores de bruxos e demnios, foi um entrave para a formao de uma sociedade interessada, atuante e presente nas decises relacionadas questo da C & T. A cincia consegue sair do posto de desconhecida para aliada das questes ainda sem soluo. Os grandes avanos nesse campo do conhecimento esto permitindo, na medida em que deixaram de estar ao alcance apenas dos experts e passaram a ser mais amplamente divulgados, que a sociedade entenda, mesmo que aos poucos, a relao direta e os benefcios que podem proporcionar. O problema levantado por NOVELLI (2007) que a sociedade ainda no conseguiu compreender o tema como uma questo pblica, coletiva, pois a mentalidade ainda de querer saber apenas o que lhe afeta diretamente neste momento. Um exemplo disso so as polmicas envolvendo as pesquisas com clulas-tronco, onde as vrias opinies divergentes sobre seus benefcios/malefcios levaram a deciso para os tribunais. No entanto, antes disso o assunto foi aberto e amplamente discutido com a populao em vrias audincias pblicas, mas o que se viu foi que, alm de setores da sociedade civil organizada e entidades representativas, poucas pessoas mostraram interesse no assunto, na sua grande maioria estiveram presentes apenas aquelas que poderiam, de alguma forma, ser beneficiados diretamente com esses estudos. Entretanto, hoje se percebe que quanto mais for facilitada a abertura de novos canais de comunicao entre os membros da sociedade, mais haver iniciativa cidad em colaborar nesse processo, podendo ento se falar numa autntica apropriao social do conhecimento cientfico (CUEVAS, 2008, p. 67, traduo nossa). um direito da sociedade como um todo participar em discusses de temas que podero definir seus destinos e, conforme assevera OLIVEIRA (2001), o direito informao, assegurado na Declarao dos Direitos Humanos, declarada pela da ONU em 1948, j seria suficiente para justificar a essncia da necessidade de se divulgar C&T para o grande pblico, como forma de socializao do conhecimento, entretanto outros fatores fortalecem e embasam estas aes.

O grau de envolvimento cientfico e tecnolgico dos pases pode estar diretamente associado melhoria da qualidade de vida de suas populaes. Alm disto, a maior parte dos investimentos feitos em C&T oriunda dos cofres pblicos, ou seja, da prpria sociedade para

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Campina Grande PB 10 a 12 de Junho 2010

quem devem ser retornados os benefcios conquistados com estes investimentos. (OLIVEIRA, 2001, p. 204).

Para isso, processos decisrios de temas vinculados Cincia & Tecnologia precisam ser democratizados. Esse processo pode ser iniciado atravs da educao, numa mudana cultural no ensino da cincia e tambm no interesse e compreenso da importncia dos avanos cientficos e tecnolgicos para o desenvolvimento da sociedade.

No h dvida de que crescente o interesse despertado a respeito da comunicao pblica e da participao pblica em assuntos polmicos que povoam a chamada pauta social, particularmente entre os movimentos sociais e as instituies governamentais. (MONTEIRO, 2007, p.44).

As relaes entre conhecimento e sociedade precisam ser cada vez mais ampliadas. Alonso (2008, p.214, traduo nossa) alerta para a necessidade de tornar a sociedade dona de um conhecimento que at o momento ainda no lhe pertence. Para ele, o problema que precisa ser revertido o de redistribuio do conhecimento, com redefinio do papel dos atores envolvidos y dissoluo da brecha entre os estudos de Cincia & Tecnologia e o resto da sociedade. Os movimentos C T S tm buscado, desde a dcada de 60, nos pases do hemisfrio Norte, estimular a participao dos estudantes nas discusses de temas relacionados Cincia & Tecnologia. Na Amrica Latina, segundo AULER e DELIZOICOV (2006, p. 02), tal encaminhamento est apenas iniciando, havendo poucas aes institucionalizadas, e um dos motivos para que isso ocorra a falta de conhecimento ou treinamento adequado (Lasswell apud Oliveira, 2001, p. 206), uma vez que ainda no foram adotadas medidas efetivas para mudar, ou, pelo menos, incrementar, o sistema tradicional de ensino e o que se almeja justamente revolucionar (CALDAS, 2004, p.32) o processo de aprendizado, envolvendo a reeducao no s dos alunos, mas tambm, por que no, dos prprios educadores. Existe uma inrcia por parte da populao em participar de decises de interesse coletivo, buscando se inserir nos debates apenas quando o tema lhe afeta diretamente e um dos fatores desse afastamento justamente o fato de no termos uma educao cientfica e tecnolgica nas escolas, pois, conforme analisa MIOTTO

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Campina Grande PB 10 a 12 de Junho 2010

(2004, p.104) preciso conscincia de que as opes tecnolgicas decididas por uns poucos precisam ser debatidos entre todos os envolvidos.

Comunicao Pblica coloca a centralidade do processo de comunicao no cidado, no apenas por meio da garantia do direito informao e expresso, mas tambm do dilogo, do respeito a suas caractersticas e necessidades, do estmulo participao ativa, racional e co-responsvel. (DUARTE, 2007, p.61).

preciso defender a cincia e sua legitimidade e interferncia em aspectos da cultura humana. Assim possvel explorar ao mximo os espaos expositivos, no intuito de contribuir para a transformao do ensino e discusses sobre C&T, proporcionando uma viso de cincia contextualizada e crtica, que defenda a participao cidad (FARES; NAVAS; MARANDINO, 2007, p.09). Com esse objetivo, vrios instrumentos de comunicao devem ser avaliados no estmulo ao dilogo e a interao na busca de incutir na sociedade a compreenso da importncia do exerccio da cidadania, ressaltando o poder da participao popular em fruns, assemblias e audincias pblicas como forma de ampliar as decises e descentralizar a definio das decises a serem tomadas.

O espao pblico da palavra e da ao fundamental em um mundo no qual existem assuntos que requerem um debate pblico e no uma nica verdade (o caminho de uma s verdade desptico). Se ocorrer a perda do espao pblico e o fim da palavra e da ao, ento o caminho estar aberto ao totalitarismo (MIOTTO, 2004, p. 103). Duarte tambm ressalta a eficincia e a participao pblica em discusses coletivas, afirmando que a comunicao mais efetiva ainda a viabilizada pelo contato pessoal, em que pese as naturais dificuldades surgidas quando se estabelecem diferenas em nveis ideolgicos, de valores, culturais (DUARTE, 2007, p.67). A sociedade moderna pode sim iniciar essa revoluo, pois os mltiplos canais de acesso informao que lhes possvel abrem probabilidades para que aprendam a utilizar o conhecimento de forma crtica e no mais ficar imobilizados perante o desconhecido (CALDAS, 2004, p.32). Caldas (2004) sugere uma interveno na formao de uma cultura cientfica, defendendo uma mobilizao das mdias, escolas, centros de cincias,
5

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Campina Grande PB 10 a 12 de Junho 2010

cientistas e governo para a realizao de uma ampla campanha de popularizao da cincia, como forma de ajudar no melhoramento da capacidade de entendimento por parte da populao. Assim, com uma promoo da educao cientfica, os cidados no iriam apenas tomar conhecimento dos temas relacionados C & T, mas acompanhar e entender de que maneira esses processos podem interferir no seu cotidiano.

A compreenso pblica da cincia no pode mais estar limitada ao conhecimento especfico dos contedos, mas incluir o acompanhamento e a apreenso dos processos de produo, limites, dificuldades, assim como perspectivas estratgicas de seus usos, no raras vezes mediados por diferentes interesses corporativos e/ou empresariais. Para que questes dessa natureza possam ser debatidas no espao pblico, arena natural da sociedade civil, necessrio desenvolver mudanas culturais profundas no processo de aprendizado da cincia e da tecnologia nas escolas (do ensino primrio ao universitrio), nos centros de cincia e na divulgao cientfica nos meios de comunicao e promover mudanas culturais nos alunos e professores (CALDAS, 2004, p.31).

Nesse sentido, vrios canais podem ser abertos e utilizados nesses espaos expositivos para promover a comunicao da cincia e, conseqentemente, promover a participao cidad. Assim, a criao de espaos para promover a participao cidad em prol de relaes sustentveis entre a cincia, a tecnologia e a sociedade cada vez mais defendida e nessa perspectiva que aparece a Literatura de Cordel, que trata de inmeros temas relacionados diretamente Cincia & Tecnologia e pode ser usado como elemento popularizador desses conceitos, ajudando para que haja uma compreenso da importncia estratgica dos estudos sobre C & T, uma vez que sua aceitao nas classes populares considervel, e tambm como recurso didtico, tornando mais agradvel os contedos cientficos e tecnolgicos tratados nas diversas reas do currculo escolar, seja ele do ensino primrio ou universitrio, pblico ou privado. Um exemplo dessa eficincia est no ensino da Fsica, disciplina considerada, quase que unanimemente, como chata e difcil por alunos de instituies de ensino, independente de particulares ou pblicas, que costumam perder totalmente o interesse pelo assunto quando saem da escola, sem se dar conta de sua importncia em pesquisas que podero ter efeito direto no nosso cotidiano.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Campina Grande PB 10 a 12 de Junho 2010

No ensino tradicional de hoje, os professores parecem mais preocupados em cumprir com o calendrio de planejamento didtico, repassando simplesmente o contedo sem estimular a criticidade dos alunos e excesso de ateno dada a exerccios repetitivos, provocando assim um distanciamento entre o contedo ministrado em sala de aula e a realidade da vida cotidiana. Para os educadores que procuram fugir dos textos de contedo disciplinar carregados de formalidade os textos de divulgao cientfica encontrados nos folhetos de cordel se mostram como alternativas.

A utilizao da leitura desse tipo de texto, mediante uma abordagem que leve em considerao o carter dinmico e causador de uma metalinguagem favorecedora da compreenso do contedo e do entendimento de formas de expresso do conhecimento cientfico, pode colaborar no envolvimento significativo dos estudantes com o texto, o que pode promover o prazer em ler (CLEMENTE; MARLENE apud Atade et.al, 2008 p.67).

O uso da literatura de cordel em sala de aula, no s pode proporcionar uma aula mais interativa, como tambm influenciar, de maneira significativa, na aprendizagem do estudante, despertando nos alunos um maior interesse pela compreenso do assunto estudado, relacionando de forma mais simples a cincia com o cotidiano.

possvel fazer o uso de uma linguagem simples para transmitir o significado dos conceitos e suas frmulas matemticas, sendo transmitidas de forma contextualizadas, ou seja, uma linguagem nomatemtica, facilitando o entendimento para o aluno (ATADE et.al, 2008, p.74).

A percepo e utilizao desse recurso para incrementar o ensino da cincia e popularizar tambm o conhecimento cientfico fora das salas de aulas, como nas feiras livres onde os cordis ainda so vendidos e recitados, mostra que a literatura popular no apenas imaginao. tambm a observao, o comentrio, a crtica da vida cotidiana (PROENA, 1986, p.43) Educao e mdia, aliadas, sempre tiveram importante papel na formao da opinio pblica. Novas mdias existem uma delas os cordis e podem contribuir nesse processo. Independente de pertencer a rede pblica ou privada de ensino, os folhetos so recursos didticos viveis e benficos, pois, como exposto no segundo

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Campina Grande PB 10 a 12 de Junho 2010

captulo, conseguem abordar diversos temas direta ou indiretamente relacionados com a Comunicao Pblica da Cincia e Tecnologia.

Para que a rea estratgica da Cincia & Tecnologia seja encarada e sentida como algo determinante e de interesse pblico, preciso que as mdias, entre elas o folheto de cordel, a Comunicao Pblica e as escolas estejam aliadas no esclarecimento da opinio pblica. Nesse sentido, o cordel torna-se instrumento importante para desmistificar e at humanizar a cincia, uma vez que os cordelistas buscam, na construo dos seus textos, aproximar o mximo os temas abordados da realidade da vida cotidiana dos seus leitores, alm de usar uma linguagem acessvel e compreensvel por todas as camadas da sociedade. A partir dos versos, a produo cientfica sai dos laboratrios para ganhar popularidade. uma forma de atrair a ateno de um pblico, que em sua maioria, tem pouco ou nenhum interesse pelo assunto.

A apropriao de novas formas de gerao do conhecimento cientfico e tecnolgico, denominadas desenvolvimento cooperativo, permite redefinir o papel dos cidados no que diz respeito ao sistema de cincia e tecnologia e considerar a apropriao social da cincia como um problema de redistribuio do conhecimento (ALONSO, 2008, p. 213, traduo nossa).

Para que exista uma mudana de entendimento sobre a importncia de que comunicar cincia e, mais que isso, de discutir e debater as decises relacionadas ao tema, AULER e DELIZOICOV (2006) sugerem a superao do que Paulo Freire (1987) classificou de cultura do silncio - onde o ser humano deve ser o sujeito e no o objeto histrico; a criao de uma compreenso crtica sobre interaes entre Cincia Tecnologia Sociedade; e a superao do modelo de decises tecnocrticas, com a democratizao das decises em temas que envolvem C&T.

Nesse sentido, a prtica da comunicao pblica pode representar um caminho para restabelecer a simetria de poderes nas sociedades democrticas, configurando-se tanto num movimento para dar espao, na mdia, s diferentes vozes presentes na sociedade para que eles participem do debate poltico, co tambm para gerar espaos alternativos, fora da mdia, que permita a esses grupos sociais formular suas prprias interpretaes sobre suas necessidades e seus interesses (DUARTE, 2007, p.44).

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Campina Grande PB 10 a 12 de Junho 2010

A bibliografia registra pelo menos quatro modelos que explicam as relaes entre cincia e sociedade, alguns de processos de comunicao em via nica e outros que prope processos dialgicos da comunicao. no sentido de saber a possibilidade de avanar de um para outro, como forma de apropriao do conhecimento cientfico pela sociedade, que vrios autores trabalham, buscando sensibilizar cientistas e tecnlogos de sua responsabilidade profissionais e tambm sociais, como pea chave na difuso do conhecimento. Pois, conforme aponta CUEVAS (2008, p.70, traduo nossa), os cidados, quando se vem na possibilidade de debater questes cientficas podem mostrar um conhecimento relevante, aquele que como usurio ou paciente dos desenvolvimentos cientfico-tecnolgicos podem aportar. A relao entre informao, conhecimento e cidadania cada vez mais estreita, tanto que desenvolvimento e comunicao tm ligao direta. A comunicao hoje o ponto de partida e de encontro para o processo de reaprendizado da cidadania e, segundo Matsuuchi Duarte (2007, p.108), os instrumentos de comunicao alternativos devem ser vistos como essenciais para o empoderamento das comunidades excludas. Pesquisadores do mundo inteiro tm proposto alternativas para que se discuta, de forma mais detalhada, a maneira como o grande pblico percebe e compreende a cincia e como as vias institucionais, atravs da mdia, da escola, de incentivos do governo, podem ajudar a modificar essa percepo. Segundo Cuevas (2008), a base comum a crena de que em uma sociedade autenticamente democrtica, as decises relativas s questes cientficotecnolgicas deveriam tambm ser matria de opinio e discusso ativa por parte dos cidados, intercedendo para que a sociedade tenha um papel ativo na resoluo de assuntos polmicos relacionados C & T.

A participao cidad tem que se produzir tanto na determinao de objetivos de investigao, como no grau de financiamento pblico que estes iro receber (CUEVAS, 2008, p.70, traduo nossa).

Perceber a importncia de formar cidados crticos e conscientes da relao direta que a Cincia & Tecnologia tm com o nosso dia-a-dia deve ser um novo

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Campina Grande PB 10 a 12 de Junho 2010

papel assumido pelas nossas escolas, que devem contribuir para a criao de uma cultura do saber cientfico, social e pblico, que no fica mais trancado entre os muros das faculdades e laboratrios. O folheto de cordel, assim como outras formas de comunicao, passa a ser um instrumento de grande importncia para promover a aproximao entre aspectos da cincia e a realidade da sociedade do conhecimento, sendo considerado como uma ferramenta adicional, aliada estratgica na divulgao do saber cientfico.

CONSIDERAES FINAIS

cada vez mais crescente o interesse da sociedade e da mdia em acompanhar os avanos nos campos da Cincia & Tecnologia. CALDAS (2004, p.29) ressalta que a mdia vem informando com maior freqncia os assuntos relacionados C&T, sobretudo os que envolvem a sade humana, entretanto, o papel do conhecimento cientfico como prtica de libertao social ainda pouco discutido, assim como as discusses que envolvem poltica cientfica. Com os avanos dos estudos C T S, a proposta de aumento da participao da sociedade em assuntos de cincia e tecnologia a partir de algumas mudanas (radicais) no currculo de cincias, apresentando uma viso diferente do tema, passando a explorar suas relaes intrnsecas com a sociedade, tem sido cada vez mais aceita. Assim, percebemos que os cordis vm sendo utilizados para difundir o conhecimento e a produo cientfica com cada vez mais freqncia, inclusive em sala de aula. Ele passa a ser reconhecido como instrumento importante, seja como estratgia de Comunicao Pblica da Cincia ou como ferramenta auxiliar no processo de ensino das cincias. possvel afirmar que essa manifestao literria popular pode, se utilizada nesse sentido, ajudar na apropriao do conhecimento cientfico por uma gama maior da sociedade, servindo de instrumento da Comunicao Pblica da Cincia, por tratar de forma mais simples e mais prxima da realidade da populao esses assuntos.

10

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Campina Grande PB 10 a 12 de Junho 2010

REFERNCIAS

ALONSO, C. B. La apropriacin de la ciencia: nuevas formas. Revista CTS, n 10, vol. 4. Enero de 2008. Disponvel em: <http://www.revistacts.net/4/10/014/file>. Acesso em 08 nov. 2008.

ATADE, J. S. P. et al. Regionalizando a Cincia: A Fsica em Cordel. In: SOUSA, Cidoval Morais (org.). Jornalismo Cientfico & Desenvolvimento Regional: Estudos e Experincias. Campina Grande: EDUEPB, 2008. Disponvel em: < http://www.abjc.org.br/menus/Jornalismo%20Cient%EDfico%20e%20Desenvolviment o%20Regional%20livro%20Cidoval.pdf>. Acesso em 11. nov. 2008.

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Educao CTS: articulao entre pressuposto do educador Paulo Freire e referncias ligados do movimento CTS. Las relaciones CTS en la educacin cientfica ao 2006. Disponvel em: <http://www.ige.inicamp.br/gapi/Auler%20Delizoicov%201.pdf>. Acesso em 11 nov. 2008.

CALDAS, G. Comunicao pblica e cincia cidad. In: COSTA, Maria Jos (org.). Comunicao pblica. Campinas: Alnea, 2004.

CUEVAS, A. Conocimiento cientfico, ciudadana y democracia. Revista CTS, n 10, vol. 4. Enero de 2008. Disponvel em: <http://www.revistacts.net/4/10/006/file>. Acesso em: 08 nov. 2008.

DUARTE, J. Instrumento de comunicao pblica. In: DUARTE, Jorge (org.). Comunicao pblica estado, mercado, sociedade e interesse pblica. So Paulo: Atlas, 2007.

FARES, D. C.; NAVAS, A. M.; MARANDINO, M. Qual a participao? Um enfoque CTS sobre os modelos de comunicao pblica da cincia nos museus de cincia e tecnologia. Disponvel em <http://www.cientec.or.cr/popo/2007/BR_DjanaFares.pdf>. Acesso em 16 set. 2008.

MATSUUCHI DUARTE, M. Y. Comunicao e cidadania. In: DUARTE, Jorge (org.). Comunicao pblica estado, mercado, sociedade e interesse pblica. So Paulo: Atlas, 2007.

MIOTTO, L. B. Comunicao e espao pblico na sociedade da informao: reflexes sobre a poltica contempornea. In: COSTA, Maria Jos (org.). Comunicao pblica. Campinas: Alnea, 2004.

11

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Campina Grande PB 10 a 12 de Junho 2010

MONTEIRO, G. F. A singularidade da comunicao pblica. In: DUARTE, Jorge (org.). Comunicao pblica estado, mercado, sociedade e interesse pblica. So Paulo: Atlas, 2007.

MOREIRA, I. C.; MASSARANI, L.; ALMEIDA, C. (orgs.). Cordel e cincia a cincia em versos populares. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2005.

NOVELLI, A. L. R. Comunicao e opinio pblica. In: DUARTE, Jorge (org.). Comunicao pblica estado, mercado, sociedade e interesse pblica. So Paulo: Atlas, 2007.

OLIVEIRA, F.. Comunicao pblica e cultura cientfica. Revista Parcerias Estratgicas, n 13, dezembro de 2001. Disponvel em: <http://ftp.mct.gov.br/CEE/revista/parcerias13/10.pdf>. Acesso em 16 set. 2008.

PROENA, I. C. A ideologia do cordel. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

12

S-ar putea să vă placă și