Sunteți pe pagina 1din 18

6

Lugares Geomtricos
Sumrio
6.1 6.2 6.3 6.4 Lugares geomtricos bsicos Problemas . . . . . . . . . . . . . 2 8 11 17 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Pontos notveis de um tringulo . . . . . . . . . . . Problemas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Unidade 6

Lugares geomtricos bsicos


O conceito de lugar geomtrico, desenvolvido nesta unidade, resulta essencial para uma compreenso mais profunda da abordagem aqui desenvolvida da Geometria Euclidiana, usualmente conhecida como o mtodo sinttico. De posse de tal noo, estaremos aptos a discutir vrias propriedades notveis de tringulos e quadrilteros, ressaltando-se, dentre elas, o problema de inscritibilidade dos mesmos em crculos.

6.1

Lugares geomtricos bsicos

Comeamos esta seo apresentando o conceito de lugar geomtrico, na denio a seguir.


Definio 1

Dada uma propriedade P relativa a pontos do plano, o lugar geomtrico (abreviamos LG) dos pontos que possuem a propriedade P o subconjunto L do plano que satisfaz as duas condies a seguir:

(a) Todo ponto de L possui a propriedade P . (b) Todo ponto do plano que possui a propriedade P pertence a L.
Em outras palavras, L o LG da propriedade P se L for constitudo exatamente pelos pontos do plano que tm a propriedade P , nem mais nem menos. No que segue, vamos estudar alguns lugares geomtricos elementares, assim como algumas aplicaes dos mesmos.
Exemplo 2

Dados um real positivo r e um ponto O do plano, o LG dos pontos do plano que esto distncia r do ponto O o crculo de centro O e raio r:
AO = r A (O; r).

Exemplo 3

Conforme vimos no Exemplo 5.14, o LG dos pontos do plano, situados distncia d de uma reta r a unio das retas s e s , paralelas a r e situadas, cada uma, distncia d de r.

Lugares Geomtricos
A r O

Unidade 6

Figura 6.1:

crculo como LG.

Para o prximo exemplo, dados os pontos A e B no plano, denimos a mediatriz do segmento AB como sendo a reta perpendicular a AB e que passa por seu ponto mdio.

Construa, com rgua e compasso, a mediatriz do segmento AB dado a seguir.

Exemplo 4

Soluo

A B
Descrio dos passos.

1 1. Com uma mesma abertura r > 2 AB , trace os crculos de raio r, centra-

dos em A e em B ; se X e Y so os pontos de interseo de tais crculos, ento XY a mediatriz de AB . De fato, sendo M o ponto de interseo dos segmentos XY e AB , vimos no Exemplo 2.10 que M o ponto mdio de AB . Por outro lado, como o tringulo XAB issceles de base AB e XM mediana relativa base, o Problema 8, Seo 2, Unidade 2, garante que XM tambm altura de XAB . Portanto, XY passa pelo ponto mdio de AB e perpendicular a AB , logo coincide com a mediatriz de AB . A proposio a seguir caracteriza a mediatriz de um segmento como LG.

Unidade 6

Lugares geomtricos bsicos

Proposio 5

Dados os pontos A e B no plano, a mediatriz do segmento AB o LG dos pontos do plano que equidistam de A e de B . Sejam M o ponto mdio e m a mediatriz de AB (Figura 6.2). Se P m, ento, no tringulo P AB , P M mediana e altura e, da, o Problema 9, Seo 2, Unidade 2, garante que o tringulo P AB issceles de base AB . Logo, P A = P B.

Demonstrao

P B M A m
Figura 6.2: P (mediatriz
de

AB ) P A = P B .

Reciprocamente, seja P um ponto no plano tal que P A = P B (Figura 6.3). Ento, o tringulo P AB issceles de base AB , donde segue que a mediana e a altura relativas a AB coincidem. Mas, como a mediana de P AB relativa a AB o segmento P M , segue que P M AB , o que o mesmo que dizer que P M a mediatriz de AB .

P B M A
Figura 6.3: P A = P B P
(mediatriz de

AB ).

O papel da bissetriz de um ngulo como LG est essencialmente contido na proposio a seguir.

Lugares Geomtricos

Unidade 6

Seja AOB um ngulo dado. Se P um ponto do mesmo, ento

Proposio 6

d(P, AO) = d(P, BO) P (bissetriz de AOB ).

Suponha, primeiro, que P pertence bissetriz de AOB (Figura 6.4) e sejam M e N , respectivamente, os ps das perpendiculares baixadas de P s retas AO e BO. Os tringulos OM P e ON P so congruentes por LAAo, uma vez que M OP = N OP , OM P = ON P = 90 e OP lado comum aos mesmos. Da, P M = P N , ou seja, d(P, AO) = d(P, BO).

Demonstrao

M O P

Figura 6.4: P bissetriz de AOB d(P, AO) = d(P, BO) Reciprocamente, seja P um ponto no interior do ngulo AOB , tal que P M = P N , onde M e N so os ps das perpendiculares baixadas de P respectivamente s retas AO e BO. Ento, os tringulos M OP e N OP so novamente congruentes, agora pelo caso CH (haja vista termos OP como hipotenusa comum e P M = P N  veja o Problema 1, Unidade 3. Mas a, M OP = N OP , de forma que P pertence bissetriz de AOB .

Dadas, no plano, retas r e s, concorrentes em O, vimos, na proposio anterior, que um ponto P do plano equidista de r e s se, e s se, P estiver sobre uma das retas que bissectam os ngulos formados por r e s (em negrito, na Figura 6.5). Assim, o LG dos pontos do plano que equidistam de duas retas concorrentes a unio das bissetrizes dos ngulos formados por tais retas.
Aps termos estudado os LG's mais bsicos, vale a pena discorrermos um pouco sobre o problema geral da construo com rgua e compasso de uma gura geomtrica satisfazendo certas condies. De outro modo, o tratamento

Exemplo 7

Unidade 6

Lugares geomtricos bsicos

Figura 6.5:

as bissetrizes de duas retas concorrentes como LG.

padro para um tal problema consiste, basicamente, na execuo dos dois passos seguintes:

1. Supor o problema resolvido : construmos um esboo da gura possuidora


das propriedades desejadas, identicando na mesma os dados do problema e os elementos que possam nos levar soluo.

2. Construir os pontos-chave para a soluo : um ponto-chave todo ponto


que, uma vez construdo, torna imediatas as construes subsequentes necessrias e, em ltima anlise, a soluo do problema em questo. Para construir o(s) ponto(s)-chave de um determinado problema, cumpre examinarmos as propriedades geomtricas da situao em estudo com bastante cuidado, tentando identicar, em cada caso, dois LGs aos quais o ponto pertena. Devendo pertencer simultaneamente a dois LGs, o ponto ca determinado pelas intersees dos mesmos. Vejamos, em um exemplo simples, como funciona a execuo do programa acima.
Exemplo 8

Construa, com rgua e compasso, um crculo passando pelos pontos A e B e tendo seu centro sobre a reta r.

Demonstrao

A B r

Lugares Geomtricos

Unidade 6

Descrio dos passos.

1. Supondo o problema resolvido, queremos um crculo como o da gura a


seguir:

A B r O

2. Nosso ponto-chave ser o centro O do crculo, uma vez que, encontrada


sua posio, bastar centrarmos o compasso nele, com abertura OA, a m de construir o crculo pedido. A m de construir O, precisamos de dois LG's aos quais O pertena. Um deles a prpria reta r, pois pedido que O pertena a r; por outro lado, como OA e OB so raios, temos OA = OB e, assim, O tambm deve pertencer mediatriz do segmento AB , que, por conseguinte, nosso segundo LG. Feita a anlise acima, resta construir a mediatriz do segmento AB , obter sua interseo O com a reta r e, em seguida, traar o crculo soluo, que aquele de centro O e raio OA = OB .

Unidade 6

Problemas
6.2 Problemas

1. Construa um crculo de raio dado r, que passe por dois pontos dados
A e B . Sob que condies h soluo? (Sugesto: o centro do crculo desejado deve distar r do ponto A e pertencer mediatriz do segmento AB . Mostre que h uma soluo se AB = 2r e duas solues se AB < 2r.)

2. Identique e construa, com rgua e compasso, o LG do vrtice A de um


segmento AB , conhecida a posio do vrtice B e o comprimento c de AB .

3. Construa com rgua e compasso um tringulo ABC , conhecidos os comprimentos c do lado AB , a do lado BC e a medida do ngulo BAC . (Sugesto: uma vez construdo um segmento AB de comprimento c, o vrtice C deve pertencer ao crculo de centro B e raio a e reta AX , tal que B AX = .)

4. Identique o LG do vrtice A do tringulo ABC , conhecidas as posies


dos vrtices B e C e o comprimento ma da mediana relativa ao lado BC .

5. Identique e construa com rgua e compasso o LG dos pontos do plano


equidistantes de duas retas paralelas dadas r e s.

6. Construa, com rgua e compasso, o tringulo ABC , conhecidos os comprimentos AB = c, BC = a e ha da altura baixada a partir de A. (Sugesto: uma vez construdo o lado BC , o vrtice A obtido como a interseo da paralela a BC , situada distncia ha da mesma, com o crculo de centro B e raio c.)

7. Construa o tringulo ABC conhecendo as retas concorrentes r e s, suportes dos lados AB e AC , respectivamente, e os comprimentos hb e hc das alturas respectivamente relativas aos vrtices B e C .

8. So dados, no plano, uma reta r, um ponto A / r e dois segmentos, de


comprimentos a e b. Construa, com rgua e compasso, todos os pontos B do plano tais que AB = a e d(B, r) = b. Sob que condies sobre a e b h soluo? (Sugesto: os eventuais pontos B pertencem, claramente,

Lugares Geomtricos
a dois lugares geomtricos: o crculo de centro A e raio a e o LG dos pontos do plano que esto distncia b da reta r (cf. Exemplo 3).)

Unidade 6

9. Construa com rgua e compasso um tringulo ABC , conhecidos os comprimentos a do lado BC , ha da altura relativa a A e hb da altura relativa a B . (Sugesto: comece traando uma reta r (que ser a reta suporte do lado AC ) e marcando, sobre a mesma, um ponto C . Em seguida, obtenha o vrtice B do tringulo como a interseo de dois lugares geomtricos: o crculo de centro C e raio a, bem como a unio das paralelas reta r, situadas distncia hb de r.)

10. So dados no plano uma reta r e um ponto A, com A / r. O ponto B


varia em r. Encontre, com justicativa, o LG descrito pelo ponto mdio do segmento AB . (Sugesto: se B1 e B2 so dois pontos distintos sobre a reta r e M1 e M2 so, respectivamente, os pontos mdios dos segmentos AB1 e AB2 , ento M1 M2 base mdia do tringulo AM1 M2 . Aplique, agora, a Proposio 5.8, juntamente com o resultado do problema anterior.)

11. Em uma folha de papel est desenhado um crculo , mas seu centro
no est marcado. Mostre como obter a posio do mesmo com rgua e compasso. (Sugesto: use o resultado do Problema 10 da Seo 2, Unidade 2, juntamente com a Proposio 5.)

12. Temos no plano do papel um crculo , de centro O, e uma reta r que


no intersecta . Identique e construa, com rgua e compasso, o LG dos pontos mdios das cordas de que so paralelas reta r. (Sugesto: use o resultado do Problema 10 da Seo 2, Unidade 2.)

13. Construa o tringulo ABC , conhecendo o semipermetro p do mesmo e


as medidas e dos ngulos B e C , respectivamente. (Sugesto: supondo o problema resolvido, marque, sobre a reta BC e exteriormente ao lado BC , os pontos B e C tais que B B C , C BC e BB = c, CC = b. Ento, B C = 2p e, pelo teorema do ngulo externo, AB C = e AC B = .) 2 2

Unidade 6

Problemas
14. (Holanda.) dado no plano um segmento AB e um ponto P sobre ele.
De um mesmo lado da reta AB , construmos os tringulos retngulos issceles AP Q e BP R, de hipotenusas AP e BP , respectivamente. Em seguida, marcamos o ponto mdio M do segmento QR. Encontre o LG descrito pelo ponto M , medida que P varia sobre o segmento AB . (Sugesto: comece mostrando que, em um tringulo retngulo e issceles, a altura relativa hipotenusa mede metade da hipotenusa. Em seguida, use o teorema da base mdia de um trapzio para mostrar que a distncia de M reta AB constante.)

10

Lugares Geomtricos
6.3 Pontos notveis de um tringulo

Unidade 6

Nesta seo, aplicamos o conceito de lugar geomtrica para estudar mais alguns pontos notveis de um tringulo, quais sejam, o circuncentro, o ortocentro e o incentro. Lembre-se, ainda, de que j denimos e estudamos as propriedades do baricentro na Proposio 5.10. Em todo tringulo, as mediatrizes dos lados passam todas por um mesmo ponto, o circuncentro do mesmo.
Proposio 9

Sejam ABC um tringulo qualquer, r, s e t, respectivamente, as mediatrizes dos lados BC , CA e AB , e O o ponto de interseo das retas r e s (Figura 6.6). Pela caracterizao da mediatriz de um segmento como LG, temos OB = OC (pois O r) e OC = OA (pois O s). Portanto, OB = OA e segue, novamente da caracterizao da mediatriz como LG, que O t.

Demonstrao

A t O B r
Figura 6.6:
o circuncentro de um tringulo.

Construa, com rgua e compasso, o circuncentro do tringulo ABC dado na gura abaixo.

Exemplo 10

11

Unidade 6

Pontos notveis de um tringulo

Soluo

A
Descrio dos passos.

1. Trace as mediatrizes dos segmentos AB e AC . 2. O circuncentro de ABC o ponto de interseo das mesmas.
Como corolrio da discusso acima, podemos estudar o problema da concorrncia das alturas de um tringulo. Note primeiro que, caso o tringulo seja obtusngulo (Figura 6.7), as alturas que no partem do vrtice do ngulo obtuso so exteriores ao mesmo.

A B Ha C Hb
Figura 6.7:
alturas de um tringulo obtusngulo.

Proposio 11

Em todo tringulo, as trs alturas se intersectam em um s ponto, o ortocentro do tringulo.

Demonstrao

Seja ABC um tringulo qualquer. H trs casos a considerar: (a) ABC retngulo (Figura 6.8): suponhamos, sem perda de generalidade, que B AC = 90 . Ento, A o p das alturas relativas aos lados AB e AC .

12

Lugares Geomtricos
C Ha

Unidade 6

A
Figura 6.8:

ortocentro de um tringulo retngulo.

Como a altura relativa ao lado BC passa (por denio) por A, segue que as alturas de ABC concorrem em A. (b) ABC acutngulo (Figura 6.9): trace, respectivamente por A, B e C , retas r, s e t paralelas a BC , CA e AB (tambm respectivamente), e sejam r s = {P }, s t = {M }, t r = {N }. Ento, os quadrilteros ABCN e ABM C so paralelogramos, de sorte que CN = AB = CM e, da, C o ponto mdio de M N . Analogamente, B o ponto mdio de M P e A o ponto mdio de N P .

C N r A

t M B s P

Figura 6.9:

ortocentro de um tringulo acutngulo.

Por outro lado, a altura relativa a BC tambm perpendicular a N P , j que BC e N P so paralelas. Do mesmo modo, as alturas relativas a AC e AB so respectivamente perpendiculares a M P e M N . Segue que as alturas do tringulo ABC so as mediatrizes dos lados do tringulo M N P . Mas j provamos que as mediatrizes dos lados de um tringulo so concorrentes, de modo que as alturas de ABC devem ser concorrentes.

13

Unidade 6

Pontos notveis de um tringulo


(c) ABC obtusngulo: a prova totalmente anloga do caso (b). Coletamos, no corolrio a seguir, uma consequncia interessante da demonstrao acima. Para o enunciado do mesmo, recorde que o tringulo medial de um tringulo ABC aquele que tem por vrtices os pontos mdios dos lados de ABC .

Corolrio 12

O circuncentro de um tringulo o ortocentro de seu tringulo medial. Nas notaes do item (b) na prova acima, ABC o tringulo medial do tringulo M N P e as mediatrizes dos lados de M N P so as alturas de ABC ; portanto, o circuncentro de M N P coincide com o ortocentro de ABC . Os demais casos so totalmente anlogos.

Demonstrao

Exemplo 13

Construa, com rgua e compasso, o ortocentro do tringulo ABC dado a seguir.

Soluo

A C B
Descrio dos passos.

1. Trace a reta r, perpendicular a BC e passando pelo vrtice A. 2. Trace a reta s, perpendicular a AC e passando pelo vrtice B . 3. O ortocentro de ABC o ponto de interseo das retas r e s.
Examinemos, por m, o ponto de concurso das bissetrizes internas.

14

Lugares Geomtricos

Unidade 6

As bissetrizes internas de todo tringulo concorrem em um nico ponto, o incentro do tringulo.

Proposio 14

Sejam r, s e t, respectivamente, as bissetrizes internas dos ngulos A, B e C do tringulo ABC (Figura 6.10) e I o ponto de interseo das retas r e s. Como I r, segue da caracterizao das bissetrizes como LG, dada Proposio 6, que I equidista dos lados AB e AC de ABC . Analogamente, I s garante que I equidista dos lados AB e BC . Portanto, I equidista de AC e BC e, usando novamente a referida caracterizao das bissetrizes, conclumos que I pertence bissetriz do ngulo C , ou seja, reta t. Assim, r, s e t concorrem em I .

Demonstrao

A r I s B
Figura 6.10:

C
incentro de um tringulo.

Construa, com rgua e compasso, o incentro do tringulo ABC dado a seguir.

Exemplo 15

Soluo

A C B

15

Unidade 6

Pontos notveis de um tringulo

Descrio dos passos.

1. Trace a semirreta AX , bissetriz interna de ABC relativa ao vrtice A. 2. Trace a semirreta BY , bissetriz interna de ABC relativa ao vrtice B . 3. O incentro de ABC o ponto de interseo das semirretas AX e BY .
Terminamos esta seo com uma observao notacional importante: via de regra, ao estudarmos a geometria de um tringulo ABC , salvo meno em contrrio denotaremos por G seu baricentro, por H seu ortocentro, por I seu incentro e por O seu circuncentro.

16

Lugares Geomtricos
6.4 Problemas

Unidade 6

1. De um tringulo ABC , conhecemos as posies dos vrtices B e C e


do circuncentro O. Explique porque a posio do vrtice A no ca determinada.

2. De um tringulo ABC , conhecemos as posies dos vrtices B e C e do


incentro I . Construa, com rgua e compasso, o vrtice A. (Sugesto: marque o vrtice A como a interseo de dois lugares geomtricos: a semirreta BX , tal que X BI = I BC , e a semirreta CY , tal que Y CI = I CB .)

3. De um tringulo ABC , conhecemos as posies dos vrtices B e C e do


ortocentro H . Construa, com rgua e compasso, o vrtice A. (Sugesto: marque o vrtice A como a interseo de dois lugares geomtricos: a perpendicular reta BC passando por H e a perpendicular reta BH passando por C .)

4. Numa folha de papel esto desenhadas duas retas concorrentes r e s.


Ocorre que, devido ao tamanho da folha, o ponto de interseo de r e s no pode ser marcado no papel. Seja P um ponto no papel, tal que as perpendiculares baixadas de P respectivamente s retas r e s intersectem as retas s e r (tambm respectivamente) em pontos situados na folha do desenho. Mostre como construir, com rgua e compasso, uma reta t, passando por P e concorrente simultaneamente com r e s. (Sugesto: sendo A o ponto de interseo de r e s, veja o ponto P como ortocentro de um tringulo que tem A como um de seus vrtices.)

5. Seja ABC um tringulo de ortocentro H , incentro I e circuncentro O.


Mostre que ABC equiltero se, e s se, dois quaisquer dos pontos H , I e O coincidirem. (Sugesto: para a recproca, suponha, inicialmente, que H e I coincidem. Se Ha o p da altura relativa a BC , observe que A + B = 90 ; Ha BC ; a soma dos ngulos de ABHa fornece, ento, 1 2 1 mostre, analogamente, 1 A + C = 90 e 2 B + C = 90 , de forma que 2 A = B = C = 60 . Suponha, agora, que H e O coincidem. Use as relaes AO BC e BO = CO para concluir que AO mediatriz de

17

Unidade 6

Problemas
BC , de sorte que AB = AC ; conclua, analogamente, que AB = BC . Por m, suponha que I e O coincidem. Ento AI = BI , de sorte que 1 A= 1 B ; mostre, analogamente, que 1 A= 1 C .) 2 2 2 2

18

S-ar putea să vă placă și