Sunteți pe pagina 1din 5

Planos Diretores e Planos Estratgicos Municipais

Fabio R. Malikoski de Souza

O texto traz algumas reflexes importantes sobre a eficincia dos planos diretores municipais que so obrigatrios para municpios brasileiros que tem caractersticas especiais descritas e definidas pela Poltica Pblica Urbana prevista na Constituio Federal de 1988 e regulamentada na Lei 10.257/2010Estatuto da Cidade, e a no contexto do estado do Paran se obrigam todos os 399 municpios, que por decreto so devem elaborar, so essas caractersticas:
1. Com mais de 20 mil habitantes 2. Integrantes de regies metropolitanas 3. reas de interesse turstico 4. Situados em reas de influncia de empreendimentos ou atividades com significativo impacto ambiental na regio ou no pas. (Ferrari. 2004).

A abordagem do tema no texto, faz pensar na maneira como pensada a poltica gestora dos municpios para o planejamento urbano que deveria ser integrado. Em algumas situaes as cidades brasileiras no tem previso

oramentria para custear um estudo adequado para subsidiar um plano diretor, que se trata de estudos com variadas fases, e estas requerem estudos aprofundados das demandas da cidade e das especificidades que cada setor tem, estudos que geram custos para a administrao pblica . No texto fica claro como deveriam ser as boas prticas de gesto urbana, em um modelo integrado, que chamado de Plano Estratgico Municipal, que pode de maneira mais eficiente e concomitantemente com o plano diretor, atender todas as demandas sociais presentes e futuras. Modelo este que tem uma fundamentao na administrao cientfica apoiado em doutrinas da Escola de

Administrao de Harvard, e os autores apontam alguns caminhos possveis para se conseguir maior eficincia dos sistemas urbanos de infraestrutura e servios bsicos, bem como de outras dimenses da administrao pblica, alm daquelas relacionadas com a ocupao espacial, uso do solo urbano e questes conflitantes do abuso do solo pelo poder privado em detrimento de interesses oportunistas que j condenado e combatido pela atual poltica pblica urbana prevista na CF de 1988. Diante deste panorama da ineficincia de muitos planos diretores municipais, em virtude de uma vasta gama de motivos infra institucionais, e at de ordem poltica/partidria no cenrio local, pois no municpio que se desenvolve (se deve desenvolver) o Plano Diretor Municipal, preferencialmente com atuao ativa e participativa da comunidade. Sendo ento num contexto to complexo, que cada municpio de forma autnoma vai conduzir o planejamento das diversas dimenses de sua organizao politico, territorial-espacial, social e econmica, sem comprometer as garantias de proteo ambiental, previstas no arcabouo de instrumentos legais vigentes no pas. , portanto neste local, a cidade, que o plano diretor inicia sua construo documental e alimenta com dados mais atuais possveis, as avaliaes temticas de todas as reas de interesse para uma gesto municipal integrada durante os prximos dez anos. Fica claro no texto que alm do Plano Diretor Municipal os autores apresentam a necessidade de se ter uma gesto estratgica do municpio, este ltimo por ser mais flexvel e adaptvel tem atuao pratica tambm mais flexvel e sua aplicabilidade se torna mais eficiente que o primeiro. Isto posto necessrio considerar o planejamento urbano municipal como um processo continuado, e passvel de mudanas tantas quantas forem necessrias em funo da dinmica com que a cidade tambm muda. Por isso a reviso do plano diretor que de no mnimo dez anos, no caso do Plano Estratgico Municipal pode se definir numa periodicidade menor. Ainda cabe lembrar que o texto mostra que ao decidir elaborar um Plano Estratgico Municipal, a cidade enfrente num perodo menor de tempo as mudanas sociais nas dimenses mais diversas, e que implica em acompanhamento tcnico-administrativo.

Considerando todas as dificuldades que a implantao de grupos de estudo integrado representa numa cidade com organizao institucional, e com recursos previstos nas diretrizes oramentarias, e que isso representa necessidade de organizao interna de levantamento de dados e monitoramento constante da cidade para cada temtica, consideremos a seguir a situao das cidades que no possuem esse nvel organizacional? No caso especfico de Foz do Iguau, que recentemente extinguiu a Secretaria Municipal De Planejamento Urbano, tornando-a apndice da Administrao, criando uma Assessoria Especial de Planejamento nomeando para dirigir esse rgo, um cidado no morador da cidade, nem da regio, e que acusado e condenado por participao em crimes relacionados com fraudes e formao de quadrilha. Como acreditar que uma cidade do porte te foz do Iguau poder resolver com atuao institucional, problemas de ordenao urbana, e outros tantos relacionados as necessidades da cidade, quando o Governo Municipal conduz-se de forma antitica? De que adianta estruturar documentos sejam eles PDM ou PEM, quando sua aplicabilidade integrada demanda participao popular representativa, e gesto idnea? Quando se pergunta como so conduzidos os interesses comerciais, econmicos, mercadolgicos que podem desviar os trabalhos de elaborao dos planos, e leva-los a caminhos que em detrimento desses interesses aumentam ainda mais as desigualdades sociais? S pra ficar no exemplo da especulao imobiliria. Conduzir a elaborao de planos de gesto sejam Planos Diretores Municipais, exigidos por lei, ou Plano Estratgico Municipal, demandar um srio trabalho, o mais isento possvel de interesses de terceiros em detrimento da coletividade, e que cumpra sua funo: social, institucional, de ordenamento jurdico, oramentrio, ambiental, e que resulte na pratica em solues para a problemtica urbana da cidade de Foz do Iguau Em ltima anlise inegvel a necessidade de se pensar a administrao pblica e a gesto urbana de forma integral e integradora com as diferentes ferramentas de planejamento urbano, como bem apresenta os autores do artigo:

Plano diretor e planejamento estratgico municipal: introduo terico-conceitual. Entretanto no se pode deixar de analisar que todo projeto de gesto, num modelo cientfico conceitual: planejar, fazer, checar e agir ou plan, do, check, act deve conter um elemento fundamental a participao efetiva de todos os atores direcionando toda energia para resultados que beneficiem a toda sociedade, e se fundamente em transparncia, probidade e honestidade dos gestores.

Autor: Fabio R. Malikoski de Souza


Arquiteto e Urbanista pelo Centro Universitrio Dinmica das Cataratas-UDC Especialista em gesto ambiental em municpios pela Universidade Tecnolgica Federal do Paran-UTFPR; Mestrando em Geografia pela Universidade Estadual do Paran-UNIOESTE (aluno especial)

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Disponvel em:<http://www.foznoticia.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1 205%3Anomeia-cond&catid=97&Itemid=524&lang=br> Acessado em 21/06/2013 Disponvel em:<http://www.foznoticia.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1 205%3Anomeia-cond&catid=97&Itemid=524&lang=br> Acessado em 21/06/2013 Disponvel em:< http://www.jf.jus.br/cjf/outras-noticias/2010/abril/jfsc-sete-

condenados-em-funcao-da-operacao-diluvio> Acessado em 21/06/2013 Disponvel em:< http://www.pmfi.pr.gov.br/secretaria/32/Planejamento> Acessado em 21/06/2013 CIDADES (MINISTRIO DAS CIDADES). Plano diretor participativo: guia para elaborao pelos municpios e cidados. Braslia: Confea, 2004.

ESTATUTO DA CIDADE. Guia para implementao pelos municpios e cidades. 2. ed. Braslia: Cmara dos Deputados, Coordenao de Publicaes, 2002. FERRARI, CELSON. Editora DISAL: ISBN: 8589533123. So Paulo, 2004. Edio: 1 ULTRAMARI, CLOVIS .O fim das utopias urbanas / Clovis Ultramari. So Paulo: Studio Nobel, 2005.

S-ar putea să vă placă și