Sunteți pe pagina 1din 22

SECRETARIA DE ESTADO DE DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

DIRETORIA GERAL DE SERVIOS TCNICOS

CEPREVI - 2012

Instrutor: Maj. BM Polito

OBJETIVO DA DISCIPLINA Levar o Oficial-aluno a estudar e aprender os fundamentos e as tcnicas preconizadas pela Hidrulica, afim de capacita-lo para: selecionar e utilizar equipamentos para determinao das presses atuantes nos fluidos; utilizar conceitos de conservao de massa e energia no escoamento dos fluidos; projetar e dimensionar tubulaes e bombeamento; medir vazo e velocidade em condutos forados utilizando diferentes processos.

OBJETIVOS DA SESSO:
RECONHECER OS PARMETROS NECESSRIOS PARA O DIMENSIONAMENTO DE UMA CANALIZAO PREVENTIVA ACOMPANHAR UM ROTEIRO PARA DIMENSIONAMENTO DE UMA CANALIZAO PREVENTIVA ANALISAR TABELAS DE COEFICIENTES DE RUGOSIDADE ANALISAR TABELAS DE PERDAS DE CARGA LOCALIZADAS EXECUTAR EXEMPLOS DE CLCULO HIDRULICO

1 - DIMENSIONAMENTO HIDRULICO DE CANALIZAO PREVENTIVA CONTRA INCNDIO Durante a elaborao do Projeto de Segurana Contra Incndio e Pnico para qualquer edificao ou estabelecimento, o analista deve considerar uma srie de fatores, dentre os quais podemos ressaltar: a rea total construda da edificao (ATC); seu nmero de pavimentos; sua altura total; sua finalidade e/ou natureza ocupacional; o tipo, o volume e a forma de estocagem dos materiais nela existentes; alm de quaisquer outros fatores de risco inerentes a edificao.

Toda essa anlise tem a finalidade de definir os dispositivos preventivos fixos e mveis contra incndio e pnico serem exigidos para a edificao em referncia, conforme prev o COSCIP (Cdigo de Segurana Contra Incndio e Pnico Decreto n 897/76) e sua Legislao complementar para o Estado do Rio de Janeiro. A partir disso, o analista deve realizar um estudo prvio da arquitetura da edificao, com o intuito de estudar a localizao exata dos dispositivos, essencialmente, dos dispositivos preventivos fixos contra incndio.

No caso especfico da Canalizao Preventiva Contra Incndio, o analista dever observar: o percurso da tubulao, os pontos de localizao dos hidrantes (inclusive do hidrante de recalque), a locao da Casa de Mquinas de Incndio (CMI) e, conseqentemente, das bombas de incndio. Finalmente, de posse de todos os dados supracitados e estudado o esquema isomtrico da tubulao de incndio, o analista dever analisar o dimensionamento hidrulico do sistema preventivo fixo, ordenadamente, na forma em que se segue:

A) DEFINIO DOS PARMETROS TCNICOS: 1- Dados preliminares: Risco da edificao - de acordo com a Resoluo SEDEC n 109/93 - (pequeno, mdio canalizao preventiva, mdio rede preventiva e grande); material que compe a tubulao (definio da constante de rugosidade C) e nmero de lances de mangueira por hidrante. 2- Resoluo SEDEC n 124/93 e Anexo II da Resoluo SEDEC n 109/93: Dimetro mnimo da tubulao (63mm ou 75mm), dimetro da suco e do recalque, vazo do sistema (L/min, L/seg, M/h), vazo no hidrante, presso til (mca), nmero de hidrantes (simples ou duplo), nmero e tipo de bombas de incndio, tipo e dimetro das mangueiras.

B) PERDAS NA SUCO DEFINIR MANOMTRICA DE SUCO (Hms):

A ALTURA

O conceito de suco positiva/ negativa depende da diferena de cota entre o eixo da bomba de incndio e o nvel mnimo do reservatrio, seja ele superior ou inferior, considerando a completa utilizao da RTI (reserva tcnica de incndio). 1- Suco Positiva: Hms = 0 Obs: Quando o ganho esttico na suco for relevante, como em instalaes do tipo castelo dgua - vide Captulo IX e Figuras 14 e 15 do Anexo ao COSCIP (Cdigo de Segurana Contra Incndio e Pnico - Decreto n 897/76), este valor deve ser considerado no dimensionamento hidrulico.

B) PERDAS NA SUCO DEFINIR MANOMTRICA DE SUCO (Hms):

A ALTURA

2- Suco Negativa: I) Definir a perda esttica na suco - Pes (mca) II) Calcular o J para suco - Js - (considerando o dimetro definido para suco) Pelo baco correspondente (de acordo com o material que compe a tubulao). Pela Frmula (utilizaremos a Frmula de Hazen-Williams, recomendada para tubulaes com dimetros superiores a 2 ou 50mm). fig Onde: J = Fator de perda de carga (mca/m) Q = Vazo total do sistema (L/min) C = Constante de rugosidade do material (adimensional) D = Dimetro do trecho considerado da tubulao (mm)

B) PERDAS NA SUCO DEFINIR MANOMTRICA DE SUCO (Hms):

A ALTURA

III) Definir o comprimento virtual da suco - CVs, lembrando: CVs (m) = comprimento total da tubulao at a entrada das bombas + somatrio do comprimento equivalente das peas (curvas, vlvulas, registros, etc). IV) Definir a perda localizada na suco - Pls (mca) = Js x Cvs V) Definir Hms (mca) = Pes + Pls

C) PERDAS NO RECALQUE DEFINIR A ALTURA MANOMTRICA DE RECALQUE (Hmr):


I) Definir o hidrante mais desfavorvel hidraulicamente em relao a(s) bomba(s) de incndio. 1 Critrio: Maior perda esttica ou menor ganho esttico. 2 Critrio: Para hidrantes nivelados ou com pequeno desnvel, verificar qual deles apresenta maior perda localizada no recalque. Obs: Quando houver dvida, verificar qual deles apresenta maior valor para Hmr. II) Definir a perda esttica no recalque - Per (mca) III) Calcular o J para o recalque - Jr (mca/m) - (considerando o dimetro do recalque) Pelo baco correspondente (de acordo com o material que compe a tubulao). Pela Frmula (utilizaremos a Frmula de Hazen-Williams, recomendada para tubulaes com dimetros superiores a 2 ou 50mm).

C) PERDAS NO RECALQUE DEFINIR A ALTURA MANOMTRICA DE RECALQUE (Hmr): IV) Definir o comprimento virtual do recalque - CVr, lembrando: CVr (m) = comprimento total da tubulao da sada das bombas ao hidrante mais desfavorvel + somatrio do comprimento equivalente das peas (curvas, vlvulas, registros, etc.). V) Definir a perda localizada no recalque - Plr (mca) = Jr x Cvr VI) Definir Hmr (mca) = Per + Plr

D) CLCULO DA ALTURA MANOMTRICA TOTAL (Hmt): I) Definir a perda localizada nas mangueiras - Pmang. (mca) - de acordo com: fabricante*, tipo de mangueira exigido, dimetro, vazo no hidrante e o nmero de mangueiras. O CBMERJ exige a instalao de mangueiras que possuam a marca de conformidade da ABNT.

Hmt (mca) = Hms + Hmr + Pmang. + Ptil.

E) CLCULO DA POTNCIA DA BOMBA INCNDIO

P =

1000x Hmt x Q 75 x h x 3600.

Onde: P = Potncia da bomba (CV) Hmt = Altura manomtrica total (mca) h = Rendimento da bomba (%) valor definido pelo fabricante. Q = vazo em m/h

F) DEFINIO DA BOMBA: A bomba adotada dever, necessariamente, atender a vazo do sistema e a altura manomtrica total calculada. Observao: No intuito de simplificar os clculos, o presente mtodo desconsidera o valor da Altura Manomtrica Piezomtrica. Caso o analista perceba que o valor da referida grandeza relevante, dever faz-lo constar do memorial de dimensionamento hidrulico do sistema preventivo fixo contra incndio adotado.

G) TABELA DO FATOR DE RUGOSIDADE C DE HAZEN-WILLIANS:

H) TABELA DE COMPRIMENTO EQUIVALENTE/PERDAS LOCALIZADAS:

I) EXEMPLO DE CLCULO DE CANALIZAO PREVENTIVA:

QUADRO DE PERDAS NO TRECHO DA SUCO PEAS


Vlvula de P Vlvula de Gaveta
T (Sada Lateral) T (Passagem Direta)

DIMETRO
63 63 63 63 63 63 63 63

COMP. EQUIV. 17 0,4 3,45 0,41 4,16 2,35 0,01

QUANTIDADE

COMP. TOTAL

T (Sada Bilateral) Cotovelo de 90


Unio / Flange Comp. Tubulao

SOMATRIO DE COMPRIMENTOS TOTAIS

CLCULO DE PERDA UNITRIA PARA SUCO

FRMULA DE HAZEN- WILLIAMS

Vazo =

200 L/min

Dimetro= Perda unitria =

75 mm mca / m

ALTURA DEVIDOS AS PERDAS NA SUCO (HPS)

HPS =
Ganhos = Perdas = 0

mca mca mca mca

HMS = HPS - Ganhos + Perdas

HMS =

QUADRO DE PERDAS NO TRECHO DO RECALQUE PEAS DIMETRO COMP. EQUIV. QUANTIDADE COMP. TOTAL

Vlvula de Reteno Vlvula de Gaveta


T (Sada Lateral) T (Passagem Direta)

63 63 63 63 63 63

T (Sada Bilateral) Cotovelo de 90

Vlvula Globo Aberta


Unio / Flange Comp. Tubulao

63 63 63

SOMATRIO DE COMPRIMENTOS TOTAIS

ALTURA DEVIDOS AS PERDAS NO RECALQUE (HPR)


HPR =
Ganhos = Perdas = 0

mca mca mca mca

HMR = HPR - Ganhos + Perdas

HMR =

ALTURA MANOMTRICA TOTAL (AMT)


HMS = HMR =

mca mca

MANG.=
P. TRAB = AMT =

5,2

mca

AMT = HMS + HMR + P.MANG.+ P.TRAB.

Mca mca

POTNCIA DA(S) ELETROBOMBA(S)

C.V POTNCIA OBTIDA DA ELETROBOMBA =

POTNCIA =

1000 X AMT X Q 75 X 0,6 X 3600

FIM

S-ar putea să vă placă și