Sunteți pe pagina 1din 31

MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

ndice

MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS


3 5 12 20 27 29

NDICE
Introduo Captulo 1 | Marketing de Contedo Captulo 2 | Mdias Sociais Captulo 3 | E-mail Marketing Concluso Referncias

ndice

MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

INTRODUO

O marketing um dos pontos vitais para uma empresa. a forma como voc vai se comunicar com seus consumidores e atrair clientes. Sabe aquela expresso o artista vai onde o povo est? Ento, seu negcio sua arte e voc precisa estar onde o seu pblico est. Se eles esto na internet, pra l que sua marca precisa ir tambm. Mas fazer marketing digital mais que criar uma conta no Facebook. As tecnologias digitais de comunicao hoje possibilitam uma troca que antes era impensvel. Voc pode conversar com seus clientes, entender suas necessidades e ter contato com novas ideias. Essa a grande sacada do marketing digital, e voc deve sempre ter isso em mente: converse com seu pblico.

ndice

MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

Voc, empreendedor, tambm cliente em outros momentos, certo? Ento, coloque-se no lugar dos seus clientes e procure agir e se comunicar com eles da mesma forma como voc gostaria que as marcas se relacionassem com voc.

, o ic g l o n c e t io e m o O marketing digital, . s a o s s e p a e s e r fe e r a mas tudo aind

Neste e-book, vamos dar algumas dicas de como utilizar as ferramentas digitais para se aproximar do seu pblico, criando um engajamento real por meio de contedo qualificado e direcionado aos interesses dele.

ndice

MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

CAPTULO 01
Marketing de Contedo

Voc sabe o que marketing de contedo? Se ainda no, saiba que ele est mais presente no seu dia-a-dia do que imagina. Voc j deve ter notado que a comunicao entre clientes e empresas mudou muito nos ltimos tempos, no mesmo? Principalmente com o desenvolvimento da internet, no existe mais aquele pblico que recebe informao passivamente. Mais do que receber informaes, o consumidor atual conta com a ajuda das tecnologias de comunicao multimdia para ir atrs do que precisa saber para formar sua opinio e, consequentemente, definir sua deciso na hora de adquirir um produto ou servio. Neste cenrio, destaca-se o Marketing de Contedo.

ndice

MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

o i u ib r t is d e o ia r c o t i e p s e r iz d o d e t n o C e r d e lv o v n e e ir M arketing a r t a a r a p s a s o li a v e s e t n a v le e r s de informae . o d a t n e m g e s e o id n fi e d um pblico bem


No marketing tradicional, h interrupes instantneas, sem autorizao do pblico (uma propaganda na TV, por exemplo). Alm disso, a marca tem a ateno dos consumidores somente por um curto perodo de tempo, e com um alto custo. J o marketing de contedo oferece informaes de valor, por meio de blogs, artigos, podcasts, vdeos, infogrficos etc. Como os consumidores tm interesse nas informaes, so eles que vo atrs do seu site ou blog para se informar, formando um pblico qualificado e segmentado.

ndice

MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

Algumas vantagens do marketing de contedo:


H possibilidade de atrair clientes apenas por meio do contedo abordado em seu blog ou site. Blogs e vdeos servem para educar o cliente, e isso pode resultar em uma compra futura.

A utilizao de formatos multimdia atrai a ateno do pblico de maneira diferenciada.

ndice

MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

As pequenas empresas podem e devem utilizar o marketing de contedo. Essa j uma tendncia internacional. De acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, 74% das empresas de menor porte no pas j apostam em alguma forma de marketing de contedo. Segundo o estudo, artigos e posts em blog so as formas de marketing de contedo mais utilizadas pelas pequenas empresas 74% promovem seus negcios com artigos e 64% por meio de posts em blogs. Quase a metade das pequenas empresas pesquisadas alegou utilizar publicaes em mdias sociais e duas em cada cinco companhias utilizam e-mail marketing e newsletters.

ndice

MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

Veja a seguir, algumas dicas pra realizar o marketing de contedo:

Defina e entenda quem o seu pblico saiba quais so seus interesses, necessidades, influncias etc.

Alinhe o contedo e a mdia a ser utilizada de acordo com o seus objetivos. Se voc quer educar, por exemplo, use guias, vdeos, posts em blogs. J se o objetivo central focar no relacionamento, as mdias sociais sero o principal canal. Utilize o storytelling, ou seja, conte histrias relevantes para atrair a ateno e criar engajamento com o pblico. Facilite o compartilhamento, dessa forma, o prprio cliente faz o trabalho de divulgao daquelas informaes, dando credibilidade ao contedo.

ndice

MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

1.1 Marketing de contedo e o atendimento ao cliente


O marketing de contedo pode contribuir para melhorar a experincia do seu pblico em serviosde atendimento ao cliente. Veja como:

Credibilidade
Contedo qualificado, seja por meio de guias, vdeos ou em blogs, far voc ganhar uma reputao como uma referncia em seu segmento. Um contedo qualificado sinal de uma marca que conhece o mercado, os produtos/servios e seus pblicos.

ndice

MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

10

Eduque seus clientes


Contedo til educa seus clientes sobre as caractersticas do produto/ servio que sua marca oferece a eles, mas tambm os faz entender melhor o mercado em que voc atua. Ajude seu pblico a ser o mais informado possvel, oferecendo a ele contedo til. Dessa forma, se tornaro mais que um consumidor, e sim um embaixador da marca.

Menos reclamaes e chamadas no atendimento ao cliente


Consumidores educados e capacitados entram menos em contato com o centro de atendimento ao cliente. Como? Bom, os clientes tm a vantagem de resolver seus prprios problemas a partir do contedo que voc oferece. Simples assim. Alm disso, para facilitar ainda mais, voc pode criar uma pgina de perguntas frequentes respondendo previamente as principais dvidas.

ndice

MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

11

CAPTULO 02
Mdias Sociais

As mdias sociais podem ser uma excelente ferramenta para a aproximao com o pblico. Mas apenas estar l no o bastante. Antes de criar uma pgina no LinkedIn ou no Facebook, voc precisa entender que redes sociais so baseadas em relacionamento. Isso quer dizer que sua empresa ter que dar voz, ouvir e responder o seu pblico. Aquela comunicao, que acontecia em mo nica a empresa falava e o consumidor ouvia j coisa do passado. E se as redes sociais so baseadas em relacionamento, o que faz com que seus consumidores se relacionem com uma marca? Independente do segmento, uma palavrinha essencial nesse processo: confiana.

ndice

MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

12

o d a e s a b r o id m u s n o c o m o c o t n e m a n io c la e r m le e e u Construir u q o le e a r e c e r fe o ir c o v e u q e d . a is n ia a c o s s ia na confi d m s a d m e g a t n a v l a p i c in r p a a s s precisa e


A seguir, veja algumas dicas para saber como aproveitar tudo de bom que as redes sociais podem oferecer para o seu negcio:

Comece com a estratgia


Voc nunca iria comear uma campanha de marketing tradicional, sem uma estratgia completa em primeiro lugar, no mesmo? Voc precisa saber os custos iniciais, os retornos potenciais para cada canal de marketing e quanto tempo levaria para ver os resultados. A mesma coisa se aplica ao marketing nas mdias sociais. essencial que voc tenha uma estratgia antes de comear a se envolver com seus clientes. Um bom incio descobrir em quais canais o seu pblico est e de que forma interagem nessas redes.

ndice

MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

13

Engajamento, no vendas
A princpio, marketing de mdia social pode parecer bastante simples. Voc cria uma conta, atualiza com posts sobre seus produtos, servios ou o crescimento da empresa e colhe os frutos. Mas, na verdade, no bem assim. Para ter sucesso nesses canais, voc precisa pensar em seu pblico em primeiro lugar. Pense sempre em como voc pode oferecer a eles informaes que eles vo amar. Marketing de mdia social requer que voc faa mais do que apenas publicar atualizaes falando sobre seus produtos. Engajamento o fator-chave aqui, e isso requer mais do que apenas empurrar um discurso de vendas.

Qualidade sobre quantidade


Mdias sociais so ideais para formular uma conversa de pessoa para pessoa, mesmo entre uma empresa e seus clientes. A coisa mais importante a lembrar aqui que a qualidade supera a quantidade. Voc pode postar 15 atualizaes por dia e no ver um nico benefcio, mas apenas um post de qualidade que seus seguidores realmente desejam compartilhar pode aumentar significativamente o trfego do seu site, por exemplo.

ndice

MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

14

Conhea os seus objetivos


Definio de metas deve ser parte de sua estratgia de desenvolvimento inicial e planejamento, mas voc tambm deve garantir que esses objetivos sejam mensurveis e alcanveis. Exemplos de metas: aumentar o trfego no site, aumentar o nmero de atendimentos, aumentar o reconhecimento da marca, entre outros.

Seja gil
No hesite em responder s perguntas e comentrios de seus seguidores: sejam aqueles que esto postando diretamente em sua timeline do Facebook, mencionando sua empresa no Twitter ou comentando em um de seus posts. No s isto educado, mas d a oportunidade de voc se envolver mais nas conversas, ir raiz dos problemas, melhorar o servio ao cliente, obter novas ideias de produtos e muito mais.

ndice

MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

15

2.1 Estratgia em mdias sociais


Voc viu nos tpicos anteriores que o primeiro passo para o sucesso em mdias sociais refere-se criao de uma estratgia. Para lhe ajudar a comear sua atuao nas plataformas sociais, separamos algumas dicas sobre como definir estratgias e direcionar suas aes nesses canais:

Crie um time
As estratgias no so feitas por uma pessoa sozinha nem por nico departamento. O ideal criar um time que abranja diversos profissionais ou reas da empresa, para que, juntos, desenvolvam estratgias, tticas e o gerenciamento das aes em mdias sociais.

ndice

MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

16

Oua as necessidades do pblico


Parece senso comum, mas escutar ainda um excelente exerccio; e que muitas vezes ignorado. Se voc estender sua ateno para alm do que esto falando sobre a sua marca, seu pblico ir proporcionar um bom guia para onde e como voc deve agir nas mdias sociais.

Qual o objetivo principal?


As mdias sociais podem ser usadas para atingir diversos tipos de objetivos do seu negcio. Mas as melhores estratgias em mdias sociais, so aquelas que focam (pelo menos inicialmente) em uma atuao mais restrita para as plataformas sociais. Para o que voc quer, primariamente, usar as mdias sociais? Conscientizao da marca? Vendas? Lealdade e reteno? Escolha um objetivo e foque nele.

ndice

MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

17

Analise sua audincia


Quem ir interagir com sua marca utilizando as mdias sociais? Quais so as caractersticas e que informaes buscam sua atual e possvel audincia? Como isso impacta o que sua empresa faz ou deveria fazer nas mdias sociais?

Qual seu diferencial?


No importa quem voc seja ou o que voc venda, as funcionalidades e benefcios de seus produtos no so suficientes para criar um envolvimento apaixonado do seu pblico. Como sua empresa pode alcanar o corao, ao invs da cabea de sua audincia? Por exemplo: a Disney no sobre filmes, sobre magia; a Apple no sobre tecnologia, sobre inovao. E o que torna sua empresa nica? Isso muito importante para criar conexes reais com seu pblico.

ndice

MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

18

Seja humano
Entenda que, nas mdias sociais, seus consumidores iro dividir suas atenes entre as marcas que seguem e seus amigos. Por isso, para conseguir se destacar nesse meio, importante utilizar uma linguagem natural, e sempre deixando claro que o contedo foi criado por pessoas e para pessoas. No se trata de enganar o pblico, mas sim de fazer com que ele identifique-se com sua empresa, fazendo com que se sinta vontade para interagir, como faria com um colega na rede.

Crie um plano de atuao


Depois de entender porque atuar nas mdias sociais e como voc ir medir seu sucesso nesses canais, deve voltar sua ateno para o como fazer isso no Facebook, Twitter, blogs etc. Monte planos de aes especficos para cada canal, em que voc tenha justificativas para participar de cada um deles.
ndice
19

MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

CAPTULO 03
E-mail Marketing

Aposto que, com a ascenso das mdias sociais, voc ouviu muita gente falando sobre o fim do e-mail. Mas isso no aconteceu. Com o surgimento de novas ferramentas digitais de comunicao, o e-mail marketing precisou se adaptar s novas possibilidades da internet, mas est longe de ter seu fim. De acordo com a pesquisa Digital Carnival, que analisou o comportamento dos internautas brasileiros, 91% dos entrevistados possuem assinatura de e-mail. A primeira atividade on-line dos internautas verificar o e-mail (46%), e depois o Facebook (27%). Durante a noite, o Facebook a atividade em destaque (24%) e o e-mail fica em segundo lugar (17%).

ndice

MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

20

Fique atento aos principais atrativos do e-mail:

Entre as motivaes para realizar assinaturas de e-mail para receber informaes de empresas, ter acesso a descontos a principal delas (60%). Receber notcias sobre futuros lanamentos (54%) e manter-se atualizado quanto aos produtos, servios e ofertas (53%) tambm foram motivos citados.

ndice

MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

21

3.1 Dicas de e-mail marketing


A seguir, conhea algumas dicas para utilizar o e-mail marketing com eficincia:

Invista em sua base de e-mails


De nada vale ter uma listagem enorme e irrelevante para o negcio. Voc pode comprar bases de e-mails, mas a melhor forma criar uma lista de contatos a partir dos cadastros em seu site ou em sua loja. As pessoas que forneceram seus e-mails dessa forma so as que realmente tm interesse em receber informaes de sua empresa.

ndice

MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

22

Abra um canal para sada


Em todos os e-mails que enviar, disponibilize um link para descadastramento caso contrrio, a sua empresa corre o risco de ficar associada ao desrespeito e prtica de spam.

Seja relevante
Analise os links clicados pelos destinatrios para identificar grupos de interesse. Se houver grupos bem distintos, segmente sua base de contatos, de modo a criar e-mails efetivamente relevantes para quem recebe. Voc pode segmentar por idade, sexo, profisso, dependendo do seu objetivo.

ndice

MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

23

Acerte na frequncia
A no ser que tenha autorizao do cadastrado para envios mais frequentes, atenha-se aos e-mails quinzenais ou, no mximo, semanais. O excesso de e-mails pode gerar uma imagem negativa.

Possibilite a troca
No se restrinja a enviar mensagens. Apresente para o destinatrio um canal de aprofundamento e interao, seja por e-mail, fone, site ou blog. Em sites e blogs, disponibilize formulrios de cadastro e apresente a possibilidade de indicar amigos.

ndice

MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

24

Dose o tamanho dos arquivos


No carregue os e-mails com imagens ou anexos pesados. Caso queira disponibilizar arquivos grandes para o destinatrio, gere um link que conduza a eles.

Invista no envio
H empresas especializadas em envio de e-mail marketing. Elas tm pacotes econmicos para envios reduzidos, como mil mensagens mensais. O disparo domstico costuma ser barrado pelos provedores.

ndice

MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

25

Seja objetivo
Tenha ttulos e mensagens objetivas. Seu e-mail concorre com vrias outras mensagens voc tem poucos segundos para atrair quem l.

Mensure os retornos
O e-mail marketing no mero instrumento para divulgao. Trata-se de um modo de conhecer melhor o cliente e identificar suas preferncias. Tome as mensuraes feitas por empresas de e-mail marketing como formas para incrementar seu negcio. Voc pode, inclusive, fazer testes, enviando diferentes mensagens para dois grupos e comparando os retornos obtidos.

ndice

MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

26

CONCLUSO

Agora voc j sabe algumas formas de utilizar as ferramentas digitais de comunicao para tornar sua empresa mais humana e prxima de seus consumidores. Use essas ferramentas para entender seus clientes e oferecer a eles o que precisam. Fazer a diferena no dia-a-dia do seu pblico, vai fazer toda a diferena na hora da deciso de compra. Aquela histria de quem visto lembrado j est ultrapassada. O importante hoje no apenas ser visto: ser visto, conversar e oferecer qualidade. Alm disso, as mdias sociais so os canais por onde o pblico no s fala o que pensa, como tambm busca saber o que os outros esto falando.

ndice

MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

27

Voc no quer ser a marca que no responde no Twitter ou a empresa que lota a caixa de entrada com e-mails invasivos, no mesmo? Seguir as dicas desse guia j o primeiro passo para a construo de sua marca social.

, a s e r p m e a u s e d g in t e k r a m o n is a m a d in a r a : o t n u s s a Para te ajud o a s o d a t l o v g lo b o s s o n e d s t s o p s n u lg veja a


Vdeo: Marketing digital para pequenas empresas Marketing: por onde comear?

O que uma marca?

ndice

MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

28

is a t i ig D s o d a t l u s e R a d Veja ta mbm as dicas

Kit de Introduo ao Marketing Digital para Pequenas e Mdias empresas

Materiais educativos Resultados Digitais

ndice

MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

29

REFERNCIAS

Social Media Explorer Sales Force Emarketer Visual.ly Social Media Explorer Raven Pequenas empresas & Grandes negcios Extract Target - Report The Digital Carnival

ndice

MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

30

Sobre o ContaAzul
O ContaAzul o mais simples sistema de gesto on-line para micro e pequenas empresas. Com ele voc controla seu financeiro, suas vendas, seu estoque, e emite nota fiscal eletrnica sem complicao e a um preo justo: a partir de R$ 24,90/ms. Alm disso, nosso atendimento de primeira est disponvel para te ajudar gratuitamente por telefone, e-mail e chat.

Experimente gratuitamente agora!

ndice

MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

31

S-ar putea să vă placă și