Sunteți pe pagina 1din 2

ICERV / Rio Verde GO, 9 de junho de 2012

As 10 Coisas Mais Difceis que Tentamos Fazer na Vida


(xodo 20.1-17) - DECLOGO - LEGALISMO = 10 Palavras, no so 10 Mandamentos. = Fazer o que o outro quer mesmo sem querer fazer

- Os 10 Mandamentos so difceis para mim porque normalmente os vejo como uma lista de restries, ou um roteiro de instruo (manual do proprietrio), ou como clusulas de um contrato, ou como cdigo de tica, ou talvez como uma lista de preceitos comuns e meramente religiosa assim como as demais religies/seitas. - A Proposta deste Estudo NO para deixar de ver os mandamentos como um Mandamento, mas para olhar como quem olha para 10 desafios. NO MUDAR a essncia, mas a ter outra perspectiva das 10 Palavras. Olhe como DESAFIOS para sua vida, seus prprios alvos (podemos e devemos). - Por que v-lOs como desafios para minha vida? Resposta: 1) Porque a palavra Mandamento nos d a idia de padro esttico o qual ou voc se alcana ou fica frustrado. Mas desafio um processo continuo o qual voc se engaja voluntariamente. 2) Porque Desafios funcionariam como uma lista de verificao (checklist). Comeando pelo primeiro voc diria: Deixe-me ver como est a minha vida... 3) Porque deve se tornar a voz da nossa prpria conscincia. A lei s tem efeito quando est dentro de ns. Fora de ns seria apenas um sistema de punio e recompensa. A conscincia diria: Qual o caminho da vida e da justia?. E voc responderia: Deixe-me ver os 10 Mandamentos. 4) Desafio fonte de motivao. Dentro de mim refletem meu interesse e fora apenas me ameaa, oprime ou promete. No cumprir uma regra, uma imposio, mas algo que desejo para mim. - Quais so as coisas mais difceis que tentamos fazer na vida? Resposta: 1. No ters outros deuses alm de Mim 2. No tomars para ti dolos 3. No tomars o Nome de Deus em vo 4. Guarda o sbado para santific-lo 5. Honra o teu pai e tua me 6. No matars 7. No adulterars 8. No furtars 9. No dars falso testemunho 10. No cobiars Os 10 Mandamentos visam definir reas onde a natureza humana vulnervel e suscetvel a comportamentos que vo contra seus prprios interesses Nilton Bonder Por que no torn-los de seu interesse? Se voc fizer isso ento sero desafios na sua vida!

As 10 Coisas Mais Difceis que Tentamos Fazer na Vida


1 No ters outros deuses alm de Mim VOC NO ACHA QUE VIVER BEM ... No buscars satisfao em outra fonte que no seja DEUS 1. ter prazer naquilo que Deus aprova? Desafio: Ter prazer somente em Deus 2. aprender a conviver com Deus? 2 No tomars para ti dolos 3. viver sem mscaras? No tente encaixar Deus nos teus limites de compreenso e manipulao 4. saber colocar Deus em primeiro lugar? Desafio: Viver com mistrio divino 5. ser um cidado responsvel? 3 No tomars o Nome de Deus em vo 6. permitir a reconciliao para tornar a No faa uso da religio para acobertar suas maldades viverem juntos? Desafio: Viver sem a mscara da religio 7. ter domnio sobre seus desejos? 4 Guarda o sbado para santific-lo 8. saber o qu realmente seu? No exceda teus limites humanos na tentativa de conquistar o mundo 9. falar sempre a verdade? Desafio: Colocar Deus em primeiro lugar 10. encontrar contentamento no aqui e 5 Honra o teu pai e tua me agora? No sabotars o fundamento da sociedade, respeite a hierarquia social Desafio: No construir filhos educados, mas construir uma nao, ser um cidado responsvel VOC NO GOSTARIA DE ... 6 No matars 1. Se relacionar com Deus de forma prazeiNo negars a ningum o direito a existncia rosa? Desafio: Conquistar de volta aqueles que perderam o direito de existir ao SEU LADO 2. De se aprofundar no relacionamento com 7 No adulterars Ele, apesar do mistrio que O envolve? No duvidars da possibilidade da monogamia 3. De ser ntegro, sem mscara? Desafio: Aprenda a DOMINAR OS DESEJOS, super-los e venc-los. No escond-los. 4. Colocar Deus em primeiro lugar? 8 No furtars 5. Participar da construo de uma nao forFars distino entre o que te pertence e o que no te pertence te? Desafio: Possuir com justia 6. No dar lugar mgoa, mas preferir cons 9 No dars falso testemunho truir relacionamentos? No manipulars os fatos segundo a tua convenincia 7. De ter um casamento honrado? Desafio: Fale sempre a verdade 8. De definir de forma justa o que seu? 10 No cobiars 9. De falar sempre a verdade? No vivers no mundo do "SE" 10. De sentir-se prspero com aquilo que Deus Desafio: Encontre contentamento no aqui e agora te deu? Concluso: Por que olhar para os 10 Mandamentos como regras que nada tem a ver comigo ao invs de consider-los como de meu interesse? Os 10 Mandamentos so ideais de Deus para nos realizarmos como pessoas (Pregao de 9/Jun/12 Hagton/ICERV Baseado no Estudo do pastor Ed Rene Kivitz)

S-ar putea să vă placă și