Sunteți pe pagina 1din 5

Saber Eletrnica Online - Saber Eletrnica Online

http://www.sabereletronica.com.br/component/content/article/56-eletro...

Imprimir

Eletrocardiograma: Monitoramento dos batimentos cardacos


Tweetar 0 1

Este artigo tem como finalidade mostrar o comportamento dos componentes eletrnicos utilizados para anlise de pequenos sinais eltricos emitidos pelo corpo humano. A aquisio de dados (sinais eltricos) realizada pelo circuito mostrado a seguir, sendo que o mesmo amplifica os sinais emitidos pelo corao e temos como resultado a caracterstica do sinal de um eletrocardiograma.

O ECG (Eletrocardiograma) o registro das variaes de pequenos sinais eltricos emitidos pelo corao em atividade. de grande importncia, para a medicina em geral, o acompanhamento desses sinais para detectar possveis anormalidades em pacientes.

Podemos observar neste artigo, o esquema e os materiais utilizados no circuito eletrnico, os mtodos utilizados para aquisio dos dados, juntamente com a apresentao do eletrocardiograma do paciente em tempo real.

O Eletrocardiograma

Durante sua atividade o corao age como um gerador de correntes eltricas, as quais se espalham nos msculos dele prprio, gerando potenciais eltricos cuja evoluo no espao e tempo podem ser medidos. Assim funciona o eletrocardiograma, que nada mais do que o registro da variao do potencial eltrico nos msculos do corao.

1 de 5

21/08/2013 18:33

Saber Eletrnica Online - Saber Eletrnica Online

http://www.sabereletronica.com.br/component/content/article/56-eletro...

O ECG constitudo de ondas caractersticas (P, Q, R, S, T), as quais correspondem a eventos eltricos das atividades do msculo cardaco. Essas formas de ondas so apresentadas na figura 1.

A onda P causada pelos potenciais eltricos gerados quando os trios se despolarizam, antes da contrao atrial. O complexo QRS causado pelos potenciais gerados quando os ventrculos se despolarizam, antes de sua contrao. A onda T causada pelos potenciais gerados quando os ventrculos se recuperam do estado de despolarizao.

Ritmo Cardaco

Analisando os perodos dos batimentos cardacos chegamos ao ritmo cardaco, que nos mostra a frequncia da repetio desses intervalos. Esse ritmo pode ser observado e analisado pela medicina para detectar possveis arritmias, ou seja, anormalidades apresentadas pelo corao.

Normalmente, pequenas variaes podem ocorrer. Podemos perceber e registrar alteraes do ritmo cardaco ou da frequncia. A frequncia normal dos batimentos cardacos de 60 at 100 ciclos, ou batidas, por minuto. Em crianas, esses nmeros costumam ser um pouco mais elevados. Nas alteraes de ritmo cardaco, os batimentos apresentam alteraes do tempo que decorre entre um batimento e o outro.

As alteraes do ritmo cardaco ou das condues dos estmulos podem ser letais (morte sbita), podem ser sintomticas (sncopes, tonturas, palpitaes), ou podem ser assintomticas.

Mtodos

Para registrar as pequenas variaes dos sinais eltricos emitidos pelo corpo humano, foi montado um circuito que amplifica o sinal do corao e utilizados eletrodos fixados em locais especficos na pele do paciente para registrar esses sinais. Foram fixados trs eletrodos, sendo um acima e outro abaixo do corao, e o terceiro no punho. Esses eletrodos esto ligados ao circuito eletrnico que amplifica em 1000 vezes o sinal. Observamos no osciloscpio e no computador o ECG do paciente.

2 de 5

21/08/2013 18:33

Saber Eletrnica Online - Saber Eletrnica Online

http://www.sabereletronica.com.br/component/content/article/56-eletro...

Arquitetura do Hardware

O hardware do sistema foi montado com amplificadores operacionais, resistores, capacitores e potencimetro. Podemos observar na figura 2 o esquema eltrico do circuito. Os amplificadores operacionais utilizados foram os do tipo LM-358.

Observa-se na figura 3 o circuito eletrnico montado na protoboard, juntamente com os equipamentos utilizados no laboratrio.

Desenvolvimento

Com o objetivo de monitorar os batimentos cardacos de uma pessoa atravs de um circuito eletrnico, tm-se aps a montagem do circuito a necessidade de calibr-lo, ou seja, posicionar o potencimetro na resistncia exata para que o circuito consiga comparar os sinais de entrada. Nesse ponto foi utilizado um gerador de sinais, configurado para gerar uma senoide com frequncia de 15 Hz e uma tenso de 7 mV, ligado nas duas entradas do circuito e ajustado o potencimetro at a sada ser muito prxima de zero, isso foi possvel pois como temos dois sinais idnticos entrando no circuito, um anula o outro e por isso temos zero na sada.

Depois de calibrado o circuito, fixamos os eletrodos no paciente, conectamos os dois eletrodos fixados prximo do corao nas duas entradas e o eletrodo do brao no terra do circuito. Os amplificadores vo amplificar os sinais de entrada coletados do corao, comparar a diferena de potencial medida e, na sada, conseguimos observar o ECG do paciente.

Esses eletrodos captam os pequenos sinais emitidos pelo corao que so amplificados 100 vezes nos amplificadores 1 e 2. As sadas dos amplificadores 1 e 2 esto ligadas s entradas do terceiro amplificador, onde se compara os dois sinais de entrada e se amplifica 10 vezes. Assim, podemos observar um sinal com maior amplitude e consequentemente mais visvel. A sada do amplificador 3 liga-se no osciloscpio, e temos o sinal emitido pelo corao em tempo real.

3 de 5

21/08/2013 18:33

Saber Eletrnica Online - Saber Eletrnica Online

http://www.sabereletronica.com.br/component/content/article/56-eletro...

No osciloscpio pode-se observar o eletrocardiograma do paciente, mostrado na figura 4.

Placa National Instruments

Atravs da placa de aquisio de dados da National Instruments NI 6024E possvel fazer a interface entre o circuito eletrnico e o sistema de aquisio de dados. Os dados lidos e amplificados pelo sistema eletrnico so enviado para a interface do hardware, onde h uma comunicao com o software instalado no computador.

Esse sinal ento mostrado na tela do computador e se pode efetuar leituras dos sinais emitidos pelos batimentos cardacos, inclusive sua frequncia e amplitude (figura 5).

Concluso

4 de 5

21/08/2013 18:33

Saber Eletrnica Online - Saber Eletrnica Online

http://www.sabereletronica.com.br/component/content/article/56-eletro...

possvel ver que no circuito proposto, temos a finalidade de observar o comportamento dos equipamentos eletrnicos utilizados na anlise de pequenos sinais eltricos emitidos pelo corpo humano, finalidade essa comprovada pelas respostas obtidas nos sistemas de leitura dos sinais amplificados pelos componentes instalados no circuito.

necessrio considerar os rudos apresentados junto com o sinal do ECG, pois utilizamos um circuito eletrnico simples para a aquisio dos pequenos sinais.

Nota-se que mesmo tendo rudo junto com o sinal, pode-se efetuar leituras em tempo real do comportamento dos batimentos cardacos de qualquer pessoa, viabilizando analisar a frequncia e amplitude do sinal emitido.

* Matria originalmente publicada na revista Eletrnica Total; Ano:23 N 155; Jan / Fev2013

5 de 5

21/08/2013 18:33

S-ar putea să vă placă și