Sunteți pe pagina 1din 2

Construo de um Plano de Aula sobre o tema. Sobre a questo da cultura e da identidade cultural no Brasil.

Curso cincias sociais Mrcio Luiz dos Santos Ewald Polo Petrpolis 197820

A. TEMA/ SUBTEMA Cultura indgena e atitudes do colonizador na descoberta do Brasil. Percebemos na chegada dos colonizadores uma atitude de espanto pela nova cultura encontrada, pois descobriram as praias brasileiras por acaso, pois estava indo mesmo para a costa da ndia e um olhar de cobia por parte do colonizador para obter novas riquezas. Diante das duas naes que se encontram queremos perceber as diferenas e as oportunidades. Diferenas nos dois mundos (europeu e nativo) que se encontram. O nativo quer receber a novo amigo que chega s suas terras. O colonizador quer agora receber o lucro pela sua descoberta. Por ser uma civilizao mais urbanizada e como grandes dvidas econmicas, percebe na nova colnia uma oportunidade de enriquecer. Oportunidades pela descoberta que traz para a nova terra um desenvolvimento cultural com a chegada de novas culturas: o portugus, o holands, o negro, e outros povos que aqui se desenvolveram. Como se organizam os nativos e os europeus em sua poltica de desenvolvimento, uma sustentvel e a outra de favorecimento mercantil?

B. OBJETIVOS (GERAL E ESPECFICO) Objetivo geral: Pesquisar as semelhanas e diferenas entre as culturas do nativo e do colonizador na chegada as terras brasileiras e os impactos do descobridor ao entrar nas terras nativas. Objetivos especficos: De onde vieram os ndios brasileiros? Sua origem e desenvolvimento; A chegada s terras brasileiras e sua rota de descobrimento e o deslocamento das populaes nativas; As oportunidades na viso do colonizador e do nativo; A identidade indgena, construda com a presena do europeu opressor; As sociedades nativas e sua organizao como populao Onde esto os ndios hoje e como se organizam dentro do territrio brasileiro?

C. CONTEDO Aula 01 A chegada do colonizador e os impactos de sua presena, bem como a reao dos povos nativos diante da chegada de novas pessoas em suas terras; A tentativa de escravizao e a chegada dos africanos; Aula 02 A explorao indgena com o objetivo de comercializar as terras, o povo e toda a matria prima do Brasil. Os povos indgenas hoje em suas tribos e sociedades.

D. METODOLOGIA / RECURSOS Aula 01 Aulas expositivas: O professor far a apresentao do contexto histrico da origem dos povos nativos e seu desenvolvimento nas terras brasileiras; Como eram os povos que aqui habitavam na chegada do europeu colonizador, usando apresentaes em Power point, livros didticos e entrevistas com naes indgenas a partir de documentrios obtidos de canais de televiso; Filme de referncia: A misso. Ser feita a contextualizao do filme, localizao de sua poca, seus personagens histricos e seus atores para haver um entendimento da sucesso de fatos do filme. Durante a execuo do filme ser organizada um relatrio que todos anotaro no final de cada cena para o entendimento e registro dos fatos histricos principais; Um trabalho de pesquisa ser solicitado para todos fazendo referncia a uma ou mais cenas para registrar suas observaes e comentrios. Aula 02 Trabalhos em grupo Cada grupo ir receber uma tarefa em relao aos aspectos principais relatados em sala de aula, das pesquisas realizadas e das descobertas feitas pelos grupos, apresentando aos demais o resultado de suas pesquisas. Ao final das apresentaes o professor ir realizar suas consideraes finais e todos os alunos podero emitir suas dvidas e perguntas.

E. FORMAS / CRITRIOS DE AVALIAO Observao da participao dos alunos durante a exposio das aulas; Observao do trabalho em grupo; Leitura e avaliao dos relatrios do filme; Apresentao do trabalho em grupo; F. BIBLIOGRAFIA / FONTES http://www.funai.gov.br/indios/conteudo.htm (acesso em 05/11/2010) RIBEIRO, Darcy - O povo brasileiro: a formao e o sentido do Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. CALMON, Pedro, Histria Social do Brasil, 2 volumes, Companhia Editora Nacional, 1937. CALMON, Pedro, A Vida de D. Pedro II o Rei Filsofo, Editora Biblioteca do Exrcito, 1975.

S-ar putea să vă placă și