Sunteți pe pagina 1din 22

SENAC CURSO: TECNICO EM ADMINISTRAO

Diego Henrique Douglas Messias Fernando Cssio Hiago Luiz Manuela Cristina Pedro Ernesto

PROFESSORA ORIENTADOR: Zlia

MADUREIRA ABRIL DE 2013

BENEFCIO

Prof Zlia

OBJETIVO
Incentivar aos nossos clientes que tenham uma alimentao adequada, e que em contra partida no os percamos nossa clientela.

MOTIVO
Por sermos uma rede de pizzaria temos que de certa forma tentar educar nossos clientes, devido ao crescimento de pessoas com obesidade, devido m

alimentao.

PBLICO ALVO
Todos os nossos clientes se englobam nesta questo, mas principalmente as crianas que frequentam nossa pizzaria, e o que j so obesos.

O que Obesidade?

uma doena crnica que causada por vrios fatores, sendo eles como disfunes genticas, problemas de sade ou por uma m alimentao, na qual a reserva natural de gordura aumentada. resultado do balano energtico positivo, ou seja, a ingesto alimentar superior ao gasto energtico. Alm disso, a obesidade infantil segundo a OMS um dos maiores problemas da sade publica no sculo 21, sobretudo em pases em desenvolvimento. Em 2010 havia mais de 42 milhes de crianas com sobrepeso no mundo todo, nos quais destas 35 milhes viviam nos chamados pases em desenvolvimento.

O que Obesidade?

No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) publicou, em agosto de 2010, os dados da Pesquisa de Oramentos Familiares (POF 2008 09), indicando que o peso dos brasileiros vem aumentando nos ltimos anos. O excesso de peso em homens adultos saltou de 18,5% para 50,1% ou seja, metade dos homens adultos j estava acima do peso e ultrapassou, em 200809, o excesso em mulheres, que foi de 28,7% para 48%. O excesso de peso e a obesidade so encontrados com grande frequncia, a partir de 5 anos de idade, em todos os grupos de renda e em todas as regies brasileiras. O IBGE e o Ministrio da Sade entrevistaram e tomaram medidas de 188 mil pessoas de todas as idades em 55.970 domiclios em todos os estados e no Distrito Federal.

A populao com sobrepeso

Quais so os sinais e sintomas da Obesidade?


O ganho de peso geralmente ocorre ao longo do tempo. A Maioria das pessoas sabe quando vai engordando ou engordou. Entretanto, alm disto, outros sinais e sintomas so inclusos na obesidade: * Roupas parecendo apertadas e necessidade de usar nmeros maiores; * A Terrvel balana que sempre est mostrando que ganhou peso; *Ter gordura extra ao redor da cintura; * ndice de Massa Corprea e circunferncia de cintura maior do que o considerado normal.

Sintomas da obesidade e ndice de massa corprea (IMC)


A forma mais comum de verificar a obesidade medir o ndice de massa corprea (IMC), o qual pode estimar a gordura corporal e riscos de doenas relacionadas ao excesso de peso. O IMC calculado a partir da altura e peso da pessoa com a frmula:

Como o organismo afetado!

Consequncias da Obesidade na Infncia

Que tipo de benefcios se pode esperar com a perda de peso?


A perda de peso, mantida em longo prazo, fundamental. So inmeros os benefcios que acarreta para a sade em geral e para a melhoria da qualidade de vida. Reduz, igualmente, a mortalidade e contribui inexoravelmente para a melhoria das doenas crnicas associadas. Pequenas perdas de peso (diminuio de cinco a dez por cento do peso inicial) melhoram o controlo glicmico, reduzem a tenso arterial e os nveis de colesterol. Sentir tambm menos dificuldades respiratrias, benefcios na apneia do sono e na sonolncia diurna, bem como nos problemas osteoarticulares (variveis em funo da leso).

Qual o impacto da perda de peso em crianas e adolescentes obesos?


A perda de 3% do peso corporal diminui, de forma significativa, a tenso arterial nos adolescentes obesos. Se o programa de emagrecimento incluir exerccio fsico, as melhorias nos nveis de tenso so mais acentuadas. A perda de peso contribui, tambm, para reduzir os nveis plasmticos de triglicerdeos e de insulina, bem como para aumentar o colesterol HDL, de modo proporcional percentagem da perda de peso. No caso de crianas e adolescentes com diabetes do tipo dois (habitualmente a do adulto obeso), a perda de peso, embora difcil, mais eficaz na melhoria do controlo glicmico quando o regime alimentar foi reduzido em hidratos de carbono. A melhoria tambm evidente nos casos de esteatose heptica (fgado gordo) e resulta da reduo do hiperinsulinismo e do aumento da sensibilidade insulina.

Tratamento

O tratamento mdico para a obesidade passa pela combinao de dieta de baixas calorias, modificao comportamental, e aumento da atividade fsica. Quando com a modificao do estilo de vida no se consegue atingir os objetivo necessrio o uso de frmacos anti-obesidade. O problema deste tipo de tratamento ou abordagem a incapacidade de muitos doentes obesos perderem peso ou manterem o peso anteriormente perdido. Nos casos de obesidade grave - IMC superior ou igual a 40 kg/m2 ou superior a 35 com morbilidade - que tenham pelo menos cinco anos de evoluo da sua obesidade e mltiplos tratamentos mdicos ineficazes, a cirurgia pode ser recomendada.

Onde dirigir-se para diagnosticar e tratar a obesidade?


Ao mdico da famlia no seu centro de sade, ou clnica da famlia. Compete ao mdico avaliar o tipo de obesidade e referenci-lo, se necessrio para consultas e exames hospitalares.

Custos do Evento

S-ar putea să vă placă și