Sunteți pe pagina 1din 5

RESUMO DE CONTROLE INTERNO E AUDITORIA GOVERNAMENTAL

CONTROLE INTERNO: Compreende o conjunto de mtodos e procedimentos adotados pela entidade para salvaguardar os atos praticados pelo gestor e o patrimnio sob sua responsabilidade, conferindo fidedignidade aos dados contbeis e segurana s informaes dele decorrentes. Tem como objetivos: Mecanismo de auxlio para o administrador pblico; Instrumento de proteo e defesa do cidado.

O C.I. garante que os objetivos da organizao pblica sejam alcanados e que as aes sejam conduzidas de forma econmica, eficiente e eficaz. O resultado disso uma verdadeira salvaguarda dos recursos pblicos contra o desperdcio, o abuso, os erros, as fraudes e as irregularidades. A organizao do C.I. da responsabilidade do administrador. Cabe a ele, em primeiro lugar, gerir o patrimnio e os recursos da instituio que dirige, sem desperdcio e desvios. Em segundo lugar, deve manter as condies que demonstrem a prtica da boa administrao, permitindo a verificao, por parte dos rgos de fiscalizao, de que agiu com correo e competncia. Os controles internos subdividem-se em: Gerenciais: objetivam assegurar que os recursos organizacionais sejam utilizados de maneira eficiente. Produzem relatrios: fsicos, oramentrios, financeiros ou de indicadores, alm de produzirem as demonstraes contbeis e relatrios de auditoria. Operacionais: fiscalizam o trabalho e transaes individuais que operam em tempo real e esto ligados s operaes do dia a dia da entidade.

Por no haver uma estrutura de controle preconcebida e adaptvel sua realidade, cada entidade deve planejar seus controles de acordo com a complexidade organizacional, natureza, volume das operaes ou outras caractersticas prprias. reas que um C.I. deve contemplar: controles internos do setor financeiro, de compras, do setor de contas a pagar e a receber, de pessoal, operacionais, do setor de almoxarifado e outros controles internos das demais atividades administrativas. A administrao deve elaborar normas e manual de instrues que devero conter os procedimentos de cada uma dessas reas e exigir relatrios mensais. Responsabilidade e risco so os principais vetores da valorizao do controle interno. Baseados nesses fatores, as estruturas, normas e processos administrativos que

envolvem toda e qualquer ao dentro de uma entidade devem atentar para princpios bsicos, que so: Fixao de responsabilidades: numa estrutura de controles internos deve haver clara delimitao de responsabilidades, para evitar o comprometimento de sua eficincia; Segregao de funes: a pessoa que realiza uma funo NO pode ser a mesma envolvida na funo de registro. Ciclo de transao: uma s pessoa NO deve realizar todas as fases de uma transao. As tarefas devem estar previstas em manuais operacionais a fim de evitar a ocorrncia de erros e aumentar a eficincia operacional. Utilizao de procedimento eletrnico: este procedimento aumenta a eficincia operacional dos controles internos, evita erros e dificulta fraudes.

Finalidades do Controle Interno: Segurana ao ato praticado e obteno de informao adequada: os atos praticados e sujeitos a julgamento externo devem estar cobertos por controles prvios seguros, suportados por documentos que os comprovem, dentro da legislao pertinente e com responsabilidade bem definida. O importante para o administrador que decide e responde pela deciso tomada que o controle interno lhe oferea segurana na deciso. Tomadas as decises e executadas as aes, importante medir os resultados com segurana e tempestividade. Tal atribuio tpica do controle interno concomitante. Promover a eficincia operacional da entidade: a eficincia operacional implica no estabelecimento de padres e mtodos adequados que possam permitir que todas as reas desenvolvam suas funes de forma racional, harmnica e integradas entre si e voltadas para os objetivos globais. Estimular a obedincia e o respeito s polticas traadas: o objetivo do estmulo obedincia das polticas existentes assegurar que os propsitos da administrao, estabelecidos por meio de suas polticas e procedimentos, sejam adequadamente seguidos pelos servidores. Proteger os ativos: os ativos devem ser resguardados de qualquer situao indesejvel. O autor no oferece maiores explicaes nessa finalidade (Victor). Inibir a corrupo: no setor pblico existe uma preocupao recorrente em se criarem controles como forma de inibio da corrupo ou mesmo de apurao mais rpida de desvios, tornando mais efetivas as aes dos Tribunais, do Ministrio Pblico ou da Polcia.

Tipos e tcnicas de controle: Controle prvio: o que antecede a concluso ou operatividade do ato. A tcnica utilizada nesse caso a contabilidade. Controle concomitante: aquele que acompanha a realizao do ato, para verificar a regularidade de sua formao. A tcnica utilizada neste caso a fiscalizao. Controle subsequente: o que se efetiva aps a concluso do ato praticado, visando corrigir-lhe eventuais defeitos, declarar sua nulidade ou dar-lhe eficcia. A tcnica utilizada nesse caso a auditoria.

AUDITORIA INTERNA: tem por funo bsica avaliar a adequao e eficcia do Controle Interno e a qualidade do desempenho do rgo em que atua. Funciona como um controle gerencial para a alta administrao, medindo e avaliando os demais controles. A auditoria interna se preocupa com os controles administrativos, porque so os atos administrativos que produzem impactos financeiros que afetam a situao econmica e financeira do rgo, posteriormente refletida nas demonstraes contbeis. Outro conceito: conjunto de tcnicas que visa avaliar a gesto pblica, pelos processos e resultados gerenciais, bem como a aplicao de recursos pblicos por entidades de direito pblico e privado, mediante confrontao entre uma situao encontrada e determinado critrio tcnico, operacional ou legal. Trata-se de uma importante tcnica de controle em busca da melhor alocao de recursos, atuando no s para corrigir os desperdcios, como inibir a improbidade, a negligncia e a omisso e, principalmente, antecipando-se a essas ocorrncias, buscando garantir os resultados pretendidos e contribuir para agregar valor ao corpo gerencial. Finalidades da auditoria interna: Avaliar os controles internos quanto a sua funcionalidade e adequao; Assegurar que a legislao externa e as regras estabelecidas pela Administrao Superior estejam sendo obedecidas; Confirmar que as informaes produzidas so corretas e foram extradas dos sistemas oficiais da entidade; Verificar se as metas fixadas esto sendo executadas e confirmam os resultados esperados; e Assessorar os dirigentes para um bom relacionamento com os rgos de controle externo.

Classificao das auditorias: Auditoria de gesto: objetiva emitir opinio com vistas a certificar a regularidade das contas de um gestor. Para tanto, verifica a observncia da legalidade nos atos praticados; a probidade na aplicao dos dinheiros pblicos; a eficincia dos sistemas de controles de controles administrativo e contbil; a avaliao dos resultados operacionais e a execuo dos programas de governo. Auditoria contbil: objetiva confirmar os valores apresentados nas demonstraes financeiras. Consiste na confirmao dos valores apresentados nas demonstraes contbeis da unidade ou da entidade, atravs dos registros contbeis e dos documentos de suporte aos mesmos. Auditoria operacional: objetiva avaliar as aes gerenciais e os procedimentos operacionais, das unidades ou entidades, programas, projetos, atividades ou segmentos destes. Esse tipo de auditoria consiste numa atividade de assessoramento ao gestor pblico, com vistas a aprimorar as prticas administrativas e os sistemas operacionais ou informatizados.

Auditoria especial: objetiva o exame de fatos ou situaes consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinria, sendo realizadas para atender determinao expressa de autoridade competente. Classificam-se nesse tipo os demais trabalhos auditoriais no inseridos em outras classes de atividades.

FONTE CONSULTADA:

CASTRO, Domingos P. Auditoria, Contabilidade e Controle Interno no Setor Pblico. Editora Atlas, 2010.

S-ar putea să vă placă și