Sunteți pe pagina 1din 1

Caderno de Prova A01, Tipo 001

11. Constavam no contrato social da empresa Tessalnica Industrial Ltda. trs scios: Ovdio, Sneca e Virglio. Ovdio e Virglio eram os administradores da empresa, cada qual podendo assinar e obrigar a empresa isoladamente; j Sneca nunca se envolvera na administrao, tendo apenas subscrito e integralizado o capital e auferido os lucros obtidos. No obstante haver no contrato social da empresa clusula que expressamente veda operaes em bolsa de valores com recursos da empresa, em 12/11/2012, Ovdio, aproveitando a grande sobra de caixa da empresa, fez uma operao em bolsa de valores na qual obteve um lucro muito expressivo. Contudo, apesar do lucro, o Imposto de Renda relativo ao ganho de capital na operao no foi declarado e nem recolhido dentro do prazo legal. Em face da situao hipottica apresentada e do ordenamento jurdico vigente, com respeito ao crdito tributrio devido tem-se que: (A) (B) (C) (D) (E) por se tratar de operao no autorizada pelos estatutos ou contrato social, a empresa no pode ser responsabilizada pelo pagamento da multa e do imposto. os scios devem ser responsveis, pois o lucro da operao ser a eles distribudo. apesar de tambm beneficiar Sneca e Virglio, apenas Ovdio deve ser pessoalmente responsabilizado, pois agiu contrariando expressa previso do contrato social. Da empresa tambm dever ser cobrado o imposto e multas. Ovdio deve ser pessoalmente responsabilizado, excluindo-se a responsabilidade da empresa, pois a infrao decorreu direta e exclusivamente de sua atuao pessoal. se no for possvel exigir da empresa o cumprimento da obrigao principal, respondem solidariamente com ela nos atos em que intervierem ou pelas omisses de que forem responsveis os scios Ovdio e Virglio.

12.

Com fundamento nas previses do CTN, considere:

I. Supondo que Aglaope terceira pessoa vinculada ao fato gerador de determinada obrigao tributria e Leucosia o
contribuinte desta obrigao tributria, a atribuio de responsabilidade pelo crdito tributrio a Aglaope deve ser expressamente estipulada por meio de lei, excluindo a responsabilidade de Leucosia ou atribuindo-a a esta em carter supletivo do cumprimento total ou parcial da referida obrigao.

II. Persfone proprietria de bem imvel e deseja vend-lo. Logo, a responsabilidade pelo pagamento do crdito tributrio
relativo a imposto cujo fato gerador seja a propriedade imobiliria sub-roga-se na pessoa dos eventuais adquirentes do imvel de Persfone, mesmo quando conste do ttulo a prova de sua quitao.

III. Sabzio morre, e deixa como herana trs imveis. Selene e Sarpdon so os nicos herdeiros, em igualdade de
condies. Aps ser realizada a partilha dos bens de Sabzio, ficam Selene e Sarpdon pessoalmente responsveis, limitado ao montante do respectivo quinho, pelos tributos devidos at este momento.

IV. A empresa Jardim das Hesprides S.A. adquire da empresa Hamadrade Industrial Ltda. uma fbrica instalada no Estado
de So Paulo. Aproveitando todo o maquinrio existente, a adquirente continua a explorao da mesma atividade. Com respeito aos tributos devidos por esta fbrica at o momento da transao empresarial, a empresa Jardim das Hesprides S.A. responde subsidiariamente com o alienante se este cessar a explorao da indstria, e responde a adquirente pessoalmente se o alienante iniciar dentro de seis meses, a contar da data da alienao, nova atividade no mesmo ramo de indstria.

V. Na hiptese de alienao judicial em processo de falncia, a pessoa jurdica de direito privado que adquirir fundo de
comrcio nesta situao e continuar a respectiva explorao responde, em qualquer hiptese, pelos tributos relativos ao fundo de comrcio adquirido, devidos at a data da operao. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 13.

I e II. I e III. II e V. III e IV. IV e V.

Aquiles adquiriu um apartamento na cidade de Monte Erebus em 16/02/2012. Ao realizar o pagamento do ITBI devido, considerou como base de clculo o valor do imvel estipulado pelo Municpio para calcular o IPTU, que era de R$ 437.561,00. Posteriormente, Tlassa, Agente Fiscal do Municpio, verificou que a informao apresentada pelo contribuinte no retratava o real valor da transao realizada com o referido imvel, a qual havia sido de R$ 555.472,00. Em razo disto, mediante processo regular, Tlassa arbitrou a base de clculo do ITBI para este valor, lavrou auto de infrao a fim de cobrar a diferena do tributo que deixou de ser pago, alm da respectiva multa, e notificou Aquiles. O contribuinte defendeu-se alegando que a base de clculo do ITBI deveria ser a mesma que a do IPTU, pois ambos eram tributos municipais e no haveria razo para qualquer diferena, trazendo como prova o carn do IPTU com o valor da aludida base de clculo. Em face da situao hipottica apresentada e do ordenamento jurdico vigente, a Agente Fiscal do Municpio agiu (A) (B) (C) incorretamente, visto que no influem sobre a obrigao tributria quaisquer atos anteriores homologao, praticados pelo sujeito passivo ou por terceiro, visando excluso total ou parcial do crdito. incorretamente, visto que a base de clculo do ITBI e do IPTU so as mesmas, tendo como fundamento o valor venal do imvel, no podendo haver diferena na forma de apurao, sobretudo por ser feita pelo mesmo municpio. corretamente, pois a modificao da base de clculo do imvel, introduzida de ofcio pela fiscalizao, embora modifique os critrios jurdicos adotados pela autoridade administrativa no exerccio do lanamento, pode ser efetivada em relao a um mesmo sujeito passivo quanto a fato gerador ocorrido anteriormente sua introduo. incorretamente, dado que a utilizao por parte do fisco do arbitramento depende de autorizao judicial, haja vista haver invaso do Estado na esfera privada do contribuinte. corretamente, pois no caso do ITBI tem-se como ponto de partida para a determinao de sua base de clculo o valor da alienao do imvel. Este funciona, no caso, como uma declarao de valor feita pelo contribuinte, que pode ser ou no aceita pelo fisco, aplicando-se, na hiptese de divergncia, o arbitramento, nos casos e condies estipulados pela legislao. 5

(D) (E)

FAZSP-Prova 3-Gesto Tributria-A01

www.pciconcursos.com.br

S-ar putea să vă placă și