Sunteți pe pagina 1din 1

Caderno de Prova A01, Tipo 001

17. O Estado de Santa Catarina por meio das Leis n 1.212/2001 e 1.214/2001 concedeu incentivos de ICMS de vrias espcies (iseno, reduo de alquotas e de base de clculo, crditos presumidos, prazo adicional de pagamento e diferimento) aplicveis, conforme o caso, a operaes internas, interestaduais e de importao. No houve convnio autorizativo celebrado no mbito do CONFAZ entre os Estados e o Distrito Federal. Por entender prejudicial aos interesses da populao de seu Estado, o Governador do Estado do Rio Grande do Sul props Ao Direta de Inconstitucionalidade em face do Estado de Santa Catarina a fim de ver declarados inconstitucionais os dispositivos destas leis que contrariavam o texto constitucional. O Governador do Estado do Rio de Janeiro, por tambm entender que seria prejudicial aos interesses da populao de seu Estado os aludidos benefcios fiscais, requereu a sua admisso no feito na qualidade de amicus curiae. Em face da situao hipottica apresentada e do ordenamento jurdico vigente, considere:
os

I. Caso o Estado do Rio Grande do Sul tivesse anteriormente concedido benefcios fiscais de ICMS semelhantes aos
concedidos pelo Estado de Santa Catarina, no haveria vcio de inconstitucionalidade, pois na hiptese de existncia de igualdade no ilcito h convalidao do benefcio fiscal concedido posteriormente.

II. A necessidade de deliberao dos Estados e do Distrito Federal no mbito do CONFAZ contempla a iseno, a reduo
de base de clculo, a concesso de crditos presumidos e a reduo a 12% na alquota do ICMS nas operaes internas praticadas por contribuintes catarinenses.

III. No que concerne ao ICMS, cabe ao Senado Federal regular a forma como, mediante deliberao dos Estados e do
Distrito Federal, isenes, incentivos e benefcios fiscais sero concedidos e revogados.

IV. No obstante haver atribuio constitucional de competncia tributria ao Estado de Santa Catarina para legislar sobre
ICMS, a concesso dos benefcios fiscais depende da celebrao de convnio autorizativo celebrado no mbito do CONFAZ, razo pela qual a falta de convnio ofende as disposies constitucionais.

V. Os princpios fundamentais consagrados pela Constituio da Repblica, em tema de ICMS, realam o perfil nacional de
que se reveste esse tributo e legitimam a instituio, pelo poder central, de regramento normativo unitrio destinado a disciplinar, de modo uniforme, essa espcie tributria, notadamente em face de seu carter no cumulativo. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I e II. I e V. II e III. III e IV. IV e V.

18.

Com respeito Lei Complementar 24/75 e aos convnios autorizativos para concesso de benefcios fiscais do ICMS, celebrados no mbito do CONFAZ, considere:

I. Haver necessidade de convnio para a concesso de isenes, redues da base de clculo e concesses de crditos
presumidos, mas no para benefcios financeiro-fiscais concedidos com base no ICMS, dos quais resulte reduo ou eliminao, direta ou indireta, do nus com o ICMS.

II. Os convnios sero celebrados em reunies para as quais tenham sido convocados representantes de todos os Estados
e do Distrito Federal, as quais se realizaro com a presena de representantes de quatro quintos, pelo menos, das Unidades da Federao. A concesso de benefcios depender sempre de deciso unnime dos Estados representados.

III. A revogao total ou parcial dos convnios depender de aprovao de quatro quintos, pelo menos, dos representantes
presentes na reunio do CONFAZ.

IV. Os convnios entraro em vigor no trigsimo dia aps a publicao pelo Poder Executivo das Unidades da Federao
presentes na reunio que concedeu o benefcio de decreto ratificando ou no os convnios celebrados, considerando-se ratificao tcita dos convnios a falta de manifestao no prazo previsto na legislao.

V. Mesmo as Unidades da Federao que no se tenham feito representar na reunio, embora regularmente convocadas,
esto obrigadas pelos convnios ratificados. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I e II. I e IV. II e V. III e IV. III e V.


7

FAZSP-Prova 3-Gesto Tributria-A01

www.pciconcursos.com.br

S-ar putea să vă placă și