Sunteți pe pagina 1din 8

FACULDADE ITABIRANA DE DESENVOLVIMENTO DAS CINCIAS E TECNOLOGIAS

TRANSFERNCIA DE CALOR

DISCIPLINA: Fenmenos dos Transportes Perodo: 4 Curso: Professor: Aluno: Ano: 2008 Engenharia de Produo Ivair Antnio Cunha Rodrigo Camillo da Silva

Transferncia de Calor

O estudo de transferncia de calor pode ser considerado como uma continuidade do estudo da termodinmica, sendo que esta ltima est apenas interessada nos estgios iniciais e finais das interaes das trocas de energia de um sistema com sua vizinhana (trabalho e calor). Enquanto no estudo de transferncia de calor so vistos os modos e suas respectivas taxas. Sempre que houver um gradiente de temperatura em um meio, ou entre meios, haver transferncia de calor, que consiste no fluxo de energia trmica da maior para a menor temperatura, por trs modos: conduo; conveco; e radiao.

Transferncia de calor por conduo

A transferncia de calor por conduo em um meio fluido (gasoso ou liquido) ocorre devido as interaes entre as molculas e o seu movimento aleatrio. A temperatura em um determinado ponto do fluido associado ao movimento de translao aleatrio e movimentos internos de rotao e de vibrao das molculas. Portanto quando molculas vizinhas se chocam h uma transferncia de energia da mais energtica para a menos energtica, ocorrendo assim a conduo na direo da diminuio de temperatura. E devido ao movimento aleatrio destas molculas h tambm uma transferncia liquida de energia na direo da maior para a menor temperatura, ou seja, uma difuso de energia. Nos meios lquidos as interaes so mais fortes e mais freqentes do que nos gases, devido a proximidade entre as molculas. Em um meio slido a conduo ocorre por ondas na estrutura de retculos induzidas pelo movimento atmico. Em um no condutor eltrico, a transferncia de energia trmica ocorre exclusivamente atravs dessas ondas; em um condutor, a transferncia tambm ocorre em funo do movimento de translao dos eltrons livres.

A equao da taxa para transferncia de calor por conduo conhecida como Lei de Fourier e foi obtida atravs de fenmenos observados e para uma parede plana unidimensional, mostrada na Figura 1 abaixo pode ser apresentada como: dT dx

q 'x' =k

onde: q 'x' taxa de transferncia de calor (W/m) k condutividade trmica (W/(m.K)) e uma caracterstica do material da parede dT/dx gradiente de temperatura

- o sinal negativo devido o fato do calor ser transferido na direo da menor


temperatura

figura 1

Em condies de estado estacionrio e com a distribuio de temperaturas linear, o fluxo trmico pode ser representado como: q 'x' =k T 1 T 2 L

A equao acima fornece o fluxo trmico, ou seja, a transferncia de calor por unidade de rea, a taxa de transferncia por conduo qx (W), atravs de uma parede plana de rea A ser q x =q'x'A

Exemplo: Em uma parede de um forno industrial construda em tijolo refratrio com 0,15 m de espessura, cuja condutividade trmica 1,7 W/(m.K). Medidas efetuadas ao longo da operao em regime estacionrio revelam temperaturas de 1400 e 1150 K nas paredes interna e externa, respectivamente, Qual a taxa de calor perdia atravs de uma parede que mede 0,5 m por 1,2 m? Soluo:

q 'x' = k

T 250K = 1,7 W / m.K =2833W / m 2 L 0,15 m

q x = 0,5 m1,2 m 2833W / m2=1700W

Transferncia de calor por conveco

A transferncia de calor ocorre por conveco quando h um fluido em movimento sobre uma superfcie e amos esto com diferentes temperaturas. Dois mecanismos fsicos se sobrepem nesse modo de transferncia. O movimento molecular aleatrio (difuso) que predomina na regio de contato com a superfcie, e o movimento global ou macroscpico do fluido. O escoamento do fluido sobre a superfcie, forma uma camada-limite hidrodinmica onde a velocidade varia de zero at uma velocidade finita, e no caso de uma diferena de temperatura, forma-se tambm uma camada-limite trmica.
Figura 2

A natureza do escoamento classifica a transferncia de calor por conveco como sendo natural ou forada. Na conveco natural tem-se como principio o escoamento do fluido devido a uma diferena de densidade causada pelo seu aquecimento fazendo com que este se mova dando lugar a uma outra poro do mesmo. E forada quando este movimento do fluido for gerado por fontes externas, como ventiladores e bombas. A troca de calor, ou seja, a transferncia de energia que normalmente ocorre na conveco, a da energia sensvel, ou trmica interna do fluido. Entretanto h tambm na transferncia de calor por conveco a troca de calor latente, que caracterizada pela mudana de fase do fluido entre os estados lquidos e vapor do mesmo.

A equao de taxa apropriada para a conveco conhecida como lei do resfriamento de Newton:
q =h. T s T
''

onde: h coeficiente de transferncia de calor por conveco (W/m) O coeficiente h depende das condies internas da camada-limite, que so influenciados pela geometria da superfcie, natureza do escoamento e entre vrias outras propriedades termodinmicas e de transporte do fluido. Um exemplo de conveco natural ocorre na atmosfera, quando a superfcie da terra aquecida que em contato com o ar diminui a densidade do mesmo, assim entrando em movimento devido ao empuxo e dando lugar a uma outra massa de ar que se encontra a uma temperatura menor.
Tabela de valores tpicos do coeficiente h de tranferencia de calor por conveco

Processo Conveco natural Gases Liquidos Conveco forada Gases Liquidos Conveco com mudana de fase Ebulio e condensao

h (W/(m.K)) 2-25 50-1000 25-250 100-20.000 2500-100.000

Transferncia de calor por radiao

Toda matria que se encontra a uma temperatura no-nula, emite sua energia atravs de radiao trmica, que caracterizada pela mudana na configurao eletrnica dos tomos ou molculas que a constituem. O campo de radiao emite sua energia atravs de ondas eletromagnticas, sendo ento no necessrio um meio material, tornando-se at mais eficiente na sua ausncia. A lei de Stefan-Boltzmann a que possibilita a quantificao da potencia irradiada por uma superfcie:
E = . T s
4

onde: E poder emissivo (W/m)

constante de Stefan-Boltzmann (5,67x10-8 W/(m.K4) emissividade (propriedade radiante da superfcie)

T temperatura absoluta (K)


A emissividade se encontra no intervalo de 0 1, caracterizando assim a eficincia de uma superfcie real em relao ao radiador ideal ou corpo negro. A radiao tambm pode tambm incindir sobre uma superfcie, sendo uma poro ou toda ela absorvida. A taxa na qual a energia absorvida pode ser calculada com o conhecimento de uma propriedade radiante da superfcie a absortividade .
G a b s= . G

onde:

absortividade 0 1 (depende da natureza da irradiao e da superfcie)


Gabs energia radiante absorvida (W/m)

G irradiao (W/m)

Portanto se um corpo absorve toda a radiao que incide sobre ele ser igual a 1, e ele pode ser considerado como um corpo negro. Quando um corpo emite mais radiao do que absorve, resfria-se aquecendo sua vizinhana. E se absorve mais do que emite, aumenta sua temperatura e sua vizinhana se resfria. Se este corpo estiver em equilibrio com sua vizinhana, o corpo emitira e absorvera radiao na mesma taxa. Portanto a potencia liquida irradiada por um corpo pode ser escrita como:
P liq= . A. T s T viz
4 4

onde: Pliq Potencia Liquida W

constante de Stefan-Boltzmann (5,67x10-8 W/(m.K4) emissividade (propriedade radiante da superfcie)

Ts temperatura do corpo (K) Tviz temperatura absoluta da vizinhana (K) A rea do corpo (m)

Exemplo: Qual seria a perda liquida Pliq de calor por radiao de uma pessoa despida numa sala a 20C, com a hiptese de emitir radiao como um corpo negro, com rea superficial de 1,4 m e temperatura superficial de 33C. Soluo:
4 P liq= . A. T 4 s T viz

P liq= 1 5,6710 W / m K 1,4 m [ 306 293 ]=111W

S-ar putea să vă placă și