Sunteți pe pagina 1din 7

Espiritualidade Emocionalmente Saudvel Parte 3 - Sandro Baggio

A Espiritualidade Emocionalmente Saudvel no baseada no: Ativismo/Pragmatismo Legalismo Medo Mas na pessoa e obra de Jesus, como prottipo de espiritualidade. Em Marcos 1, vimos que a espiritualidade a partir de Jesus : Fundamentada na Palavra, Trinitariana e Comunitria Compassiva, Servil e Promotora da Liberdade Do jejum, da orao e das pausas Discreta (no busca ateno para si, mas promove a Glria de Deus) Hoje, iremos ver, a partir da prxis de Jesus, a necessidade de nos engajarmos no ponto 3 acima: Jejum e Descanso.

O JEJUM > No somente para quem leva uma vida monstica. Jesus comeou seu ministrio com um perodo de 40 dias de jejum. Aps isso, sabemos que, ao que tudo indica, nem Jesus nem seus discpulos jejuaram, durante o restante de seu ministrio at sua Ascenso. Todavia, isto no signica que Jesus tenha abolido a prtica do Jesus. Em Mateus 6, Jesus inclui o jejum ao ensinar sobre a discrio na prtica da esmolas (doaes) e da orao. Ou seja, aparentemente, dar esmolas, orar e jejuar faziam parte da prxis espiritual dos judeus. Se no disse se voc jejuar, nem voc deve jejuar, mas quando voc jejuar. Ou seja, apesar no ser uma ordem/mandamento, uma prtica que deveria fazer parte da espiritualidade dos discpulos de Jesus (assim como a orao e o auxlio aos necessitados). A outra passagem onde Jesus trata a respeito do jejum est em Mateus 9:

Ento os discpulos de Joo vieram perguntar-lhe: "Por que ns e os fariseus jejuamos, mas os teus discpulos no? "Jesus respondeu: "Como podem os convidados do noivo car de luto enquanto o noivo est com eles? Viro dias quando o noivo lhes ser tirado; ento jejuaro. (Mateus 9:14-15) Os discpulos entenderam esta passagem como se referindo ao tempo entre a Ascenso de Jesus e sua Segunda Vinda. Por isso, no livro de Atos 13.1-2, os encontramos jejuando. Paulo descreve a si mesmo como tendo cado em jejum muitas vezes: Trabalhei arduamente; muitas vezes quei sem dormir, passei fome e sede, e muitas vezes quei em jejum; suportei #io e nudez. (2 Corntios 11.27)

Jesus tambm disse que certas prises espirituais s so vencidas por meio do jejum combinado com a orao: Mas esta espcie s sai pela orao e pelo jejum." (Mateus 17.21)

O jejuam uma pausa no nosso sistema digestivo que nos ajuda a focar em Deus, pois nos lembra de onde vem nosso sustento e nossa fora espiritual: Nem s de po viver o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus.

Lauren Winner em seu livro Mudhouse Sabbath, falando sobre a prtica do jejum diz: Quando estou com a barriga cheia, fcil sentir-me independente. Quando estou com fome, possvel lembrar-me onde a minha dependncia jaz.

Nota: Os judeus separam pelo menos 7 dias de jejum ao ano. H os jejuns maiores, de 25 horas sem comer e beber, e os jejuns menores, do nascer do sol ao pr do sol, sem comer e beber. Eles no fazem jejum aos sbados, pois os sbados so dias de festa e celebrao.

PAUSAS / DESCANSO / SBADO No silncio e na quietude a alma devota faz progresso e aprende os mistrios escondidos nas Sagradas Escrituras. Toms a Kempis

O cristo precisa de um espao de tempo xo para si, durante o dia, para trs coisas: - para meditar na Palavra - para a orao - para a intercesso $ $ $ (Dietrich Bonhoeer em Vida em Comunho)

No livros de Salmos encontramos o termo hebraco SELAH traduzido como PAUSA na NVI. Uma anotao liturgica Um interldio musical O chamado para uma resposta litrgica pela congregao Msica feita de pausa entre as notas. Somos chamados a fazer pausas em nossa jornada espiritual. O sbado uma pausa na rotina de atividades semanais. O silncio uma pausa na agitao de nossa alma. A solitude uma pausa na vida em comunho com os outros para sintonizarse consigo mesmo e com Deus. Pausas Jac em Jaboque - Gnesis 32.24 - E Jac cou sozinho. Ento veio um homem que se ps a lutar com ele at o amanhecer. Moiss no Horebe - xodo 3.1 - Moiss pastoreava o rebanho de seu sogro Jetro, que era sacerdote de Midi. Um dia levou o rebanho para o outro lado do deserto e chegou a Horebe, o monte de Deus.

Jesus Comeou seu ministrio passando 40 dias sozinho no deserto. Mateus 4.1 - Ento Jesus foi levado pelo Esprito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Antes de escolher os 12, ele passou a noite inteira sozinho no monte Lucas 6.12 - Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a m de orar, e passou a noite orando a Deus. Aps saber da morte de Joo Batista, Jesus retirou-se sozinho para um lugar deserto. Mateus 14.13 - Ouvindo o que havia ocorrido, Jesus retirou-se de barco em particular para um lugar deserto. Aps a multiplicao dos pes Jesus subiu sozinho a um monte para orar Mateus 14.23 - Tendo despedido a multido, subiu sozinho a um monte para orar. Ao anoitecer, ele estava ali sozinho. Marcos 1.35 - De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde cou orando. Marcos 6.31 - Havia muita gente indo e vindo, a ponto de eles no terem tempo para comer. Jesus lhes disse: "Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco". Lucas 5.16 - Mas Jesus retirava-se para lugares solitrios, e orava.

O SBADO O SCHABAT Abraham Joshua Heschel Na civilizao tcnica ns gastamos tempo para ganhar espao. (...) No entanto, ter mais no signica ser mais. (...) ...o tempo o corao da existncia. p. 11 O signicado do Schabat o de celebrar o tempo, e no o espao. Seis dias da semana vivemos sob a tirania das coisas do espao: no Schabat tentamos nos

tornar harmnicos com a santidade no tempo. um dia em somos chamados a partilhar no que eterno no tempo, para fugir dos resultados da criao para os mistrios da criao; do mundo da criao para a criao do mundo. p. 22 Seis dias da semana ns lutamos com o mundo, arrancando proveito da terra; no Schabat ns nos preocupamos especialmente com a semente de eternidade plantada na alma. (...) Seis dias na semana procuramos dominar o mundo, no stimo dia ns tentamos dominar o eu. p. 25 No somente as mos do homem celebram o dia, mas a lngua e a alma mantm o Schabat. A pessoa no fala da mesma maneira neste dia como fala nos dias da semana. At pensar em negcios ou trabalho devem ser evitados. p. 27 O Schabat no dedicado exclusivamente metas espirituais. um dia tanto da alma quanto do corpo; conforto e prazer so partes integrantes da observncia do Schabat. O homem em sua totalidade, todas as suas faculdades devem compartilhar de sua bno. p. 33 **** Para mim, a observao do sbado um dom porque um dos mais profundos e puros prazeres em minha vida. um dia de paz, descanso e prazer sensual. (...) Quando eu disse que o Sbado sensual, quero dizer que envolve os sentidos viso, audio, paladar, olfato e tato - com cenrios lindos, melodias cativantes, comida e vinho maravilhosos, e muito amor. um tempo para reconectar com a famlia e amigos..., com Deus, o Criador de tudo o que temos tempo para sentir no Sbado. A observao do Sbado um dom que tem sido uma ncora, aando e inspirando minha vida. - Senador Joseph Lieberman em O Dom do Descanso Signicado literal = cessar, parar, fazer uma pausa O 4 Mandamento - O mais longo de todos H sempre o risco de legalismo quanto ao dia do sbado Colossenses 2.16-17 - Portanto, no permitam que ningum os julgue pelo que vocs comem ou bebem, ou com relao a alguma festividade religiosa ou celebrao das luas novas ou dos dias de sbado. Estas coisas so sombras do que haveria de vir; a realidade, porm, encontra-se em Cristo.

Vivemos num Mundo Acelerado - 24hs (ou 30hs!) Ativismo Viciados no trabalho Eclesiastes 2.22-23 - Que proveito tem um homem de todo o esforo e de toda a ansiedade com que trabalha debaixo do sol? Durante toda a sua vida, seu trabalho no passa de dor e tristeza; mesmo noite a sua mente no descansa. Isso tambm absurdo. Falta de sono - Maior problema de sade nos EUA Hipertenso Males cardacos Diabetes Obesidade

Atualmente os americanos dormem 6,8 horas por noite durante a semana e 7,4 aos sbados e domingos. No Brasil, a situao muito semelhante. Os paulistanos, por exemplo, passam 6,2 horas por noite na cama. muito pouco. Ainda que o nmero de horas, por si s, no seja o nico fator para a qualidade do sono, o fato que dormir oito horas por noite condio mnima para o descanso de 80% das pessoas. (Muito Alm da Sonolncia, Revista Veja, 02/09/2009) Chamado para descansar Salmo 37.7 - Descanse no Senhor e aguarde por ele com pacincia. Isaas 30.15 - Diz o Soberano Senhor, o Santo de Israel: "No arrependimento e no descanso est a salvao de vocs, na quietude e na conana est o seu vigor, mas vocs no quiseram. Salmo 3.5 e 4.8 - dormir Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque o Senhor que me sustm. Em paz me deito e logo adormeo, pois s tu, Senhor, me fazes viver em segurana.

>Finalidade das Pausas: 1) OUVIR O SERVIR passa pelo OUVIR. Silncio no ausncia de palavras; , sobretudo, ouvir. Sem o silncio, no h solitude. O silncio s s vezes implica ausncia de fala, mas sempre implica o ato de ouvir. Abster-se de falar, sem ouvir Deus com o corao, no silncio. - Richard Foster em Celebrao da Disciplina Ouvir seu prprio corao - revelar os segredos do corao Salmo 139 - Sonda-me Deus... Salmo 131.2 - Acalmei e aquietei a minha alma Ouvir a Deus Salmo 46.10 - "Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! (NVI) Aquietaivos, e sabei que eu sou Deus (ARA) Habacuque 2.20 - diante [do Senhor] que em silncio toda a terra.

CONCLUSO Aquele que habita no abrigo do Altssimo e descansa sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: Tu s o meu refgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem cono. Salmo 91.1-2

S-ar putea să vă placă și