Sunteți pe pagina 1din 4

Poluio das guas pela indstria metalrgica

A grande diversidade das atividades industriais ocasiona durante o processo produtivo, a gerao de efluentes, os quais podem poluir/contaminar a gua, sendo preciso observar que nem todas as indstrias geram efluentes com poder impactante nesses dois ambientes. Em um primeiro momento, possvel imaginar serem simples os procedimentos e atividades de controle de cada tipo de efluente na indstria. Todavia, as diferentes composies fsicas, qumicas e biolgicas, as variaes de volumes gerados em relao ao tempo de durao do processo produtivo, a potencialidade de toxicidade e os diversos pontos de gerao na mesma unidade de processamento recomendam que os efluentes sejam caracterizados, quantificados e tratados e/ou acondicionados, adequadamente, antes da disposio final no meio ambiente. Os processos metalrgicos liberam uma ampla variedade de substncias em seus efluentes. Entre elas esto os slidos em suspenso, fenis, cianetos, amnia, fluoretos, leos e graxas, cido sulfrico, sulfato de ferro e metais pesados. Dentre essas substncias, os metais pesados merecem ateno especial. Esses poluentes podem causar srios problemas ao meio aqutico, entre eles podemos citar: acmulo excessivo de escria em digestores obstruindo os poros dos filtros, formao de filmes sobre a superfcie das guas e podem se depositar nas margens. Alguns deles como o cido sulfdrico, por exemplo, irritam os olhos, pele, mucosas e aparelho respiratrio, alm do fato do acmulo desse gs provocar grande mortalidade de peixes, mesmo em ecossistemas desprovidos de outras formas de poluio. Dentre todos esses poluentes os metais pesados merecem ateno especial, pois a maior preocupao com os metais a bioacumulao destes pela flora e fauna aqutica que acaba atingindo o homem, produzindo efeitos subletais e letais, decorrentes de disfunes metablicas. A presena de diferentes metais em um sistema aqutico pode, em decorrncia de efeitos antagnicos resultar na sensvel diminuio da toxicidade desses metais, comparando com a soma de suas toxicidades quando presentes individualmente.

Destacam-se por sua toxidez os metais cdmio, cromo, mercrio, nquel, chumbo e, em menor grau cobre e zinco. Cdmio: a exposio a esse metal causa sintomas parecidos aos de envenenamento por alimentos. A acumulao deste metal no homem resulta na doena Itai- Itai, que produz problemas de metabolismo do clcio, acompanhado de descalcificao, reumatismo, nevralgias e problemas cardiovasculares. Altas

concentraes acumuladas nos organismos destroem o tecido testicular e as hemcias sanguneas e podem levar a efeitos mutagnicos e teratognicos.

Cromo: o cromo um metal muito resistente e pouco abundante. O cromo um metal extremamente txico na sua forma hexavalente, o qual lanado no meio aqutico por indstrias de diversas origens. . Mercrio: o mercrio combina-se fortemente com protenas dos seres vivos, e age especificamente sobre os tecidos dos rins, destruindo a capacidade destes rgos de remover do sangue produtos de eliminao. A intoxicao por mercrio pode ainda causar a destruio de clulas nervosas, gerando paralisia, irritabilidade, insanidade e depresso.

Nquel: um metal trao (pouco concentrado) que ocorre na natureza em meteoritos e em depsitos naturais, podendo tambm ser proveniente do derramamento de leo cru. Contaminaes ambientais por nquel podem causar alteraes dos processos metablicos, problemas respiratrios e dermatites.

Chumbo: um metal pesado perigoso na sua forma dissolvida, principalmente na forma inica, pois assim, est disponvel para ser assimilado pela biota aqutica, podendo atingir concentraes 1400 vezes maiores que as encontradas na gua. No sendo essencial ao metabolismo celular, txico mesmo em pequenas concentraes podendo provocar inibies em algumas enzimas e alteraes no metabolismo das clulas. Em peixes, uma contaminao por chumbo pode provocar leses nas brnquias e inibies nas trocas de oxignio/gs carbnico. O homem quando ingere animais contaminados por chumbo tambm bioacumula o metal, podendo apresentar alteraes

no sistema nervoso, sanguneo e problemas renais, alm de poder contrair o saturnismo, que pode provocar o retardamento mental e anemia em crianas. . Cobre: concentraes elevadas de cobre representam uma ameaa para a biota aqutica, pois tem uma grande capacidade de se bioacumular em determinados tecidos vivos, magnificando suas concentraes ao longo da cadeia trfica, atingindo o homem. Alm disso, pode desestruturar algumas protenas enzimticas essenciais ao ser vivo.

Zinco: em baixas concentraes pouco nocivo para mamferos e peixes, pois tem carter no acumulativo e um nutriente essencial ao metabolismo celular. Entretanto, a ingesto de sais de zinco solveis em altas concentraes pode afetar o tubo digestivo. O excesso deste metal bioacumulado pode causar mudanas adversas na morfologia e fisiologia dos peixes. Quando em concentraes demasiadamente altas pode resultar no enfraquecimento geral e alteraes histolgicas amplas em muitos rgos. Tratamento dos efluentes Os efluentes industriais so tratados em estaes de tratamento de efluentes (ETE). Essas estaes possuem unidades especficas para cada tipo de efluente a ser tratado. No h um sistema nico, modelo, para o tratamento desses efluentes, uma vez que a construo de uma ETE depende da natureza do efluente. Porm, as seguintes operaes bsicas so praticadas na maioria das estaes, com algumas variaes: Gradeamento e peneiramento: os materiais slidos, como pedaos de metal e outros resduos, ficam retidos nas grades. As partculas que no foram retidas no gradeamento ficam retidas nas peneiras. Esse material ento removido manual ou mecanicamente. Desarenao: nessa etapa, depois de algum tempo, separado o restante dos resduos slidos. Os resduos mais pesados vo para o fundo do tanque, formando uma espcie de lodo, e os mais leves flutuam na superfcie. Os resduos que ficaram no fundo so retirados e depositados em aterros sanitrios.

Separao de leos e graxas: nesse tanque, aps algum tempo, os leos e graxas, por serem menos densos do que a gua, sobem superfcie, formando uma camada chamada escuma. Equalizao: nos tanques de equalizao, a gua homogeneizada, isto ,

movimentada por meio de agitadores eletromecnicos.

Tanque de equalizao

Tanque de decantao

Depois disso, o lquido passa por ajuste de pH, ou seja, tem seu nvel de acidez corrigido e fica em repouso novamente, para que os ltimos resduos se depositem no fundo do tanque, ou subam superfcie. Os resduos so retirados e feita outra correo do pH da gua. Essa gua, depois de tratada, pode ser reutilizada na prpria indstria.

PEREIRA,R.S.Identificao e caracterizao das fontes de poluio em sistemas hdricos. Revista Eletrnica de Recursos Hdricos.IPH-UFRGS.v.1,n.1.p.20-36.2004. http://www.cimm.com.br/portal/material_didatico/3669#.UhV355LVCSo http://www.essel.com.br/cursos/material/01/QualidadeAmbiental/qamb2.pdf

S-ar putea să vă placă și