Sunteți pe pagina 1din 7

Avaliao das condies de segurana no...

1139

AVALIAO DAS CONDIES DE SEGURANA NO TRABALHO NOS SETORES FLORESTAIS DE UMA INSTITUIO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR 1
Amaury Paulo de Souza2, Heder Alencar Vianna2, Luciano Jos Minette2 e Carlos Cardoso Machado 2

RESUMO O objetivo deste trabalho foi analisar os riscos ocupacionais a que se expem os trabalhadores dos setores florestais de uma Instituio Federal de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, propondo medidas preventivas e corretivas que minimizem ou eliminem tais condies. A anlise foi realizada com observaes nos ambientes de trabalho e das Comunicaes de Acidente em Servio (CAS), verificando-se alto ndice de acidentes no trabalho. Constatou-se a existncia de fatores de riscos em todos os setores analisados, destacando o agente fsico por rudo, o agente ergonmico por trabalhos com cargas excessivas e o risco de acidentes pelo uso de mquinas perigosas. Palavras-chave: Riscos ocupacionais, Acidente no trabalho e Segurana no trabalho florestal.

EVALUATION OF OCCUPATIONAL SAFETY CONDITIONS IN FOREST SECTORS OF A FEDERAL EDUCATION INSTITUTION


ABSTRACT The objectives of this work were to analyze the occupational risks that the workers of the forest sectors of a federal institution of superior education in Minas Gerais state, Brazil and to propose preventive and corrective measures that minimize or eliminate these conditions. The analysis was accomplished performing observations in work environments and consulting the forms 'Communications of Accident in Service" (CAS). It was observed a high index of work accidents and existence of risks factors in all the analyzed forest sectors. The high noise level was the relevant physical agent followed by the ergonomic risks, heavy loads, and accidents risks by the use of forest machines and equipment. Keywords: Occupational risks, Work accident and Forest work safety.

1. INTRODUO
As exigncias sociais implantaram no mundo comercial formas de concorrncia nas quais no apenas a qualidade do produto final considerada relevante para a sua aquisio, sendo inserido, tambm, como critrio de compra, preocupaes com os danos ambientais e os riscos a que se expem os trabalhadores, tema esSe foco principal desta pesquisa. Aliadas preocupao com o trabalhador esto as Leis trabalhistas, porm alguns fatores desfavorecem o cumprimento delas, como: dificuldades estruturais

e humanas dos rgos fiscalizadores e a escassez de emprego, fazendo com que o trabalhador se submeta s mais variadas condies laborais. Fator adverso, tambm, a concepo, dos empregadores, de que investimentos em segurana e sade no trabalho no representam retornos financeiros, prejudicando, assim, as iniciativas prevencionistas aos riscos laborais. Segundo Porto (2000), a ideia de se preocupar com os problemas de doenas e acidentes de trabalho no deve ser restrita obedincia s normas de segurana

1 2

Recebido em 31.01.2008 e aceito para publicao em 25.08.2010. Universidade Federal de Viosa, UFV, Brasil. E-mail: <amaury@ufv.br>.

Revista rvore, Viosa-MG, v.34, n.6, p.1139-1145, 2010

1140
e ao fornecimento de equipamentos de proteo individual, mas tambm em treinamentos, tecnologia e organizao do trabalho. As dificuldades oramentrias vividas pelas Instituies Pblicas de Ensino acarretam limitaes s aes administrativas voltadas para a segurana e sade no trabalho e que representam danos Unio, sejam produtivos ou humanos, e que devem ser levados em conta para que se invista mais e melhor nesse quesito. Somado preocupao social, Minette (1996) destacou que o ser humano o principal componente que determina a produtividade, bem como o sucesso ou o fracasso de um sistema de trabalho, o que reitera a necessidade de garantir-lhe um ambiente sadio e seguro. A m condio do ambiente de trabalho reflete nas qualidades de vida do trabalhador, do produto fabricado e na prestao do servio executado (SILVA et al., 2002). De acordo com Machado e Souza (1980), a eliminao de acidentes de grande importncia para o homem. Quando no so fatais, os acidentes, geralmente, tm como resultado as mais variadas leses corporais. O objetivo deste estudo foi diagnosticar a situao da segurana e sade no trabalho em uma Instituio Federal de Ensino Superior, com destaque nos setores florestais, demonstrando a importncia de se evitarem acidentes do trabalho e as doenas ocupacionais, propondo medidas preventivas e corretivas para minimizar ou eliminar os riscos a que esto expostos os trabalhadores.

SOUZA, A.P. et. al.

2.3. Competncia dos setores florestais 2.3.1. Gerao e distribuio de vapor


Compete ao Setor a operao de caldeiras a lenha, que fornecem vapor aos alojamentos estudantis, ao restaurante universitrio, ao Departamento de Tecnologia de Alimentos e a uma Indstria de laticnios.

2.3.2. Parques e jardins


O setor de Parques e Jardins responsvel pela manuteno paisagstica da Instituio e pelo manejo de produtos florestais que so consumidos em outros setores, como nas caldeiras, fornecimento de cercas e moures, andaimes para obras etc.

2.3.3. Carpintaria
Entre as atividades do Setor de Carpintaria, citamse a produo de caibros, marcos para portas e janelas; reformas em telhados e outras peas de madeira, reformas em mveis etc. O setor realiza tanto atividades caractersticas de carpintaria quanto de marcenaria.

2.3.4. Marcenaria
A marcenaria est vinculada ao Laboratrio de Propriedades da Madeira do Departamento de Engenharia Florestal, e suas atividades abrangem a confeco de mveis para pesquisas e para uso na Instituio.

2.3.5. Corpo de bombeiros


O Setor de Corpo de Bombeiros atende Instituio e microrregio do municpio onde se localiza, e entre suas atividades se destacam: combate a incndios urbanos e florestais, captura de animais raivosos, corte de rvores que oferecem riscos, queimadas para preveno etc.

2. MATERIAL E MTODOS 2.1. Caracterizao do local de estudo


O estudo foi realizado em Instituio Federal de Ensino Superior, no Estado de Minas Gerais, cuja tabela funcional, em dezembro de 2006, era composta por 795 docentes de ensino superior, 40 docentes de ensino mdio e 2.443 servidores tcnico-administrativos.

2.4. Coleta de dados


A coleta de dados de campo foi realizada no perodo de outubro de 2006 a fevereiro de 2007, nos ambientes de trabalho dos setores florestais.

2.5. Identificao dos agentes de risco ocupacional


A identificao dos agentes de riscos ocupacionais foi feita por meio de anlise das Comunicaes de Acidentes em Servio (CAS), identificando os fatores causais dos acidentes; avaliaes observativas dos ambientes de trabalho, de forma passiva e com entrevistas aos servidores sobre a percepo dos riscos de suas atividades; e consulta ao Programa de Preveno de Riscos Ambientais (PPRA) dos ambientes analisados, que oferecem avaliaes qualitativas e quantitativas

2.2. Populao pesquisada


A populao pesquisada envolveu os setores Gerao e Distribuio de Vapor, Parques e Jardins, Carpintaria, Marcenaria e Corpo de Bombeiros, que desenvolvem atividades florestais na Instituio, contendo, respectivamente, 9, 67, 18, 24 e 21 trabalhadores com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Revista rvore, Viosa-MG, v.34, n.6, p.1139-1145, 2010

Avaliao das condies de segurana no...

1141
3.1.3. Carpintaria
A Tabela 3 apresenta os principais agentes de riscos ocupacionais observados no Setor de Carpintaria, analisados de acordo com as atividades desenvolvidas e as condies de trabalho, com as respectivas medidas preventivas.

dos riscos ambientais e que seguem a identificao e classificao dos agentes de riscos de acordo com as Normas Regulamentadoras da Portaria n. 3.214/ 78 (MANUAIS DE LEGISLAO ATLAS, 2000).

2.6. Medidas corretivas propostas


As medidas corretivas propostas foram baseadas em revises bibliogrficas sobre a aplicao de programas voltados para eliminar problemas relacionados segurana e sade no trabalho.

3.1.4. Corpo de Bombeiros


A Tabela 4 apresenta os principais agentes de riscos ocupacionais observados no Setor de Corpo de Bombeiros, analisados de acordo com as atividades desenvolvidas e as condies de trabalho, com as respectivas medidas preventivas.

3. RESULTADOS 3.1. Avaliaes dos riscos ocupacionais nos setores florestais da Instituio 3.1.1. Setor de Gerao e Distribuio de Vapor
A Tabela 1 apresenta os principais agentes de riscos ocupacionais observados no Setor com as respectivas medidas preventivas propostas.

3.1.5. Marcenaria
A Tabela 5 apresenta os principais agentes de riscos ocupacionais observados no Setor, com as respectivas medidas preventivas propostas.

3.1.2. Parques e Jardins


A Tabela 2 apresenta os principais agentes de riscos ocupacionais observados no Setor de Parques e Jardins, analisados de acordo com as atividades desenvolvidas e as condies de trabalho, com as respectivas medidas preventivas.

3.2. Proposio de programas que visem eliminar ou minimizar acidentes e doenas ocupacionais na Instituio
Para combater as situaes de risco no trabalho, apresentam-se, a seguir, alguns programas, e respectivas descries, que visam minimizar ou eliminar os riscos ocupacionais:

Tabela 1 Riscos ocupacionais do Setor de Gerao e Distribuio de Vapor. Table 1 Occupational risks of the Generation and Vapor Distribution Sector.
Agentes Fsico Atividades a) Alimentao das caldeiras b) Trabalhos com motosserra Possveis efeitos a) Desidratao e fadiga pelo calor b) Danos auditivos e neurolgicos causados pelo rudo e vibrao da mquina a) Intoxicao e asfixia por fumaa e gases da queima da madeira b) Intoxicao por gases do combustvel a) Fadiga e problemas osteomusculares b) Fadiga e problemas osteomusculares a) Ferimento por animais peonhentos b) Exploses das caldeiras c) Esmagamento de membros em caso de queda da carga Medidas preventivas a) Hidratao habitual e rodzio de operadores b) Uso de Equipamentos de Proteo Individual (EPIs) e exames mdicos peridicos a) Uso de EPIs, queima, preferencialmente, de madeira seca e exames mdicos peridicos b) Uso de EPIs e exames mdicos peridicos a) Treinamento postural, ginstica laborativa e limitao do peso das toras para o transporte b) Treinamento postural, ginstica laborativa e pausas em trabalhos trabalhos de maior esforo fsico a) Manter a rea sempre limpa b) Manuteno peridica c) Uso obrigatrio de EPIs e limitao para o transporte manual, do peso da carga

Qumico

a) Queima da lenha

b) Trabalhos com motosserra Ergonmico a) Armazenagem e transporte manual das toras b) Trabalhos com motosserra

Acidente

a) Armazenamento e retirada das toras b) Trabalho nas caldeiras c) Transporte manual das toras

Revista rvore, Viosa-MG, v.34, n.6, p.1139-1145, 2010

1142
Tabela 2 Riscos ocupacionais do Setor de Parques e Jardins. Table 2 Occupational risks of the Sector of Parks and Gardens Sector.
Agentes Fsico Atividades Trabalhos com motosserra ou motopoda a) Aplicao de defensivos agrcolas b) Trabalhos com motosserra, motopoda e pulverizador-costal mecanizados Trabalhos com motosserra, motopoda, pulverizadores e demais ferramentas de campo a) Trabalhos com mquinas e ferramentas b) Atividades de campo c) Transporte de servidores em carrocerias de veculos Possveis efeitos Danos auditivos e neurolgicos causados pelo rudo e vibrao das mquinas a) Intoxicao, irritao e alergia por agrotxicos b) Intoxicao por gases dos combustveis Fadiga e problemas osteomusculares

SOUZA, A.P. et. al.

Medidas preventivas Uso obrigatrio de EPIs e exames mdicos peridicos Uso obrigatrio de EPIs e exames mdicos peridicos

Qumico

Ergonmico

Acidente

a) Traumatismos, cortes, esmagamentos ou amputaes de membros e bito b) Quedas, picadas de insetos e de animais peonhentos c) Danos fsicos e bito em caso de queda dos veculos

Treinamento postural, ginstica laborativa e pausas em trabalhos de maior esforo fsico a) Treinamento, uso de EPIs, manuteno de mquinas e adequao de ferramentas b) Uso de EPIs e treinamento c) Transporte adequado de servidores e cargas

Tabela 3 Riscos ocupacionais do Setor de Carpintaria. Table 3 Occupational risks of the Carpentry Sector.
Agentes Fsico Possveis efeitos Danos neurolgicos e auditivos gerados por rudo e vibrao das mquinas Aplicao de cola frmica, Intoxicaes, irritaes e selador, cera de carnaba e verniz alergias a) Transporte manual de madeiras b) Postura inadequada nas atividades Acidente a) Trabalho com mquinas e equipamentos b) Armazenamento de serragem a) Traumatismos, cortes ou amputaes de membros b) Intoxicao e incndio Problemas osteomusculares e fadiga Atividades Trabalho com mquinas Medidas preventivas Uso de EPIs, manuteno regular das mquinas e exames mdicos peridicos Uso de mscaras contra contaminantes qumicos e exames mdicos peridicos a) Treinamento postural e ginstica laborativa b) Adequao dos postos de trabalho a) Treinamento, uso obrigatrio proteo e manuteno das b) Limpeza peridica e apropriado do material c) Uso obrigatrio de EPIs d) Organizao e limpeza peridica do ambiente

Qumico

Ergonmico

c) Transporte manual de madeira c) Esmagamento de membros, em caso de queda da carga d) Movimentao no ambiente d) Tropees, quedas e de trabalho contuses devido a obstculos

Avaliaes de segurana: avaliao peridica nos ambientes de trabalho, com emisses de relatrios, dos diversos fatores de segurana (via check-list), como: Equipamentos de Proteo Individual e Coletiva (EPI e EPC), mquinas, ferramentas, estrutura fsica etc. Campanhas de segurana: programa de sensibilizao/conscientizao acerca da segurana em assuntos especficos (ex.: trnsito, laboratrios etc.).

Comits de segurana: reunies mensais apresentando os acidentes do ms, bem como suas causas, consequncias e aes corretivas e preventivas. Dilogo de segurana: reunies dirias, de curta durao, realizadas antes do incio das atividades, a fim de discutir assuntos de segurana e sade no trabalho, relacionadas com as atividades que iro desempenhar ao longo do dia.

Revista rvore, Viosa-MG, v.34, n.6, p.1139-1145, 2010

Avaliao das condies de segurana no...

1143

Tabela 4 Riscos ocupacionais do Servio de Corpo de Bombeiros. Table 4 Occupational risks of the Fire Department.
Agentes Fsico Atividades a) Combate a incndios Possveis efeitos a) Desidratao e fadiga por calor e asfixia pela fumaa b) Contaminaes, gripes, resfriados e pneumonias a) Intoxicao e asfixia b) Irritaes e alergias Doenas contagiosas Problemas osteomusculares e fadiga Fraturas, cortes, escoriaes, ataques de animais, queimaduras, estresse e bito Uso de EPIs e exames mdicos peridicos Adequao de equipamentos, treinamento postural e ginstica laborativa Uso de EPIs, treinamento e e acompanhamento psicolgico Medidas preventivas a) Hidratao habitual

Qumico

Biolgico Ergonmico

Acidente

b) Combate a incndios com gua; mergulhos e salvamento em rios a) Salvamento em locais com concentrao de gases b) Uso de degermantes para a limpeza da ambulncia Contato com socorridos, animais e rios Levantamento manual de cargas ou vtimas, uso de equipamentos pesados e esforos fsicos elevados Todas as atividades

b) Uso obrigatrio de EPIs e exames mdicos peridicos Uso de EPIs e exames mdicos peridicos

Tabela 5 Riscos ocupacionais nas atividades da marcenaria. Table 5 Occupational risks of the joinery activities.
Agentes Fsico Atividades Trabalhos com mquinas Possveis efeitos Medidas preventivas Danos neurolgicos e auditivos,Uso de EPIs, enclausuramento gerados por rudo e vibrao de mquinas ruidosas, das mquinas manuteno e reparo regular das mquinas e exames mdicos peridicos Intoxicaes, irritaes e Uso de mscaras contra contaminantes qumicos e mdicos peridicos a) Treinamento postural e ginstica laborativa

Qumico

Aplicao de cola frmica, selador, cera de carnaba e verniz a) Transporte manual de madeiras

Ergonmico

Acidente

a) Fadiga e problemas osteomusculares por excesso de peso b) Pesquisas e trabalhos em bancadas b) Fadiga e problemas b) Adequao dos postos de osteomusculares por posturas trabalho e treinamento inadequadas ou inadequaes postura ergonmicas a) Trabalhos com mquinas e a) Traumatismos, cortes, a) Treinamento, uso de EPIs, ferramentas esmagamentos ou amputaes manuteno de mquinas de membros e bito e adequao das ferramentas b) Livre circulao de b) Acidentes com terceiros b) Restrio a servidores ou pessoas estranhas ao setor pessoas autorizadas a circular no setor c) Armazenamento de serragem c) Intoxicao e incndio c) Limpeza peridica e armazenamento apropriado do material d) Transporte manual de madeira d) Esmagamento de d) Uso obrigatrio de EPIs membros, em caso de queda da carga

Flash de segurana: retransmisso, ao setores, de informaes colhidas nos meios de comunicao, enfocando situaes pertinentes segurana teis a eles. Momento de segurana: realizado mensalmente visando capacitar e conscientizar os funcionrios sobre os aspectos relativos segurana e sade no trabalho.

Orientaes de segurana: orientaes prvias dos riscos e medidas de segurana para usurios que iro adentrar nos ambientes da Instituio. Seminrios de segurana: evento peridico destinado atualizao, troca de experincias e informaes sobre iniciativas voltadas para a sade e segurana no trabalho.

Revista rvore, Viosa-MG, v.34, n.6, p.1139-1145, 2010

1144
4. DISCUSSO
Este trabalho mostra que em todos os setores analisados h a presena de agentes de riscos ocupacionais influenciados por diversos fatores. Tal constatao sinaliza por haver preocupao para as possveis consequncias sobre os trabalhadores, caso no haja medidas corretivas. Os riscos ocupacionais, relativos aos agentes fsicos, apresentam-se em todos os setores analisados e so oriundos, principalmente, pela presena de rudo originrio de mquinas motorizadas. O calor presente nas operaes em caldeiras e em combate a incndios, especfico das atividades do Corpo de Bombeiros, tambm foi um agente constatado. Segundo Chaib (2005), reduo de capacidade auditiva, surdez e alterao no estado emocional so alguns dos efeitos nocivos sade a quem se expe, acima da tolerncia, ao rudo. Ainda, segundo esse autor, problemas cardiovasculares, cibras e insolao so consequncias de exposio ao calor. Os agentes qumicos tambm se mostraram presentes em todos os setores pesquisados e provenientes de diversos fatores, como gases dos combustveis das mquinas, reagentes qumicos usados nas atividades, queima de madeira etc. De acordo com Chaib (2005), efeitos carcinognicos, teratognicos, irritantes, asfixiantes, anestsicos e alergizantes, entre outros, so possveis danos por exposio perigosa a agentes qumicos. O risco biolgico apresentado somente nas atividades do Corpo de Bombeiro por consequente possibilidade de contacto com socorridos, animais e rios. Tal risco pode representar danos por doenas contagiosas, envenenamentos e feridas por animais (PORTO, 2000). O risco ergonmico, presente em todos os setores observados, evidenciou-se por posturas inadequadas, transporte de cargas com excesso de peso e utilizao de mquinas e equipamentos pesados ou ergonomicamente inadequados. De acordo com Porto (2000), tais situaes podem acarretar problemas na coluna e dores musculares. As atividades florestais, por caractersticas prprias, j despertam por haver ateno constante no que tange proteo de seu trabalhador. O risco de acidente iminente em todas as atividades, tendo em vista a

SOUZA, A.P. et. al.

necessidade frequente do uso de diversos tipos e condies de mquinas, ferramentas, equipamentos e ambientes de trabalho. Autores como Fiedler et al. (2006) sustentaram que ambiente de trabalho inadequado, elevado esforo fsico, longa jornada de trabalho, mquinas, ferramentas e equipamentos mal concebidos e baixo nvel de satisfao do trabalhador so fatores de agravamento dos riscos de acidentes. Para eliminar ou diminuir a possibilidade da ocorrncia dos danos ocupacionais apontados, tornam-se necessrias a manuteno e adequao de mquinas, ferramentas e equipamentos usados para que se tornem seguros; fornecimento e exigncia do uso de equipamentos de proteo individual; oferta de treinamentos laborais; solicitao de exames mdicos peridicos; e no possibilidade de desvio de funo. necessrio que haja o entendimento que o comprometimento em aes protetoras segurana e sade do trabalhador proporciona benefcios a todos os envolvidos na relao de trabalho e que esse fator no deve ser visto apenas como viso econmica, mas, principalmente, como de carter humano e social. Tendo em vista este estudo ter mostrado a diversidade de riscos ocupacionais nas atividades florestais em uma Instituio Federal de Ensino Superior, tornam-se relevantes novas pesquisas, como a anlise dos custosbenefcios dos investimentos voltados para a segurana e sade do trabalhador, pois o melhor entendimento dessas questes poder contribuir para o estabelecimento de programas de preveno e polticas pblicas.

5. CONCLUSO
Constatou-se, por intermdio dos resultados, que o trabalho florestal na Instituio caracterizado pela existncia de diversos fatores de riscos ocupacionais, agravados, principalmente, por condies de trabalho inadequadas, como mquinas e equipamentos ultrapassados, ausncia de equipamentos de proteo individual, pouco treinamento ou reciclagem do trabalhador e no realizao de exames mdicos peridicos. Em relao aos riscos laborais observados nos ambientes e atividades dos setores florestais, pde-se constatar a existncia, em quase todos, de riscos ocupacionais iminentes, com destaque para os agentes fsicos, ergonmicos e de acidentes.

Revista rvore, Viosa-MG, v.34, n.6, p.1139-1145, 2010

Avaliao das condies de segurana no...

1145
FIEDLER, N. C. et al. Avaliao dos riscos de acidentes em atividades de poda de rvores na arborizao urbana do distrito federal. Revista rvore, v.30, n.2, p.223-233, 2006. MACHADO, C. C.; SOUZA, A. P. Segurana no trabalho com motosserras. Viosa, MG: Universidade Federal de Viosa, 1980. 10p. MANUAIS DE LEGISLAO ATLAS. Segurana e Medicina do Trabalho. 50.ed. So Paulo: ATLAS, 2000. MINETTE. L. J. Anlise de fatores operacionais e ergonmicos na operao de corte florestal com motosserra. 1996. 211f. Tese (Doutorado) Universidade Federal de Viosa, Viosa, MG, 1996. PORTO, M. F. S. Anlise de riscos nos locais de trabalho: conhecer para transformar. So Paulo: Kingraf, 2000. 42p. SILVA, K. R. et al. Avaliao do perfil de trabalhadores e das condies de trabalho em marcenarias no municpio de Viosa-MG. Revista rvore, v.26, n.6, p.769-775, 2002.

A adoo dos programas propostos na pesquisa de suma importncia, alm do que, na maioria dos casos, se trata de programas de simples aplicao e que buscam incrementar a produtividade devido ao ganho em assiduidade, motivao e bem-estar dos trabalhadores.

6. AGRADECIMENTOS
Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), pelo financiamento do Projeto de Pesquisa intitulado Desenvolvimento de um sistema de gesto da segurana e sade no trabalho para as atividades florestais na Universidade Federal de Viosa, do qual esta pesquisa fruto.

7. REFERNCIAS
CHAIB, E. B. D. Proposta para implementao de sistema de gesto integrada de meio ambiente, sade e segurana no trabalho em empresas de pequeno e mdio porte: um estudo de caso da indstria metal-mecnica. 2005. 126f. Dissertao (Mestrado em Cincias e Planejamento Energtico) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

Revista rvore, Viosa-MG, v.34, n.6, p.1139-1145, 2010

S-ar putea să vă placă și