Sunteți pe pagina 1din 2

Resumo Permanecendo Saudvel STRAUB, R.O. Permanecendo Saudvel. In:________. Psicologia da Sade.

. Porto Alegre: Artmed, 2005, pag 193-225 Os nossos comportamentos dirios influenciam, de forma positivo ou negativamente, nossa sade e bem estar. Diversos estudiosos vm realizando pesquisas acerca dos comportamentos ligados ao estilo vida, principalmente, visando o desenvolvimento de aes de promoo de sade e preveno de doenas. Os comportamentos que afetam a sade para melhor so denominados patgenos comportamentais (fumar, comer excessivamente, fazer uso de drogas) e para melhor, imungenos comportamentais (uso de filtro solar, prtica regular de exerccios, uso de cinto de segurana). Desde o inicio do sculo XX, a expectativa mdia de vida, definida como a idade em que 50% de um grupo de pessoas nascidas em determinado ano ainda esto vivas, mundial vm aumentando. Diversos motivos podem ser elencados para justificar esse aumento, Straub (2005) afirma que este pode ser atribudo aos esforos das pessoas para modificar seu estilo de vida de maneira a aumentar sua expectativa de vida ajustada por incapacidade (viver com qualidade) e os anos bons. O aumento da expectativa de vida desencadeado por uma melhora nas condies de sade da populao, trazem a tona o debate sobre a questo do carter preventivo das aes de sade. Dessa forma, os estudiosos distinguem trs categorias de preveno de agravos e doenas,
a preveno primria refere-se a aes para prevenir a ocorrncia de uma doena ou ferimento; a preveno secundria envolve aes para tratar uma doena no comeo; e a preveno terciria envolve aes adotadas para conter os danos depois que a doena j progrediu alm de seus estgios iniciais (STRAUB, 2005).

Para Straub (2005), o gradiente de reforos a curto prazo obtidos com comportamentos prazerosos, mesmo estes sendo configurados como patgenos comportamentais, superam as recompensas obtidas a longo prazo, pela emisso de comportamentos que promovem a sade. No sistema de sade americano, baseado na lgica dos seguros de sade, a medicina preventiva permanece como foco secundrio e no existem organizaes comunitrias que as promovam, diferentemente do que ocorre no Brasil, com o SUS.

Levanthal, citado por Straub (2005), apontou quatro componentes da conceitualizao da doena, o primeiro diz respeito a identificar a doena (como as pessoas rotulam as doenas quando so identificados os primeiros sintomas), o segundo componente seria a linha do tempo (a compreenso das pessoas sobre a durao da doena e seus possveis equivocos), na sequencia tem-se o componente que diz respeito as conseqncias percebidas (maneira como uma pessoa percebe as conseqncias de determinado diagnostico) e o ultimo, seria determinar a causa da doena (necessidade de atribuir sintomas a causa). Straub (2005) traz a tona algumas teorias de comportamento em sade, as teorias sem estgios pressupem que os pacientes tendem a tomar uma deciso nica e racional em relao a seus comportamentos relacionados a sade; por sua vez, o modelo de crenas de sade e a teoria da ao racional, teorizam que a crena pessoal a respeito da sade e doena, as atitudes para com certos comportamentos relacionados com a sade e as influncias sociais so fatores importantes para determinar o comportamento de sade; por fim, a teoria do comportamento planejado enfatiza a importncia de acreditar que a prpria sade pode ser controlada para promover mudanas verdadeiras em comportamentos relacionados a sade.

S-ar putea să vă placă și