Sunteți pe pagina 1din 4

Nota prvia sobre direitos de autor: O presente documento uma verso PDF disponibilizada no endereo http://sweet.ua.

.pt/~f711 do documento publicado segundo a referncia abaixo indicada. Este documento pode ser acedido, descarregado e impresso, desde que para uso no comercial e mantendo a referncia da sua origem.

COIMBRA, Rosa Ldia Um Olhar sobre As Fadas no Usam Baton de Joo de Mancelos, Revista da UA-Letras, N 19/20, 2002/2003 (2004), pp. 347-351.

RECENSO

Um Olhar Sobre As Fadas No Usam Baton de Joo de Mancelos

Rosa Ldia Coimbra Universidade de Aveiro

O livro de contos As Fadas no Usam Batom, editado pela A Mar Arte vai ser reeditado, numa verso revista e aumentada, no em papel, mas sim em formato de ebook, descarregvel gratuitamente da Internet, a partir da pgina do projecto Vercial. Enquanto aguardamos pela sua disponibilizao, podemos deliciar-nos com a verso em papel. Quando o leitor segura pela primeira vez no livro de contos As Fadas No Usam Baton de Joo de Mancelos, depara-se, logo na capa, com um confronto entre dois mundos estabelecido quer pelo ttulo, quer pela ilustrao. No ttulo, a palavra no estabelece a oposio entre o mundo das fadas, ou seja, o mundo da infncia e da fantasia, e o mundo do baton, isto , o mundo adulto, onde cabem a seduo, a malcia e a dissimulao. Este , pois, um ttulo que, por si s, constitui um verdadeiro poema, na sua densidade de significados e evocaes. Na ilustrao, uma bela fotografia de Pedro Miguel Tavares, temos uma personagem que parece reflectida ao espelho, tambm ele porta separadora de dois mundos antagnicos. De facto, a superfcie espelhada do vidro ou, na verso da natureza, a superfcie espelhada da gua transio para uma outra realidade. O mundo do espelho um mundo falso, invertido, um mundo fantstico, mas, ao mesmo tempo, revela- nos o mundo real, porque dele depende, o reflecte, o desdobra e o prolonga. Vemos na fotografia que a mulher do espelho se alastra moldura fora, mostrando que a transio entre os dois mundos no to bvia e ntida como se poder primeira vista pensar: o espelho pode ser aparente, pode, afinal, ser uma sombra (num dos contos ele um sonho). E na transio entre dois mundos que as histrias contadas nestes cinco belssimos contos se vo situar. Em todos eles est presente a gua, cuja superfcie espelhada separa duas realidades, e a adolescncia, esse mundo entre dois mundos, a que, no incio deste sculo, Stanley Hall, o primeiro psiclogo a determin- la como um estdio distinto no desenvolvimento humano, chamou de perodo de storm and stress. A omnipresena da gua manifesta-se de diferentes modos nos contos. Elemento preponderante o mar que, nos contos As Fadas No Usam Baton (FNUB), Av, Mar (AM) e Vidente (V), serve de cenrio aos primeiros encontros das personagens, 1

os quais determinaro a mudana de rumo nas suas vidas, a descoberta de novos sentimentos, desejos e aspiraes, a conquista do amor e da vida. O banho de rio e de chuva no conto At para o Ano , em Jerusalm (APAEJ), e o de piscina em Irmo, Irm (II), ao envolver o par de adolescentes no mesmo lquido vital, f- los descobrir e manifestar, contra tudo e contra todos, a fora do sentimento que os une. Outro leitmotiv o da cor vermelha. Materializada no baton, ela surge tambm sob a forma de sangue (alis, o baton no mais do que o sublinhar sensual do sangue dos lbios). Encontra-se nos primeiros ensaios de Alice com baton ao espelho coincidindo com o exlio dos peluches para um canto do sto; no baton no guardanapo como marca da adultcia aquando do reencontro de Lus e Leah meio sculo depois (comovente este reencontro, fazendo- nos viver emoes ao jeito de Amor em Tempo de Clera de Gabriel Garcia Marquez); no crime de Catarina e seu gmeo; na vingana supersticiosa sobre Maria. gua e sangue, smbolos de mudana e sofrimento, condensam, em ltima anlise, as foras que fazem fluir a vida das personagens. Mas o leitor deste livro no se limita a assistir ao desenrolar de cinco histrias. O estilo de escrita de Joo de Mancelos, s possvel porque se trata de um poeta que no deixa de o ser quando escreve prosa, requisita os nossos cinco sentidos em viagens de ida e volta, numa fraco de segundos, a outras paragens, outros universos, realidades, sensaes e objectos. O sentido da viso potica estimulado em metforas e imagens; enquanto sensaes olfactivas, auditivas e tcteis rodopiam em jogos sinestsicos ou personificantes, em metforas e comparaes. Estes recursos, longe de tornarem o texto pesado ou hermtico, antes o enriquecem e convidam o leitor a ser cmplice num jogo de decodificao textual de sentidos subjacentes. Assim, diferentes planos intersectamse, cruzam-se ou fundem-se mesmo, num espao a que Gilles Fauconnier chamaria de integrao conceptual. Alguns exemplos: No outro extremo da baa, a silhueta da Figueira da Foz lembrava o trao nervoso de um electrocardiograma. (FNUB, p.9) Mas o tempo uma serpente que se mastiga a si prpria. Sempre circular e persistente, cada vez mais curta, a boca ingerindo a cauda, at restar apenas um n. (FNUB, p.11) A v manipulava as agulhas destramente. Como um chins faminto agitando os pauzinhos. (APAEJ, p. 20) O rio enchia-se de anis. A superfcie do Dinha tornou-se spera. Por entre a folhagem, o aplauso pesado da chuva. (APAEJ, p. 26) Por entre a dentadura de arranha-cus, arrasta-se uma cauda de nvoa. (APAEJ, p. 28) Olhmos a lua grvida. Na outra margem da janela, s o negrume. (AM, p. 38) Ao centro, um Cristo liquefaz-se em sangue de tinta vermelha, o olhar fito numa nuvem pintada a azul- mar. (V, p. 61)

A linguagem metafrica , em todo o livro, um dos aspectos lingusticos mais atraentes nesta prosa. Por vezes, o mesmo elemento surge, ao longo da obra, recorrentemente, veiculando sentidos diferentes, metamorfoseando-se na sua capacidade semntica (re)descoberta. Tomando, a ttulo de exemplo, a palavra lua, um leitor atento no deixar de notar a sua presena, no s na descrio dos cenrios nocturnos, caso em que o termo se salientar na sua ligao denominativa ao satlite da Terra e marcador inexorvel do fluir do tempo, mas tambm aplicado descrio visual de outros objectos que, assim, comungam de uma mesma viso csmica, num e spao genrico de conceptualizao: Quando regressvamos, chamavas o homem da bolacha americana e por uma moeda vias como eu me debatia com aquele enorme quarto de lua to morena como o meu torso, as migalhas caindo desperdiadas sobre a areia. (FNUB, p. 4). Pai, tu j no podias enxotar a vida para longe de mim. Imagina um peixe no cardume de adolescente. E supe que o peixe erra, um descuido, uma contraco involuntria da barbatana. Que ao roar as escamas num dorso qualquer, perde o rumo e sufoca no trfico das inmeras meias- luas da multido anfbia. O peixe nunca o pressentiu, mas talvez no pudesse ser de outra forma. (FNUB, p. 8). Recordo o rosto da minha irm, um gomo de lua iluminado pelas dezasseis velas, em paliada, ao redor do bolo de aniversrio. (II, p. 39) Outras viagens so as que o intertexto permite nas aluses, explcitas por vezes, a obras literrias de diversas pocas, textos bblicos, quadros famosos; outras vezes subtis, como nos seguintes exemplos, onde ressoam ecos de vozes shapespearianas, camonianas e bblicas: Atrs do pano, sem licena, vou de prostituta a rainha. Num passe de maquilhagem, num trocar de roupas, no rodar do cenrio. Ser e no ser, pai. (FNUB, p. 11) Como peregrinaste de praia em praia, o teu smen florescendo em mulheres nunca dantes navegadas () (AM, p. 30) E Vera Eva e estende a ma ao moo, com gosto. (V, p. 59) O mesmo processo de fuso se verifica numa interessante descrio onde cenrio e personagens se ligam aos seus contrapartes de um quadro famoso: O piquenique foi no Dia de Corpo de Deus, feriado de Tondela. Memorizei-o como o quadro de Manet, Le Djeuner sur lHerbe : Abraham apoiado no cotovelo, basto sobre a relva. A av ao fundo, na margem do rio Dinha, escrutinando flores. Eu, ao lado de Leah, ela vestida e nua, a um s tempo. Na moldura, a destro, em segundo plano, um barco. No canto inferior esquerdo, o cesto do piquenique, esventrado sobre os panos de linho, profuso de mas e vinho branco. (APAEJ, p. 26)

Alm das ligaes que acabmos de referir que o texto vai estabelecendo com o intertexto e com o espao do figurado e do simblico, o leitor tambm convidado a viajar no plano arquitextual. Assim, o hibridismo dos modos literrios faz entrecortar a prosa narrativa do conto As Fadas No Usam Baton por uma cena ao jeito de texto dramtico, com a sua mancha grfica peculiar e organizao dialgica tpica. Esta viagem ao arquitexto dramtico concomitante com o despertar de Alice para a carreira de actriz, avanando definitivamente para o outro lado do espelho. nesse momento, no desafiar do poder paternal que a pretendia afastar do mundo do palco, que se inicia o processo de consolidao do seu apagamento como pessoa e da sua completa fuso com a personagem. Mesmo quando a personagem ela prpria, a Alice, comea dentro de si a crescer a necessidade da preparao prvia das falas bem estudadas. No final do conto, verificamos, de modo surpreendente, que a fuso do eu psicolgico e do eu dramtico se ter acabado por completar de modo irreversvel. Este confluir de diversos planos de significao , ainda visvel em subtilezas de linguagem como, por exemplo, o uso inesperado do adjectivo em relao ao nome com o qual co-ocorre na superfcie textual. Assim ele surge, em primeiro lugar, em jeito de hiplage, em que as propriedades veiculadas pelo adjectivo so discretamente atribudas s realidades com as quais os seres envolvidos se relacionam, em vez de directamente a esses mesmos seres: uma flor admirada (p. 13), ruga resignada (p. 19), trote apaixonado dos cavalos (p. 22), jantar taciturno (p.23), sorriso expectante (p.24), sorriso complacente (p. 25), sussurro doloroso (p. 30), uma lio manhosa (p. 34), olhar terapeuta (p. 40), sorriso discreto (p. 59), com dedos nervosos (p. 61) gente de xaile desesperado (p. 65). Em segundo lugar, encontramos sugestivas amlgamas sinestsicas, onde nome e adjectivo confrontam sensaes de provenincia dspar: uma secura morna (p. 17), um grito oval, docilidade curvilnea (p. 31), frio escuro (p. 32), a frieza muda (p. 40), calores opacos (p. 59). Ligaes surpreendentes so as de natureza metafrica que, simultaneamente, podem comungar das propriedades anteriores: sorriso concentrado (p. 23), como se pai e filha tivessem sido cosidos por um medo siams (p. 21), um corao nufrago (p. 30), o oceano acalma a sua respirao escura. (V, p. 67) Os cinco contos que integram este volume encontram-se, apesar de independentes uns dos outros, unidos, quer pela linguagem, quer pelas temticas, o que confere obra uma arquitectura prpria e uma dimenso global, tal como os cinco dedos da nossa mo, os quais, apesar de diferentes entre si, so animados pelo mesmo sangue. Tchekov disse um dia que as obras de arte dividem-se em duas grandes categorias: as de que gosto e as de que no gosto. No conheo outro critrio. Gosto. E o mesmo, estou certa, dir qualquer leitor ao folhear a ltima pgina do livro e aterrar no mundo real: este mundo onde as pessoas no falam por guio mas onde as mulheres usam, de facto, baton.

S-ar putea să vă placă și